Sicredi expande programa de formação de jovens lideranças para todo Brasil

Sicredi expande programa de formação de jovens lideranças para todo Brasil

Além de agora ser nacional, Programa Comitê Jovem Sicredi passa a ter o processo de formação realizado em 18 meses

Os jovens são protagonistas nas transformações sociais e cada vez mais têm se relacionado com organizações que sejam alinhadas com seus valores. Para auxiliar na construção de um futuro próspero e conectado às novas gerações, a Fundação Sicredi uniu as melhores práticas e ações das cooperativas realizadas com os jovens associados e institucionalizou o programa Comitê Jovem Sicredi.

A iniciativa surgiu em 2015 em algumas cooperativas do Sicredi, para fomentar o surgimento de jovens lideranças cooperativistas entre os colaboradores e associados. Desde então, foi replicado em outras regiões do país e rendeu reconhecimentos internacionais aos jovens participantes, como premiações no WYCUP (World Council Young Credit Union People), iniciativa global de estímulo à formação de jovens lideranças e que premia projetos com potencial de impactar globalmente o cooperativismo de crédito com uma bolsa anual de estudos concedida pelo WOCCU (sigla em inglês para Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito).

Entre as novidades do Programa está a metodologia para a formação dos integrantes, que agora será realizada em 18 meses e contempla uma série de encontros e atividades baseadas em quatro perspectivas: linguagem acessível, pílulas de conteúdo, desafios reais e colaboração entre os membros. Esta formação se dá por meio de uma jornada que contempla workshops, minicursos em uma plataforma gamificada, desafios reais, desenvolvimento de projetos com benefício social, mentoria e Summits. Tudo isso com uma linguagem adaptada ao público jovem.

“Temos colhido muitos frutos a partir do trabalho com os jovens, os quais têm se engajado e liderado iniciativas que não só beneficiam as comunidades onde são realizadas, como também servem de exemplo e inspiração para o mundo todo. A ampliação e o aperfeiçoamento da metodologia de formação dos jovens cooperativistas darão ainda mais impulso para que sejam plantadas novas sementes que, com certeza, gerarão mais prosperidade à sociedade”, ressalta o conselheiro da Fundação Sicredi, diretor do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU na sigla em inglês) e da Fundação WOCCU, Manfred Alfonso Dasenbrock.

Para estimular nos participantes a criação de projetos que gerem benefício à sociedade, a grade curricular é alinhada ao perfil dos jovens associados e explora temas como cooperativismo e educação financeira, liderança e protagonismo, exploração e prototipagem, autoconhecimento e propósito, sustentabilidade e impacto positivo, empreendedorismo e inovação e voluntariado. O programa conta com a parceria da Jr. Achievement, por meio da iniciativa JA Startup, para apoiar os participantes na construção de projetos com impacto social para as comunidades onde residem.

Outra novidade do programa, agora institucionalizado, é a mentoria. A partir dos encontros com mentores voluntários, que podem ser colaboradores do Sicredi, coordenadores de núcleo ou associados membros da comunidade, a expectativa é que os jovens desenvolvam habilidades para transformar suas ideias em projetos que beneficiem a comunidade, econômico e ambiental nas suas regiões. Já reconhecidos por proporcionarem a troca de conhecimentos e práticas entre cooperativistas de diferentes comunidades, os Summits regionais de jovens serão mantidos como ações do Programa Comitê Jovem Sicredi.

Referência mundial

Os projetos desenvolvidos com os jovens pelo Sicredi no Brasil são referência para cooperativas de todo o mundo e isso foi reforçado na edição 2020 do Fórum do WYCUP, que contou com a presença de centenas de profissionais do setor, em diversos países. Um dos destaques foi a premiação do associado Vinícius Mattia, de 26 anos, com o projeto “Agricultura Familiar e Alimentos Sustentáveis“, que ficou entre as três melhores iniciativas apresentadas.

Outro destaque foi o reconhecimento do trabalho de apoio ao desenvolvimento de jovens lideranças desenvolvido pelo Sicredi por representantes de cooperativas de outros países. O polonês e também vencedor no WYCUP Piotr Palka, contou como uma visita técnica feita ao Sicredi em 2019, durante o Summit Jovem organizado pela instituição no Brasil, lhe proporcionou importantes conhecimentos sobre boas práticas, as quais ele tem levado para sua cooperativa na Polônia, entre elas a própria criação de comitês jovem.

Na edição 2020 do WYCUP, o Sicredi concorreu também com outros seis cases de jovens cooperativistas. As iniciativas foram lideradas por colaboradores e associados em municípios do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, Tocantins e uma delas no Haiti, país do Caribe. Os projetos tiveram foco em temas como relacionamento das cooperativas com a comunidade local, educação financeira, agricultura familiar, geração de oportunidades para mulheres, entre outros que buscam apoiar no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e próspera.

Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o Sicredi desenvolve a iniciativa dos Comitês Jovem em 21 cooperativas com o envolvimento de cerca de 600 membros ativos. O projeto tem, ao longo dos anos, promovido a inclusão dos jovens nas cooperativas de crédito, gerando capacitação para cargos de liderança no cooperativismo e na sociedade.

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Conheça os benefícios do óleo de coco para o seu pet

Conheça os benefícios do óleo de coco para o seu pet

Já muito utilizado na dieta humana, o óleo de coco também se mostra um produto com muitos benefícios para os Pets. Confira as dicas do veterinário Orlando Neto para utilizar o óleo e trazer mais qualidade de vida ao seu bichinho

Rico em ácidos graxos, componentes essenciais para a nutrição dos pets, o óleo de coco também pode melhorar o metabolismo, aumentar o “colesterol bom” (HDL), diminuir o “colesterol ruim” (LDL) e fornecer uma fonte saudável de energia aos pets.

Muito popularizado na culinária e no uso estético, o óleo de coco é um dos queridinhos da população brasileira quando pensamos em produtos naturais que agregam na saúde e trazem benefícios para o corpo. No entanto, ainda encontramos muitas dúvidas sobre o uso do produto nos Pets. Para esclarecer esses questionamentos, o veterinário Orlando Neto, explica um pouco mais sobre os benefícios do óleo de coco na rotina dos pets.

Como usar o óleo de coco na dieta dos cachorros

O óleo de coco é um ingrediente muito utilizado na culinária principalmente por quem quer trazer aos seus pratos um produto natural e saudável. Na dieta dos pets o óleo também pode ser um belo diferencial promovendo a função normal da tireoide, ajudando a prevenir e controlar a diabetes, além de ajudar a construir ossos fortes, melhorar a saúde bucal, reduzir reações alérgicas e melhorar a saúde da pele do animal.

“O óleo de coco é um ingrediente rico não só para a dieta dos seres humanos e pode colaborar muito com a saúde dos pets. Além de seu uso deixar o pelo do pet macio e sedoso, o óleo também melhora doenças da pele, melhora a digestão e a absorção de nutrientes, auxilia na cura de distúrbios digestivos, elimina o mau hálito entre outros benefícios", destaca Orlando Neto, veterinário.

O especialista ressalta que para conseguir esses resultados o óleo deve ser introduzido na dieta dos bichinhos aos poucos “Para cães de porte pequeno e gatos recomendo uma colher de café ou chá por dia, cães de porte médio, até uma colher de sobremesa por dia, para cães maiores, de porte grande e gigante pode oferecer uma ou duas colheres de sopa por dia. O óleo pode ser misturado na alimentação natural, dieta cozida ou na ração do pet”, orienta.

Óleo de coco para prevenir infecções

O óleo de coco também pode ser usado na higiene dos pets ajudando a prevenir infecções. Segundo o veterinário, o óleo de coco contém agentes bacterianos, antivirais e antifúngicos que previne o processo de infecção, além de ajudar na limpeza de infecções nos olhos e ouvidos. O produto também pode ser utilizado para acelerar o processo de cicatrização de cortes, machucados, picadas de insetos e feridas.

“Para ser utilizado na cicatrização dos pets basta aplicar o óleo no local em quantidades fracionadas de acordo com o ferimento”, reforça Orlando.

Os benefícios do óleo de coco na pele do pet

Assim como nas pessoas, aplicar óleo de coco na pele do seu cão pode ajudar a infundir a umidade da pele dele. Especialmente importante nos meses de inverno. Além disso, evita descamação ou outros sinais de irritação. Então, se o cão já tem pele seca ou caspa, o óleo de coco é altamente eficaz e colabora com a hidratação.

“Basta esfregar uma pequena quantidade nas mãos e massagear a pele, passando os dedos no pelo. É importante ressaltar que apesar da segurança do óleo de coco, se o seu pet tiver uma condição de saúde delicada, ele precisa ser avaliado por um profissional antes do uso do produto”, destaca Orlando Neto.

Óleo de coco para ser utilizado na escovação dos dentes do pet

Se o seu pet não gosta de escovar os dentes o óleo de coco pode ser um aliado. As propriedades antimicrobianas do óleo de coco fazem dele uma maneira natural de limpar os dentes. “O óleo de coco também pode ajudar a eliminar bactérias nocivas aos pets e evitar a formação de placa, que pode gerar doenças mais graves. Para utilizar o produto na escovação dos dentes do cão ou do gato basta aplicar como se fosse o creme dental com uma escova de dentes adequada ao pet, ou com o dedo se achar melhor”, finaliza Orlando Neto, veterinário.

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Sicredi está entre as melhores instituições financeiras do Brasil, segundo Forbes

Sicredi está entre as melhores instituições financeiras do Brasil, segundo Forbes

Resultado faz parte do ranking World's Best Banks 2021, realizado em 28 países e que avaliou critérios como atendimento, serviços digitais, entre outros

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de cinco milhões de associados e presença em 24 estados e no Distrito Federal, conquistou a sétima posição do país no ranking World’s Best Banks 2021, elaborado pela Forbes em parceria com a empresa de estatísticas Statista. No total, 500 bancos foram listados globalmente na publicação.

A pesquisa, de caráter popular, levou em conta a opinião de 43 mil respondentes, de 28 países diferentes e avaliou as instituições com base na satisfação geral e recomendação, a partir dos elementos confiança, termos e condições, atendimento ao cliente, serviços digitais e consultoria financeira. Os participantes indicaram as instituições financeiras onde possuem ou já possuíram uma conta corrente ou poupança e em seguida responderam um questionário detalhado, dando notas baseadas na sua experiência.

“A presença em uma lista tão relevante nos orgulha muito, pois premia o nosso modelo de atuação diferenciada dentro do setor financeiro. Enquanto cooperativa de crédito, somos focados em atender as necessidades dos nossos associados, que possuem poder de participação nas decisões e resultados das cooperativas. Para isso, buscamos estar próximos das pessoas, sendo um integrante ativo das comunidades e buscando gerar prosperidade além dos serviços financeiros. Em resumo, mantemos os diferenciais positivos do cooperativismo, ao mesmo tempo em que investimos em tecnologia, gerando soluções que facilitam as rotinas das pessoas, e é todo esse conjunto que gera boas experiências em quem se relaciona conosco”, afirma o presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi João Tavares.

Crescimento e solidez

Em março deste ano, o Sicredi ultrapassou a marca de cinco milhões de associados e tem mantido um ritmo constante de expansão de áreas de atuação, estando hoje presente em quase 1,5 mil municípios do país, com mais de duas mil agências e 30 mil colaboradores. Atualmente, a instituição detém R$ 159, 9 bilhões em ativos, R$ 20, 8 bilhões em patrimônio líquido e R$ 105, 7 bilhões em depósitos. Além disso, por meio de sua Gestora de Recursos (Asset), são mais de R$ 50 bilhões administrados.

O Sicredi possui ratings das principais agências de classificação de risco mundiais: Fitch (AA), Moody´s (Aa2) e Standard & Poor´s (AAA), além da classificação como “Forte” da Fitch em relação à Asset do Sicredi.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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O agente de viagem do Século XIV

O agente de viagem do Século XIV

Adonai Aires de Arruda Filho*

Em tempos de crise, as mudanças aceleram. A famosa digitalização deixou de ser clichê para ser uma obrigação. A necessidade de redução de custos e governança, ou seja, a profissionalização. Apesar de todas as tristezas que vieram e que ainda estão nos impactando, seja com mortes de pessoas ou pela crise econômica, trouxe a oportunidade da reorganização, de olhar para dentro e de se reinventar ou iniciar esse processo. Muitos ainda aproveitaram para aprender por meio dos milhares de cursos que ficaram disponíveis e de lives sobre os mais variados temas. O pioneirismo fez algumas empresas se destacarem. As que vieram "no vácuo", começaram a trazer mais do mesmo e perderam audiência. Felizmente, pudemos observar que muitos evoluíram e compreenderam as contas do turismo, principalmente no que toca à relação comercial operadora x agência. Em consequência disso, mesmo com pandemia, seguimos obtendo crescimento de forma sustentável e, cada vez mais, parceiros mais próximos de muitas agências.

Tivemos a oportunidade de explicar um pouco mais sobre as contas de markup, comissionamentos, repasses, câmbios... talvez não tenhamos conseguido alcançar a todos, outros não deram abertura ou ouvidos e, infelizmente, nos deparamos diariamente com agentes do século XIV.

Provavelmente alguns venham a se sentir ofendidos mas, na verdade, a analogia usada é um comparativo histórico do início do século XIV com o que estamos vivendo atualmente. Aquele período ficou famoso pela trilogia da morte, composta pela peste negra, a fome e a guerra. Facilmente conseguimos explicar que vivemos as três situações, com as devidas atualizações da modernidade.

Embora o processo histórico já fale por si só, atualmente temos o vício dos 14%. Existem agentes que caíram nesse discurso e, em todo processo de venda, vem a pergunta: "vocês pagam 14%?", seguido do argumento: "porque a operadora Y paga! E a Z também!" Entendemos a necessidade de melhoria de margens, mas quando ela é predatória, os efeitos são ainda mais avassaladores! Não preciso trazer exemplos do que aconteceu com as operadoras do século XIV, inclusive recentemente, colocando a culpa na pandemia. Num processo no qual a conta não fecha, quanto mais você vende, maior é o buraco. Trago ainda mais um alerta e ponto de reflexão.

Até o ano passado, operadoras do século XIV vendiam quase 100% de turismo internacional – porque era o que dava mais dinheiro. Nunca se preocuparam com a diversificação do negócio. Existe um número altíssimo de créditos de clientes a serem pagos lá fora quando abrirem as fronteiras e as remarcações. E aquele dólar de R$ 4,15 agora custa R$ 5,70. Será que esse caixa gerado por meio da compra de mercado baseado em comissão será suficiente para pagar o giro e ainda sustentar remarcações com uma média de 25% de déficit ou teremos mais uma vez agências do século XIV pedindo ajuda para reacomodar clientes que ficaram no chão?

Vejo que o pior ainda está por vir. E espero não encontrar amigos e parceiros nessa situação. Estamos à disposição para fazermos contas juntos e crescermos – não só em faturamento, mas de forma sustentável e como pessoas. Obrigado a todos que sempre confiaram e seguem confiando. E para aqueles que aprendem a passar a tempestade, vem a bonança.

* Adonai Aires de Arruda Filho é presidente da BWT Operadora

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Engenho Dom Tápparo aposta na criatividade e resiliência como fórmula de sucesso na promoção de seus produtos

Engenho Dom Tápparo aposta na criatividade e resiliência como fórmula de sucesso na promoção de seus produtos

Apostando em ações simples e criativas, a destilaria bateu recorde de vendas no lançamento de sua cachaça extra premium

Mundialmente conhecida como um dos principais patrimônios da gastronomia brasileira, a cachaça hoje possui status de bebida requintada, mas não foi sempre assim. Marginalizada por muito tempo como a bebida da classe operária, em detrimento ao whisky escocês consumido pela elite, hoje a cachaça divide as prateleiras do mundo com os mais tradicionais e famosos destilados. Fator que se deu graças ao empenho de destilarias sérias a agregar-lhe valor através de ingredientes selecionados, como é o caso do Engenho Dom Tápparo.

Localizada em Mirassol, interior de São Paulo, a 15 quilômetros de São José do Rio Preto, o Engenho Dom Tápparo surgiu pela iniciativa do Sr José Tápparo, patriarca da família, que em 1978 resolveu produzir cachaça tanto para consumo próprio como para presentear familiares e amigos. O sucesso foi tão grande que José viu nessa atividade uma oportunidade de negócio.

Com os anos e a entrada da segunda geração da família, o engenho cresceu e passou a produzir vários tipos de cachaças, coquetéis alcoólicos e licores. Hoje a empresa conta com a colaboração da terceira geração para dar continuidade ao sucesso da destilaria.

Assim como em outros nichos do mercado, o sucesso de um produto não depende apenas de sua excelência, é necessário inovar ante às inúmeras opções a dividirem a prateleira e ao número crescente de novas marcas que aparecem todos os dias. Com a cachaça não é diferente. Se antigamente apenas a alta qualidade do produto era fator determinante para seu sucesso, hoje a visibilidade é quem dá as cartas. Um bom exemplo disso são as redes sociais e seus inúmeros “influenciadores”.

No entanto, apenas divulgar na internet não é garantia de sucesso, é preciso também muita qualidade e criatividade para ser notado nesse imenso mar de informações e propagandas. Ainda assim, mesmo com todo o processo de reformulação tecnológica pelo qual o setor da propaganda tem passado nesses últimos anos, algumas ações mais simples e criativas têm se mostrado bem mais eficazes do que o anúncio em redes sociais. Um bom exemplo é a cachaça Cabaré.

Em uma ação para promover sua cachaça extra premium 15 anos, a família Tápparo decidiu fazer uma parceria com a turnê do show Cabaré no ano de 2015. Desde então, a cachaça Cabaré é sucesso absoluto, registrando recorde de vendas em seu lançamento. Hoje, a linha de cachaças Cabaré conta com os seguintes produtos: Cachaça Extra Premium, Cachaça Prata, Cachaça Ouro, Cachaça Armazenada em Tonéis de Amburana, Ice Sabor Limão e a Coquetel de Canela Fire.

“Não há dúvidas sobre a importância da divulgação do produto no ambiente digital, no entanto essa é uma ação comum para a promoção de uma marca. É fundamental pensar fora da caixinha e criar ações efetivas para chamar a atenção do cliente.” conta Breno Tápparo, diretor de produção e que está à frente do engenho junto com os dois irmãos, Bruno, Giovanni e os pais, Ademilson e Águeda.

E por falar em pensar fora da caixinha, a família Tápparo acertou novamente quando em 2020 promoveu sua cachaça Cabaré nas lives de artistas musicais que se seguiram durante o período de quarentena prolongada. Foram mais de 600 apresentações musicais ao vivo pelo Youtube a promover o produto. Sem contar que também ajudaram milhares de pessoas: mais de 100.000 unidades de álcool em gel, 300 toneladas de alimentos e 300.000 unidades de máscaras foram doadas. Com esse feito o resultado não poderia ser outro a não ser um novo sucesso de vendas.

Ações como essas mostram que para conquistar clientes é necessário muito mais do que apenas jogar uma marca no ambiente virtual, é preciso também muita criatividade e atitude.

Saiba mais em www.domtapparo.com.br

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