Startup que leva educação financeira para jovens de periferias brasileiras recebe aporte de 300 mil reais no Shark Tank Brasil   

Startup que leva educação financeira para jovens de periferias brasileiras recebe aporte de 300 mil reais no Shark Tank Brasil  

Startup que leva educação financeira para jovens de periferias brasileiras recebe aporte de 300 mil reais no Shark Tank Brasil

Startup vendeu 30% da operação para os empresários Sérgio Zimerman, fundador e CEO da Petz, e Monique Evelle, fundadora da Inventivos

O Shark Tank Brasil, reality pioneiro de empreendedorismo, está em sua 9ª temporada oferecendo uma plataforma para que empreendedores possam expor suas ideias inovadoras a um grupo de investidores de destaque, os “tubarões”. Nesta temporada, a Investeendo, startup paranaense voltada para a educação financeira e empreendedora de jovens periféricos, apresentou seu pitch e garantiu um aporte de 300 mil reais, cedendo 30% de sua participação societária para expandir sua missão de transformação social. O programa, uma coprodução entre a produtora Floresta e a Sony Pictures Television, foi ao ar pela Sony Channel e está disponível no YouTube.

Na apresentação para os “tubarões”, a Investeendo destacou seu sistema de ensino gamificado, que inclui totens interativos e tabuleiros simulativos que ajudam os jovens a praticar, no dia a dia da escola, a relação com o dinheiro por meio de uma moeda virtual. Eles conquistam essas moedas ao realizar tarefas e missões estabelecidas pelos professores, aprendem sobre investimentos e podem aplicá-las para aumentar sua “renda”. Além disso, fazem transferências e adquirem direitos e produtos na “lojinha” disponível no próprio app.

“Os sharks fazem comentários bem duros, mas o tempo de estudo que tivemos, antes do programa, foi muito bom, porque estávamos preparados para todas as perguntas”, comenta Sam Adam Hoffmann, cofundador e CEO da Investeendo. A resposta dos investidores foi muito positiva, com quatro dos cinco “tubarões” interessados em apoiar a iniciativa. A Investeendo optou por fechar uma parceria com Sérgio Zimerman, fundador e CEO da Petz, e Monique Evelle, empreendedora e fundadora da Inventivos, que dobraram o valor inicialmente solicitado pela startup.

“Eu acompanho o Shark Tank desde a primeira temporada e, antes mesmo de me tornar empreendedor, assistia religiosamente todos os episódios, sonhando com o dia em que teria minha própria empresa e estaria lá diante dos sharks. O processo de gravação mostrou que é um reality de verdade, o que vemos na TV é exatamente o que aconteceu. Não temos nenhum contato com os sharks até o momento do pitch, e eles não recebem nenhuma informação prévia sobre nós. É ali, naquele tempo limitado, que precisamos nos apresentar e convencê-los da nossa proposta”, complementa Sam.

A participação no Shark Tank Brasil irá trazer visibilidade e validar o potencial de impacto da Investeendo, não apenas nas escolas, mas também junto a ambientes corporativos, já que a startup também oferece soluções personalizadas para empresas, alinhando-se aos princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Como surgiu a startup

Fundada por Sam Adam Hoffmann, Vanessa Cristiane Motta e Mariana Motta de Matos, a Investeendo surgiu a partir de um encontro improvável entre três profissionais com uma paixão comum pela educação. Sam, professor da rede pública no Paraná, enfrentava dificuldades para engajar seus alunos nas aulas de Biologia e encontrou nos jogos e na gamificação uma solução, enquanto Vanessa e Mariana, ambas bancárias, ofereciam palestras gratuitas sobre educação financeira para jovens e adultos, devido à grande dificuldade que as pessoas têm em se relacionar com o dinheiro.

Após a pandemia, Sam quis lançar um projeto de gamificação na área financeira, mas lhe faltava conhecimento específico. A oportunidade para a união surgiu quando Vanessa e Mariana foram convidadas a participar de lives da Secretaria de Educação para ensinar professores sobre o tema, e Sam, inspirado, enviou uma mensagem no Instagram de Mariana propondo a ideia. Pouco tempo depois, eles se reuniram e decidiram criar a Investeendo, desenvolvendo uma metodologia inclusiva de aprendizado baseada em jogos analógicos. Essa metodologia já foi implementada em mais de 40 instituições de ensino, impactando mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros.

Recentemente, a Investeendo foi também reconhecida no Prêmio Legado, iniciativa do Instituto Legado de Empreendedorismo Social que premiou a startup após um programa de aceleração, o Projeto Legado, com mais de 140 horas de capacitação e mentorias, voltado para organizações sociais e ambientais de todo o país. Além do reconhecimento, a Investeendo recebeu um aporte financeiro de R$ 10 mil, que será utilizado para impulsionar ainda mais sua missão de transformar o futuro dos jovens por meio da educação financeira. Mais informações em www.investeendo.com

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Black Friday: 2024 traz oportunidade para repensar o modelo de consumo   

Black Friday: 2024 traz oportunidade para repensar o modelo de consumo  

Black Friday: 2024 traz oportunidade para repensar o modelo de consumo

Marcada pelas promoções e compras em excesso, data precisa de um olhar consciente e sustentável

O mês de novembro é aguardado por muitos consumidores devido à Black Friday. A data surgiu nos Estados Unidos e marca a reabertura do comércio após o feriado de Ação de Graças (toda última quinta-feira do mês). No Brasil, país em que o feriado não existe de maneira formal, as empresas aproveitaram o calendário do evento para também oferecer uma série de descontos.

Muitas pessoas esperam até a data para comprar itens necessários e, em muitos casos, não necessários, aproveitando os descontos pretensamente oferecidos pelas lojas e prestadores de serviços. A empolgação em busca de oportunidades pode levar ao consumo excessivo, porém a Black Friday também pode ser uma oportunidade para repensar o consumo, considerando o impacto ambiental de cada compra. Optar por produtos duráveis, recicláveis e de empresas comprometidas com práticas sustentáveis é essencial nesse processo.

Os resultados da pesquisa Consumo Consciente 2024 apontam que 94% dos brasileiros entrevistados adotam alguma prática de consumo para combater o desperdício de recursos, sendo que, destes, 29% têm a prática mais sustentável como padrão de consumo, o que inclui fazer pesquisas de preço é ser moderado ou econômico no momento de uma compra. Ao considerar o público feminino (67%), o ato de pesquisar é maior do que entre os homens (61%).

A pesquisa revelou ainda que as certificações socioambientais como, por exemplo, Produtos Orgânicos Brasil, Selo FSC, ISOs, NBRs, dentre outras, são importantes para a maioria dos consumidores: a cada 100 pessoas, 58 consideram os selos e as certificações relevantes, sendo extremamente importantes para 21% dos entrevistados. A questão é que o consumo consciente vai além do desperdício e selos ambientais.

Responsabilidade no momento da compra

O consumidor consciente é aquele que considera, ao adquirir um produto, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. E que também pode ser um agente transformador da sociedade por meio do consumo.

A advogada Carol Gusi, mestra em Gestão Ambiental e idealizadora da Galeria Panaceia, um espaço colaborativo com nove ambientes internos, além de horta e bosque, voltado para o fomento da sustentabilidade e inovação, fala sobre essa transformação do consumo. “O consumo consciente não é sobre deixar de consumir, mas sobre consumir melhor e com menos impacto, evitando excessos e desperdícios. Hoje temos muitas opções de produtos sustentáveis e as empresas entenderam a necessidade de se adaptar e produzir de forma consciente. É um movimento necessário e urgente”, afirma.

Ao idealizar a Galeria Panaceia, localizada no bairro Ahú, em Curitiba, Carol consultou diversos profissionais, de diferentes áreas, para que o projeto da construção verde fosse realizado. Desde a estrutura até a iluminação, os requisitos para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma ferramenta de certificação internacional que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável, foram respeitados.

Quem visita a Galeria Panaceia, além de conhecer a construção e opções de materiais para mobiliário, se depara com produtos alinhados com as questões ambientais. Na loja conceito, é possível encontrar produtos, marcas e artigos que passam por uma curadoria interna para que possam ser expostos na galeria. “A Panaceia foi pensada para ser um ambiente de ideias para um futuro mais sustentável, sendo assim, tudo o que é comercializado aqui deve seguir o mesmo propósito. É muito importante que existam mais espaços voltados para esse tipo de produto. Quanto mais locais ofertando, mais a sociedade terá acesso e conhecimento e, automaticamente, o consumo aumenta”, explica a advogada.

Dicas de práticas sustentáveis:

Iniciativas simples podem ser adotadas para colaborar com a saúde do planeta. Confira algumas dicas:

- Utilizar sacolas de pano;
- Analisar a real necessidade de compra;
- Optar por bens duráveis;
- Escolher embalagens recicláveis, biodegradáveis ou reutilizáveis;
- Dar preferência ao comércio local e quem produza por demanda;
- Escolher produtos feitos de materiais renováveis: como madeira certificada, lã e seda;
- Optar por produtos com classificação energética A ou superior;
- Verificar as práticas sustentáveis da empresa.

O consumo sustentável se consolida quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, entendendo o impacto das consequências ambientais e/ou sociais de cada uma de nossas escolhas.

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Pátio Batel realiza Black Friday com curadoria única de produtos e estacionamento gratuito   

Pátio Batel realiza Black Friday com curadoria única de produtos e estacionamento gratuito  

Pátio Batel realiza Black Friday com curadoria única de produtos e estacionamento gratuito

Do dia 25 de novembro a 1º de dezembro, shopping reúne em guia digital e impresso recomendações de compras; influencers de Curitiba apontam suas escolhas para a data

O Pátio Batel se prepara para a Black Friday deste ano com uma proposta focada na curadoria de produtos e experiências. A campanha, que ocorre de 25 de novembro a 1º de dezembro, terá como destaque uma página dedicada a apresentar a curadoria de produtos do Pátio Batel e de influenciadores, um guia impresso, estacionamento gratuito na sexta-feira, 29 de novembro, e descontos exclusivos.

A versão on-line do guia estará disponível no site e nas redes sociais do Pátio Batel, que direciona para 9 categorias disponíveis: moda, acessórios, joias, alimentação, infantil, beauty & wellness, home decor, utensílios para gastronomia e mais. As compras realizadas a partir do dia 28 de novembro, durante a Black Friday, também valem para a promoção de Natal do Pátio Batel. 

Na sexta-feira, 29 de novembro, o estacionamento do Pátio Batel será gratuito para que os clientes tenham uma boa experiência de compra. 

Para mais informações, acesse o site www.patiobatel.com.br 

Serviço:

Black Friday do Pátio Batel

25 de novembro a 1º de dezembro

Endereço: Pátio Batel - Avenida do Batel, 1868 - Batel

Estacionamento gratuito no dia 29 de novembro

Mais informações www.patiobatel.com.br/blackfriday 

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um local singular de Curitiba. O Pátio Batel é o único shopping do segmento luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 71 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus 10 anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como “única em todos os sentidos”: um espaço para ser acolhido em uma experiência de bem-estar, moda e luxo.

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Black Friday 2024: Shopping Palladium Curitiba oferece serviço exclusivo e live de promoções

Black Friday 2024: Shopping Palladium Curitiba oferece serviço exclusivo e live de promoções

Canal Shop Help disponibiliza promotoras para facilitar compras

Novembro é o mês mais aguardado do ano para quem deseja aproveitar as promoções. Com a chegada da Black Friday, o principal evento do varejo, as lojas oferecem descontos especiais para atrair clientes. A data, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, consolidou-se como uma das mais importantes para o comércio.

Segundo dados da NielsenIQ, na semana de 4 a 10 de novembro de 2024, as vendas do segmento de tecnologia e bens duráveis (eletrônicos, eletrodomésticos, portáteis, entre outros) cresceram 6% nas lojas físicas. Para a gerente de marketing do Shopping Palladium Curitiba, Cida Oliveira, a maior tendência para a Black Friday deste ano é a integração dos ambientes físico e digital, aproveitando o melhor de cada formato. O termo “Figital” define essa integração, que transforma a experiência do cliente. “Ao mesmo tempo que os consumidores se beneficiam da praticidade do on-line, as lojas físicas oferecem vantagens exclusivas, proporcionando uma experiência de compra mais rica e personalizada no ponto de venda”, comenta.

Para fortalecer essa conexão, o Palladium lançou o “Shop Help”, um canal exclusivo no WhatsApp, no qual promotoras auxiliam os clientes pesquisando preços, tirando dúvidas e enviando fotos e informações detalhadas sobre os produtos disponíveis nas lojas. Além disso, personagens especiais vão circular pelos corredores, interagindo e ajudando os consumidores. A campanha também inclui transmissões ao vivo durante todo o dia, a partir das 13h, em todas as redes sociais do Palladium. Nessas lives, serão apresentadas as melhores promoções, dicas e novidades, reforçando ainda mais a integração entre o físico e o digital. O shopping reúne as principais lojas como Pontofrio, Casas Bahia e Magazine Luiza, garantindo a maior variedade de produtos e marcas.

As promoções não se restringem à sexta-feira oficial da Black Friday, mas se estendem por todo o fim de semana, começando em 29 de novembro e terminando em 1o de dezembro. Além de economizar nas compras, os clientes podem participar da Campanha de Natal e concorrer a uma Mercedes, além de levar para casa um exclusivo faqueiro de 16 peças. Para participar, basta fazer compras nas lojas e nos quiosques participantes e cadastrar as notas fiscais. A cada R$ 350 em compras, o cliente recebe um cupom para concorrer ao sorteio do automóvel. Com R$ 700 em compras, é possível garantir o faqueiro (limite de 1 por CPF).

A campanha do faqueiro é válida para compras realizadas entre 14 de novembro e 24 de dezembro ou enquanto durar o estoque. O sorteio da Mercedes será realizado em 20 de janeiro de 2025, e os clientes podem participar até 19 de janeiro.

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping - que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

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Projeto Escalada da Inclusão possibilita que pessoas com deficiências (PcD) pratiquem escalada   

Projeto Escalada da Inclusão possibilita que pessoas com deficiências (PcD) pratiquem escalada  

Projeto Escalada da Inclusão possibilita que pessoas com deficiências (PcD) pratiquem escalada

Evento promove acessibilidade e inclusão e será realizada neste domingo (24) 

Neste domingo (24), das 14h às 18h, acontece a terceira edição da Escalada da Inclusão. Idealizada pelo psicólogo Allef Furtado, o evento será realizado no Campo Base Ginásio de Escalada (Avenida Presidente Kennedy, 35 – Rebouças) e tem como objetivo ajudar na reconstrução da autoestima e da autoimagem, além da oferecer a possibilidade das pessoas com deficiência (PcD) se desafiarem e superarem seus próprios limites, provando a si mesmos que a maior limitação está em suas mentes.

“Eu tenho a autonomia e a liberdade como um valor de vida, então quando eu ajudo a transformar vidas, principalmente, no quesito de dar liberdade para as PcD, eu sinto uma realização pessoal muito grande, me conecto com o meu propósito. Eu sempre me emociono quando realizo esse evento e, a partir dessa experiência, entendo que pequenas pessoas, como eu, podem fazer grandes feitos”, explica o idealizador do projeto, Allef Furtado.

A Escalada da Inclusão será gratuita e contará com paredões de quase 20 metros. Além de equipamentos especializados e adaptados para auxiliarem todas as PcD, inclusive cadeirantes que também queiram realizar a escalada.O diferencial dessa edição, é que o psicólogo está doando duas cadeiras adaptadas para os ginásios de escalada de Curitiba.

“A gente entende que o limite ele tem que ser definido pela própria pessoa com deficiência e não pela sociedade ou pelo outro que fala se você pode ou não fazer tal coisa/atividade. A ideia é falar que eles podem sim praticar a escalada, se assim, for à vontade e desejo deles”, finaliza Furtado.

A Escalada da Inclusão conta com a realização da Escalada Terapêutica (programa do psicólogo Allef Furtado). Patrocínio do Dr. Antonio Krieger, Vida Fit, Master Brasil, Grupo Veper e Outdoormídia. Apoio do Campo Base Ginásio de Escalada, Ariente Equipamentos, ADFP, Lume e Loba do Mar Eventos.

Serviço:

3º Escalada da Inclusão

Data e horário: 24 de novembro de 2024 (domingo), das 14h às 18h

Local: Campo Base Ginásio de Escalada (Avenida Presidente Kennedy, 35 – Rebouças)

A entrada é gratuita

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