Rock in Rio Humanorama: festival de conversas que junta vozes diversas da sociedade em 80 horas de conteúdo em prol de um mundo melhor

Rock in Rio Humanorama: festival de conversas que junta vozes diversas da sociedade em 80 horas de conteúdo em prol de um mundo melhor

100% online e gratuito, o novo e ambicioso projeto do Rock in Rio realiza-se entre os dias 14 e 17 de setembro, simultaneamente em Portugal e no Brasil, promovendo conversas que inspirem novas perspectivas e ideias para a criação de um mundo mais humano. Alok, Ivan Baron, Monja Coen, Gabriel O Pensador, Fábio Porchat, Tuany Nascimento, Nelson Motta, Edu Lyra, Martha Medeiros e Benedita Casé são alguns dos nomes já confirmados

Apesar da pandemia ter adiado o Rock in Rio para 2022, o festival não parou de criar e inovar e, neste sentido, acaba de lançar um novo projeto que nasce da junção do sufixo "orama" (do grego "hórama", que significa "vista; descortinar de; espetáculo") com a palavra "humano", traduzindo-se em "espetáculo do humano". Assim é o Rock in Rio Humanorama, um festival de conversas totalmente digital, gratuito e inclusivo, que é realizado entre os dias 14 e 17 de setembro e que procura abrir espaço a novas perspectivas e visões sobre alguns dos temas mais complexos da sociedade, explorando diferentes aspectos do ser humano, numa das alturas em que o ser humano precisa, mais do que nunca, de olhar para si, para nós, e para a sociedade como um todo.

Ao longo de quatro dias, o Rock in Rio Humanorama vai ser palco de entretenimento e diálogo entre vozes diversas do Brasil e Portugal, disponibilizando na plataforma do evento ( r o c k i n r i o h u m a n o r a m a . c o m ) 80 horas de conteúdos live e gravados, traduzidos em linguagem de libras, com foco no desenvolvimento do ser humano. Nestas conversas inspiracionais participarão nomes bem conhecidos do público, de diferentes áreas de atuação, que compõem o "lineup" deste festival. Dentre os 200 participantes, já estão confirmados o músico Gabriel o Pensador, o artista Alok, o humorista Fábio Porchat, a Monja Coen, o jornalista e compositor Nelson Motta, a escritora Martha Medeiros, o jornalista e Presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro Bruno Chateaubriand, a jornalista Andreia Sadi, a CEO do projeto Na Ponta dos Pés Tuany Nascimento, a diretora audiovisual Benedita Casé, o Fundador e CEO do Gerando Falcões Edu Lyra, a CEO da Looklittle Rebeca Costa, o influenciador da inclusão Ivan Baron, o Presidente da CUFA (Central Única das Favelas) Preto Zezé e as ativistas portuguesas Carolina Salgueiro Pereira e Sara Rocha.

"O Rock in Rio Humanorama é um espaço para todos que estão dispostos a sair da sua própria bolha para compartilhar e conhecer ideias, projetos e visões diversas. Para aqueles que estão abertos ao diálogo e em busca de ampliação da consciência individual e coletiva.", explica Agatha Arêas, Vice-Presidente de Learning Experience do Rock in Rio.

Tal como acontece ao entrar na Cidade do Rock, também no Rock in Rio Humanorama o público vai poder escolher os conteúdos que deseja assistir, entre quatro "palcos" principais. Estes palcos são, na verdade, canais acessíveis através da plataforma do evento - "Sou", "Nós", "Somos" e "Experiências de Aprendizagem" - dedicados ao conhecimento e desenvolvimento das capacidades do ser humano para a construção de um futuro melhor e mais humano. O canal "Sou" foca na sustentabilidade individual e no autoconhecimento; o canal "Nós" explora as relações interpessoais, o poder do coletivo e da colaboração; o canal "Somos" aborda o universo do impacto social e a relação com o meio ambiente, explorando temas como a cidadania ativa, economia sustentável, criação de valor, entre outros; e o canal "Experiências de Aprendizagem" será o epicentro dos workshops práticos, liderados por professores e especialistas que abordarão as três temáticas dos restantes canais.

Além dos conteúdos disponibilizados durante os quatro dias do "festival de conversas", na plataforma do evento o público poderá, também, acompanhar o HumanoramaCast, um podcast de 11 episódios que promove mais conversas inéditas entre os participantes do festival e cuja estreia está agendada para o próximo dia 23 de julho, juntando na mesma conversa Agatha Arêas, Roberta Medina (Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio) e Luís Justo (CEO do Rock in Rio). Outro conteúdo que estará disponível a partir de hoje é o HumanoQuizz, um teste de personalidade para todos os já que queiram começar a fazer parte deste projeto, no qual cada participante poderá descobrir qual o seu tipo de "Humanoramer". "É uma espécie de diagnóstico rápido do nosso nível de humanidade, mas com uma abordagem leve e divertida, que nos deixa curiosos para descobrir que tipo de humano somos ou seremos!", acrescenta Agatha Arêas.

Acreditando que a educação é a base para construir um mundo melhor, o Rock in Rio Humanorama surge como mais um passo do Rock in Rio neste sentido, atuando como espaço para aprofundar a visão de futuro do festival e mantendo ativa a conversa que está na origem da sua história. "O Rock in Rio foi criado há 36 anos para dar voz a uma juventude oprimida, que ansiava pela liberdade de expressão, e também com o objetivo de trazer impacto econômico ao país. Acreditávamos que ao atrair grandes nomes da música conseguiríamos impulsionar o turismo que, por sua vez, se traduziria em receita para a cidade. É importante dizer que sempre acreditamos na filosofia de que ‘para nós estarmos bem o outro também tem que estar bem’ e foi essa crença que motivou, não só, a criação do próprio festival como a implementação de todas as iniciativas que ao longo destas mais de três décadas temos concretizado, sejam projetos de reflorestação, equipar salas de aula, instalar painéis solares em escolas, entre tantos outros", explica Roberta Medina. Mas a verdade é que a vontade do Rock in Rio sempre foi levar mais longe esta partilha de valores, fazendo-o de forma contínua e não, apenas, durante o festival. A educação trouxe a resposta a este desafio e nesse sentido o festival criou uma unidade de negócio dedicada ao learning experience, cujo primeiro projeto seria o Innovation Week (que após duas edições, em 2018 e 2019, foi obrigado a adiar a terceira por conta da pandemia).

Mas foi, também, a pandemia que provocou novas reflexões sobre o papel do ser humano em um mundo incerto e desconhecido, o que levou o Rock in Rio a adaptar o conceito de "Innovation Week" para "Humanorama", lançando agora uma plataforma always on que permite alimentar a conversa de forma contínua e além-fronteiras - com conteúdos criados e partilhados em Portugal e no Brasil, para todo o mundo, e aumentando a capacidade nos dias do evento para 20.000 participantes (ao invés dos 2.000 que passaram pela última edição do Innovation Week). "O Rock in Rio Humanorama é um projeto que promove o diálogo, fomenta novas ideias e fornece ferramentas e insights que podem gerar um impacto significativo na sociedade, começando pelo próprio desenvolvimento de cada um", acrescenta Roberta Medina.

O Rock in Rio Humanorama é fruto da colaboração entre Rock in Rio, a content creator A-Lab, a consultora de branded entertainment Fun e a agência de comunicação integrada Artplan, empresas do Grupo Dreamers - ecossistema de experiências. A Globo está entre os principais parceiros de conteúdo, junto com o próprio A-Lab, o Zenklub, plataforma de conteúdos na área da saúde emocional, o portal português Sapo.pt e a Visorama, estúdio criativo com presença no Brasil e em Portugal. A TM1 é parceira de tecnologia, sendo que a TM1 Live hospedará o festival de conversas em sua plataforma. E para aumentar o alcance da sua mensagem, o projeto conta com a Mix FM e a Sulamérica Paradiso, como rádios parceiras.

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Dia do Homem: 55% dos homens acima de 40 anos deixaram de ir ao médico por conta da pandemia

Dia do Homem: 55% dos homens acima de 40 anos deixaram de ir ao médico por conta da pandemia

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia aponta que 55% dos homens acima de 40 anos deixaram de fazer alguma consulta ou tratamento médico em função da pandemia da COVID-19. Ainda, 57% desse grupo acima dos 40 anos afirmaram ter percebido um impacto negativo na saúde, incluindo 9% que consideravam que a sua saúde estaria pior do que antes.

Outra pesquisa, realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, aponta que 70% das pessoas do sexo masculino vão a consultas médicas acompanhados das mulheres ou dos filhos e mais de 50% dos homens só procuram tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina.

Um corpo em equilíbrio, junto a uma dieta balanceada, contribui para o controle de doenças crônicas, melhora da capacidade cognitiva e saúde em geral. “O público masculino não está acostumado a fazer consultas de rotina. Doenças cardiovasculares, que afetam mais esse público, além de diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, ansiedade, obesidade e outros problemas podem ser evitados com um corpo em harmonia”, afirma a médica, clínica geral da Higia Clinic, Marcia Simões. Ela dá algumas dicas para manter a saúde dos homens em dia:

- Realize um check-up a partir dos 25 anos! Para avaliar e acompanhar o bom funcionamento do organismo;

- Mantenha o estresse sob controle! Ele faz a liberação acelerada de cortisol, adrenalina e noradrenalina, que reduzem o calibre dos vasos e, em longo prazo, potencializa o risco de hipertensão e arritmias cardíacas;

- Pratique exercícios físicos regularmente! Além do bem-estar físico e mental, a prática regular contribuir para o bom funcionamento do coração, da circulação sanguínea, da respiração e até da produção de hormônios;

- Tenha uma alimentação equilibrada! Reduza o consumo de açúcares e evite as bebidas alcoólicas. Uma boa alimentação traz inúmeros benefícios, como aumento da imunidade, melhora do humor e redução do cansaço, melhor qualidade de sono, prevenção do envelhecimento precoce e garante mais disposição para as atividades do dia a dia;

- Mantenha a testosterona em níveis adequados! A falta desse hormônio contribui para o aumento da depressão, além de ocasionar um aumento progressivo da gordura abdominal e diminuição da massa muscular.

“Cuidar da saúde é um ato de amor com a própria vida. É importante visitar o médico com frequência, ou sempre que sentir algum sintoma diferente do habitual por mais de três dias”, alerta Marcia.

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Pandemia e tecnologia: a nova Revolução Sexual

Pandemia e tecnologia: a nova Revolução Sexual

Ocir Andreata*

A psicologia, especialmente de reflexão psicanalítica, nos ensinou a pensar o prazer, enquanto gozo, no corpo e através deste, para além dos limites dos acontecimentos relacionais e amorosos e, com isso, aumentou o tecido do que se pode sentir e dizer como o gozar. Logo, com mais liberdade e alta tecnologia de relacionamentos, há tempos vivemos uma revolução do mais gozar. Desta forma, não se goza somente com o sexo-corpo, mas com a sexualidade libidinal em geral, com a alma em todas as formas de alteridade e em especial com o amor na qualidade das relações afetivas. E o que acontece então agora com o gozo, em tempos de pandemia?

Pesquisas e escutas clínicas dão conta de que a libido estacionou e regrediu nos tempos da pandemia. Grande parte dos relacionamentos fixos (cerca de 42%) não está obtendo gozo sexual nenhum. A queixa comum se traduz na perda ou falta de desejo e a descarga da tensão é feita no relacionamento. A tensão da situação de ansiedade, que exige preocupações e cuidados outros mais imediatos, o aumento do estresse da sobrecarga de atividades da sobrevivência cotidiana, a comunização do espaço de lazer e vivência doméstica com o trabalho home office, nos mesmos espaços e rotinas, sem o necessário distanciamento para a boa manutenção do desejo pelo outro, são também fatores que expõem e agravam crises anteriores já existentes, das quais a pandemia é o espelho. Agressões e separações também aumentaram muito.

Por outro lado, os solteiros e descompromissados de relações fixas, que já viviam um boom de relacionamentos, agora falam da tensão e ansiedade da necessidade de ter que suspender o fluxo de contatos e relações sexuais e se auto imporem normas de cuidados e autoproteção. Nesses casos, a maioria (53%) busca a saída no autosexo. Mas, para além das pesquisas, os relatos mostram que há alto índice de transgressão nas regras e que relacionamentos acontecem, mesmo correndo-se riscos, não só do vírus da Covid-19, como também de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além do aumento de vulnerabilidade a relações promíscuas desprotegidas e abusivas. A qualidade afetiva destas relações imediatistas preocupa.

Todos os dados indicam que há uma nova revolução sexual em curso. O sexo atual se orienta pelo paradigma do “tinder-pornô”, ou seja, um “sexo híbrido” de conversa por aplicativo direto de relacionamento e sexo performático ao estilo dos vídeos eróticos, estimulando a rapidez e a facilidade de um “sexo orgásmico” (ainda muito centrado no gozo masculino). As mulheres reclamam (e com razão) mais respeito à alteridade e ao afeto nas relações; os homens, por mais sexo pornográfico.

E aí, gozou? Se a pergunta, como pensamos, aponta para um alvo de mais qualidade de sexo-convívio, talvez seja melhor deixar ainda a questão no ar.

*Ocir Andreata é psicólogo, professor e pesquisador sobre a sexualidade, coordenador do curso de Pós-Graduação em Sexualidade Humana: Clínica e Educação, da Universidade Positivo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Comemore o Dia do Amigo com Cadence

Comemore o Dia do Amigo com Cadence

A marca dá dicas de presente para todos os tipos de amigo

No dia 20 de julho, é comemorado o famoso Dia do Amigo, data especial para celebrar a amizade que você construiu ao lado daquela pessoa com quem já compartilhou tantos momentos importantes. É a oportunidade perfeita para expressar carinho, gratidão e companheirismo, seja com palavras ou troca de presentes.

A Cadence, marca do Grupo Newell Brands Brasil e referência na fabricação de eletroportáteis e produtos para cuidados pessoais, preparou dicas para você presentear e celebrar todos os tipos de amizade que formou ao longo da vida. Confira algumas sugestões da Cadence que vão deixar mais simples o momento de escolher o presente:

• Para o BFF

BFF ou best friend forever, é aquela pessoa com quem você tem uma conexão e sente que a amizade será para sempre. Seu BFF está com você em todos os momentos, o que combina com a Cafeteira Single Cadence Colors, que já serve dois cafezinhos, um para você e outro para o seu BFF, para que possam passar mais tempo juntos.

• Para o amigo do peito

Todo mundo tem um amigo do peito, que cresceu junto e conhece todos os seus segredos. Vocês passaram tantas coisas e coletaram tantas memórias, que ele merece um presente especial da Cadence, como a Fritadeira sem Óleo 3,2 l Cadence Super Light Fryer Colors, que vai proporcionar ao seu amigo refeições práticas e mais saudáveis.

• Para o amigo colorido

Amizade colorida significa que, além dos laços de fraternidade e companheirismo, você e seu (sua) amigo(a) evoluíram para uma troca de carinho maior. Para um bom amigo colorido, o Mixer Cadence Fast Blend Colors é o presente certo, para fortalecer ainda mais esse laço único.

• Para a migs e o parça

Sempre prontos para qualquer emergência, a sua migs e o seu parça não deixam você na mão. Com eles, você se diverte, troca boas conversas e histórias. A Fritadeira sem Óleo 3,6 l Cadence Cook Fryer permite agilidade, refeições mais saudáveis e rapidez na cozinha, o que garante mais tempo com os amigos.

Todos os tipos de amigos têm uma importância única na sua vida, então, não deixe de presenteá-los com Cadence. Para conferir mais produtos da marca, acesse o site: www.cadence.com.br.

Sobre a Cadence – uma marca do grupo Newell Brands

Fazendo parte da vida das pessoas que gostam de novas experiências e buscam maneiras de simplificar o seu dia a dia, a Cadence, através de eletroportáteis com design atraente e despojado, inspira e diverte seus consumidores de espírito jovem, agregando cores, formas e texturas para cada produto lançado no mercado.

A Newell Brands – Appliances & Cookware Brasil, líder mundial de produtos de consumo com um amplo portfólio de marcas reconhecidas, entre as quais se destacam: Oster®, Cadence®, Paper Mate®, Sharpie®, Dymo®, EXPO®, Parker®, Elmer’s®, Invicta®, Coleman®, Marmot®, Sunbeam®, FoodSaver®, Mr.Coffee®, Rubbermaid Commercial Products®, Graco®, Baby Jogger®, NUK®, Lillo®, Calphalon®, Rubbermaid®, Contigo®, First Alert®, and Yankee Candle®.

Para milhões de consumidores, as marcas da Newell Brands facilitam a sua vida, onde vivem, aprendem, trabalham e se divertem.

Para mais informações visite: www.newellbrands.com - www.cadence.com.br

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Campanha mundial busca evitar uso de plástico em julho

Campanha mundial busca evitar uso de plástico em julho

Conscientização ambiental relembra o impacto das embalagens plásticas no mundo; empresas eco friendly saem na frente com produtos livres do componente

A poluição de ecossistemas é um assunto tão atual quanto urgente. Só nos oceanos, o plástico já é um problema gigantesco, com ilhas de embalagens flutuando pelo Pacífico. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) revelou que, anualmente, cinco trilhões de sacolas plásticas de uso único são utilizadas no mundo. E quando esse dado é aliado ao fato de alguns tipos de plástico levarem mais de 450 anos para se decompor, os resultados são alarmantes.

Buscando conscientizar a população, a ONG australiana Plastic Free Foundation vem realizando há dez anos a campanha Plastic Free July. Funciona como um desafio: o “Julho Sem Plástico” atenta às pessoas para essas embalagens de uso único, que criam um volume muito grande de detritos e servem para muito pouco. Canudos plásticos, sacolas de compras, copos de plástico e garrafas descartáveis são alguns dos produtos que a campanha destaca como prejudiciais e que podem ser evitados. O objetivo é aproveitar o desafio para mostrar aos consumidores como é capaz adaptar a rotina para reduzir os plásticos.

Diversas empresas já estão atentas a esse tipo de problema, readaptando suas embalagens e mesmo a composição dos produtos. A startup Verdê, voltada à curadoria de produtos eco friendly e veganos, faz uma seleção de diversas marcas do ramo de beleza e higiene que destacam esta preocupação. “Queremos atrair todas as pessoas que tenham interesse em proteger o meio ambiente, com atitudes e compras que beneficiem sua saúde e o planeta”, explica Mariana Alves, uma das sócias da startup. O site da Verdê (www.lojadaverde.com.br) reúne mais de 30 marcas nacionais e importadas como Prema, The Humble Co. e Herbia, entre outras.

Embalagens ecológicas

A marca Cativa Natureza trabalha com embalagens ecológicas em muitos produtos. Os sabonetes de argila, por exemplo, são envoltos em plástico biodegradável e embalados em papel biodegradável. A Prema Bio Cosméticos também tem essa preocupação, lançando shampoos sólidos (como o de Lavanda e Pracaxi ou Laranja e Aroeira) com embalagens de papel reciclado. O mesmo material embala o sabonete natural de erva doce da Sal Da Terra, enquanto os sabonetes em barra da Verdi Natural são embrulhados em papel celofane vegetal.

Itens da higiene bucal também são alvo de preocupação. Ainda que alguns produtos não tenham descarte imediato, quando jogados fora causam grande impacto. A empresa The Humble Co., por exemplo, tem uma linha de escovas de dente feitas de bambu, que podem facilmente substituir as de plástico e não agridem o meio ambiente, com decomposição muito mais rápida. A marca tem ainda o fio dental vendido na embalagem de papel.

Itens para remoção de maquiagem, geralmente de algodão, podem parecer deslocados desta lista – mas seus recipientes, não. E o uso contínuo requer cada vez mais pacotes. Uma solução é o uso de toalhas faciais, como a da marca Herbia. Com um pouco de água, pode-se remover a maquiagem sem uso de demaquilante, eliminando ainda sujeiras da pele, e pode ser usada por até seis meses.

Itens infantis

Um dos mercados que mais utiliza de plástico e que muitas vezes passa despercebido é o de produtos infantis. Das fraldas aos brinquedos, há um gasto enorme do material, alguns de uso único. As fraldas descartáveis, produzidas com petróleo, celulose de monocultura e partes plásticas, levam mais de 450 anos para se decompor. A empresa Bebês Ecológicos é pioneira no país na produção de fraldas sustentáveis. São itens laváveis e ajustáveis, que o bebê pode usar por muitos meses, combinados a absorventes que podem ser trocados e lavados, e até capas protetoras antivazamentos.

“Existem itens dos quais até esquecemos que têm plásticos, como os brinquedos”, explica Mariana da Verdê. No site, encontra-se a sessão Verdê Kids, com produtos para os pequenos. Além das fraldas da Bebês Ecológicos, há brinquedos de papel e de madeira, que causam um impacto muito menor do que os equivalentes de plástico quando descartados. A marca isralenese Krooom tem quebra-cabeças e figuras de montar feitos de papelão durável 100% reciclável e tinta atóxica. Já a Lume Brinquedos tem peças de encaixar feitos de madeira maciça. A própria Verdê conta com um brinquedo feito todo de algodão e fibra ecológica de garrafas PET recicláveis: A Feirinha Orgânica Passeio, com frutas e verduras de crochê para brincar e educar sobre uma vida mais sustentável.

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