Emporium Handmade – edição de Natal traz opções criativas para presentear

Emporium Handmade – edição de Natal traz opções criativas para presentear 

Feira multicultural, que acontece nos dias 25 e 26 de Novembro, no Clube Morgenau, firma-se como o mais tradicional evento autoral da cidade 

São onze edições em pouco mais de três anos. A Emporium Handmade, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Clube Morgenau, é o evento curitibano que acompanhou o crescimento do movimento autoral feito à mão e revelou marcas que se firmaram neste cenário. A edição de Natal não será diferente, a curadoria selecionou um mix de marcas que representam as tendências de consumo atuais com destaque para cosméticos naturais (livre de aditivos químicos), bordados, artesanato em tecido e madeira, acessórios para cabelo, comida vegana, produtos customizados, slow fashion, acessórios para pets, entre outros. “Quando começamos em 2014 o movimento autoral ainda era restrito, mais aos poucos vimos as marcas se firmarem e o interesse do público crescer para esse consumo mais consciente, que faz girar as ecnomias locais”, conta a artesã e idealizadora da Emporium Handmade, Meroly Felizardo. Além de conhecer as novidades, participar das apresentações culturais e workshops, o visitante poderá escolher presentes de Natal para a família inteira com ótimo custo-benefício. “Difícil sair da Emporium sem ao menos uma lembrança singela, mas que carrega grande energia e significado, pois é feita com as mãos”, resume Melory. 

Mais do que de produtos, a Emporium Handmade é um grande encontro de pessoas com objetivos semelhantes. Por isso, compartilhamos com vocês alguns depoimentos de participantes sobre a feira. Essas pessoas são representantes de uma nova economia que se fortalece a cada dia:   

“Conheci muitas marcas e estamos desenvolvendo parcerias dentro das feiras. Muitos clientes que tenho hoje me conheceram na Emporium. A organização e energia desse evento são maravilhosos!”, Isabela May, da Misadorea (acessórios). 

“Através da Emporium minha marca se tornou mais conhecida e eu também cresci profissionalmente e como pessoa, pois eu tenho convivido com profissionais e pessoas da mais alta estirpe. O Emporium Handmade é para mim uma família”, Sérgio Miranda de Lima, Jardim de Vidro Terráreos. 

“A Emporium para mim é uma referência, com um público participativo e de alto nível, não apenas no aspecto econômico, mais um público que sabe valorizar o trabalho criativo e feito com dedicação, além de ser uma importante vitrine para promover e divulgar meu negócio”,  Janaína Sousa, Sra. Geleia. 

“A EmpHand me tirou da toca. Participo desde a primeira edição. Minha marca tornou-se conhecida, e eu muito mais confiante e segura”. Patrícia Castilho, Atelier Pati Castilho - Feito à Mão. 

“O público sente a diferença dessa feira e, nós, artesãos, também. Os visitantes se interessam pela história por trás dos produtos, sabem o valor e o diferencial do trabalho artesanal.
Não é só a venda que alegra, é um olhar atento, interessado, é um elogio, um sorriso. É o reconhecimento que todo artesão quer. Isso não tem preço!” Mirian Moraes, Arte ao Vento.
 

“A Varanda Varandinha teve sua primeira aparição para o publico na 1a. Emporium Handmade. De lá pra cá, participamos de todas as edições, em Curitiba e em Joinville. A Emporium atrai um público muito conectado com o nosso propósito, um público que adotou uma postura de consumo consciente, que compra e valoriza o trabalho autoral e manual”, Patrícia Forlan, Varanda, Varandinha.

“As marcas se beneficiam desse evento com as vendas nos dias e posteriormente através de contatos que surgem após,” Jô Ribas, Coisa &Tal. 

“A Emporium tem sido minha vitrine. Lá, além do apoio dos idealizadores, tenho contato com outras marcas que me ajudam a avaliar meu trabalho,” Silvia Dias Jorge, Fabricata. 

“Como a marca é nova, participar da Emporium será uma oportunidade única de mostrar nossa marca para um público exigente, que sabe valorizar o trabalho local”, Thais Lazzarini, ETKS. 

“A chance das pessoas verem o produto ao vivo tem um aumento significativo no crescimento da marca”, Fernanda Nasser Farion, Estudio Eulália (bordados). 

Serviço:

11ª Emporium Handmade – Edição Natalina 

Clube Sociedade Morgenau - Av. Senador Souza Naves, 945 - Cristo Rei

Dias 25 e 26 de agosto – sábado, das 11h às 20h, e domingo das 10h às 19h 

Entrada gratuita

Aceita cartões de crédito e débito

Estacionamento conveniado

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Clínica Dra. Adriana Vidal Schmidt promove nova edição do Meeting Doctor

Clínica Dra. Adriana Vidal Schmidt promove nova edição do Meeting Doctor 

Entre os dias 17 e 19 de novembro, a médica curitibana Dra. Adriana Vidal Schmidt promove a nova edição do seu já consagrado curso para médicos, o Meeting Doctor.

O evento acontece entre os dias 17 e 19 e é restrito a médicos, tendo como tema algumas das técnicas pelas quais a Clínica Dra. Adriana Schmidt é já referência: Toxina Botulínica, Preenchedores e Sculptra.

Com este evento, Dra. Adriana tem como propósito a troca de conhecimento entre os médicos visando a excelência da prática clínica, reforçando as amizades e a cooperação entre os médicos.

Acompanhe novidades da clínica na fanpage no Facebook:

https://www.facebook.com/clinicaadrianaschmidt 

Dra Adriana Vidal Schmidt

CRM 12975

RQE 7737-alergia

 

Serviço:

Clínica Dr.ª Adriana Vidal Schmidt

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901, Ed. Office Life, sl 198/199 Ecoville

Curitiba | PR

(41) 3336-2820

www.adrianaschmidt.com

https://www.facebook.com/clinicaadrianaschmidt

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Projeto de gastronomia solidária abre inscrições para nova turma de jovens

Projeto de gastronomia solidária abre inscrições para nova turma de jovens 

Aulas gratuitas ensinam gastronomia e empreendedorismo para alunos de baixa renda 

A Espaço Gourmet Escola de Gastronomia abre inscrições para novas turmas do Social Gourmet, projeto de gastronomia solidária que oferece aulas gratuitas de culinária e empreendedorismo para jovens de baixa renda com perfil empreendedor. Com o programa, a Espaço Gourmet contribui para oferecer uma possibilidade de geração de renda. São 30 horas de curso com aulas que seguem o modelo faça e venda, com práticas de produção de massas frescas artesanais e conteúdos ligados ao empreendedorismo, como comunicação e marketing. O Social Gourmet terá duas turmas ainda este ano, uma em novembro (de 20 a 24) e outra em dezembro (de 11 a 15). Em outubro a escola formou sua primeira turma. 

“Nosso objetivo é dar oportunidade para esses jovens que desejam se desenvolver em suas comunidades, mas não têm condições financeiras para investir em educação”, diz o sócio fundador e diretor operacional da Espaço Gourmet, Márcio Silva. 

Do curso para o mundo do trabalho 

O jovem Caique da Silva Santos, de 20 anos, chegou ao Social Gourmet indicado pelo Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (CASDM), se destacou durante as aulas e garantiu uma vaga de emprego dentro da própria escola. Caique foi chamado para uma entrevista logo após a conclusão do curso. "Foi uma surpresa muito boa, eu não tinha ideia de que me ofereceriam um emprego e cheguei na Espaço Gourmet achando que tinha ganhado mais um curso. Agora eu estou trabalhando como auxiliar de estoque e espero crescer aqui dentro", conta. 

Caique quer aproveitar a oportunidade para iniciar um curso completo de gastronomia e, no futuro, se tornar um chef de cozinha. "Meu sonho agora é me aprofundar no estudo da gastronomia, aprender muito e me tornar chef. Como eu já trabalho em uma escola, é a oportunidade perfeita para eu realizar meu sonho", diz. 

“Acreditamos que a educação e a formação profissional são transformadoras no desenvolvimento humano e social. Esses jovens levam conhecimento e uma experiência única e, certamente, serão multiplicadores desses ensinamentos”, destacou a coordenadora do projeto social, Izabela Serrano Lima, gerente de sustentabilidade da JCS Group – holding da qual faz parte a Espaço Gourmet. 

Como funciona 

São cinco aulas semanais em ritmo de imersão de seis horas/aula por dia, totalizando 30h/a, dentro do modelo exclusivo de cursos faça e venda da Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Mais informações e inscrições podem ser obtidas no sitehttp://www.espacogourmet.com.br/social-gourmet 

Serviço: 

Social Gourmet - Fabricação de Massas Frescas Artesanais – Faça & Venda 

14 vagas por turma 

 

Requisitos necessários 

Jovens com idades entre 16 a 24 anos

Renda familiar até três salários mínimos

 

Próximas turmas

De 20 a 24 de novembro (segunda a sexta-feira)

11 a 15 de dezembro (segunda a sexta-feira)

 

Horários

Das 9h às 12h - aulas práticas de produção de massas frescas artesanais

Das 13h às 17h - aulas de empreendedorismo

Sexta-feira: Encerramento às 12h com almoço comemorativo produzido pelos próprios alunos e entrega dos certificados de participação.

 

Local

Espaço Gourmet Escola de Gastronomia - Alameda Prudente de Moraes, 129F  - Mercês – Curitiba - PR 

A escola fornece café da manhã, almoço, lanche da tarde e uniforme para utilização nas aulas práticas 

Inscrições gratuitas no site http://www.espacogourmet.com.br/social-gourmet 

 

Sobre o Espaço Gourmet 

A Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, fundada em 2004 em Curitiba-PR, foi pensada para vários públicos, desde para quem já cozinha, como para quem quer aprender desde o básico ou para quem aprecia comer bem. Oferece uma programação repleta de experiências gastronômicas para os mais variados públicos e interesses, incluindo as consagradas aulas show e aulas práticas. Oferece também os cursos Chef de Cuisine Modular, Master Chef e Master Chef Patisserie, além de eventos e treinamentos corporativos. Acesse a programação no site: http://www.espacogourmet.com.br/

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Ética e regras claras como padrão

Ética e regras claras como padrão

Selma Azevedo*

Combater práticas irregulares e fortalecer a construção de um ambiente ético e socialmente responsável é preocupação cada vez mais presente em empresas e instituições. As organizações percebem, a cada dia, a importância de implantar programas para minimizar os riscos de exposições negativas que comprometam resultados e sua reputação.  Políticas de compliance são uma espécie de guia norteador que mostram como colaboradores devem agir e trabalhar. Elas contribuem de maneira significativa para a gestão das instituições. Uma área específica da empresa fica responsável por analisar de forma meticulosa todos os riscos operacionais, zelar pela manutenção e cumprimento dos controles internos e trabalhar no desenvolvimento de projetos de melhoria contínua. Dessa forma, quando protocolos internos são quebrados, fica mais fácil identificar os responsáveis, pois a conscientização dos colaboradores sobre a importância de tal passo para toda a empresa provoca impactos positivos na cultura organizacional.

Programas de compliance podem ser implantados em empresas de qualquer porte ou natureza, sem precisar, necessariamente, manter negócios ou relações com o setor público. O foco do compliance vai muito além das negociações governamentais. Está relacionado à criação, divulgação e manutenção de políticas para as mais diversas áreas da empresa, tais como marketing, comercial, gestão de pessoas e relacionamento com fornecedores. O que o compliance prioriza é tudo aquilo que temos o dever moral de priorizar, mas, que no cotidiano das complexas relações negociais, com frequência, necessita de regras claras para o direcionamento das ações de acordo com as boas práticas. Nesse processo, o apoio de profissionais especializados é fundamental.

A Lei Anticorrupção, aprovada no Brasil em 2013, e o cenário atual, em que grandes companhias estão sendo investigadas e julgadas pela opinião pública no mundo todo, tornam o momento propício para darmos ainda mais luz ao tema. A sociedade está cada vez mais atenta, participativa e exigente. Consumidores fazem questão de pesquisar quais os valores cultivados por empresas e marcas com as quais eles se relacionam. Investir em compliance traz benefícios que tornam-se visíveis, melhorando a imagem da organização e criando um diferencial competitivo para quem o adota.

Com um número cada vez maior de pessoas dispostas a fazer a sua parte, empresas de todos os segmentos também devem colaborar no combate à corrupção e práticas nocivas à coletividade. Inclui-se aí as escolas, que estão intimamente integradas à comunidade e têm a importante missão de contribuir diretamente na formação de cidadãos. Essas instituições estão sujeitas a uma série de normas e regulamentos, e expostas a riscos diários que precisam ser mitigados com políticas de atendimento, de uso de redes sociais, de gestão da informação, entre outras. A mentalidade de boa parte da população está mudando e as instituições de ensino podem, por meio das futuras gerações, ajudar a tornar definitiva essa nova cultura. O exemplo, como sempre, é o melhor caminho, e se queremos que o “jeitinho brasileiro” acabe, ainda há muito por fazer. Não podemos nos omitir e nem perder tempo. 

*Selma Azevedo, gerente Jurídica e de Compliance do Grupo Positivo

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Uso de energia renovável destaca a Rede Mabu no setor hoteleiro

Uso de energia renovável destaca a Rede Mabu no setor hoteleiro

A rede hoteleira paranaense foi reconhecida, pelo Grupo Electra, pelo consumo de energia elétrica gerada por fonte de baixo impacto ambiental. Iniciativa a coloca na vanguarda do turismo sustentável 

A Rede Mabu Hotéis & Resorts foi reconhecida, pelo Grupo Electra, como consumidor destaque de energia elétrica gerada por fonte de baixo impacto ambiental. Ao optar pelo uso da chamada energia verde, a rede hoteleira paranaense passa a contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da redução de emissão de carbono na atmosfera. A Electra é comercializadora independente de Energia de Fonte Primária Incentivada (EFPI), ou seja, energia renovável. 

Ao firmar um contrato, inicial, de três anos com a Electra (de janeiro de 2017 a dezembro de 2019), a Rede Mabu consumirá, durante esse período, 17.055.72 MWh de energia proveniente de fontes renováveis de geração, ou seja, de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) de biomassa, eólica ou solar. 

Por optar pela contratação de energia gerada a partir de fontes renováveis a Rede Mabu deixa de emitir na atmosfera 6.481.174 toneladas de dióxido de carbono (CO2). Para se ter uma ideia, para neutralizar essa quantidade de dióxido de carbono, caso ela fosse emitida na atmosfera, seria necessário o plantio de 3412 árvores com um ciclo de vida médio de 20 anos. 

“Este é o ano que a ONU estipulou como o Ano Internacional do Turismo Sustentável que tem, entre os seus princípios, a proteção do meio ambiente. Saber que estamos em consonância com esse objetivo e caminhando com passos firmes em direção ao único turismo que será aceitável daqui alguns anos, enche-nos de orgulho e nos entusiasma a aprimorar ainda mais”, afirma o diretor-executivo da Rede Mabu, Wellington Estruquel.

O principal objetivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), ao designar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável é destacar o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, por meio da geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental, defesa do patrimônio cultural, entre outros. 

Em seu relatório de sustentabilidade, publicado em 2016, a Rede Mabu aponta alguns resultados que já envolvem a escolha pelo uso de energia renovável, como a redução de até 30% no consumo de energia no Mabu Thermas Grand Resort (Foz do Iguaçu-PR). Resultado possível por meio de algumas ações como a manutenção periódica dos equipamentos, a utilização de aquecimento solar, sensores de luz nas áreas comuns e de lâmpadas LED em 100% dos espaços do hotel. 

Outro ponto importante que envolve de energia verde foi aredução de até 20% no consumo de gás, por meio de monitoramento diário de consumo, manutenção preventiva dos queimadores e pelo aquecimento solar, para a geração de água quente. 

Essas iniciativas, entre outras praticadas pelo resort, são resultados da Política de Gestão de Sustentabilidade, que apresenta resultados relacionados à capacitação de colaboradores e comunidade, redução de acidentes e do consumo de recursos naturais. A implantação dessa política, em 2011, permitiu que, em 2012, o Mabu Thermas se tornasse o primeiro resort do Brasil certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na norma NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural (desde então, novas avaliações são feitas todos os anos). 

O Mabu Thermas Grand Resort foi, novamente, um dos trêsfinalistas, na categoria Meios de Hospedagem & Resorts, do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018. O resort é o único meio de hospedagem paranaense a ser destacado pelo prêmio. Essa é a segunda vez que o Mabu Thermas é reconhecido pelo Braztoa de Sustentabilidade. Em 2015, conquistou o terceiro lugar por suas iniciativas com o Turismo Sustentável. Além disso, o resort foi premiado em 2013, 2014, 2015 e 2016 pelo Travellers’ Choice do TripAdvisor; contemplado, em 2016, com o Excellence in Service da RCI e, em 2015, foi considerado o “Resort do Ano” pela revista europeia Luxury Travel Guide. 

O reconhecimento pelo Grupo Electra

O Grupo Electra comercializa Energia de Fonte Primária Incentivada (EFPI), ou seja, energia renovável gerada a partir de empreendimentos de baixo impacto ambiental. Atua no mercado livre ou ambiente de contratação livre, modelo de comercialização presente no Brasil há, aproximadamente, 20 anos que foi criado com o intuito de gerar competitividade entre os vendedores, promovendo a livre concorrência e, consequentemente, reduzir os custos de energia elétrica para o grandes consumidores. O consumidor livre continua conectado à distribuidora local mas a fonte da energia (Biomassa, Eólica, PCH, Solar) para seu consumo é escolhido entre um agente comercializador ou diretamente com os geradores. 

Um pouco sobre a Rede Mabu

A Mabu Hotéis & Resorts oferece, há mais de 40 anos, serviços hoteleiros para garantir as melhores experiências aos hóspedes a lazer ou a negócios, em Curitiba e em Foz do Iguaçu (PR). Com hotéis nas categorias resort - Mabu Thermas Grand Resort; e na categoria Convention - Mabu Interludium Iguassu Convention, em Foz do Iguaçu; na categoria Business - Mabu Curitiba Business; e Express - Mabu Curitiba Express, na capital paranaense. Em 2014, lançou o My Mabu, empreendimento de propriedade fracionada e o Blue Park, maior parque aquático do Sul do País, que iniciou as obras em agosto desse ano. A inauguração está prevista para o verão de 2019. Com o Blue Park, a Rede Mabu consolida sua atuação no mercado de lazer em Foz do Iguaçu e região. 

As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas pelo site (www.hoteismabu.com.br), pelo Twitter (twitter.com/hoteismabu), pelo Facebook (www.facebook.com/hoteismabu) e pelo Instagram ( https://www.instagram.com/hoteismabu).

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