Senac e Sebrae lançam programa para inserção digital de empresas

Senac e Sebrae lançam programa para inserção digital de empresas

Preocupados com as empresas que foram diretamente afetadas pela pandemia, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e o Sebrae/PR lançaram o Programa Fature+, que visa apoiar e preparar a inserção das empresas do comércio e do turismo no mundo digital.

O Fature+ tem como principal objetivo ampliar mercados de atuação, impactando diretamente no faturamento. Também abrange conteúdos de marketing, prospecção, atendimento e fidelização de clientes, gestão, concorrência, mão de obra, crise econômica e digitalização das empresas. A Jornada do Cliente terá cinco fases: Conhecimento, Avaliação de Compra, Compra, Entrega e Pós-Entrega.

No comércio, o programa é voltado para lojas de confecção e de acessórios, perfumaria e cosméticos, mercados, empórios e similares. No turismo, direcionado para agências de viagens, meios de hospedagem e serviços de alimentação.

As capacitações serão 100% online e incluem cursos, mentorias com especialistas, seis masterclasses com temas essenciais e parcerias com marketplaces de escala nacional. O objetivo é que as empresas criem um canal de vendas para aumentar o faturamento imediatamente, auxiliando na retomada econômica dos pequenos negócios no estado.

Capacitação extra

Para agregar valor ao programa e ampliar a capacitação das empresas, o Senac PR entrará com cursos gratuitos para os colaboradores das empresas que se inscreverem no programa.

“Temos a preocupação em ajudar nossos empresários a manter e ampliar seus negócios. Por que não levar soluções que ajudem nesse momento em que muitas empresas estão precisando se reinventar? Vamos aproveitar nossa capilaridade para ajudar essas empresas. Uma das dores dos empresários é a qualificação de mão de obra. O Senac irá contribuir, qualificando as equipes”, explicou o diretor regional do Senac PR.

Cada empresa inscrita no Fature + terá direito a duas vagas de capacitação para seus funcionários. Serão 12 cursos disponíveis para escolha do empresário, dentro do que mais se enquadra no perfil da empresa.

Central de atendimento Senac

Em Curitiba, as unidades do Senac PR uniram forças e criaram uma central de atendimento para os empresários interessados. Além disso, uma equipe de Técnicos de Relacionamento dom o Mercado (TRMs) estão disponíveis para realizar nas empresas, oferecendo o Programa e explicando detalhadamente seu funcionamento.

Esclarecimentos e agendamento de visita podem ser feitos pelo 41 3219-4891, em Curitiba e Região Metropolitana.

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Dia dos Namorados: Pandemia trouxe impactos à vida sexual e à intimidade dos casais  

Dia dos Namorados: Pandemia trouxe impactos à vida sexual e à intimidade dos casais

Pesquisas mostram declínio nos relacionamentos íntimos em inúmeros países e psicólogos ensinam como criar estratégias para manter o clima aquecido nas relações amorosas

A pandemia do novo coronavírus forçou o distanciamento físico, social e alterou a forma como as pessoas se relacionam. Os impactos dessas mudanças não foram sentidos apenas nas rotinas de trabalho, nos estudos e nos encontros com a família e os amigos. Os relacionamentos amorosos levaram um balde de água fria, segundo pesquisas realizadas no Brasil e no exterior.

Nos Estados Unidos, Itália, Índia e Turquia, a atividade sexual dos casais entrou em declínio logo que o lockdown foi anunciado. No Brasil, levantamento feito pelo Datafolha revelou que mais de 30% dos solteiros relataram piora na satisfação sexual antes mesmo da situação da Covid-19 se agravar no país. Um reflexo de que, se as coisas não vão bem fora da cama, é preciso esforço extra para manter o relacionamento sexual aquecido.

Professor do curso de Psicologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país, o psicólogo Felipe Miranda Barbosa vem pesquisando os efeitos da pandemia na vida das pessoas. Segundo ele, estímulos aversivos e fatores estressantes têm reflexos nos comportamentos românticos. “O comportamento e a saúde mental estão alterados por conta de tudo o que estamos vivendo e os relacionamentos íntimos têm sido alterados, contribuindo para esse declínio em comportamentos sexuais”, explica.

A orientação do neuropsicólogo, mestre em Psicologia e especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva é ampliar o repertório romântico. “É preciso reforçar o afeto, o carinho e a sexualidade, observar os esforços e tentativas do parceiro (a) e respondê-los à altura. Um caminho é criar um momento a dois com frequência planejada, organizada e fazer demonstrações diferentes do habitual na relação”.

Criatividade para fugir da rotina

Na avaliação do psicólogo Perci Klein, mestre em Psicologia da Saúde com atuação em psicologia social, dinâmica das relações interpessoais e psicologia da comunicação, as interferências externas causam impactos emocionais em graus diferentes em cada indivíduo, independentemente do gênero. “Cada pessoa reage de uma forma muito particular às crises, doenças, problemas familiares e no trabalho. Os reflexos disso no relacionamento íntimo e na libido são complexos e variados”, comenta.

Para manter o desejo em alta, continua Perci, que também é professor do curso de Psicologia do UniCuritiba, a saída é fugir da rotina. “Muitos casais deixam a relação amorosa se transformar em amizade ou cair na mesmice. A sugestão para evitar que o relacionamento a dois esfrie é criar novas formas de reconquistar o companheiro ou a companheira, despertando o amor e o desejo.”

Virtual X presencial

Um dos aplicativos de relacionamento virtual mais populares do Brasil divulgou mudanças no comportamento dos usuários ao longo de 2020: 16% recorreram ao recurso Passaporte para conversar com pessoas de todo o mundo, já que sair de casa está mais difícil. A troca de mensagens aumentou, em média, 25%, e o tempo das conversas ficou 20% mais longo.

Para o psicólogo Felipe Miranda Barbosa, o fenômeno das relações digitais veio para ficar e se solidificou com as restrições impostas pela pandemia. “O meio digital contribuiu para que mais pessoas pudessem se conhecer e, com o uso de aplicativos, se aproximar de quem tem interesses em comum, facilitando a conversação, reforçando qualidades e promovendo encontros online, mas o contato físico e próximo jamais será substituído.”

A mudança abrupta nos modos de convivência e nos relacionamentos íntimos, explica Perci Klein, exige atenção. “Muita gente está sentindo falta do contato físico, como os namorados que, em muitos casos, tiveram de se manter afastados por conta do isolamento social, e há casais tendo que lidar com a convivência intensa dentro da própria casa. As pessoas não estavam preparadas para viver dessa forma e, de um dia para o outro, tudo mudou. É preciso mais comunicação e compreensão para reequilibrar as relações.”

A dica é buscar a reconexão assim que os primeiros problemas surgirem e, diante das dificuldades para encontrar o equilíbrio, recorrer à ajuda especializada. Casais em crise podem – e devem – contar com a ajuda de psicólogos para restaurar a relação e aliviar o estresse, a ansiedade e outros efeitos causados pela pandemia da Covid-19.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é a 4ª maior organização educacional privada do País em número de estudantes e a 3ª em receita líquida, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior.

Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

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Ademicon lança primeiro consórcio 100% digital para parceiros comerciais

Ademicon lança primeiro consórcio 100% digital para parceiros comerciais

Consórcio Coxa estreia modelo online de white label da maior administradora independente de consórcio do Brasil

A Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil nos segmentos de imóveis e veículos pesados, acaba de lançar um novo produto com potencial para ser uma importante fonte de receita extra recorrente para os clubes de futebol de todo o país. Trata-se do primeiro consórcio white label 100% digital, para que os clubes possam licenciar suas próprias marcas no produto, mobilizar as bases de sócios, torcedores e simpatizantes e aumentar receita.

“Tivemos o desafio de oferecer aos sócios e torcedores do Coritiba um consórcio com a marca deles. Imediatamente, colocamos nossa área de Sales Growth para desenvolver um novo modelo de consórcio. O resultado disso é o nosso primeiro consórcio white label 100% digital”, conta Alexandre Blasi, diretor de Marketing, Rede e Expansão da Ademicon.

Inicialmente, o Consórcio Coxa vai oferecer somente consórcios de veículos, com grupos já consolidados e cotas com parcelas mensais a partir de R$ 273,70. Qualquer sócio, torcedor ou simpatizante do clube pode contratar um plano de consórcio acessando o site www.consorciocoxa.com.br. O atendimento será ominichannel (telefone, chatbot, WhatsApp e e-mail), para esclarecimentos antes de finalizar a contratação no carrinho de compras. “O modelo 100% digital possibilita remunerar o clube com uma participação na taxa de administração das cotas vendidas”, explica Blasi.

Segundo o diretor de Marketing da Ademicon, consórcio e futebol possuem muitos pontos em comum. “Carro novo e futebol são duas paixões dos brasileiros. E o futebol é um esporte coletivo que depende de todos os integrantes do time, assim como o consórcio, que é uma compra compartilhada por todos os participantes do grupo em prol da conquista. Além disso, assim como o consórcio, o futebol se faz com planejamento de futuro”.

Renato Follador, presidente do Coritiba Foot Ball Club, afirma que o momento em que o mundo passa propicia o investimento em consórcio, como uma forma de poupança cooperativada. “Junto com a Ademicon, conseguimos viabilizar esse projeto no qual os torcedores têm vantagens e a segurança em um produto confiável e ainda contribuem com o clube”, destaca.

Fidelização

Follador ressalta que o Consórcio Coxa é mais um aprimoramento dos planos de sócios do Coritiba. “Hoje, além do novo consórcio, o sócio coxa-branca possui vantagens que vão desde o desconto nas lojas do clube até a participações em promoções exclusivas, passando pela possibilidade de economia com descontos especiais em mais de 100 estabelecimentos de diversos segmentos no Clube de Benefícios, um programa de milhagens no qual é possível trocar pontos por produtos oficiais e experiências diferenciadas, chamado de Goleada Coxa-Branca; direito a voto em épocas de eleições; e também o acesso ao estádio sem necessidade de comprar ingressos, quando for novamente liberado público no estádio”, explicou.

Sobre a escolha da Ademicon para ser parceira nesse projeto, Follador disse que “a experiência passada pela Ademicon fez com que a configuração do Consórcio Coxa ficasse dentro do esperado pelo clube, com um benefício ao nosso torcedor e respeitando todas as regras e negócios de mercado, resultando numa segurança maior do novo produto ofertado à família coritibana”.

Expectativas

As expectativas do Coritiba e da Ademicon são otimistas em relação ao novo produto. “Esperamos um retorno financeiro importante nesse momento da pandemia, em que o clube teve perdas de receitas por conta de diferentes fatores, como a proibição do público no estádio. Além disso, o objetivo é ser um parceiro de negócios adequado à Ademicon para que cada vez mais o Consórcio Coxa cresça com novos produtos e em novos segmentos, rendendo bons frutos aos dois lados”, comentou o presidente do Coxa.

Segundo Adriano Bruni, diretor comercial da Ademicon, o Consórcio Coxa deve vender de 1000 a 2000 cotas/ano, com um ticket médio de R$ 50 mil - um potencial de R$ 50 milhões a R$ 100 milhões em volume de créditos comercializados por ano. A aposta tem um contexto. “O mercado de consórcio está aquecido. De janeiro a maio deste ano, alcançamos a marca de R$ 250 milhões em créditos vendidos no segmento de veículos”, revelou.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), no primeiro trimestre de 2021, o volume de créditos comercializados veículos no segmento veículos automotores cresceu 28,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. “O segmento veículos já representa 10% do volume da nossa carteira, um ano após o lançamento da nova categoria de serviços”, afirma Bruni.

Os produtos white label, como o Consórcio Coxa, representam hoje 30% das vendas da Ademicon, que administra consórcios de grandes marcas, como New Holland, Iveco e Librelato. O modelo de consórcio 100% digital poderá ser usado por outros clubes de futebol e marcas que tenham uma base de clientes fiel e apaixonada.

Sobre a Ademicon

A Ademicon - Consórcio e Investimento é a maior administradora independente de consórcio do Brasil nos segmentos de imóveis e veículos pesados. Conta com as marcas próprias Ademilar Consórcio de Imóveis, pioneira em consórcio imobiliário no país e com quase 30 anos de atuação, e Ademimotors Consórcio de Veículos. Além disso, administra marcas no formato Consortium as a Service (CaaS) nos segmentos de consórcios de veículos pesados e leves, como New Holland, Iveco, Librelato, Mitsubishi, Suzuki, entre outras. O fundo Treecorp Investimentos tem participação na estrutura societária da Ademicon, que vem possibilitando a um número cada vez maior de pessoas a realização da conquista planejada de imóveis e veículos com foco na geração de novos negócios e na formação do patrimônio dos clientes.

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Treineiros de vestibular compartilham experiências

Treineiros de vestibular compartilham experiências

Colégio Positivo promove debate sobre importância de preparação para vestibular

Para debater a importância de treinar para o vestibular e a preparação necessária para os concursos, o Colégio Positivo realiza, na próxima terça-feira (15), a partir das 18h, um evento ao vivo no YouTube. Os professores de cada área - Humanas, Linguagens e Natureza - vão conversar sobre o tema.

A transmissão conta com a participação da professora de Redação do Ensino Médio do Colégio Semeador, Denize Reis Cardoso; do professor de Biologia do Colégio Positivo - Santa Maria, Diogo Saturno e do professor de História do Colégio Positivo - Master, Jakson Carlos Baniski; e será mediada pela assessora pedagógica de Redação no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo, Candice Almeida.

Além disso, o evento tem a participação de duas estudantes que se destacaram em vestibulares. Alice Volpato vai compartilhar sua trajetória sendo treineira de vestibular. Ao final da 1ª série do Ensino Médio, a estudante passou em Medicina Veterinária na UFPR. No ano seguinte, ela repetiu o mesmo feito. Com a nota do Enem de 2019, Alice também conseguiu uma vaga no curso de Medicina da Universidade Positivo, em 2021. Atualmente, ela cursa Engenharia Mecânica na UFPR. Já Tatiana Telles Neller, que tirou 880 na redação ao final da 1ª série do Ensino Médio, em 2020, também vai dividir sua experiência. A transmissão pode ser acessada pelo canal do YouTube do Colégio Positivo.

Serviço:

Vale a pena treinar para os vestibulares?

Data: terça-feira, 15 de junho

Horário: 18h

Como: gratuita, pelo YouTube do Colégio Positivo, em www.youtube.com/user/colegiopositivo

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Colégio Positivo - Internacional, o Colégio Positivo - Água Verde, o Colégio Positivo - Boa Vista e o Colégio Positivo - Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à Educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Com a aquisição do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 15 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Pré-Vestibular.

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Leituras Urbanas encerra programação com recorde de público

Leituras Urbanas encerra programação com recorde de público

Projeto cultural teve mais de 78 mil participantes de várias regiões do Brasil e superou desafios da pandemia

Após sete meses em atividades, chegou ao fim o projeto “Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania”; criado para incentivar o contato com a literatura e estimular a formação de novos leitores. Mesmo com as limitações da pandemia de Covid-19, a programação foi adaptada do ambiente físico para o virtual e registrou recorde de público.

Por causa dessa mudança, a repercussão foi seis vezes maior. Dos 12 mil participantes estimados no início, o projeto foi visto por 78.569 pessoas. Todo o material produzido está disponível gratuitamente no site www.urbanasleituras.wixsite.com/leiturasurbanas que permanece no ar nas redes sociais.

A programação começou em novembro e foi encerrada oficialmente no dia 28 de maio, com evento extra que debateu o livro “O Mez da Grippe” do escritor Valêncio Xavier. No portal, os participantes foram agraciados com 90 vídeos de leitura compartilhadas, 12 ciclos temáticos de leitura virtual e 623 horas de atividades que os aproximaram dos livros.

Programação variada

Eclético no campo de atividades, o Leituras Urbana teve uma série de programas que mostraram o dinamismo da literatura como ferramenta de desenvolvimento cultural e social.

Em cada etapa foram realizadas leituras de trechos de obras consagradas, troca de experiências sobre o impacto da leitura e literatura na vida das pessoas, oficinas que estimularam o gosto pela escrita, encontros com escritores renomados como Glória Kirinus, Célia Cris Silva, Lucas Buchile, Luci Collin e Luís Henrique Pellanda.

“Todas as oficinas, os ciclos e os encontros com os escritores foram muito ricos, proveitosos e houve inúmeras troca de experiências. Foram ações que geraram contato direto com crianças, jovens e adultos”, destaca Cristiano Nagel, coordenador do projeto.

Reconhecimentos

Mesmo quem já tem longa experiência cultural elogiou os resultados. “Estou sempre atenta para aprender e - mesmo que tenha meio século de magistério, estudos e escritas - sempre aprendo com pessoas e com a atividade de escrita”, conta Marta Morais da Costa; escritora, professora universitária aposentada e participante das oficinas.

Ela considerou a relevância em aproveitar as oportunidades para demonstrar a todo o Brasil a riqueza intelectual do Paraná e de Curitiba. “Fiquei comovida com a proposta de reunir escritores paranaenses e de outras terras acentuando a produção local”, diz.

Com o uso da internet, amantes da literatura de outros estados puderam participar. A jornalista e escritora Vanessa Meriqui, de São Paulo-SP, relata que aproveitou para aprimorar seu trabalho.

“Participar do Leituras Urbanas foi fundamental para um crescimento muito importante em minha área de atuação. Interagi nas oficinas da Luci Collin, Gloria Kirinus e Luís Henrique Pellanda, que foram fontes de profundo conhecimento, criatividade e generosidade desses três profissionais que admiro”, destacou.

Vanessa também ressaltou outros avanços: “Já os ciclos com Cristiano Nagel, Manu Assini, Carla Viccini - com diferentes e excelentes temas - propiciaram imenso prazer e descobertas incríveis, quer pelas escolhas dos livros, quer pela abordagem e pelos debates decorrentes”.

Um respiro poético na pandemia

Opinião semelhante tem a mediadora de leitura e facilitadora de oficinas literárias, Patrícia Teixeira Dias. “Adorei participar. O projeto tinha nomes de peso no cenário literário, especialmente de Curitiba. Superou minhas expectativas”.

O formato dos encontros também agradou. “O fato da maioria dos participantes terem realizado todas as oficinas gerou um clima de cordialidade. Esse espaço de acolhimento contribuiu muito para o processo criativo, afastando o receio de críticas e julgamentos. Foi um respiro poético em tempos de confinamento”, ressalta Patrícia.

Experiências emocionantes

Com a atividade de leitura em voz alta, a intensidade dos textos mostrou seu poder e contagiou os participantes. “Tivemos momentos emocionantes nas trocas das leituras e textos que tocavam as pessoas e elas se emocionavam”, destaca Nagel.

O primeiro ciclo mostrou essa pegada já no começo dos trabalhos, em novembro, quando a escritora convidada Célia Cris Silva leu trechos de seu livro infantil “Recado da Chuva”. A mãe da personagem central da obra amava a chuva e sempre mostrava sua beleza, fazendo com que a filha crescesse gostando da chuva também. Quando a filha sai de casa, a mãe diz que quando chover, ela mandará um recado pela chuva: “plic plic... te amo!”.

O livro foi escrito em homenagem à mãe de Célia, falecida após a publicação da obra. “Do nada, Célia começou a chorar e todos ficaram emocionados. As pessoas saíram energizadas, algo que sempre marcou os ciclos de leitura”, relata Nagel.

Evento que agrega, mesmo em tempos de isolamento

Em tempos de distanciamento social e individualismo, atividades como as proporcionadas pelo Leituras Urbanas mostram que o senso coletivo tem o poder de agregar em vários sentidos.

“A literatura, apesar de ser uma ação individual, onde se senta e se lê, também pode ser compartilhada quando feita em grupo. Isso potencializa o conhecimento, pois temos com quem discutir o conteúdo. Ao ouvir a leitura em voz alta, o texto vem para você de outra forma”, ressalta Nagel.

Com prêmios em livros e direito a publicação dos textos vencedores na obra oficial do projeto, o Caderno Literário - com tiragem de 2 mil exemplares - foi enviado gratuitamente aos vencedores do concurso. Além disso, serão distribuídos para as casas de leitura e Biblioteca Pública do Paraná. Os trabalhos envolvem textos de poesia, mini contos e crônicas desenvolvidos nas oficinas do evento.

Foram selecionados três textos de cada oficina literária desenvolvida com os participantes vencedores nas primeira, segunda e terceira colocações. Os contemplados no concurso literário da categoria de poesia foram Monike D’Alencar (Guapimirim-RJ), Bernardo Stumpf (Curitiba-PR), Aline Lopes (Rio de Janeiro-RJ) e menção honrosa para Marta Morais da Costa (Curitiba-PR).

Na área de crônicas, os contemplados foram Patrícia Dias (Pinhais-PR), Marta Morais da Costa (Curitiba-PR) e Lucas Oliveira (Recife-PE). Nos contos, os destaques ficaram para Ana Wolfe (Ribeirão Preto-SP), Ligiane Lis Langue (Curitiba-PR) e Maria Oliveira (Recife-PE).

Além de ver o trabalho publicado na obra que oficializou o encerramento do projeto, eles vão ganhar kits de livros com vários nomes consagrados da literatura brasileira e mundial como Gabriel Garcia Márquez, Conceição Evaristo, George Orwell, Clarice Lispector, Milton Hatoum, entre outros.

No entanto, devido à qualidade dos textos dos participantes, os demais trabalhos foram incluídos em dois saraus realizados no mês de abril como parte do encerramento da programação do Leituras Urbanas. Um dos saraus foi introduzido na programação em comemoração ao aniversário do programa “Curitiba Lê”, idealizado e realizado há 11 anos pela FCC (Fundação Cultural de Curitiba).

O projeto “Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania” foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Curitiba com auxílio da UNINTER e Instituto Joanir Zonta.

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