Mesmo após chuvas, rodízio de água continua em Curitiba e região; especialista dá dicas para economizar água  

Mesmo após chuvas, rodízio de água continua em Curitiba e região; especialista dá dicas para economizar água

Níveis dos reservatórios aumentam, mas rodízio obriga população a administrar melhor uso da água

As fortes chuvas que atingiram Curitiba e região desde sexta-feira (13) trouxeram um pouco de alívio para a situação da seca. O nível da capacidade dos reservatórios da Sanepar aumentou de 47,5% para 51,05% por volta das 8h da segunda-feira (16). Mas não o suficiente para encerrar o rodízio anunciado no início do mês, que prevê 36 horas de fornecimento e 36 horas de suspensão da água - ou seja, um dia e meio com água e um dia e meio sem.

De acordo com o doutor em Engenharia Mecânica e professor do mestrado e doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP), Alysson Nunes Diógenes, o Paraná tem enfrentado uma estiagem que já se prolonga há alguns anos. “Mesmo que o inverno seja a estação mais seca, tem chovido menos que o esperado. Inclusive, os meteorologistas indicavam, já no começo do ano, que 2021 deveria ser o mais seco em mais de 100 anos”, explica.

Mesmo diante desse cenário, há boas notícias. “Na média, mesmo vivendo uma seca histórica, os reservatórios estão mais cheios em 2021 que em 2020. Isso quer dizer que as ações da Sanepar, com a colaboração, consciente ou forçada, da população, têm funcionado. Isso dá a esperança de que, continuando a economia e, chovendo dentro da média, em breve poderemos retornar aos níveis de 2019, quando os reservatórios estavam cheios”, avalia. A Sanepar economizou aproximadamente 46,6 bilhões de litros de água desde o início do rodízio de abastecimento, em março de 2020, até fevereiro deste ano.

Enquanto a população espera por uma situação mais favorável, as medidas para economizar água continuam. “Por parte da Sanepar, rodízio e obras. Por parte da população, ações simples fazem toda a diferença”, ressalta Diógenes. Confira as dicas do especialista:

• Uso de balde em vez de mangueira: com balde, é possível saber exatamente a quantidade de água que está sendo gasta.

• Redução de vazamentos: nada de pinga pinga pela casa. Em especial, as caixas acopladas e descargas de parede mal ajustadas podem ser grandes fontes de problemas.

• Banhos mais curtos: ajudam na conta de água e também na de energia.

• Balde no chuveiro: especialmente no inverno, até a água do chuveiro esquentar, é possível deixar um balde embaixo do chuveiro. Com isso, economiza-se até 20 litros, o suficiente para dar pelo menos duas descargas.

• Guardar a água da máquina de lavar roupa: usar para lavar calçadas e pisos.

• Garrafa PET na descarga: se o vaso sanitário tiver caixa acoplada dá para encher uma garrafa PET com água, areia ou pequenas pedras dentro da caixa. Assim, a garrafa ocupará o espaço da água e, a cada descarga, o tamanho da garrafa será economizado.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

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Méqui apresenta o "Chickenês", a língua oficial dos McChicken Lovers

Méqui apresenta o "Chickenês", a língua oficial dos McChicken Lovers

Nova campanha destaca a linha McChicken e seus dois novos sanduíches

A clássica família McChicken ficou ainda mais completa e irresistível com a chegada dos novos sanduíches McChicken Cheddar e McChicken Barbecue, além do já conhecido McChicken Bacon. E para comunicar a novidade aos fãs da marca, o McDonald’s decidiu oficializar o idioma dos McChicken Lovers: o Chickenês. Assim, a nova campanha da rede explora a experiência única que sentimos ao provar cada item da linha McChicken e traz o conceito “Só quem já provou, entende”. A criação é da agência DPZ&T.

