Descontos de até 50% na Black Friday com Natura, Avon e Bluma   

Descontos de até 50% na Black Friday com Natura, Avon e Bluma  

Descontos de até 50% na Black Friday com Natura, Avon e Bluma

Marcas oferecem descontos imperdíveis em produtos e serviços de beleza

Natura, Avon e Bluma – plataforma de serviços de beleza – prepararam ofertas incríveis para esta Black Friday. Para os produtos cosméticos, os descontos progressivos chegam a 50%, já para pacotes de serviços de beleza, os descontos podem chegar a 30%. Uma ótima oportunidade para os amantes de autocuidado e para quem deseja já garantir os presentes de fim de ano.

Até o fim do mês de novembro, a Natura Friday oferece descontos progressivos em produtos selecionados que podem chegar a 30% de desconto ao adquirir dois itens participantes da promoção ou 50% de desconto na compra de quatro ou mais produtos. O benefício é aplicável a diversas categorias de produtos, incluindo as linhas de perfumaria como Essencial, Humor e Kaiak; cuidados com a pele como Ekos e TodoDia, além maquiagem, com Una e Faces.

Um dos grandes lançamentos do ano, a linha de fragrâncias Kaiak Sonar participa da Natura Friday e conta com tecnologia exclusiva que traduz sons e imagens em cheiro.

A Natura Friday possibilita que os consumidores façam suas compras de forma consciente, sabendo que estão apoiando iniciativas relevantes para a sociedade e para as Consultoras de Beleza Natura, que fazem parte de uma rede de transformação e afeto. Na ação, todas as compras, acima de R$99,00, realizadas com promoções identificadas como Natura Friday, revertem R$1,00 para iniciativas de impacto positivo ligadas à proteção do meio ambiente, educação, saúde e direitos das mulheres.

Lançada em setembro, com a chancela de confiança Natura, a plataforma de serviços Bluma preparou descontos imperdíveis para que os clientes possam garantir seus momentos de autocuidado e beleza nesta Black Friday. Na realização de qualquer serviço de unha, o cliente ganha o novo spa dos pés, ao utilizar o cupom SPADOSPES. Além disso, estão disponíveis pacotes promocionais com descontos de até 30%. Para todos os gostos e necessidades, os pacotes incluem serviços como manicure, pedicure e massagens relaxantes e modeladoras.

A Bluma Friday traz várias opções de pacotes com os serviços queridinhos dos clientes, podendo chegar a 30% de desconto.

Já no caso de Avon, a empresa apresenta a Pink Friday, ação com descontos progressivos. Ao adquirir dois itens, o consumidor ganha 30% de desconto, e ao comprar quatro ou mais produtos, o desconto pode chegar a 50%. Além disso, alguns itens da linha Renew estão com a oferta "leve 2, pague 1", como é o caso do Renew Platinum Dia e Noite.

Na Pink Friday da Avon, todas as fragrâncias da icônica linha Far Away participam dos descontos.

Para aproveitar a Natura Friday e a Pink Friday, procure uma Consultora de Beleza Natura e Avon, baixe os aplicativos ou acesse os sites Natura e Avon. Para agendar os serviços Bluma, baixe o aplicativo disponível na Play Store ou Apple Store.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sobre a Avon

Avon, parte do grupo Natura desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.

Para obter mais informações sobre a Avon, visite o visite o site: www.avon.com.br.

Sobre a Bluma

Bluma é uma plataforma da Natura dedicada a oferecer serviços de beleza e bem-estar para consumidores e empresas. Com o objetivo de tornar momentos de autocuidado um compromisso possível, mesmo diante de uma rotina corrida, Bluma traz beleza e praticidade aos clientes, seja em casa, no escritório, aeroportos ou eventos, contando com uma rede de especialistas qualificadas e protocolos de qualidade e biossegurança. Presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, o portfólio é diverso e inclui serviços nas categorias de unhas, massagem, cabelos e outros, como spa facial e depilação. Para ser atendido em casa, o cliente pode solicitar o atendimento por meio do aplicativo disponível para iOS e Android. Para empresas, eventos ou mais informações, acesse o site Link.

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Natura apresenta a coleção UNA Brilho, exclusiva para as festas de final de ano   

Natura apresenta a coleção UNA Brilho, exclusiva para as festas de final de ano  

Natura apresenta a coleção UNA Brilho, exclusiva para as festas de final de ano

A novidade traz uma experiência sensorial elegante e envolvente nas versões feminina e masculina

Inspirada nas celebrações da vista, Natura lança sua exclusiva coleção UNA Brilho com cores sofisticadas e alta pigmentação em produtos para um look completo para as festas de final de ano. Com produtos que passam por fragrância, paleta, máscara para cílios, batons, lápis kajal e esmaltes, a coleção é um convite à celebração da beleza.

Entre os destaques, está a UNA Palette Multifuncional, paleta multifuncional com diferentes cores e acabamentos, garantindo um look completo que vai do dia a dia às festas. O produto, com alta pigmentação, é vegano e pode ser utilizado em todo o rosto como sombra, iluminador e blush, com 8 tons. Já o Deo Parfum UNA Brilho é um oriental doce, floral e intenso, uma fragrância única e inspirada na força feminina e nos brilhos reluzentes das noites badaladas. Nela, as notas ousadas de priprioca e pimenta rosa contrastam com a presença e a sofisticação de um buquê de flores brancas, com a doçura do cumaru.

Ainda, entre a maquiagem, a UNA Máscara de Cílios Volume Magnífico garante 700% mais volume nos cílios, também deixando-os mais definidos, alongados e curvados sem formar grumos. Sua tecnologia de partículas traz pigmentos ultra-pretos em uma fórmula que cobre completamente os cílios e deixam o olhar mais intenso, além do óleo de semente de romã, que auxilia na hidratação dos fios. O UNA Lápis Kajal para Olhos traz cor intensa e textura cremosa que pode ser esfumada facilmente – com a ajuda do pincel integrado ao lápis – e, ainda, possui longa duração de 24 horas e alta concentração de pigmentos. Para os lábios, o UNA Batom Extremo Conforto chega na coleção em duas cores intensas, vermelho e Nº 2, em uma formulação com manteiga de tukumã, que estimula a produção em até 77% de ácido hialurônico, além de FPS 25 e vitamina E.

Os esmaltes UNA Esmalte 3D Gel completam a coleção com o cuidado com as unhas. Contemplados em duas cores, Brilho e Festa, eles possuem efeito gel sem luz UV, com longa duração e brilho extraordinário. A tecnologia PRO Color & Care contém ingredientes seguros, 10 free, além da formulação vegana e hipoalergênica.

A coleção UNA Brilho já pode ser adquirida em todos os canais da Natura: site, lojas físicas e com as Consultoras de Beleza Natura, também no espaço digital.

Conheça os produtos

Natura UNA Palette Multifuncional (R$189,90)

Palette multifuncional onde você pode escolher qualquer região do rosto para aplicar uma das cores. De um look festa a um look dia a dia, a Palette Multifuncional te acompanhará. Cores altamente pigmentadas e de alta fixação em 8 tons. 

Deo Parfum UNA Brilho - 75ml (R$204,90)

Brilho é força e poder. A fragrância única e exclusiva de Natura UNA combina perfeitamente beleza, presença e feminilidade. Inspirada na força feminina, nos brilhos reluzentes das noites badaladas e nas maquiagens iluminadas, UNA Brilho contém notas ousadas de priprioca e pimenta rosa que contrastam com a presença e a sofisticação de um buquê de flores brancas, junto à doçura do cumaru. 

UNA Máscara de Cílios Volume Magnífico (R$79,90)

Empodere seu olhar e conquiste cílios magníficos, curvados e com até 5x mais volume*. Construa camadas de um efeito natural a intenso, sem formar grumos e sem deixar os cílios grudados**.

*Teste instrumental in vitro.
**Teste sensorial de consumidor em 120 mulheres, após usar o produto por uma semana. 

UNA Lápis Kajal para Olhos (R$64,90)

Cor intensa e textura cremosa que pode ser esfumada facilmente. Longa duração 24h e alta concentração de pigmentos. Combinação de pigmentos em alta concentração aliado à textura cremosa para um traço de cor intensa. 

Natura UNA Esmalte 3D Gel - 8ml (R$29,90)

Proporciona acabamento profissional de salão, com tecnologia de pigmentos que contribuem para aplicação e cobertura uniformes. Longa duração e brilho extraordinário do gel, sem a complicação da Luz UV e de fácil remoção. Sua fórmula com extrato de algas auxilia na nutrição das unhas. Disponível nas cores Brilho e Festa. 

Natura UNA Batom Extremo Conforto (R$45,90)

Cor intensa e acabamento cremoso com Manteiga de Tukumã que estimula a produção em até 77%* de ácido hialurônico, promovendo hidratação de dentro para fora durante 24h. Em duas cores: vermelho e Nº 2. 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br

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Vale a pena aderir à Black Friday?

Vale a pena aderir à Black Friday?

Vale a pena aderir à Black Friday?

Especialista de marketing Leonardo Oda orienta empresas sobre como transformar riscos em oportunidades

A chegada da Black Friday provoca uma corrida por descontos e promete um alto volume de vendas. Com origem nos Estados Unidos, a data programada para a última sexta-feira de novembro se transformou em um fenômeno global e, no Brasil, consolidou o penúltimo mês do ano como período de promoções. Para grandes varejistas, a ocasião representa uma oportunidade de faturamento massivo, sustentada por descontos agressivos e capacidade logística robusta. Porém, será que para todo negócio é válido entrar nessa disputa?

Leonardo Oda, especialista em marketing e CEO da LEODA Inteligência de Marketing, recomenda que os líderes tomem decisões baseadas em estratégia e não apenas na pressão do mercado. Para tanto, ele propõe algumas reflexões: qual é o objetivo ao aderir à data? A intenção é impulsionar vendas, fortalecer a imagem da marca ou movimentar estoques? Há estrutura operacional para lidar com um aumento na demanda? Os descontos podem ser oferecidos sem comprometer a saúde financeira? Como a Black Friday se alinha ao planejamento mais amplo, que inclui outras datas sazonais?

A partir dessas questões, os líderes podem determinar se vale a pena investir na temporada de descontos e, caso positivo, como fazê-lo de forma estratégica. "Existe um receio de ficar de fora, o que leva muitos empreendedores a aderirem à Black Friday sem uma análise criteriosa sobre os reais benefícios", alerta Leonardo Oda. Mas, segundo ele, os negócios que alinham seus objetivos com as exigências da temporada de descontos têm uma oportunidade real de transformar desafios em resultados positivos.

A seguir, o especialista em Marketing indica os principais passos para uma participação bem-sucedida de empresas na Black Friday.

1 - Avalie a estrutura e a viabilidade financeira

Caso a decisão seja aderir à Black Friday, o próximo passo é avaliar a estrutura e a viabilidade financeira. A empresa precisa se preparar para lidar com o aumento de demanda sem comprometer a experiência do cliente. "Falhas logísticas ou um atendimento deficiente podem prejudicar a reputação da marca", adverte Leonardo Oda, CEO da LEODA Inteligência de Marketing.

Portanto, vale reforçar a equipe, antecipar possíveis gargalos e garantir uma comunicação clara sobre as condições das promoções. Contudo, se a estrutura interna não suportar um volume elevado de vendas, pode ser mais seguro considerar estratégias moderadas, como campanhas focadas ou descontos limitados.

Além disso, é preciso avaliar a viabilidade financeira das promoções oferecidas. "O maior erro é tratar a Black Friday como uma solução isolada para alavancar vendas", observa Leonardo Oda. Ele recomenda que os descontos sejam planejados para não comprometer a margem de lucro, podendo ser acompanhados de promoções escalonadas ou programas de recompra que incentivem o retorno dos clientes. “Embora a data seja uma porta de entrada para novos consumidores, é necessário que as estratégias de retenção estejam alinhadas para gerar resultados sustentáveis no longo prazo”, enfatiza o especialista.

2 - Insira a Black Friday em um contexto mais amplo

A campanha de descontos em novembro deve ser planejada como parte de um cronograma que contemple outras datas importantes para o comércio, como o Natal, um dos períodos mais lucrativos do varejo no Brasil. O espírito de presentear, combinado com as celebrações familiares e o 13º salário, faz com que as vendas natalinas tenham forte apelo emocional e alto volume de consumo.

"Assim, uma estratégia de descontos que não leve em conta o impacto sobre as vendas de dezembro pode prejudicar o desempenho geral do ano", adverte Leonardo Oda. Para ele, se as ofertas de Black Friday forem agressivas demais, o risco é que os consumidores antecipem suas compras, esvaziando a demanda no mês seguinte.

3 - Aproveite a temporada de descontos para otimizar estoques

A Black Friday é também uma oportunidade para empresas que desejam movimentar estoques de produtos sazonais ou itens que estão prestes a sair de linha. Assim, a data é propícia para liberar espaço e renovar o portfólio, especialmente em setores como moda e itens com forte apelo sazonal. "Oferecer produtos de coleções anteriores ou com menor rotatividade, de forma transparente e alinhada ao valor percebido pela marca, pode ser uma maneira eficaz de atrair consumidores", comenta o CEO da LEODA Inteligência de Marketing.

Contudo, Leonardo Oda ressalta que é fundamental manter a qualidade e a comunicação clara para que a oferta seja percebida como vantajosa, sem que a marca pareça estar se desfazendo de produtos sem valor. "A estratégia deve ser planejada de maneira a manter o alinhamento com a proposta da empresa e reforçar a percepção positiva do cliente", afirma.

4 - Concentre-se na segmentação e na experiência do cliente

Segmentar e proporcionar uma experiência diferenciada são outros pilares para o sucesso na Black Friday, seja para marcas premium ou pequenos e médios negócios.

Para o mercado de luxo, a participação precisa evitar descontos agressivos que possam desvalorizar os produtos. "A chave está em oferecer condições especiais que mantenham a percepção de valor e exclusividade, como descontos controlados ou experiências exclusivas para novos clientes", sugere Leonardo Oda. Ele cita exemplos como lojas de móveis de alto padrão, que podem utilizar a data para atrair novos públicos ao oferecer condições especiais que preservem a percepção de qualidade e exclusividade.

Pequenos e médios negócios, por sua vez, podem aproveitar o momento para se conectar de maneira única com seus clientes. "A vantagem de empresas menores está na proximidade com o público e na capacidade de oferecer mais do que preços baixos", comenta o especialista em Marketing. Por exemplo, iniciativas como pacotes customizados, ofertas exclusivas e benefícios para clientes já fidelizados podem transformar a Black Friday em um momento de fortalecimento de relacionamento, sem se reduzir a uma mera competição por descontos. "A diferenciação, o nicho e a qualidade da experiência oferecida podem fazer com que algumas empresas se destaquem em um mercado saturado", complementa Oda.

Conclusão: estratégia e planejamento são fundamentais

Em resumo, a participação na Black Friday deve ser uma decisão consciente, não motivada pelo receio de ficar à margem do mercado. A data pode ser um trampolim ou uma armadilha, dependendo do preparo e da estratégia adotada. “Com planejamento sólido e objetivos claros, a Black Friday pode representar um marco de crescimento e fidelização para muitas empresas. Sem isso, os riscos de prejuízo e desgaste são elevados”, conclui Oda.

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Pride Construtora recebe certificação internacional e reforça compromisso com a segurança no trabalho   

Pride Construtora recebe certificação internacional e reforça compromisso com a segurança no trabalho  

Pride Construtora recebe certificação internacional e reforça compromisso com a segurança no trabalho

Dados apontam o Paraná como um dos líderes em acidentes de trabalho na construção civil

A Pride Construtora acaba de conquistar a certificação ISO 45001, um reconhecimento internacional concedido pela International Organization for Standardization (ISO) que atesta o compromisso com padrões elevados de segurança e saúde ocupacional. Esse selo, de alto valor para stakeholders em todo o mundo, destaca a dedicação da empresa em promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores, assegurando que cada projeto seja executado com a máxima segurança.

No Paraná, por exemplo, a construção civil é um setor com alta incidência de acidentes de trabalho. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, o setor lidera os registros de acidentes e afastamentos no estado. Dados recentes apontam um total de 41.068 ocorrências, muitos deles relacionados a quedas de altura e incidentes com maquinários pesados. Esses números reforçam a importância de práticas preventivas e certificações rigorosas como a ISO 45001 para mitigar riscos e proteger a saúde dos trabalhadores.

De acordo com o gerente de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) e Gestão de Terceiros da Pride, Alan Rockenbach, para garantir a efetividade dessa norma, o Sistema de Gestão Integrado (SGI) carrega a função de unificar os processos de qualidade. Sendo assim, o SGI garante o compromisso às exigências das regulamentações cada vez mais rigorosas, como é o caso da nova certificação conquistada pela construtora. "O SGI promove a cultura de aprimoramento contínuo, permitindo que a organização identifique e implemente melhorias de forma sistemática. Portanto, é essencial para assegurar que a empresa funcione de maneira harmoniosa e eficiente, ao mesmo tempo que atende a diversas demandas externas e internas", explica.

Para obter a ISO 45001, a Pride Construtora passou por um rigoroso processo de avaliação, que incluiu revisões detalhadas das práticas de segurança e saúde, treinamentos, além da implementação de melhorias contínuas. O selo é um passo estratégico na consolidação da empresa como referência no setor, especialmente em um mercado que demanda responsabilidade social e segurança como pilares fundamentais.

"A certificação ISO 45001 representa um compromisso constante com o desenvolvimento de melhores condições de trabalho e a redução de riscos para os colaboradores da Pride Construtora. A empresa, que vem expandindo a sua atuação no estado e reforça a importância de práticas que garantam a integridade física e mental dos profissionais, contribuindo para uma cultura de segurança em toda a sua cadeia de operações", completa Rockenbach.

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Como a PEC da redução da jornada de trabalho pode afetar as indústrias

Como a PEC da redução da jornada de trabalho pode afetar as indústrias

Como a PEC da redução da jornada de trabalho pode afetar as indústrias

Com uma carga horária semanal menor, o setor terá que elevar a produtividade para não precisar aumentar seus custos com novas contratações

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 36 horas semanais e o fim da 6x1 (seis dias de trabalho seguidos de um dia de descanso). já está pronta para ser protocolada na Câmara dos Deputados. A matéria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) já recebeu mais de 200 assinaturas e ultrapassou o mínimo de 171 necessárias para que seja encaminhada para a discussão no plenário.

Desde que veio à tona, o tema ganhou destaque nas redes sociais porque, se virar lei, terá impacto na rotina dos empresários e colaboradores. Neste cenário, para não precisar ampliar o quadro de mão de obra e consequentemente aumentar os custos, os empresários, sobretudo no ramo da indústria, terão que investir em programas para aumentar a produtividade e eficiência operacional da equipe.

A avaliação é de Vania Batista, sócia fundadora do Gemba Group, empresa especializada em consultoria e treinamento para indústrias que já realizaram mais de 500 projetos para atender a esses requisitos, além de terem capacitados mais de 30 mil profissionais presencialmente para serem mais produtivos e garantirem eficiência e qualidade.

Conforme ela, para não arcar com prejuízos financeiros, a saída será implementar nas indústrias modelos de gestão e operação enxuta. Trocando em miúdos, será necessário fazer mais em menos tempo.

A produtividade, aliás, é uma pedra que já está no sapato de grande parte das indústrias e a redução da jornada será mais um calo que precisará de tratamento. O índice da produtividade é calculado como a razão entre o volume produzido e as horas trabalhadas na produção. O índice já vem acumulando com uma queda alarmante, tornando-nos um dos países mais improdutivos do mundo, conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outros órgãos e institutos de pesquisas especializados na indústria. Ainda de acordo com o órgão, esse resultado reflete na redução de 16,5% nas horas trabalhadas e diminuição maior no volume produzido, na ordem de 17,4%.

“Os números falam por si só. A produtividade já é um problema para a indústria no presente e que poderá ser acentuado num futuro próximo, se a legislação legitimar a jornada de 36 horas semanais. Por isso, os industriais devem começar a se preparar hoje para o que pode vir amanhã. As companhias que já estiverem adaptadas terão um impacto menor na folha de pagamento porque não irão precisar aumentar a força de trabalho”, aconselha Vania Batista.

