Mês do Meio Ambiente: atitudes para um turismo responsável

Mês do Meio Ambiente: atitudes para um turismo responsável

Em junho é comemorado o mês do Meio Ambiente e, para aqueles que gostam de viajar, é importante saber de que forma o turista pode contribuir com o local onde está de passagem. “O turismo vai muito além de apenas lazer. É importante que o viajante entenda que o local que está conhecendo faz parte de um ecossistema, existem pessoas que vivem ali – e muitas delas trabalham em prol do turismo. Às vezes, não nos damos conta, mas uma pequena atitude pode ser prejudicial a toda uma comunidade. Por isso a discussão que gira em torno do turismo responsável é de extrema importância”, afirma o gerente geral da BWT Operadora, Gabriel Cordeiro.

Geração de empregos e diversificação da economia local são alguns pontos cruciais, além de não jogar lixo no chão e colaborar para não prejudicar o meio ambiente e a diversidade. “A intensificação da auto-estima da comunidade que está recebendo os turistas por meio da troca que ocorre entre eles e o sentimento de pertencimento daquela comunidade no espaço em que ela vive a partir do entendimento da importância do resgate e da preservação das tradições, valores e dos recursos naturais e culturais, são fundamentais também”, é o que comenta a turismóloga e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Eva Blaszczyk Gaweleta.

Seja como for, o “turismo sustentável”, “turismo verde”, “turismo alternativo” ou “turismo responsável”, podem ser aplicados por todos com algumas medidas simples e práticas.

Respeito com as pessoas, com o patrimônio natural, cultural, social, histórico e arquitetônico daquela região.

Seleção de fornecedores éticos. É importante pesquisar sobre o local e passeios, antes de montar o roteiro. É um local ambientalmente amigável? As empresas de turismo que você vai se deparar ao longo da viagem contam com práticas sustentáveis e em prol do meio ambiente? Essas são algumas perguntas que valem ser levantadas.

Não jogar lixo no chão, rios, lagos, areias, dentre outros. Ou seja, não deixar nada no caminho. Além disso, buscar produzir menos lixo possível na viagem.

Perceber as limitações daquele espaço e compreender o que pode ser feito para não agredir nem transformar aquele local. É preciso entender e respeitar as diferenças culturais.

Respeitar a vida selvagem. Pular sobre golfinhos e andar em cima de elefantes são alguns dos exemplos do que não deve ser feito. No entanto, se houver o interesse em conhecer locais de preservação da vida animal que sejam comprometidos e sérios de verdade, é importante pesquisar e se aprofundar no assunto.

Não exagerar no uso de água, independentemente da acomodação escolhida. Não deixar torneiras abertas, evitar banhos longos, e cuidar com o uso como se estivesse em casa.

Hospedar-se o mais próximo possível do local que busca conhecer. Dessa forma, poderá realizar boa parte dos trajetos a pé, e reduzir a emissão de poluentes.

Comprar do local, valorizar as comidas típicas em restaurantes familiares. Assim, estará contribuindo com a geração de empregos e aumentando a renda dos moradores.

Fazer parte do movimento “slow travel”. Viajar de forma mais lenta, imersiva e consciente.

Sobre a BWT Operadora

Fundada em 1996, a Best Way Trips (BWT) Operadora de Viagens e Turismo é uma empresa referência no Brasil em operações turísticas. Conhecida pela qualidade em seus serviços, proporciona experiências e conhecimento de novas culturas em seus pacotes de lazer. Com escritórios em Curitiba (PR), Vitória (ES), Manaus (AM), Joinville (SC), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG), a operadora acredita na valorização do agente de viagem. Um dos seus pilares é a sustentabilidade no setor do turismo, tanto que ganhou o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020. Conta com mais de 80 profissionais qualificados, prontos para viabilizar a melhor experiência em roteiros personalizados, para destinos turísticos de todo o mundo.

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Maior conferência de captação de recursos da América Latina ocorre em junho e terá Alok no evento de abertura

Maior conferência de captação de recursos da América Latina ocorre em junho e terá Alok no evento de abertura

Festival ABCR acontece em 2021 no formato 100% online por conta da gravidade do cenário pandêmico global e expande possibilidade de participação de pessoas de todas as partes do Brasil

Falta menos de um mês para a o Festival ABCR 2021 (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), que, neste ano, terá Alok no evento de abertura, dia 28 de junho.

O DJ – reconhecido nacional e internacionalmente como o 5º principal maior DJ do mundo pela publicação DJ Mag e o artista brasileiro mais ouvido no planeta – é também um dos nomes mais expressivos no Brasil quando o assunto é filantropia. Em dezembro de 2020, ele lançou o Instituto Alok, que fomenta ações de combate à exclusão social e geração de oportunidades. Alok doou 27 milhões para o fundo. É a maior doação de um artista brasileiro já feita até hoje para um fim social. Parte do valor vem de recursos próprios. O restante de uma parceria do DJ com o game Garena Free Fire, no qual Alok é um personagem.

A entrevista com Alok abrirá o evento, que ocorre dias 28, 29 e 30 de junho. O Festival ABCR é a maior conferência de captação de recursos da América Latina e uma das maiores do mundo. Este ano, o encontro vai ocorrer de forma 100% online. A decisão pelo formato totalmente online em 2021 ocorre por conta da gravidade do cenário pandêmico global. A vantagem é que ele expande ainda mais a possibilidade de participação de pessoas de todas as partes do Brasil.

"Estamos investindo muito no aplicativo do Festival ABCR para que ele seja um ponto de encontro capaz de promover a integração e a interação entre as pessoas. Queremos que o evento não ocorra apenas por meio das palestras, mas também aconteça na troca entre os participantes", explica João Paulo Vergueiro, diretor-executivo da ABCR. As orientações sobre o uso do aplicativo são disponibilizadas aos participantes assim que a confirmação de inscrição é feita pela ABCR. É por meio dele que acontecerão todas as palestras do Festival. As interações dentro do app vão estar liberadas a partir do dia 14 de junho.

Serão ofertadas 15 horas de conteúdo sequencial e mais de 60 horas de conteúdo total. Todas as sessões podem ser vistas ao vivo e também ficam disponíveis gravadas por mais três meses depois do evento. O investimento para participar do Festival é de R$ 330,00 – 70% mais barato que no ano passado. As inscrições podem ser parceladas em até 12 vezes e membros da ABCR têm 20% de desconto. Atualmente a rede de associados da ABCR é composta por mais de 400 pessoas distribuídas por quase todos os Estados do país.

O Festival ABCR é divulgado para organizações da sociedade civil de todo o Brasil e a expectativa é de que ele reúna neste ano cerca de 500 pessoas. Em 2021, com o tema “Conexões para Mudar o Mundo” uma programação repleta de conteúdos sobre novas tecnologias, serviços e estratégias será ofertada por especialistas nacionais e internacionais. Participarão representantes de entidades como, Hospital Pequeno Príncipe, Greenpeace, TETO, Médicos sem Fronteiras, Rotary e GRAAC, por exemplo.

"Nós servimos como referência, inclusive, para promoção de temas que às vezes, no dia a dia, as pessoas falam tanto ou não têm tanto conhecimento. Elas encontram no Festival respaldo pra isso. O Festival ABCR tem a qualidade de colocar em pautas temas que são próprios da profissão e que são fundamentais para os captadores. Com isso, conseguimos influenciar os profissionais”, complementa Vergueiro.
O site do evento já apresenta a programação de cada um dos dias do Festival. Para conferir, basta clicar aqui.

Sobre o Festival ABCR

Desde 2017, quando o Festival ABCR começou a ser promovido no Brasil, mais de 340 palestrantes já compartilharam experiências e conhecimentos com os participantes. O evento permanece sendo o principal espaço de formação, troca de experiências e contatos do setor. É também a maior fonte de receitas para a ABCR, que foi fundada em 1999 para atuar pela promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da área de captação de recursos das organizações da sociedade civil.

Pré-festival Gratuito

Para contribuir com a promoção do evento de 2021, a ABCR organizou em 2021 um pré-festival gratuito: são sete conversas, que ocorrem como lives desde o dia 07 de maio e se encerram em 18 de junho.

Com dois ou três palestrantes cada, os eventos dão dicas sobre estratégias de captação para as áreas de Saúde, Educação, Direitos Humanos, Cultura, Meio Ambiente e Proteção Animal, Assistência Social e para causas menos conhecidas.

Mais de duas mil pessoas se escreveram e vêm aproveitando os encontros online. Eles acontecem todas as sextas-feiras, sempre às 15h, por meio das redes sociais da ABCR (YouTube, Facebook e Linkedin) e ficam disponíveis nesses canais para serem vistas e revistas depois.

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Paranaense TEXX lança nova linha de capacetes

Paranaense TEXX lança nova linha de capacetes

As novidades da marca, especializada em itens para motociclistas, unem o melhor do design e tecnologia mundial para garantir estilo e segurança

Consolidada como referência entre os apaixonados por motos, a paranaense TEXX, marca de vestuário e acessórios da Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina, acaba de disponibilizar ao mercado sua mais nova coleção de capacetes. Focadas no casamento perfeito entre design anatômico e eficiência, as cinco novas linhas - Hawk, Wing, Ugello, Carcará e Stratos – são as mais completas do segmento e oferecem opções para todos os usos e estilos de pilotagem, atendendo a um público exigente e que não abre mão da tecnologia e modernidade.

Destaque entre os novos itens, os capacetes Carcará foram desenvolvidos para oferecer uma opção ousada e moderna para os motociclistas. Com quatro opções de gráficos de cores, os itens têm forro interno removível produzido em Micro Fibra Inteligente TEXX, que permite uma maior capacidade de evaporação de suor e umidade, além de possuir tratamento antibactéria e antialérgico. Os capacetes Carcará contam ainda com pala removível e maior número de entradas de ar, que oferecem maior circulação e conforto. São capacetes leves, pesando aproximadamente 1500g, e podem ser utilizados no off road. Para garantir a resistência e segurança, eles foram desenvolvidos com casco esportivo produzido em ABS e trazem dupla curvatura da viseira e um tratamento na produção que garante uma visão sem distorções.

Outra opção focada em modernidade e conforto é a linha Wing. Aerodinâmicos e com tecnologia Double Vision (viseiras externa e solar interna), os capacetes têm trava de viseira, entradas de ar frontais e superiores, além de mais quatro saídas de ar para melhor circulação. Disponíveis em seis opções de cores, o modelo ainda possui viseira interna de 1,5mm para proteção contra os raios solares; trava de viseira que garante um melhor isolamento acústico; e bavete e narigueira removíveis, que proporcionam maior proteção e comodidade durante a pilotagem.

O atrativo da nova linha Hawk é o design mais moderno pensado para um público arrojado e autêntico. Com gráficos coloridos cheios de personalidade, as opções contam com desenho do forro anatômico e linhas vermelhas para melhor acabamento, trazendo também viseira produzida em policarbonato de 2,2 mm e que conta com tratamento anti-risco e sistema troca rápido de viseira, além de opções de viseiras nas cores fumê e prata disponíveis para compra separadamente.

Para quem gosta de minimalismo com estilo único e conforto, o ideal é o capacete Stratos 180°. Disponível nas cores preto ou branco, o item apresenta a moderna frente modular com abertura no ângulo de 180° e sistema independente da viseira, o que possibilita um pilotar com equilíbrio e conforto mesmo com a queixeira aberta. Produzido em ABS, possui cinta jugular em engate micrometric e pala frontal removível, promovendo praticidade, conforto e segurança.

A nova coleção TEXX ainda conta com a linha Ugello. Com o diferencial de casco aberto aliado a gráficos modernos, os acessórios foram elaborados para o uso urbano e contam com desenho aerodinâmico, design esportivo e viseira dupla, sendo uma externa e outra solar interna para proteção contra raios UV. Além disso, os modelos da linha Texx Ugello, disponíveis em duas cores, garantem o melhor em segurança e tecnologia com viseira anti-risco em policarbonato de 2,2 mm, sistema de circulação de ar, curvatura e fixador de viseira. No site da marca é possível acessar todos os detalhes de diferenciais tecnológicos e as opções de gráficos e cores disponíveis.

A nova coleção de capacetes da TEXX está disponível em centenas de lojas multimarcas espalhadas pelo Brasil. Mais informações nos sites www.laquila.com.br e www.texx.com.br.

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Como a operadora do McDonald's na América Latina removeu 40% do plástico de um só uso de seus restaurantes

Como a operadora do McDonald's na América Latina removeu 40% do plástico de um só uso de seus restaurantes

A empresa lança seu Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável 2020, com detalhes da estratégia de ESG

A Arcos Dorados, franquia independente do McDonald's responsável pela operação dos restaurantes da rede na América Latina e Caribe, lança seu Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável 2020, no qual apresenta os avanços de suas iniciativas e políticas nas esferas ambiental, social e de governança corporativa, que são guiadas por sua plataforma de atuação, Receita do Futuro.

Entre os destaques do relatório está o empenho da companhia pela eliminação dos plásticos de um só uso, trazendo resultados do programa que teve início em 2018 e já gerou a redução de 40% do material nas operações da rede em apenas três anos, o que representa 1.400 toneladas de plástico fora de circulação.

O programa reúne diversas iniciativas presentes em alguns mercados, incluindo

• Campanha “canudos sob pedido”, quando os restaurantes pararam de oferecer os canudos para bebidas proativamente;

• A eliminação das tampas das bebidas e substituição dos copos de plástico;

• Substituição de saladeiras de plástico e recipientes de café da manhã por outros similares feitos com papelão 100% biodegradável;

• Reformulação dos talheres para redução em até 40% do teor de plástico por unidade ou, em alguns casos, substituição por materiais à base de fibra.

“O uso consciente do plástico é um dos maiores desafios da humanidade. Somos uma companhia totalmente comprometida com o meio ambiente e em buscar soluções inovadoras para reduzir o impacto de nossas operações e melhorar o mundo em nossa volta”, comenta Paulo Camargo, Presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados.

Iniciativas da Arcos Dorados no Brasil

No Brasil, o relatório traz um anexo específico sobre as iniciativas desenvolvidas pela companhia no país, incluindo as ações realizadas frente à pandemia, avanços nos programas de capacitação e desenvolvimento e Diversidade & Inclusão da empresa e as campanhas beneficentes em prol da comunidade, além de resultados dos projetos de economia circular e gestão consciente de recursos promovidos nacionalmente.

Entre os destaques do recorte nacional, estão os avanços da parceria da Arcos Dorados com a UBQ, startup israelense que desenvolveu um processo inovador e patenteado para conversão de resíduos domiciliares em um termoplástico sustentável. O primeiro resultado da parceria é a substituição das bandejas usadas para servir os pedidos aos clientes nos salões do McDonald’s. A matéria-prima da UBQ é utilizada na composição das bandejas que são produzidas pela empresa brasileira Semaza, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, onde 18 mil unidades do item já foram fabricadas.

Como benefício do uso do material UBQ, temos

• Redução estimada de emissão de 3.713kg de dióxido de carbono;

• 221kg de resíduos que deixaram de ir para aterros.

Outra preocupação da rede é com as embalagens utilizadas para seus produtos, em sua maioria com base em fibra de celulose. Neste sentido, a companhia busca garantir que seus fornecedores tenham processos sustentáveis. No Brasil, 100% das embalagens provenientes de fibra de celulose já contam com certificação FSC ou PEFC.

“Além das iniciativas que conduzimos, também temos realizado um trabalho importante para promover a educação do consumidor e orientá-lo para a separação de resíduos em nossos restaurantes, o que acaba se ampliando para seu dia a dia. Consideramos que a educação para o Desenvolvimento Sustentável é fundamental e por meio do nosso Programa Desenvolvimento Sustentável em Foco, aberto a todos, já tivemos a participação de mais de 5 mil pessoas entre funcionários da companhia e público em geral”, comenta Leonardo Lima, Diretor Corporativo de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados.

Mais resultados do Relatório América Latina e Caribe

Como um importante passo no compromisso da companhia em reduzir o impacto de gases de efeito estufa provenientes de suas operações, a rede passa a divulgar em seu Relatório a medição das emissões de tCO2e (tonelada de CO2 equivalentes) diretas e indiretas. Globalmente, a rede tem a meta de reduzir em 31% as emissões de GEE de toda sua cadeia de valor até 2030, em colaboração com seus parceiros e fornecedores.

Entre as ações da companhia em torno das mudanças climáticas está o reaproveitamento de água por meio do Programa Natal, que reutiliza água do sistema de condicionadores de ar para tarefas como rega do jardim e lavagem do Drive-Thru.

• Mais de 90 milhões de litros economizados em 2020;

• Mais de 500 restaurantes da rede participantes.

“Independentemente do contexto ao qual nos encontremos, sempre manteremos o compromisso de ser parte ativa da solução das principais problemáticas da sociedade atual, fornecendo respostas inovadoras e efetivas”, afirma Gabriel Serber, Diretor Sênior de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados. “Nós nos orgulhamos dos avanços que tivemos como companhia nas temáticas de ESG no ano passado, mas, como líderes, sabemos que temos muito mais a fazer. Por essa razão, iniciamos o ano de 2021 expandindo nosso alcance para continuar gerando ainda mais impacto positivo no mundo”, completa o executivo.

O Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável América Latina e Caribe da Arcos Dorados chega à sua sétima edição e, pela primeira vez, conta com a auditoria da Ernest&Young, que garante formalmente a legitimidade e precisão de seu conteúdo, que por sua vez foi elaborado sob os padrões GRI (Global Reporting Initiative) e com base nos indicadores SASB (Sustainability Accounting Standards Board).

Para ver o Relatório completo, visite www.receitadofuturo.com.br.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com

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Pegue e Pague: Empreendedores criam startup de minimercado automatizado para condomínios

Pegue e Pague: Empreendedores criam startup de minimercado automatizado para condomínios

Com bandeira própria ou white label, a Minha Quitandinha, que nasceu em Balneário Camboriú, Santa Catarina, opera no formato honest market e já está presente em quatro estados

Prático, acessível, cômodo, seguro, conveniente e rápido. Se são estes os adjetivos que têm norteado muitas decisões de compra, sobretudo nos últimos anos, foram estes, também, que definiram o propósito da Minha Quitandinha, uma startup de solução de minimercados autônomos 24 horas por dia dentro de condomínios, que chegam a disponibilizar cerca de 700 produtos ao consumidor. Os empreendedores que estão por trás desta startup são Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena, que somaram suas experiências em consultoria corporativista, TI e franquias, respectivamente, para lançar, em março de 2020, em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, o minimercado focado em condomínios residenciais.

Baseada no conceito de honest market, a Minha Quitandinha tem uma operação bem simplificada, pois não requer muito espaço, sendo o ideal acima de dois m², podendo ser no hall de entrada, recepção, corredor ou até mesmo em uma vaga de garagem, como foi no caso da unidade instalada na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. O layout é pré-definido e personalizado para cada projeto de acordo com a área e caso desejável, podendo ser instalado em um container, se for numa área externa, ou white label, em que o nome da unidade é modificado e pode remeter a localização, por exemplo. Assim, o projeto arquitetônico, já pronto, é adaptado às medidas do novo local e repassado ao licenciado, que adquire os equipamentos e os acomoda de forma prática, sem necessidade de pregar nada à parede.

Para o consumidor, também é tudo intuitivo: o minimercado está às mãos e é totalmente viabilizado pelo sistema de self-checkout. As compras são realizadas por meio de um app de celular gratuito que por geolocalização identifica a loja e permite o passo a passo seguinte bem simples: escanear o código de barra dos produtos que deseja adquirir e pagar diretamente pelo aplicativo, via cartão de crédito e, agora, mais recentemente, débito. Para a geladeira de bebidas alcoólicas, um QR Code afixado à porta só destrava via app, se validados os dados cadastrais com a Receita Federal, que confirma o usuário como maior de 18 anos. Além de cervejas geladas, alguns licenciados podem incluir, entre os produtos, sorvete e iogurtes.

A ideia da Minha Quitandinha começou a ganhar forma no segundo semestre de 2020 e abriu sua primeira unidade em dezembro, em Itajaí, Santa Catarina, seguido de outras duas, na mesma cidade. Em janeiro, a quarta: desta vez, em Pelotas, num condomínio de casa, razão pela qual foi instalada no formato container. A partir daí, o ritmo acelerou e hoje já são 17 lojas e 12 licenciados, incluindo unidades em São Paulo, Belo Horizonte, Minas Gerais, e Belém, no Pará. Com um investimento total de R$ 190 mil, a startup cresce agora por meio de um licenciamento, com valores iniciais a partir de R$ 35 mil, já contemplando a taxa inicial, os treinamentos, a aquisição das estruturas e estoque inicial para uma primeira loja.

Agora, a meta é conquistar seu primeiro milhão em 2021, triplicar o número de lojas em 2022 faturando R$ 48.000.000,00 e chegar a R$ 1 bilhão em 2023, com 800 lojas abertas. Razões para acreditar nisso não faltam: a Minha Quitandinha tem um horizonte promissor pela frente, já que oferece um serviço 100% digital, dispensando interações humanas e ainda gera cashback para o condomínio. E mais, a estruturação do negócio ao longo dos meses ampliou também o escopo da startup, que passou a mirar não só nos condomínios residenciais, como também em empresas, clubes, academias, marinas e hotéis que apresentem um fluxo médio diário de 500 pessoas ou mais. Em 2020, no Brasil, 278.703 estabelecimentos foram registrados com o CNAE 8112-5/00 (Condomínios prediais), 0,36% a mais que em 2019, segundo o portal Empresômetro, números que animam, com razão, os fundadores da marca.

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