Dez cânceres mais comuns no Brasil

Dez cânceres mais comuns no Brasil 

Doença é responsável por mais de quatro milhões de mortes ao redor do mundo todos os anos 

O câncer é responsável por quatro milhões de mortes ao redor do mundo todos os anos. Os avanços tecnológicos recentes têm permitido a compreensão dos fatores ambientais e genéticos que desencadeiam o processo cancerígeno. Mas dados coletados nas últimas décadas mostram uma relação próxima entre o estilo de vida, fatores ambientais e genéticos, com o surgimento do câncer. 

“A maioria dos casos de câncer apresenta um estágio pré-clínico longo, ou seja, acredita-se que o câncer possa levar de 10 a 30 anos para se manifestar clinicamente em uma parcela dos casos, por isso, uma alimentação desequilibrada, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente, pode gerar prejuízos à saúde no futuro e contribuir para a pré-disposição do desenvolvimento do câncer”, explica a médica hematologista, Dra. Jerusa Miqueloto, do Laboratório Frischmann Aisengart. 

Mais comuns no Brasil

No Brasil os tipos mais comuns de câncer nas mulheres são o de mama, colo de útero, cólon e reto, pele, tireóide e pulmão. Já entre os homes, predominam os casos de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago e boca. Anualmente, mais de 400 mil novos casos são identificados em pacientes brasileiros. 

Os que mais matam no país

Apesar do avanço da medicina, ainda não foi identificada uma fórmula exata para a cura. As doenças cancerígenas são a segunda maior causa de mortes no Brasil. No top 10 em mortes estão o câncer de pulmão, estômago, colorretal, próstata, mama, fígado, pâncreas, boca, leucemia e colo de útero. 

Prevenção

A prevenção é a principal arma contra o câncer. A identificação dos fatores de risco e o acompanhamento médico permitem a antecipação ao surgimento da doença. Além de manter uma alimentação balanceada e evitar o uso de cigarro e bebidas alcoólicas, o acompanhamento médico regular, exames preventivos, exposição ao sol entre 10h e 16h e a prática de atividades físicas diariamente estão entre as ações indicadas para a evitar o câncer.

Add a comment

Gloria Kalil lança livro amanhã em Curitiba

Gloria Kalil lança livro amanhã em Curitiba 

Empresária vem falar sobre comportamentos no ambiente corporativo 

A jornalista e empresária Gloria Kalil lança o livro “Chic Profissional” (ed. Paralela, 224 pág. R$ 44,90) amanhã (dia 22), às 19h30, participa de um bate-papo com o público e autografa a obra. 

O encontro será na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 41-3330-6749] e a entrada é franca. Para garantir a dedicatória é preciso retirar uma das 250 senhas que estão sendo distribuídas no local. 

Temáticas

A obra traz informações sobre como circular e trabalhar nos dias de hoje, procurar emprego ou empreender e responde questões como: roupa ainda conta ponto numa avaliação profissional? Como lidar com o tratamento diferenciado (e melhor) que o gênero masculino recebe no trabalho (e na vida)? 

O enredo também aborda se você é boa/bom de internet, formalidade não é caretice?, como tratar com eficiência um caso de assédio?, timidez, como lidar com e-mails, mensagens instantâneas, a dificuldade de falar “não”, a falta de pontualidade, o jeito informal e muito mais. 

“Vivemos num mundo relativamente globalizado e definitivamente conectado. Sabemos tudo o que se passa em qualquer canto do mundo, por mais remoto que ele seja, mas não estamos ainda completamente preparadas(os) os para lidar com diferentes hábitos e culturas, nem na nossa vida particular, nem na profissional”, cita a autora. 

É para responder a essas e todas as dúvidas do mundo competitivo e acelerado em que vivemos, que Gloria apresenta o Chic Profissional. Partindo de inúmeras entrevistas com pessoas de diversos cargos e experiências heterodoxas - e com um olhar especial e inédito para a situação das mulheres - que ela examina situações corriqueiras, em que as boas práticas fazem toda a diferença. Mesmo em pleno século XXI.  

Perfil

Gloria Kalil é jornalista, empresária e consultora de moda. Começou sua carreira na editora Abril e migrou para a indústria quando dirigiu o departamento de criação de uma importante tecelagem brasileira, de onde saiu para ser sócia e diretora de uma das mais famosas marcas de moda do país dos anos 80, a Fiorucci. 

De volta ao jornalismo e à consultoria desde 1993, escreveu cinco livros (todos best-sellers), criou o primeiro site de moda brasileiro no ano 2000 (www.chic.com.br) e percorre regularmente o Brasil dando palestras sobre moda e estilo, rumos da indústria têxtil, etiqueta empresarial, além de colaborar com matérias e textos para a rádio, televisão, imprensa escrita e internet. 

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Chic Profissional”, bate-papo e sessão de autógrafos com Gloria Kalil.

Quando: Amanhã (dia 22), às 19h30.

Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 41-3330-6749].

Quanto: A entrada é franca. Para garantir a dedicatória é preciso retirar uma das 250 senhas que estão sendo distribuídas no local.

Add a comment

Way Beer lança novas cervejas em lata

Way Beer lança novas cervejas em lata

Entre as novidades está a segunda edição da premiada Watermelon Ale 

O ano de 2017 tem sido intenso na cervejaria paranaense Way Beer, uma das grandes referências do mercado brasileiro de cervejas artesanais. Com muitas novidades em sua linha de produção e participando de eventos nacionais e internacionais, a cervejaria acaba de anunciar duas novas latas, que já estão disponíveis no Brasil e nos Estados Unidos, além da segunda edição da premiada Watermelon Ale. 

Encontradas em versões de 473ml não pasteurizadas, as grandes novidades ficam por conta das cervejas Catarina e Sou feia mas tô na moda. A Catarina é uma Berliner Weisse desenvolvida com Pitanga e Pitaya. A cerveja tem 3,8% de ABV e 5,1 de IBU.  “Catarina a Grande, foi a Imperatriz russa conhecida por revitalizar o país fazendo com que se tornasse uma grande potência europeia. Em sua homenagem desenvolvemos essa cerveja para homenagear todas as Catarinas, mulheres fortes e destemidas que se destacam por suas características únicas”, comenta Alejandro Winocur, sócio proprietário da Way Beer. 

Seguindo sua linha política de inovação, a Way Beer apresenta a Sou feia mas tô na moda, que segue um novo conceito de India Pale Ale (IPA), que tem recebido diversos nomes ao redor do mundo, entre eles New England IPA, North East IPA (NEIPA), Juicy IPA, Hazy IPA e Vermont IPA. A nova cerveja da Way Beer foi desenvolvida com os lúpulos Mosaic, Amarillo e Galaxy, e recebeu aveia em sua composição, ingrediente que deixou a bebida encorpada e turva, principalmente por ela não ser filtrada. Além disso, a cerveja tem características frutadas, lembrando frutas amarelas e tropicais, devido aos lúpulos e, também, pela utilização da levedura Vermont Ale, que produz um perfil de aroma frutado combinando com os lúpulos. 

Já a Watermelon Ale, que ganhará sua segunda edição após grande sucesso, foi vencedora da medalha de ouro no 5º Concurso Brasileiro das Cervejas na categoria “American Fruit Beer”, realizado no último mês de março. Ela é uma cerveja colaborativa desenvolvida em parceria com a cervejaria americana Jester King. A bebida, uma Summer ALE, leva melancia em sua receita, ingrediente que resulta em refrescância. A Watermenlon é uma cerveja de cor avermelhada, devido à melancia e ao hibisco, e tem 4,7% de álcool. 

Arte na lata 

Valorizando o trabalho de artistas locais, por meio do Way from Sketch, as latasdas cervejas Catarina e Sou feia mas tô na moda foram criadas por grandes talentos paranaenses. A Catarina foi desenvolvida pelo ilustrador e grafiteiroRimon Guimarães, artista de Curitiba que já pintou murais na Holanda, Gambia, Síria e Grécia. Já a lata da Sou feia mas tô na moda é assinada pelo artista Douglas Reder. Conhecido como Redergoud, o artista é bodypainter e ilustrador, e em seus trabalhos viaja entre o urbano e o natural. 

As latas da Way Beer estão disponíveis em casas de cervejas especiais, bares, restaurantes e mercados do Brasil e dos Estados Unidos. Mais informações pelo telefone (41) 3653-8853 ou no site www.waybeer.com.br.

Add a comment

Balé e música contemporânea se unem em espetáculo na Capela Santa Maria

Balé e música contemporânea se unem em espetáculo na Capela Santa Maria

Uma amostra do balé-concerto “Águas do Éden e do Hades” será realizada no dia 23 de agosto, na Capela Santa Maria

A mitologia grega e hebraica dos rios do Éden e do Hades, o fluxo das águas dos rios que se reencontram subterraneamente, a morte que flui em vida e a vida que flui em morte, a transcendência, a importância das águas como fonte original de vida são as principais inspirações que deram origem ao “Águas do Éden e do Hades”. A pré-estreia mundial acontece no dia 23 de agosto, a partir das 19h45, na Capela Santa Maria. 

Os músicos Leonardo Gorosito (percussão), Shanda Olandoski (viola), Sergio Albach (clarinete) e Valentina Daldegan (flauta, piccolo) compõem o palco em sintonia com os bailarinos Eraldo Kühl, Antônio Adilson Jr. e Tatiana Araújo. “Essa formação é o que chamamos de balé-concerto, pois ressalta a confluência das artes, de forma unitária, em um só espetáculo”, explica o diretor artístico, Maurício Dottori. 

A apresentação faz parte da agenda da IV Bienal Música Hoje, que defende a experimentação e abre espaço para a diversidade estética e o trabalho de quem se dedica à música nova, criando, interpretando e, principalmente, ouvindo. O evento é composto por concertos, palestras e oficinas que buscam discutir novos caminhos da música, colocando a produção local, nacional e internacional em diálogo e troca. 

Essa será a pré-estreia da obra, que apoiada pelo Centro Universitário Internacional Uninter, deve iniciar a temporada de apresentações no próximo ano, na versão completa, com cenários projetados, figurino e eletroacústica. Os ingressos custam R$ 5 e podem ser adquiridos no local, Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro.

Serviço:

Nova Camerata - Balé-concerto “Águas do Éden e do Hades”

Quando: dia 23 de agosto, quarta-feira, às 19h45.

Quanto: R$5.

Local: Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

 

Ficha técnica

Músicos: Valentina Daldegan (flauta, flauta-alto, piccolo), Sergio Albach (clarinete, clarinete baixo), Shanda Olandoski (viola), Leonardo Gorosito (percussão).

Bailarinos: Eraldo Kühl, Antônio Adilson Jr. e Tatiana Araújo.

Direção Musical: Márcio Steuernagel

Direção Coreográfica/artística: Rosane Gonçalves

Direção geral: Maurício Dottori

Iluminação: Nádia Luciani

Figurino: Paulinho Maia

Apoio: Centro Universitário Internacional Uninter

Add a comment

Clube do Livro discute romance “Quando Nietzche Chorou”

Clube do Livro discute romance “Quando Nietzche Chorou” 

O próximo encontro do Clube do Livro do Solar do Rosário destaca o livro "Quando Nietzsche Chorou", romance de Irvin D. Yalom. Comandado pela professora e crítica literária Liana Zilber Vivekananda, o encontro acontece no dia 28 (segunda-feira) das 17h às 19h. A obra mistura ficção e realidade ao retratar o encontro imaginário entre o filósofo Friedrich Nietzsche e Josef Breuer, influenciador de Sigmund Freud na psicanálise. O evento tem investimento de R$ 60. O livro pode ser encontrado na livraria do Solar do Rosário. 

Um Best-Seller internacional, "Quando Nietzsche Chorou" utiliza a Viena do século XIX como pano de fundo para explorar o poder da amizade no desenvolvimento pessoal e intelectual. O encontro de Nietzsche e Breuer seria considerado o primeiro passo no desenvolvimento da terapia fundamentada na conversa. 

Clube do Livro no Solar do Rosário - "Quando Nietzsche Chorou" 

Data: 28 de agosto, segunda-feira

Horário: das 17h às 19h

Investimento: R$ 60

Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico, Curitiba - PR

Setor de Cursos: de segunda a sexta-feira das 11h às 20h e sábado das 9h às 13h

Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos