ESG: uma "moda" ou uma mudança sem volta no propósito das empresas?   

ESG: uma "moda" ou uma mudança sem volta no propósito das empresas?  

ESG: uma "moda" ou uma mudança sem volta no propósito das empresas?

Mercados mais maduros não têm aceitado negócios com empresas sem certificação ESG; consumidores também têm optado por compras mais conscientes. Assim, o ESG está entrando em todos os tamanhos e tipos de empresas

Meio ambiente, social e governança. Será que o ESG (Environmental, Social and Governance) é só mais uma sigla da moda? Empresas que adotam o ESG obtêm melhores ganhos financeiros? Ganham a curto ou médio prazo? Quem enxerga o ESG dessa forma já começa errado, pois o foco não é esse, de acordo com as professoras Fernanda Frankenberger e Danielle Denes dos Santos, da Universidade Positivo, que ministraram palestra sobre o tema no primeiro dia do Viasoft Connect, o maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil.

Tradicionalmente, as empresas têm foco em resultados financeiros, mas é necessário que sigam além do objetivo de lucro e busquem um propósito maior, que esteja alinhado com as necessidades sociais e ambientais e traga impacto duradouro. Doutora em Administração e professora da Universidade positivo nas áreas de inovação e sustentabilidade, Danielle Denes mostrou que o ESG está presente em todos os tipos e tamanhos de empresas. "As grandes correm atrás do ESG por entenderem que precisam ser responsáveis, até porque os mercados mais maduros não aceitam algo diferente disso. As pequenas e médias correm atrás do ESG porque, caso contrário, deixam de ser fornecedoras das grandes multinacionais. Assim, toda a cadeia de produção adota o ESG, impulsionado e acelerado também pelo consumidor consciente", explicou.

As professoras mostraram formas de como os negócios podem se comprometer com práticas sustentáveis, responsáveis e socialmente conscientes, deixando um legado positivo para as gerações futuras.

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JORGE BISCHOFF inaugura nova loja no Shopping Pátio Batel

JORGE BISCHOFF inaugura nova loja no Shopping Pátio Batel

JORGE BISCHOFF inaugura nova loja no Shopping Pátio Batel

Referência no design autoral e alto padrão de qualidade em sapatos, bolsas e acessórios, operação já estará com a vitrine voltada a novidades da temporada Primavera-Verão 2024

Curitiba ganha, na próxima quinta-feira (13), mais uma loja da JORGE BISCHOFF. O novo endereço da grife será no Pátio Batel e a franquia estará aberta ao público a partir das 10h, no Piso L3. Esta é a terceira operação inaugurada na cidade no período de dois anos – negócios comandados pelos franqueados Ana Cláudia e Jeancarlo Mezzomo. A marca brasileira, criada há 20 anos é referência pelo design autoral, elegância e alto padrão de qualidade em sapatos, bolsas e acessórios femininos e masculinos.

“Curitiba é uma capital especial, onde as pessoas estimam a união da elegância com o conforto. Construímos uma grande história na cidade. Ampliar o número de lojas e, sobretudo, estar novamente neste empreendimento tão importante é fundamental para a marca”, comemora o designer Jorge Bischoff.

Os lançamentos em destaque nas vitrines já contemplam novidades da temporada Primavera-Verão 24. “Nossas criações se diferenciam pelo conceito único de design. São produtos que enaltecem o estilo contemporâneo, abraçando e valorizando diferentes perfis de consumidores. A cada dia são mais fãs pelo Brasil, o que se reflete também no crescimento constante da rede de franquias”, completa o CEO. A projeção da empresa é encerrar 2023 com aproximadamente 140 lojas.

“Curitiba merece mais um espaço de moda com todos os diferenciais de produto e de experiência que a JORGE BISCHOFF proporciona. Como, por exemplo, os espumantes exclusivos JB, que são servidos nas lojas. A força da marca e a excelência em suporte nos deixa seguros em investir em mais uma operação na cidade”, conta Jeancarlo Mezzomo, responsável pelas franquias na Capital do Paraná.

O Designer

Criatividade, paixão e autenticidade são a essência do trabalho de Jorge Bischoff, um dos mais reconhecidos designers do Brasil. Sua identidade única é perceptível nos traços, que valorizam a silhueta dos pés e acrescentam personalidade e poder ao andar.

Entre os principais destaques do seu design autoral, está a aplicação de metais personalizados, e de pedrarias exclusivas. A alta qualidade das peças também se evidencia na grife, que traz coleções para todos os momentos do consumidor, tendo sempre a elegância como fio condutor.

Vitrines nacionais e internacionais

A grife JORGE BISCHOFF apresenta criações de sapatos, bolsas e acessórios que enaltecem o lifestyle contemporâneo, abraçando diferentes estilos de consumidores. Ao longo da sua história, construiu alto nível de confiança e admiração, aumentando a cada dia o grande grupo de fãs apaixonados. Atualmente, se destaca como uma das principais lovermarks e grande player da moda no varejo do Brasil. Sua consolidada rede de franquias conta com mais de 110 lojas exclusivas em todas as regiões do território nacional.

No âmbito internacional, os produtos JB também estão presentes em boutiques selecionadas em mais de 60 países, em todos os continentes, somando cerca de 700 pontos de venda multimarcas. Os maiores volumes embarcam para destinos como África do Sul, Emirados Árabes, Porto Rico, Peru e Colômbia. Outra iniciativa é o projeto de lojas licenciadas, que já contabiliza cinco unidades no exterior – duas em Angola e outras três no Equador. Ainda, para 2023, mais uma abertura está prevista nas Filipinas.

Serviço:

Nova Loja da grife JORGE BISCHOFF

Piso L3 – Pátio Batel – Curitiba – Av. do Batel, 1868 - Batel

Abre no próximo dia 13 de julho, a partir das 10h.

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Pólo gastronômico do Água Verde ganha primeiro restaurante japonês com esteira

Pólo gastronômico do Água Verde ganha primeiro restaurante japonês com esteira

Pólo gastronômico do Água Verde ganha primeiro restaurante japonês com esteira

Mazu Japanese Cuisine propõe uma imersão na gastronomia japonesa, com cardápio amplo e sofisticado

Está nascendo um novo polo gastronômico em Curitiba. A Avenida dos Estados, no bairro Água Verde, já é referência em bares e restaurantes na região e agora ganha uma opção de gastronomia japonesa moderna e de alto nível. O Mazu Japanese Cuisine chega para ser o primeiro restaurante com kaiten (esteira) da Avenida e ainda surpreende por incluir no menu da esteira pratos especiais como tartar de salmão e camarões extra-grandes. Além disso, a casa oferece um cardápio a la carte sofisticado e uma carta de drinks que mescla sugestões autorais elegantes e clássicos da coquetelaria. A adega também é diversificada, com mais de 70 rótulos de diversos países.

A ideia dos empreendedores que estão a frente do negócio, Ediana de Medeiros e Leonido Oliveira Jr e de seus sócios investidores, é oferecer aos clientes do Mazu Japanese Cuisine um espaço premium, desde o cardápio e atendimento até a ambientação. Para isso, buscaram profissionais renomados no mercado. O chef de sushi é Adriano Dias, que atuava no premiado restaurante Hai Yo. Para os drinks, o mixologista é Leandro Nolls, com oito anos de experiência na área. E na ambientação, o arquiteto Guilherme Bez, que assina casas de sucesso como Taj, Ox Steakhouse, Nu Nikei, Elixir Campinas.

Kaiten de alto nível

Na esteira, que tem valor único de R$ 129 de domingo a quinta ou R$ 139 às sextas, sábados e feriados (a casa fecha às segundas-feiras), estão incluídos pratos frios e quentes (estes servidos diretamente à mesa, mediante pedido, para garantir temperatura). Destaques entre os frios para Niguiri de barriga de salmão; sashimi de polvo, carpaccios de barriga de salmão e de polvo, tartar de atum, batera de salmão com avocado, e estes são apenas alguns. E entre os quentes, gyoza, salmon balls (bolinhos de salmão), orange chicken (frango ao molho de laranja) e o yaki noodles (macarrão com cubos de carne e mix de cogumelos) e vários outros.

Já para o menu a la carte o chef de sushi Adriano Dias desenvolveu diversos pratos de alta gastronomia. Como entrada, a sugestão é a Ostra Perfeita, uma iguaria preparada com ostras recém-colhidas, geralmente originárias de Guaratuba (PR), consideradas entre as três ostras mais saborosas do mundo, acompanha ovas de massago, gema de ovo de codorna e molho ponzu. Também vale conferir o Asama Masago, preparado com vieiras peruanas seladas na manteiga trufada, marinadas em molho ponzu e finalizadas com salsa de trufa e cebolinha. Para quem prefere carnes a frutos do mar, dois pratos principais cheios de sabor. O YakiNoodles traz macarrão japonês com filé mignon e uma mistura de cogumelos frescos, tudo regado com molho artesanal. Surpreendente na apresentação, o Yakiniku, muito popular no Japão, traz finas fatias de fraldinha Black Angus servidas à mesa em uma mini churrasqueira a carvão, acompanhadas de molho yakiniku especial.

Drinks e vinhos

A carta de drinks do Mazu traz criações do mixologista Leandro Nolls. A inspiração está em fragmentos da coquetelaria japonesa, usando chás típicos gelados e louças personalizadas e exclusivas. Um belo exemplo é o Matchá Tea, que traz como base tequila, machá, edenflower, suco de limão e flor comestível. Este refrescante e delicado coquetel tem como toque final o gelo seco, que traz ainda mais beleza e requinte à bebida. Outro destaque é a Raposa Felpuda, preparada com vodka, licro Marie Brizard, uva rosa, xarope dehibisco, limão, manjericão e gergelin. O Sakura tem gin Tanqueray, camomila bitter, sake, licor de cereja e flor comestível.

Já a adega é formada por mais de 70 rótulos de países com Itália, África do Sul, Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, EUA, França, Portugal. São vinhos pensados para harmonizar com a gastronomia oriental.

Ambientação

Assinada pelo badalado arquiteto Guilherme Bez, a ambientação do Mazu Japanese Cuisine propõe uma arquitetura exclusiva, fugindo das decorações tradicionais. Para isso, a ideia foi investir em mobiliário moderno, cores fortes e elementos de artes plásticas, como pinturas de paisagens orientais nas paredes. Os grandes destaques da decoração são uma escultura de um peixe dourado japonês, criado especialmente para o Mazu pelos artistas plásticos Tony Reis e Maielle Laguna Reis. Com cerca de quatro metros de comprimento, a escultura é iluminada e fica “flutuando” sobre o vitral do restaurante. Pode ser vista da rua, passando a impressão de um grande aquário.

Sobre o Mazu

Mazu é uma palavra em japonês que quer dizer “o primeiro, antes de mais nada”. Termo muito adequado ao restaurante, que chega para trazer uma nova experiência ao público da região em termos de qualidade e experiência. Os proprietários Ediana de Medeiros, Leonido Oliveira Junior e seus sócios têm ampla experiência no ramo gastronômico. O mais recente investimento, aberto há cerca de dois anos, é a franquia do restaurante Zapata Mexican Bar Água Verde, com capacidade de 290 pessoas. Ao identificarem um ponto localizado exatamente em frente ao Zapata, logo perceberam o imenso potencial do local e colocaram em pratica a ideia de trazer um restaurante ao estilo kaiten para a região, com menu à la carte bem elaborado, de forma a se tornar um restaurante de destaque.

Serviço:

Mazu Japanese Cuisine

Av. dos Estados, 853 - Água Verde, Curitiba (PR)

Funciona de domingo a quinta, das 18h às 23h30. Sextas e sábados, das 18h à meia-noite

Fecha às segundas-feiras

Reservas: 41 99115-0134

Instagram: @mazujapanesecuisine

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Biscoito ou Bolacha? O Boticário aposta em votação inédita e estimula interação do público em torno de clássica polêmica nacional

Biscoito ou Bolacha? O Boticário aposta em votação inédita e estimula interação do público em torno de clássica polêmica nacional

Biscoito ou Bolacha? O Boticário aposta em votação inédita e estimula interação do público em torno de clássica polêmica nacional

Em tom bem-humorado e descontraído, a marca apresenta estratégia de campanha que engaja o público em múltiplos canais para comunicar o lançamento da nova linha Cuide-se Bem Biscoito ou Bolacha?

Os memes e conteúdos virais são a alma da internet, pois eles divertem e engajam as pessoas para compartilhá-los. Essa foi a aposta do Boticário para conversar com os consumidores sobre a nova linha Cuide-se Bem Biscoito ou Bolacha?. Aproveitando um assunto que, naturalmente, divide opiniões em todo o país, Cuide-se Bem, marca de cuidados pessoais do Boticário, lança linha de produtos que levanta o debate: é biscoito ou é bolacha? Com inovações que apresentam fragrância e textura características, a marca embala a discussão e convida o público para conhecer os produtos e brincar com o assunto.

O debate se é biscoito ou bolacha é um clássico brasileiro. A partir do insight criativo “o povo decide”, a marca convoca os consumidores a votarem a partir de uma estratégia que garante conversa e interação da comunidade nas redes sociais como elementos centrais. A fase off-line conta com correspondentes localizados em quatro estados do país: os creators Valen Bandeira, no Rio de Janeiro; Fausto, em São Paulo; Guilherme D’lucca, em Goiás; e Raoni Oliveira, na Bahia – que, juntos, foram para as ruas abrir a discussão com o público em cada uma das regiões (assista aqui). Além disso, mais 300 influenciadores serão ativados pela marca, representando os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O squad é responsável por oferecer a experimentação dos produtos ao público que, em contato com a fragrância e textura, é engajado a entrar na brincadeira e responder: é cheiro de biscoito ou bolacha?

Já nas redes sociais, a marca engaja a comunidade promovendo votação por meio da marcação das hashtags #botiébiscoito ou #botiébolacha nas plataformas Instagram, TikTok e Twitter e, nos dias 11 e 12 julho, por um sistema de votação que ficará disponível na landing page exclusiva do lançamento no e-commerce do Boticário. Os resultados das votações serão divulgados em um filme digital nas redes sociais da marca no dia 14 de julho.

“A verdade é que não tem certo nem errado. Como marca, aproveitamos a oportunidade de fomentar uma polêmica nacional, marcada por aspectos e características regionalizadas, para trazer o consumidor de todo o país para o centro dessa conversa, incentivando a interação, o engajamento e a contribuição da nossa comunidade em alimentar essa discussão com muito humor, diversão e leveza – com estratégia irreverente e descontraída, que se conecta com os território de Cuide-se Bem”, comenta Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

A estratégia para o lançamento aposta em caminhos criativos para potencializar a discussão clássica. “As campanhas digitais precisam ter potencial de criar uma conversa colocando o consumidor no centro disso. E aqui partimos de uma discussão e pegamos carona em uma conversa que já existe na boca e nas timelines das pessoas. Dessa forma, as pessoas conseguem se identificar e se relacionar com a campanha, a ponto de sentirem vontade de surfar essa onda com a gente”, complementa Marcela. 

Com criação da W3haus, agência do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini e responsável pelas redes do Grupo Boticário, a campanha garante uma conexão genuína com o público e gera uma sensação de pertencimento. “A ideia para o lançamento de Cuide-se Bem Biscoito ou Bolacha? está associada à tendência de comportamento da Geração Z, target principal da marca, já que os clientes dessa geração esperam experiências autênticas, com interação e personalização no momento da compra”, diz Natália Fava, diretora de criação do Boticário na W3haus. 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.   

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022

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Trabalha fora? Confira 4 dicas para te ajudar na rotina de organização da casa

Trabalha fora? Confira 4 dicas para te ajudar na rotina de organização da casa

A rotina de quem trabalha fora de casa é, em sua maioria, desgastante e pode se tornar ainda mais para quem também tem a organização da casa como uma responsabilidade. Como a opção de uma ajudante em casa todos os dias da semana não é viável para grande parte da população, algumas estratégias de organização podem auxiliar na manutenção diária e evitar acúmulos para que os dias de descanso não sejam completamente dedicados à faxina.

Valdir Camargo, especialista em limpeza da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, listou algumas dicas muito úteis para ajudar a rotina de limpeza e não sobrecarregar.

Cronograma semanal

Definir uma ordem de limpeza é essencial para manter a organização. Você pode criar um cronograma de limpeza para sua casa. Anote quais são as limpezas diárias e “Separe um tempo do dia para um cômodo ou atividade mais detalhada. Por exemplo, segunda-feira para lavar as roupas ou terça-feira para os quartos. Dessa forma, seguindo uma lista com o que precisa ser feito, você tem a garantia de que todos os ambientes foram limpos na semana, as necessidades ficam mais visíveis e as soluções também”, afirma o profissional.

Limpeza diária rápida

Com o cronograma em mãos é só começar. “Dedique alguns minutos todos os dias para fazer uma limpeza rápida em áreas-chave da casa, como a cozinha e o banheiro. Lave os pratos imediatamente após as refeições, limpe as superfícies de trabalho e o fogão, e dê uma rápida organizada no banheiro e faça uma varrição nas áreas de circulação da casa. Assim, esses pequenos esforços diários evitarão que a sujeira se acumule e tornarão a limpeza geral mais fácil”, destaca.

Regra dos 15 minutos

Manter a casa organizada facilitará a limpeza. Por isso, separe 15 minutos do seu dia para dar uma ordem geral. “Antes de dormir, reserve esse tempo para guardar tudo o que estiver fora do seu lugar. Passe pelos cômodos e veja tudo o que está visivelmente fora do lugar. Isso facilitará na organização pré-estabelecida para o outro dia ao acordar, além de facilitar na busca por objetos, já que estão em seus devidos lugares”, explica o especialista.

Limpeza especializada

A ajuda profissional pode ser uma saída. “Seja mensal ou quinzenalmente, uma limpeza profissional pode ajudar muito na manutenção diária. Essa super faxina pode ser feita na casa toda e mantida com as técnicas de organização e higienização diárias já listadas”, completa Valdir.

Sobre a Maria Brasileira

Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. Com mais de 80 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 450 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra e sanitização.

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