Curso no Solar do Rosário ensina restauro de móveis

Curso no Solar do Rosário ensina restauro de móveis 

O restauro de móveis é também uma oportunidade de explorar a história dos objetos e de suas épocas. O curso Resgatando uma História - Restauração de Móveis, no Solar do Rosário, revela diversos aspectos ligados a esta atividade, dando a oportunidade aos alunos de renovarem seus móveis. As aulas com a professora Sandra Maria da Silva acontecem de 11 a 23 de setembro, de segunda-feira à sábado. São duas turmas: pela manhã, das 8h às 13h, e à tarde, das 14h às 19h. 

Resgatando uma História - Restauração de Móveis é ideal para quem quer conhecer a restauração e também para profissionais da área que buscam aprimorar novas técnicas, como laqueação, lustração, pátina, customização e calafetação, entre outros. Serão apresentados conceitos ligados ao restauro, como sustentabilidade e valorização de peças antigas, e também ao empreendedorismo nestas técnicas. O curso é profissionalizante e tem entrega de certificado ao final. 

Resgatando uma História - Restauração de Móveis no Solar do Rosário 

Data: de 11 a 23 de setembro, segunda-feira a sábado

Duas turmas, nos seguintes horários: 8h às 13h e 14h às 19h

Investimento: R$ 1450 à vista ou R$ 1600 a prazo

Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico, Curitiba - PR

Setor de Cursos: de segunda a sexta-feira das 11h às 20h e sábado das 9h às 13h

Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br

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Práticas sustentáveis colocam empresas um passo à frente da concorrência

Práticas sustentáveis colocam empresas um passo à frente da concorrência

Desafio ainda é definir prioridades na hora de estabelecer programas atrelados à estratégia de sustentabilidade

Na pesquisa Estilo de Vida Sustentável, realizada no Rio de Janeiro em 2015, 80% dos entrevistados disseram estar dispostos a pagarem mais por produtos que sejam ambientalmente responsáveis e produzidos por empresas que mantém práticas comerciais éticas. Tal comportamento por parte do consumidor está fazendo um número cada vez maior de empresários enxergarem que ser sustentável e socialmente correto garante à marca um diferencial que pode colocá-la à frente da concorrência. Organizações mundo afora têm firmado compromissos atrelados à sustentabilidade e estão trabalhando de forma a buscar alternativas para que suas ações minimizem impactos negativos e potencializem os positivos. Daí a preocupação com gestão de resíduos, eficiência energética, reaproveitamento de água, governança, contratação de fornecedores, além de investimentos em favor da comunidade e meio ambiente.

Segundo o engenheiro florestal Miguel Milano, diretor da Permian Brasil, presidente do conselho diretor do Instituto LIFE e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, uma parte considerável das empresas já tem projetos na área de sustentabilidade, algumas com iniciativas acertadas, outras com processos “equivocados”, mas é um número menor de empresas que conduz o assunto de forma consistente. “Temos poucas empresas na ponta, de vanguarda neste campo, mas elas têm um impacto muito significativo, seja por causa de sua representativa participação direta no mercado, seja por influenciar fornecedores e a concorrência”, ou como inspiração geral, afirma Milano, que cita como exemplo a iniciativa da Unilever, que processa 1% da soja produzida no planeta, mas compra soja produzida em áreas de desmatamento.

Certificado em prol do meio ambiente

A Certificação LIFE reconhece organizações que desenvolvem ações favoráveis e efetivas à conservação da biodiversidade, colaborando assim com a manutenção de áreas naturais e a oferta dos serviços ecossistêmicos. Antes de se tornar a primeira indústria brasileira a receber a certificação, a Posigraf escalou vários patamares de gestão, alcançando certificações nos campos da gestão da qualidade, gestão ambiental e procedência florestal do papel usado na produção industrial. A adoção da Mata do Uru pela Posigraf, garantindo a preservação da área, foi a mais importante ação para que a gráfica obtivesse a Certificação LIFE. O foco da adoção está em manter a biodiversidade da floresta, mas também abre espaço para o desenvolvimento de pesquisas e atividades educativas no local.

A empresa também pratica algo muito comum hoje no mercado: a preferência a parceiros que atendam a determinados padrões e requisitos sociais e ambientais. E na posição de fornecedora, ela também é auditada por parceiros comerciais que desenvolvem programas de sustentabilidade e precisam garantir o cumprimento de alguns padrões em todas as fases do processo produtivo. “Na Posigraf buscamos praticar a estratégia de sustentabilidade de forma integrada, com processos geridos por meio de indicadores e metas, com orientação para longo prazo e foco no engajamento de stakeholders. Do ponto de vista da gestão da cadeia de suprimentos, acreditamos na construção de relações fundamentadas pela integridade, transparência e atendimento à requisitos legais” afirma a supervisora do Sistema Gestão Integrado da Posigraf, Andréa Luiza Silva Arantes.

A sustentabilidade também é preocupação na construção civil. Com o slogan “Economize e não desperdice”, a A.Yoshii Engenharia lançou, em 2016, uma campanha de incentivo às práticas sustentáveis nas obras. A construtora iniciou um trabalho de conscientização junto aos colaboradores, nos empreendimentos espalhados pelo Sul e Sudeste do Brasil, que está resultando em economia de água, energia e destinação correta de resíduos. O projeto realiza análises quantitativas nos índices de uso de água, energia e geração de resíduos, premiando a obra mais econômica e sustentável a cada trimestre. Segundo o engenheiro da A.Yoshii, Bruno Villasboa Grosso, os resultados positivos são alcançados por meio de informações e orientações passadas aos colaboradores de como reduzir o consumo de energia e água, por exemplo. “É um benefício para a empresa, para o meio ambiente e para os funcionários, que são recompensados com a premiação”, destaca Bruno.

Para chegar aos resultados, a construtora adotou práticas como a utilização de sensores de presença para iluminação, reutilização de água para limpeza de ferramentas e equipamentos, sistema de automação para desligamento da alimentação de energia e água, entre outros. Além das obras, a A.Yoshii também coloca o projeto em ação dentro dos escritórios e dos showrooms, nos quais, além dos itens de energia e água, são avaliados o consumo de telefone, materiais de limpeza e materiais de escritório. A construtora também alia a sustentabilidade e cidadania com o Projeto Criando Arte. Por meio dessa ação, as sobras da construção civil e os resíduos domésticos se transformam em artesanato. O objetivo é capacitar a comunidade, estimulando a geração de renda e a conscientização do reaproveitamento. Seja qual for o ramo da economia ou o público que se pretende atingir, toda essa preocupação é sinal de novos tempos e mostra que quem souber enxergar e se adaptar às exigências do mundo estará sempre um passo à frente.

Novas perspectivas: integração entre a empresa e a comunidade

Novas tendências também têm surgido quando a abordagem de sustentabilidade está atrelada às ações voltadas para a comunidade. Diversas empresas têm buscado alinhar as estratégias dos seus investimentos sociais com o negócio. Uma das razões desse alinhamento é o entendimento que as empresas podem contribuir para além dos investimentos financeiros, envolvendo a sua rede de parceiros e oferecendo as suas habilidades em prol da comunidade. Segundo a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, para potencializar o impacto social, cultural ou ambiental é importante que sejam estabelecidos programas estruturados, com objetivos claros, metas e compromissos de longo prazo, de preferência, utilizando o know-how da própria empresa para potencializar os resultados.

Tendo a melhoria da educação pública brasileira como principal foco, o Instituto Positivo presta assessoria a municípios que desejam atuar em regime de colaboração para melhorar seus indicadores educacionais. No entanto, em meados de 2016, observando uma oportunidade, estabeleceu uma parceria com a Editora Positivo e, juntos, alinharam numa única ação propósitos sociais e ambientais. No início do ano, após mais de seis meses de preparação, 85 mil kits com livros didáticos da Editora Positivo foram doados a prefeituras em regiões com baixo IDH e para instituições que trabalham com crianças e jovens em todo o país. Segundo Mauro Monteiro, diretor de Operações da Editora Positivo, as doações fazem parte de um programa de gestão de estoque da instituição, que possibilita que os materiais remanescentes tenham um destino mais nobre. “Ao mesmo tempo, mais de 25 mil crianças de 14 municípios brasileiros tiveram a oportunidade de estudar com material didático de referência nas melhores escolas do país”, ressalta Monteiro.

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Encontro de animais de estimação é atração no fim de semana

Encontro de animais de estimação é atração no fim de semana

HiperZoo promove encontros de adoção e de cães da raça Buldogue Francês

A adoção de cães e gatos resgatados por ONG´s de proteção animal é fundamental para a continuidade do trabalho dessas instituições e para a redução do número de animais de rua em Curitiba e Região Metropolitana. Quem se dispõe a adotar um animalzinho não está apenas levando um novo amigo para a casa, está colaborando com o bem-estar da comunidade em geral.

“Os encontros de adoção são a melhor oportunidade para colocar ONGs e potenciais adotantes em contato. Por isso promovemos esses eventos periodicamente”, revela Patrícia Maeoka, sócia-proprietária do HiperZoo. Nesse sábado (2) o pet center realiza mais um encontro de adoção em parceria com a ONG Amigo Animal. Desde que a programação de eventos de adoção do pet center iniciou, em novembro de 2016, mais de 260 pets já conseguiram um lar. Para adotar um pet, o interessado deve ter mais de 21 anos, responder a uma entrevista sobre os motivos de adoção, aceitar receber visita de um voluntário da ONG participante e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço para assinar o termo de adoção. Para quem deseja ter um gato como amigo é necessário ter caixa de transporte e possuir telas de proteção nas janelas de casa.

Já quem tem um cão da raça Buldogue Francês como melhor amigo poderá aproveitar um evento totalmente dedicado a ele no domingo (3). Trata-se do 1º Encontro de Buldogue Francês do HiperZoo, que contará com uma programação que inclui palestra sobre história e dicas de comportamento da raça, desfile de moda da marca Jingles Pet, food trucks e a presença de dois buldogues que fazem sucesso no Instagram – o Boss e a Melancia. O primeiro, com mais de 19,5 mil seguidores, diverte os internautas com suas fotos sempre muito expressivas. Já a Melancia, com mais de 28,4 mil seguidores, encanta com seus looks e simpatia.

O Buldogue Francês, também conhecido como Frenchie, é um excelente cão de companhia e costuma pesar entre 8 e 14 kg. Seu temperamento alegre e sociável, bem como sua carinha engraçada conquistaram os pet lovers e a raça faz cada vez mais sucesso.  Como as demais raças de companhia, necessitam de contato constante com humanos. E, apesar do corpinho atarracado conferir-lhes um ar de “atleta”, os buldogues não costumam exigir muitos exercícios, sendo, geralmente, bem tranquilos. Brincalhões e muito inteligentes, costumam chamar a atenção por onde passam. Por isso o encontro promete ser um momento único para quem não resiste a uma fofura. 

Encontro de Adoção com Amigo Animal

Quando: sábado (2), das 10h às 17h

1º Encontro de Buldogue Francês HiperZoo

Quando: domingo (3), das 12h às 17h

Entrada: gratuita

Palestra “História e dicas de comportamento dos Frenchies” com o adestrador Rafael  Wisneski

Quando: domingo (3), das 15h às 16h

Entrada: gratuita

Desfile de moda pet

Quando: domingo (3), das 16h30 às 17h30

Rua Desembargador Westphalen, 3.448 – Curitiba/PR

Telefone: (41) 3078-0909

Site: www.hiperzoo.com.br

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Restaurante curitibano promove feijoada com open bar de vinho e caipirinha

Restaurante curitibano promove feijoada com open bar de vinho e caipirinha

Comandado pelo premiado chef Dudu Sperandio, o Quanto Basta vai oferecer um menu especial ao preço fixo de R$ 67,90 

Final de semana combina com feijoada, e nada melhor do que saborear a delícia preparada com excelência por um dos grandes nomes da gastronomia paranaense. Pensando nisso, neste sábado, dia 02 de setembro, o Quanto Basta, restaurante curitibano comandado pelo premiado chef Dudu Sperandio, vai promover um almoço especial, com um cardápio repleto de sabores com a cara do Brasil. 

Durante o evento, o público terá a oportunidade de saborear opções de feijoadas, harmonizadas com um open bar de vinho e caipirinha, por apenas R$ 67,90 por pessoa. Além de caipirinhas de vários sabores, casa separou três rótulos para o evento: Raro Espumante, Santa Inês Sauvignon Blanc e Santa Inês Carménère. O menu do sábado inclui ainda preparos clássicos da cozinha italiana e diversas opções de sobremesas. 

O Quanto Basta fica na Rua Mateus Leme (nº 1098), no Bairro Centro Cívico. Aos sábados o restaurante funciona das 12h às 15h. Mais informações pelo telefone (41) 3253-0030 ou no site www.dudusperandio.com.br.

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Plaenge avança em ranking do Valor Econômico

Plaenge avança em ranking do Valor Econômico

Empresa se destaca entre as dez maiores do País  no segmento de empreendimentos imobiliários 

O Grupo Plaenge figura entre as 10 maiores empresas do Brasil na categoria “Empreendimentos Imobiliários” pelo ranking Valor 1000, realizado anualmente pelo Jornal Valor Econômico. Conforme a publicação, a construtora registrou crescimento de cerca de 8% no critério Patrimônio Líquido, passando de R$ 718,9 milhões, no relatório do ano passado, para R$ 778,2 milhões no atual. A Plaenge ainda se destaca por ter avançado 79 posições no ranking geral. Pelo quarto ano consecutivo, a construtora ainda aparece como a maior e melhor empresa do Sul do País na sua categoria

Para o diretor da Plaenge, Fernando Fabian, o fato de a construtora manter o crescimento, registrar avanços no patrimônio líquido e no posicionamento do ranking geral é motivo de orgulho. “Ainda que o cenário econômico tenha sido desafiador, a empresa segue crescendo, reflexo das escolhas de gestão e da conduta ética e comprometida com clientes e parceiros”, analisa. Além disso, na sua avaliação, o segmento segue sendo favorecido pelo bom desempenho do setor do agronegócio, que movimenta a economia de muitas das regiões onde a empresa atua, como Paraná e Centro-Oeste. Pelo ranking, o Grupo Plaenge registrou receita líquida de R$ 801,3 milhões. 

O diretor atribui o crescimento da Plaenge à inovação dos negócios e destaca empreendimentos como o The Place, em parceria com a BR Malls, que alia o espaço corporativo com a integração ao Shopping Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O projeto contempla duas torres de 25 andares com salas comerciais de 42 m² a 65 m². O diretor da construtora ainda cita a edificação de uma nova fábrica da Coca-Cola Andina no Rio de Janeiro, considerada a maior obra atualmente em construção naquele estado. A indústria está sendo edificada em conformidade com os critérios do selo verde LEED, uma certificação para edificações que investem em soluções sustentáveis. 

Fora do País, a construtora amplia sua operação no Chile, onde atua desde 2009, construindo casas e apartamentos. Em 2016, por exemplo, investiu R$ 45 milhões na aquisição de uma área de 44 mil metros quadrados na capital Santiago. O projeto prevê a construção de dez torres em etapas, somando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 300 milhões. “A operação no Chile é estratégica dentro do planejamento da empresa, que chegou ao país no final da década passada com investimentos que foram crescendo de forma gradativa e em linha com a economia chilena”, observa. 

Ranking

O anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico, principal veículo de economia do País, está na 17ª edição e retrata o ranking das mil maiores empresas do Brasil por receita líquida. Os critérios utilizados têm a chancela da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e do Serasa Experian. É o principal estudo do gênero no Brasil.   

Grupo Plaenge

Fundado há 47 anos, o Grupo Plaenge atua no segmento da construção civil em edificações imobiliárias e industriais. Faz parte do Grupo a construtora Plaenge, que atua no mercado para o público Premium, e a Vanguard Home, que tem foco no público jovem. Na área industrial, a Plaenge projeta, constrói e monta fábricas e indústrias para grupos como Coca-Cola, SIG Combibloc e Cargill entre dezenas de outros. O Grupo tem obras entregues em 19 estados brasileiros. Desde 2009, atua também no Chile, onde já entregou mais de mil unidades residenciais.

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