No principal filme da campanha, que tem produção da Hungry Man e direção de João Papa, um grupo de amigos se reúne para saborear os sanduíches do Méqui. De repente, alguns desses jovens começam a conversar num novo idioma, o Chickenês, mas nem todos do grupo entendem o que está acontecendo. Surge, então, um professor explicando em detalhes qual o método para aprender a nova língua. Assista ao filme e comece a praticar o Chickenês:

https://www.youtube.com/watch?v=z3p8J_qKd7E

O novo McChicken Cheddar é a deliciosa combinação da carne de frango, molho Cheddar McMelt, cebola ao molho Shoyu e pão com gergelim. Já o McChicken Barbecue une carne de frango com molho Barbecue, cebola, bacon crocante e fatia de queijo cheddar, tudo no pão com gergelim.

A partir desta semana, os sanduíches estarão disponíveis de maneira avulsa e, também, junto a McOferta nos balcões, totens de autoatendimento, Drive-Tudo e Delivery de todo o Brasil.

As novidades fazem parte do padrão de qualidade do Méqui, um elemento fundamental para o sucesso de suas criações junto ao consumidor. Outro ponto essencial está ligado ao investimento constante em pesquisas para compreender os gostos dos fãs da marca, assim como as combinações mais apetitosas que eles esperam do Méqui.

“A linha McChicken é um sucesso desde seu surgimento, na década 80. Com a campanha, queremos reforçar nosso relacionamento com os fãs da marca de um jeito leve e divertido, além de mostrar que estamos atentos aos seus pedidos e desejos. Com a expansão da linha com a chegada do McChicken Cheddar e o McChicken Barbecue, estamos levando experiências ainda mais indulgentes aos McChicken Lovers, que amam nosso frango, claro, mas que buscam simultaneamente sabores inéditos com a qualidade do Méqui”, afirma João Branco, CMO do McDonald’s Brasil.

Para acompanhar outras novidades do McDonald’s, acesse www.mcdonalds.com.br.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com

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Pesquisa da Legião dos Heróis aponta que público não pretende voltar às salas de cinema

Pesquisa da Legião dos Heróis aponta que público não pretende voltar às salas de cinema

Pesquisa realizada pela empresa revela um novo comportamento do espectador após a pandemia da Covid-19

A tradicional ida ao cinema foi uma atividade muito afetada pela pandemia da Covid-19, mas a grande pergunta é: como vai ficar o mercado do cinema após a pandemia? Para entender melhor esse cenário, a Legião dos Heróis realizou uma pesquisa com o público fã de cultura pop.

A pesquisa ouviu mais de 6 mil espectadores e revelou a aceleração de uma tendência inevitável que vem crescendo com o fortalecimento dos serviços streaming. Nesse período, pessoas de todas as idades se acostumaram a consumir conteúdo em casa e utilizar tecnologias que antes eram mais comuns entre o público jovem.

Com isso, a popularização desse serviço apresentou ao público a praticidade de assistir aos grandes lançamentos cinematográficos no conforto do lar. Os dados coletados pela pesquisa demonstraram que, mesmo após a pandemia, 40% dos respondentes pretendem continuar assistindo filmes em casa, 29% querem voltar aos cinemas e 31% não se importam em assistir em casa ou no cinema.

Esses números revelam a necessidade do mercado do cinema se reinventar e entregar experiências que vão além da simples projeção de um longa, já que os grandes estúdios estão dando mais opções aos espectadores e lucrando com os lançamentos desvinculados aos cinemas.

SOBRE A LEGIÃO DOS HERÓIS!

A Legião dos Heróis está no ar há 8 anos e é, hoje, um dos 4 maiores publishers brasileiros com foco em Cultura Pop e Geek. A LH trabalha sobre três pilares: editorial, com matérias, entrevistas, coberturas de eventos etc.; tecnologia, já que a LH também é uma empresa de tecnologia especializada em criar experiências digitais de conteúdo; e Data Science, realizando pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o público geek.

Conheça a LH: www.legiaodosherois.com.br

Perfil Institucional da empresa: www.linkedin.com/legiaodosherois

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Sorvetes Rochinha distribui bolas de sorvete para vacinados contra a Covid-19

Sorvetes Rochinha distribui bolas de sorvete para vacinados contra a Covid-19

Marca disponibilizará sabores de Uvaia e Cambuci - frutas ícones da Mata Atlântica paulista - para consumidores que apresentarem o comprovante de vacinação com primeira ou segunda doses

A partir do próximo dia 20 de agosto, a Sorvetes Rochinha lança uma ação para incentivar a vacinação entre os paulistas. Até dia 24 de setembro, os consumidores que apresentarem a carteirinha de vacinação com a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, ganhará uma bola de sorvete em lojas selecionadas da marca na capital e litoral norte.

A troca será válida para os sabores de verão da marca Uvaia e Cambuci – frutas ícones da Mata Atlântica Paulista, lançados em 2021. Os sabores levam em suas receitas as geleias de Uvaia e Cambuci, produzidas pela Paca Polaca, marca de empreendedorismo social de Clarice Reichstul, parceira do Instituto AUÁ. As matérias primas são feitas de maneira artesanal, em panela de cobre, com receitas centenárias de tradição judaico-polonesa. As frutas, com tons mais ácidos, encontraram na base de natas desenvolvida pela Sorvetes Rochinha um equilíbrio surpreendente assim que o produto é levado à boca, tornando a experiência de paladar única e especial.

A campanha Vacina Sim com Rochinha surgiu como uma forma de impulsionar pessoas a se vacinarem. “Sabemos que quanto mais pessoas imunizadas, mais rápido poderemos retomar a normalidade. Acredito que, como empresa e como ato de cidadania, podemos fazer a diferença para ajudar esse movimento a favor da vida”, ressalta o CEO da marca, Lupercio Moraes.

Confira os endereços das lojas participantes:

SÃO PAULO – CAPITAL

• Higienópolis: Rua Maria Antônia, 213Tel.: (11) 4304.6070

• Mooca: Avenida Paes de Barros, 2477 Tel.: (11) 2021.1748

• Tatuapé: Rua Itapura, 1424. Tel.: (11) 2096-2555

• Moema: Avenida Pavão, 840. Tel.: (11) 3457-9000

• Vila Madalena: Rua Wisard, 273.

LITORAL NORTE

• Boiçucanga – SP: Avenida Walkir Vergani, 614 / São Sebastião – SP. Tel.: (12) 99131.3277

• IlhaBela – SP: Rua Doutor Carvalho, 46 - Loja 01 / Centro. Tel.: (12) 3896.6324

• Maresias – SP: Avenida Francisco Loup, 792. Tel.: (12) 3865.7675

Sobre a Sorvetes Rochinha

A Sorvetes Rochinha iniciou suas atividades em 1981 no litoral norte de São Paulo e hoje é tradicional em todo o estado, além do Paraná e Santa Catarina. O sucesso da empresa se deve, principalmente, à utilização de frutas frescas e receitas exclusivas, mantidas desde a fundação. A marca também é referência na produção de sorvetes com Zero Adição de Açúcares. A fábrica em São José dos Campos possui seis mil m² e segue rígidos padrões de qualidade.

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Brasil terá novo representante na ONU para o comitê de prevenção ao crime e justiça criminal

Brasil terá novo representante na ONU para o comitê de prevenção ao crime e justiça criminal

O doutor em direito penal, Tracy Reinaldet, representará o país no Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD)

A Organização das Nações Unidas (ONU) contará com um novo representante brasileiro para os assuntos de prevenção ao crime e justiça criminal. O advogado e doutor em direito penal, Tracy Reinaldet, assume a posição para atuar como consultor e pesquisador no Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD), durante um mandato de dois anos.

Para Tracy Reinaldet, foi uma honra receber o convite de integrar o comitê regional da ONU e contribuir com pesquisas e estudos em prol da melhoria do sistema e justiça penal no país. “Estou muito lisonjeado com a nomeação de representar a República Brasileira e ter a oportunidade de discutir pautas tão importantes da matéria penal e buscar soluções para os diversos problemas que os países da América Latina vêm enfrentando neste aspecto. A troca de informações com os demais países integrantes do comitê ajudará na prevenção da criminalidade e no aprimoramento da justiça penal brasileira”, ressalta o advogado criminalista.

A cerimônia de posse e diplomação aconteceu nesta terça-feira (17), no Palácio do Iguaçu, sede do Governo do Paraná, em Curitiba, e contou com a participação de diversas autoridades do país como o Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Nunes Marques; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Joel Ilan Paciornik; o governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior; entre outros.

Como representantes da ONU, também participaram da cerimônia o diretor do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (ILANUD), Douglas Durán Chavarria; o coordenador do COPLAD, Edmundo Oliveira; e a Cônsul-geral adjunta da República do Paraguai, Elisa Aguay Rolón.

Atuação da ONU no Brasil e na América Latina

Atualmente, quatro institutos dão forma ao programa internacional da ONU de prevenção do crime e justiça criminal, sendo o Brasil, membro do Instituto Latino-americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (ILANUD), junto com outros países pertencentes à América Latina.

A fim de debater e propor melhorias para temas como crime organizado transnacional, justiça criminal e gênero, situação carcerária do preso, entre outros, a ONU instituiu o Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD), formado por representantes de cada um dos 19 país, para o qual Tracy Reinaldet foi nomeado.

“O sistema de justiça penal brasileiro possui diversos aspectos positivos. No primeiro trimestre de 2021, por exemplo, o Paraná obteve a marca de 100% de resolução dos casos de homicídios em Curitiba. Um marco que ultrapassa o de muitas capitais europeias. O nosso grande objetivo junto ao COPLAD é levar ao comitê uma agenda positiva, apresentando às nações latino-americanas o que está dando certo aqui no brasil, a respeito da prevenção e do combate ao crime”, ressalta Rainaldet.

O coordenador do COPLAD, Edmundo Oliveira, também destaca que a ONU possui uma grande agenda de atuação no país, no âmbito penal e criminal, que incluem a divulgação e a troca de informações entre a comunidade internacional, bem como pesquisas, treinamentos e capacitação dos países membros nas respectivas áreas.

“Em breve implantaremos aqui no Brasil um programa social inédito para proteger crianças e jovens carentes. Chamado de `Novo mundo, novos talentos’, o programa contará com a colaboração de clubes como Real Madrid, Bayer de Monique e Paris San German para incentivar o desenvolvimento de talentos esportivos no futebol, basquetebol, voleibol e handebol. Nos próximos meses, a assembleia geral da ONU também deve aprovar uma sede no Brasil da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social, que contará com um campus no Estado do Paraná”, conta o Edmundo Oliveira.

Efetividade do sistema paranaense

De acordo com o Governador do Paraná, Ratinho Junior, o trabalho e talento de Tracy Reinaldet será fundamental para que os bons exemplos do estado paranaense e do Brasil sejam levados aos outros países, assim como as ações de fora também possam ser trazidas para o Paraná e demais estados.

“Queremos aproveitar a presença do representante do ILANUD para examinar outras questões de interesse do estado, assim como a proposta de instalação, aqui no Paraná, de um campus da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da ONU. Também vamos abordar a abertura de novos canais de investimento em território paranaense decorrente do Pacto Global da ONU que está vinculado à agenda de 2030”, complementa o governador.

Em cargo científico no Comitê, Tracy Reinaldet atuará na elaboração e análise das políticas públicas, melhoramento do sistema judiciário e realização de debates públicos junto aos governos federal, estaduais e municipais, e que atendam às realidades de cada região.

Sobre Tracy Reinaldet

Tracy Reinaldet é doutor em direito penal pela Université Toulouse 1 Capitole, em co-tutela com a Universidade Federal do Paraná (2017). Atua na área há cerca de 15 anos como professor e advogado criminal. Reside em Curitiba, no Paraná, mas possui atuação com o seu escritório nas cidades de São Paulo e Brasília.

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