Bem Brasil está entre os 120 "lugares incríveis para trabalhar"

Bem Brasil está entre os 120 "lugares incríveis para trabalhar"

Empresa mineira integra ranking elaborado pela FIA em parceria com o portal Uol

A Bem Brasil Alimentos, fabricante 100% nacional de batata pré-frita congelada e preferida do consumidor do país, é, pelo segundo ano consecutivo, um dos 120 “Lugares Incríveis para Trabalhar”. O prêmio é uma iniciativa do portal UOL, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), e destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. O anúncio ocorreu hoje (31/08), em cerimônia online, transmitida pelo UOL.

Para a gerente de Recursos Humanos da Bem Brasil, Franciele Reis, receber novamente esse reconhecimento – figurando nesse seleto grupo das companhias que tiveram melhor pontuação geral na premiação – significa ter a certeza de que a empresa está no caminho certo. “Além do respaldo de uma instituição como a FIA, que valida as práticas de gestão adotadas por várias corporações, temos o mais importante, que é o retorno positivo do nosso colaborador: ele está satisfeito, e nossa gestão faz sentido”, afirma.

Ela também ressalta um ponto de grande importância apresentado pela pesquisa: mesmo após um longo período de pandemia, a avaliação da Bem Brasil se manteve alta. A nota deste ano, inclusive, foi melhor do que a registrada anteriormente. “Tivemos 94 pontos, em 2020, e 94,1, em 2021. Pelo fato de sermos uma indústria alimentícia, não paramos, mesmo com a Covid-19. Acredito que o diferencial para esse ótimo resultado entre os colaboradores foi o fato de termos investido no acolhimento das pessoas, além da proximidade de nosso CEO com a equipe”, observa.

Franciele explica que tanto o presidente da empesa, Dênio de Oliveira, quanto os profissionais do setor de RH estiveram presencialmente nas fábricas para apoiar quem estava trabalhando na parte operacional. “Foi um período de adaptações, melhorias contínuas e mudanças internas significativas”, completa. O certificado conquistado, portanto, valoriza todo o esforço dos dirigentes, RH, gestores e demais colaboradores em construir um ambiente de trabalho agradável e que favorece a construção de equipes mais unidas, de uma atmosfera harmoniosa e de uma empresa mais produtiva.

Avaliação

Este é o segundo ano do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar. A avaliação conduzida pela FIA tem duas etapas: uma em que os funcionários respondem, de forma anônima e digitalmente, um questionário sobre o trabalho do CEO (5% de peso), a atuação das demais lideranças (5%) e a sua satisfação com o clima organizacional (60%). Ao mesmo tempo, o setor de RH preenche outro documento, relativo às práticas de gestão (30%). A partir das notas, é calculado o Índice FIA Employee Experience, que determina a classificação de cada empresa.

Sobre a Bem Brasil

Fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, a Bem Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, no Triângulo Mineiro. Pioneira na atividade, conta, atualmente, com duas unidades fabris na região: a de Araxá e a outra no município de Perdizes, inaugurada em 2017. Juntas, geram mais de 600 empregos diretos e de 2 mil indiretos. A companhia é líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, produzindo, por ano, mais de 250 mil toneladas de produtos. Além disso, seu mix contempla mais de 20 itens voltados para food service e varejo nacional.

Add a comment

Primeiro lugar geral da UFPR é de Canoinhas

Primeiro lugar geral da UFPR é de Canoinhas

Na tarde de quinta-feira (31), o jovem Gustavo Schick, de 18 anos, foi surpreendido com a ligação do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, anunciando a conquista da nota mais alta do vestibular 2020/2021. Às 14h, Gustavo soube da aprovação no concorrido curso de Medicina por um amigo. “Sempre brinquei que queria o primeiro lugar, mas é muito difícil acreditar que finalmente cheguei onde eu queria. Ainda não processei o resultado, desliguei a chamada com o reitor e não acreditei”, conta.

Com pai professor universitário e mãe artesã, o estudante de Canoinhas (SC) veio a Curitiba em 2019 para fazer o Terceirão no Curso Positivo. Em 2020, já no extensivo e com a pandemia e as aulas remotas, voltou para a cidade de origem para ficar perto da família. “A preparação foi diferente por conta das restrições impostas pela covid-19. Primeiro, pelo ambiente, longe do cursinho, mas, ao mesmo tempo, em casa, com o apoio dos meus pais. O lado emocional também impactou, já que estávamos estudando durante uma crise sanitária, política, econômica e global”, relata.

Aprovado em Medicina via Enem na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em maio, Gustavo iniciou o curso na instituição, mas agora, com a aprovação na UFPR, o jovem já prepara a mudança para a capital paranaense. “Eu sempre tive o sonho de fazer Medicina. E meu segundo objetivo era cursar na UFPR pois, assim, consigo ficar mais próximo da minha família”, comenta. O futuro médico agradece, emocionado, o apoio dos pais, da família, do Curso Positivo e da professora de Redação, Solange.

Os cinco melhores desempenhos no vestibular da UFPR foram de candidatos ao curso de Medicina, que foi o terceiro mais concorrido, com 57,88 candidato/vaga, atrás apenas do curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Paraná. O segundo lugar geral é da curitibana Maria Eduarda Veiga. Com apenas 18 anos, a jovem se preparou durante um ano e meio para a sonhada vaga. “Foi desafiador estudar durante o período de pandemia, a motivação foi um grande obstáculo, mas agora o resultado é recompensador”, desabafa.

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular - algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com três sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

Add a comment

Iguá adere à plataforma de "green bonds" do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Iguá adere à plataforma de "green bonds" do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Empresa é a primeira do setor de saneamento a divulgar dados e indicadores de projetos financiados por títulos verdes

A Iguá Saneamento passou a integrar a Green Bond Transparency Plataform (GBTP) sendo a primeira empresa de saneamento a divulgar seus dados na plataforma. Lançada em abril pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ferramenta online permite a investidores e à sociedade acompanhar os principais dados e indicadores de desempenho de projetos financiados por títulos verdes na América Latina e no Caribe.

No caso da Iguá, o escopo atual são as operações de Cuiabá (MT) e Paranaguá (PR), que já fizeram emissões de debêntures sustentáveis (com a classificação tanto de “verde” quanto “social”). Hoje, a companhia gere 18 operações e atende mais de seis milhões de pessoas em cinco estados brasileiros e em 2022 assume integralmente o bloco 2 do Rio de Janeiro.

“É um passo importante em nosso posicionamento como referência em finanças sustentáveis no setor”, diz o diretor financeiro e de RI, João Luiz Guillaumon Lopes. Em agosto de 2020, a Iguá captou R$880 milhões por meio de debêntures sustentáveis, as primeiras emitidas na área de infraestrutura do país, reconhecidas pela SITAWI Finanças do Bem.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 38 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 19 operações que beneficiam cerca de 7,2 milhões de pessoas. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.www.igua.com.br.

Add a comment

Como administrar bem o seu vale-refeição

Como administrar bem o seu vale-refeição

52% dos consumidores extrapolam o saldo do benefício antes de terminar o mês. Orientações ajudam a gerenciar recursos

O vale-refeição pode representar uma boa ajuda no orçamento. No entanto, ainda há muitos trabalhadores que têm dificuldades em administrar o benefício. Pesquisa mais recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre o tema mostrou que 52% dos consumidores que recebem o recurso extrapolam o valor antes de o mês terminar.

A dificuldade na administração está relacionada aos hábitos de consumo, como avalia o educador financeiro da SPC Brasil no estudo, José Vasignoli. Outro dado da pesquisa revela que 33% dos entrevistados usam o recurso com outras finalidades além do almoço.0

A proposta do vale-refeição é cobrir as despesas do trabalhador com refeições durante o seu horário de trabalho. Mas além de restaurantes, o cartão do benefício pode ser aceito em outros estabelecimentos, como padarias e lanchonetes.

Vasignoli destaca que isso não é um problema, desde que o consumidor administre bem os recursos. No entanto, o levantamento identificou que 12% dos entrevistados não fazem qualquer tipo de controle dos benefícios que recebem, seja o vale-refeição ou o vale-alimentação.

Dicas para gerenciar os recursos

O primeiro passo para planejar como gastar é saber quanto se tem. Por isso, a orientação do SPC Brasil é ter atenção ao saldo do benefício. Essa medida é simples, por meio do aplicativo de celular é possível consultar o valor com periodicidade.

Sabendo o recurso total disponível, Vasignoli sugere estipular um limite diário para os gastos. Para isso, basta dividir o valor total pela quantidade de dias que o benefício será usado. E é nessa etapa que o trabalhador deve pensar como pretende usar o recurso.

Para ajudar a economizar, Vasignoli dá algumas dicas como pesquisar preços na hora de escolher o restaurante, buscar programas de fidelidade que garantam descontos ou gratuidade em alguma refeição e ficar atento aos “gastos extras”, como bebida e doces na hora do almoço.

Vender vale-refeição é ilegal

O estudo do SPC Brasil em parceria com a CNDL apontou, ainda, que 39% dos trabalhadores vendem o vale-refeição. Deste grupo, quatro em cada dez o fazem para poder pagar outras contas. No entanto, a prática é ilegal e pode acarretar em demissão por justa causa.

De acordo com o SPC Brasil, a venda também significa perda financeira, tendo em vista que os compradores costumam cobrar um percentual e, por isso, o valor recebido acaba sendo menor do que o saldo disponível para uso.

Desta forma, a orientação é que os trabalhadores busquem administrar o vale-refeição de maneira correta para que o benefício se torne um aliado no planejamento financeiro.

