Sempre Sanfran investirá R$ 200 mil para dar suporte a alunos cotistas da Faculdade de Direito da USP  

Sempre Sanfran investirá R$ 200 mil para dar suporte a alunos cotistas da Faculdade de Direito da USP

Criado em 2022 por um grupo de ex-alunos do Largo São Francisco, fundo patrimonial acaba de selecionar os primeiros projetos que receberão patrocínio

O Fundo de Endowment Sempre Sanfran, da quase bicentenária Faculdade de Direito da USP, terminou a seleção dos projetos que vão receber até R$ 200.000,00 no contexto do primeiro Edital, lançado no ano passado, e que atraiu 16 propostas da comunidade franciscana.

Ao final do processo de análise dos projetos, que foram escolhidos na semana passada, quatro deles foram selecionados. “Dez dos apresentados estão ligados à pauta de inclusão e diversidade. O contexto das cotas mudou muito a realidade da faculdade e a questão da permanência estudantil é uma pauta prioritária para a comunidade franciscana e, por consequência, para o Sempre Sanfran”, afirma Barbara Rosenberg, presidente do Conselho do Fundo.

A faculdade recebe atualmente 460 alunos por ano, dos quais 50% são cotistas oriundos de escolas públicas. Destes, 30% são pretos, pardos ou indígenas, os chamados PPIs. A evasão desses alunos é baixa, mas boa parte deles passa por muitos sacrifícios para conseguir se formar, muitos começam a estagiar já no primeiro ano, o que impossibilita a dedicação exclusiva ao estudo.

Dos quatro projetos que serão apoiados pelo Sempre Sanfran, dois atuam diretamente para viabilizar a permanência acadêmica para alunos de baixa renda. O Adote um Aluno busca complementar a bolsa oferecida pela própria USP aos cotistas, ao passo que o Projeto de Promoção à Dedicação Acadêmica (PPDA), que visa promover a formação acadêmica, permitindo que alunas e alunos de baixa renda tenham acesso ao mesmo tipo de oportunidades dos demais estudantes.

Também receberão apoio o Departamento Jurídico XI de Agosto, que presta apoio jurídico gratuito para a comunidade e que receberá recursos para a compra de computadores, e o projeto de pesquisa e extensão do Laboratório de Governo da USP – LabGovUSP, que tem como objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento das instituições públicas brasileiras e estimulando boas práticas de governança (ex. transparência).

Barbara explica que a ideia do Sempre Sanfran foi criar um fundo privado que possa, de forma perene, trabalhar para a Faculdade e em benefício da comunidade franciscana. “Desde a concepção do Sempre Sanfran, estamos pautados em um modelo que garanta ao Fundo uma estrutura organizacional robusta e transparente, em linha com as melhores práticas de governança, sabendo que isso é essencial para viabilizar a captação e permitir a melhor alocação de recursos”, conclui.

O Fundo já conta com a assessoria financeira pro bono de um banco de primeira linha UBS e tem as suas contas auditadas por uma auditoria internacional, também de forma pro bono. O Sempre SanFran tem hoje R$ 8 milhões na conta e outros R$ 10,5 milhões compromissados que entrarão até 2025, arrecadados junto a 100 ex-alunos. O valor de doação de R$ 185 mil de cada Doador Fundador é simbólico: representa o quanto um aluno custa para USP para se formar na São Francisco.

Add a comment

O engajamento como fator preponderante no sucesso da gestão  

O engajamento como fator preponderante no sucesso da gestão

*Pedro Signorelli

Uma Ferrari pode custar R$ 1.600.000, no entanto, se você não tiver disponível pouco mais de R$ 5 mil, pode ter que encostar o carrão, afinal esse é o custo médio do freio de disco desse tipo de carro. Claro que essa não é uma analogia que engloba a maior parte das pessoas, na verdade é o contrário, mas com isso quero dizer que numa empresa todos são extremamente importantes e, por isso, devem ser considerados pela gestão, pois o mau funcionamento de uma peça, pode comprometer todo o processo.

A gestão da empresa tem que ser ágil, envolvente, o time precisa estar engajado em tudo, do contrário, se uma pequena engrenagem falha, pode comprometer todo o resultado.

Um excelente caminho da gestão que valoriza e, por consequência, engaja o time é a administração por OKRs (Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados Chaves). Primeiramente preciso destacar que ela ajuda a construir um cenário claro do futuro desejado, seja ele qual for. Além disso, prevê que se faça uma avaliação, no mínimo trimestralmente, para entender se estamos caminhando na direção correta, ou se há necessidade de algum ajuste. Essa, a avaliação constante dos resultados, é premissa do OKR e não pode ser negligenciada.

