Agenda CASACOR 2023  

Agenda CASACOR 2023

Confira as datas das mostras CASACOR que prometem agitar o segmento do morar em todo o país nesse primeiro semestre

Em 2023, o mês de maio marca o início do circuito de exibições da CASACOR em todo o Brasil e exterior. A mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas chega com o tema 'Corpo & Morada', que desafia todo o elenco a refletir e apresentar projetos que façam referência à pele que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta.

Quem abre o calendário é a CASACOR Goiás, que acontece novamente no Flamboyant Shopping e já anunciou os 52 nomes da arquitetura, design de interiores e paisagismo que farão parte desta 26ª edição. Na sequência, cruzando as fronteiras brasileiras, está confirmada para 23 de maio a CASACOR Peru, franquia internacional mais antiga da marca. Desde 1996, a versão peruana de CASACOR traz o melhor da arquitetura, design de interiores e paisagismo do país sempre em edifícios ou casas que remetem à cultura local e tradições Incas. No mesmo mês está marcada ainda a estreia de CASACOR Bolívia em 24 de maio.

Ainda no primeiro semestre, a CASACOR Paraíba chega a sua terceira edição, com abertura marcada para dia 26 de maio, a ser realizada em uma casa na avenida Ruy Carneiro, com masterplan de David Bastos e a proposta de apresentar experiências únicas de tecnologia, conforto, sofisticação e design. Do Nordeste para o Sul, a CASACOR Paraná promete agitar mais uma vez Curitiba a partir do dia 04 de junho. Já a CASACOR Santa Catarina (Balneário Camboriú) define como cenário a casa The Spot One, primeiro residencial do Sul do país conectado a um shopping, o Balneário Shopping. A mostra irá ocupar três andares do prédio com projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Manoel Dória e interiores da arquiteta Roberta Zimmermann, com abertura em 08 de junho.

E a 36ª edição da CASACOR São Paulo, principal mostra do calendário, volta a ocupar o calendário do primeiro semestre, com abertura no final de maio, como era tradição até 2019. A mostra paulistana será, pela segunda vez, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, dando continuidade ao sucesso da sua edição comemorativa de 35 anos, que ficou marcada na história do evento. Em 2023, o espaço será ampliado e terá mais de 11.000m² de área construída. A edição vai ocupar o mezanino e o terraço aberto do edifício, com uma configuração totalmente nova para os visitantes que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do local.

Confira a lista completa das mostras CASACOR confirmadas para esse primeiro semestre e suas datas previstas*:

Goiás - 06 de maio a 02 de julho

Peru - 23 de maio a 02 de julho

Bolívia - 24 de maio a 01 de julho

Paraíba - 26 de maio a 05 de julho

São Paulo - 30 de maio a 06 de agosto

Paraná - 04 de junho a 23 de julho

Santa Catarina (Balneário) - 08 de junho a 23 de julho

* datas poderão sofrer alteração ao longo do ano, sendo sempre atualizadas no www.casacor.abril.com.br  

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

Add a comment

Dia Mundial do Livro: CEOs e empresários indicam livros para inspirar lideranças de sucesso  

Dia Mundial do Livro: CEOs e empresários indicam livros para inspirar lideranças de sucesso 

A data é celebrada em 23 de abril, e as obras podem ajudam a transformar carreiras, gerar ideias e alavancar grandes negócios

O hábito de ler livros é uma das principais características em comum de bons administradores e empreendedores. Por meio de diversas obras é possível conhecer a experiência de executivos renomados, descobrir estratégias, se preparar para as dificuldades e desenvolver um pensamento mais assertivo para o mercado. Em celebração ao Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, líderes de empresas brasileiras recomendam leituras que podem ajudar a fortalecer a carreira de quem está começando. Confira abaixo as sugestões que podem inspirar trajetórias de sucesso:

Fritz Paixão, CEO da CleanNew, franquia especializada em blindagem e higienização de estofados, recomenda a obra ‘O monge que vendeu sua Ferrari’, de Robin Sharma. “O livro retrata a história de um advogado poderoso que vendeu uma um exemplar do carro e foi conhecer os monges do Tibete. Por meio de metáforas, o escritor conduz a uma reconstrução interior para que possa despertar a verdadeira força motivadora dos grandes empreendedores”, explica.

Ellen Fernandes, fundadora e CFO da Red Fitness, rede de academias, indica a obra de Geraldo Rufino, ‘O Catador de Sonhos’. “O livro conta a história de um empresário visionário que começou como catador de latinhas, ensinando tudo o que precisamos saber sobre otimismo, superação e determinação. Indicação ótima para novos empreendedores”, conta a executiva.

Para João Paulo Albuquerque, sócio-fundador e diretor de expansão do Buteco Folks, rede de botecos que proporciona entretenimento e boas experiências em cidades interioranas, o livro “Alchemy. The Dark Art and Curious Science of Creating Magic in Brands, Business, and Life", do autor Rory Sutherland, é a indicação perfeita. “Este livro me marcou muito. O autor traz uma perspectiva bem interessante sobre a correlação que existe entre percepção e a realidade e, por meio de diferentes histórias dentro do mundo dos negócios que exploram o comportamento humano e suas decisões, ele mostra o poder do apelo ao subconsciente”, explica.

Já o Dr. Edson Ramuth, CEO do Emagrecentro, franquia de emagrecimento saudável e estética corporal com metodologia comprovada e certificada internacionalmente, recomenda o livro ‘A Startup Enxuta’ de Eric Ries. “Este livro é um guia prático para empreendedores que desejam criar produtos e empresas bem-sucedidos de forma rápida e eficiente. Eric Ries apresenta uma metodologia para desenvolvimento de produtos, chamada "Lean Startup", que se baseia em testes e experimentações constantes para descobrir o que funciona e o que não funciona no mercado. O livro é uma leitura essencial para quem deseja empreender de forma inteligente e estratégica”, comenta Ramuth.

A microfranquia home-based de saúde, beleza e bem-estar em domicílio, SPA Express, tornou-se uma das maiores do país com mais de 50 operações. A CEO, Luciana Piquet, recomenda a leitura do livro ‘O Jeito Harvard De Ser Feliz’, do autor Shawn Achor. “O livro me inspira a ser melhor como ser humano e como líder, dando ferramentas práticas para serem aplicadas no dia a dia dos negócios”.

Para o sócio-fundador e CEO da Magnólia Papelaria, Fillipe Janiques, as obras de Phill Knight, “A Marca da Vitória”, e Rony Meisler, “Rebeldes tem Asas”, estão em sua mesa de cabeceira. “Sou apaixonado por biografias de empreendedores que obtiveram relevância e sucesso em suas áreas de atuação. Nada melhor do que se inspirar em pessoas de destaque para conseguirmos compreender melhor as dificuldades e desafios da jornada de empreender”, explica.

Já o CEO da Lavô, Angelo Max Donaton, recomenda a leitura do livro “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o Caos", do escritor libanês Nassim Nicholas Taleb. “O livro se desenvolve mostrando como erros e fatores de estresse são oportunidades de melhorar a vida e o negócio, provocando reflexões acerca do mundo contemporâneo e das razões pelas quais a humanidade precisa de pessoas que assumam riscos. A ideia central é que possamos lidar com situações difíceis sob uma outra perspectiva e que, ao invés de se desesperar diante delas, possamos tirar grandes proveitos e enxergar as boas oportunidade”, destaca.

Flávio Gagliardi, fundador e CEO do Mr. Cheff, indica o livro “A Marcha das 20 Milhas”, do autor Jim Collins. “O livro fala sobre determinação e espírito de urgência. O que mais me chama atenção nesta obra é a mensagem sobre andar para frente todos os dias sem olhar o que está acontecendo ao seu redor, sabendo onde e como se quer chegar. A meta de uma empresa não está baseada apenas no crescimento e sim em lucratividade e, para isso, é necessário ter determinação e ir conquistando pequenos objetivoa todos os dias”, comenta

Já Gare Marques, sócio-fundador e diretor de marketing da Mais1.Café, maior rede de cafeterias do Brasil, recomenda a leitura do livro “Dê propósito: Coloque a intenção certa no seu trabalho e preencha sua rotina de satisfação e significado”, escrito por João Branco. “Acho que o livro e o autor trazem uma visão interessante sobre ser feliz no trabalho. Com um foco direcionado à satisfação pessoal, considerando o desenvolvimento das habilidades para construir uma carreira que valorize os talentos de cada profissional”, afirma.