Neste sentido, os treinamentos do Gemba Group são aliados de indústrias de todos os portes e setores que desejam aumentar a eficiência operacional, eliminar desperdícios, reduzir custos e otimizar processos. A empresa é especializada na implementação da gestão enxuta, conhecida internacionalmente pelo termo “lean manifacturing”, desenvolvida pela Toyota na década de 1950 e que até hoje é uma referência aplicada em empresas de diversos ramos mundo afora. Em 16 anos de atuação, o Gemba Group atingiu a marca de R$ 1 bilhão de ganhos para seus clientes por meio dos treinamentos e consultorias que oferece.
Em linhas gerais, Vania Batista explica que a gestão enxuta identifica e remove ações que não agregam valor ao processo produtivo, como

excesso de estoque, maquinário ou mão de obra ociosa. “A gestão enxuta encontra a raiz dos problemas, além de aprimorar os processos para manter o sistema de produção em alto nível. O trabalho da equipe também é facilitado porque cada um sabe qual o seu papel e como proceder dentro da cadeia produtiva”, aponta Vania.

As indústrias que conseguirem dar um salto de qualidade e investirem em um processo de melhorias contínuas também estão aptas à inovação, que leva a uma maior competitividade num mercado de concorrência cada vez mais acirrado. “Num mundo globalizado e em plena revolução tecnológica, quem estaciona, perde. Neste sentido, a gestão enxuta incentiva que as melhorias contínuas façam parte da cultura empresarial, ultrapassando a condição de uma técnica de gestão e se tornando um pilar para o crescimento do negócio”, enfatiza Vania Batista.

Combate à desindustrualização

A gestão enxuta também é uma forma de fortalecer a indústria nacional, que é um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Na década de 1980, o setor chegou a ser responsável por quase metade do PIB brasileiro – para se ter uma ideia, em 1985, a indústria de transformação representava 36% do PIB. Contudo, nas últimas décadas, o Brasil está passando por um processo de desindustrialização e hoje a participação industrial no PIB nacional gira em torno de 24%. O faturamento do setor também caiu 2,3% em 2023 sobre 2022 e, em 2024, está no mesmo patamar que em 2017. Todos esses dados são da CNI.

“A desindustrialização é prejudicial para toda a economia, sobretudo porque esse setor é capaz de multiplicar riquezas. A cada R$ 1,00 produzido na indústria de transformação, são gerados R$ 2,43 na economia como um todo. Sem falar na geração de emprego e renda para a população. Portanto, já está na hora de reverter esse quadro e a PEC da redução de jornada pode ser mais um estímulo para que os empresários repensem seu modelo de gestão e invistam em metodologias ágeis. Não há outro caminho que não seja a educação continuada para elevar a produtividade e combater a desindustrialização”, reforça a executiva do Gemba Group.

Desafio X Oportunidade

Na visão de Vania Batista, a diminuição da jornada pode ser desafiadora à primeira vista e no momento de adaptação, mas é uma medida que pode trazer frutos em médio e longo prazo. Colaboradores que conseguem equilibrar a vida pessoal com a profissional e ter tempo para si são mais felizes e conseguem render mais durante a jornada de trabalho. “Então, as indústrias que conseguirem avançar em termos de produtividade da equipe, terão ganhos caso o projeto de lei seja aprovado”, aponta Vania.

A executiva faz um paralelo da PEC da redução da jornada no Brasil com um movimento europeu que implementa uma jornada de trabalho de quatro dias, sem redução salarial. A Islândia foi pioneira no novo modelo laboral antes da pandemia – que, aliás, trouxe uma nova configuração para o mercado de trabalho com a regulamentação do home office e do trabalho híbrido. Na esteira das mudanças trazidas pela Covid-19, países como Bélgica, Reino Unido e Suécia já adotam também adotam a jornada de 4 dias para reter talentos e com a finalidade de oferecer para os trabalhadores mais tempo para lazer, cultura e qualificação.

“A pandemia trouxe à tona uma reflexão sobre a fragilidade da vida e, consequentemente, o reposicionamento de valores individuais e sociais no mercado de trabalho. As pessoas acordaram para a necessidade de ter mais tempo para viver, além de trabalhar. Nesse sentido, além de oferecer essa possibilidade, a redução da jornada pode contribuir para a prevenção do Burnout, lembrando que no Brasil 30% dos trabalhadores são acometidos pelo distúrbio, segundo dados da Anamt [Associação Nacional de Medicina do Trabalho]”, finaliza Vania Batista.

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