Cinco dicas para adotar compliance em pequenos negócios  

Cinco dicas para adotar compliance em pequenos negócios

ESG, gestão de pessoas, diretrizes éticas, responsabilidade social e ambiental. A lista de exigências que precisam ser seguidas atualmente pelas empresas é grande, mas fundamental. Se a ideia do planeta no futuro é ser mais justo e sustentável, é preciso começar a aplicar esses conceitos no dia a dia dos negócios e colaboradores. Como fazer isso quando se fala de uma marca pequena ou média, que não conta com grandes equipes ou especialistas em cada um desses assuntos?

Para a gerente de compliance da Tecnobank, Thais Takagi, a adoção dessas práticas não é uma questão de tamanho, mas de vontade. “O que chamamos de compliance é nada mais do que posicionar as empresas de acordo com as leis e os padrões éticos, além de regulamentos internos e externos. E isso pode ser feito em qualquer empresa, independentemente do porte”, explica a especialista, que elenca os principais pontos a serem seguidos para garantir um compliance sólido em qualquer negócio. "O Brasil, inclusive, é referência mundial no assunto. O país tem iniciativas que, muitas vezes, estão à frente inclusive de países de primeiro mundo", ressalta.

Sustentabilidade

“Muitas pessoas ainda acham que sustentabilidade é apenas sobre respeito ao meio ambiente, mas isso não é verdade. Só é sustentável o produto ou serviço que observa também os direitos humanos, a responsabilidade social e outros aspectos fundamentais para o mundo contemporâneo”, pontua. Portanto, não adianta produzir uma geleia orgânica, por exemplo, mas desrespeitar direitos trabalhistas.

Atenção aos fornecedores

Um bom programa de compliance deve levar em conta, também, as práticas adotadas pelos fornecedores escolhidos. Não basta ter uma operação cuidadosamente planejada, é preciso assumir a responsabilidade de contratar apenas empresas terceirizadas que tenham como premissa fazer o mesmo.

Conformidade jurídica

Não é necessário ter um departamento jurídico interno, mas toda empresa precisa de uma boa assessoria para garantir que todas as leis e regulamentações estejam sendo seguidas corretamente. “Estar em conformidade com a legislação é fundamental para o compliance. Uma assessoria jurídica de confiança traz mais segurança, nesse sentido”, destaca Thais.

Canais de denúncia

Abrir os canais de comunicação com a equipe e os consumidores é indispensável para um bom programa de compliance. Afinal, é preciso fortalecer e incentivar as pessoas a participarem ativamente da construção de uma empresa mais correta.

Resposta rápida

Preparar um guia de crises que preveja situações de risco é uma boa maneira de antecipar problemas e listar possíveis soluções para cada um deles. “Quando há um problema que ameaça o programa de compliance, é muito importante responder rapidamente a ele com soluções eficazes. Isso só é possível quando a empresa já tem, previamente, um guia que indique que atitudes tomar em cada situação de crise”, completa a especialista.

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UniCuritiba abre inscrições para o Vestibular de Inverno

UniCuritiba abre inscrições para o Vestibular de Inverno

UniCuritiba abre inscrições para o Vestibular de Inverno

Processo seletivo será realizado nos dias 22/07 e 23/07, de forma online, e os candidatos com melhor classificação receberão bolsas de estudo

O UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino superior do país – está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2023. A prova será online e pode ser feita entre os dias 22/07 e 23/07, no horário escolhido pelo estudante. Para os candidatos com melhor desempenho, o UniCuritiba oferecerá bolsas de estudo de até 100%.

Para se inscrever, o candidato deve acessar https://www.unicuritiba.edu.br/vestibular-tradicional/. O edital está disponível em https://www.unicuritiba.edu.br/editais/. A lista dos aprovados no Vestibular de Inverno e dos contemplados com bolsas de estudo será divulgada no dia 26/07, a partir das 20 horas, no site do UniCuritiba. As matrículas poderão ser feitas até o dia 01/08.

Referência no ensino superior, o UniCuritiba tem conceito máximo do MEC (nota 5). A instituição oferece mais de 40 opções de graduação em todas as áreas do conhecimento e, recentemente, lançou o curso de Enfermagem. Em maio, obteve o reconhecimento do MEC no curso de Odontologia com nota máxima.

Na área do Direito, o curso é reconhecido com o Selo OAB Recomenda, que se baseia na performance da instituição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e no resultado do Exame da Ordem dos Advogados (OAB). Líder paranaense em aprovações na OAB, o curso de Direito do UniCuritiba se destaca também no ranking brasileiro, com percentual de aprovados acima da média nacional.

Além da qualidade das aulas, os estudantes que ingressam no curso de Direito do UniCuritiba ganham ainda um curso preparatório para o Exame da OAB realizado pela Ebradi – Escola Brasileira de Direito (instituição que também integra a Ânima Educação).

Matrículas no ensino superior

O Paraná é o quarto estado com o maior número de estudantes na graduação: quase 630 mil matriculados, sendo 78,1% em instituições de ensino superior privadas, conforme dados da 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil publicado pelo Instituto Semesp.

De acordo com o levantamento, o curso de Direito lidera o interesse dos estudantes em todo o país, concentrando 18,3% das matrículas na rede privada de ensino superior. A área também foi a mais pesquisada na internet no primeiro trimestre de 2023.

Depois do Direito, os cursos com o maior número de matriculados em cursos presenciais de graduação no Brasil são: Psicologia, Enfermagem, Administração, Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Engenharia Civil, Farmácia e Pedagogia.

Já entre os líderes de pesquisas na internet estão, além do Direito, os cursos de Psicologia, Administração, Medicina, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas e Economia. Com exceção de Medicina, todos esses cursos são oferecidos pelo UniCuritiba.

Serviço:

• O quê: Vestibular de Inverno 2023 UniCuritiba

• Quando: 22/7 e 23/07, em horário a escolher

• Como: prova online, com bolsas de estudo para os candidatos com melhor desempenho

• Quanto: inscrição gratuita

• Onde se inscrever: https://www.unicuritiba.edu.br/vestibular-tradicional/

• Mais informações: https://www.unicuritiba.edu.br/editais/

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

 

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Dias frios aquecem vendas de chocolates artesanais   

Dias frios aquecem vendas de chocolates artesanais  

Dias frios aquecem vendas de chocolates artesanais

D’Furhmann lança ofertas para julho e planeja ampliar as vendas dos itens mais consumidos no inverno em 5% em relação ao ano anterior

Uma delícia amada por muitos, o chocolate tem até data para ser comemorada em todo mundo: 7 de julho. Ninguém sabe ao certo o motivo do dia ter sido escolhido para celebrar a iguaria, mas a versão mais divulgada por historiadores é a entrada do chocolate na Europa, por volta do século XV. Mas foram Astecas e Maias os pioneiros no cultivo do cacau - que é a matéria-prima do chocolate - muito antes de sua introdução na Europa.

O Brasil se destaca como produtor e consumidor. De acordo com dados do setor, o Brasil é o 7º maior produtor de cacau no mundo e ocupa também a 7ª posição entre os maiores exportadores do produto e seus derivados. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), mostram que a indústria brasileira subiu de 189 mil toneladas produzidas em 2021, para 201 mil toneladas, em 2022. 

O consumo também é alto. Pesquisa da Betway comprova que mais de 21% da população nacional consome chocolate diariamente. Além disso, dados Abicab apontam crescimento de mais de 16% no consumo no ano passado. 

Celebrando o chocolate

Para celebrar o Dia Mundial do Chocolate, a mais tradicional chocolateria artesanal de Curitiba lançou uma série de ofertas e uma ação especial para o dia 7.

“Durante todo o mês de julho, produtos selecionados ganham 25% de desconto para a felicidade do público amante da iguaria. As ofertas estão nas Trufas (R$ 4,00 cada) – carro chefe de vendas da marca – na Língua de Gato (R$ 13,50 cada) e nas Barras da Linha Turismo. E na compra de dois Fondues, o cliente ganha um Chocobomb”, destaca Ana Cecília Dembiski Erbano, diretora administrativa da D’Fuhrmann Chocolates.

No dia 7 de julho, os clientes que visitarem as lojas do Mercado Municipal e da Avenida das Torres poderão participar de uma ação com balões, que vai proporcionar mais descontos e ofertas. “Nas compras acima de R$ 30,00, o cliente poderá estourar um balão e ganhar seu prêmio”, conta a diretora. 

A expectativa é ter um incremento nas vendas de inverno de 5% em relação ao ano passado.

Cardápio para o inverno

Além das ações comemorativas, a D’Furhmann tem em seu cardápio sazonal uma linha especial comercializada apenas no inverno e que faz a combinação perfeita entre frio e chocolate. A produção é feita artesanalmente, com controle de qualidade rigoroso para garantir que os produtos fiquem saborosos e frescos.

Nos destaques do período, a Mistura Para Fondue e o Chocolate Quente viram as estrelas da época mais fria do ano. Outra aposta é o Chocobomb, uma bola de chocolate recheada com misturas saborosas e recheio de marshmallows. “Ela derrete quando adicionada ao leite quente e, como o próprio nome diz, é uma explosão de sabor”, explica Ana Cecília. 

Sobre

A D’Fuhrmann Chocolates é uma empresa curitibana com suas origens na tradição alemã. Está no mercado há 22 anos e oferece ampla variedade de chocolates artesanais, com elevada qualidade e sabor único (pouco doce). 

Empresa familiar, a D’Fuhrmann Chocolates tem em seu comando a empresária e chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski e sua filha, Ana Cecília Dembiski Erbano. 

O amor e o interesse pelo fabuloso mundo do chocolate transformaram Selma em uma especialista no assunto, que sempre participa de feiras e cursos no Brasil e na Europa. Já Ana Cecília - que desde pequena interage com a produção e setor de embalagens - complementa a empresa nas áreas de administração e marketing. 

Além da loja virtual, a www.dfuhrmannchocolates.com.br tem três unidades físicas em Curitiba. A matriz e a fábrica ficam no Eixo Rodoviária-Aeroporto, no Uberaba (Comendador Franco, 5050). A chocolataria possui um ponto de vendas na Galeria Suissa (no Centro de Curitiba) e outra filial que atende os turistas e a região no Mercado Municipal de Curitiba.

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Segunda é o Dia da Pizza: aprenda receitas mais saudáveis e menos calóricas   

Segunda é o Dia da Pizza: aprenda receitas mais saudáveis e menos calóricas  

Segunda é o Dia da Pizza: aprenda receitas mais saudáveis e menos calóricas

Professora do curso de Nutrição ensina a preparar massas e recheios para comer sem culpa e sem brigas com a balança

O Brasil é o segundo maior consumidor de pizza do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ainda que a massa com molho de tomate e queijo seja um prato atribuído à gastronomia italiana, a Itália aparece em quarto lugar no ranking.

Dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo mostram que a produção brasileira chega a um milhão de pizzas por dia. São Paulo lidera o ranking nacional, com mais de 570 mil unidades consumidas diariamente, e ocupa a segunda posição entre as cidades que mais consomem pizza no mundo, atrás de Nova Iorque.

No Brasil, além do Sudeste, a região Sul também se destaca: 90% das pessoas afirmam ter o hábito de comer pizza. Um levantamento com base em dados do iFood mostra que o Paraná é o quarto estado que mais utiliza o aplicativo para pedir pizza e, em 80% dos casos, os consumidores escolhem pizzarias perto de casa para fazer o pedido.

O prato ficou tão famoso no Brasil que ganhou uma data especial: 10 de julho é, oficialmente, o Dia da Pizza. De acordo com a nutricionista Maria Fernanda Koch Temporal, comer uma fatia de pizza de vez em quando não é pecado. O problema são os exageros, já que o prato é calórico e o excesso de calorias leva ao acúmulo de gordura corporal, prejudica o sistema imunológico, aumenta os níveis de colesterol e triglicerídeos e pode causar doenças como hipertensão e diabetes.

“O segredo é o equilíbrio e é possível optar por receitas com ingredientes mais saudáveis, leves, nutritivos e com menos carboidratos e gorduras”, ensina a coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino superior privado do país.

Dicas para comer sem culpa

Uma fatia de pizza tem, em média, de 250 a 300 calorias, dependendo da quantidade de queijo, do tipo de recheio e da espessura da massa. Além de optar por ingredientes mais saudáveis, como queijos brancos, champignon, palmito, frango e atum, outras dicas podem ajudar: evite pizzas congeladas, bordas recheadas e rodízios, em que as fatias são servidas à vontade e a chance de comer em excesso é maior.

A borda recheada pode aumentar, em média, 200 calorias por fatia. Em um rodízio, é fácil chegar ao consumo de 3.000 kcal. As pizzas doces, servidas como sobremesa, merecem cuidado redobrado, já que costumam ser altamente calóricas por conter leite condensado, doce de leite, creme de avelã, coberturas de chocolate e até sorvete.

Receitas menos calóricas

Pizza lowcarb (sem trigo)
Ingredientes
1 couve-flor cru
1 dente de alho
1 colher (sopa) de queijo parmesão
1 ovo inteiro batido
½ xícara (chá) de queijo muçarela light ou queijo branco
5 tomates cereja fatiados
3 colheres (sopa) de molho de tomate (de preferência caseiro)
Sal, orégano e manjericão a gosto

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180oC. Em um processador, triture a couve-flor e transfira para um pano de prato para drenar o excesso de água. Coloque a couve-flor em uma tigela, junte o alho, o sal, o orégano, o queijo parmesão e o ovo. Misture bem.

Coloque a mistura em uma forma de pizza, espalhe e leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno, coloque o molho de tomate, a muçarela, o tomate cereja e o manjericão. Volte ao forno para gratinar, retire e sirva.

Pizza com farinha de aveia na frigideira
Ingredientes
2 ovos
4 colheres (sopa) de farinha de aveia
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) leite
1 pitada de sal
1 colher (café) de fermento
1 colher (sopa) de molho de tomate (preferencialmente caseiro)
50 gramas de peito de frango cozido e desfiado
1 colher (sopa) de milho verde
1 colher (sopa) de azeitona picada
4 anéis de cebola (opcional)
2 fatias de queijo muçarela
4 rodelas de tomate

Modo de preparo
Para a massa, coloque os ovos, o azeite e o leite em uma tigela. Misture bem. Acrescente a farinha de aveia e uma pitada de sal. Misture novamente. Por último, coloque o fermento químico. Em uma frigideira untada com azeite, em fogo baixo, coloque essa mistura. Tampe a frigideira e, após 2 minutos, vire a massa.

Com a massa ainda na frigideira, adicione o recheio: molho de tomate, queijo, frango, milho, azeitona, tomate e cebola. Finalize com orégano, tampe a frigideira e espere o queijo derreter.

Pizza proteica
Ingredientes
400 g de frango cozido desfiado e temperado
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento químico
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Molho de tomate
Queijo muçarela
Rodelas de tomate
Orégano

Modo de preparo
Bata o frango desfiado no liquidificador, aos poucos, até que fique bem triturado. Coloque em uma tigela e acrescente os ovos, o azeite e o fermento. Misture bem. Unte uma forma de pizza e espalhe a massa, formando uma camada fina. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos. Retire do forno, adicione o molho, o queijo, os tomates e o orégano. Devolva ao forno até terminar de assar.

Pizza de frigideira com morango e chocolate
Ingredientes
1 ovo
2 colheres (sopa) de farinha de aveia ou farinha de arroz
1 colher (café) de fermento químico
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de chocolate meio amargo picado ou ralado
1 fatia de muçarela
Morangos maduros fatiados

Modo de preparo
Bata o ovo com um garfo, adicione a farinha, o sal e o fermento. Misture até a massa ficar homogênea. Unte uma frigideira com manteiga ou óleo de coco, coloque a massa, tampe a frigideira e deixe em fogo baixo até a massa dourar. Vire a massa, coloque o queijo e o chocolate picado. Tampe novamente até o queijo e o chocolate derreterem. Por último, coloque os morangos picados.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

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Liquidação de inverno: como fidelizar clientes e expandir as vendas no mês das promoções

Liquidação de inverno: como fidelizar clientes e expandir as vendas no mês das promoções

O setor de varejo de vestuário, calçados e acessórios deve movimentar um volume de vendas de R$ 13,76 bilhões até agosto em todo o país

Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, historicamente, o inverno gera um crescimento de 9,2% nas vendas, em comparação com as estações intermediárias como primavera e outono. Já segundo os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de varejo de vestuário, calçados e acessórios deve movimentar um volume de vendas de R$13,76 bilhões até agosto em todo o país.

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, a chegada das promoções de inverno traz consigo uma excelente oportunidade para os varejistas, que devem aproveitar a época para fidelizar clientes e expandir suas vendas. “Com a concorrência acirrada e o consumidor cada vez mais exigente, é fundamental que as empresas adotem estratégias inteligentes para se destacarem nesse período, criando uma abordagem integrada que combine ações online e offline, algo essencial para alcançar resultados financeiros e fidelizar clientes”, explica.

Frederico conta que uma das primeiras dicas para aproveitar as oportunidades da época é aproveitar o poder do relacionamento e das redes sociais, uma vez que as plataformas digitais oferecem um amplo alcance e são excelentes ferramentas para criar expectativa e engajar os clientes. “As redes sociais são hoje uma importante porta de entrada e ferramenta de interação com o público, sendo fundamental pensar em estratégias para esse canal, como campanhas interativas, promoção de concursos, sorteios e compartilhamento de experiências, etc. Desta forma é possível gerar maior buzz em torno da liquidação de inverno”, conta o especialista.

Também é crucial oferecer benefícios exclusivos aos clientes mais fiéis, como programas de fidelidade, descontos especiais e brindes, uma vez que são estratégias eficazes para incentivar a repetição de compra e manter uma base sólida de clientes satisfeitos. “A personalização das ofertas é fundamental nesse sentido, pois cada cliente se sente único e valorizado”, reforça Frederico.

Ambiente físico e coleta de dados

No que diz respeito ao ambiente físico das lojas, o foco deve ser criar uma experiência de compra única na loja, que gere aproximação com os clientes. “A ambientação da loja, a disposição dos produtos e a qualidade do atendimento são aspectos cruciais para atrair e encantar os consumidores. Uma ótima iniciativa é investir em treinamento da equipe de vendas, visando aprimorar o atendimento personalizado e proporcionar uma experiência memorável aos clientes”, reforça Frederico.

Outro ponto fundamental é a coleta e análise dos resultados obtidos durante o período da campanha de inverno, que deve contar com a utilização de métricas relevantes para mensurar o desempenho das estratégias adotadas. “É fundamental coletar dados e mensurá-los, pois essa análise irá proporcionar insights valiosos para que haja o aprimoramento das ações futuras e a otimização dos resultados para as próximas promoções”.

Dicas de como os lojistas podem fazer promoções eficazes durante o inverno

Planejamento antecipado: Comece a planejar suas promoções com antecedência, definindo metas claras e estabelecendo um cronograma. Isso permite que você se prepare adequadamente, organize o estoque e crie estratégias de marketing eficientes.

Descontos atraentes: ofereça descontos significativos e atrativos para incentivar os clientes a comprarem durante a liquidação. Descontos agressivos são capazes de chamar a atenção e criar um senso de urgência nas pessoas.

Bundles e pacotes: Considere criar bundles ou pacotes promocionais, oferecendo combinações de produtos complementares a preços especiais. Essa estratégia pode aumentar o valor percebido pelo cliente e estimular compras adicionais.
Frete grátis ou reduzido: considere oferecer frete grátis ou reduzido durante a liquidação, especialmente para compras acima de um determinado valor. Isso pode ser um incentivo adicional para os clientes fecharem a compra.

Brindes ou amostras: ofereça brindes ou amostras grátis para os clientes que fizerem compras durante a liquidação. Isso não apenas agrega valor à experiência do cliente, mas também pode incentivar futuras compras.

Programa de indicação: crie um programa de indicação, onde os clientes recebam benefícios extras ao indicarem amigos ou familiares para fazerem compras durante a liquidação. Essa estratégia aproveita o poder do boca a boca para expandir o alcance da promoção.

Lançamento exclusivo: considere lançar produtos exclusivos ou coleções limitadas durante a liquidação. Essa abordagem pode despertar o interesse dos clientes em buscar itens únicos e diferenciados, aumentando a demanda.

Comunicação efetiva: utilize canais de comunicação efetivos para divulgar a promoção, como e-mails, redes sociais, anúncios pagos e parcerias com influenciadores digitais. Certifique-se de transmitir claramente os benefícios da liquidação e criar um senso de urgência.

Segmentação de público: identifique e segmente seu público-alvo com base em preferências e comportamentos de compra. Isso permite direcionar suas promoções de forma mais personalizada e relevante, aumentando as chances de conversão.

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