De acordo com Pedro Elero, sócio-fundador e CEO da Folks Pub, maior rede de pub sertanejo do país, o livro “O Jeito Disney de Encantar os Clientes”, escrito por Michael D. Eisner, é a base da cultura organizacional da franquia e, por isso, não poderia ficar de fora de uma lista de indicações. “A obra revela como a Disney foca em seus clientes, os quais são chamados de convidados, norteando assim todos os processos, pessoas e estratégias para a satisfação e o encantamento. Essa forte cultura gera muito valor e diferencial competitivo para as empresas”, comenta.

Roger Righi Coelho, sócio-fundador e diretor de expansão da Le Petit Macarons, primeira boutique brasileira especializada no doce francês macaron, recomenda a leitura do livro “Rebeldes têm Asas”, que conta a história da marca Reserva e foi escrito por Rony Meisler e Sergio Pugliese. “A obra traz uma excelente visão de um empreendedor apaixonado em como criar uma marca que transcende a empresa. É sinônimo de adoração pelos criadores, funcionários, clientes e tantas outras pessoas. Vale a pena conhecer a história por trás de uma das marcas mais bacanas em termos de engajamento”, comenta.

Amauri Sales de Melo, sócio-fundador e diretor executivo da Home Sushi Home, rede de delivery de comidas orientais e havaianas, indica a leitura do livro “As cartas de Bezos: 14 princípios para crescer como a Amazon”, escrito por Steve Anderson. “Pelo livro é possível extrair os diversos insights de como pensa um grande empreendedor e tirar lições importantes para o mundo dos negócios”, explica.

Para impulsionar grandes sonhos, Camila Miglhorini, fundadora e CEO da Mr Fit, rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, traz como sugestão a leitura da obra “Seja Obcecado ou Seja Mediano”, de Grant Cardone. Segundo a executiva, esse livro é uma ótima ferramenta para ajudar empreendedores a alcançar o sucesso profissional. “Como diz Grant, estamos no meio de uma epidemia de medianidade e, se você quiser alcançar outro patamar na carreira, é necessário saber instrumentalizar a obsessão para decolar”, compartilha.

Por sua vez, Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos, reforça a importância da obra “Os Quatro: Apple, Amazon, Facebook e Google. O Segredo dos Gigantes da Tecnologia”. De autoria de Scott Galloway, o livro conta os bastidores das marcas mais influentes dos dias atuais. “O escritor tem a habilidade de nos levar para dentro dessas empresas, nos ajudando a entender as principais práticas que as levaram a ter sucesso e, assim, conseguir aplicá-las em nosso dia a dia”, pontua.

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” é a sugestão de Vinícius Orsi, CTO da Take, startup que atua na operação de smart vending coolers (geladeiras inteligentes) de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. A obra escrita por Stephen R. Covey analisa e explica os princípios responsáveis por concretizar ações bem-sucedidas. “Como profissional, acredito no desafio da evolução constante. Para que isso aconteça, precisamos ter uma rotina eficaz a partir de hábitos bem estabelecidos”, explica.

Para Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil, o livro “Mais Esperto que o Diabo: o mistério revelado da liberdade e do sucesso” é uma ótima leitura. Escrita por Napoleon Hill, a obra narra uma entrevista realizada pelo autor com a figura que se autodenomina “Sua Majestade”. “A obra nos faz refletir sobre o nosso próprio potencial e habilidades, além de revelar truques mentais que podem ser utilizados tanto na vida pessoal como no mundo dos negócios”, revela.

Já Henrique Galvani, COO e sócio-fundador da Arara Seed, primeira plataforma de equity crowdfunding para startups do agronegócio, indica “O Lado Difícil Das Situações Difíceis” como imprescindível para a cabeceira de qualquer empreendedor. “O livro de autoria de Ben Horowitz compartilha aprendizagens sobre como lidar com as pressões e responsabilidades inerentes à administração de um negócio. No final das contas, as empresas são pessoas e processos. Na obra, o autor explica sobre a importância de gerenciar todos os desafios com honestidade”, comenta.

Para Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria, uma ótima sugestão é “A Mente do Empreendedor: os 100 hábitos e comportamentos dos mais bem-sucedidos empresários do mundo” de Kevin D. Johnson. “Uma das ideias que mais me impactam no livro é a de que nenhum plano de negócio sobrevive ao primeiro contato com um cliente. Ou seja, precisamos trabalhar para o cliente, levando em conta suas principais dores e necessidades”, explica.

Com a intenção de melhorar cada dia mais os seus próprios hábitos, Gabriel Concon, fundador e CEO da Pizza Prime, rede de pizzarias 100% brasileira, traz a indicação do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Couey. “Essa obra é um grande incentivo para mudanças de hábitos, principalmente quando cita lições importantes para a rotina, como, por exemplo, para ser criativo: comece com um objetivo em mente, crie sinergia com as situações e procure compreender para depois ser compreendido”, compartilha Concon.

Regina Jordão, CEO da rede de depilação Pello Menos, indica “Criando Experiências Lucrativas” como fundamental para os dias de hoje. “O livro é da autoria de Pedro Horta e Anibal Maini e é um verdadeiro compilado de experiências que auxilia todo empreendedor nas estratégias para impulsionar o negócio. A obra me ajudou a entender como administrar a lucratividade, como interpretá-la e como direcioná-la da melhor forma. Além de me ajudar também a entender a importância do marketing digital para melhorar a experiência de compra do cliente, e como expandir os negócios”, explica.

O sócio-fundador da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, Eduardo Pirre, sugere o livro “happycracia”, dos autores Edgar Cabanas e Eva Illouz. A obra aponta para a realidade sobre a indústria da felicidade, em que a alta produtividade, felicidade e vida de sucesso são vendidas como uma fórmula. “Inúmeros estudos demonstram o quanto essa indústria pode afetar de maneira negativa a saúde mental das pessoas e esse livro serve como um grande guia para sempre me lembrar que não existe um padrão e sim a realidade de cada pessoa, o que deixa tudo mais fácil para entender e até mesmo aceitar situações que não temos controle”, afirma.

Roberson Alvarenga, sócio-fundador e CEO da Help Multas, a maior franquia de recursos de multas do Brasil, indica a obra “Sonho Grande”, da autora Cristiane Correa. O livro disserta sobre os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira e suas fórmulas de gestão na história do capitalismo brasileiro. “A leitura me ajudou a tirar a faixa que eu tinha nos olhos, o que me possibilitou acreditar nos meus sonhos e correr atrás deles, chegando às conquistas que tive até aqui”, compartilha.

Add a comment

Chef Paolo Pisano ensina receitas regionais da Itália em Curitiba  

Chef Paolo Pisano ensina receitas regionais da Itália em Curitiba

Especialista promove workshops sobre gastronomia do Vêneto e de Piemonte com harmonização de vinhos

Um workshop para literalmente colocar as mãos na massa. O chef italiano Paolo Pisano (@chefpisoso) promove o Giro d’Italia, uma série de aulas com vagas limitadas para quem quer aprender receitas tipicas da Itália, como tortellini burro e salvia e bigoi (massa artesanal) com ragu de pato.

O curso é direcionado a estudantes de gastronomia e simples apaixonados pela culinária italiana que desejam aprender pratos que fogem do comum. As aulas começam em maio e cada semana é dedicada à cozinha de uma região diferente.

Na primeira semana, Pisano ensina o passo a passo de duas receitas do Vêneto, região no nordeste do país: bigoli (ou bigoi, em dialeto vêneto), um espaguete grosso artesanal servido com ragu de pato; e o tortellini di Valeggio, recheado com carne, na manteiga e sálvia.

Na segunda semana é a vez de dois pratos do Piemonte, no noroeste da Bota: plin, versão piemontês de ravioli com recheio de carne servido com demi glace de carnes e legumes; e talharim com 30 gemas de ovo e ragu Delle Langhe, um molho à bolonhesa de linguiça de pernil e fígado de frango.

“O Giro d’Italia é a famosa corrida de bicicleta que todo ano percorre as estradas italianas de Norte a Sul, mas nós cozinheiros italianos usamos a expressão também para indicar uma viagem gastronômica. O objetivo do curso é aproximar os curitibanos à gastronomia, lingua e cultura regional italianas”, explica Pisano.

