Catarata é a principal causa de cegueira no Brasil

Catarata é a principal causa de cegueira no Brasil

Cirurgia é a única forma de tratamento

A catarata é uma frequente doença oftalmológica nos consultórios médicos. A doença atinge 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm entre 65 a 74 anos. Dados do Ministério da Saúde revelam que no Brasil são realizadas mais de 450 mil cirurgias de cataratas por ano.

A doença é definida por uma alteração do cristalino, a lente natural do olho, que contribui com a focalização da imagem. Essa lente fica mais opaca e a perda da transparência dificulta a chegada da luz com consequente diminuição da visão. Na fase inicial, a qualidade da visão pode estar comprometida, com menor percepção de contraste e com o avanço, há visão progressivamente mais borrada, interferindo na qualidade de vida.

De acordo com o médico oftalmologista da CEVIPA, especialista em cirurgia de catarata, Dr. Michel Rubin, a doença é mais comum a partir dos 60 anos e acomete as pessoas em graus diferentes. “Além do envelhecimento, a catarata também pode ser provocada por uso de medicamentos como o corticóide, trauma, exposição prolongada a radiação ultravioleta, outras doenças oculares ou mesmo já estar presente já ao nascimento. Os diabéticos, por exemplo, costumam ter catarata mais cedo e com progressão mais rápida”, afirma o especialista.

A catarata é progressiva, mas a boa notícia é que houve grande avanço no tratamento e há tecnologia para afastar o problema de vez com altíssimo índice de sucesso. Dr. Michel afirma que a única maneira para combatê-la é a cirurgia. “Por tratar-se de uma opacidade dentro da lente dos olhos, colírio ou óculos não têm ação, sendo o único tratamento a cirurgia”, diz o especialista.

Cirurgia corretiva

A cirurgia consiste na retirada da lente opaca e implante de uma lente artificial dentro dos olhos. 

A recomendação é procurar orientação de um oftalmologista aos primeiros sinais da doença, comopor exemplo, dificuldade para dirigir a noite provocada pelo incomodo com o brilho dos faróis e percepção de cores menos vivas e intensas, mudança frequente no grau do óculos e aumento da sensibilidade à luz. A catarata muito madura pode trazer sérias complicações na qualidade de vida, então não é aconselhável esperar essa progressão, já que o procedimento apresenta alto índice de segurança.

A Clínica Cevipa utiliza o que há de mais moderno em cirurgias de catarata. O procedimento é realizado por meio do aparelho Centurion e Verion, anestesia menos invasiva, técnica de microincisão sem a necessidade de ponto e modernas lentes intraoculares que se abrem apenas no interior dos olhos. “Com o uso dessas tecnologias, nossas cirurgias tornam-se mais seguras, precisas, sem a necessidade do uso de tampão ocular e apresenta menor tempo de recuperação visual. Em muitos casos, podemos oferecer além da melhora visual, uma menor dependência ou mesmo independência do uso de óculos, mesmo em pessoas que o utilizaram durante toda sua vida”, afirma o Dr. Michel. 

Embora a cirurgia moderna de catarata possua alto índice de segurança e previsibilidade, a CEVIPA oferece também a opção da cirurgia a laser, utilizando o moderno aparelho Lensex, que substitui alguns passos da cirurgia, que seriam feitos manualmente, por laser de forma controlada e extremamente precisa.

Prevenção

Uma vez instalada, não há forma eficaz de se evitar a progressão e,  não sendo tratada, pode levar à cegueira, mas com o tratamento, a visão é reestabelecida. Qualidade de visão é qualidade de vida, então fique atento e cuide-se.

A CEVIPA fica Av. Vicente Machado, 467, 4º Andar, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 41 3029.0099 e 41 3019.0619, pelo site www.cevipa.com.br, ou por meio da página da clínica no Facebook https://www.facebook.com/CevipaOftalmologia

Add a comment

Exame de HIV poderá ser comprado em farmácia

Exame de HIV poderá ser comprado em farmácia

LANAC alerta para os riscos desse tipo de detecção da doença 

O primeiro autoteste para detectar HIV será vendido nas farmácias do Brasil a partir de junho de 2017. O teste vem com um líquido reagente, uma lanceta específica para furar o dedo, um sachê de álcool e um tubo para coletar o sangue. O resultado aparece em forma de linhas, como um teste de gravidez, que indicam se há a presença do anticorpo do HIV. Com 99% de sensibilidade e efetividade, o teste só detecta a presença do vírus 30 dias após a exposição.

