Em tempos de home office: Saiba como liderar e influenciar sua equipe profissional

Em tempos de home office: Saiba como liderar e influenciar sua equipe profissional

Especialista explica uma das habilidades discutidas no Fórum Econômico Mundial e traz dicas para auxiliar no desempenho dos líderes em meio a pandemia

Em um cenário persistente de trabalho home office, um dos temas bastante atuais é a questão da liderança das equipes de trabalho em um mundo virtual e distante. Pensando nisso, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama traz o tema que está presente no ranking das habilidades do futuro, citadas pelo relatório do Fórum Econômico Mundial, além de compartilhar 5 dicas de sucesso para os líderes, onde em tempos de pandemia o treinamento, execução e avaliação profissional podem ser feitos, muitas vezes, com o distanciamento dos novos regimes integrais ou híbridos de home office.

Esse tema sempre foi muito relevante tanto para os executivos quanto para os empreendedores e agora é desafio para um número maior ainda de profissionais que precisam lidar com equipes de trabalho à distância por inúmeros fatores. Portanto, não é coincidência que essa habilidade aparece articulada com influência social no ranking do relatório de habilidades para o trabalho do futuro citado no relatório.

A troca é importante

Segundo a especialista, a integração da liderança com a influência mostra o término do modelo de controle unilateral, onde ‘um manda e o outro obedece’, e traz a abertura para o modelo de aprendizado mútuo, descrito no livro Metamanagement: o sucesso além do sucesso, de Fred Kofman.

“No aprendizado mútuo, o líder passa a ter um papel inspiracional por ser um bom exemplo profissional e pessoal para sua equipe. Em tempos em que estamos conectados a maior parte do dia e que nossos lares foram transformados em nosso escritório, é importante que os líderes entendam seu papel como influenciador social não apenas de sua equipe", ressalta Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Segundo uma pesquisa sobre efetividade organizacional desenvolvida pela Organização Gallup, feita com mais de 1 milhão de empregados de uma ampla gama de indústrias, empresas e países, mostrou que colaboradores talentosos necessitam de líderes excelentes. A pesquisa foi feita com 12 perguntas que convidam o líder que habita em cada entrevistado a assumir sua a responsabilidade de influenciar pessoas, estejam elas acima, abaixo ou ao lado no organograma da empresa. E ainda vale ressaltar, que os resultados mostram o quanto empresas deixam a desejar, quando o tema é liderança.

Liderar de forma assertiva

Para ser um líder de sucesso, é importante ressaltar que a base está na forma em que se enxerga a vida e as responsabilidades, portanto, as transformações precisam vir de dentro e do quão deseja se dedicar para ajudar o time. Vai além de criar diretrizes de trabalho e pontuar em um treinamento para o que liderado siga, envolve ouvir o outro lado, ainda que no ambiente virtual.

Além disso, com a ajuda de métodos e estudos comportamentais como o termo CNV- Comunicação não-violenta, que é uma forma de transformar a comunicação com os colaboradores, explicando de forma lógica e assertiva, sem deixar de lado emoções e sentimentos e deixando claro a necessidade de alcançar os objetivos.

“O líder precisa influenciar positivamente o ambiente para que o trabalho e as cobranças se transformem em algo saudável, pois os métodos agressivos e coercitivos impactam negativamente na performance da equipe. A dica é se comunicar de forma humana, mas em nenhum momento omitir aquilo que é importante e negociável. ”, finaliza, Rebeca.

Para a profissional, pontuar os objetivos de cada tarefa e se colocar à disposição ao longo do processo são fundamentais. E para auxiliar o desempenho dos líderes em meio a pandemia, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, preparou 5 dicas.
Respeite seus valores e seja um bom exemplo!

1. Cuide de seu bem-estar e qualidade de vida. Um líder cansado, doente e endividado causa mais repulsa que influência. Pior: pode gerar medo, receio de discutir e negociar pontos do desenvolvimento profissional e se distanciar ainda mais da sua equipe;

2. Em um mundo conectado lembre que você está influenciando pessoas dentro e fora da empresa 24 horas por dia. Os líderes devem pensar sempre na própria apresentação, no tom de fala e nas informações pessoais que compartilham com sua equipe de trabalho, pois todos os ambientes estão sempre conectados agora;

3. Conte sua história de vida com sabedoria expondo conquistas e fracassos para que as pessoas aprendam com você. Não ter medo de compartilhar insucessos, histórias de superação e buscar ajuda fazem parte desta nova rotina, mas o vértice deve sempre extrair um aprendizado para que sirva de exemplo;

4. Tenha um estilo de vida alinhado com seus valores. É mais efetivo influenciar pessoas com exemplos do que com frases prontas. Isso envolve compartilhar o tempo dedicado a alguma atividade de lazer, à família e a organização própria do trabalho, o que ajuda a fazer um colaborador evoluir;

5. A maior preocupação de um líder não deve ser em agradar sua equipe, mas sim em ajudá-la a se desenvolver.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é fundadora da ACI que integra competências e inteligências e transforma propósitos em carreiras e negócios. Especialista em estratégia de carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave, do Instituto Filantropia, e da Academia GFAI.

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Fronteiras digitais: como o protagonismo dos dados pode impor nova convergência entre máquinas e pessoas Por Débora Morales* A transformação digital de empresas em todos os setores é um fenômeno. As empresas são desafiadas a ter sucesso ao abraçar a trans

Fronteiras digitais: como o protagonismo dos dados pode impor nova convergência entre máquinas e pessoas

Por Débora Morales*

A transformação digital de empresas em todos os setores é um fenômeno. As empresas são desafiadas a ter sucesso ao abraçar a transformação por meio da inovação digital para alcançar vantagens competitivas. O negócio digital envolve a criação de novos modelos que confundem as fronteiras entre mundo digital e físico, devido à convergência de pessoas, negócios, coisas, máquinas e serviços inteligentes.

Este é um momento crítico para a transformação dos negócios digitais na história do desenvolvimento e adoção de inteligência artificial (IA). Hoje em dia, as tecnologias de IA impactam a maioria das categorias de aplicativos e muitos desafios de negócios. A IA torna-se útil quando enriquece a tomada de decisão que é aprimorada pela aplicação do Big Data (BD) e Advanced Analytics (AA).

As empresas precisam considerar os dados como matéria-prima para a tomada de decisões. Os dados e análises precisam ser pensados em termos de processamento de plataformas de negócio digitais corporativas, assumindo assim um papel mais ativo e dinâmico no fortalecimento das atividades de toda a organização.

A tomada de decisão de negócios contemporânea deve direcionar o compartilhamento de diferentes recursos para exploração, descoberta, construção ou teste de ideias e ser baseada em dados que, quando estruturados e processados, criam informações e conhecimento. Dessa forma, podemos pensar em como os dados podem ser coorganizados e gerenciados em uma estrutura conceitual multidimensional estratégica para a tomada de decisões, com níveis relacionados de melhoria nas cadeias de valor da inovação.

Para avaliar o provável crescimento da automação baseada em IA, é importante avaliar a interação de humanos e máquinas nesses níveis e entender quem analisa os dados, quem decide com base nos resultados da análise e quem age com base na decisão.

Lembre-se: na atual Era Digital, quando os ativos intangíveis estão se tornando cruciais para o desempenho das empresas, as novas dimensões de valor de IA baseadas no BD e AA podem apoiar os líderes de negócios e suas equipes de gestão e fornecer medição e gerenciamento mais eficazes de seus ativos de capital intelectual e informativo.

*Débora Morales é mestra em Engenharia de Produção (UFPR) na área de Pesquisa Operacional com ênfase a métodos estatísticos aplicados à engenharia e inovação e tecnologia, especialista em Engenharia de Confiabilidade (UTFPR), graduada em Estatística e em Economia. Atua como Estatística no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI)

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Linha Smarteck de produtos Steck auxilia na economia de energia via aplicativo

Linha Smarteck de produtos Steck auxilia na economia de energia via aplicativo

Acompanhamento do gasto energético dos equipamentos pode evitar surpresas na conta do final do mês

A Steck, líder no fornecimento de materiais elétricos, possui a linha de produtos Smarteck, que possibilita criar uma casa inteligente e conectada, com diversos produtos para a parte elétrica, segurança e iluminação. Todos esses produtos são conectados via aplicativo, que tem, entre suas finalidades, fazer o acompanhamento dos gastos energéticos, para que o consumidor tenha maior controle sobre o consumo de energia e evitar surpresas quando chegar a conta no fim do mês.

“Uma de nossas preocupações ao desenvolver um produto é garantir que os usuários tenham mais conforto e autonomia. Possibilitar o acompanhamento em tempo real dos gastos de energia dos aparelhos cumpre esse objetivo, além de trazer mais transparência, controle e permitir mais eficiência para as pessoas”, explica Nayara Diniz, gerente de produtos da Steck.

A cobrança de energia é baseada no sistema de bandeiras tarifárias anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essas bandeiras – verde, amarela, vermelha patamar I e vermelha patamar II – são definidas de acordo com a oferta energética do País. Em períodos de seca, com a diminuição nos reservatórios de água que abastecem as hidrelétricas, ocorre o acionamento das usinas termelétricas e, consequentemente, o aumento no valor da conta.

Além da utilização de produtos que garantem maior eficiência energética, como a Linha Smarteck, outras atitudes podem ajudar a economizar na conta de energia: evitar várias luzes acesas ao mesmo tempo, banhos mais curtos e ajuste na temperatura da geladeira.

Sobre a Steck

Líder no fornecimento de materiais elétricos para usos residencial, comercial e industrial, a Steck possui mais de 50 linhas de produtos, de acordo com as mais rigorosas normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade, o que garante a posição da marca entre as mais conceituadas do mercado. Presente em 18 países da América Latina, a Steck conta com uma fábrica e um centro de distribuição em São Paulo, uma fábrica em Manaus, uma unidade na Argentina, uma na Colômbia e outra no México. A empresa é vencedora dos principais prêmios do setor elétrico e está presente em todas as fases de uma obra. Hoje, qualquer profissional sabe que é impossível falar em materiais elétricos sem falar em Steck.

Steck Indústria Elétrica

www.steck.com.br

(11) 2248-7000

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Ergonomia em coworking: qual a importância e como ela pode afetar diretamente na relação com os clientes

Ergonomia em coworking: qual a importância e como ela pode afetar diretamente na relação com os clientes

Uma infraestrutura adequada pode ajudar no bom desempenho profissional e empresarial

Os coworkings vêm se destacando cada vez mais no mundo corporativo, além de todos os benefícios que oferecem às empresas, como flexibilidade e baixo custo, é muito importante que os escritórios compartilhados pensem também na ergonomia de seus espaços, afinal, essa área que estuda a relação entre pessoas e o ambiente e o trabalho, tem grande relevância quando se pensa no conforto, bem-estar e até na segurança de quem frequenta o local. Exemplos disto são a qualidade da cadeira ergométrica, o barulho, móveis e limpeza, questões importantes e consideradas um diferencial para muitas empresas e trabalhadores que estão em busca de um lugar para realizar suas tarefas.

Esses fatores podem interferir diretamente na produtividade e qualidade de vida dos coworkers. Essa questão é tão importante que, aqui no Brasil, existe a Norma Regulamentadora 17 (ou NR 17), que define parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo conforto, segurança e desempenho eficiente. Nos coworkings é um daqueles elementos que podem ser responsáveis pelo sucesso e parceria com os clientes a longo prazo.

O Club Coworking é um exemplo de local que possui uma boa estrutura em suas unidades e oferece desde uma boa iluminação até o posicionamento adequado dos equipamentos de trabalho, garantindo um melhor rendimento e confiança aos empresários e colaboradores. “Projetamos o Club justamente pensando na ergonomia e organização dos ambientes do coworking. Temos desde sofás confortáveis para relaxar no momento do expediente, cadeiras ergométricas de qualidade e que não causam dores na coluna, até mesas colocadas na altura ideal para que o trabalhador possa ter uma postura adequada ao utilizá-las. Aqui o cliente mantém o foco total no crescimento do negócio enquanto nós cuidados dos detalhes para a saúde de seus colaboradores", conta Patricia Coelho, Diretora de Operações e novos negócios do Club Coworking.

A segurança com relação a ergonomia do trabalho vai muito além de reduzir acidentes, ela também protege a integridade de todos que estão no ambiente. E devido a pandemia do coronavírus, esses cuidados aumentaram ainda mais, pois agora os coworkings precisam se preocupar com a higienização e proteção para que seus ambientes estejam totalmente limpos e seguros. Um local que mostre preocupação neste quesito vem chamando a atenção das organizações. “Logo no início da pandemia, incluímos dentro dos nossos protocolos sanitários máquinas de ozônio e UV, que mantem os ambientes esterilizados durante todo o dia, fazendo a higienização frequente dos ambientes e garantindo a limpeza total de todas as salas, principalmente as que podem ser compartilhadas, como por exemplo as de reuniões”, afirma Patricia.

Outro tema importante dentro deste aspecto é a acústica, pois para obter concentração e privacidade, as salas privativas precisam ser equipadas de maneira correta para não ocorrer desconforto entre clientes. Alguns coworkings, como o Club Coworking, possui cabines acústicas e soluções de isolamento nas salas, com vidro antirruído ou vidro duplo, onde há vidros com duas espessuras diferentes para isolar o som evitando que a comunicação externa afete o local que deve ser mais reservado. “Aqui todo espaço é pensado para facilitar o meu trabalho. Tenho uma ampla proteção e sigilo que a minha própria sala oferece por meio das cadeiras ergométricas e excelente acústica com vidro duplo que isola totalmente o som, garantindo tranquilidade e privacidade em um espaço reservado e seguro. Gosto muito da qualidade dos serviços e não penso em sair daqui tão cedo”, conta Mayra Fragiacomo, Managing Partner da Job Transition Consultoria em RH, cliente do Club Coworking.

A decoração do ambiente também faz parte da NR-17, pois empresas modernas e inovadoras sabem que um local de trabalho decorado com bom gosto é muito mais acolhedor e motivador. Afinal, a apresentação do escritório faz parte de uma boa estratégia de branding, pois transmite aos clientes qualidade e credibilidade. “As unidades do Club Coworking foram construídas sob o comando de uma equipe de arquitetos e designers focados na missão de promover bem-estar para os clientes, de forma a colaborar com o crescimento de negócios e com a credibilidade de empresas e startups”, revela Patricia.

Muito mais que criar relacionamentos interpessoais e ter um clima organizacional agradável, os fatores físicos e concretos dos coworkings, como mobiliário, qualidade dos recursos tecnológicos até a decoração são importantes, pois um ambiente de trabalho humanizado e confortável tem o poder de motivar e engajar as pessoas. Por isso, os escritórios compartilhados devem adotar soluções técnicas eficientes e que faça sentido para cada lugar, pois cada um tem suas necessidades especificas e que devem ser consideradas para que ele seja, realmente, ergonômico.

Sobre o Club Coworking

Fundado em 2018, o Club Coworking é uma empresa nacional de escritórios compartilhados que tem como grande diferencial o atendimento humanizado de seus clientes e um trabalho ativo de conexão e network entre as empresas ali alocadas. Com dois endereços em importantes polos de negócios na capital paulista (Avenida Paulista e Avenida Faria Lima), a empresa oferece serviços para uma rede de mais de 4.000 clientes que buscam dinamismo, eficiência e modernidade em seus ambientes profissionais.

Parte do Grupo Virtual Office, presente há mais de 25 anos no segmento, o Club Coworking traz no DNA a excelência em atendimento e ambiente familiar do grupo, além de estar atento às demandas do mercado e dos novos empresários, que vão de startups de tecnologia a empresas de investimento preocupadas em se estabelecer em pontos comerciais de destaque e ampliar networking.

https://clubcoworking.com.br/ @clubcoworkingbr

https://www.facebook.com/clubcoworkingbr/

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Maislaser inaugura franquias em Cabo Frio, Cascavel e Tramandaí

Maislaser inaugura franquias em Cabo Frio, Cascavel e Tramandaí

Novas unidades se somam às mais de 150 clínicas da rede em todo Brasil

A Maislaser, rede de depilação a laser que tem a empresária e apresentadora Ana Hickmann como sócia, anuncia a inauguração das clínicas de Cabo Frio (RJ), Cascavel (PR) e Tramandaí (RS). As novas unidades se somam às mais de 150 franquias da rede em todo Brasil.

“A Maislaser é uma das maiores franquias de depilação a laser do país. Em 2020, crescemos mais de 50% em número de unidades”, comenta Sidney Eduardo Kalaes, sócio da marca e presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias multisetoriais com 27 anos de experiência no setor.
Atualmente, a Maislaser está presente em todas as regiões do Brasil. Sul e Sudeste concentram mais de 60% de todas as unidades. “São duas regiões com grandes polos comerciais, mas vale ressaltar que o modelo de negócio tem ótima rentabilidade em todos os estados, por exemplo, temos uma clínica em Manaus”, acrescenta Kalaes.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar cresceu durante a pandemia e conseguiu superar o faturamento de 2019. Para este ano, a entidade espera um aumento de 8% no faturamento do setor e de 5% na oferta de empregos. “Mesmo com a pandemia, a Maislaser não fechou nenhuma clínica e manteve a expansão. Temos a previsão de encerrar 2021 com 200 unidades no país e um faturamento acima de R$ 200 milhões”, acrescenta Kalaes.

Modernidade e novos tratamentos

A Maislaser é uma clínica de depilação a laser que oferece soluções acessíveis de depilação. Todas as unidades utilizam um aparelho moderno, capaz de realizar os procedimentos até em peles bronzeadas pelo sol.

O equipamento faz a depilação com distribuição de laser por fibra óptica, alcançando o folículo de forma mais efetiva e com mais segurança, e conta com uma ponteira com resfriamento, que promove maior conforto na aplicação e uma melhor experiência para o cliente.

Outros benefícios do tratamento são a eliminação dos pelos encravados, de virilhas empoladas e auxílio no clareamento de axilas escuras ou manchadas. Recentemente, a marca também lançou o Mais Rejuvenation, tratamento no qual os clientes podem contar com a correção de poros dilatados, olheiras, vasinhos e acne.

“A pele fica com um aspecto mais jovem, a diferença entre o antes e depois do tratamento é nítida. A tecnologia age nas camadas superficiais e profundas da pele, o que estimula a produção de colágeno”, explica Sidney.

ClubeMais

A Maislaser conta com o ClubeMais, um programa de benefícios com descontos especiais exclusivos para clientes. A novidade possui os planos Black e Platinum. Neles, os clientes do ClubeMais também participam do Programa de Vantagens Maislaser, que oferece até 60% de desconto em mais de 200 parceiros – com opções como cinemas, eletrônicos, beleza, gastronomia, entre outros.

Entre os principais benefícios do ClubeMais, destaque para o desconto de 35% no plano escolhido, facilidade de pagamento em até 12 vezes e um ano de garantia após o término do tratamento. Ou seja: caso haja o surgimento de pelos nas áreas contratadas, o cliente poderá fazer quantas sessões adicionais forem necessárias nesse período. O plano Platinum oferece uma área M e uma P e, no Black, uma G e outra P ou M.

“Com esse lançamento, estimamos um aumento de 10% a 15% no faturamento da Maislaser. Mesmo diante de um cenário de pandemia, estamos muito otimistas com o crescimento da rede. Acreditamos no potencial da marca e, essas novidades, entre benefícios e novos tratamentos, também são atrativas para futuros investidores.

Para ser proprietário de uma franquia da Maislaser, o investimento inicial é de R$ 470 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 15 e 20 meses.

Endereço das unidades novas:

• Unidade de Cascavel (PR)
Rua Rio Grande do Sul, 469, Centro

• Unidade de Cabo Frio (RJ)
Avenida Nossa Senhora da Assunção, 500, Loja 3

• Unidade de Tramandaí (RS)
Avenida Igreja,624, Centro

Ficha técnica

Investimento total (capital para instalação, de giro e taxa de franquia): R$ 470 mil

Taxa de franquia: R$ 120 mil

Capital de Giro: entre R$ 84 mil e R$ 101 mil

Área para Instalação: a partir de 35m²

Tipo de negócio: clínica de depilação a laser

Ano de fundação: 2018

Ano de fundação do franchising: 2018

Número médio de funcionários por franquia: 6

Número de unidades próprias: 1

Número de unidades franqueadas: mais de 150

Royalties: 8% sobre o faturamento bruto

Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto

Faturamento da unidade: acima de R$ 120 mil após 12 meses

Lucro médio mensal: 30% sobre o faturamento bruto

Prazo para retorno: entre 15 e 20 meses

Sobre a Maislaser

Rede de clínicas de depilação a laser e rejuvenescimento facial que oferece as melhores e mais acessíveis soluções. Todas as unidades da Maislaser utilizam aparelhos modernos, que podem realizar os procedimentos em diversos tipos de pele, além de contar com serviços de tratamentos sob medida e protocolos de aplicação exclusivos. A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da marca, além Wlamir Bello, especialista em orientação empresarial com anos de atuação pelo Sebrae. Atualmente a rede possui mais de 150 unidades em todo o país.

Sobre o Grupo Kalaes

O Grupo Kalaes é uma holding de franquias multissetoriais fundada por Sidney Eduardo Kalaes, empresário de sucesso com 27 anos de atuação no segmento, reconhecido no mercado como o “Professor Franquia” e o “Franqueador das celebridades”, tendo como sócias Ana Hickmann e Sabrina Sato. Atualmente, o Grupo conta com as marcas Instituto Ana Hickmann, Maislaser, Odonto Special e Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas.

Site: www.kalaes.com.br

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