Após uma breve introdução teórica sobre a história do prato e da culinária regional, os alunos vão preparar a comida sob orientação do chef. Os pratos serão também harmonizados com vinhos italianos. Nas aulas do Vêneto, será servido um tinto da Valpolicella; nas do Piemonte, os pratos serão acompanhados pelo tinto Barbera d’Asti. A seleção dos rótulos é realizada pelo sommelier italiano e jornalista enogastronômico Andrea Torrente, que vai conduzir a degustação harmonizada e apresentar as principais noções sobre a produção vitivinícola das duas regiões.

As aulas são realizadas sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na Universidade Positivo, e custam R$ 180 por pessoa, com direito à degustação dos pratos e dos vinhos. O Giro d’Italia é realizado pelo Centro Cultural ítalo/brasileiro Dante Alighieri, em parceria com a UP Experience.

Sobre o chef

Paolo Pisano (@chefpisoso) é natural de Sanremo, na região da Liguria, e conhece em profundidade a gastronomia italiana. Autodidata, morou em Florença e Paris, onde aperfeiçoou os conhecimentos culinários. Em 2006, transferiu-se com a família para Curitiba, onde atuou como chef pelo Consulado Geral Da Itália de Curitiba e participou de muitos eventos culinários. É também professor de língua italiana no Centro Cultural ítalo/brasileiro Dante Alighieri.

Serviço:

Inscrições: WhatsApp (41) 99644-6096

Instagram @chefpisoso e @andrea.torrente

Local: Laboratório de gastronomia 117 da Universidade Positivo (campus Ecoville)

 

1ª SEMANA - Região: VÊNETO

Terça-feira (2/05), das 19h às 22h

Massa: “BIGOI” (massa artesanal)

Molho: RAGOUT DI ANATRA (bolonhesa de pato)

 

Quinta-feira (4/05), das 19h às 22h

Massa: TORTELLINI DI “VALEGGIO” (massa artesanal com recheio de carne)

Molho: BURRO E SALVIA

 

2º SEMANA - Região: PIEMONTE

Terça-feira (08/05), das 19h às 22h

Massa:” PLIN” (massa artesanal com recheio de carne)

Molho: IL SUO FONDO (demi glace de carnes e legumes)

 

Quinta-feira (11/05), das 19h às 22h

Massa: “TAJARIN” AI 30 TUORLI (massa artesanal com 30 gemas de ovo)

Molho: RAGOUT DELLE LANGHE (bolonhesa de linguiça de pernil e figado de frango)

Add a comment

Super Summit Sicredi reúne mil pessoas para debater lideranças plurais  

Super Summit Sicredi reúne mil pessoas para debater lideranças plurais

Evento realizado em Foz do Iguaçu (PR) emocionou jovens e mulheres com histórias reais de equidade e inclusão nas Instituições Financeiras Cooperativas; Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) e comitivas internacionais marcaram presença

Com o objetivo de reunir e compartilhar as experiências dos integrantes dos Comitês Jovem e Mulher, o Sicredi realizou nos dias 17 e 18 de abril o Super Summit. O encontro promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ reuniu cerca de 1,2 mil líderes nas instituições financeiras cooperativas dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada aos integrantes dos Comitês Jovem e Mulher, movimentos que têm contribuído para o fortalecimento de uma governança mais diversa, especialmente com a presença de lideranças femininas e das novas gerações no dia a dia das cooperativas de crédito e investimento.

O Super Summit foi aberto com um show de dança em alusão à força das águas - celebrando a grande foz do Rio Iguaçu. Em seguida, aconteceu o desfile das bandeiras dos 14 países representados no evento, carregadas por jovens que participam do Programa A União Faz a Vida (PUFV) - principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi - e as falas do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, e do presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim. Além deles, a chair do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Diana Dykstra, também discursou sobre a força das cooperativas brasileiras.

Logo na abertura, um dos momentos mais emocionantes do encontro: um vídeo em homenagem a Adriana Conceição Barros Mêes, uma mulher apaixonada pela vida e pela cooperação, que faleceu em 2021 em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Todos os participantes receberam um livro com a biografia da executiva, que trabalhava na Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, mas que inspirou muita gente em seus 51 anos de vida.

A primeira palestra do dia foi da CEO do WOCCU e presidente da Fundação WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Elissa McCarter LaBorde, que falou sobre a força da cooperação e do "dom" do setor ao reunir milhões de pessoas de diferentes culturas em prol de um bem comum: ajudar ao próximo. A executiva também abordou a energia do Brasil e do quanto o País representa no cenário global do cooperativismo de crédito. "Vocês, mulheres e jovens, inspiram pessoas de todo o mundo com suas iniciativas e projetos realizados, a partir dos Comitês Jovem e Mulher. E essa força pode fazer algo sobre muitos dos desafios sufocantes e desigualdades que enfrentamos no mundo", destacou.

Após a explanação de Elissa, a representante do Sicredi na Sister Society da Rede Global de Mulheres Líderes (GWLN), Gisele Gomes, debateu com a CEO do WOCCU os principais desafios das mulheres no mundo corporativo - principalmente o de conciliar as atividades profissionais com as pessoas, como buscar as crianças na escola, honrar os compromissos familiares, manter uma vida social ativa. "Sou casada, tenho três filhos e digo que é quase impossível alcançar um 'work life balance' perfeito. Tento fazer o meu melhor para equilibrar tudo isso e ainda conseguir me exercitar, cuidar da mente e alcançar bons resultados. Isso só é possível com muita dedicação e disciplina, mas, ao mesmo tempo, sabendo que não somos perfeitos e que devemos aproveitar as oportunidades do hoje, pois o tempo passa muito rápido", argumentou.

Também no primeiro dia de evento, aconteceu a palestra de encerramento no palco principal, na Sala Grande Foz, com o especialista em inovação Arthur Igreja. Para ele, as pessoas não vão perder sua importância com a chegada de novas tecnologias, com a inteligência artificial. "O atendimento presencial ainda é essencial, por mais soluções inovadoras que surjam", alertou. O especialista trouxe inúmeros exemplos de uso da tecnologia atrelada ao fator humano, reforçando a importância das experiências. "Seria o mesmo que as pessoas aqui do evento participassem de forma on-line com uso de óculos virtual. Não seria a mesma coisa. Nenhuma tecnologia vai substituir o presencial", ressaltou Arthur, que completou: "O ChatGPT, por exemplo, pode ser utilizado para dar subsídio para atender um cliente, com dados atualizados sobre investimentos. Mas não vai resolver o problema de ponta a ponta.

Na abertura do segundo dia, foi realizada mais uma apresentação de dança tendo a água como cenário. "Sentimos a energia positiva dos participantes e ajudamos a inspirar as mulheres e jovens presentes ao Super Summit. É um sentimento de missão cumprida", disse Manfred Dasenbrock, representante brasileiro no WOCCU.

O empreendedor social Daniel Paixão, que pelo projeto Fruto de Favela representa a juventude brasileira na ONU, abriu sua palestra com um cordel - manifestação da cultura popular brasileira que teve origem no Nordeste, sua terra natal. A iniciativa encabeçada por ele impacta milhares de crianças e jovens, abrindo oportunidades de geração de renda. "Por meio do Fruto de Favela afastamos essas jóias das drogas e da criminalidade. Estamos criando novos líderes e ajudando a mudar o mundo, assim como faz o cooperativismo", destacou.

A empreendedora Sandra Chemin fez a palestra de encerramento do Super Summit Sicredi compartilhando sua experiência de atravessar o mundo e estabelecer residência na Nova Zelândia. Durante a expedição pelo mar, ela criou suas filhas e aprendeu a empreender em rede - o que rendeu o livro "Better Work Together". Para ela, trabalhar em equipe é sempre melhor: "o que o Sicredi faz é exatamente o que acredito. Porque o poder da cooperação, da colaboração do fazer juntos é o que pode mudar o mundo. E essas mudanças não vão parar de acontecer".

ESPAÇOS TEMÁTICOS

Além do ambiente central do evento, o Super Summit convidou os participantes a uma experiência imersiva pelas forças da natureza, inspirando um movimento de liderança baseado na diversidade e na sustentabilidade. Foram criadas quatro áreas temáticas, entre elas o Espaço Energia, dedicado ao empreendedorismo jovem e feminino e que teve como convidados diversos profissionais de destaque, como a co-fundadora e diretora-executiva da Aliança Empreendedora, Lina Useche, e o co-fundador da Escola de Criatividade, Jean Sigel.

O Espaço Vida foi palco de discussões sobre o cuidado com o meio ambiente e teve a participação da idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo e defensora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos, Fê Cortez. Já o Espaço Diversidade fez referência à variedade de espécies e à exuberância da Mata Atlântica, e teve como tema a inclusão, diversidade e equidade. E, para fomentar a discussão sobre etarismo e gênero no espaço, os participantes puderam assistir à palestra da comunicadora e escritora, Cris Pàz.

No Espaço Caminhos, o tema principal foi a governança com a participação de lideranças como a diretora do Programa Global Women's Leadership Network (GWLN), do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Eleni Giakoumopoulos, e do diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé. Também participaram dos momentos de reflexão e conhecimento o diretor do Programa de jovens (WYCUP) do WOCCU, Thomas Belekevich, a embaixadora do Rede Global de Mulheres Líderes (GWLN) no Brasil, Gisele Gomes, e a secretária executiva da Central Sicredi PR/SP/RJ, Suzane Almeida, além de representantes das cooperativas, que compartilharam seus cases de sucesso.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

Add a comment

Dia das Mães: marketplaces já percebem movimentação dos consumidores e a tendência é que as compras sejam no ambiente digital  

Dia das Mães: marketplaces já percebem movimentação dos consumidores e a tendência é que as compras sejam no ambiente digital

Os marketplaces já se preparam para o Dia das Mães 2023. A expectativa é ultrapassar 6,4 bilhões somente nas vendas on-line

Às vésperas do Dia das Mães de 2023, a expectativa do varejo está em alta e com fortes indicativos de recordes, já que a data concentra o maior pico de consumo no Brasil para este primeiro semestre. 

Segundo informações da All In, o Dia das Mães, em 2022, resultou em um faturamento de R$ 6,4 bilhões somente no e-commerce, o que, segundo especialistas, provavelmente se repetirá nos anos seguintes.

Para Bruno Darolt, especialista em vendas pelo comércio eletrônico, sendo um dos principais assessores de vendas por marketplace no Brasil, o isolamento social fez com que o brasileiro aprendesse a consumir pela internet, com maior segurança, conforto e rapidez na entrega.

“O brasileiro tinha medo de comprar pela internet. Medo de pagar e não receber o produto, medo de receber um produto diferente daquilo que havia comprado, medo de suas informações de cartão serem disponibilizadas publicamente... O isolamento social, apesar de todo o impacto negativo, obrigou o Brasil a um salto em termos de comportamento de compra na internet muito grande, já que não haviam muitas opções. Agora, mais confiantes e conhecendo a tecnologia por trás de uma venda on-line, a tendência é que o brasileiro prefira, daqui em diante, sempre comprar pela internet”, afirma o especialista, CEO da BD Consultoria, especializada na estruturação de lojas para marketplaces.

O Mercado Livre, líder de vendas online na América Latina, aponta que, nos dias anteriores ao Dia das Mães, cerca de 35 mil buscas por minuto são feitas na plataforma. Segundo informações da própria plataforma, no ano anterior, itens de moda e beleza lideraram as intenções de compra, seguido de celulares, acessórios e eletrodomésticos, o que não deve, segundo o marketplace, sofrer grandes alterações este ano.

Darolt, que atua diariamente na formatação, concepção e operacionalização de vendas em marketplaces, entre eles o Mercado Livre, aponta que, mesmo com a retomada da ‘vida normal’, o brasileiro segue preferindo as compras online.

“O pós-pandemia fez as pessoas voltarem a se aproximar presencialmente, o que faz com que o ato de presentear seja extremamente prazeroso, reforçando a importância da relação. Mesmo os presentes, este ano, sendo entregues pessoalmente, seguido dos abraços que sentimos tanta falta durante a pandemia, o ato da compra do presente em si, continua no mundo digital. A facilidade de filtrar por preço, cor, tamanho, prazo de entrega, comparar os preços de lojas diferentes, tudo isso sem precisar andar quilômetros pelos grandes centros, é um dos fatores que mais levam o consumidor a preferir plataformas como o Mercado Livre para comprar.”, aponta o especialista.

O CEO e fundador da BD Consultoria afirma ainda que mais de 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet durante a pandemia, e que conforme apontam os dados de crescimento a cada ano, este é ‘um caminho sem volta’, fazendo com que o público consumidor traga, cada vez mais, volume e solidez ao comércio eletrônico.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos