Pandemia acelera a busca por divulgação de profissionais liberais

Pandemia acelera a busca por divulgação de profissionais liberais

Pesquisa aponta que 59,3% deles cessaram suas atividades em virtude de algum decreto, seja em nível federal, estadual ou municipal

A pandemia da COVID-19 impactou negativamente alguns setores da economia, como a gastronomia, hotelaria, SPA, salões de beleza, área médica, entre outros. Com medo de sair de casa e respeitando o isolamento social, a população deixou de frequentar lugares que estavam na rotina, e também agendar consultas médicas, essenciais para manter a saúde em dia. “Percebemos hoje um aumento na busca por profissionais liberais em se posicionar melhor, tanto no Google, como nas redes sociais, para conquistar novos clientes, além de trazer os antigos de volta”, afirma o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) mostrou que uma das categorias mais prejudicadas com a pandemia do coronavírus é a dos profissionais liberais: 30% das pessoas desse grupo trabalham com consultoria e 27,4% recebem até dois salários-mínimos. Além disso, 59,3% afirmaram que cessaram suas atividades em virtude de algum decreto, seja em nível federal, estadual ou municipal.

Burlamaqui lembra que hoje as pessoas buscam serviços que tragam o resultado esperado, então para se posicionar nas redes sociais e nas buscas, é preciso ter foco na criação de um valor ou diferencial para o cliente. “Curtidas e engajamento não trazem receita. As redes sociais pode ser um fator de aceleração dessa jornada, mas não se perca nos modismos”, alerta.

Confira as dicas do especialista para que os profissionais liberais se posicionem melhor no mercado, garantindo um aumento de clientes e, consequentemente, aumento de faturamento:

1- Encontre um diferencial: independente da área de atuação, o profissional liberal precisa identificar qual é o seu nicho de atuação. Dentro da sua área, qual o serviço que domina mais, que tem mais conhecimento, e estabelecer um foco maior para ele em todos os seus canais;

2- Esteja presente: ao procurar um profissional, onde o cliente busca informação sobre o profissional? Primeiramente, organize a sua casa: seu site. Ele deve ser claro e expor os diferenciais, espaço físico (se houver) e acesso para contato imediato com o profissional. É preciso estar também nas redes sociais, com presença constante, atento às dúvidas e perguntas dos seguidores;

3- Humanize seu perfil: entenda o seu público e veja se a sua vida pessoal agrega para seu cliente. A dica é mesclar as postagens pessoais e profissionais, mas sempre lembrando do objetivo principal, que é mostrar seu diferencial e converter essa aparição em negócios;

4- Espere o crescimento orgânico: uma empresa existe para conquistar clientes e não seguidores! Quando a interação é baixa, os algoritmos que regem essas redes entendem que o conteúdo não é relevante para eles, e passa a oferecer com menor frequência os posts nos feeds. É a métrica da vaidade: curtidas e engajamento não trazem receita;

5- Conheça a legislação: cada conselho que rege as profissões tem suas regras quando a divulgação dos serviços, seja nos sites ou através das redes sociais. Tenha conhecimento dessas normas, para não correr o risco de um processo ou qualquer problema com o registro profissional;

6- Siga a concorrência: esteja atento ao que a concorrência está fazendo, mas não se baseie no número de seguidores e sim como está a agenda desse profissional. O que eles estão fazendo? Faz sentido para você? É uma ótima forma de conhecer as possibilidades e escolher o próprio caminho;

7- Esteja aberto a mudanças: se o seu foco não surtiu efeito, avalie, mude, faça diferente! Nada precisa ser para sempre, é possível reavaliar suas ações sempre que necessário e escolher novas estratégias e caminhos!

Burlamaqui lembra ainda que o caminho para gerar essa confiança muitas vezes é um longo processo. “Não desista! Se a sua estratégia foi erguida com uma fundação sólida, com base em análise, estudos e verdade, ela vai surtir efeito”, finaliza o especialista.

Sobre Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia

Consultoria empresarial em marketing e estratégia de negócios, a Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia atua nas áreas de branding, gestão de marcas, design estratégico e inovação, por meio de uma metodologia única, que visa escalar o faturamento dos clientes e posicionar cada um deles como referência no mercado em que atuam. A empresa conta com sedes em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Alegre.

www.marketingestrategia.com.br

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Sesc PR prorroga inscrições para edital de Contos Infantis Inéditos  

Sesc PR prorroga inscrições para edital de Contos Infantis Inéditos

Interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio

As inscrições para a seleção de contos infantis do Sesc Paraná foram prorrogadas. O novo prazo é o dia 31 de maio, e os interessados podem participar preenchendo o formulário disponível no site da instituição de forma gratuita. Ao todo, 10 obras inéditas serão classificadas para compor uma coletânea que será impressa no formato de um livro ilustrado, e distribuído em todo o estado.

Estão aptos para participar pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos completos – considerada a data de inscrição –, nascidas ou residentes no Paraná e não contempladas nas duas últimas edições.

Cada autor selecionado receberá 20 exemplares da coletânea, além de participar do lançamento do livro na 40ª edição da Semana Literária, em Curitiba, e integrar um bate-papo na programação do evento, com o benefício de ter as despesas custeadas pelo Sesc – caso seja realizado no formato presencial.

Entende-se por conto, uma narrativa ficcional curta, com tema único, espaço e tempo limitado e com número reduzido de personagens. O tema é livre, porém deve ter o estado do Paraná como cenário e, obrigatoriamente, direcionado ao público infantil com idade até 11 (onze) anos, em forma, linguagem e conteúdo.

Esta é uma iniciativa de fomento à produção paranaense, que oportuniza a produção e divulgação de trabalhos literários autorais, reconhece e valoriza a cultura desenvolvida no estado, e produz um resgate dos elementos que compõem a identidade regional.

Edital de Seleção de Contos Infantis Inéditos

Inscrições prorrogadas até 31 de maio

Clique aqui para ter acesso ao edital

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RIC, Massa e Band juntam forças para a Campanha “Unidos Contra Fome”

RIC, Massa e Band juntam forças para a Campanha “Unidos Contra Fome”

Grupos de comunicação convidam a população para doar alimentos não perecíveis numa grande ação de solidariedade pela vida e contra a pandemia, em todos os seus veículos

O Grupo RIC, o Grupo Massa e a Band Paraná juntaram forças para lançar a campanha “Unidos Contra a Fome”, que convida a população de Curitiba e região metropolitana a um grande exercício de solidariedade. A pandemia da Covid-19 afetou a economia, aumentou o desemprego e milhares de famílias não têm como se alimentar adequadamente. A partir desta quinta-feira, dia 13 de maio, todos os os veículos dos grupos vão divulgar vídeos fazendo um chamamento à sociedade. Eles também vão mostrar como os alimentos não perecíveis podem ser doados e a lista das entidades que estão preparadas para recebê-los. Cada uma das instituições vai providenciar a distribuição para as famílias cadastradas.

Os vídeos trazem um apelo único em favor da sociedade por gestos que ajudem a salvar vidas: “A pandemia mudou a vida de muita gente e a fome atingiu milhares de pessoas. O momento é de união, de solidariedade e acima de tudo de muito amor e empatia. Temos que olhar para o próximo e pensar na coletividade. Unidos sairemos mais fortes e preparados para enfrentar o que vier. Doe, a vida é o mais importante. Tem gente passando fome. Una-se a nós e doe alimentos agora”.

A mensagem foi gravada por apresentadores das casas. Pelo Grupo RIC, participam Jasson Goulart, Marc Sousa, Paulo Gomes, Guilherme Rivaroli e Simone Hammes. A Band Paraná traz Jocelito Canto, Val Santos, Alessandra Consoli, Cristiano Santos e Hassan Neto. Pelo Grupo Massa, falam Ana Fhernandes, Gilberto Ribeiro, Rafael Massa, Kelly Pedrita e Eleandro Passaia.

Corrente de solidariedade

"Esse movimento de união mostra que o nosso principal propósito é o povo paranaense. Nós do Grupo RIC, do Grupo Massa e da Band Paraná entendemos que há uma parte da sociedade precisando e muito da nossa ajuda. O poder da comunicação só é válido quando convertido em prol da comunidade. Unidos Contra a Fome é o exemplo mais claro de que nós colocamos a sociedade paranaense acima de tudo”, diz Marcus Yabe, diretor corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo RIC.

Para Mauro Lissoni, diretor de conteúdo e programação da Rede Massa, nesse momento é preciso formar uma grande corrente de solidariedade. “Deixamos a disputa por audiência de lado, pensando em prol do coletivo. Vivemos um período de muita tristeza e insegurança e nós, como representantes dos veículos de comunicação, exercemos um papel importantíssimo na sociedade. Além de informar, podemos ajudar a amenizar a dor de tanta gente enfrentando essa pandemia juntos.”

Já João Azevedo, gerente de jornalismo da Band Paraná, destaca a importância de “sensibilizar a população para ações de combate à fome neste momento difícil que estamos passando por causa da pandemia. Essa ação vai ajudar as pessoas a se alimentarem. Agora é o momento para dar um pouco de esperança para essa população desesperada”.

Cada emissora criou uma área de informações dentro de seu site, com a lista das instituições participantes, que podem ser acessadas nos endereços: ricmais.com.br/ucf/, massanews.com/unidoscontrafome e bandparana.com.br/unidoscontrafome/.

Unidos por Você

A campanha Unidos Contra a Fome dá sequência ao trabalho conjunto realizado em 2020 na campanha "Unidos por você", que também contou com a Catve. As emissoras das cidades de Cascavel, Curitiba e Maringá se uniram na produção de 30 vídeos intitulados #UnidosPorVocê que destacaram o poder da solidariedade, levando mensagens de esperança à população durante a pandemia da Covid-19.

A campanha, que foi vencedora do prêmio da ADVB Paraná, na categoria Comunicação, resultou em números expressivos. Foram cerca de 9 milhões de impactos na TV e nas redes sociais, com mais de 3 milhões de pessoas alcançadas.

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OMO Lavanderia, Recco, Vivara e outras 11 novas marcas chegam ao Shopping Curitiba

OMO Lavanderia, Recco, Vivara e outras 11 novas marcas chegam ao Shopping Curitiba

Quatro operações já começaram as atividades e outras dez inauguram em breve

Grandes inaugurações chegam ao Shopping Curitiba, no total 14, sendo que 4 delas já abriram as portas e 10 serão inauguradas em breve. Uma delas é a OMO Lavanderia Self-Service que traz para Curitiba um modelo inovador: será a primeira operação de autoatendimento da marca dentro de um shopping em todo o Brasil. A inauguração está prevista para o mês de julho.

A OMO será uma lavanderia 100% automatizada, ideal para aqueles que gostam de realizar todo o processo sozinhos, porém, fora de casa e com a qualidade de máquinas profissionais. Além disso, a operação seguirá um modelo digital, marcado pela conectividade. “Curitiba mais uma vez largará na frente em inovação. Este modelo de negócio caminha junto às mudanças que estamos vivendo, contribuindo com a redução do consumo de água e energia e valorização do nosso tempo”, detalha o franqueado Orlando França Lamour.

A Recco Lingerie, também fará parte do mix de lojas do Shopping Curitiba a partir de junho. Será a primeira loja com o novo conceito do grupo, integrado ao omnichannel da marca. A loja trará aos clientes peças com materiais de alta tecnologia, com destaque para a linha Infinity, com sutiãs desenvolvidos para os diferentes corpos femininos. Outra grande marca que irá abrir as portas em julho é a Vivara, a maior rede de joalherias do Brasil, com joias exclusivas concebidas com design inovador.

No setor de gastronomia, estão confirmadas para o primeiro semestre as inaugurações da Sandes & Co, especializada em sanduíches e pratos saudáveis e da Grano & Vino, que une a tradicional cozinha italiana com a contemporaneidade dos nossos tempos. A Oakberry, reconhecida pelo seu açaí 100% natural, e a franquia Mr. Cheff, que serve pratos executivos, porções e gratinados, também estarão entre as novidades.

A Óticas Carol será inaugurada em breve, assim como a perfumaria Casa Sade. A Inovathi irá oferecer aos clientes diversos modelos de bolsas, malas, mochilas e pastas, entre outros produtos.

Em pleno funcionamento

Além das novidades que estão por vir, recentemente chegaram ao Shopping Curitiba quatro novas operações de diversos segmentos: um quiosque de doces da Mellow Candy Shop, a Coin Cloud Brasil trazendo o primeiro caixa eletrônico de bitcoins da cidade, a maior rede de escolas gamers do país, a MK+ Academy, e o quiosque de acessórios e semijoias Toda Garota Quer.

A Mmartan e a Ótica Lens já fazem parte do mix de lojas do Shopping Curitiba, e estão passando por reformas trazendo um layout mais moderno.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@shoppingcuritiba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

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De vilã à mocinha: como tornar a Matemática a disciplina preferida dos pequenos

De vilã à mocinha: como tornar a Matemática a disciplina preferida dos pequenos

Com alguns ajustes, é possível fazer com que a disciplina não se transforme em um bicho-papão, mesmo durante o ensino remoto

Quem nunca suou as mãos ou teve uma dor de barriga diante de uma prova de Matemática? Não é novidade que a disciplina é uma das mais temidas pelos alunos, sobretudo quando passa a exigir mais de crianças e adolescentes. Porém, com alguns ajustes, tanto em casa, como na escola, é possível estudar Matemática sem traumas e sem medos.

“Normalmente, o aluno traz consigo um preconceito de que a Matemática não é legal, de que é uma disciplina para poucos - ou você é bom em matemática, ou você não é! Somado a esse fato, temos ainda conteúdos que exigem de nossos estudantes uma maior compreensão. Percebemos a necessidade de a escola trabalhar a disciplina de forma que faça sentido para o aluno. Devemos, enquanto professores, estarmos atentos à realidade de nossa sala de aula, partindo de conhecimentos prévios de nossos alunos, a fim de buscar a equidade, transmitindo a cada um o que precisa. Somente dessa forma, poderemos mostrar que a Matemática vai além de nossa sala de aula, que possui uma relação direta com a sociedade que estamos inseridos. É importante que tenhamos professores preparados para trabalhar com uma matemática visual, criativa e encorajadora. Professores que desenvolvam em seus planos de aula estratégias que levem os alunos à compreensão. Que “façam boas perguntas', que promovam reflexões críticas, que ofereçam ferramentas adequadas a seus alunos, tornando-os protagonistas do seu próprio aprendizado”, ressalta a professora Marilda de Souza, especialista em formação docente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo (CIPP).

Como não desenvolver o medo?

Ainda que a Matemática seja temida por muitos estudantes, nos primeiros anos de vida escolar, ela é só mais uma disciplina que, inclusive, boa parte das crianças aprecia. Assim, para que o menino, ou a menina, não desenvolva aversão à matéria no futuro, é importante que haja parceria entre família e escola.

No que diz respeito à escola, é prioridade admitir que existem diferentes formas de pensar a Matemática. "Hoje, em situações-problema, por exemplo, o professor precisa compreender como o aluno chegou ao resultado, valorizando as estratégias utilizadas e não apenas o resultado final”, explica a assessora dos Anos Iniciais de Matemática do Colégio Positivo, Cleonara Diemeier. Já no que diz respeito à família, a professora lembra que é importante que os pais não façam comentários negativos em relação à disciplina e não transfiram para os filhos eventuais medos e frustrações que tenham ou já tiveram. “A autoestima tem impacto direto no desempenho. Muitos alunos não atingem bons resultados na Matemática, mas percebemos que muitas vezes é uma “falsa dificuldade”. Ou seja, o problema não é a disciplina, mas sim a baixa autoestima. Por isso, trabalhamos com incentivo, por meio de elogios, para promover as conquistas de cada aluno e fazer ele perceber que é capaz e tem potencial”, constata.

Meu filho já tem medo. E agora?

Para quem já tem filhos que não gostam de Matemática, a palavra é paciência. O professor particular nem sempre é a melhor opção, visto que ele pode ter uma metodologia conflitante com a da escola e ainda virar uma “muleta”, fazendo com que o estudante não se interesse pelas aulas regulares, visto que sabe que contará com este auxílio. Na opinião da professora Cleonara, uma boa estratégia seria os pais conversarem com o corpo docente, transmitindo à equipe o que seu filho relata em relação ao aprendizado dessa disciplina. Assim, o professor poderá compartilhar com a família como vê a relação do aluno com a Matemática. “É um processo de desconstrução de traumas ou medos, no qual é necessário investigar o que pode aproximar o aluno da Matemática", sugere, e ressalta: "a afetividade do professor tem papel fundamental nesse processo”.

Ensino remoto. E agora?

O ensino remoto nem sempre é um elemento dificultador, mesmo para disciplinas consideradas difíceis, como a Matemática. De acordo com a professora Cleonara, a modalidade remota causou mais dificuldades para as gerações X ou Millennial, do que para a geração Z. “Para as crianças, aprender de diferentes maneiras desperta o interesse. Ouvi de um aluno na aula presencial ‘professora, em sala eu nunca tinha coragem de perguntar e participar, mas o ensino remoto me ajudou a mudar, lá eu fazia as perguntas, inicialmente no bate-papo, depois fui abrindo o áudio e agora acho que sou um dos que mais participam e estou conseguindo fazer isso em sala’. Nossos professores estão buscando despertar o interesse, valorizando conquistas dos alunos, trabalhando o raciocínio lógico e a autonomia, mesmo por trás de uma telinha”, relata.

Segundo Cleonara, nesse momento é ainda mais importante que pais passem segurança para seus filhos. “Eles devem mostrar que as crianças têm capacidades, que nem todos temos as mesmas habilidades e gostos por uma ou outra área do conhecimento, mas que precisamos e somos capazes de nos superarmos frente a cada uma dessas áreas, realizando conquistas”, conclui.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Colégio Positivo - Internacional, o Colégio Positivo - Água Verde, o Colégio Positivo - Boa Vista e o Colégio Positivo - Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à Educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Com a aquisição do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 15 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Pré-Vestibular.

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