Add a comment

Bombons Joy combinam chocolates OZ com recheios cremosos para proporcionar novas experiências aos consumidores

Bombons Joy combinam chocolates OZ com recheios cremosos para proporcionar novas experiências aos consumidores

Com sabores exclusivos, inspirados na personalidade criativa e irreverente da empresa paranaense, os lançamentos estão disponíveis nas lojas OZ HOME e OZ & GO

Comprometida com sua missão de sempre surpreender o consumidor com sabores exclusivos, a OZ quer proporcionar uma nova experiência para os fãs da marca com o lançamento dos Bombons Joy. Cobertos com chocolate ao leite, os primeiros integrantes da nova Coleção trazem quatro combinações cremosas com recheios que derretem na boca.

A linha tem desde a versão mais clássica que leva doce de leite e nozes até a combinação irresistível de marshmallow com biscoite negro, além de três criações recheadas com frutas e doces tradicionais brasileiros que despertam o sabor da infância.

A seguir, confira os detalhes de cada produto e mergulhe nessa viagem recheada de novos sabores!

BOMBOM JOY DOCE DE LEITE E NOZES – Feito com Chocolate ao Leite da OZ, esse bombom tem um toque aveludado, combinando a cremosidade do doce de leite de panela de pressão com o sabor marcante das nozes na medida certa para proporcionar uma deliciosa explosão de sabor.

BOMBOM JOY BLACK MARSHMALLOW – Ideal para quem é fã de biscoito de chocolate e de marshmallow, nessa versão os dois ingredientes se complementam numa mordida perfeita, cheia de crocância e cremosidade envolvida pelo chocolate da OZ.

BOMBOM JOY CASTANHA DO BRASIL – Essa delícia tropical traz o sabor da Amazônia combinando o cremoso do chocolate OZ com crocância e sabor exclusivo da castanha brasileira.

BOMBOM JOY CUPUAÇU – Com o sabor mais azedinho e refrescante do cupuaçu, esse bombom combina o dulçor típico da fruta com chocolate trazendo à lembrança o sabor de panetone de fermentação natural.

BOMBOM JOY COCADA – A tradicional combinação de chocolate com coco ganha uma versão mais gostosa nesse bombom recheado de lembranças que só a exclusiva cocada cremosa da OZ pode proporcionar.

BOMBOM JOY BANANA PASSA - Dessa vez a OZ incluiu na sua linha de produtos um bombom recheado com ganache de chocolate branco e banana passa, intercalando as texturas do chocolate branco com a fruta numa versão adocicada, perfumada e muito saborosa.

Com 30 gramas, os Bombons Joy vêm completar o mix de produtos da OZ formado por suas barras de chocolate com mais de 70 sabores, pela linha Só Batata Super Onda oferecida em embalagens divertidas de 90g, pelos Snacks de Provolone e pela O POPZ Crocante, uma pipoca caramelizada e colorida, embalada em potes de 65g e 240g.

Sob o conceito choco.bar.coffee.tea criado por Rafael Nunes, fundador e presidente da OZ, as franquias da rede também oferecem chás, cafés, drinks, salgadinhos, doces e produtos de parceiros, reunindo diversas opções nos ambiente charmosos e repletos de experiências das lojas OZ HOME e OZ & GO, instaladas no Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Com a previsão de abertura de novas lojas em setembro em Curitiba e Florianópolis, a rede de franquias da OZ conta com o suporte da Nova Franchising que oferece assessoria para implantação das unidades, treinamento e suporte para a operação, além de assessoria de marketing aos franqueados.

Com 15 m², em média, as lojas OZ & GO demandam investimentos entre R$ 80 mil e R$ 100 mil e as unidades OZ HOME, com mais de 40 m², cerca de R$ 200 mil. O percentual de retorno é de 15 a 20%.

SOBRE A OZ

A OZ. iniciou suas atividades em 2016 em Curitiba, no Paraná, com a produção de pipoca caramelizada colorida.

Após realizar várias pesquisas, no ano seguinte, Rafael Nunes, fundador da empresa, decidiu lançar a marca de chocolates Choco OZ. e investir na ampliação da linha de sweets com a criação de drageados e biscoitos, sempre com foco em produtos inovadores, com novos formatos e grande variedade de sabores para proporcionar novas experiências aos clientes.

Para abastecer as lojas OZ HOME e OZ & GO, dar sustentação ao projeto de franquias e ampliar seu e-commerce (www.ozhome.com.br), a empresa está construindo uma nova fábrica em Curitiba onde irá aumentar sua capacidade produtiva e desenvolver novas marcas e produtos com o conceito OZ.

LOJAS OZ

Santa Catarina

OZ HOME BALNEÁRIO CAMBORIÚ – Avenida Central, 86 - Balneário Camboriú

Paraná

OZ HOME MARINGÁ - Shopping Avenida Center Maringá – Av. São Paulo 743 – Loja l – 15 – Maringá

OZ & GO - Rua Padre Francisco Bonato, 600 – Sala 7 – Centro – Colombo

São Paulo

OZ HOME MARÍLIA – Av. das Esmeradas, 25 – Centro – Marília

OZ HOME SANTO ANDRÉ - Grand Plaza Shopping - Av. Industrial 600 – Centro - Santo André

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos