O aumento da influência mobile nas compras: o varejo precisa ficar de olho!

O aumento da influência mobile nas compras: o varejo precisa ficar de olho!

*Por Maurício Trezub

Se nos últimos cinco anos os varejistas já deveriam levar em consideração a cultura mobile, essa ótica será cada vez mais vital para qualquer negócio. De acordo com o estudo Análise do E-commerce no Mundo, divulgado pela empresa de tecnologia Criteo, os pedidos feitos no terceiro trimestre de 2017 via aplicativos já chegam a 16%, enquanto via web mobile somam 28%. Também houve um aumento de 51% nas transações realizadas via celulares em comparação com o mesmo período do ano anterior. A tendência é que os consumidores sejam cada vez mais ativos e presentes em todos os ambientes de navegação. Eles compram a qualquer hora e de qualquer local, o fato é que o varejo ainda precisa ficar de olho para estar bem preparado para atendê-los.

O cliente se digitalizou e ampliou o seu poder de decisão, ele está mudando seus hábitos de compras e vai à loja física informado sobre o que deseja. O consumidor da Era Digital quer encontrar tudo no menor tempo possível e com mais facilidade, podendo comprar a qualquer momento – não apenas dentro do horário comercial quando está sentando em frente a um desktop. E, por isso, oferecer alternativas para esse público, que faz suas compras por tablets e, principalmente, por smartphones, é uma questão de sobrevivência para o mercado varejista.

As empresas que ignorarem essa transformação estão destinadas a perder gradativamente visibilidade e oportunidades de negócios. Para se ter uma ideia da importância do dispositivo na vida do brasileiro, em uma pesquisa recente, realizada pela Ebit, a pergunta era sobre quais produtos foram comprados no e-commerce nos últimos três meses e o campeão dos resultados, com 26% das respostas, foi justamente o smartphone. Seguido por moda feminina/acessórios (19%), moda masculina/acessórios (15%) e perfumes (12%).

Os consumidores estão abraçando inteiramente as compras online em seus celulares e, principalmente as gerações mais novas, estão dando preferência à simplicidade e usabilidade.  Não importa se estamos falando de sites, aplicativos, programas ou outros meios, devemos sempre ter em mente a interface do usuário e todas as formas possíveis de utilização do que está sendo desenvolvido. O que importa aqui é garantir uma navegação simples e fazer com que o cliente consiga acessar o que procura o mais rápido possível.

Apesar da adoção maciça do celular, temos observado taxas de conversão muito baixas nestes dispositivos, chegando a ser a metade da conversão desktop. Isso acontece porque a usabilidade destes canais não está sendo explorada corretamente. Não adianta ter um site com design responsivo, que estica ou diminui o seu tamanho conforme a tela em que estou navegando, se não proporcionar facilidade no uso e uma experiência agradável.

É neste momento que o layout responsivo, na minha opinião pessoal, acaba não sendo uma boa escolha. Ele limita a capacidade de explorar devidamente cada tamanho de tela e deixa a manutenção mais complexa. Pensar em um layout diferente - para cada tamanho/recurso de dispositivo - funciona melhor, seja para smartphone, tablet ou computador. A usabilidade, nesses casos, é extremamente otimizada.

Imagine que o seu cliente está acessando pela primeira vez o seu e-commerce. Ele compreende facilmente onde deve clicar para chegar até aquilo que procura? Trata-se de uma equação complexa, visto que muitas opções deixam a pessoa indecisa, mas, por outro lado, poucos itens dificultam achar o que se procura e tira o interesse de quem está navegando pelo site. Ou seja, escolher os recursos que estarão em cada canal, tendo em vista o tamanho da tela e funcionalidades disponíveis, é fundamental para evitar a situação acima. Com layouts diferentes, maximiza-se as chances de conversão, além de dar mais liberdade para fazer manutenção e inovar de forma independente cada um dos pontos de contato com o público.   

Uma das técnicas para se fazer isso é com o apoio do teste A/B. Basicamente, coloca-se no ar duas versões diferentes de uma mesma página ou de algum item específico para o público da loja virtual. Com base nos dados coletados de cada opção, é possível determinar de forma estatística qual a versão ideal de layout, qual a melhor disposição dos itens na página, além de mensurar qual possui melhor eficácia, aceitação do cliente e resultado em taxas de conversão de vendas.

O teste A/B é um aliado do varejista na hora de investir em mobilidade e pensar na usabilidade, pois são pontos-chave para o setor seguir crescendo, especialmente, quando falamos do consumidor final e suas escolhas. Uma iniciativa inédita no varejo mundial, foi o caso do Grupo Netshoes. Ao analisar o movimento de compras, a empresa percebeu que os clientes estavam entrando no site, mas não finalizavam as compras por receio de acabar a franquia de internet, além de priorizarem o consumo dos dados para navegar no Facebook, WhatsApp e outras redes sociais.

De olho nesse cenário, em 2015, a empresa fez um acordo com as quatro principais operadoras brasileiras de telefonia móvel para subsidiar esse acesso mobile e anunciou a Campanha Navegue Grátis para o acesso gratuito aos seus e-commerces Netshoes e Zattini. Isto é, ao acessar o aplicativo por celulares pré e pós-pagos, os clientes não tiveram seus planos de dados consumidos e puderam realizar as compras normalmente. Com isso, o Grupo Netshoes solidificou seus investimentos em mobile. Depois da campanha, o número de pedidos via dispositivos móveis aumentou cerca de 20%. Em 2016, do total de pedidos feitos nas lojas, 32,2% foram finalizados em dispositivos mobile.

Hoje, o Brasil tem uma economia muito conectada ao mobile e os varejistas passaram a dedicar maior atenção a seus canais móveis. Segundo a pesquisa da SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo comprar por meio de aplicativos tem se tornado cada vez mais comum, não só no Brasil, onde o segmento já responde por 15% das vendas online, mas em todo o mundo. Quando comparamos o terceiro trimestre de 2017 com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 64% na quantidade de transações realizadas nesses canais. Hoje, esse aplicativos respondem por 46% das vendas online globalmente.

O esforço dos varejistas para alavancar as vendas mobile pode ser uma explicação para esse salto em tão pouco tempo. O segmento deve apostar em soluções práticas. Agora é o momento de correr atrás, se adaptar e ficar de olho. Assim como a Netshoes, que reformulou sua estratégia de vendas para estimular seus consumidores, a Magazine Luiza também redesenhou seu aplicativo e criou ofertas especiais para incentivar o uso - para qualquer compra acima de R$ 99, o frete é grátis. Desta forma, ela conseguiu que o cliente não abandone ou delete o app do smartphone, pois sempre terá um estímulo para usá-lo.

O mercado está atento e outro exemplo desse movimento é a iniciativa da Pernambucanas, rede varejista brasileira, que acabou de anunciar o lançamento do seu aplicativo de venda online, mostrando-se mais digital e conectada às necessidades dos seus clientes. A empresa já fazia vendas pelo site, mas entendeu que precisava estar ainda mais próxima do cliente. O que antes era comprado no site ou na loja física, agora, é possível baixando o app e cadastrando um usuário para realizar a compra de toda a grade de produtos. O cliente que instalar o aplicativo no celular poderá receber convites para eventos, alertas sobre novas peças e coleções, ofertas personalizadas e acessar aos catálogos e filmes de novas coleções em primeira-mão. Tudo foi pensado na captação e fidelização desse novo consumidor que está ganhando cada vez mais espaço e, mais ainda, na sua experiência mobile.

Que a mobilidade influencia diretamente a gestão do negócio, nós já sabemos e, diante disso, a pergunta que faço é: por que as empresas de varejo não podem desprezar esse movimento? Resposta: não se pode ignorar o mobile porque isso significa perder competitividade e dinamismo na operação. Além disso, é importante entender que pensar em cada canal funciona melhor e ser rápido e intuitivo é essencial. Não há dúvidas também de que o apelo visual influi na decisão de compra, mas ainda mais relevante é proporcionar uma experiência agradável ao cliente. Para isso, o varejista precisa estar imerso e atualizado nos avanços das tecnologias para que coloque a mobilidade como um dos pilares do seu negócio e a usabilidade como norte de suas escolhas.

Pensar no mobile não é apenas uma tendência hoje em dia, é mandatório. Quem não aderir, está fora do mercado e das opções de compra dos consumidores. 

*Maurício Trezub é diretor de e-commerce da TOTVS

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Barriga sequinha em 12 semanas?

Barriga sequinha em 12 semanas?

Veja como mudar a sua cintura antes mesmo do Carnaval 

Que tal conquistar uma barriga sequinha em 12 semanas com apenas uma aula de 30 minutos? Parece mentira, mas essa é a proposta do LPF (Low Pressure Fitness), popularmente chamado de técnica da barriga negativa. Conhecido mundialmente, o LPF se tornou o método preferido das modelos, como Gisele Bündchen, Miranda Kerr, e de atrizes como Thais Fersoza. Tudo isso porque ele trabalha os músculos internos para deixar a cintura fina e a barriga super torneada. “O LPF deixa as curvas femininas. Eu costumo dizer que temos uma cinta natural, chamado músculo transverso, que é trabalhado nas aulas de LPF e faz com que a barriga ganhe nova forma”, conta Verônica Motta, master coach do LPF no Brasil, que afirma ser possível diminuir a circunferência abdominal em até 12cm durante as 12 semanas indicadas para a prática do método. 

Como funciona

A prática do LPF funciona da seguinte forma: uma vez na semana, numa aula que leva 30 minutos, a aluna aprende a estabelecer um ritmo respiratório específico e controlado, típica do stomach vacuum (usado por Arnold Schwarzenegger para afinar a cintura) e das sessões de ioga, combinado com posturas isométricas – com a base do RPG – e a sucção do abdômen em apneia. A sequência de posturas praticadas acontece em pé, ajoelhada, sentada e deitada. A aplicação do LPF é dividida em 3 níveis, onde o grau de dificuldade das posturas vai se intensificando conforme as etapas ao longo de 12 semanas.

Por conta do estímulo constante, onde o tônus muscular é trabalhado, o resultado é uma reprogramação postural. Após esse período de prática o abdômen fica contraído até quando a pessoa está em repouso. Mas, para alcançar o resultado, é preciso participar de todas as aulas e praticar cinco minutos em casa diariamente.

Não há contra indicação – apenas precaução para alguns casos (gestantes e hipertensos) – muito menos risco na prática do LPF. “Toda mulher pode fazer, independentemente de idade ou condição física. A prática feita de forma correta trará resultados visíveis. Temos muitos relatos de mudanças já nas duas primeiras aulas”, conta Verônica. Isso porque o LPF também trabalha a postura, responsável por dores – ou não – nas costas, dores de cabeça, entre outros.

Benefícios

Mas a prática do LPF vai muito além da barriga negativa. O método tem benefícios capazes de mudar, e melhorar, a saúde da mulher. Com o LPF é possível:

· Tonificar o assoalho pélvico

· Melhorar a postura em virtude da estabilização lombar

· Diminuir as dores na coluna

· Ativar o metabolismo basal

· Controlar os problemas de incontinência urinária.

· Ótimo para a circulação: a prática do LPF melhora a vascularização por descongestionamento pélvico e linfático, evitando pernas inchadas e pesadas.

· Melhorar o funcionamento do intestino

· Acelerar a recuperação pós-parto

· Combater a insônia, pois reduz ansiedade

· Melhorar o desempenho sexual

· Aumentar a capacidade cardiorrespiratória (excelente para melhorar o desempenho de atletas) 

Sobre o LPF e Verônica Motta

Desenvolvida em 2005 pelo médico espanhol Piti Pinsach após realizar o treinamento com Marcel Caufriez, o LPF é o aprimoramento do método hipopressivo desenvolvido por Caufriez. Com isso, o método Low Pressure Fitness é usado hoje não somente para tratar e prevenir alguns tipos de patologias, como também para melhorar a performance esportiva e a estética.

Verônica Motta é personal trainer, ex atleta wellness, especialista em musculação feminina e mãe de dois filhos. Em 2017 ela foi nomeada master coach do método LPF (Low Pressure Fitness) no Brasil, faz consultoria online e prepara profissionais para aplicarem de maneira adequada o método.

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Clockwork Comunicação completa dez anos celebrando as mudanças e de olho no futuro

Clockwork Comunicação completa dez anos celebrando as mudanças e de olho no futuro 

Em dez anos muita coisa pode acontecer. O mundo mudou radicalmente desde 2007: econômica, social, política e cientificamente, nos encontramos hoje muito mais “à frente do nosso tempo” que dez anos atrás.

Em 2007 ainda utilizávamos o Orkut, nunca tínhamos ouvido falar em Pabllo Vittar e nos cinemas os ânimos ferviam com Tropa de Elite. Desde então muita coisa mudou. Conhecemos o Facebook e o Twitter (que apesar de existirem desde 2004 só se popularizaram em meados de 2010 por aqui) e palavras como Instagram, selfie, viralizar, digital influencer, youtuber, despacito e economia colaborativa passaram a fazer parte de nosso cotidiano. Os smartphones aposentaram as câmeras digitais e os mp3 players, populares até então, e a internet levou o acesso (e a produção) da informação para as mãos de todos.

Todas estas transformações, e muitas outras, foram fundamentais para as mudanças no meio jornalístico. Se em 2007 o veículo impresso ainda reinava como meio de informação mais importante, hoje a internet cresceu e acabou tomando seu lugar. Agora blogs, perfis em redes sociais e sites são muitas vezes mais lidos e respeitados que os (poucos) veículos impressos restantes em circulação.

Como uma empresa que desde sua fundação busca inovar e respeitar o mercado em constante mutação, a Clockwork Comunicação completa dez anos em 2017 abraçando todas estas mudanças. “Fomos uma das primeiras empresas curitibanas a nos preocuparmos com a questão ambiental, utilizando somente papel reciclado e doando os jornais para instituições de caridade. Também estivemos sempre à frente da luta pela diversidade, buscando uma equipe antenada e que soubesse sempre respeitar as diferenças”, lembra um dos sócios, Flávio St Jayme. “Em 2007 Curitiba tinha diversos veículos impressos que hoje não estão mais em circulação. Alguns de nossos clientes sequer pediam a clipagem de internet”, completa.

A adaptação às mudanças foi fundamental para o crescimento e a permanência da empresa no mercado como uma das melhores agências de clipping da cidade. “No começo o trabalho era praticamente todo manual. Com o tempo investimos em mudanças e em um software próprio que automatizou quase todo o serviço, permitindo a nossos clientes muito mais autonomia no acesso ao conteúdo clipado. Existem empresas que estão conosco desde nossa fundação e acompanharam in loco estas mudançainovações, afirma o outro sócio da empresa, Marcos Coelho.

A seleção da equipe sempre foi uma parte fundamental no desenvolvimento da Clockwork. Priorizando jovens e estudantes sem experiência no mercado de trabalho, os sócios se orgulham em dizer que foram os “primeiros chefes” de diversos ex-colegas, e também acompanharam o crescimento de muitos deles de perto. Como o caso de Geverson Rodrigues, que teve na “Clock” sua primeira experiência profissional relacionada ao jornalismo e hoje é gerente de marketing de um dos maiores shoppings de Itajaí: “Na Clockwork, tive a minha primeira oportunidade profissional em uma agência de comunicação. Foi um período muito empolgante, ao clipar as marcas mais conhecidas do estado, passei a entender de maneira mais assertiva as estratégias traçadas por elas e isso foi fundamental para as experiências seguintes. Passado este período e avançando no mercado de marketing, mudei de lado. Eu que era responsável por clipar, passei a receber o clipping. A ferramenta, então, serviu de termômetro diário para as ações desenvolvidas e também contribuiu para definição de novas estratégias”, afirma Geverson.

Hoje a Clockwork Comunicação é um dos nomes mais conhecidos no meio jornalístico curitibano. É impossível afirmar com precisão a quantidade de matéria clipada nestes dez anos, mas fazendo uma conta rápida com a média dos últimos meses, é certo afirmar que o número ultrapassa o meio milhão de matérias facilmente.

Atendendo atualmente mais de 50 empresas de Curitiba e de outras cidades do Paraná, dos mais diferentes ramos (entre restaurantes, faculdades, hospitais, shoppings, bares, salões de beleza, hotéis e assessorias de imprensa), a empresa se mantém pronta para continuar mudando e enfrentar os novos desafios que o mercado pede. “Se antes a internet parecia irrelevante, hoje não podemos mais ignorá-la. E as redes sociais são parte fundamental deste processo. Hoje já dispomos de ferramentas de monitoramento de redes sociais e estamos prontos para abraçar as novas mudanças do mercado de olho no futuro.”, finaliza Flávio.

Campanha 1: https://www.youtube.com/watch?v=dfwp2RXtBcU

Campanha 2: https://www.youtube.com/watch?v=-5S-biVXw_E

Campanha 3: https://www.youtube.com/watch?v=AwvV-GN0O5Y

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Contratos Imobiliários: Assinatura digital traz comodidade

Contratos Imobiliários: Assinatura digital traz comodidade 

Cibraco Imóveis tem investido para melhorar a experiência de locação do cliente aliando segurança jurídica, facilidade e rapidez 

A utilização de ferramentas digitais têm trazido comodidade nas relações comerciais do mercado imobiliário. A assinatura digital em contratos é um exemplo de ganho em rapidez, segurança e comodidade, principalmente quando um dos interessados está em outra cidade, estado ou país. 

“Com apenas uma ida ao cartório, em Santa Catarina, minha mãe conseguiu fazer tudo o necessário para ser a minha fiadora, aqui em Curitiba”, relata o analista financeiro Jonatas Martins Philippi, que acaba de locar uma residência. Ele ressalta que teve uma grande economia, principalmente, de tempo. “Imagino que perderia o horário de almoço por alguns dias se não pudesse contar com esse sistema. Então, poder fazer esses trâmites de maneira online deixa tudo muito mais rápido e prático”, pondera.

Tendência

O presidente da Imobiliária Cibraco, Sidney Axelrud, destaca que esta é uma tendência e que o mercado tem buscado, cada vez mais, melhorar a experiência do cliente. “Nos últimos dois meses cerca de 80% dos contratos de locações foram com assinatura digital e a nossa expectativa é a de que todos os novos contratos sejam feitos desta forma”, aponta. 

Axelrud conta que optou por utilizar um sistema híbrido, que aceita o contrato totalmente digital ou com etapas de assinaturas físicas. “Temos que pensar tanto no cliente tradicional quanto naqueles que precisam deste tipo de solução”, explica. “A Cibraco tem 70 anos no mercado imobiliário e estamos constantemente atentos e investindo para nos manter na vanguarda, oferecendo o que há de melhor aos clientes”, enfatiza.     

Benefícios 

O contrato com as assinaturas digitais tem o mesmo valor jurídico que os contratos com assinaturas físicas. “Este cadastro online feito durante o processo de assinatura digital dura por três anos, por isso o cliente poderá usar seu cadastro para outros serviços de cartório. Nos demais trâmites, junto a Cibraco, ele não precisará ir ao cartório novamente, como ocorre no caso de uma renovação”, explica Axelrud.

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Café Catedral faz Degustação de Cafés Filtrados e cliente paga o quanto achar que vale a experiência

Café Catedral faz Degustação de Cafés Filtrados e cliente paga o quanto achar que vale a experiência

Esta é a terceira edição do evento que acontece de 4 a 9 de dezembro nas três unidades da cafeteria.

Amantes de café terão a oportunidade de participar de uma experiência gustativa no Café Catedral. É a 3ª edição da Degustação de Cafés Filtrados do Catedral, serão servidos dois métodos de filtragem com um único grão. O valor é o cliente que irá dizer ao final da experiência. A degustação acontece de 04 a 09 de dezembro, das 15h às 19h, nas três unidades do Café Catedral em Curitiba: no Centro, dentro do Sam’s Club Atuba e na Leroy Merlin Atuba.

“É o terceiro ano que fazemos esse evento de contribuição espontânea e temos um resultado muito legal. A grande maioria aprecia a experiência e a contribuição sempre fica dentro do valor justo. O objetivo é criar uma oportunidade de degustação, não apenas para quem já conhece café, mas para aqueles que muitas vezes não querem se arriscar em diferentes métodos”, explica Gilmar Schmetka, proprietário do Café Catedral.

Dois métodos de filtragem: Os clientes poderão degustar o método French Press (prensa francesa) e o coador de pano (brasileirinho). Nos dois processos será utilizado um único grão para que o cliente possa sentir como o método muda o sabor.

Para acompanhar e harmonizar a degustação, a dica é a bolacha holandesa Stroopwafel, um biscoito fino de waffle cortada ao meio e recheada com caramelo.

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CAFÉ CATEDRAL CENTRO

Endereço: Rua Barão do Serro Azul, 81, Centro Histórico – Curitiba

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 12h às 20h e sábado, das 12h às 19h

Fone: (41) 3022-1443

CAFÉ CATEDRAL SAM’S CLUB ATUBA

Endereço: BR 476, número 144

Horário de atendimento: Segunda a sábado das 09h às 21h e Domingos das 11h às 19h

Fone: (41) 3011-2011

CAFÉ CATEDRAL LEROY MERLIN

Endereço: BR 116, número 600

Horário de atendimento: Segunda a sábado das 08h às 22h e Domingos das 09h às 20h

Fone: (41) 3257-8246

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