Qual é o seu papel na Educação?

Qual é o seu papel na Educação?

Luis Fernando Mordente*

Já parou para pensar e responder a essa pergunta? Você acha que possui alguma responsabilidade sobre a Educação em nosso país? De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação está inserida em praticamente tudo em nossas vidas: na família, no trabalho, nos relacionamentos, na escola, na universidade, na sociedade e até mesmo na cultura. A Constituição Federal de 1988 diz que a Educação é um direito de todos e dever da família e do Estado e que seu objetivo é garantir o pleno desenvolvimento da pessoa. Se cada um fizesse parte para cumprir com esse dever e assegurar esse direito, poderíamos promover a transformação por meio da Educação.

Países desenvolvidos, por mais que apresentem alguns desafios, possuem a Educação como prioridade e isso faz com que a sua população tenha mais oportunidades e que os problemas enfrentados sejam muito menores, já que possuem um entendimento melhor de coletividade. Certa vez, em Londres, tive a oportunidade de conferir como a Educação de um povo pode influenciar o funcionamento de uma sociedade. Em uma estação de Metrô, vi uma das catracas, que são de abrir e fechar, aberta o tempo todo. Pensei que havia câmeras ou agentes fazendo a fiscalização, mas não havia. Então perguntei para um londrino porque aquela catraca estava aberta e ele me respondeu que era para crianças pequenas e idosos passarem, já que, em geral, são mais lentas. Perguntei então se ninguém passava sem pagar e ele me respondeu com outra pergunta: e por que alguém faria isso?

Talvez falte ao Brasil tempo de amadurecimento enquanto sociedade, já que somos uma nação muito recente em relação à maioria dos países desenvolvidos. Nosso país possui pouco mais de 500 anos, com uma história de dizimação de povos indígenas, escravidão e o fornecimento de metais preciosos, produtos naturais e agrícolas para países desenvolvidos que se entendem como nação há muito mais tempo que nós e que entendem que a falta de saúde, de comida, de teto e de Educação não é condição normal e aceitável para o ser humano. Por aqui, levaremos quantos anos para o brasileiro entender isso?

E o que podemos fazer para transformar a nossa realidade? Cada um cumprir com o seu papel. Ao Estado cabe a responsabilidade de investir mais e melhor na Educação, promovendo uma gestão eficiente dos recursos. Se preocupar mais com a eficiência do processo de ensino-aprendizagem das instituições de ensino, rever os próprios conteúdos, por meio de uma discussão bem mais ampla com a sociedade, valorizar mais o professor, oferecendo melhores condições de trabalho, ofertar acesso à internet e à tecnologia educacional, e promover a formação continuada de todos nas escolas.

Aos professores não caberia a revisão de sua prática? Sabemos bem da desvalorização do professor, das altas cargas de trabalho a que são submetidos e do grande desafio que é a prática docente. Vivemos a seguinte situação: a instituição escolar atual ainda tem seus moldes nos séculos XVIII e XIX, com educadores do século XX e alunos do século XXI. Afinar isso é bastante difícil, mas o professor precisa entender que não é mais o único meio de acesso às informações e ao conhecimento, que seu papel mudou e que ele agora precisa mediar esse acesso e construir o conhecimento junto aos educandos. É urgente a adoção das metodologias ativas e, sobretudo, amar o que se faz.

Os alunos precisam ser conquistados, motivados e seduzidos pela Educação e pelo conhecimento. Mas é preciso também atribuir aos principais interessados o papel de protagonista no roteiro dessa história. As redes sociais tomaram conta da atenção dos estudantes e, por isso, pergunto constantemente a eles: quem manda, você ou o celular? Os alunos devem entender que a vida oferece oportunidades para quem se dedica. É certo que eles precisam de ajuda para desenvolver e elevar a autoestima, a confiança em si mesmos e merecem desenvolver o processo de autoconhecimento e identificar suas virtudes e forças de caráter para que possam atuar no desenvolvimento e crescimento pessoal e coletivo.

Aos pais, cabe acompanhar e se preocupar efetivamente com a Educação de seus filhos, não atribuindo somente à escola essa responsabilidade. Tomemos como exemplo a mãe do famoso neurocirurgião de fama mundial, Dr. Ben Carson. De origem humilde, ele ficou conhecido por ter realizado a primeira cirurgia de separação de gêmeos siameses unidos pela cabeça, como nos conta o filme Mãos Talentosas. O que a mãe dele fazia? Limitava o tempo dele e do irmão na frente da Televisão e os obrigava a ler dois livros por semana.

Precisamos entender que existe algo que se chama homologia de processo, ou seja, que não formaremos crianças leitoras se não formos leitores, que não teremos crianças honestas que respeitam filas e que devolvem o troco errado se assim não o fizermos, que se não sonharem alto, não poderão conquistar alto, que não teremos mudanças se continuarmos a fazer as coisas do mesmo jeito. Já passou da hora de entender que Educação transforma um aluno, uma escola, uma cidade, um país, basta que cada um de nós cumpra com o seu papel, mesmo porque não estamos fazendo mais do que a nossa obrigação no caminho da evolução. Vamos juntos?

*Luis Fernando Mordente é gestor educacional do Colégio Mais Positivo (Sistema Positivo de Ensino), de Uberlândia (MG)

Add a comment

Na veia: Learn & Go ajuda gestores a identificar e resolver problemas de gestão

Na veia: Learn & Go ajuda gestores a identificar e resolver problemas de gestão

Formação é prática e personalizada: a partir de um diagnóstico, especialistas orientam executivos a tomarem decisões ágeis e assertivas para melhorar desempenho dos negócios no cenário pandêmico

JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), realiza o workshop Learn & Go: Crescimento Sustentável. A capacitação é voltada para líderes de empresas de médio porte, interessados em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados. Durante dois dias, eles terão contato com especialistas que irão orientá-los sobre como adotar a profissionalização da gestão em seus negócios. Os dois encontros terão duração de 3 horas, na plataforma Zoom, e acontecem ao vivo, nos dias 24 e 29 de junho. Para mais informações e inscrições, acesse https://materiais.jvalerio.com.br/learn-and-go.

Clodoaldo de Oliveira, diretor executivo da JValério, explica que as mudanças mercadológicas impostas pela Covid-19 exigiram que os gestores agissem com rapidez para se adequar às mudanças na estrutura dos negócios em diversas áreas: finanças, recursos humanos, marketing e logística.

“As mudanças, como a transformação digital, por exemplo, já estavam em curso e se tornaram prioridade para melhorar o relacionamento com o público interno, externo, parceiros ou steakeholders, num momento em que os contatos presenciais precisaram ser deixados de lado na tentativa de frear a curva de contaminação pelo coronavírus. Muitas empresas precisaram reinventar seus processos para sobreviver e é nesse sentido que o Learn & Go é um aliado dos gestores que desejam aumentar a produtividade da organização, sem comprometer o futuro dos negócios. Um dos objetivos do treinamento, inclusive, é identificar e solucionar os desafios decorrentes do cenário atual”, diz Clodoaldo.

Legado Pós-evento

Ter a oportunidade de reconhecer o grau de amadurecimento na gestão da empresa é o grande diferencial do workshop. Na ocasião, professores da FDC, que é a 9ª melhor escola de negócios do mundo, eleita pela Financial Times, irão ajudar os inscritos a traçarem um diagnóstico da gestão sobre quais aspectos precisam ser aprimorados. “Esse é um passo decisivo para avaliar as oportunidades de mercado e tornar a empresa mais eficiente”, aponta Clodoaldo Oliveira.

Segundo ele, a partir desse raio-X, os gestores receberão orientações para planejar, alinhar e executar ações estratégicas, visando alcançar os melhores resultados em curto, médio e longo prazos. Para dar suporte ao crescimento sustentável, os professores também ensinam alguns atalhos, como a utilização de metodologias modernas e ágeis - que já foram implementadas com sucesso pelas empresas mais eficientes do mercado.

Metodologia

O Learn & Go foi moldado para orientar executivos e preencher algumas lacunas que se fazem presentes na gestão empresarial. Esses hiatos foram observados com base em uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) e que foi divulgada no último mês de maio. O levantamento foi realizado com empresas familiares do mundo todo e analisou mais de 280 corporações brasileiras. O resultado apontou algumas falhas na gestão, como o investimento em inovação, que ainda é relegado para segundo plano.

A pesquisa identificou que 85% dos entrevistados brasileiros confirmam que a digitalização, inovação e tecnologia são prioridades, mas apenas 15% (contra 19% da média global) confirmou estar com sua jornada digital completa. Outros 72% (foram 62% na média global) reconhecem que há um longo caminho a percorrer.

Tendências que se tornaram realidade

Outra fragilidade das famílias empresárias brasileiras, observada pela pesquisa, é a preocupação com a sustentabilidade e suporte à comunidade local. Para se ter uma ideia, na China, 79% das companhias regidas por famílias priorizam a sustentabilidade contra 44% no Brasil e 23% nos Estados Unidos. No quesito de contribuir com sua comunidade, o placar se inverte, 79% das empresas familiares norte-americanas tem ações para a região onde atuam, contra 54% na China e 39% no Brasil.

Com o surgimento da ESG (Enviroment, Social and Governance), em 2005, os investidores passaram a demostrar interesse em aportar capital somente em negócios social e ambientalmente responsáveis. “Essa já era uma tendência forte e o Coronavírus apenas acentuou a necessidade da adoção de práticas sustentáveis e com foco no desenvolvimento e qualidade de vida das populações locais. Uma das lições trazidas pela pandemia é que o olhar para o próximo e para o meio ambiente são um diferencial competitivo que deve ficar claro nos valores, na comunicação, na imagem de uma marca”, alerta Clodoaldo.

O diretor executivo da JValério acrescenta ainda que, na prática, a ESG está voltada ao estabelecimento de propósitos em tudo o que a empresa faz. “Ao contribuir com a proteção e uso racional dos recursos naturais, a organização mostra que busca não só meios de atenuar os impactos ambientais, mas que se esforça na construção de um mundo mais justo e responsável. Isso demonstra o sentimento de pertencimento àquela comunidade onde está inserida”, avalia.

Add a comment

Inflação pesa nas compras no supermercado

Inflação pesa nas compras no supermercado

Comer está mais caro no estado de São Paulo. Nos últimos meses, o consumidor sentiu o impacto da alta da inflação principalmente no setor de alimentos

Com a pandemia e a influência de fatores econômicos, a inflação volta a ser realidade no dia a dia do brasileiro. Apesar das taxas serem muito menores que em outros momentos da história nacional, especialmente àquelas registradas nos anos 1980, os índices acendem um sinal amarelo na economia. Pelos impactos que provocam na população, um dos setores que mais sentem os efeitos com os patamares inflacionários é a alimentação.

“A inflação, de forma generalizada, é uma medida de variação dos preços”, diz o gerente da agência Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Denilson Silva. O especialista financeiro explica ainda que o aumento inflacionário tem relação com o desequilíbrio entre uma alta demanda dos consumidores e uma oferta insuficiente de produtos para atender o consumo.

Em 2020, o IPCA, índice que aponta a variação do custo de vida médio de famílias brasileiras com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos, fechou em alta de 4,52%, acima da meta do Banco Central, de 4%. Em abril deste ano, o Painel de Indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou uma inflação de 0,31%, com 6,76% no acumulado de 12 meses.

De maneira prática, qual é o impacto da inflação no dia a dia dos brasileiros? De acordo com a última pesquisa, divulgada em abril pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), o acumulado nos últimos 12 meses chegou a 14,08%. “Somente esse dado comprova o peso que os alimentos tiveram no bolso do consumidor”, observa Silva.

Preços nas alturas

No setor de alimentos é possível selecionar cinco grupos altamente afetados pela inflação. Veja:

1º Óleos

Nessa categoria, a Apas registrou alta de 60,48%. Mais popular na mesa brasileira, o óleo de soja puxou o maior aumento com 93,48%.

2º Cereais

De acordo com levantamento da Apas, os cereais tiveram aumento de 39,68%. O arroz, item básico na mesa do brasileiro, puxou os índices com alta de 57,43%, seguido do feijão, com 13,24%.

3º Carnes

O preço das carnes bovinas registrou crescimento de 35,89%, segundo a Apas. Cortes que antes eram mais baratos também sofreram reajustes significativos, como patinho (47,91%), acém (47,45%) e músculo (45,96%).

4º Leite

Entre as cinco maiores altas está o leite, com aumento de 11,85%, e derivados como queijo mussarela, com 32,06%.

5º Tubérculos

Com aumento geral de 10,71%, a cebola (27,37%) e a batata (9,58%) responderam pelos maiores acréscimos.

Se não fosse a inflação

Além da inflação, fatores externos também contribuíram para o patamar elevado dos preços dos alimentos na pandemia. Um deles foi o dólar, que fechou em 2020 com alta de 29,33%, em relação ao real. Houve também a ampliação da demanda por produtos agrícolas no mercado internacional, que também interferiu nos preços.

Se não houvesse inflação e alta do dólar, o especialista do Sicredi calcula que a economia em uma compra no supermercado dos itens citados acima (arroz, feijão, carne, óleo, leite, queijo, batata e cebola), por exemplo, poderia chegar a uma variação de 10% a 59%, dependendo do grupo de alimento.

“Sem dúvida, teríamos um panorama mais favorável ao brasileiro, especialmente quando levamos em conta o número de desempregados divulgado pelo IBGE em abril e que atingiu 14,4 milhões de pessoas”, finaliza.

Sobre Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Add a comment

Uninter comemora 25 anos com sonoro parabéns virtual

Uninter comemora 25 anos com sonoro parabéns virtual

Três eventos diferentes marcam a abertura oficial do aniversário da instituição

Considerada uma das dez maiores instituições de ensino superior do Brasil, o Grupo Uninter abre nesta sexta-feira as comemorações oficiais pelos 25 anos de atividades dedicadas ao desenvolvimento e transformação de pessoas por meio da Educação.

A programação será aberta as 9h30 com o programa especial Conversa com o Reitor no qual serão conhecidos os ganhadores do concurso cultural “Histórias que fazem a nossa história”, projeto em comemoração aos 25 anos que reuniu histórias de todos os alunos do pais compartilhadas em 11 episódios. O anúncio dos premiados será feito pelo reitor do Centro Universitário Internacional Uninter, Benhur Gaio.

Na parte da tarde, uma live virtual reunirá os 1600 colaboradores da instituição para que todos cantem junto os parabéns e relembrem momentos históricos. Encerrando as comemorações, será realizado Ciclo de Palestras, presente para os mais de 300 mil alunos da instituição, transmitido a partir das 19h00 pela plataforma da Uninter, direto do auditório do campus Garcez, em Curitiba.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional e é a única instituição de educação a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado, aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade. Com sede em Curitiba (PR) e atuação em todo o Brasil e no exterior, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 300 mil estudantes ativos nos mais de 700 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial, a distância e telepresencial – inovadora metodologia onde os alunos acompanham as aulas e atividades ao vivo de suas próprias casas. Com mais de 700 polos de apoio presencial para EAD, mantém cinco campi presenciais em Curitiba. Para saber mais acesse uninter.com.

Add a comment

Tang no Tank estreia nesta terça-feira (15)

Tang no Tank estreia nesta terça-feira (15)

Atração idealizada por Tang e modelada a partir do Shark Tank Brasil, do Sony Channel, terá Xuxa Meneghel e os Tubarões do programa, João Appolinário e Camila Farani, como jurados de projetos transformadores criados por crianças

Tang no Tank, uma iniciativa desenvolvida por Tang e modelada a partir do reality show de empreendedorismo de sucesso do Sony Channel, o Shark Tank Brasil, estreia nesta terça-feira (15), no canal do YouTube do programa. A atração vai dar oportunidade a crianças de todo o país apresentarem ideias de negócios transformadores para preparar um futuro melhor.

Durante quatro semanas, sempre às terças-feiras, a partir das 12h., um novo episódio estará disponível no canal do Shark Tank Brasil. Tang, que integra o portfólio da Mondelēz Brasil, se posiciona como aliada dos pais na preparação das crianças para o futuro e com a estreia de Tang no Tank, a marca busca consolidar esse propósito dando voz às crianças e suas ideias que podem fazer toda a diferença na preparação de um futuro melhor.

Tang no Tank vai dar protagonismo às ideias das crianças, apoiando-as para que possam tirá-las do papel e do campo da imaginação. O projeto conta com a participação de Xuxa Meneghel e dois Tubarões do programa Shark Tank Brasil, João Appolinário e Camila Farani, como jurados.

Xuxa foi convidada a se juntar aos renomados Tubarões por sua trajetória com o público infantil, construída em décadas de carreira, além de ter sempre incentivado a voz das crianças. Como um grande empresário, João Appolinário irá usar toda a sua experiência para ouvir e guiar as ideias dos pequenos que buscam preparar um futuro melhor. A investidora - anjo de sucesso, Camila Farani, traz a visão de empreendedorismo e de negócios que os projetos necessitam, ajudando os pequenos a colocarem em prática as ideias para um mundo melhor.

A exibição trará os planos empreendedores das crianças em três categorias: criatividade – novas ideias de negócios que corroborem com a intenção da marca de contribuir para um futuro melhor; sustentabilidade – como resolver problemas que envolvem o tema e formas de preservar o meio ambiente; sociedade – ideias para transformar ou melhorar a cidade, bairro ou micro comunidade.

O projeto recebeu centenas de inscrições de crianças de 6 a 13 anos de idade e as ideias selecionadas serão apresentadas pessoalmente aos jurados durante os episódios. Os autores das três ideias vencedoras, sendo cada uma delas de uma categoria, serão premiados com o valor total de R$ 30 mil reais, cada, por Tang, além de terem a oportunidade de receber conselhos preciosos dos Tubarões para tirar suas ideias do papel.

“Acreditamos que as crianças têm um forte potencial para pensar em ideias que podem transformar o futuro e que encorajá-las nessa fase contribui para a formação de cidadãos que lutam por um mundo melhor. Desejamos que os fãs da marca e do programa Shark Tank Brasil se emocionem com Tang no Tank e que as ideias apresentadas pelos peixinhos inspirem pais e filhos”, declara Paloma Di Santo, Diretora de Marketing de Bebidas em Pó da Mondelēz Brasil.

Tang selecionará os vencedores e distribuirá o prêmio em dinheiro. A atração ainda contará com um reforço de comunicação desenvolvido pela agência David, nas redes sociais da marca como, Twitter, Youtube, Facebook, Instagram e também nas redes sociais do Shark Tank Brasil, onde pais e filhos poderão assistir tudo que acontece por trás das câmeras durante as gravações.

Tang no Tank

Estreia: 15/6, às 12h.

Onde: YouTube do Shark Tank Brasil

Novos episódios: Às terças-feiras, nos dias 15, 22 e 29/6, e 6/7.

Ficha Técnica

Título: Tang no Tank

Anunciante: Mondelēz

Produto: Tang

Agência: Pros

Co-CEOs: Fernanda Tchernobilsky e Daniela Graicar

Diretores de Criação: Maria Claudia Mestriner, Katia Santos e Mario Telles

Criação: Rodrigo Cardozo

Produção: André Patrício e Natasha Assuf

Estratégia: Mario Telles e Vitor Pavarini

Negócios: Ana Assaly e Jessica Carvalho

Produtora: FLORESTA PRODUÇÕES

Direção: FLORESTA PRODUÇÕES

Direção Executiva: Adriana “Dida” Silva

Direção de Entretenimento: Telma Fernandes

Coordenação de Produção de Entretenimento: Carolina Montin

Direção do Programa: Andrea Cassola

Assistente de Direção: Thamara Cumplido

Supervisão de Set: Bilinho

Roteirista: Ronaldo Araújo

Produção de Conteúdo: Marilia Silva

Produção de Conteúdo: Ana Flavia Almeida

Coordenação de Produção de Base: Karin Carvalho

Supervisão Técnica: Guilhermo Santiago

Coordenação Técnica: Pietro Polachini

Cliente: Paloma Angelica Di Santo e Bruna Tasca Twiaschor

Snack Talk – Content Hub da Mondelez Brasil: Priscila Pasqualetti, Bárbara Savazzoni, Thaís Marques, Luiza Moraes, João Capusso, Debora Hadad, Giovanna Serafim.

Ficha Técnica SONY

Realização e Exibição: Sony Channel - Sony Pictures Television

Diretor de Branded Content: Eduardo Coutinho

Coordenadora de Branded Content: Camila Mammoccio.

Ficha Técnica DAVID

Agência: DAVID

Cliente: Mondelēz

Produto: Tang

MD, Global COO: Sylvia Panico

Global CCO & Partner: Pancho Cassis

VP de criacao: Rafael Donato

ECD: Edgard Gianesi

Direção de criação: Alexandre Musa e Sergio Magrao

Criação: Caio Kochenborger, Ingryd Cruz

Atendimento: Carolina Vieira, Regina Madeira, Mavi Sobral, Dafne Macieira

Planejamento: Daniela Bombonato, Caue Martins, Felipe Padua, Camila Baltar

Mídia: Márcia Mendonça, Marina Satler, Larissa Abreu

Aprovação do cliente: Paloma Angelica Di Santo, Gabriel Macruz, Fernanda Verrengia e Bruna Twiaschor

Sobre Tang

Nascida em 1959 como uma deliciosa alternativa ao suco de laranja, a marca de refresco em pó Tang está presente à mesa de milhões de consumidores em pelo menos 90 países. No Brasil, o produto completa 45 anos e é líder absoluto da categoria.

Sobre o Sony Channel na América Latina

O Sony Channel é um dos principais canais de TV paga de entretenimento e variedades da região, visto por mais de 20 anos como um dos destinos favoritos do público latino-americano interessado em aproveitar uma oferta de programação internacional e regional emocionante e de alta qualidade, que inclui produções originais e filmes aclamados. Sony Channel cria momentos que inspiram e divertem, com o poder de transformar, surpreender e conectar-se com o público através da narração de histórias. Diariamente, o canal apresenta conteúdo novo e cativante no horário nobre, com programas como The Good Doctor, Grey’s Anatomy, Station 19, Shark Tank US e suas versões locais no Brasil, Colômbia e México, entre outros. Como canal símbolo da Sony Pictures Television na América Latina, Sony Channel está disponível em espanhol e português, chegando a mais de 55 milhões de lugares em mais de 18 países da região. Os programas mais vistos do Sony Channel também podem ser acessados através do site do canal e também de aparelhos móveis, por meio de aplicativos disponíveis para iOS e Android.

Para mais informações, visite: https://br.sonychannel.com/

Sobre a Mondelēz Brasil

A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) é líder global em snacks e estápresente em 150 países. Com receita líquida de aproximadamente US$ 27bilhões em 2020, a Mondelēz International tem em seu portfólio marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Clight, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras. A Mondelēz Brasil é o quarto maior mercado da companhia do mundo e está presente em mais de 600 mil pontos de venda em todo o território nacional. No Brasil, a operação da Mondelēz conta com oito mil colaboradores e 2 parques industriais, um em Vitória do Santo Antão (PE) e outro em Curitiba (PR), que abriga a maior fábrica de chocolates da companhia no mundo e exporta para 11 países. Visite www.mondelezinternational.com/br/ e siga nosso perfil no Facebook www.facebook.com/mondelezinternational/.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos