Dez dicas para alcançar a tão sonhada felicidade

Dez dicas para alcançar a tão sonhada felicidade

Mauricio Patrocinio, especialista em felicidade e autor do livro "Por que as pessoas não são felizes?", é quem lista alguns passos que ajudam as pessoas a serem felizes como almejam

Quem não sonha em ser feliz? A maioria das pessoas almeja encontrar a felicidade e, muitas vezes, a busca incessante por esse estado emocional acaba resultando em frustração e desânimo. Segundo um levantamento do Global Happiness 2020, realizado pela Ipsos - terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo - 63% dos entrevistados se autodeclararam felizes, sendo que 14% deles acreditavam ser “muito felizes” e 49% “razoavelmente felizes”. Contudo, primeiro é importante entender o que é a felicidade antes de buscá-la.
“Felicidade é o estado de ser feliz, e ao contrário do que muitos pensam, ela é contínua e não se abala com os agentes externos existentes ao longo da vida. Compreendendo esses pontos, se torna mais fácil encontrar a felicidade e permitir que ela faça parte da sua vida em todos os momentos”, explica Mauricio Patrocinio, especialista em felicidade e relacionamentos interpessoais, autor do livro “Por que as pessoas não são felizes?”, empresário e palestrante. Pensando nisso, Mauricio lista, a seguir, as dez principais dicas para ajudar as pessoas a entenderem, conquistarem e preservarem a felicidade. Confira abaixo:

1 – Autoconhecimento

O primeiro passo é o autoconhecimento. A vida é feita de decisões e é importante entender não só a si mesmo, mas também o ambiente que você vive. “Se conhecer e, por consequência, se admirar e saber que você tem muita coisa boa faz você se sentir bem e eleva a sua autoestima. Isso acaba sendo essencial porque para poder amar e ser amado, primeiro precisamos nos amar”, explica Mauricio Patrocinio.

2 – Aprenda a perdoar, especialmente a você mesmo

Aprenda a perdoar, por mais difícil que seja. Não há, ainda, uma possibilidade de voltar no passado e mudar as decisões ou ações, logo, o que passou, passou e agora é hora de focar no impacto disso, corrigir a rota, sem sentimentos ruins, e seguir em frente. “Não há nada que não possa melhorar ou resolver. Quando você perdoa, automaticamente, entra em um processo de libertação, se permitindo viver melhor e aprendendo a evitar as mesmas situações no futuro”, comenta o especialista.

3- Saiba lidar com os problemas

Os problemas se resolvem com a razão, não com emoção. É melhor você se isentar de qualquer emoção quando está à frente de um problema e, se isso for difícil, espere até que ela passe. Se hoje você tem grandes problemas, é porque já resolveu os pequenos. “Siga em frente com a razão e deixe a emoção para os momentos em que ela pode e deve estar presente, como os de celebração das conquistas da vida”, aconselha.

4 – Faça o seu projeto de vida

“Fazemos planos para o trabalho, para as viagens, para as férias, para a semana e para o dia, mas esquecemos, muitas vezes, de fazer planos para a vida. Se não sabemos o que queremos, onde gostaríamos de chegar, quem desejamos nos tornar e qual a vida que projetamos ter lá na frente, não construímos nada”, afirma Patrocinio. Pare alguns momentos para planejar o futuro. Se desligue de tudo e de todos, pense quais são os seus sonhos, quais são as coisas que te dão prazer e o que quer vivenciar em algum momento.

5 – Aprenda a lidar com a ansiedade

Gerenciar a ansiedade trata-se de colocar a energia certa, na hora e no momento certo. Transforme a ansiedade em ações coordenadas com seus projetos, nos momentos e intensidades corretos para tal. “Ansiedade é excesso de futuro.Logo, quando uma decisão é tomada, espera-se um resultado imediato e, com isso, buscam-se atalhos que nada mais fazem do que nos colocar em situações de perigo e nos preocupar com coisas que não temos controle”, diz.

6 – Gerencie expectativas e transforme os seus medos

Assim como a ansiedade, a expectativa pode atrapalhar o dia-dia, provocando sensações que vão na contramão da felicidade. “Transforme a expectativa em um plano de ação. Ao invés de esperar os resultados, trabalhe de forma coordenada com o seu projeto de vida, para colocar a energia na intensidade certa e nos momentos os quais você tem controle. Direcione a expectativa mais para a qualidade das suas ações do que no resultado, afinal, ele é a consequência de suas ações e decisões”, recomenda.

7 – Desenvolva hábitos saudáveis, física e emocionalmente

Os hábitos são ações automáticas programadas no cérebro para lidar com a rotina. Para criá-los, basta fazer algo com um determinado gatilho, que gera uma ação e, ao final, traz um resultado positivo, que se chama recompensa. “Repense sua rotina diária e semanal; pense quais são as coisas que poderia fazer para gerar hábitos saudáveis e que tragam prazeres mais consistentes para sua vida, como por exemplo, uma atividade física, meditação, leitura, momentos de ócio produtivo”, aconselha Mauricio.

8 – Controle os impulsos por prazeres momentâneos

Antes de fazer qualquer coisa, pense nas consequências. Será que realmente vale a pena comer esse chocolate agora? Será que tomar este vinho em uma segunda-feira será bom para amanhã? Cada resposta irá gerar uma consequência na sua vida. “Sempre faça acordo com você mesmo, planeje seus dias e suas ações colocando momentos de desenvolvimento, ação e então prazeres”, explica.

9 – Alimente bons relacionamentos

Ao fazer seu projeto de vida, tenha claras as coisas que você quer e não quer para você. “A partir do autoconhecimento, comece a escrever características das pessoas que deveriam estar ao seu lado. Pense em quais lugares elas poderiam estar e, então, comece a fazer movimentos para encontrá-las. Ao mesmo passo, veja as pessoas que mais te influenciam no dia a dia e perceba se elas estão conectadas com tudo isso”, alerta o empresário.

10 – Busque um propósito para sua vida

Propósito nada mais é do que o porquê você faz tudo o que faz. Diferentemente dos sonhos, que estão ligados a você e a tudo o que você ama, o propósito está ligado ao externo, em contribuir para as pessoas e para o mundo. “Todos têm o poder de melhorar o seu externo e, quando seu propósito é legítimo, você ganha forças para lidar com os problemas, com a ansiedade e com as expectativas”, explica Mauricio. “Busque entender e encontrar o seu propósito. Não tenha pressa, mas persista até encontrá-lo. Isso traz um sentido muito grande para sua vida, como trouxe para a minha em poder contribuir para a sua felicidade”, finaliza.

Sobre Mauricio Patrocinio

Empresário, palestrante e escritor dos livros "Por que as pessoas não são felizes?" e "Relacionamentos enriquecem". É especialista em felicidade e ajuda pessoas a encontrarem o caminho dela, por meio de planejamento personalizado. Além disso, é especialista há 27 anos em venda direta e marketing de relacionamento, CEO da NewAge Brasil, que trabalha com consultores especializados em todo o Brasil, dando a oportunidade de pessoas abrirem seu próprio negócio e criarem independência financeira em tempos de crise.

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Durafloor amplia o seu portfólio de pisos laminados com o lançamento de linhas e padrões que valorizam todos os estilos de decoração  

Durafloor amplia o seu portfólio de pisos laminados com o lançamento de linhas e padrões que valorizam todos os estilos de decoração

O cenário imposto pela pandemia introduziu novos hábitos que impactaram diretamente em todos os lares. Eles se transformaram nos escritórios para os pais, nas salas de aula para os filhos, no local de cultura, lazer e convivência restrita da família. Essa evolução dos ambientes e a ressignificação do uso do espaço, gerou uma necessidade de adaptação e transformação do lar, mas sem deixar de lado as inspirações, o estilo e a personalidade dos moradores.

Pensando nisso e inspirada pelas tendências 2021 propostas pela WSGN, o Durafloor ampliou o seu portfólio com o lançamento de novas linhas e padrões de pisos laminados, aliados ao melhor custo-benefício, facilidade de instalação e limpeza, qualidade e durabilidade. Entre as novidades dos laminados Durafloor, surge a linha Mood. Com réguas de 248X1340mm e resistência AC4, ela chega para despertar sensações e apresenta quatro padrões, sendo dois madeirados – Riviera e Nogueira Caiena - e dois conceituais – Lunar e Artesanal.