O responsável técnico e bioquímico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, alerta para os riscos desse tipo de exame. No laboratório, para liberação de um resultado positivo de HIV, é necessário seguir o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde - ANVISA,  onde devemos realizar uma nova coleta e confirmar o resultado em novo exame e ainda realizar o teste de Western Blot ou outro teste pelo método de biologia molecular. “Esse método é bem específico e pode confirmar a presença do vírus no sangue”, afirma o especialista. Hoje, o laboratório detecta em média 60 resultados positivos de HIV por mês.

Kozlowski lembra ainda que quanto antes começar o tratamento para o vírus HIV, melhores as chances de garantir boa qualidade de vida ao paciente. “Se a pessoa fizer o teste no período chamado de "janela imunológica" que é em torno de  30 dias após a exposição ao vírus, podemos ter um resultado "falso-negativo" e o paciente não vai saber que é portador do HIV, e além de não iniciar o tratamento, poderá transmitir para outras pessoas”, afirma. Ainda lembra do fator psicológico. “No LANAC chamamos o paciente em uma sala reservada para apresentar o resultado, e direcionamos para o médico específico, além de orientar como deve agir com os parceiros e familiares”, completa. 

Sobre o LANAC

Há 25 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 40 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Rio Branco do Sul, Foz do Iguaçu e também em São Paulo e Santa Catarina. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 320 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2008 atualizada desde 2004.

Add a comment

Shopping Crystal lança promoção para o Dia dos Namorados

Shopping Crystal lança promoção para o Dia dos Namorados

Casais terão a oportunidade de escolher prêmios que mais combinam com o seu perfil 

O Dia dos Namorados está chegando e nada melhor do que comprar aquele belo presente para a pessoa amada e de quebra concorrer a prêmios especiais. O Shopping Crystal, um dos endereços mais tradicionais da cidade de Curitiba, acaba de lançar sua ação especial para a data mais romântica do ano. A cada R$ 300 reais em compras, os clientes ganharão um cupom para participar do sorteio de três prêmios especiais.  

Pensando na diversidade de seu público, o Shopping Crystal dá aos casais a oportunidade de escolher entre três opções de prêmios que mais combinam com o seu perfil: Casal bem-estar (1 ano de tratamentos na Anna Pegova + 1 Cesta de produtos da Pump It Up), Casal romântico (1 ano de Jantares no restaurante Mediterrâneo + 1 par de alianças em ouro amarelo 18k da Camilo Joalheiros) e Casal cult (1 ano de cinema no Espaço Itaú de Cinema + 1 Vale compras na Moncloa). 

Durante a ação, que acontece até o dia 12 de junho, os participantes devem trocar as notas fiscais por cupons no piso L4 do Shopping Crystal, durante o horário de funcionamento. 

O Shopping Crystal fica na Rua Comendador Araújo (nº 731), no bairro Batel, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 20h. Mais informações no site www.shoppingcrystal.com.br.

Add a comment

Como manter um negócio sustentável mesmo com as instabilidades do mercado?

Como manter um negócio sustentável mesmo com as instabilidades do mercado?

Resposta estará em discussão no Intensive Leadership Academy (ILA), seminário organizado pela Dale Carnegie que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba

As empresas se preparam, criam critérios para seguirem, estabelecem claras recomendações estratégicas, obtidas a partir de análises de mercado e montam formas de chegarem aos seus lucros ideais. Entretanto, muitas não conseguem atingir o seu potencial de faturamento e de equilíbrio financeiro. As estratégias para manter um negócio sustentável estarão em discussão na segunda edição do Intensive Leadership Academy (ILA), que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba. O seminário é organizado e ministrado por executivos da Dale Carnegie Training, referência mundial em desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.

Na avaliação de Celso Moutinho, responsável pela franquia do Rio do Janeiro da Dale Carnegie e trainer nos programas Dale Carnegie Course, High Impact Presentations, Negociação Total e Sales Advanced, o principal problema é chegar em um consenso sobre o que o empresário quer e o que é importante para a empresa. “Quando entendemos que devemos lutar pelo o que é importante, todas as estratégias passam a ser direcionadas para o resultado”, afirma.

Fazer a empresa dar lucro e prosperar é algo que não está na quantidade de vendas e sim na qualidade das vendas. Segundo Moutinho, fazer promoções e trabalhar com descontos, ou aceitar descontos que a empresa não está pronta para sustentar é algo que pode levar à falência. “Criar promoções pode aumentar as vendas e trazer mais clientes, mas pode deixar o seu caixa baixo porque diminui a margem de lucros. É importante que se crie valor no produto e serviço, para que o preço seja somente uma moeda de troca”, diz.

Não conseguir colocar um preço em seus produtos e serviços e não criar valor para se sustentar no mercado são as principais causas de falência das empresas. Segundo Moutinho, existem algumas maneiras de precificar para garantir lucro, ser competitivo em relação à concorrência e agradar o cliente. “O primeiro passo é conhecer os seus custos e despesas, definir a sua margem de lucro e não ignorar o mercado”, diz o trainer, ressaltando que adotar uma estratégia de preços baixos é ter prejuízo mesmo com boas vendas.

A fidelização de clientes é outra estratégia para manter um negócio sustentável. “O cliente quer ser atendido dentro de suas necessidades e expectativas, e isso não está no produto ou serviço que você entrega, mas sim na projeção futura. Quando negociamos preço por preço entramos em uma briga chamada barganha, isso não é sustentável e você passa a ser comum no mercado. A fidelização vem da proximidade e satisfação das necessidades dos clientes”, destaca Moutinho.

Dale Carnegie Training – Por 104 anos, a Dale Carnegie Training, por meio de seus programas de treinamento pessoal e profissional vem orientando seus participantes a construir objetivos claros de forma planejada, organizada, com estratégias eficazes, desenvolvendo seus talentos, atitudes, valores, habilidades práticas de comunicação, gestão, liderança, relações humanas, engajamento, vendas, negociação, controle de estresse e apresentações de alto impacto.

Na avaliação de Moutinho, é importante que os empresários invistam em treinamentos de seus funcionários. “Normalmente esperamos que os colaboradores cheguem prontos em nossas empresas e que façam aquilo que está estabelecido ou é necessário ser feito. Muitas vezes isso não acontece e precisamos preparar as pessoas para que cheguem aos resultados de forma eficaz e com maior rapidez. Quando entendemos que não podemos ficar nas mãos do mercado e que podemos estabelecer os índices de desenvolvimento para a empresa e equipe, temos a chance de criar conceitos, valores e uma equipe engajada”, comenta.

Mais informações sobre o Intensive Leadership Academy, programação completa e inscrições no site www.ilabr.com.br. 

Add a comment

Curitiba recebe XII Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança entre 5 a 8 de junho

Curitiba recebe XII Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança entre 5 a 8 de junho

Congresso tem patrocínio do Grupo RIC e inscrições podem ser feitas no site do evento 

O XII Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança (CBGPL), maior evento da área na América Latina, acontece entre 5 e 8 de junho na Expo Unimed, em Curitiba. O evento é organizado pelo Project Management Institute (PMI) com o patrocínio do Grupo RIC, apoio do Crea-PR e outras instituições e empresas. O XII CBGPL tem o objetivo de multiplicar o conhecimento, e incentivar as melhores práticas de gestão, projetos liderança na busca da capacitação e qualificação dos profissionais.

Nesta edição do evento, que acontece pela primeira vez no Paraná, o Congresso amplia seu posicionamento e alinha-se ao triângulo de talentos: as áreas de liderança e competências comportamentais, e também de gestão estratégica e negócios passam a ser explicitadas no nome e na programação do evento, somando-se à já tradicional gestão de projetos.

O XII CBGPL é voltado a líderes, executivos, diretores e gestores de organizações, dos segmentos público e privado, de mercados como tecnologia, engenharias, saúde, direito, gestão pública, economia criativa entre diversos outros. A programação conta com workshops, casos de sucesso e insucesso, palestrantes nacionais e internacionais, atividades de interação e networking entre os participantes, banca de trabalhos, ação de impacto social, programação turístico-gastronômica, pacote premium, interação com expositores e empresas de destaque na área, entre outras atividades.

Inscrições devem ser realizadas no site http://cbgpl.pmipr.org.br/crea-pmi.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos