Uma nova era para o mercado de arte

Uma nova era para o mercado de arte

Galeria de Curitiba é uma das primeiras galerias de arte do Brasil a focar exclusivamente em NFTs

A AIREZ Galeria, fundada em 2015, se torna neste ano uma galeria de arte exclusivamente dedicada a venda de obras em formato NFT. NFT, sigla em inglês para Token não-fungível, é uma nova forma de se comercializar arte. Guilherme Zawa, artista e curador da galeria, comenta que “as NFTs surgiram na esteira das criptomoedas, mas acabaram por resolver um problema antigo entre artistas de vídeo ou suportes alternativos que era o de como comercializar estas obras. As NFTs resolvem muito bem isso e inauguram uma nova era para estes artistas” conclui o curador da AIREZ que já foi sede para o evento The Wrong - New Digital Art Biennale que apresentou diversos artistas de GIF e Video.

Embora ainda desconhecida do grande público as NFTs parecem já ter se estabelecido no exterior, tanto é que a famosa casa de leilões Sotheby’s vendeu este ano uma obra digital NFT por 16 milhões de dólares. Zawa comenta que “as NFTs não são mais um experimento, pois já se encontram consolidadas. É uma nova era para colecionadores também.” A AIREZ vai apresentar no mês de julho uma nova leva de artistas junto à outros que já eram representados pela galeria antes. Entre eles está o artista argentino Franco Palioff, formado em engenharia nuclear e que se aplica à construção de obras de arte em 3D, realidade virtual e até robôs. Com o intuito de descobrir novos artistas que vendam suas obras como NFTs a AIREZ anunciou um prêmio de aquisição e representação. O ganhador será anunciado no dia 31 de julho.

Para saber mais acesse: http://airez.art.br

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Novos espaços para a imagem

Novos espaços para a imagem

Curitiba sedia evento de vídeo experimental on-line com encontros de criação, prêmio e convidados internacionais

O EXEXEX Festival de vídeo experimental será apresentado ao público no dia 31 de julho de 2021, às 10h. Com a parceria do CinePasseio / Fundação Cultural de Curitiba o evento vai promover reflexões sobre as novas articulações do vídeo e sobre questões a cerca das novas formas de espacialidade, exibição de videos como forma de arte e as mais recentes modalidades de comercialização de obras audiovisuais estão na pauta do evento que acontece no sábado, dia 31 de julho.

O evento

Com curadoria assinada por Aricia Machado, artista visual e professora; Flávio Carvalho artista media art, curador da Bienal de Curitiba, pesquisador e diretor de arte; Guilherme Zawa, artista visual e curador da AIREZ Crypto Art Gallery, o evento reúne produções em vídeo de artistas brasileiros. No dia 31 pela manhã será a abertura da exposição EXPOEX 21', composta de Artistas selecionados pela AIREZ Galeria e também do projeto Video Correspondências. A seleção para o EXPOEX 21’ aconteceu através de convocatória aberta e selecionou artistas de diversas partes do país, já o projeto Video Correspondências foi desenvolvido durante a disciplina de Videoarte e Videoinstalação e coordenado pela professora Aricia Machado do curso de Cinema e Audiovisual Unespar. O projeto aconteceu em 2020 quando os alunos em meio a pandemia trocaram as cegas vídeos entre si colocando sua reflexões sobre seus cotidianos e sentimentos evocados pelo momento de pandemia da COVID 19.

Os trabalhos poderão ser visualizados através de plataforma digital dedicada à visualização e interação com exposições de arte Mozilla Hubs. O link para o lançamento será disponibilizado às 9h da manhã do dia 31 pelo site http://exexex.art.br. As exposições ficarão no até o dia 29 de agosto. O evento também apresentará na parte da tarde mesa redonda com o artista Guerreiro do Divino Amor, finalista do Prêmio Pipa de 2019 e VJ Vigas mediada pela artista visual e professora Arícia Machado. A mesa visa refletir sobre diferentes processos artísticos, e suas relações com o espaço urbano e outros dispositivos audiovisuais que o Cinema ou a Galeria. Na mesma tarde, uma conversa sobre NFTs e os novos rumos do mercado de arte com a NFTrend será conduzida pelo artista visual e curador da AIREZ Guilherme Zawa.

Prêmio

Duas oportunidades para novos artistas mostrarem seu trabalho será promovida pelo EXEX. A primeira é o prêmio AIREZ/EXEX_NFT Video Art, que selecionará um trabalho em vídeo. O(a) ganhador(a) levará o prêmio aquisição de obra e junto a representação da AIREZ Crypto Galeria, com sede em Curitiba. As inscrições são gratuitas e começam no dia 12 de julho. O resultado sairá durante o evento. Para mais informações é preciso acessar www.airez.art.br/premionft. A obra vencedora será exibida conjuntamente na exposição do dia 31. Para se inscrever no prêmio acesse: https://airez.art.br/premio-airez

Uma chance para mostrar a produção

Quem não levar o prêmio pode ainda ter uma chance de figurar no festival. Um hackathon, em formato de maratona de criação de vídeos, será organizado nos dias 24 e 25 de julho. Guilherme Zawa, um dos curadores do EXEX diz que “a importância de festivais que acontecem de forma digital é o fato dos artistas desenvolverem processos criativos com pessoas de diferentes partes do mundo”. Os interessados em participar podem se inscrever diretamente no site do evento (http://exex.art.br/hackathon). É preciso ser pré-selecionado para participar e o processo criativo dos dois dias intensos poderá ser visualizado no dia 31, na plataforma do evento.

O evento será gratuito.

Serviço:

EXEXEX Festival de Vídeo Experimental

Local: On-line

Data: 31 de julho

Exposição: 31 de julho - 31 de agosto

Palestras: 31 de julho - 15h e 17h

Instagram: @exexex.art

Site: http://exexex.art.br

pautas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Info: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

41.99969.5028 - Ana / Guilherme (seg - sex / 14h - 18h )

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Recco inaugura sua primeira loja omnichannel do país, em Curitiba  

Recco inaugura sua primeira loja omnichannel do país, em Curitiba

A loja, localizada no Shopping Curitiba, integra os ambientes físico e digital e terá provador virtual

A Recco Lingerie escolheu o Shopping Curitiba para inaugurar a sua loja conceito, a primeira do país com um projeto de varejo focado na estratégia omnichannel da marca, que integra as soluções digitais e o ambiente físico. A loja foi inaugurada nesta terça-feira (13) e será modelo para as próximas unidades do grupo em todo o Brasil.

A loja estará totalmente integrada à plataforma digital da Recco, garantindo que a cliente compre do seu jeito e atenda seus anseios independentemente do canal de compra. A cliente pode comprar pelo site e escolher retirar na loja. Ou pode concluir a compra no terminal guide shop da loja física e receber a peça em casa.

“Curitiba é uma cidade de vanguarda, referência de consumo qualificado de moda no sul do país. O Shopping Curitiba, além de ser tradicional e consolidado, está em uma localização estratégica da cidade, é um ótimo ponto de fluxo e logística para também facilitar nas compras feitas online”, detalha Marcelo Recco, diretor de Operação. A marca possui uma trajetória de 42 anos marcada pela inovação.

Além dos serviços omnichannel, a Recco Lingerie terá um atendimento especializado em sutiãs, com provador virtual a partir de agosto, que irá ajudar a mulher a descobrir seu tamanho ideal, através de uma tecnologia e tabela de medidas exclusiva.

A proximidade com cliente também foi priorizada no novo projeto. Na loja do Shopping Curitiba, o cliente terá uma experiência única, se aprofundando em cada detalhe, conhecendo os produtos de forma íntima e criando uma nova conexão com a marca. Com um ambiente intimista, a loja harmoniza as linhas de produtos, luzes, aromas e sons, transformando o momento da compra em uma jornada sensorial única.

O espaço irá envolver a mulher em quatro principais dimensões que traduzem os momentos de intimidade feminina:

-Em família: linhas loungewear e propostas divertidas com combinações mãe e filha.

-Meu momento: homewear voltada totalmente para o conforto.

-Autoamor: modelos que inspiram a autoestima e realçam a beleza e força da mulher com lingeries românticas, modelagem ousada, muita renda e delicadeza.

-Essencial: peças básicas e funcionais para o dia a dia com atributos exclusivos de toque e conforto.

A cliente irá encontrar também a linha de sutiãs Infinity, que possui modelagem de alto padrão e veste com precisão todos os biotipos. A peça segue as curvas do corpo com delicadeza, garantindo sustentação, segurança e conforto para todos os momentos. São 52 variações de tamanhos em dois modelos com taças que vão do A até o G.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@shoppingcuritiba| www.facebook.com/ShoppingCuritiba

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Desligamento do emprego por morte cresce 89%

Desligamento do emprego por morte cresce 89%

O luto ainda é tabu nas empresas e só 37,1% dos trabalhadores são assistidos por plano funeral empresarial ou seguro

Os profissionais que precisam trabalhar presencialmente respondem pela maior parte dos desligamentos do emprego por morte, com destaque para motoristas de caminhão, faxineiros e vendedores. Só no primeiro quadrimestre deste ano, em relação a 2020, houve um salto de 89% nos registros de fim do vínculo empregatício pelo falecimento do colaborador. O dado é da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que associa esse crescimento aos efeitos da pandemia da Covid-19.

Enquanto isso, de acordo com a pesquisa “Melhores práticas para lidar com o luto no ambiente profissional”, feita pelo Projeto Humanize, apenas 37,1% dos trabalhadores contam com seguro e plano funeral como benefício na empresa em que trabalham. O baixo percentual é parte de um problema maior: o luto por morte ainda é um tabu e as organizações não sabem como apoiar seus funcionários num momento de perda.

A dificuldade dos empregadores aumenta com o crescimento inédito das perdas no quadro de pessoal. Estudo da Kairós Desenvolvimento Social, a partir das informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), indica o maior número de registros mensais desde 2004, início da série histórica, e um aumento de 166% em relação à média mensal de 2019, ano anterior ao início da pandemia.

Nos quatro primeiros meses de 2021 houve 35.125 casos de desligamento do trabalho formal por falecimento. Esse total, relativo a apenas quatro meses, equivale a 66,56% dos desligamentos por mortes registrados em todo o ano de 2019 e 55,16% dos de 2020.

Morte dos mais jovens

A evolução desses números acompanha o fato de a Covid-19 estar atingindo os mais jovens, em 2021, ao contrário de 2020. Para fazer frente a essa realidade que afeta os trabalhadores, há empresas incorporando novos serviços aos seus pacotes de benefícios corporativos, entre eles, tratamento psicológico para o colaborador, que pode ser extensivo a familiares.

Outro benefício que ganhou destaque com a pandemia é o plano empresarial de assistência funeral, que cobre todo o quadro da empresa e também pode ser estendido ao grupo familiar. “Percebemos um interesse crescente por esse tipo de serviço, tanto para benefício do trabalhador quanto do próprio caixa da empresa”, diz Luis Henrique Kuminek, diretor da Luto Curitiba, empresa com 30 anos de atuação, que nesse ano de pandemia lançou duas opções de plano funeral empresarial para atender a demanda vinda do mercado.

Os planos foram formatados para auxiliar as duas pontas da relação de trabalho - empregado e empregador - num momento delicado como o do luto, em que é preciso tomar de 60 a 90 decisões, sob forte pressão emocional e financeira.

O funcionário e sua família são atendidos em todas as etapas de velório e funeral, a qualquer hora, em todo território nacional, sem que os procedimentos desequilibrem o orçamento doméstico. Uma cautela relevante diante do percentual de famílias endividadas no país, que chega a 70%, o maior percentual em 10 anos, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O benefício também contribui para evitar pressão sobre as finanças do empregador. Colaboradores com esse tipo de emergência podem precisar de adiantamentos salariais ou de 13º salário que não estavam provisionados. “Os planos têm valores acessíveis, de R$ 4,50 a R$ 9,50 mensais por vida incluída, e o colaborador pode incluir familiares. Não há taxa de adesão, carência ou idade, nem número mínimo de pessoas para contratar. A empresa ainda pode definir o tipo de contrato, com ou sem coparticipação”, explica Kuminek.

No caso da Luto Curitiba, os titulares e os beneficiários ainda têm acesso a um clube de vantagens, que garante descontos de até 40% em cerca de 4 mil lojas online e físicas de todo o país, assim como cashback para compras.

Os planos de assistência funeral são diferentes dos seguros de vida. Em geral, os seguros têm um custo bem mais alto, estabelecem limite de idade, não cobrem óbitos ocasionados por determinadas razões (há algumas cláusulas restritivas para suicídio, por exemplo) e exigem que a pessoa passe por toda a burocracia de contatar funerárias, tomar decisões e realizar pagamentos, para só depois fazerem o reembolso das despesas.

Sobre a Luto Curitiba

A Luto Curitiba foi fundada em 1991 e é referência no mercado de auxílio funeral. A empresa atende mais de 20 mil clientes e é líder no segmento pela excelência no atendimento e serviços prestados. Oferece planos de assistência funeral e orientação aos associados sobre os trâmites necessários para dar andamento ao funeral. Mais informações no site https://lutocuritiba.com.br/

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PwC Brasil inaugura Centro de Excelência dedicado a cooperativas de crédito

PwC Brasil inaugura Centro de Excelência dedicado a cooperativas de crédito

Com abrangência nacional, a iniciativa vai atender cooperativas de todo o país, com foco em soluções de auditoria cooperativa, auditoria interna, compliance, gestão de riscos e controles internos

Em franca expansão, as cooperativas têm aumentado substancialmente sua importância no mercado de crédito brasileiro. Nos últimos cinco anos, o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito (SNCC) tem chamado atenção pelo crescimento sustentado, acima do restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O total dos ativos das cooperativas aumentou em 21,5% ao ano, frente a um crescimento médio do SFN de 6,7%, segundo o Banco Central.

Para atender às necessidades específicas desse setor e contribuir com a competitividade do crédito cooperativo no país, diante de um cenário econômico em constante transformação, a PwC Brasil apresenta ao mercado neste mês de junho o seu Centro de Excelência para Cooperativas de Crédito. Concentrada nas regiões Sul e Sudeste, mas com abrangência nacional, o Centro possui uma equipe de especialistas nesse segmento dedicada a atender cooperativas de todo o país, com foco em soluções de auditoria cooperativa, auditoria interna, compliance, gestão de riscos e controles internos.

Segundo Maurício Colombari, sócio da PwC Brasil, o segmento de cooperativas de crédito deve seguir crescendo, desempenhando um papel importante na recuperação econômica do país no pós-pandemia. “As cooperativas serão um motor para esse movimento de recuperação, uma vez que direcionam proporcionalmente mais crédito para micro e pequenas empresas”, explica Colombari. Segundo o Banco Central, em dezembro de 2020, o crédito concedido às micro e pequenas empresas pelas cooperativas correspondia a 60% da sua carteira na modalidade pessoas jurídicas - um valor bem superior ao concedido pelo restante do sistema financeiro, de 15%. Para o especialista, “o crescimento do segmento traz também desafios específicos que vão exigir planejamento estratégico e eficiência para tornar o setor mais competitivo.”

Para Elisa Simão, diretora da PwC Brasil e responsável pelo Centro de Excelência dedicado a Cooperativas de Crédito, a modernização e a atualização do marco regulatório do setor devem trazer ainda mais oportunidades para o crescimento das cooperativas de crédito no Brasil. “Temos hoje um sistema financeiro competitivo, inovador e tecnológico, no qual cooperativas que se dediquem às melhores práticas de governança terão grandes chances de se desenvolver de forma sustentável e conquistar um espaço ainda maior no mercado”, destaca Simão. “Com o Centro de Excelência, a PwC tem como propósito atender e orientar as cooperativas nessa jornada, aplicando toda a tecnologia e expertise para entrega de soluções inovadoras nesse segmento.”

Cooperativas se destacam na região Sul

Em estudo sobre a participação das cooperativas de crédito no sistema financeiro brasileiro, o Banco Central registrou o crescimento significativo desse segmento. A porção do mercado de crédito para pessoa jurídica ocupada pelas cooperativas no Brasil passou de menos de 1% em 2005 para mais de 8% em 2017. Nesse contexto, a região Sul do país tem se destacado, com a participação das cooperativas saltando de 2,1% para 16,7% em 2017. No que se refere ao crédito a pessoas físicas, a parcela do mercado ocupada pelo crédito cooperativo também tem crescido no Sul do país, já respondendo por mais de 15% do segmento.

Para Rodrigo Provazzi, sócio da PwC Brasil, a liderança da região se explica pela presença de um agronegócio forte e estruturado e pelas condições especiais oferecidas pelas cooperativas. “As cooperativas desempenham um papel fundamental de transformação socioeconômica, pois conseguem ofertar produtos e serviços financeiros em localidades onde a disponibilidade de atendimento pelo sistema financeiro tradicional é baixa”, lembra. “Além disso, seu modelo de gestão, onde os associados têm participação nas assembleias e decisões, ajuda as cooperativas a aprimorarem seus serviços para conseguirem atender de forma mais específica às necessidades de crédito dos seus cooperados”, conclui Provazzi.

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