O padrão Riviera aposta na madeira com tons lavados e suaves, com um pouco mais de movimento e elementos que criam um ambiente condutor de sensações. Sua leveza inspira a criação de ambientes confortáveis e acolhedores, ao melhor estilo cozy cave, onde suavidade, segurança e autoconfiança são a chave. Já o Nogueira Caiena, ressalta a naturalidade da madeira avermelhada. Com nuances de cores nas catedrais, o padrão desperta a elegância dos estilos dark historical e new retrô – estilos que remetem a elementos de nostalgia, criando uma atmosfera de aconchego e segurança.

Com uma proposta mais ousada e moderna, o padrão Lunar tem aparência semelhante ao concreto, conferindo um ar contemporâneo aos ambientes, apostando na mistura entre o passado e o presente, seguindo o estilo new retrô. E, fechando os lançamentos da linha Mood, o Artesanal é inspirado na tendência personal style, que destaca o design com um toque pessoal que traz alegria. Com três variações de tons e recortes geométricos, o padrão traz a proposta da marchetaria para o piso, além de ser a base para a criação de ambientes coloridos, únicos e cheios de personalidade.

Outra novidade da Mood é a possibilidade da criação do efeito “total look”, uma vez que todos os padrões têm suas correspondências nos painéis de revestimento Duratex.

Além disso, todos os produtos da linha são produzidos com a tecnologia Ultra Premium, que garante maior resistência aos efeitos das intempéries, conferindo aos produtos maior estabilidade dimensional e menor coeficiente de dilatação. Os revestimentos são indicados para locais com alta umidade relativa do ar, como cidades litorâneas e serranas, lavabos e cozinhas com conceito aberto, que permitem a integração harmoniosa entre os ambientes como living e sala de jantar.

Outra linha de pisos laminados Durafloor que amplia o seu portfólio é a Nature. Inspirada na força e poder da natureza, ela ganhou dois novos padrões que também trazem a textura com entalhes e aparência de madeira natural. Destaque para o Jequitibá Rosa, árvore símbolo de alguns estados brasileiros como São Paulo, que é reproduzida em toda a sua elegância e fluidez nas catedrais no piso de dimensões 187X1340mm. Apesar de clássica, ela traz um ar de jovialidade aos ambientes e inspira o estilo personal style, trazendo materiais únicos e originais. Outro lançamento da linha Nature é o Cumaru Raiz, que possui tonalidade mel queimado e poros marcados. Seu desenho orgânico e natural marca a tendência cluttercore, que propõe uma “desordem estética”, permitindo que as pessoas se rodeiem de tudo aquilo que as fazem felizes.

E com referências jovens e texturas leves e linheiras, a linha New Way também passou por uma reformulação e traz dois novos padrões, completando o portfólio com dez opções de tonalidades e texturas. Tendo o equilíbrio como inspiração, a linha apresenta os Carvalhos Eterno e Avelã que, com uma paleta de cores leves e toque acetinado, valorizam qualquer estilo de decoração. Com referências escandinavas, o Carvalho Eterno explora a estrutura do carvalho com uma leitura mais suave e delicada, criando ambientes ao melhor estilo cozy cave, onde as pessoas são os verdadeiros protagonistas dos ambientes. Já o Carvalho Avelã apresenta um tom mais quente com nuances da madeira natural, aliado a uma rusticidade delicada. Sua tonalidade inspira as tendências indoor-outdoor living, que pede o frescor do ar livre nos ambientes, assim como a expressividade do personal style ou a estética do digi-real design.

Ambientes saudáveis e protegidos

Os pisos laminados Durafloor, com exceção dos produtos das linhas New Way e Spot, são produzidos com a exclusiva tecnologia antiviral e antibacteriana Protekto Plus. Essa proteção cria uma barreira que combate bactérias e vírus, incluindo os vírus envelopados, como é classificado o coronavírus, não permitindo que se depositem nos produtos, mantendo a limpeza por mais tempo. Dessa forma, os produtos mantêm-se higienizados, contribuindo para tornar os ambientes mais saudáveis.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de ser uma das maiores produtoras de revestimentos cerâmicos do Brasil.

Com sede administrativa em São Paulo, possui 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da LD Celulose, por meio de joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 - ISE.

www.duratexmadeira.com.br

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Sicredi conecta jovens para inspirar movimentos de impacto positivo nas comunidades

Sicredi conecta jovens para inspirar movimentos de impacto positivo nas comunidades

Com o tema "Isso sou eu, isso somos nós", Summit Jovem reuniu virtualmente mais de mil participantes de diversos países propondo reflexões sobre humanidades. Evento contou com a participação do especialista em tendências Rohit Bhargava e a ativista Melati Wijsen

Evidenciar as habilidades humanas, conectando as individualidades com o aprendizado para um futuro mais sustentável e colaborativo. Essas foram algumas reflexões provocadas na edição 2021 do Summit Jovem, realizado em formato on-line nos dias 19 e 20 de maio. O evento promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ conectou mais de mil participantes, entre convidados e integrantes dos Comitês Jovens formados em 21 cooperativas de crédito nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Logo na abertura, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, ressaltou a importância de conectar as novas gerações com o cooperativismo de crédito com o intuito de garantir sustentabilidade e a perenidade do modelo de negócio, que é uma alternativa ao Sistema Financeiro tradicional. “Nós somos integrantes de um movimento global conectado ao Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). Também fazemos parte do Pacto Global da ONU com princípios, objetivos e metas que vão além de 2030 e que estão interligados com os propósitos da nossa instituição financeira cooperativa para a construção de uma sociedade mais próspera”, afirmou.

Conduzido pela influencer e consultora de diversidade e inclusão Bielo Pereira, o primeiro dia de evento propôs uma reflexão sobre as características únicas do ser humano. O neurocientista Edgard Morya reforçou como o cérebro tem capacidades e habilidades complementares aos avanços tecnológicos e como essa diferença não possibilita uma substituição futura.

Em seguida, o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Cabral destacou a importância de conhecer e identificar as emoções para uma aprendizagem contínua, especialmente em momentos de transição como o gerado pela pandemia. “A compreensão de como a gente funciona é o começo de uma jornada de conhecimentos sobre nossas emoções”, analisou o especialista destacando também o processo de reunir os pensamentos (racionalidade) com as emoções.

Essa conexão e a consciência sobre emoções na busca pelo autoconhecimento também foram destaque na participação do sensei e faixa-preta de Jiu-Jitsu, Fernando Belatto. “A vida é nossa melhor amiga e os desafios são professores”, refletiu o especialista, que ainda propôs aos convidados práticas baseadas no método O-DGI, que alia noções de artes marciais, meditação na busca pelo desenvolvimento da inteligência emocional e espiritual.

Sentimentos e reflexões que se conectaram aos participantes também por meio de interações realizadas de maneira virtual com jovens de diversas cooperativas ligadas à Central Sicredi PR/SP/RJ.

Conhecimento humano e promoção do impacto positivo

Com as inspirações geradas a partir do conhecimento sobre as humanidades, o segundo dia do Summit Jovem buscou incentivar a realização de uma jornada de aprendizagem e reflexões sobre as possibilidades de iniciativas de impacto positivo em cada comunidade onde os jovens estão inseridos.

E, para incentivar um olhar diferente sobre o futuro e o pensamento para ações, o especialista em tendências e fundador da Non-Obvious Company, Rohit Bhargava, evidenciou como hábitos de observação, curiosidade e reflexão, além da curiosidade, são fundamentais para guiar um pensamento não óbvio, um olhar diferente para os negócios e a sociedade. “Para ser mais criativo é importante buscar mais informações, ler sobre assuntos variados e fora da sua área de atuação. É essencial descobrir temas diversos e exercitar um novo olhar”, afirmou o palestrante internacional.

O intercâmbio com experiências de outros países também foi proposto pelo evento com a participação de cooperativistas da Polônia, Colômbia e dos Estados Unidos. Inspirados pelo legado do WYCUP – World Council Young Credit Union People, os convidados contaram sobre iniciativas positivas que o cooperativismo de crédito vem desenvolvendo em outras partes do mundo.

Com a mediação de Manfred Dasenbrock e da embaixadora do Programa Global Women's Leadership Network (GWLN) no Brasil, Gisele Gomes, o momento de conversa ainda contou com a participação do diretor do WYCUP, Thomas Belekevich, que relembrou a viagem da comitiva internacional ao Brasil para conhecer o modelo desenvolvido pelo Sicredi, com o objetivo de engajar os jovens no cooperativismo. “Vocês inspiraram todos nós. Estamos pegando as lições aprendidas com o Sicredi para aplicar nas nossas comunidades por meio de várias cooperativas ao redor do mundo”, comentou.

O evento ainda contou com as falas inspiradoras de lideranças mundiais do cooperativismo como o Chair do WOCCU e presidente da Associação Nacional de Cooperativas de Poupança e Crédito (NACSCU) da Polônia, Rafal Matusiak, o presidente da Federação Colombiana de Cooperativas de Poupança e Crédito e Financeiras (Fecolfin) e presidente da Cooperativa de Poupança e Crédito na Colômbia (Comultrasan), Jaime Chavez, a CEO da Royal Credit Union dos Estados Unidos, Jennifer McHugh, e o presidente e CEO da Unitus Community Credit Union também dos Estados Unidos, Steve Stapp.

Iniciativas de colaboração e engajamento jovem

As iniciativas de jovens cooperativistas do Sicredi também foram ressaltadas com a participação de integrantes da Jornada Jovem Intraempreendedora. A iniciativa foi desenvolvida pela Central Sicredi PR/SP/RJ com cerca de 150 integrantes dos Comitês e de forma colaborativa está fomentando projetos de impacto positivo nas comunidades. Com a mediação do diretor do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, Heiko Spitzeck, os jovens apresentaram suas soluções em quatro áreas: educação cooperativista, projetos sociais, educação financeira e educação empreendedora.

Reforçando a importância do engajamento das novas gerações, visando às transformações positivas para o futuro, o evento foi finalizado com a participação da ativista da Indonésia Melati Wijsen, que contou um pouco da sua experiência na criação do Bye Bye Plastic Bags. O movimento foi criado quando a jovem tinha apenas 12 anos de idade, por meio da união de um objetivo em comum com a criação de um espaço colaborativo que resultou na conscientização sobre o lixo gerado por sacolas plásticas em Bali.

A jovem ativista encerrou sua participação com um chamado: "Encontre a sua paixão, o que você gosta de fazer e comece a mudança. Somos [jovens] 25% da população mundial, mas 100% do futuro. Então, vamos em frente”, declarou Melati. O desafio proposto foi reforçado pelo diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, que ao final do Summit Jovem 2021 encorajou os participantes a utilizarem suas aprendizagens para exercer o impacto positivo. “Com tanta inspiração podemos começar novas ações nas nossas casas, nas comunidades para que a gente consiga mudar o mundo voltados sempre para uma sociedade mais présppera”, finalizou.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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Em quatro meses, mortes por Covid-19 de pessoas entre 40 e 49 anos são 55% maiores do que todo o ano de 2020

Em quatro meses, mortes por Covid-19 de pessoas entre 40 e 49 anos são 55% maiores do que todo o ano de 2020

Pacientes graves, com filhos pequenos, são cada vez mais comuns nas UTIs Covid

O metalúrgico Ciro da Silva Porto, 41 anos, precisou de 34 dias na UTI para se recuperar da Covid-19. Casado, com filhos de 7 e 10 anos, ele sentiu os primeiros sintomas da doença no dia 6 de março. No dia 11, a saturação caiu e ele foi internado no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), e intubado, com 50% do pulmão comprometido.

Infelizmente, a história de pacientes jovens com risco de morte é cada vez mais comum nos hospitais de todo país. Dados do Cartório de Registro Nacional mostram que o número de óbitos por Covid-19 em pacientes com idade entre 40 e 49 anos aumentou 55% nos primeiros quatro meses de 2021, se comparado a todos os 12 meses de 2020. Foram 19.006 mortes registradas entre janeiro e abril deste ano, contra 12.195 mortes no ano passado.

Assim como muitos infectados, Ciro travou uma batalha contra o coronavírus. Depois de 11 dias foi extubado, mas menos de 48 horas depois voltou para a ventilação mecânica e precisou de uma traqueostomia. “É comum observarmos uma fraqueza na musculatura dos pacientes e isso, muitas vezes, leva a uma nova intubação. A Covid-19 é uma doença muito agressiva, que exige muito dos pacientes, da família e da equipe de saúde”, frisa o intensivista do Hospital Marcelino Champagnat, Jarbas da Silva Motta Junior.

“No início, a gente acha que tudo vai passar logo. Os amigos falam: ‘sete dias e ele está em casa´. Depois são 10 dias, 15 e o tempo não pára de aumentar. Minha mãe também foi hospitalizada com coronavírus na mesma época e eu e meus filhos tivemos resultados positivos. Enquanto eles travavam uma luta no hospital, eu fiquei trancada com os meninos e precisando ser forte pelas crianças, apesar da angústia diária”, conta a dona de casa Deisi Godói. “No dia em que eu enterrei a minha mãe, meu marido foi intubado pela segunda vez. Até hoje não sei como tive forças”, desabafa.

O metalúrgico teve alta no dia 24 de abril. Ele ainda utilizou o oxigênio por duas semanas e, desde então, faz sessões de fisioterapia para recuperar a parte pulmonar e os 15kg de massa muscular que perdeu com a doença, mas agora está em casa.

Apoio

Além de contar com a ajuda e o apoio da família e dos amigos, Deisi conta que o cuidado do setor de psicologia do hospital fez diferença. “O meu marido foi internado na sexta-feira e na segunda fizeram a primeira ligação por vídeo. Ele estava pronado, intubado, mas o fato de vê-lo fez toda a diferença, mesmo que pelo celular. Não sei explicar, mas é muito diferente do que só ouvir o médico falando sobre o estado de saúde”, lembra.

Enquanto Ciro estava desacordado, a equipe de psicologia fazia ligações diárias e colocava áudios da família e dos amigos para ele escutar. “Sempre pedimos áudios da família e colocamos diariamente para os pacientes. Isso ajuda no tratamento. Quando acordam, os vídeos dos filhos, das pessoas mais próximas, refletem positivamente no estado de saúde. Quando têm filhos pequenos, o cuidado é ainda maior. Esse contato, mesmo que virtual, dá a força para que continuem o tratamento com mais vontade e esperança”, ressalta a psicóloga da UTI do Hospital Marcelino Champagnat, Rosane Melo Rodrigues. “A gente reunia a família para falar com ele. Meus filhos, os pais dele, todos com uma alegria enorme em ver a melhora e os progressos diários”, relembra a esposa de Ciro.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

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Cooperativismo de crédito é alternativa ao Sistema Financeiro tradicional

Cooperativismo de crédito é alternativa ao Sistema Financeiro tradicional

*Eleutério Benin

Com geração de impacto positivo nas comunidades onde atua, o cooperativismo de crédito tem se mostrado uma opção alternativa para quem, ao investir seu dinheiro, promove a construção de uma sociedade mais próspera. Essa possibilidade vem se fortalecendo há mais de um século no Brasil, a partir de conceitos como ajuda mútua, solidariedade e colaboração e que foram desenvolvidos na prática pelo padre suiço Theodor Amstad, fundador da primeira cooperativa de crédito do país, em 1902, e que seguem como princípios do modelo de negócio até hoje.

Desde a sua fundação, um dos diferenciais do cooperativismo de crédito é a busca constante pela valorização e fortalecimento do relacionamento com o associado. Essa proximidade é a base do modelo, construído de modo participativo em sua essência. Os associados, como donos do negócios, atuam de forma igualitária nas decisões da cooperativa, visando à promoção da geração de renda e desenvolvimento regional das áreas de atuação.

Um benefício contínuo descrito na pesquisa “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento demonstra que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.

Além do desenvolvimento regional, o cooperativismo de crédito realiza ações de responsabilidade social e de impacto positivo diretamente nas comunidades com movimentos de apoio à economia local, aos produtores rurais, de educação financeira, inclusão de jovens e mulheres, e da ampliação no uso de fontes de energia renováveis.

Um movimento colaborativo que vem crescendo nos últimos anos aliando também a necessidade cada vez mais latente da população na busca por negócios mais sustentáveis e conscientes.

O cooperativismo de crédito representa essa nova forma de pensar em economia, somada à experiência de mais de um século de atuação em todo o Brasil. E, por isso, cada vez mais pessoas estão se conscientizando que a escolha pela instituição financeira também pode ser uma decisão para geração de impacto positivo na sociedade.

*Eleutério Benin é diretor executivo da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, cooperativa que atua na região de Campinas (SP), no interior do Paraná e de Santa Catarina

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