Mobilidade elétrica: uma realidade dentro de casa  

Mobilidade elétrica: uma realidade dentro de casa

Com a chegada dos primeiros carros elétricos e de infraestrutura especializada no país, formas de locomoção alternativas ganham as ruas e condomínios residenciais

Tendência global que visa à sustentabilidade ambiental, redução de custos na produção de combustíveis fósseis e diminuição da emissão de gases poluentes, a mobilidade elétrica vem ganhando espaço entre os veículos tradicionais e soma forças às alternativas que fogem do padrão de carros e motocicletas. Prova disso, é que, no Brasil, houve aumento de pouco mais de mil postos de recarga elétrica, somente entre 2019 e 2022, conforme dados da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). A mobilidade elétrica ainda prevê benefícios aos usuários, como redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e tarifa zero na recarga dos veículos oferecidos em alguns estados. O tempo e a carga necessária vão depender da autonomia homologada de cada veículo.

Não por acaso, a crescente nos investimentos em mobilidade urbana sustentável, baseada no consumo de energia limpa, causou a popularização dos meios alternativos que seguem essa tendência. Bicicletas e patinetes elétricos, por exemplo, são opções cada vez mais econômicas de garantir maior agilidade na locomoção de curtos e médios trajetos sem causar grandes impactos ambientais. O movimento ganhou força com startups de aluguel instantâneo a partir de 2018 e, hoje, estão tomando espaço no mercado de compra própria, para uso individual e frota de empresas, e até mesmo no compartilhamento em condomínios e edifícios residenciais. Cada um é responsável por gerenciar a forma como esses veículos elétricos serão utilizados.

Um exemplo é o Compartycon, da Construtora Yticon, do Grupo A.Yoshii, conceito de economia compartilhada criado pela empresa em 2018, que disponibiliza itens para uso comum como ferramentas, artigos esportivos e bicicletas nos condomínios, a fim de oferecer um modelo de empreendimento inteligente e incentivar o consumo sustentável e consciente por parte dos moradores. Sob o olhar da eletromobilidade, o empreendimento Hype, em Londrina/PR, que foi lançado recentemente, terá uma frota de patinetes elétricos para serem compartilhados entre os moradores, junto da estrutura necessária para armazenar e/ou recarregar as baterias.

Eletromobilidade

Segundo Emerson Komori, gerente de engenharia da construtora, a eletromobilidade vem se tornando uma alternativa para economia e redução da emissão de poluentes. “Por isso, adotamos o uso dos patinetes elétricos entre os moradores como incentivo à sustentabilidade. Esperamos uma grande adesão a este tipo de transporte alternativo e procuramos sempre aplicar as tendências do futuro em busca da praticidade e boas práticas no cotidiano. Para tanto, pensamos em um espaço inovador e atrativo para os moradores, com o conceito clean e com o facilitador do Compartycon para organizar o uso dos patinetes. O local terá tomadas para carregamento das baterias, além de vagas extras para os moradores carregarem os seus próprios patinetes”, explica.

De acordo com Emerson, além da logística interna de aplicação do Compartycon, foi preciso analisar a estrutura cicloviária e demais planos de mobilidade urbana da cidade paranaense onde serão destinados espaços para os patinetes elétricos. Atualmente, a cidade possui 49 quilômetros de ciclovia e tem como meta expandir para 290 quilômetros até 2045, conforme dados do Plano de Mobilidade Sustentável de Londrina (PlanMob). “São números que se tornam um incentivo para adotar as viagens de duas rodas, tanto em bicicletas como em patinetes, para garantir maior fluidez no tráfego e minimizar o tempo de deslocamento.”

A velocidade e autonomia de um patinete vão depender muito do modelo, mas já existem os que podem atingir 45 km/h. Por este motivo, a obrigatoriedade de emplacamento e carteira de habilitação será conforme a velocidade alcançada e da potência do motor elétrico, já que nem todo patinete elétrico é considerado um veículo pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em todos os modelos são necessários itens de segurança, como campainha, velocímetro e iluminação.

Atitudes sustentáveis

Junto da eletromobilidade nos projetos arquitetônicos da construtora, conforme Komori, estão sendo tomadas outras atitudes para reduzir os impactos ambientais na construção civil. “Em nossos empreendimentos, buscamos soluções que possam, por exemplo, gerar o menor gasto de energia possível, como o reaproveitamento de água pluvial para irrigação dos jardins, incorporador de ar nas torneiras dos apartamentos, iluminação da área comum em LED e, agora, além do compartilhamento de bicicletas, o compartilhamento de patinetes elétricos”, finaliza o engenheiro.

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há 14 anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, além de Campinas, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 6,2 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 612 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há 57 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br

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Oncoclínicas Curitiba recebe a acreditação ONA 2

Oncoclínicas Curitiba recebe a acreditação ONA 2

Certificação demonstra gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades 

Seguindo a missão de ser referência na qualidade do tratamento oncológico através de terapias e tecnologias avançadas, a Oncoclínicas Curitiba acaba de conquistar a acreditação ONA 2, certificação nacional não governamental que qualifica os serviços de saúde no Brasil.

A acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. A certificação ONA Nível 2 significa que a instituição de saúde apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

A Oncoclinicas Curitiba foi submetida ao processo de follow-up da acreditação em Nível II pela Instituição Acreditadora DNV entre os dias 17 e 18 de outubro, que chancelou a qualidade do atendimento, um reconhecimento que comprova o compromisso com a segurança dos serviços prestados e a alta qualidade no atendimento aos pacientes.

Segundo a responsável pela qualidade da Oncoclínicas Curitiba, Érica Soares Simões Vieira, a acreditação, conquistada em Nível 2, mostra compromisso em fornecer um cuidado seguro, eficaz, eficiente e centrado no paciente, que são refletidos no Programa de Qualidade, Segurança e Experiência do paciente.

“Nosso programa tem com obetivo disseminar a cultura da qualidade na instituição, munindo todas as unidades de ferramentas necessárias para garantir a qualidade dos serviços, zelando pela manutenção dos programas implementados, buscando a integração, melhoria contínua dos processos, a segurança e a melhoria da experiência dos pacientes”, afirma.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

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Dança nas alturas pode ser aliada da sua saúde emocional  

Dança nas alturas pode ser aliada da sua saúde emocional

Pesquisa revela que há um maior risco de depressão, ansiedade e estresse entre mulheres, jovens e pessoas que passam mais de 19 horas por dia dentro de casa

De acordo com uma pesquisa recente da USP, publicada na revista Medicina de Ribeirão Preto, a falta de atividade física durante o período de quarentena intensificou quadros de medo, pânico, depressão e ansiedade, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarando a prevalência de estilos de vidas sedentários pós-pandemia. No entanto, uma pesquisa feita pela Asics e divulgada no documentário “Mind Games - The Experience”, indicou que a prática de exercícios físicos regulares é efetiva para melhorar as funções cognitivas, com uma redução de 43% no nível de ansiedade dos participantes.

Além disso, um novo estudo da Universidade da Austrália do Sul, revelou que atividades físicas são 1,5 vezes mais eficientes que psicoterapia e medicamentos no tratamento e prevenção de casos de depressão, inclusive exercícios aeróbicos e treinamentos, como pilates e ioga. Segundo a publicação do British Journal of Sports Medicine, as intervenções podem trazer resultados positivos em até 12 semanas, melhorando quadros de depressão e ansiedade em pouco tempo.

Uma maior procura por exercícios físicos no pós-pandemia já é uma realidade e aqueles que já eram adeptos de atividades regulares estão buscando alternativas que tragam novas experiências. O Ballet Fly, por exemplo, vem registrando um aumento desde o ano passado na procura pela modalidade que une movimentos de dança e tecido acrobático, não apenas pelos benefícios físicos, mas, principalmente, como uma forma de melhora na qualidade de vida.

O método foi criado por Letícia Marchetto, que é dançarina e formada em educação física. Ela explica que há uma maior busca pelo Ballet Fly com foco em melhorar a autoestima e diminuir o estresse, e que as acrobacias aéreas demandam presença e foco, colocando a mente em estado de atenção plena. Além disso, proporciona a diminuição do estresse pela produção de hormônios, como a endorfina e a serotonina, que trazem a sensação de bem-estar e atuam na melhora do sono, regulação do humor, melhora das funções cognitivas e aumento da disposição física e mental.

“A prática de acrobacias nos tecidos vai além do trabalho muscular, pois envolve aprendizado e por isso resgata a conexão corpo e mente”, explica a profissional. “As frases que mais escutamos nas aulas de Ballet Fly são ‘esse é o meu momento’, ‘aqui consigo me desligar de tudo o que está lá fora’ e ‘aqui consigo focar em mim’. Nos últimos tempos, a relação com a autoestima está cada vez menos relacionada à estética do corpo e mais relacionada à capacidade, à qualidade da experiência do movimento e à superação. As pessoas agora querem explorar o corpo, ganhar mais consciência corporal e vencer novos desafios. É uma busca pela inteligência corporal”.

Misturando exercícios com o tecido acrobático, comumente utilizado em atividades circenses, com movimentos do balé clássico, o Ballet Fly foi desenvolvido com adultos iniciantes em mente, de forma a facilitar o aprendizado de pessoas com pouca ou nenhuma experiência em movimentos acrobáticos.

“Ainda recebemos muitas pessoas que estão querendo sair do sedentarismo, mas também passamos a receber mais alunos que praticam atividades ao ar livre e esportes de aventura, como surf, escalada, bike, e que também complementam o treino com funcional e musculação. A percepção que tenho nesse pós-pandemia é a de que as pessoas estão mais decididas a investir no corpo e no treinamento corporal em busca da qualidade de vida”.

A pesquisa da USP revela que há um maior risco de depressão, ansiedade e estresse entre mulheres, jovens e pessoas que passam mais de 19 horas por dia em casa, assim como o baixo nível de atividade física sendo relacionado com uma maior probabilidade de depressão. Além disso, dados da OMS mostram que, na maioria dos países, as mulheres são menos ativas do que meninos e homens.

Com um público majoritariamente feminino, Letícia destaca que a busca pela autoestima vai muito além de se sentir bonita. “Quando falamos em autoestima, a primeira coisa que pensamos é na estética, mas uma baixa autoestima pode estar relacionada a dificuldades em fases marcantes da vida. No tecido acrobático a mulher também pode encontrar um local seguro para superar desafios. É empoderador saber que você é capaz de, literalmente, se levantar sozinha”, comenta.

Para quem está iniciando

A recomendação da OMS é que adultos devem realizar entre 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade, ou 75 a 150 minutos de atividade física mais intensa. Letícia destaca que há uma dificuldade para quem está buscando iniciar uma rotina de atividades físicas pós-pandemia e que uma maior flexibilidade em horários é aliada na consistência.

“Grande parte de nossos alunos tem uma agenda de trabalho e tarefas pessoais pouco estável, que dificulta estabelecer horários fixos de treino. Quando entendemos da atividade física como um projeto para a vida, conseguimos pensar numa rotina de treino palpável na vida real”, finaliza.

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Romanha Alimentos participa da ExpoApras e anuncia aquisição de nova marca de produtos plant-based e sem glúten  

Romanha Alimentos participa da ExpoApras e anuncia aquisição de nova marca de produtos plant-based e sem glúten

A SundHed será oficialmente apresentada na 40ª edição da tradicional Feira e Convenção Paranaense de Supermercados

Nos dias 18, 19 e 20 de abril, acontece a ExpoApras 2023, em Curitiba/PR. Considerada uma das maiores e mais renomadas convenções do segmento supermercadista brasileiro, o evento reúne mais de 300 marcas expositoras com os principais lançamentos, tecnologias, serviços e soluções para o varejo. Entre elas, a Romanha - marca paranaense consolidada no setor de massas frescas, recheadas, secas e congeladas, que apresentará oficialmente a Sundhed, empresa adquirida recentemente e que assina a linha de produtos plant-based e sem glúten, além das marcas parceiras de negócios no estado, a McCain e a Catupiry.

A Romanha é uma empresa familiar com raízes paranaenses – sua sede fica localizada em Pinhais e o estado do Paraná representa mais de 50% do faturamento do negócio. A marca atende mensalmente cerca de 7 mil clientes e está presente em praticamente todas as maiores redes do canal autosserviço. Para Leonardo Arruda, diretor comercial da Romanha, participar da feira ExpoApras é muito relevante para a companhia. É uma grande oportunidade de estreitar o nosso relacionamento com os nossos clientes, gerar negócios e de reforçar a força do portfólio de produtos da Romanha, que atende as mais diversas ocasiões de consumo e que representa uma enorme oportunidade para melhorar o ticket médio por transação, aumentando assim o faturamento do varejista.”

Após 50 anos de história, a Romanha deu um passo adiante e apostou em alimentos de base vegetal. Com o crescimento do vegetarianismo e veganismo, é certo que a preocupação dos brasileiros com a sustentabilidade chegou à mesa: de acordo com o Kantar Ibope, mais de 50% da população busca a redução do consumo de proteína animal. Foi pensando neste cenário que a Romanha fez um importante movimento de expansão do seu nicho de mercado com a Sundhed Foods, empresa especializada em alimentos de base vegetal.

“Queremos que todos sintam o amor presente em nossos alimentos. Por isso, buscando a inclusão alimentar e também o alinhamento com o novo consumidor, a Romanha agora conta com produtos sem glúten e com ingredientes de origem vegetal em seu porfólio, oferecendo pratos cheios de sabor para todos os tipos de dietas”, comenta César Kulpa, CEO da marca.

Crescimento no Paraná

Além do anúncio da Sundhed que integra o portfólio da marca, a Romanha também aproveitará o evento para apresentar as marcas parceiras de negócios no estado, a McCain e a Catupiry. Com uma expectativa prevista de crescimento no estado de 15% para 2023, a Romanha busca maior eficiência na sua operação e no aumento da produtividade comercial, aumentando a positivação e a efetividade do time de vendas. Além disso, a marca pretende ampliar sua rede de distribuidores no interior do Paraná e aumentar o market share através de planos de negócio direcionados para as principais contas do autosserviço no estado.

Sobre a Romanha Alimentos

A Romanha Alimentos está localizada no Paraná, no município de Pinhais, e há 50 anos leva amor em forma de alimento para a mesa dos brasileiros. A empresa que nasceu da produção caseira de pastel de seu fundador, conta com uma estrutura sólida, moderna e de alta capacidade para atender as mais diversas demandas. Atualmente a marca atua com um portfólio de 140 produtos entre massas frescas, secas, caseiras, recheadas e congelados em geral, além de produzir cerca de 4 milhões de toneladas ao ano. Para manter o alto padrão de qualidade dos alimentos, todas as etapas dos processos são controladas, desde a escolha da matéria-prima, a produção, a embalagem e o transporte. A Romanha Alimentos está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.

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Universidade oferece orientação gratuita sobre declaração do Imposto de Renda  

Universidade oferece orientação gratuita sobre declaração do Imposto de Renda

Atendimento acontece em duas datas e é destinado a quem recebeu até R$ 60 mil em 2022

Com o objetivo de auxiliar a comunidade no preenchimento da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), para que a população entregue informações sem erros e não corram o risco de cair na “malha fina”, acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Positivo (UP) oferecem orientação gratuita, com supervisão dos professores. Os atendimentos acontecem na Praça Osório, em duas datas: no último sábado de abril, dia 29, das 9h às 12h e das 15h às 17h; e no dia 20 de maio, sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os atendimentos são por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia, e mediante a entrega de 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para instituição de caridade.

O serviço é oferecido para quem obteve rendimentos de até R$ 60 mil no ano de 2022, com foco nas pessoas que necessitam de auxílio e atendimento e não possuem condições ou acesso aos serviços realizados pelas assessorias contábeis.

Serviço:

Orientação Imposto de Renda – Universidade Positivo

Local: Praça Osório, 125 - Centro (em frente à universidade)

Datas: sábado, 29 de abril, das 9h às 12h e das 15h às 17h; sábado, 20 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h

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