Linguagem de programação é o novo idioma nas escolas

Linguagem de programação é o novo idioma nas escolas

Crianças são capazes de produzir aplicativos e softwares, dizem especialistas

A linguagem de programação está presente em praticamente tudo. Além de já ser relevante para quase todas as profissões, ela funciona como um idioma universal, que não muda entre as diferentes nacionalidades e pode ser aprendida por qualquer pessoa. Grandes países como Estados Unidos, Austrália e Suécia já valorizam o ensino dessa linguagem, tornando o conteúdo obrigatório nas escolas.

Apesar de o Ministério da Educação brasileiro não exigir o ensino de programação nas escolas, algumas instituições já reconhecem a necessidade desse conhecimento. Em Curitiba, o Colégio Positivo oferece aulas de linguagem de programação para os alunos de Ensino Médio e Fundamental desde o início de 2016. As turmas têm aulas semanais ou quinzenais e desenvolvem desde aplicativos mobile para o sistema Android, até dispositivos utilizando a plataforma Arduino, que podem ser utilizados em robôs, projetos de automação, projetos de iluminação, entre outras coisas.

O professor de Lógica de Programação do Colégio Positivo, Fernando Dimas Souza, conta que a linguagem aumenta a capacidade cognitiva desses alunos, desenvolvendo, inclusive, a capacidade de solucionar problemas logicamente. “Programar nada mais é que conversar com a máquina e ensiná-la a fazer o que você quer. Quando o aluno desenvolve essa capacidade, ele adquire mais autonomia, raciocínio lógico e confiança”, explica. A intenção, segundo o professor, é que, no futuro, os alunos possam criar os próprios programas e resolver problemas do cotidiano por meio desse conhecimento tecnológico.

“No início, boa parte dos alunos não entendem o motivo da disciplina, mas, no decorrer do ano, eles criam interesse e começam a fazer seus próprios projetos e nos procuram para auxiliá-los”, garante Dimas. Apesar das aulas não contabilizarem notas na grade curricular, as turmas têm boa participação dos alunos e alguns começam a considerar a área de tecnologia da informação como uma possibilidade para o vestibular. “Hoje, a área tecnológica é uma das que crescem mais no mercado, com salários atraentes e inúmeras vagas disponíveis para mão de obra capacitada”, explana o professor, sobre as oportunidades para quem quer seguir carreira.

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Ameaçada, Floresta com Araucárias ainda é motivo de preocupação

Ameaçada, Floresta com Araucárias ainda é motivo de preocupação

Produção sustentável de pinhão e erva-mate agrega valor ao ecossistema e contribui para sua conservação

Um dos ecossistemas mais característicos da região sul do Brasil e bastante ameaçado, a Floresta Ombrófila Mista (FOM), ou Floresta com Araucárias, tem hoje menos de 3% da sua área original. O motivo são os anos de degradação e o corte de seus pinheiros que a levaram a essa situação crítica. Como consequência, uma das espécies mais emblemáticas do ecossistema, o pinheiro-do-paraná ou araucária (Araucaria angustifolia) entrou na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas de Extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Na Região Sul, local que tinha grande parte de sua extensão coberta por essa floresta, Santa Catarina foi o estado que mais conseguiu conservar o ecossistema, mesmo com o desmatamento de quase 75% da área original. De acordo com o biólogo e engenheiro agrônomo Jaime Martinez, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), são 25% de área original que restaram e que formam a maior área preservada de Floresta com Araucárias no mundo.

“Embora a ocorrência da espécie seja majoritária na região Sul do País, existem populações naturais da espécie na Região Sudeste, mais precisamente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e localizadas, em sua maioria, dentro de uma unidade de conservação, a APA Serra da Mantiqueira, classificada em estudo publicado na revista Science como a oitava área insubstituível do mundo”, destaca Martinez.

Valorizar para conservar

Para contribuir na conservação da  Floresta com Araucárias, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), implantaram no estado de Santa Catarina uma iniciativa  que agrega valor  aos produtos extraídos desse ecossistema de acordo com um padrão sustentável de produção – como o pinhão, semente da araucária, e a erva-mate, ambas espécies nativas. A iniciativa Araucária+ reúne produtores do Planalto Serrano catarinense, indústria, varejo e sociedade, criando uma rede sustentável de produção, venda e consumo.

Desde o seu início, em 2014, a iniciativa contabiliza 50 instituições envolvidas (entre empresas, ONGs, governos e instituições de pesquisa), 83 produtores articulados,  470 hectares de floresta conservados, e quatro transações comerciais com três empresas.

Para Martinez, ações que colocam a Araucária em evidência, são uma excelente forma de agregar valor à floresta. “Além do cuidado dos consumidores com a compra do pinhão maduro, outras estratégias complementares são fundamentais para promover a conservação dos remanescentes de Floresta com Araucárias. Entre elas estão a coibição do desmatamento ilegal e a agregação de valor à produção não madeireira, mantendo a floresta em pé”, garante.

Época certa para colher e comercializar

Matérias-primas vindas da Floresta de Araucária, o pinhão e a erva-mate, devem seguir algumas normas na hora da extração. Um dos indicativos do momento adequado para a colheita do pinhão, por exemplo, é a queda de temperatura. Se feita antes da hora, pode gerar prejuízos tanto para o consumidor, como para o meio ambiente, pois interfere na manutenção da árvore e de todo seu ecossistema.  

Martinez afirma que a prática da coleta do pinhão no tempo certo é um fator positivo no que diz respeito à conservação da Floresta com Araucárias. “Enquanto os produtores locais tiverem retorno econômico com o pinhão, eles vão assegurar a existência da Araucária. Porém, para que a atividade seja sustentável, a coleta devemanter em torno de 50% dos pinhões. Dessa forma, há sobra suficiente para as aves e outros animais que se alimentam da semente, e também para a germinação de novas plantas”, diz o biólogo.

O que ocorre é que muitos coletores se adiantam e removem a pinha ainda na árvore, afetando a germinação de novas plantas. A semente que não amadurece na Araucária perde em sabor para aquela que foi colhida no tempo certo, e os animais que se alimentam do pinhão também são afetados, pois têm menos alimento disponível, gerando um efeito em cadeia.  Por isso o ideal é que a colheita seja feita no solo, buscando os pinhões que realmente estão maduros.

Já a erva-mate não deve ser colhida no período da floração (de setembro a dezembro) e as árvores precisam ficar com, pelo menos, 30% das folhas. “Outra medida muito importante que o Araucária+ incentiva, e que também vale para o pinhão, é a retirada do gado de dentro da floresta. O gado pisoteia o solo, deixando-o compacto, e dificultando a germinação de sementes das espécies vegetais nativas da floresta. Além de também comer as mudas que já estão estabelecidas”, explica o coordenador de Estratégias e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam.

Sobre a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.510 projetos de 496 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Mais informações: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/

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Nova sede

Nova sede

O Centro de Excelência em Recuperação Neurológica - CERNE acaba de mudar de endereço. A nova sede, mais moderna e espaçosa, está localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Vila Izabel, próximo à Rua Presidente Arthur da Silva Bernardes. São 2500m², sendo 500m² de área construída,  e estacionamento com vaga para 50 carros.

A clínica oferece atendimento multiprofissional, composto por  fisioterapeutas, fonoaudiólogas, musicoterapeuta, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagoga, educador físico e enfermeiro.  Dentre os serviços oferecidos estão fisioterapia neurológica (pediaSuit, theraSuit, neuromodulação, cuevas, bobath e treinee), terapia ocupacional (reabilitação do membro superior, sensorial e contensão induzida), dança adaptada e terapia assistida por animais (cão terapia). As terapias têm o obejtivo de tratar pessoas com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento motor, lesões cerebrais traumáticas, Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), Síndrome de Down e outros problemas que atingem as funções motoras e cognitivas.

O CERNE conta ainda com a experiência de suas sócias, a terapeuta ocupacional Syomara Cristina Smidiziuk e a fisioterapeuta Mariana Krueger, uma das primeiras profissionais capacitadas para a aplicação da técnica de Neuromodulação Transcraniana na Região Sul. A sociedade é complementada por Canrobert Krueger, engenheiro de computação e administração.

“A clínica foi criada com a proposta de oferecer um outro olhar da recuperação da saúde, mais humanizado e personalizado de acordo com as necessidades e demandas do paciente, a fim de facilitar a sua inserção na sociedade. Além de garantir qualidade no tratamento, por meio de um processo padronizado onde o paciente encontra todas as terapias no mesmo local e de forma integrada”, explicam as sócias.  

NOVO ENDEREÇO 

CERNE - Centro de Excelência em Recuperação Neurológica

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 4390 - Vila Izabel 

Telefone: 41 3528-6977

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Sete dicas para evitar as principais doenças do inverno

Sete dicas para evitar as principais doenças do inverno

Infectologista alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe outros cuidados 

A estação mais fria do ano chega e, com ela as típicas doenças do inverno. Nesse período deve aumentar o cuidado da população e dos profissionais de saúde com relação, principalmente, às doenças respiratórias, que são mais comuns nesta época do ano. 

A grande preocupação dos especialistas é com a gripe H1N1. “A melhor maneira de se proteger da doença é a vacinação, que apresenta até 90% de eficácia e tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses. No entanto esses efeitos não se iniciam imediatamente após a vacinação, mas depois de 2 a 4 semanas. Por isso, é fundamental que as pessoas se vacinem antes da chegada do frio mais intenso”, alerta o médico infectologista da Unimed Laboratório Jaime Rocha. 

A campanha de vacinação na rede pública para os grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da área da saúde, entre outros) já foi encerrada. Para quem não pode tomar a vacina na rede pública, a orientação é que busque a opção em laboratórios particulares. A vacina oferecida pelo governo ainda é a trivalente, com apenas uma cepa B. Na rede particular está disponível a tetravalente, que protege contra a gripe A/H1N1, A/H3N2 e dois tipos (cepas) B. A Unimed Laboratório oferece a vacina tetravalente, na Megaunidade (Avenida Iguaçu, 1815, Água Verde). “Agora estamos na última fase da vacinação contra a gripe, com preços especiais. Além dos usuários dos planos de saúde Unimed, o laboratório atende ao público em geral”, revela Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório, em Curitiba. 

Confira 7 dicas do Dr. Jaime Rocha para evitar as doenças do inverno:

1.    Mantenha-se hidratado. O inverno pode ser muito seco e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. Coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa para umidificar o ambiente. Essa medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite, alergias, etc.

2.    Alimente-se de maneira saudável. No frio, as pessoas tendem a consumir alimentos mais calóricos. Não se esqueça que as frutas e os vegetais oferecem vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune.

3.    Vacine-se contra a gripe. No inverno as pessoas costumam ficar mais juntas em ambientes fechados e isso facilita a transmissão de vírus, como os da gripe A.

4.    Evite permanecer em ambientes fechados, que favorecem a transmissão de vírus e bactérias.

5.    Consuma chás e bebidas quentes para aquecer a garganta e use cachecóis.

6.    Exercite-se regularmente. Atividades aeróbicas como nadar, correr ou simplesmente andar, ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório e aumentam a capacidade respiratória. Evite exercícios físicos ao ar livre em dias muito frios e secos.

7.    Use soro fisiológico para umidificar as narinas. Essa medida ajuda a prevenir otite, sinusite e outras doenças das vias aéreas. 

Serviço:

http://www.unimedlab.com.br/vacinagripe2017

Unimed Laboratório | Megaunidade

Avenida Iguaçu, 1815, Água Verde, Curitiba/PR

Telefone: (41) 3021.5252

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Sicredi recebe Prêmio Top de Marketing 2017 em São Paulo

Sicredi recebe Prêmio Top de Marketing 2017 em São Paulo

Estratégia de crescimento da primeira instituição financeira cooperativa do Brasil é reconhecida na categoria Serviços Financeiros

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,5 milhões de associados em todo o Brasil, recebeu, pela primeira vez em São Paulo, o Prêmio Top de Marketing 2017. O case de crescimento e expansão para o principal centro financeiro do País rendeu ao Sicredi, que oferece os mesmos serviços de um banco tradicional com o diferencial de não visar lucro, o reconhecimento da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), seccional São Paulo, na categoria Serviços Financeiros.

O evento, considerado o "Oscar do Marketing e Vendas do País", reuniu no dia 21 de junho, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, as empresas premiadas nas 36 categorias do prêmio. A novidade nessa edição especial é a metodologia, capaz de identificar as grandes sacadas do mercado, com base na análise dos resultados alcançados, impacto e engajamento do público-alvo.

No caso do Sicredi, os dados justificam o destaque de sua estratégia de marketing para chegar a São Paulo e expandir sua área de atuação, consolidando a presença nacional. Graças às iniciativas das cooperativas que integram o Sistema Sicredi, a marca passou a ser reconhecida no mercado mais disputado do País. Em maio de 2016, por exemplo, foi inaugurada a flagship store em um endereço emblemático de São Paulo – a Avenida Paulista. O espaço de 780 m² é mais do que uma agência, pois oferece um ambiente interativo e colaborativo de promoção do cooperativismo e tem a meta de agregar ao menos cinco mil novos associados à cooperativa de crédito. O resultado dessa iniciativa foi a visibilidade nacional nos principais veículos de comunicação nacionais e a concretização da atuação ao mesmo tempo próxima e ampla que a instituição oferece como grande diferencial.

Essa, no entanto, foi apenas uma das inúmeras inaugurações que o estado viu ao logo dos últimos três anos, capitaneadas pelas 25 cooperativas Sicredi que atuam em São Paulo, de forma integrada. No total, o estado conta com aproximadamente 130 unidades, e está prevista a abertura de pelo menos outras 20 em 2017, como nas cidades de Campinas e Franca.

Para o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e da Sicredi Participações S.A., Manfred Alfonso Dasenbrock, reforçar a atuação no estado de São Paulo é motivo de orgulho e também de muita responsabilidade, pois permite levar os benefícios e diferenciais competitivos do cooperativismo de crédito para o estado mais populoso do Brasil. “O modelo de negócio do Sicredi aposta na proximidade e no relacionamento e só dessa maneira é possível crescer. Para fazer isso acontecer, é preciso investir em pessoas e infraestrutura”, explica.

Além do aumento da rede de atendimento, o Sicredi também investiu em relacionamento com a comunidade em ações diferenciadas. Entre elas, o patrocínio da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) e Copa do Brasil. Eventos como o tradicional Agrishow, em Ribeirão Preto, e a Feira do Empreendedor do Sebrae/SP também contam com a presença da marca, além dos esforços localizados em cada cidade onde o Sicredi possui presença. O case premiado também aborda a estratégia de criação de vínculos com os associados, como são chamados os usuários das cooperativas, através dos programas Crescer, Pertencer e a União Faz a Vida.

De acordo com o gerente de Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal, incentivar esses eventos fortalece as iniciativas do estado de São Paulo e reforça a presença da cooperativa nas comunidades onde ela está presente. “Apoiamos desde esportes coletivos até grandes eventos para estimular os ideais da cooperação, que envolve somar forças para ir mais longe e crescer de maneira sólida”, analisa.

Segundo ele, receber o Top de Marketing é mais um incentivo ao trabalho que vem sendo feito com o intuito de disseminar a fortalecer ainda mais o cooperativismo de crédito no Brasil. "Já recebemos esse prêmio da ADVB no Rio Grande do Sul e no Paraná e agora temos a honra de sermos reconhecidos em São Paulo, que acaba reverberando nacionalmente. Isso mostra que estamos no caminho certo e que nossa estratégia de marketing está sendo efetiva", celebra.

Em 2016, a organização atingiu crescimento de 36,1% e um resultado líquido recorde de R$ 1,96 bilhão. Esses números são consequência de um posicionamento bastante particular do Sicredi: o atendimento próximo, simples e ativo. Isso significa que, para crescer, é preciso estar cada vez mais perto do seu público e de forma relevante. E o Sicredi fez exatamente isso, ao fortalecer de maneira estratégica sua presença no estado de São Paulo. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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