Médico alerta sobre a escoliose  

Médico alerta sobre a escoliose

Curvatura anormal da coluna acomete crianças e adolescentes

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a escoliose acomete entre 2% a 4% da população mundial, o que representa mais de 6 milhões de brasileiros. O problema pode estar presente em todas as idades, mas acomete preferencialmente o sexo feminino no período da puberdade e adolescência.

“A Escoliose Idiopática Adolescente (EIA) é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, trata-se de um desvio de coluna progressivo que pode ou não ser acompanhado de rotação das vértebras. Em 80% dos casos, as causas são desconhecidas e, por isso, ela é descrita como escoliose idiopática”, alerta Dr. Álynson Larocca Kulcheski, médico ortopedista do Hospital VITA, especialista em coluna.

Segundo o ortopedista, é a deformidade mais frequente da coluna. A coluna adquire um desvio das curvas naturais, que pode desencadear um desequilíbrio funcional. O desvio mais frequentemente observado é no plano frontal (visto de frente ou de costas) e nota-se uma inclinação da coluna para um dos lados.

A escoliose não é uma doença, mas uma afecção do crescimento, uma deformidade estática que acontece na coluna vertebral e que afeta grande número de pessoas e pode trazer consequências negativas à saúde se não for tratada em tempo e adequadamente. “Os tipos de tratamento variam de acordo com a gravidade do problema e vão desde o acompanhamento médico periódico, até cirurgias. Os objetivos do tratamento da escoliose são impedir o agravamento da doença, reduzir a deformidade e restabelecer o alinhamento da coluna”, ressalta o especialista.

Dentre os sintomas mais frequentes da escoliose estão dor de cabeça, dor na região lombar, cansaço, fadiga por tensão postural e, em casos mais graves, problemas respiratórios. Além disso, ombros caídos ou desiguais, leve inclinação geral para um lado, omoplata bem visível, cintura irregular, uma perna mais longa que a outra e quadril mais alto que o outro também são alguns sinais de escoliose.

Como identificar a escoliose

- Desvio da coluna para um dos lados, aparecendo como um “andar torto”, ou “andar inclinado para o lado”, ou mesmo “coluna em S, ou em C”;

- Diferença da altura dos ombros, com um ombro mais elevado que o outro;

- Aumento das costelas, chamado “giba”, com abaulamento local;

- Afastamento de um dos braços em relação ao corpo, ficando um “espaço” entre o braço e o tronco;

- Dor: essa dor geralmente é difusa e associada a esforços. Pode ser ocasionada por desequilíbrio muscular. Na maioria das vezes a dor surge na fase tardia, quando as musculaturas já apresentam alterações, não sendo o principal sintoma observado.

Sobre o Hospital VITA

A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados - ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva e traumato-ortopedia. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br

Add a comment

Oreo estreia "LaboratOreo" com receitas preparadas por grandes nomes da culinária e entretenimento

Oreo estreia "LaboratOreo" com receitas preparadas por grandes nomes da culinária e entretenimento

Marca de biscoitos da Mondelez Brasil e Twitter ArtHouse criam oficina de receitas que serão criadas a partir de datas comemorativas e temas viralizados nas redes sociais

Oreo, a marca de biscoitos da Mondelēz Brasil, é sucesso entre os consumidores que desenvolvem receitas utilizando o biscoito mais amado do mundo. Pensando nisso e para reforçar um dos seus pilares mais importantes, a culinária, a marca apresenta o LaboratOreo, uma Oficina de Receitas criada em uma cozinha brincante. O diferencial do projeto é que, além de receitas idealizadas para celebrar datas comemorativas, também serão criadas combinações a partir de temas que viralizarem nas redes sociais. O projeto, idealizado pela agência Leo Burnett Tailor Made, acontece em parceria com o Twitter ArtHouse, área do Twitter que auxilia as marcas a criarem diferentes conteúdos para a plataforma, conectando-as com uma audiência valiosa.

Serão desenvolvidas 20 receitas com temáticas divertidas para diferentes ocasiões, como por exemplo, Dia do Biscoito e Dia dos Pais, e sempre que um novo tema surgir e viralizar nas redes sociais, Oreo e Twitter irão transformar o assunto do momento em uma receita brincante elaborada pelos Creators da plataforma. Participam do LaboratOreo os ex-participantes do maior reality gastronômico do mundo Clarisse Duarte (@souclarisse) e Raul Lemos (@raul_lemos); e os influenciadores Carol Moreira (@carolmoreira3) e Gabriel Bernardes (@Downlicia), que criarão vídeos rápidos de receitas no período de junho a setembro. Além disso, o jornalista Thiago Borbolla (@Borbs) e a tuiteira Alana Azevedo (@almotchellis) ficarão responsáveis por trazer insights de conversas que acontecem no Twitter para criarmos receitas dedicadas aos temas e assuntos que surgirem espontaneamente na plataforma. E a primeira receita do LaboratOreo acaba de ser lançada no dia 25 de Junho de 2021: uma criativa Paçoca de Oreo, desenvolvida pela ex- Marsterchef Clarisse Duarte com a temática de Festa Junina e o vídeo já está disponível nas redes socias da marca Oreo e no Twitter da influenciadora.

Confira aqui para assistir a receita de Paçoca de Oreo

“Abrimos as portas de nossa cozinha brincante para estimular a criatividade das pessoas por meio de novas combinações de Oreo, com receitas culinárias que, além de resultarem em pratos deliciosos, também são excelente oportunidade para conectar as pessoas. Temos certeza de que a iniciativa do LaboratOreo irá tornar os momentos em família ainda mais brincantes e deliciosos.” Afirma Fabiola Menezes, diretora de marketing de biscoitos da Mondelēz Brasil.

Os fãs de Oreo poderão assistir as receitas por meio do Twitter e das redes sociais da marca, como Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, e no Twitter de cada influenciador.

FICHA TÉCNICA

Agência: LEO BURNETT TAILOR MADE

Título: Laboratoreo

Produto: Oreo

Anunciante: Mondelez

CCO: Marcelo Reis

VP de criação: PEDRO UTZERI, VINICIUS STANZIONE E PEDRO PRADO

Diretora de Criação: ALESSANDRA SADOCK

REDATOR: MURILO ISRAEL, HUMBERTO PACHECO

Diretor de Arte: BRUNO CAVALCANTE, NATACHA ENGELMANN, LUCAS NAKANO

ATENDIMENTO: FABIO BRITO, RENATA VELOSO, CAROLINA LADEIRA, GABRIELA FERRANTE, LARISSA LIMA

OPERAÇÕES: JULIANA BONALDO

MÍDIA: ANDREA HIRATA, ANDRÉ HOSOUME, MARIANA ROSSI, NATALIA ALTOMARI, VICENTE FERRER, NATALIE SEBASTIÃO

PLANEJAMENTO: TIAGO LARA, JOANA DAMBROS, DOUGLAS RIBEIRO

ASSESSORIA DE IMPRENSA: JEF MARTINS, NATHALIE URSINI, MARIANA DUTRA

APROVAÇÃO DO CLIENTE: FABIOLA MENEZES, PATRICIA GRAICAR, ROSE LIMA, PEDRO STUDART, MATHEUS PANE, GABRIELA LIMA, LARYSSA FARIAS

SNACK TALK – CONTENT HUB DA MONDELEZ BRASIL Priscila Pasqualetti, Nathália Helena, Munique Melo, Juliana Moreira, Roberta Naikelly, Debora Hadad, Giovanna Serafim.

Sobre a Mondelēz Brasil

A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) é líder global em snacks e está presente em 150 países. Com receita líquida de aproximadamente US$ 27 bilhões em 2020, a Mondelēz International tem em seu portfólio marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Clight, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras. A Mondelēz Brasil é o quarto maior mercado da companhia do mundo e está presente em mais de 600 mil pontos de venda em todo o território nacional. No Brasil, a operação da Mondelēz conta com oito mil colaboradores e 2 parques industriais, um em Vitória do Santo Antão (PE) e outro em Curitiba (PR), que abriga a maior fábrica de chocolates da companhia no mundo e exporta para 11 países. Visite www.mondelezinternational.com/br/ e siga nosso perfil no Facebook www.facebook.com/mondelezinternational/.

Add a comment

Empresa de transporte coletivo comemora engajamento de colaboradores na causa ambiental

Empresa de transporte coletivo comemora engajamento de colaboradores na causa ambiental

Ações implantadas garantiram a ISO 14001 e muitas vieram dos funcionários

Os cuidados ambientais e as melhorias de processos nesta área são uma busca constante para as empresas, principalmente daquelas que estão em busca da certificação ISO 14001, de Gestão Ambiental.

No Paraná, 102 empresas possuem o selo que chancela como realizam ações de sistema de Gestão Ambiental, expandindo-as para práticas sustentáveis a clientes e organizações externas.

Entre essas instituições, é possível destacar como duas empresas de transporte coletivo, a Viação Santo Ângelo e a Auto Viação Santo Antônio, com operações na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, alcançaram a certificação ISO 14001/, que além da Gestão Ambiental leva em conta a cadeia de valor, ciclo de vida e outros requisitos para a certificação.

Em uma ação inédita, incentivados pela diretoria do Grupo Noster – do qual as empresas fazem parte - os colaboradores trouxeram ideias e ações que poderiam ser praticadas todos os dias e impactarem na mudança de hábitos internos e externos. “Estou na empresa desde 2015 e acompanhei todo o processo de implantação dos projetos e ideias que vieram tanto dos funcionários quanto da diretoria. Trouxemos os hábitos que tínhamos dentro da nossa casa para cá e os resultados são muito bons”, destacou o almoxarife líder na empresa, Carlito Nunes da Silva.

Carlito conta ainda que atualmente existe um movimento familiar de cuidados com o meio ambiente. “Na empresa separamos o lixo, reaproveitamos a água, preferimos materiais mais sustentáveis e tudo isso coloco em prática dentro de casa. Tenho um filho de 13 anos e desde pequeno ensinei para ele que não se joga lixo na rua, que é necessário fazer a separação e que as nossas pequenas atitudes do dia a dia vão refletir diretamente na melhoria do futuro dele e dos seus filhos”.

De acordo com o Diretor Geral das empresas, Edilson Miranda, os colaboradores foram provocados e as respostas foram 100% positivas. “Praticamente todos os dias recebíamos novas ideias de como poderíamos melhorar a nossa gestão ambiental e acredito que essa ação faça com que até hoje todos estejam engajados nessa missão de cuidar do meio ambiente”.

Entre as ações, podem ser destacadas:

• Troca de copos descartáveis por canecas reutilizáveis;

• Implantação de uma estação de tratamento para efluentes líquidos, ou seja, ao invés de descartar a água de lavagem dos veículos ela passa pelo tratamento e é reutilizada;

• Instalação de painéis solares;

• Coleta seletiva, disponibilizadas lixeiras coloridas e identificadas com cada resíduo nos setores, campanha e treinamentos;

• Instalação de uma central de resíduos onde existe a identificação e separação dos dejetos.

Sobre o Grupo Noster

O Grupo Noster é uma corporação genuinamente curitibana que há mais de 70 anos investe no desenvolvimento e crescimento da cidade e do país. Os empreendimentos do Grupo Noster integram setores estruturais da economia, nas áreas de incorporação civil, transporte coletivo, locação de imóveis e geração de energia. Comandado por acionistas que nasceram e cresceram em Curitiba, conquistou credibilidade e o respeito do mercado por entender e conhecer profundamente seus anseios e necessidades, empregando na gestão de suas empresas os valores da tradição, da solidez e da confiança. Uma corporação familiar gerida dentro daquilo que há de mais moderno em termos de governança corporativa, o Grupo Noster reúne as empresas pertencentes aos herdeiros de Alfredo Gulin, um dos precursores do transporte coletivo de Curitiba. Sua formação é consequência da divisão das empresas da família Gulin, realizada entre 1993 e 1997. Da cisão resultaram quatro grupos empresariais, entre os quais está o Grupo Noster. O grupo é uma organização cujas empresas zelam pela eficiência operacional, pela integridade nas práticas de negócio e pelo respeito aos funcionários, clientes, parceiros, fornecedores e investidores. O Grupo é formado pelas empresas Auto Viação Santo Antônio, Viação Santo Ângelo, AlleanZa Participações, Víncere Locações e Víncere Incorporadora.

Add a comment

Acidentes elétricos em canteiros de obras podem ser evitados com quadros de tomadas adequados e seguros

Acidentes elétricos em canteiros de obras podem ser evitados com quadros de tomadas adequados e seguros

Segundo relatório da Abracopel, mais de 400 profissionais morreram nos últimos anos em decorrência de acidentes por choque elétrico

Um dos locais mais perigosos para acidentes por choque elétrico é o canteiro de obras. Segundo relatório da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), entre 2013 e 2020, 446 profissionais da construção civil (pedreiros e ajudantes) perderam suas vidas em acidentes dessa natureza.

Isso acontece porque muitas construções não atendem aos requisitos mínimos de segurança estipulados pelas normas vigentes no Brasil. São as famosas “gambiarras” que colocam em risco a vida desses profissionais, seja por um conformismo do tipo “isso nunca vai acontecer comigo” ou mesmo por economia com equipamentos de segurança.

Para o engenheiro eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, existem algumas medidas simples e não muito “caras” que podem ser tomadas em qualquer canteiro de obras para que o risco de um choque elétrico seja minimizado.

A principal delas é a utilização de um quadro de tomadas para canteiros de obras. Ele fornece a segurança necessária para que os profissionais possam trabalhar com tranquilidade, pois é feito dentro das normas de segurança estabelecidas pela lei e possui dispositivos que evitam a grande maioria dos tipos de acidentes.

Estes painéis têm a proteção feita por disjuntores que “desarmam” a qualquer indício de sobrecarga ou curto circuito. Ainda, eles podem ter o acréscimo de mais dispositivos que aumentam a segurança, como o DR (Diferencial Residual) e o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos), que conduzem ao sistema de aterramento surtos causados por sobretensões.

Fábio Amaral, Engenheiro Eletricista e CEO da Engerey

“Na Engerey, por exemplo, todos os quadros de tomadas atendem às normas regulamentadoras NR10, NR12 e NR18, que determinam a segurança em serviços e instalações elétricas”, diz Fábio Amaral.

A empresa fornece vários tipos de painéis que podem ser utilizados em grandes obras ou mesmo por profissionais autônomos que prestem serviços de reparos. Existem, ainda, os compactos, com alças e rodinhas que facilitam o transporte e que são facilmente instalados.

Com cerca de 7 quilos e dimensões de 40x30x20 centímetros, eles possuem três tomadas industriais de 220V, sendo duas bifásicas de 16 A e uma trifásica de 32 A, e quatro tomadas NBR 1413, duas de 110 volts e duas de 220. É a escolha ideal para profissionais que se deslocam entre várias obras.

Mesmo com todas essas facilidades, Fábio Amaral diz que a parte mais complicada é mudar a mentalidade dos profissionais. Mesmo com a exigência da lei, muitos deles preferem contar com a sorte ao invés de investir um pouco mais em segurança.

“Às vezes precisamos de um reparo pontual em casa e o profissional faz uma bagunça para ligar seus equipamentos, como serras, furadeiras ou mesmo uma betoneira, o que, além de comprometer a rede elétrica da casa, pode causar um acidente de maiores proporções”, ressalta o diretor da Engerey.

Essa foi uma das razões da campanha lançada pela Engerey com o slogan “Chega de gambiarra”. Um acidente gerado por sobrecarga elétrica em canteiro de obras pode, além de custar a vida dos profissionais, ocasionar um incêndio de proporções gigantescas.

“Com um quadro de tomadas, além dos riscos com segurança, os equipamentos terão uma vida útil maior e risco de queima minimizado. No fim das contas, esse investimento gera economias”, reforça o engenheiro.

Add a comment

De fondue a quentão: 18 opções para esquentar o inverno em Curitiba

De fondue a quentão: 18 opções para esquentar o inverno em Curitiba

O inverno chegou e com ele as baixas temperaturas e a vontade de comer pratos e bebidas mais quentes. Por isso, o Shopping Curitiba separou algumas opções que vão ajudar o cliente na hora de escolher quais delícias pedir.

No Outback tem o Cheese Fondue, feito com pão australiano em formato de bowl, recheado com um mix de queijos à base de queijos tipo emmenthal, gruyère e cheddar. O cliente pode combinar com filé mignon, cubos de frango grelhado envoltos em molho barbecue, bites da Royal Ribs, camarões empanados, fritas Outback, croutons de pão australiano e molho barbecue. O valor do Cheese Fondue é R$ 99,90. Já o Chocolate Fondue custa R$ 79,90 e é feito com pão australiano em formato de bowl e calda de chocolate meio amargo, ideal para o cliente mergulhar os acompanhamentos: morango, uva, bites do Thunder Brownie cobertos com pasta de Kitkat, marshmallow tostado ou crumbles de brownie Havanna Thunder.

Outra opção é o fondue do Coxinha Lovers. Tem de parmesão, cheddar, nutella e brigadeiro, com acompanhamento de coxinha e batata frita. O valor é a partir de R$ 35.

Já na Casa Bauducco tem opções de bebidas quentes, como o Canella Dulce Latte, com leite, canela e borda cremosa de doce de leite, que custa RS 13,90. Tem também o Chocrocante de chocolate quente com ovomaltine, no valor de R$ 17,90. Para acompanhar tem o Panettone com Sorvete, que custa R$ 15,40.

Na Moncloa Tea Boutique, há opções de chás e cafés, entre os favoritos estão o Spice Chai, um chá misto de capim-limão e abacaxi com especiarias, que custa R$ 44,90 (a lata) e o kit Coffee Selection no valor de R$ 89,90.

Na Casa Poland tem a famosa Cuca de Farofa, que sai quentinha do forno, recebe um recheio de creme de baunilha e na sequência uma cobertura de farofa doce e crocante. O pedaço da cuca custa R$ 7,50. Para acompanhar, a sugestão é um quentão preparado de forma artesanal, com adicional de marshmallow, pelo valor de R$ 10. Outra opção quentinha é o café expresso com leite cremoso e doce de leite, o Latte de Doce de Leite, que sai por R$ 8,50.

Já no Serra Restaurante tem opções variadas no buffet self service. São massas frescas e artesanais como: lasanha, canelone, nhoque, rondelli, pierogi, ravioli, com vários tipos de molhos e recheios. Além disso tem também risotos variados a cada dia da semana e feijoada na quarta-feira e no sábado. Como acompanhamento tem carnes grelhadas e assadas. O valor do buffet é de R$7,29 a cada 100 gramas de segunda à sexta e R$ 7,99 a cada 100 gramas no sábado.

Com a chegada do frio, as massas estão entre as queridinhas dos clientes do Restaurante Grilleto. A casa sugere o pappardelle ou o penne e o cliente pode escolher entre três opções de molho: ao sugo, bolonhesa ou quatro queijos. O prato custa R$ 16,90. É possível também escolher uma carne de acompanhamento, com valores que variam conforme a pedida. Outra opção e também novidade no cardápio é o nhoque ao molho quatro queijos, sugo ou bolonhesa, que custa R$ 16,90.

O Restaurante Aroma Mineiro também tem opções irresistíveis, como a tradicional feijoada e a quirerinha com carne de porco, que combinam perfeitamente com os dias mais frios. O valor por quilo é de R$ 74,90 de segunda a sexta e R$ 79,90 no sábado.
O horário de atendimento do Shopping Curitiba é de segunda a sábado, das 10h às 22h. As compras podem ser realizadas presencialmente, por delivery ou drive thru. O cliente pode consultar os contatos de todas as operações no hub www.curitibacombina.com.br.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@shoppingcuritiba| www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos