Veja como cuidar dos cães e gatos no inverno

Veja como cuidar dos cães e gatos no inverno

O frio chegou de forma intensa, principalmente nos estados do Sul do país, e o clima frio e úmido, além do desconforto, podem causar sérios problemas à saúde dos pets.

Para cuidar melhor de seu pet no inverno, confira as dicas da coordenadora de Medicina Veterinária da Universidade Positivo (UP), Thaís Casagrande, e da farmacêutica Sandra Schuster da docg., primeira empresa de vendas diretas de produtos para pets.

1 - Atenção ao animal

“É muito importante que os tutores fiquem atentos a qualquer sinal clínico ou alteração no comportamento dos animais, pois podem indicar alguma doença, como a “gripe dos cães” ou traqueobronquite infecciosa (tosse dos Canis) e a rinotraqueíte, em gatos”, alerta a veterinária. Tosse seca, secreções nasais, espirros e a impressão de que o cão está engasgado são os primeiros sinais de gripe em cachorros. Nos gatos, alerta também para espirros, secreção nasal e febre. Ao primeiro sinal, o peludo deve ser imediatamente levado ao veterinário pois essas doenças podem evoluir para uma pneumonia, e as complicações podem levar o animal a óbito.

2 - Vacinação é fundamental

A tranqueobronquite infecciosa canina pode se manifestar durante todo o ano, mas o risco é maior quando as temperaturas caem. A doença pode ser prevenida com vacinação anual contra gripe dos cães. Já para os gatos, a prevenção contra rinotraqueíte é feita na vacina tríplice, quádrupla ou quíntupla que também deve ser administrada todos os anos. Mas alerta: se o animal estiver apresentando qualquer sintoma de gripe ou rinotraqueíte, não deve ser vacinado até que seja tratado.

3 - Banho  

A temperatura da água e do ambiente deve ser adequada ao clima. Em casa ou no pet shop, a água deve ser morna e o ambiente aquecido. Para que o pet não sofra com a mudança brusca de temperatura, ao sair do pet shop o tutor deve vesti-lo com uma roupa e cobri-lo com um cobertorzinho, preferencialmente.

Com o frio, é normal que a pele dos animais resseque com mais facilidade, por isso é importante estar atento à fórmula do shampoo e condicionador. “Desenvolvemos shampoos e condicionadores específicos para o tipo de pelagem dos pets e os componentes das fórmulas são hipoalergênicos, livres de parabenos e óleos minerais, ajudando a manter a pele e a pelagem mais hidratadas. Além disso, todos os shampoos contêm um ativo neutralizador de odores, que faz com que o banho 'dure mais tempo', ajudando a reduzir a frequência das lavagens”, comenta a farmacêutica Sandra Schuster. Outra alternativa criada pela marca foi o banho seco. Nas versões em pó ou spray, é uma opção para manter o pet limpo reduzindo o número de banhos úmidos.

 4 – Hidratação

A pele das patas dos animais também sofre bastante com as temperaturas baixas, principalmente nos dias de geada. Para reduzir os efeitos do frio, os cães podem usar sapatinhos para proteger as patas quando saem para o passeio, mas são poucos os animais que se acostumam com o acessório. O ideal é evitar os horários mais frios e também usar um hidratante. "A docg. criou um creme para patas com D-pantenol e glicerídeos de soja que hidrata profundamente a pele dos pets. Ele também está sendo muito utilizado nos focinhos, que igualmente sofrem as agressões do frio”, revela a farmacêutica.

5 - Roupas

As roupas ajudam a manter o calor dos pets, principalmente dos animais com pelo curto ou que não possuem sub-pelo. “É importante verificar se o animal ficou confortável, se a roupa não está apertando as pernas, axilas ou pescoço. E também tirar a roupa e escovar os pelos todos os dias, evitando que embolem", sinaliza a professora. “Trocar a roupa com frequência também evita a proliferação de bactérias e fungos. E nunca deixar que o animal use roupas úmidas, pois podem predispor a uma infecção”, complementa.

6 – Caminhas e casinhas

Caminhas e cobertores ajudam a manter o pet aquecido no período de descanso. Há várias opções de camas, inclusive forradas com pelos, que ajudam a aquecer ainda mais o animal. Gatos também gostam muito de tocas, portanto avalie a possibilidade de comprar uma cama no formato iglu. Evitar deixar a caminha diretamente no chão, também é importante. Tapetes ou cobertores embaixo ajudam a reduzir o frio. Existem opções de camas que ficam elevadas do chão, o que reduz a umidade da caminha, principalmente em dias mais chuvosos.

Para os pets que ficam na parte externa, o ideal é que a casinha fique numa área coberta. Casinhas com proteção térmica e portas ajudam a evitar a entrada de vento e amenizam o frio. Dentro das casinhas é fundamental o uso de caminhas e cobertores. As casinhas e caminhas devem ser aspiradas e lavadas com frequência para eliminar pelos e a proliferação de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos.

Com essas dicas seu pet estará pronto para enfrentar a estação.

Add a comment

Positivo leva Max Gehringer a Belo Horizonte

Positivo leva Max Gehringer a Belo Horizonte

O evento itinerante “Um Dia Positivo!”, promovido pela Editora Positivo, leva o administrador, escritor, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial, Max Gehringer a Belo Horizonte. Com a palestra “Gerenciamento de Mudanças”, no dia 23 de junho, o consultor fala para gestores escolares conveniados ao Sistema Positivo de Ensino.

O evento, que acontece no Actuall Hotel, é um dia para debater e trocar ideias e experiências educacionais, com reflexões conduzidas por diversos especialistas, discutindo e refletindo sobre os novos caminhos da educação.

Serviço:

Um Dia Positivo! em Belo Horizonte

Data: 23/06

Horário: 8h30 às 18h

Programação para gestores: Actuall Hotel, Rodovia BR-381, nº 3443, Jardim Riacho das Pedras, Contagem

Add a comment

Captar tendências de consumo pode tirar varejistas da crise

Captar tendências de consumo pode tirar varejistas da crise 

Planejamento do espaço físico das lojas foi um dos temas debatidos em evento da plataforma ARQTTO na ACP 

Empresários e arquitetos de Curitiba se reuniram na última terça-feira (13), na Associação Comercia do Paraná, para um ciclo de palestras sobre o impacto da arquitetura nos negócios, promovido pela Plataforma ARQTTO. Entre os convidados estiveram os arquitetos Manoel Doria (da Doria Lopes Fiuza), Keiro Yamawaki (da Garage Plan e ASBEA-PR), Juliana Lahóz (da Juliana Lahóz Arquitetura) e Pedro Sunye e Lucas Issey (da Y Arquitetos).

Conhecido por sua expertise em empreendimentos multiuso, Doria frisou que mesmo em tempos de crise há demanda por projetos de varejo, especialmente projetos ancorados em novas tendências de consumo. “Saber o comportamento e a expectativa do cliente e oferecer a ele experiências que vão além da compra em si é um dos grandes balizadores da arquitetura nesse segmento”, disse.

Com mais de 5 milhões de metros quadrados construídos, em 25 anos de experiência, Doria explicou o atual processo de reinterpretação dos shoppings centers e a necessidade dos lojistas compreenderem as novas formas de consumo da população.

Por sua vez, Keiro Yamawaki explorou os gargalos relacionados a estacionamento. Entre os destaques de sua palestra esteve o nível de conforto oferecido nas vagas de estacionamentos do varejo – que pode ser um desafio na atração de clientes para o seu negócio. Ele também explicou os desafios de tornar um estacionamento, ao mesmo tempo, agradável, funcional e bonito – fugindo do conceito de edifícios-garagem que impactam negativamente as paisagens urbanas.

Juliana Lahóz mostrou como fez a doçura da marca Chocolateria literalmente subir pelas paredes, a partir de um projeto arquitetônico totalmente alinhado à identidade visual da empresa. Num espaço de 24 metros quadrados e orçamento limitado, a arquiteta construiu um ambiente romântico, vintage e funcional. Para isso, serviu-se de soluções em mobiliário, cores e revestimentos.

Já o jovem time da Y Arquitetos, formado por Pedro Sunye e Lucas Issey, apresentou cases de lojas que tiveram seu faturamento impactado por aspectos arquitetônicos ligados a performance, identidade e empatia. Todo o conteúdo do evento estará disponível em um ebook, a ser divulgado em breve nos canais oficiais da plataforma ARQTTO.

O evento teve o apoio do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA-PR), da Arauco, da Incepa, a Ilumix e do Balaroti. “O mercado paranaense está evoluindo cada dia mais em relação à compreensão de valor do design e da arquitetura em seus negócios. Iniciativas geradoras de conhecimento, como esta, reafirmam ainda mais a visão sobre o a versatilidade do trabalho dos profissionais da área”, disse Fabiola Molteni, coordenadora de Marketing da Arauco.

Add a comment

Lide Multimídia – 24 anos

Lide Multimídia – 24 anos

Agência de comunicação curitibana coleciona conquistas e celebra sua história


A Lide Multimídia – agência paranaense especializada em comunicação empresarial – completa 24 anos de atuação, nesta terça-feira (13). “Nesta comemoração devemos lembrar de todos - clientes, parceiros e colaboradores - que fizeram parte de uma história que nos colocou entre as principais agências de comunicação do sul do País”, comemora Moema Zuccherelli, diretora da Lide Multimídia. Juntamente com Moema, a agência conta com os sócios Ricardo Voigt e Paula Batista na direção dos negócios. 

A agência, que é uma das mais importantes do Paraná nos diversos segmentos em que atua, baseia seu trabalho na visão integrada da comunicação aliada a realidade de mercado nos diferentes segmentos de seus clientes, em busca de entregas de valor e inovadoras. Ao longo de sua história, a Lide Multimídia sempre buscou estar à frente do mercado, e nos dias atuais esta necessidade de reinvenção é prioritária para a sustentabilidade do nosso negócio. “Nesses 24 anos, consolidamos uma forte relação com o mercado sempre com o alcance de nossos objetivos. Agora, nossa meta é olhar para o futuro, que terá muitas novidades e desafios”, completa Moema.

Add a comment

Opet coleta óleo de cozinha

Opet coleta óleo de cozinha

Comunidade pode entregar o material nos dois campi; Matéria-prima será transformada em sabão

O consumo anula de óleos vegetais no Brasil é de 3,72 milhões de toneladas. Cada família consome cerca de 4 litros por mês, sendo que, apenas um litro descartado nos rios e mares, contamina 25 mil litros de água. Com o objetivo de envolver o tema diretamente no dia a dia de crianças e jovens, o Colégio e a Faculdade Opet disponibilizam postos de coleta de óleo de cozinha em duas unidades, no Rebouças e Centro Cívico.

O óleo deve ser armazenado em garrafas PET e entregue nos locais de coleta. “Estamos pedindo o apoio da comunidade para ampliar o recolhimento de óleos vegetais que é tão prejudicial ao meio ambiente quando descartado indevidamente”, ressalta Andrea Delfini, coordenadora do projeto.

A ideia surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de Gestão Comercial, na modalidade à distância, no qual a professora Andrea coordena, e verificou-se que os óleos vegetais já usados podem sem transformados em produtos de limpeza como sabão e até mesmo biodiesel. “A partir disso, pensamos em como poderíamos colocar isso em prática na própria instituição”, destaca Andrea.

No Colégio, os alunos do 6º ano vão transformar o óleo em sabão na disciplina de química, sensibilizando-os para a possibilidade de reaproveitamento de insumos que, normalmente, são jogados fora. Eles também farão uma ação para informar os benefícios da reutilização do óleo dos restaurantes em Antonina e Morretes, no Litoral do Paraná, em homenagem ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação e Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com as Escolas Associadas à Unesco, que o Colégio Opet faz parte.

O valor arrecadado com a transformação do óleo de cozinha será direcionado aos alunos que exercem cargos políticos na Cidade Mirim, com o objetivo de conscientizar a utilização de recursos financeiros em ações públicas. Para a realização dessas ações, eles contarão com a orientação dos alunos dos cursos de graduação de Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Ciências Contábeis e Pedagogia, na modalidade à distância, e também dos alunos dos cursos de graduação de Gestão Financeira, Logística, Publicidade e Propaganda, Marketing, Ciências Contábeis, na modalidade presencial. O projeto ainda contou com a parceria do Instituto Opet. 

“Estamos envolvendo toda a instituição, desde as crianças até os universitários em um esforço conjunto para tratar de um tema muito importante”, conclui a coordenadora Andrea Delfini.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos