Pacientes com sequelas da Covid-19 recebem tratamento especializado pelo SUS em hospital de Curitiba  

Pacientes com sequelas da Covid-19 recebem tratamento especializado pelo SUS em hospital de Curitiba

Ambulatório do Hospital Universitário Cajuru reúne profissionais de várias especialidades; fadiga e abalo psicológico estão entre os principais sintomas persistentes da doença

Muitos pacientes que recebem alta hospitalar da Covid-19 têm um novo desafio: superar as marcas deixadas pelo novo coronavírus. Para alguns, a dificuldade de andar e o cansaço extremo; para outros, a falta de ar. Falar e voltar a se alimentar da mesma maneira de meses atrás também pode ser um martírio para aqueles que precisaram de traqueostomia ou que seguem sem olfato e paladar; enquanto a dor de cabeça forte e os sinais de estresse pós traumático rondam a mente de muitas pessoas e até mesmo de seus familiares.

Para garantir uma melhora na qualidade de vida e para que os pacientes que venceram a Covid-19 superem as sequelas, o Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), em parceria com a PUCPR, montou um ambulatório especializado nesse tratamento para atender a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 60 pessoas já receberam acompanhamento no local. São cerca de 6 a 8 pacientes por semana. O atendimento no ambulatório começou em novembro de 2020 como projeto piloto e, ao longo dos meses, novas especialidades entraram para a equipe.

Dependendo da sequela, os pacientes recebem atendimento especializado em pneumologia, fisioterapia respiratória e funcional, psicologia, neuropsicologia e cardiologia. Junto ao corpo clínico também atuam alunos de Medicina, Fisioterapia e Psicologia da PUCPR. São profissionais que, desde o começo da pandemia, formam uma força-tarefa de pesquisadores para entender o coronavírus e contribuir com formas de combater a Covid-19 e melhorar a assistência e a qualidade de vida dos pacientes infectados.

O serviço é oferecido às quintas-feiras no ambulatório do Cajuru, no período da tarde. Com o encaminhamento e agendamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou alta em hospital do SUS, o paciente passa por uma consulta e uma série de exames após avaliação médica.

Sintomas e tratamentos

O gerente médico do Hospital Cajuru, José Augusto Ribas Fortes, um dos responsáveis pela coordenação do ambulatório, conta que há um maior índice de pacientes com fadiga crônica, dificuldade cognitiva, persistência de dores no corpo e, principalmente, sequelas psicológicas como transtorno do estresse pós-traumático. “Essa doença tão nova tem nos mostrado desafios diários. No primeiro momento, passamos pela complexidade de entender as formas de contágio, depois veio a luta para encontrar os melhores tratamentos (situação que ainda segue) e agora precisamos avaliar as sequelas e as melhores formas de tratá-las”, analisa.

A manicure Ruthe Plefka, de 59 anos, recebeu a confirmação do contágio no dia 24 de fevereiro e, cerca de duas semanas depois, foi internada e ficou intubada por 8 dias. “Para mim, no começo, foi como uma crise de rinite alérgica. Fui até uma farmácia e fiz o exame que deu positivo. Depois disso, eu procurei o postinho e, por estar com falta de ar, fui internada e intubada. Duas semanas depois eu melhorei e fui para o quarto, mas com muita dificuldade devido ao tempo de internação”, diz.

No caso de pessoas que ficaram internadas para tratamento contra o coronavírus, as consequências também apresentam agravantes, como é o caso de Ruthe que, após receber alta da UTI, teve o novo desafio de recuperar o equilíbrio e voltar a andar. “Quando eu saí do hospital, eu não conseguia nem ficar em pé. Perdi muita massa muscular no tempo que fiquei internada e, com isso, só ia de um lugar para outro com ajuda de um andador ou cadeira de rodas. Nos primeiros dias em casa, até para tomar banho eu precisava de ajuda e o auxílio de uma cadeira apropriada”, conta.

Além do impacto físico, o abalo psicológico tem se mostrado uma das grandes sequelas para aqueles que passam pelos sintomas mais graves da Covid-19 e o acompanhamento especializado é essencial nessa nova fase. “Eu fui para o ambulatório do Hospital Cajuru algumas semanas após receber alta e me surpreendi com o atendimento. Foram cerca de oito médicos especializados em áreas diferentes que me atenderam da melhor forma possível. Para mim, foi extremamente importante ter esse acompanhamento porque eu estava muito preocupada com as sequelas que poderiam ficar e pude fazer todos os exames de forma gratuita. Para aqueles que não têm condições de pagar pelo serviço, é essencial. Além disso, pude conversar com a psicóloga. Hoje meu maior medo é pegar Covid-19 de novo e voltar para a UTI”, revela.

O gerente médico do hospital reforça a importância dos ambulatórios nesse momento, principalmente aqueles prestados pelo SUS. “Nós queremos permitir que essas pessoas superem os traumas, a dor, tanto as sequelas físicas quanto psicológicas. Com um serviço 100% SUS, alcançamos os pacientes que apresentam alguma sequela após o contágio, mas que não tem condições financeiras para fazer o tratamento e acompanhamento necessário”, revela o médico.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

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Tiago Araújo começou a trabalhar aos 12 anos, ingressou na iGUi aos 22 e é franqueado em Brasília desde outubro do ano passado. “A melhor chance é o agora”, diz.  

O menino que vendia pães, sonhou ser empresário, mergulhou fundo na iGUi e hoje é franqueado

 

Homem segurando uma placa na frente de um prédio

Descrição gerada automaticamente

Tiago Araújo começou a trabalhar aos 12 anos, ingressou na iGUi aos 22 e é franqueado em Brasília desde outubro do ano passado. “A melhor chance é o agora”, diz.

A iGUi – maior fabricante e comercializadora mundial de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) – transformou a vida de Tiago Araújo. O menino paulistano aos 8 anos foi morar com a família na região rural da pequena Cedral. Sede da iGUi, vizinha a São José do Rio Preto, interior paulista, a cidade se tornou o lar da família onde o pai do menino havia conseguido uma oportunidade de trabalho.

Aos 12 anos, ao mudar para a área urbana de Cedral, Araújo começou a trabalhar. Foi vendedor de pães, mas pensava: “’O que dá dinheiro é ser executivo’, embora não soubesse exatamente o que eles faziam. Então, eu comecei a estudar tudo o que eu achava que um executivo fazia”, conta. Nutrindo seu sonho, trabalhou em diferentes empresas como ajudante geral, até entrar na mesma função na área fiscal em um escritório contábil aos 19 anos, dedicando-se a estudar em cursos afins. “Para ter alguma formação, afinal todas as empresas como a iGUi valorizavam as competências que um funcionário pudesse ter na função”, lembra.

Já tendo concluído diversos cursos nas áreas administrativa e financeira, após ser indicado por um amigo, Araújo enviou seu currículo e foi contratado pela iGUi em 2011, como assistente geral. “Desde sempre eu me propus a estudar muito. (...) Quando cheguei na iGUi aos 22 anos, eu já tinha cursos de Contabilidade 1, 2 e 3, ‘Adm’ 1, 2 e 3, Financeiro, Contas a Pagar... Ou seja, eu estava esperando uma chance como essa”, afirma.

Sete meses depois, o jovem colaborador já estava na área financeira da franqueadora, onde permaneceu por cinco anos. Mas Filipe Sisson, CEO da iGUi, visionário, enxergou um potencial em Araújo que ele sequer imaginava ter. “Você é um executivo de expansão e eu vou te provar”, teria dito Sisson ao colaborador na época.

E assim, mergulhando um pouco mais fundo na rede de piscinas, Araújo assumiu a função e foi bem-sucedido. O sonho de ser executivo se realizava e junto com ele, novas portas e ideais se abriam. Pouco tempo depois, aspirava sonhos mais profundos, visando a ser um empresário.

Repasse, Brasília e franquia por opção

Hoje com 31 anos, graduado em Administração de Empresas, Araújo é o franqueado iGUi em Brasília desde outubro do ano passado. A loja foi adquirida em repasse por escolha do próprio ex-executivo de expansão da iGUi. “Eu sabia que a franquia que eu vim assumir tinha um excelente retrospecto. Era um repasse, onde o franqueado anterior não estava saindo por questões de mercado como falta de resultados, mas simplesmente porque se cansou após mais de uma década no ramo. Sem contar que repasses de franquia podem ser uma excelente opção, afinal, se a marca está repassando significa que acredita no negócio, logo pode ser uma grande oportunidade”, ressalta.

A unidade de Brasília, existente desde 2008, surgiu como uma grande oportunidade para Araújo. Segundo ele, além do excelente retrospecto, a franquia está localizada em uma região estratégica ao negócio: “Eu já conhecia Brasília, havia vindo para uma feira de franquias (...) e juntou tudo: uma grande chance, uma grande capital, alto IDH, uma das melhores rendas per capita do País, no geral uma grande cidade para se viver e construir uma vida. Tem qualidade de vida de cidade do interior ou até melhor”, fala o paulistano que prefere cidades menores e encontrou na capital federal seu novo lar.

Atualmente, o novo franqueado iGUi conta com cinco colaboradores – gerente, técnico, vendedor e dois instaladores –, já está contratando mais um vendedor e nos próximos meses deverá ampliar a equipe. “Já tenho parceiros que contribuem para minha loja e no geral é tudo o que eu esperava do que é uma vida empresarial. Todos os sentimentos que vim atrás, encontrei. Já tenho uma equipe bacana, uma gerente de loja, já estou contratando vendedores, então, a loja está conseguindo cumprir o seu papel perante a sociedade brasiliense, que é devolver um pouco daquilo que ela nos dá: bons clientes. A loja está fazendo aquilo que deve, aquilo que eu vejo”, avalia.

Araújo observa que enquanto estava internamente na iGUi, via a franqueadora criar projetos e fazer investimentos para serem executados pelos franqueados e que agora vê os resultados. “Grande parte do que eles propõem acontece realmente para nós na ponta e é bastante gratificante”, afirma.

Mergulhando ainda mais fundo na iGUi, Araújo conta que empreender por meio de uma franquia também foi sua escolha. “Eu já tinha essa noção antes de ser empresário, mas hoje eu não me tornaria se não fosse uma franquia”, assegura. “Eu tenho muito suporte de todos os lados. O fato de você ter um problema e ter para quem ligar, faz toda a diferença entre você fechar uma venda ou perder um cliente”, assinala.

Ainda segundo o franqueado, ter um manual é muito importante e a UniGUi (universidade corporativa criada pela franqueadora em 2019), é fantástica. Seus funcionários foram treinados virtualmente devido à Covid-19 com toda eficácia. “Eles estão superbem orientados (...). É nessa hora que você vê a importância de ter uma franquia do que investir sozinho”, completa.

“A melhor chance é o agora”

Araújo revela que há cerca de cinco anos já nutria o desejo de empreender, mas a espera por um momento econômico mais propício do País o levava sempre a adiar a concretização do sonho. “Durante alguns anos da minha vida, eu sempre esperei uma melhor situação do País, uma virada política, econômica, Copa do Mundo, Olimpíadas... E a grande verdade é que ano após ano, desde que eu me lembro, o país tem uma pequena crise aqui, e uma parada acolá. Ficamos sempre postergando esses desejos e ao mesmo tempo deixando morrer os sonhos”, observa.

O empreendedor que adquiriu seu negócio em plena pandemia, ressalta: “Vivemos esperando a melhor chance e a mensagem que eu posso passar é que a melhor chance é o agora”.

Araújo lembrou do bom desempenho da rede de piscinas na pandemia. Além de bater recordes de vendas por meses seguidos e registrar 103% de crescimento em 2020, a iGUi integra o segmento de Casa e Construção, um dos que mais avançou nesse período. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, a alta no faturamento foi de 25,6% no último tri do ano e de 12,8% em 2020. “Veja a iGUi na pandemia. É verdade que existem outros segmentos que não estão tendo o mesmo desempenho, mas a gente não pode desanimar. No fim, o quanto queremos, acreditamos e lutamos é o que determina o sucesso do negócio, não só o estado econômico”, defende. “Podemos nos reinventar e eu acho que é na dificuldade que crescemos”, afirma. “É triste, mas esse momento de pandemia infelizmente fechou muitas portas. Porém, ele vai passar e quando acontecer, todos que estiverem de pé viverão dias renovados no País: um novo comércio, novas ideias, novas oportunidades… São os resultados que ficam após momentos ruins como esse”, conclui.

Sobre a iGUi

A iGUi é a maior fabricante de piscinas em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro) do mundo e está presente com indústrias (máster franquias) e lojas (franquias) em mais de 50 países. A rede iniciou suas atividades na cidade de Gravataí (região metropolitana de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, em junho de 1995. Em 2000, estabeleceu seu primeiro polo industrial fora da Região Sul, em Cedral, no interior de São Paulo. Em 2008, transferiu oficialmente sua sede para a cidade. Atualmente, com mais de 25 anos de mercado e muita inovação, é líder mundial no segmento de piscinas em PRFV, contando com mais de 900 unidades entre lojas de piscina e franquias TRATABEM no Brasil e exterior, nos cinco continentes. Com 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos, a iGUi disputa os maiores e mais desenvolvidos mercados mundiais como os da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Austrália.

A rede é Top Of Mind do segmento segundo o Datafolha, com mais de 1 milhão de acessos via web, e detém 89% das buscas de piscinas na internet, segundo o Google Brasil. Em muitas regiões, a iGUi é a única marca de piscinas conhecida. Tudo isso provado pela simples pergunta: “Qual marca de piscinas você conhece?”.

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Jockey Plaza Shopping traz Amor e Sorte para promoção de Dia das Mães  

Jockey Plaza Shopping traz Amor e Sorte para promoção de Dia das Mães

100% digital, a campanha conta com R$100 mil em vales-compras e prêmios instantâneos todos os dias

“Ela é amor e sorte”. Foi como o Jockey Plaza Shopping classificou as mães em sua mais nova campanha que começa no próximo sábado, dia 1º de maio: juntando R$250 em compras nas lojas participantes, os clientes ganham um número da sorte para concorrer a R$100 mil em vales-compras, além de duas raspadinhas digitais com prêmios instantâneos.

Serão 12 ganhadores dos vales-compras, com prêmios de R$20 mil, R$10 mil e R$5 mil, para usar como quiser nas lojas do shopping. As raspadinhas digitais contam com milhares de presentes, com itens de até R$500 das operações do Jockey. O cliente poderá usufruir assim que contemplado, retirando seu voucher no mesmo dia para garantir os presentes. “Ao escolher o Jockey Plaza para a compra do presente da mãe, nossos clientes vão entender o quanto de amor e sorte a mãe os dá! Serão milhares de ganhadores, com ótimos presentes a todo momento.” afirma a gerente de marketing do Jockey, Michelle Cirqueira.

A novidade deste ano é a troca de notas 100% digital, realizada pelo hotsite da campanha www.amoresortenavida.com.br ou pelo aplicativo Podi. Após o cadastro, o cliente recebe um número da sorte e concorre aos prêmios via Loteria Federal da Caixa Econômica. “Este formato evita filas e possibilita que a troca das notas seja feita de qualquer lugar e horário, além de incluir as compras feitas pelo delivery e drive thru das lojas participantes, gerando maior comodidade para nossos clientes que preferirem comprar de casa”, completa Cirqueira.

A promoção é válida para compras de 1º de maio a 13 de junho. No aplicativo Podi, disponível na versão Android e IOS, ainda é possível fazer pedidos e pagamentos nas operações da praça de alimentação pelo próprio celular, com o Podi Pedir, e contactar lojas por vídeo atendimento, com o Podi Conversar. O Jockey Plaza conta também com o Jotapê: seu amigo virtual de compras - um atendimento exclusivo via WhatsApp, que procura nas lojas o que o cliente quiser, seja uma marca específica, pesquisa de preços, até a escolha do presente da mãe, entre as inúmeras opções disponíveis no shopping, pelo número (41) 99678-0106.

O regulamento completo da campanha e o certificado de autorização SECAP/ME estão disponíveis no site www.jockeyplaza.com.br. O shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor fixo de R$12, por todo o período de compras dentro da mesma diária.

Serviço:

“Ela é Amor e Sorte”

www.amoresortenavida.com.br

Aplicativo Podi: disponível na versão Android e IOS

Período: de 1º de maio a 13 de junho

1º Sorteio: 10/5 - 2 ganhadores de R$ 5 mil cada

2º Sorteio: 17/5 - 2 ganhadores de R$ 5 mil cada

3º Sorteio: 24/5 - 2 ganhadores de R$ 5 mil cada

4º Sorteio: 31/5 - 2 ganhadores de R$ 5 mil cada

5º Sorteio: 07/6 - 2 ganhadores de R$ 10 mil cada

6º Sorteio: 17/6 - 2 ganhadores de R$ 20 mil cada

Jockey Plaza Shopping

R. Konrad Adenauer, 370

Lojas e alimentação

De segunda a sábado, das 11h às 22h

Domingos: fechado

**Domingo, dia 9 de maio, aberto das 14h às 20h

Sobre o Jockey Plaza Shopping

Inaugurado em junho de 2019, o Jockey Plaza Shopping possui mais de 200 mil m² de área construída, com 400 operações, sendo 28 opções na praça de alimentação, além de um boulevard gastronômico com vista panorâmica para a pista de corridas do Jockey Club do Paraná. O empreendimento conta ainda com oito salas de cinema Cinépolis e espaços para jogos e lazer, que tornam o local ainda mais completo. Com um vasto mix de lojas e serviços, é um shopping que se propõe a atender de forma democrática todos os seus perfis de público. O projeto arquitetônico prioriza espaços amplos, iluminação natural e muita área verde, e busca ressignificar o lazer, remetendo o local a uma extensão de um espaço externo. O Jockey Plaza Shopping é um empreendimento do Grupo Tacla Shopping, Casteval, Paysage e GRCA.

www.jockeyplaza.com.br

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Participação feminina no mercado de trabalho deve crescer mais que a masculina na próxima década  

Participação feminina no mercado de trabalho deve crescer mais que a masculina na próxima década

Até 2030, 64,3% da população feminina em idade ativa estará empregada ou em busca de trabalho

Juciliane Pereira, de 35 anos, não se vê trabalhando em outra área que não seja o setor metalúrgico. Como preparadora de torno CNC, ela completou, em 2021, dez anos de atuação na Neodent, líder em implantes no Brasil, sendo nove deles no departamento de usinagem da companhia. Atualmente, Jucilaine é referência entre os colegas, em uma área anteriormente dominada por homens, por sua dedicação e conhecimento técnico. Mas nem sempre foi assim.

Quando iniciou a carreira na empresa, em 2011, a hoje experiente profissional nem mesmo sabia o que era um CNC (Computer Numeric Control, sistema que permite o controle de máquinas utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem). “Eu aprendi praticamente do zero. Minha primeira função na companhia foi no setor de higienização. Seis meses depois, fiz um curso para operador de CNC, e, com um ano de empresa, gabaritei uma prova que me capacitava para trabalhar com usinagem na Neodent”, afirma Jucilaine.

A “invasão” feminina em setores antes exclusivamente ocupados por homens é uma tendência em crescimento, de acordo com recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O levantamento afirma que, até 2030, 64,3% das mulheres em idade produtiva deverão estar empregadas ou em busca de trabalho, ao passo que a porcentagem masculina diminuirá de 89,6% para 82,7%, em comparação à década de 1990.

Além disso, a pesquisa do Ipea também mostra que elas também têm buscado mais estudo e formação superior que os colegas masculinos. “A empresa nos dá chance de evoluir e oportunidades de crescer. Tem sido uma experiência maravilhosa, ainda mais com todo o suporte da Neodent e com o auxílio dos meus colegas”, acrescenta Jucilaine, que possui formação tecnóloga em fabricação mecânica e iniciará, neste ano, uma pós-graduação em gestão estratégica para indústria.

Rede de apoio é diferencial

Para a gerente de recursos humanos da Neodent, Milena Silva, uma rede de apoio vinda da empresa para as colaboradoras é essencial para esse crescimento. O projeto Juntas, promovido pela empresa, reúne mais de 300 mulheres que participam de reuniões e workshops para incentivar a carreira e também gerar uma rede de contatos e apoio entre as colaboradoras. “Atualmente são 695 mulheres na empresa, ou seja 47% do quadro de funcionários, e fazer com que todas elas pudessem conversar entre si, conhecer novas histórias e compartilhar motivações foi uma forma que a Neodent encontrou de mostrar que nenhuma de nós está sozinha”, ressalta.

E essa busca por apoio cresceu mais ainda na pandemia. “Nós sentimos que, com a chegada da pandemia e do trabalho remoto, muitas mulheres vieram em busca de dicas sobre como dar conta da rotina da casa, dos filhos, que estão sem aula, e ainda manter o ritmo de trabalho”, conta.

Dentro do projeto, além da conversa, as atitudes são essenciais. “No Juntas, não ficamos apenas com a reflexão e debate de temas importantes. A empresa já desenvolveu diversos projetos que surgiram a partir de sugestões dessas mulheres e também pôde auxiliar em casos individuais que foram compartilhados conosco. Mais do que incentivo, as mulheres precisam ser ouvidas e apoiadas”, finaliza Milena.

Sobre a Neodent®

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent® é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent® está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 70 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent®️ é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

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Experiência no Pronto Atendimento do Hospital INC é tema de livro sobre emergências neurológicas e neurocirúrgicas

Experiência no Pronto Atendimento do Hospital INC é tema de livro sobre emergências neurológicas e neurocirúrgicas

Guia, que orienta as melhores condutas para doenças neurológicas emergenciais, é lançado pela instituição para auxiliar médicos no diagnóstico e tratamento dos pacientes

As emergências mais comuns observadas no dia a dia do Pronto Atendimento do Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC), referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade, assim como as melhores condutas, agora estão reunidas em um livro. O Hospital INC realiza o lançamento do título Emergências Neurológicas e Neurocirúrgicas, um guia voltado para os profissionais das especialidades neurológicas, clínicos gerais, internistas, emergencistas, intensivistas e alunos, e que orienta de forma prática como proceder diante de 24 doenças mais frequentes dentro do setor de emergência hospitalar.

O livro foi desenvolvido e editado pelo neurocirurgião Dr. André Giacomelli, que também é o diretor técnico médico do Hospital INC, e contou com a participação de neurologistas, neurocirurgiões, residentes e alunos da Liga Acadêmica do INC – somando 44 autores. "Apresentamos as melhores condutas das emergências neurológicas e neurocirúrgicas mais frequentes dentro da clínica cotidiana, embasadas na literatura com maior nível de evidências".

Com 24 capítulos e 275 páginas, o guia tem o objetivo de mostrar o passo a passo para um bom diagnóstico e tratamento padronizado. "Uma emergência neurológica bem conduzida, com uma anamnese e exames físicos bem realizados, pode não só salvar a vida do paciente, mas também atenuar eventuais complicações que possam decorrer dessas situações", explica o Dr. André Giacomelli.

Dentre as emergências mais comuns registradas no Pronto Atendimento do INC estão o traumatismo cranioencefálico, traumatismo raquimedular, acidente vascular encefálico isquêmico e hemorrágico, hipertensão intracraniana, trombose venosa cerebral, esclerose múltipla, meningite bacteriana aguda, cefaleias primárias e secundárias, encefalites, crise miastênica, hidrocefalia, transtornos da consciência, dentre outras.

Para mais informações sobre o livro e vendas online, acesse: incpublisher.com.

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui o centro neurocirúrgico mais tecnológico do Brasil, é pioneiro na América Latina em obter tecnologias como GammaKnife – cirurgia cerebral sem corte – e o primeiro a utilizar a ressonância magnética intraoperatória no país. Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina em neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de oncologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cirurgia digestiva, ortopedia, dentre outras.

hospitalinc.com.br

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