Mas para que se chegue lá, é necessário o engajamento do time. A centralização da gestão precisa ser esquecida, ela não envolve as pessoas e como uma consequência natural, não permite que elas desenvolvam todo seu potencial. Para o perfeito funcionamento, a boa prática de construção dos OKRs exige uma visão compartilhada do que a empresa deseja alcançar, apontando de forma clara e direta os resultados que precisam ser atingidos, para que essa agenda seja cumprida, deixando para os colaboradores a definição de como atingir o objetivo. Em linhas gerais, entende que todos os colaboradores são parte importante no processo de conquista das metas.

Mais do que apenas conhecerem suas funções, essa modalidade de gestão entende e aceita a diversidade de ideias, como forma de conquista do objetivo global da companhia. Estabelece-se assim, uma liderança de resultados, onde a equipe tem plena consciência do seu papel.

Ainda há, por resquício de formas antigas de gerir um negócio, quem acredite na necessidade do distanciamento entre líder e liderados, como forma de preservar a autoridade. Esse é, na minha opinião, um caminho que só impõe o distanciamento da equipe e limita cada integrante desse time a fazer, de forma quase que mecânica, a parte que lhe cabe, sem espaço para novas ideias ou para a criatividade, limitando em muito a produtividade e o alcance de resultados ambiciosos.

O austríaco Peter Drucker, aclamado em todo o mundo como o pai da gestão, dizia que “os ativos mais valiosos de uma instituição do século XXI, seja empresa ou não, são seus trabalhadores do conhecimento e sua produtividade”. É exatamente isso.

*Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

Add a comment

Restaurante Nôa é a mais nova atração gastronômica de Ipanema  

Restaurante Nôa é a mais nova atração gastronômica de Ipanema 

Com toques da culinária mediterrânea, representado pelo azeite, sal e pescados, o local aposta em uma pegada mais saudável

O bairro de Ipanema, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, ganhou mais uma atração gastronômica, que promete proporcionar uma experiência elegante e requintada para o público em geral, mas principalmente o carioca. O Nôa Ipanema, inaugurado no dia 06 de fevereiro, nasceu com personalidade equilibrada, acolhedora, descontraída e apurada, na esquina mais emblemática e agitada da Rua Garcia D’Avila.

Criado pensando nas possibilidades que o Brasil - um país costeiro, com riqueza marinha representativa - oferece, o Nôa inicia sua trajetória com foco na alimentação saudável, que conversa com a região do Mar Mediterrâneo, representado na gastronomia por azeite, sal e pescados. A sinergia entre o tropicalismo brasileiro e a ligação com qualidade de vida reflete no pensamento do estabelecimento: comida simples, mas bem diversificada.

Seguindo essa linha, os chefs não se prendem aos rótulos. A tônica dos pratos está nos pescados, sempre muito frescos. Uma equipe talentosa, com ideias e consultorias externas, desenvolveu o cardápio com receitas refrescantes e o colorido da natureza. O menu tem como grande desafio surpreender os paladares mais exigentes com crudos, entradas, pratos principais e sobremesas. Entre os grandes destaques, os visitantes podem saborear: Burrata de Búfala (R$ 69); Crudo de peixe com azeite de café, pistaches e rabanete (R$ 56); Spaghetti fatto in casa com espuma de ostras e camarões grelhados (R$ 124) e Lâminas de peixe fresco temperadas com flor de sal, azeite e raspas de tangerina (R$ 59). E para adoçar, entre as opções estão: Cremoso de coco com chocolate branco sobre farofa de brioche (R$ 34) e morangos frescos, gelato alla fragola fatto in casa e mousse de café (R$ 31).

A carta de coquetéis é diversificada, os amantes de bons drinks podem apreciar destilados de excelente qualidade e autorais, que harmonizam com os principais ingredientes mediterrâneos.

O Nôa carrega em seu significado, a raiz hebraica, descanso, repouso e conforto. O ambiente é outro chamariz do restaurante, uma vez que foi todo desenvolvido em uma casa dos anos 30, onde foi preservada a fachada histórica e suas características. A decoração, que teve a direção da Paola Vilas, é autoral, visando atrair um público que aprecia artes com DNA próprio, sem cópias e sem rótulos.

O Nôa, não apenas pela diversificação de seu menu, espera conquistar o público pelo apreço aos detalhes, boa gastronomia “sem rodeios”, ambiente acolhedor e autêntico. Um restaurante livre de rótulos. O restaurante abre todos os dias da semana para o jantar e em breve abrirá para o almoço. 

Serviço:

Nôa - Gastronomia Costeira

Funcionamento: Segunda a Domingo, a partir das 18h

Endereço: Garcia d’Avila 135 - Ipanema - Rio de Janeiro

Add a comment

Nísia Floresta (RN) tem mais de 20 lagoas para conhecer nos feriados de abril  

Nísia Floresta (RN) tem mais de 20 lagoas para conhecer nos feriados de abril

O verão acabou, mas quem gosta do clima de sol e mar não precisa ficar triste. O mês de abril vem chegando presenteando os brasileiros com três feriados prolongados, proporcionando a oportunidade perfeita para viajar e desfrutar do calor mais um pouco.

Já na próxima semana teremos a Sexta-Feira Santa (dia 7), seguida pelo domingo de Páscoa, que também pede comemorações especiais. Quinze dias depois teremos folga no dia 21 de abril (Tiradentes). O último feriado, na verdade, é em maio: o Dia do Trabalhador (01/05), cairá numa segunda-feira, emendando com o último fim de semana de abril.

O Nordeste se configura como destino ideal nesse período para quem gosta de praias e natureza. E uma boa opção de hospedagem que proporciona tudo isso é o Praia Bonita Resort & Conventions, localizado no município de Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte.

O empreendimento se situa numa localização privilegiada, entre a Praia de Camurupim e a Lagoa de Arituba. Aliás, a cidade conta com mais de 20 lagoas com infraestruturas variadas para receber os turistas, algumas com restaurantes, bares e estacionamentos e estrutura para praticar esportes aquáticos.

O Praia Bonita Resort & Conventions é facilmente acessível, estando a 45 minutos da capital do estado. Possui 151 apartamentos amplos e modernos, quatro deles adaptados para portadores de necessidades especiais e idosos, e uma estrutura completa para atender aos hóspedes com o merecido conforto. A piscina de 1.200m² de área se destaca na propriedade, rodeada por belos jardins. O resort conta ainda com campo de futebol de areia, quadra de vôlei de areia, sauna, mini golf, playground, espaço kids, jacuzzi na área de lazer e copa baby. Oferece também serviços de spa.

Para completar, as tarifas são flexíveis, já que o resort trabalha com os sistemas all inclusive, pensão completa, meia pensão e café da manhã, levando em conta diferentes demandas dos hóspedes.

Serviço:

Praia Bonita Resort & Conventions

Av. Monsenhor Antônio Barros, 13, Praia de Camurupim – Nísia Floresta/RN

Telefones: (84) 3230-1203

Mais informações em: www.praiabonita.com 

Add a comment

Bonecas especiais: Jockey Plaza Shopping e produtor Victor Sálvaro promovem ação em comemoração ao Dia Mundial do Autismo e Síndrome de Down  

Bonecas especiais: Jockey Plaza Shopping e produtor Victor Sálvaro promovem ação em comemoração ao Dia Mundial do Autismo e Síndrome de Down

No dia 30 de março, oito meninas serão caracterizadas de boneca Barbie para uma sessão de fotos exclusiva no shopping

Inspirados pelo movimento barbiecore, tendência nas vitrines, o Jockey Plaza Shopping e o produtor Victor Sálvaro irão celebrar as datas oficiais de conscientização da Síndrome de Down – 21 de março, e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril, realizando o sonho de oito adolescentes entre 12 e 20 anos: elas foram selecionadas para uma sessão de fotos exclusiva no shopping, que acontecerá no próximo dia 30 de março.

“O Jockey Plaza Shopping sempre se posicionou como um shopping que abraça a inclusão. A ação busca trazer alegria para essas meninas, para que possam olhar para si mesmas e se valorizarem cada vez mais”, afirma a gerente de marketing do Jockey, Michelle Cirqueira.

No espaço de eventos, no piso L2, o cenário da ação Bonecas Especiais traz uma caixa de boneca, pink e rosa bebê, para o registro da produção. Elas serão recepcionadas no salão do shopping, Frank d’ Ferran, para fazer o cabelo e a maquiagem, e seguem para o local das fotos para a escolha dos looks com o produtor de moda Victor Sálvaro. Ele é um dos maiores colecionadores das fashion dolls do Brasil, com um acervo que já chegou a mais de 500 bonecas Barbie. “Além de trazer a tendência barbiecore, que está presente nas vitrines do Jockey, a ação busca realizar o sonho dessas meninas: elas serão transformadas em bonecas em uma sessão de fotos inesquecível”, afirma. As fotos serão realizadas pelo fotógrafo de moda Guilherme Martins e os looks serão criteriosamente selecionados pelo produtor nas lojas de vestuário, calçados e acessórios femininos do shopping.

A seleção das meninas foi realizada pelo instituto Eu Tenho Nome, que acredita no protagonismo de pessoas com deficiência. “Estamos muito felizes com a ação, que vai homenagear essas pequenas e doces meninas com um ensaio fotográfico”, afirma a idealizadora Fernanda Bruni. A produção oferecerá um ambiente preparado para receber as meninas, com luz natural, agilidade nos registros e diminuição dos ruídos.

A tendência barbiecore é caracterizada por looks com peças cor de rosa, pink, rosas claro e tons de fúcsia. O lançamento do novo filme da Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, que está previsto para julho de 2023, foi um dos grandes inspiradores dessa nova tendência.

O ensaio será realizado a partir das 14h e será aberto para o público interessado em assistir. O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor de R$8, por até 30 min, e R$14 por todo o período de utilização dentro da mesma diária, e taxa de R$20 de pernoite.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos