Bom desempenho no Exame da OAB requer rotina de estudos e controle da ansiedade

Bom desempenho no Exame da OAB requer rotina de estudos e controle da ansiedade

Professora e estudantes do curso de Direito do UniCuritiba compartilham dicas de preparação para a prova. Instituição tem média de aprovação acima do índice nacional

Com um percentual de 36,8% de aprovados no 31º exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – média bem acima da brasileira, que ficou em 17,3% –, o UniCuritiba foi a instituição de ensino superior do Paraná que mais aprovou na última edição. No ranking nacional, entre 1.458 instituições, conquistou a 14ª posição.

O segredo que leva tantos estudantes ao sucesso, conta a coordenadora do curso de Direito do UniCuritiba, professora Tanya Kozicki de Mello, está no embasamento ao longo de todos os anos de formação. “A preparação para a prova não é construída de uma hora para outra, é resultado dos estudos e da dedicação desde o início do curso, sempre com a orientação segura do corpo docente”, afirma.

Para participar da prova não é necessário estar formado. Estudantes matriculados no 9º ou 10º períodos do curso de Direito podem se inscrever no Exame de Ordem Unificado (EOU), que tem duas fases: prova objetiva e prova prático-profissional. Mesmo aprovado, o estudante só obtém o registro profissional após apresentar o diploma ou certidão de colação de grau e histórico escolar.

Estar preparado e seguro requer organização do estudante, continua a professora Tanya. As dicas incluem a distribuição adequada do tempo entre os compromissos, definição de prioridades, disciplina e foco para colocar o plano de estudos em prática. “Pressão e ansiedade podem ser atenuadas com bastante preparo e estudo, o que vai trazer mais segurança e tranquilidade”, avisa.

Alguns estudantes optam por cursinhos preparatórios, mas o UniCuritiba – instituição do Ecossistema Ânima, uma das principais organizações de ensino superior do país – realiza oficinas com resolução assistida de questões aplicadas em exames anteriores. “Eventos de véspera, com maratonas de dicas e sugestões dos professores para tranquilizar os examinandos também são promovidos”, explica a professora Tanya.

Na avaliação da coordenadora do curso de Direito, os cursinhos oferecem uma oportunidade de revisão dos conteúdos que foram estudados ao longo da graduação, mas não devem ser considerados um substitutivo. “Buscar um reforço é uma decisão muito pessoal, mas nossa escola já proporciona uma formação sólida e o Exame é apenas uma etapa, como muitas outras que se apresentarão ao longo da vida profissional.”

Foco e estratégia

Formada em fevereiro deste ano, Nicolly Jacob está inscrita no 32º exame da OAB. Decidida a seguir a área de Direito Público, não fez a prova antes em função da pandemia. Estudando de três a cinco horas por dia, ela mantém o foco nos temas que considera essenciais e estratégicos, como ética profissional, direito constitucional, direito administrativo, direito do trabalho e processo do trabalho.

“Decidi fazer mais um curso a distância, para revisar o conteúdo, e procuro responder as questões dos exames anteriores, para entender o estilo, o nível de dificuldade e os assuntos mais cobrados”, comenta. Mesmo assim, Nicolly reforça o que diz a professora Tanya: não é possível resumir cinco anos de faculdade em alguns meses de estudo em um cursinho.

“Este período que antecede a prova é para focar em matérias estratégicas e rever assuntos específicos, que temos mais dificuldade”, comenta. Para vencer a ansiedade e o nervosismo, ela diz que vai se concentrar em responder as questões e aceitar que, por mais que tenha estudado, é possível que não saiba responder uma ou outra pergunta.

Conselho de quem entende

Aprovada com excelente desempenho no exame da OAB, Barbara Ivanski, também do UniCuritiba, tem uma dica: aproveitar as aulas da faculdade o máximo possível e não estudar somente nos meses que antecedem a prova. “A base que obtive na graduação foi suficiente para passar sem problemas”, comemora.

Focada na área criminal, Barbara considera que toda a sua preparação foi tranquila, permitindo conciliar as atividades diárias com os estudos. “Eu aproveitava o tempo ocioso para estudar, no trajeto do estágio até a faculdade ou na volta para casa”, lembra.

Ela diz que conseguir controlar a ansiedade e o nervosismo pode ser um desafio ainda maior do que dominar o conteúdo. “A gente costuma achar que essa é a prova da nossa vida, mas não é bem assim. O exame da OAB é só o primeiro de muitos desafios que enfrentaremos no dia a dia da advocacia.”

Uma prova sem concorrentes

Outro ponto que Barbara Ivanski considera importante é que, ao contrário de outros processos seletivos, neste não há concorrentes. “Só precisamos atingir o desempenho necessário para a aprovação. Ninguém precisa gabaritar ou passar na primeira tentativa. No dia a dia da advocacia, a sua nota no exame ou quantas tentativas foram necessárias para a aprovação não farão qualquer diferença.”

Para finalizar, a jovem tem mais um conselho. “Encare esse momento com leveza e não deixe que a pressão prejudique seu desempenho. O conhecimento para fazer a prova é obtido durante a trajetória da graduação, então não há com o que se preocupar.”

A coordenadora do curso de Direito do UniCuritiba, professora Tanya Kozicki de Mello, lembra que nem todos os profissionais do Direito precisam fazer o Exame da OAB. Algumas atividades, como tabelião, delegado de polícia, oficial registrador de imóveis, assessor jurídico no Poder Judiciário e Ministério Público ou professor, por exemplo, prescindem dessa aprovação.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é a 4ª maior organização educacional privada do País em número de estudantes e a 3ª em receita líquida, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior.

Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

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Com cosméticos veganos, lubrificante de cannabis e vibradores divertidos, empreendedora transforma empresa da avó

Com cosméticos veganos, lubrificante de cannabis e vibradores divertidos, empreendedora transforma empresa da avó

A INTT foi criada em 2007, e, inicialmente, era uma empresa apenas de óleos sensuais

Se antes, para adquirir um lubrificante com sabor ou um vibrador, era necessário ir até um sex shop como se estivessem praticando algo ilegal, hoje as pessoas estão mais à vontade e não mais deixam se afetar por conceitos morais ultrapassados. Essa mudança foi possível graças ao empenho de marcas do setor de produtos eróticos em acabar com esse mito de que sentir prazer com sex-toys e cosméticos sensuais é algo negativo e vulgar, e que o bem-estar sexual é um ponto importante para obter uma vida mais plena e saudável. Uma dessas marcas é a paulistana INTT.

Tudo começou quando a matriarca da família Seitz decidiu criar uma empresa de óleos sensuais no ano de 2007. Nesse período, sua neta, Stephanie Seitz, morava na Alemanha. Certo dia, Stephanie estava no aeroporto de Munique e, ao entrar em uma loja de produtos eróticos, foi tomada de espanto: o ambiente não tinha cabines, cortinas ou qualquer coisa que disfarçasse a essência de seu negócio. “Era como se fosse uma loja convencional, sendo que, ao contrário dos sex-toys vendidos no Brasil, os produtos eram bem trabalhados e poderiam ficar expostos em qualquer ambiente da casa, sem qualquer constrangimento, já que as embalagens não eram vulgares”, explica Stephanie.

Foi então que ela decidiu assumir o controle da empresa criada pela sua avó, assumir o papel de diretora e investir em outros produtos como vibradores, cremes, óleos beijáveis e velas. “Investimos em rótulos discretos e em embalagens pump air less, pois, até então, as marcas do setor erótico não tinham essa preocupação com os dedos encostarem nos cremes, e o pump possibilita o total aproveitamento do produto e evita contaminação, pois o ar externo não entra na embalagem”, ressalta a diretora.

Os cosméticos da INTT, além de veganos, não são testados em animais. De olho nas tendências do mercado, a marca também decidiu investir em ingredientes que estão em alta, como é o caso do ácido hialurônico, bastante utilizado em produtos voltados aos cuidados da pele. A empresa decidiu apostar em hidratantes íntimos que levam o ácido em sua composição. O objetivo é conquistar também as gôndolas das farmácias e provar que bem-estar sexual é um assunto que deve ser tratado com seriedade e sem preconceitos.

Lubrificante de cannabis e vibrador em formato de sorvete

A INTT expandiu seus negócios para a Europa em 2019, quando passou a fabricar seus produtos também em Portugal, de onde vende para países como Alemanha, Espanha e Rússia. Há um produto que, por ser proibido no Brasil, é vendido exclusivamente na Europa: o lubrificante com cannabis. “Nosso faturamento cresceu 120% após investirmos no mercado Europeu”, diz Stephanie.

Além dos cosméticos, os sex-toys da marca também chamam atenção pelo design divertido. É possível até encontrar um vibrador em forma de sorvete ou em formato de diabinho. Tantos diferenciais fizeram com que a INTT acumulasse diversos prêmios ao longo de sua história. Só na premiação "Melhores do Mercado Erótico e Sensual”, promovida pela JPGF Negócios, a marca ganhou pelo sexto ano consecutivo como “A Melhor Marca do Mercado Erótico do Ano”. “Queremos ir cada vez mais além e provarmos que conhecer o corpo e ter prazer através de cosméticos sensuais e sex toys é uma experiência que vai além da sexual, é uma forma de autoconhecimento”, finaliza a diretora.

Sobre a INTT Cosméticos

Marca inovadora, a INTT Cosméticos é conceituada no mercado erótico e sensual, tanto pela qualidade de seus produtos quanto pela beleza de suas embalagens. A empresa é especializada em bem-estar e cosméticos sensuais. Trabalha incansavelmente na busca de levar produtos de qualidade aos consumidores no Brasil e no mundo. Saiba mais em: www.lojaintt.com.br.

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"Classe artística precisa se posicionar politicamente", cobra Ilana Kaplan em entrevista ao podcast "Debates Inúteis"  

"Classe artística precisa se posicionar politicamente", cobra Ilana Kaplan em entrevista ao podcast "Debates Inúteis"

Sucesso nas redes sociais desde que viralizou com a personagem Keila Mellman, a atriz Ilana Kaplan fez sua primeira participação em podcasts no episódio desta semana do Debates Inúteis. Na conversa com o trio de apresentadores Alvaro Leme, Melina Harden e Thiago Pasqualotto, ela falou sobre o susto de virar fenômeno de popularidade nas redes sociais, a morte do ator Paulo Gustavo (com quem contracenou no humorístico “A Vila”, no Multishow) e cobrança para que artistas se posicionem com relação às decisões do governo federal no combate à pandemia de COVID-19. O programa contou ainda com participações por áudio dos atores Marcelo Médici, Ricardo Rathsam e Dadá Coelho, além da podcaster e influenciadora digital Amanda Ramalho.

Criada por Ilana em março deste ano, Keila Mellman é uma “decoradora de lives, especialista em etiqueta do mundo virtual” que faz críticas a comportamentos irresponsáveis tomados por parte da população neste momento em que a pandemia se encontra sem controle. Em vídeos nos quais responde a “dúvidas” enviadas por leitores – os textos são escritos pela atriz com sua irmã, Ana –, a personagem faz alertas para gente que tem levado a vida como se estivesse em uma realidade paralela. O sucesso no Instagram fez o perfil da atriz saltar de 6540 para mais de 220 mil seguidores nos últimos dois meses. “Foi um pouco assustador, confesso. Fiquei muito nervosa, porque normalmente respondo todo mundo. Comecei a ler, daí uma amiga me mostrou que tinha mais de 4 mil mensagens ali. O jeito foi deixar no perfil o e-mail da minha agência, caso surgisse algum convite para trabalhos ou entrevistas.”

A atriz falou da perda de Paulo Gustavo (1978-2021), com quem contracenou na segunda e na terceira temporada do humorístico A Vila, protagonizado por ele no canal pago Multishow. “Uma lástima ele ter morrido de uma doença para a qual existe vacina. Isso eu acho um pecado, uma coisa muito triste. Não é uma pessoa que pegou uma doença incurável, que sofreu um acidente. As pessoas estão se revoltando – e muitos artistas tomaram a frente – porque isso é um reflexo do desgoverno que a gente tem, do descaso, da falta de informação, da falta de vacina. Podia ter muito mais gente vacinada. Isso tudo me doído muito. A mim e a todo mundo que tem um mínimo de esclarecimento. Uma perda gigantesca pra gente”

Posicionamento público dos artistas

Ao ser perguntada sobre a polêmica criada por vídeo em que a atriz Juliana Paes questionava a cobrança do público para que celebridades se posicionassem, Ilana lembrou de posts feitos por artistas como Tico Santa Cruz e Ícaro Silva, que ela considera terem dado as melhores respostas ao caso. E completou: "O não posicionamento, nesse momento, eu acho ruim. Essas pessoas têm uma voz com muita gente. É bacana aproveitar isso. Se tu continua fingindo que não está acontecendo nada e continua postando roupa, festa, viagem... Entendo que a pessoa tenha seus apoiadores, mas coloca um hashtag. Não vai pra uma bolha que não exista. Essa bolha é um país paralelo que eu não conheço. Um planeta que é uma mentira".

A atriz afirma, no entanto, ser contra a cultura do cancelamento e que sua personagem existe como um alerta, um meio de propor conversas necessárias ao momento atual do país. “Quando marcam nome de alguém nos comentários, eu nem curto, porque a ideia não é linchar ninguém”, diz. A popularidade nas redes ainda não se converteu em novos trabalhos. “Não estou associando a Keila a nenhuma publi, porque a personagem critica várias coisas, então vou ter que analisar com atenção. A princípio, tenho vontade de não associá-la a nada comercial. Exceto se for algo que combine, que eu possa fazer uma graça junto.”

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o link: Debates Inúteis | Podcast on Spotify

Sobre o podcast “Debates Inúteis”

Com o bordão “o programa que não vai mudar sua vida”, o Debates Inúteis oferece semanalmente um olhar descontraído sobre o cotidiano de pessoas anônimas ou famosas. No ar há quase dois anos, o podcast do trio Alvaro Leme, Melina Harden e Thiago Pasqualotto aparece frequentemente nas listas de mais ouvidos do Brasil.

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Instituto Êxito de Empreendedorismo firma parceria com a Prefeitura de Pimenta Bueno, em Rondônia  

Instituto Êxito de Empreendedorismo firma parceria com a Prefeitura de Pimenta Bueno, em Rondônia

O projeto articula ações de capacitação para os 40 mil pimentenses, contribuindo com o crescimento pessoal e profissional da população

O Instituto Êxito de Empreendedorismo firmou parceria com a Prefeitura do município de Pimeta Bueno, em Rôndonia. O convênio será desenvolvido por meio do Projeto “Capacitação para todos: gerando oportunidades para os pimentenses”, voltado para os moradores da cidade que queiram empreender e se inserir no mercado de trabalho.

A capacitação acontecerá com os mais de 500 cursos gratuitos ofertados pelo Instituto em sua plataforma online. São cursos em áreas como empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, carreira, marketing, negócios, comércio, entre outras. “Estamos muito felizes com essa parceria. O futuro do Brasil está nas mãos dos novos empreendedores e a única maneira de transformarmos a nossa realidade é dando oportunidades por meio da educação empreendedora”, afirma o presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz. “Por isso, essa nossa parceria com a Prefeitura do município de Pimenta Bueno acontece em um momento muito importante, quando vamos auxiliar no desenvolvimento de 40 mil vidas, impactando o nosso país”, finaliza.

Para acessar os mais de 600 conteúdos, incluindo os cursos gratuitos e as palestras da plataforma virtual, basta navegar no site da Instituição (exito.app.toolzz.com.br/pimentabueno), inserir o código PIMENTABUENO, realizar o cadastro e, a partir daí, navegar em todo o conteúdo disponível. O cadastro dos interessados em participar dos cursos também pode ser feito na Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast).

De acordo com o prefeito do município de Pimenta Bueno, Arismar Araújo de Lima, a parceria beneficiará toda a população pimentense. “A parceria proporcionará desenvolver, organizar e articular ações de capacitação para toda a população pimentense, propagando conhecimento e modalidades de capacitação. Assim, os pimentenses terão novas oportunidades no mercado de trabalho”, pontua. “O nosso objetivo é favorecer o acesso ao conhecimento de forma gratuita e responsável, contribuindo com o crescimento pessoal e profissional de todas as pessoas participantes no projeto”, completa.

Os usuários também terão acesso às mentorias online, realizadas pelo aplicativo Toolzz Mentor, por grandes nomes do empreendedorismo e sócios do Instituto, como: José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Janguiê Diniz, fundador do grupo Ser Educacional; Guilherme Benchimol, fundador da XP Inc.; Antônio Carbonari Netto, fundador do grupo Anhanguera Educacional; Carol Paiffer, presidente da Atom; João Appolinário, fundador e CEO da Polishop; Ricardo Bellino, empreendedor serial; Geraldo Rufino, presidente da JR Diesel; Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech; João Kepler, fundador e presidente do Fundo de Investimentos Bossanova; Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, entre outros.

Sobre o Instituto Êxito de Empreendedorismo

O Instituto Êxito de Empreendedorismo é o resultado de um sonho que envolve empreendedores visionários dos mais variados segmentos do Brasil. Hoje, já conta mais com mais de 500 sócios que compactuam de um mesmo propósito: fazer do empreendedorismo a turbina para impulsionar vidas e histórias.

O Êxito tem a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em ações que mudem e melhorem a realidade e a comunidade na qual vive. Por isso, nasceu com o objetivo de estimular o dom empreendedor dos jovens, especialmente os de escolas públicas, onde há muitos talentos escondidos e boas ideias a serem impulsionadas.

Nomeado como uma instituição sem fins lucrativos, seu principal plano de ação está em oferecer uma plataforma de cursos online e gratuitos, além de realizar diversas ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo.

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 PagSeguro PagBank apresenta o PagBank Seguro Pessoal, com preço acessível e benefícios diferenciados e sorteios mensais de R$ 20 mil

 PagSeguro PagBank apresenta o PagBank Seguro Pessoal, com preço acessível e benefícios diferenciados e sorteios mensais de R$ 20 mil

Companhia amplia oferta de produtos que facilitam a vida do cliente e do empreendedor, garantindo tranquilidade em casos de acidentes pessoais e acesso a benefícios exclusivos para o dia a dia

O PagSeguro PagBank, que promove soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamento, lança o PagBank Seguro Pessoal. Com o slogan “Acidente não avisa”, este seguro contempla as tradicionais coberturas de morte acidental, invalidez por acidente e despesas médicas, hospitalares e odontológicas por acidente. Além disso, para os clientes que contratarem o produto, este seguro ainda conta com assistência funeral 24 horas e orientação psicológica, financeira, social e jurídica, sem cobrar nada a mais por isso.

O PagBank Seguro Pessoal está disponível para todo o território brasileiro. Para contratá-lo, basta ter entre 18 anos e 70 anos de idade e ter uma conta no PagBank. A contratação do seguro é descomplicada e sem burocracia, 100% digital e realizada por meio do super app PagBank.

A assistência funeral está inclusa em todos os pacotes do Seguro sem custo adicional, com opções de contratação Individual ou Familiar. A assistência funeral auxiliará os clientes PagBank em casos de necessidade, garantindo amparo aos familiares tanto nas despesas quanto na parte burocrática neste momento tão difícil.

Ao adquirir o PagBank Seguro Pessoal, o cliente PagBank ainda concorrerá a sorteios mensais de R$ 20 mil (vinculados a títulos de capitalização), sem custo adicional.

O cliente tem a opção de parcelar o pagamento do PagBank Seguro Pessoal em até 12 vezes sem juros. São três opções de planos: Bronze por R$ 8,90 por mês, Prata por R$ 19,90 por mês e Ouro por R$ 29,90 por mês.

Para contratar o seu PagBank Seguro Pessoal, basta acessar o super app PagBank ou o site: https://pagseguro.uol.com.br/conta-digital/seguro-pessoal

Valor bruto sorteado pela loteria federal, sem custo adicional. O cliente titular participará em 1 sorteio no último sábado do mês subsequente ao da aquisição do PagBank Seguro Residência no valor de R$ 20.000 (menos 25% de IR). Os sorteios desta promoção são vinculados a títulos de capitalização emitidos pela Caixa Capitalização S/A (CNPJ 01.599.296/0001-71, Registro SUSEP n° 15414.900039/2019-52). É proibida a venda de título de capitalização a menores de 16 anos (Código Civil). A aprovação deste título pela SUSEP não significa incentivo ou recomendação à sua aquisição, representando exclusivamente sua adequação às normas em vigor.

Sobre o PagSeguro PagBank

O PagSeguro PagBank promove soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamento, automatizando o processo de compra, venda e transferências para alavancar negócios de qualquer pessoa e empresa, de forma simples e segura. Empresa do Grupo UOL – líder da internet brasileira – o PagSeguro PagBank atua como emissor, adquirente e oferece contas digitais, além de fornecer soluções completas para pagamentos online e presenciais (por aparelhos mobile e dispositivos POS).

O PagSeguro PagBank conta ainda com a maior variedade de meios de pagamento, como cartões de crédito, débito e refeição, além de transferências bancárias, pagamentos por boleto, saldo em conta, entre outros. A Companhia é regulada pelo Banco Central do Brasil como instituição de pagamento emissora de moeda eletrônica e adquirente, tendo parcerias com as principais bandeiras de cartões. Sua controladora, PagSeguro Digital, tem capital aberto nos EUA (NYSE: PAGS) e é regulada pela SEC (Securities and Exchange Commission).

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