Programa Fortalecer completa 8 anos no INTO

Programa Fortalecer completa 8 anos no INTO

O projeto tem por objetivo de incentivar as crianças a terem uma vida mais saudável

Com a missão de promover a prevenção de doenças crônicas e ortopédicas na infância, o Programa Fortalecer – criado pela equipe de pediatria do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), do Ministério da Saúde – comemora oito anos no mês de agosto. Da contação de histórias à tradicional festa de Natal, cerca de 500 pacientes do Instituto já foram beneficiados pela iniciativa.

A idealizadora do programa e diretora-geral do INTO, Germana Bahr, conta que o projeto surgiu da necessidade de estimular uma cultura de saúde e prevenção nas crianças. Segundo ela, muitas doenças do fêmur tratadas pelo INTO estão associadas à obesidade infantil, por exemplo.
“Esse trabalho é fundamental para estimular o desenvolvimento saudável das crianças e evitar doenças na idade adulta. A prevenção é o melhor caminho, porque educando as crianças, elas educam os pais”, explica Germana.

A médica relata ainda que grande parte dos pacientes da pediatria é submetida a cirurgias que demandam vários procedimentos corretivos e longo tempo de permanência na unidade.

“Aproveitamos esse tempo que os pacientes permanecem internados para nos aproximarmos das crianças e das famílias, para assim, educar sobre a qualidade alimentar e a necessidade de exercícios físicos para a melhoria da qualidade de vida”, ressalta Germana.

Toda a comunicação do programa é feita através de personagens que compõem a Turma do Valente. Liderados por um cãozinho que sonha ser um leão, os seis personagens utilizam linguagem simples e elementos lúdicos para se comunicar com as crianças, por meio de histórias educativas, filmes e cartilhas. O objetivo é disseminar informações sobre o desenvolvimento infantil, a prevenção e o tratamento de doenças.

Tiago Conceição, paciente de 16 anos, passou boa parte de sua infância em tratamento no INTO, por ter nascido com malformação congênita (que é uma anomalia funcional ou estrutural no desenvolvimento do feto, decorrente de fatores originados antes do nascimento, sejam esses genéticos, ambientais ou desconhecidos). Durante todo este período, Victor participou ativamente do programa Fortalecer. Incentivado pela Turma do Valente, ele chegou a praticar futebol, natação e basquete de cadeira de rodas. A mãe do adolescente, Lilian Conceição, destaca a importância da representatividade da Turma do Valente para a recuperação do filho.

“A Turma do Valente dava um alívio para todos nós durante os momentos tensos de internação. Com a influência do programa, ao ver personagens portadores da mesma deficiência mostrando que eram capazes de tudo, meu filho passou a ter sonhos para o futuro”, exemplifica Lilian.

O programa está estruturado em dez áreas de atuação, chamadas de ‘mandamentos’, com objetivos específicos que vão desde o incentivo à prática de atividade física e à alimentação saudável, até os cuidados para a prevenção de acidentes (//Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">http://Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Além de enfatizar a importância de medidas de prevenção de doenças, o programa também inclui o incentivo à leitura como estratégia para o desenvolvimento saudável da criança. Desde 2015, o Fortalecer tem uma parceria com o site “Devoradores de Livros”, que disponibiliza um jogo de perguntas e respostas sobre livros infantis, que as crianças começam a ler quando internadas e seguem lendo em casa após a alta.
Todos os anos, os pacientes participam de um concurso que premia a criança que lê o maior número de livros. A última edição da premiação aconteceu antes da pandemia, em 2019, e teve como vencedor o pequeno Luiz Eduardo, de oito anos, que atingiu a marca de mais de cem livros lidos no ano.

“A leitura é um hábito muito saudável para as crianças, sendo especialmente impactante durante a internação, já que algumas crianças têm longo período de permanência e a leitura ajuda a passar o tempo e a sonhar”, afirma Germana.

O Programa Fortalecer também promove visitas e passeios externos, que infelizmente precisaram ser interrompidos no ano passado por conta da pandemia de covid-19. No entanto, em dezembro de 2020, foi realizada uma festa de Natal Drive-Thru, onde as crianças ganhavam seus presentes individualmente, sem aglomeração, como nas festas anteriores.

O último passeio realizado, em julho deste ano, foi uma visita ao BioParque do Rio de Janeiro, quando os pacientes pediátricos e os pais puderam passar um dia conhecendo mais sobre o mundo animal e sobre educação ambiental. A ação seguiu todas as medidas sanitárias preconizadas e trouxe muita alegria aos participantes.

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O que aprendemos com Tóquio 2021: lições olímpicas para levar à escola

O que aprendemos com Tóquio 2021: lições olímpicas para levar à escola

Juliana Landolfi Maia*

Em ano olímpico, trabalhar os esportes como conteúdos torna-se um elemento de motivação a mais para os nossos alunos, e 2021 veio cheio de novidades e bons contextos para serem utilizados pelos professores. Mas essa discussão começou muito antes dessa olimpíada, pois em um cenário de pandemia, foi preciso que atletas do mundo inteiro adequassem treinamentos e rotinas para minimizar o impacto que as restrições sanitárias impuseram a todos. No Brasil, várias ações foram necessárias e o Comitê Olímpico Brasileiro ajudou orientando nossos atletas.

Acompanhando todas as modificações impostas às escolas e aos professores, a disciplina de Educação Física precisou de uma nova configuração, e muitas foram as experiências trocadas ao longo dos últimos 18 meses, como aulas remotas e práticas com distanciamento social, exigindo muita criatividade para possibilitar as vivências esportivas, e dentro desse contexto, podemos trazer para a sala de aula algumas das lições aprendidas com a Olimpíada de Tóquio 2021.

Uma das temáticas abordadas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio está relacionada às compreensões dos estereótipos de gênero por meio de construções sociais e suas possibilidades de superação nas práticas corporais. Essa olimpíada trouxe vários fatos interessantes que podem nos ajudar a embasar essa discussão. Temos, por exemplo, as ginastas alemãs que, em protesto contra a sexualização do esporte, se apresentaram com uniformes longos, deixando o tradicional collant de fora. Nessa mesma perspectiva, atletas norueguesas de handebol de praia se recusaram a vestir os biquínis típicos desse esporte, chegando, inclusive, a serem multadas, e, por esse motivo, mobilizaram personalidades do mundo todo em apoio à causa. Atrelada a essa mudança de comportamento, temos uma competição que trouxe possibilidades de equipes mistas no tênis de campo, natação e em outras modalidades.

Na outra ponta, está a atleta brasileira Rayssa Leal, primeira medalhista olímpica na modalidade skate com apenas 13 anos de idade. Em uma de suas falas após o pódio ela afirmou que “skate não é só para meninos”. Vale lembrar que a modalidade skate, pela primeira vez numa olimpíada, é uma proposta da unidade temática “Práticas corporais de aventura”, que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como o surfe, modalidade na qual o Brasil também garantiu premiação.

Destaque também para a atleta Rebecca Andrade, que teve uma participação histórica na ginástica artística, com medalhas na modalidade salto e individual. Além de ser a primeira atleta brasileira a conquistar o pódio duas vezes na mesma competição, ainda se consagra como a primeira atleta negra a realizar esse feito, destacando a importância da representatividade no esporte e nessa modalidade.

No Ensino Médio, também abordamos comportamentos competitivos e cooperativos nas práticas corporais com discussões sobre a influência desses fatores não só nos esportes, mas em diversas ações. A situação vivida pela atleta norte-americana Simone Biles, que optou por não participar da final olímpica, alegando a necessidade de cuidar da sua saúde mental, levantou a discussão sobre a importância dessa temática. A atleta, maior medalhista olímpica da ginástica, apresentou diversos comportamentos cooperativos após desistir de sua participação, influenciando e motivando outros competidores a permanecerem nas disputas, inclusive, torcendo por outros países.

Podemos citar também os avanços tecnológicos nas pistas de atletismo como plataformas de saída, recursos de análise de vídeo, entre tantos outros aspectos que poderiam ser utilizados como pontos de partida para propostas interdisciplinares com outros componentes curriculares.
Enfim, muitas temáticas e acontecimentos interessantes e significativos de serem abordados, seja revisitando gravações da olimpíada ou proporcionando debates em sala de aula. O importante é aproveitar esse momento histórico para trazer a realidade para a sala de aula, quadra ou campo e aproveitar o protagonismo dos alunos para embasar ainda mais temáticas tão relevantes.

*Juliana Landolfi Maia é doutoranda em Educação Física pela UNICAMP-SP e faz parte do time de formação de professores do Sistema Positivo de Ensino

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O que é um ransomware e como proteger o seu e-commerce de ataques digitais

O que é um ransomware e como proteger o seu e-commerce de ataques digitais

Não estar bem preparado com a segurança das informações do e-commerce pode colocar dados de lojistas e clientes reféns de criminosos

Na última quinta-feira, a Lojas Renner teve seu sistema de dados atacado por hackers, deixando site e aplicativo da varejista fora do ar. O ataque cibernético aconteceu através de um ransomware, um software usado por criminosos para sequestrar dados de uma empresa e extorquir a vítima através de um pedido de resgate.

O processo de sequestro digital acontece da seguinte forma: hackers usam um software para reter informações e criptografam os dados em uma chave de acesso única. Assim, a empresa fica refém dos criminosos para ter acesso a essas informações novamente. O valor do resgate, geralmente, é pedido em criptomoedas, já que dessa forma não há como fazer o rastreamento da transação. Esse tipo de golpe está se tornando cada vez mais comum no Brasil e segundo dados da Sonic Wall, o aumento foi de 62% em 2020, quando comparado ao ano anterior.

Mas você sabe como proteger o seu e-commerce para evitar essas invasões? Jonathan Cardoso, CEO da Wave Commerce, Agência de Marketing Digital especializada em comércio online, reforça alguns pontos e investimentos que precisam de atenção para garantir um site seguro para a empresa e para o cliente.

O primeiro deles é o certificado SSL. Ele é um certificado digital que faz toda a autenticidade da identidade de um site e possibilita uma conexão criptografada. Jonathan Cardoso, explica que isso significa uma camada mais segura do site e pode ser conferida através de um cadeado pequeno no canto superior esquerdo da tela.

Ter uma plataforma segura também é uma garantia para evitar crimes cibernéticos. "Por vezes o lojista opta por uma plataforma gratuita ou com valor muito baixo e a escolha pode colocar em risco todos os dados da empresa e dos clientes. Por isso é importante ter muito cuidado na tomada de decisão", salienta Jonathan Cardoso. A plataforma garante ainda uma outra etapa importante, a de backup dos dados.

Os sistemas anti-fraudes são parte importante no processo de segurança do e-commerce. O CEO da Wave Commerce reforça como ambas as partes podem se prevenir: "O cliente deve comprar em sites confiáveis, e para confirmar essas informações basta acessar o rodapé dos sites e observar os certificados que possuem. Já em relação a segurança para o lojista, o ponto de maior atenção é contratar empresas especializadas no segmento antifraude."

Além da Lojas Renner, outras empresas também já foram atacadas por ransomwares. A empresa JBS sofreu ataques que impactaram de forma internacional seus serviços e tiveram de pagar US$11 milhões aos hackers para ter os dados resgatados. No Brasil, criminosos tentaram invadir o sistema do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, mas o ataque foi contido pela equipe técnica do órgão.

Sobre a Wave Commerce

A Wave Commerce surgiu em 2017 quando os CEOs e co-founders Jonathan Cardoso e Analuiza Rocha deixaram seus trabalhos em grandes empresas para se especializar em projetos de e-commerce, marketplace e marketing digital com foco em potencializar os resultados das lojas virtuais de médias e grandes empresas. Em três anos e meio de funcionamento, a Wave Commerce conquistou grandes nomes do varejo como Safira, Hocks, Rede Bazar Sul e Continental Center. Em 2020, mesmo durante a pandemia, a empresa conseguiu triplicar seu faturamento e equipe, e projeta resultados semelhantes em 2021.

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Kopenhagen inaugura FlagShip em São Paulo focada no customer Experience

Kopenhagen inaugura FlagShip em São Paulo focada no customer Experience

"A nova loja é a primeira da rede em modelo híbrido com a cafeteria Kop Koffee e retrata fielmente o viés de inovação da marca icônica de 93 anos"

Em um dos pontos mais privilegiados de São Paulo, na esquina entre a Rua Clodomiro Amazonas e Horácio Lafer, no coração do Itaim, em um prédio que alia requinte à modernidade, foi inaugurada nesse mês a nova FlagShip Kopenhagen.

Com um investimento na ordem dos R$ 2 milhões de reais, logo na entrada da loja já é possível viver uma experiência um tanto inusitada. Uma réplica da primeira conchadeira (uma espécie de batedeira da massa do chocolate) adquirida há 93 anos pelos fundadores da Kopenhagen, conta em primeira pessoa a história sobre a marca que começou em 1928. A conchadeira histórica continua em atividade na fábrica e tem mais de cem anos, para quem não sabe, a qualidade do chocolate, além de ingredientes de primeira, é o resultado do tempo de conchagem e aqui vale o parênteses - enquanto em média os chocolates de outras marcas passam por esse processo por no máximo 24h por conta do custo alto, o chocolate Kopenhagen fica 72 horas em conchagem, um dos inúmeros fatores que explicam por que a marca segue firme na preferência do brasileiro há quase um século.

Seguindo o fluxo de experiências da loja, o consumidor pode fazer o uso de um totem de autoatendimento. Com uma linguagem fluída e rápida, em apenas alguns cliques a pessoa pode fazer o seu pedido e retirá-lo. Nessa área da loja e seguindo a mesma esteira de autoatendimento, fica o espaço de Click & Collect, para quem fez a compra via e-commerce e optou por retirar direto na loja. Quem prefere um atendimento personalizado e atencioso, vai contar com um time bem treinado de experts em chocolates.

“Não queremos em absoluto que a nossa experiência tecnológica roube o brilho do atendimento humanizado que faz parte da nossa essência como marca, muito pelo contrário, na realidade queremos que, mesmo por vias digitais, o nosso cliente viva uma experiência diferenciada e que fortaleça o vínculo que ele possui com a Kopenhagen”, explica Maricy Gattai, diretora executiva da marca.

Seguindo uma tendência forte de mercado que já estava em ascensão fora do país e que desembarcou por aqui com força nos últimos meses, a loja possui uma área específica para os pedidos feitos via delivery para que o fluxo de entregadores não congestione os caixas da loja e para que as encomendas sejam despachadas com mais cuidado e agilidade extrema.

A plataforma de saudabilidade Kopenhagen, a SoulGood, que é um fruto do DNA de inovação da marca, ganhou um espaço de destaque na loja com um toque high-tech, o Lift & Learn, onde o consumidor vai poder saber mais sobre os produtos e conhecer o conceito da linha por meio de telas interativas.

Em meio a tudo isso, os displays exclusivos dão um toque a mais de sofisticação para os clássicos da marca e demais produtos de linha. Seguindo um projeto arquitetônico bem pensado e que presa pela fluidez da experiência de compra dentro da loja, a área de mil delícias, onde o cliente pode montar o seu próprio mix de produtos, foi desenvolvida para se estender por grande parte do ambiente.

Ainda falando da arquitetura impecável do espaço, assinado pelo escritório xxx, a cafeteria Kop Koffee ganhou um destaque merecido, com uma vitrine sortida e balcão para refeições rápidas, iluminado com luminárias exclusivas que fazem alusão a uma Língua de Gato, um dos best-sellers da marca.

A loja possui ainda uma área de customização de presentes com fitas, embalagens e cartões e, a criançada vai poder desfrutar de um espaço todinho dedicado à linha Lingato.

Com ambientes de decks, a expectativa é que a loja vire point para happy hours e, pensando nisso, já foi criado até um corner específico para a movimentação de um DJ.

“Manter uma marca de 93 anos sempre jovem e contemporânea, sem perder a essência lúdica do elo emocional que traduz a verdade da Kopenhagen juntos ao seu público fiel é sempre um desafio, mas eu acredito que essa loja condensa bem essa nossa necessidade de aliar o lado icônico e proprietário de Kopenhagen, com esse viés mais high-tech e antenado com as expectativas de consumo do nosso cliente que segue sendo exigente e que espera que sejamos sempre precursores, protagonistas e inovadores”, garante Maricy.

A Kopenhagen está em franca expansão e, ainda em 2021, deve inaugurar mais 70 lojas.

“Temos vivido um momento ímpar de aceleração na companhia, fruto do trabalho coeso e sólido que desenvolvemos nos últimos meses junto aos nossos franqueados, que nos permitiu uma transformação ágil e que tem nos feito crescer, no acumulado do ano, 20% em relação à 2019. Tivemos uma Páscoa 21 com performance recorde, mesmo com as lojas fechadas, e temos tido um crescimento bastante linear e constante, com picos relevantes nas datas sazonais, o que nos faz acreditar que vamos fechar o ano com o melhor Natal de todos os tempos. Nossa expectativa é terminar 2021 com um faturamento na ordem de R$ 1,75 bilhão”, revela Renata Vichi, CEO do Grupo CRM que detém as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee.

A nova loja Kopenhagen conta com um espaço instagramável e em todo canto é possível obter insights de conteúdos sobre a marca, mais uma estratégia que foi usada para que além de consumir cafés e chocolates, o cliente também possa se sentir tentado a fazer vários cliques e posts especiais sobre Kopenhagen e Kop Koffee nas redes sociais.

“Atualmente as redes sociais e o marketing de influência são ferramentas poderosas de conversão e awareness da Kopenhagen. Explorar o poder de influência dos nossos clientes foi uma premissa na construção do projeto da FlagShip. Nossa expectativa é que cada cliente que passar pela loja tenha a função de disseminador da mensagem e seja essencial no poder de influência, incentivando outras pessoas a viverem as experiências únicas da nossa loja conceito”, finaliza Felipe Padilha, Gerente de Marketing Kopenhagen.”, finaliza Felipe Padilha, Gerente de Marketing Kopenhagen.

SOBRE A KOPENHAGEN

Marca de luxo com 93 anos de história que se mostra ousada e inovadora. Esta é a Kopenhagen, líder e precursora no segmento de chocolates finos no Brasil que, desde 1928, está presente nos mais doces momentos dos fãs e apreciadores dos sabores únicos de seus produtos. A Kopenhagen demonstra ser a escolha certa na hora de presentear ou degustar clássicos, como: Nhá Benta e Língua de Gato.

Precursora, a marca que atualmente conta com 428 lojas, responde por grandes inovações do setor de chocolateria premium como, por exemplo, a plataforma de saudabilidade Soul Good, Keep Kop, Melt, entre outros.

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As histórias do Pedro: uma exposição que contrasta o desenho clássico dos móveis com o colorido das pinturas  

As histórias do Pedro: uma exposição que contrasta o desenho clássico dos móveis com o colorido das pinturas

Um retorno para lá de especial...

Sim! O Espaço de Arte Francis Bacon reabriu ao público, depois de um ano e meio fechado por conta da pandemia, com a exposição “As histórias do Pedro” do artista, poeta, compositor e marcheteiro, Pedro Mikuska. A mostra que retrata seu cotidiano, suas paixões e sua religiosidade, e reflete em cada obra a representação de um momento na história do artista, fica aberta até o dia 30 de setembro e pode ser apreciada de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h, com entrada franca.

Com curadoria de Lucélia D'Roquet, serão exibidas 60 obras que se mesclam entre pinturas em telas, óleo e acrílica sobre telas e móveis clássicos, que fazem parte do dia a dia do trabalho de Pedro Mikuska. “Essa exposição traz o estilo clássico, pois cada peça tem um significado especial, incluindo a religiosidade, vivências e acontecimentos mundiais”, explica Lucélia.

Ao passear pelo Espaço de Arte Francis Bacon, o público vai encontrar histórias que representam grandes fatos e lugares que foram retratados em belas obras de arte pelo artista Pedro Mikuska. A curadora destaca ainda que “essa é uma exposição que resgata o passado e o presente do artista, alguns acontecimentos que o tocaram e deixaram sentimentos, se tornaram algo especial que ele quis representá-los com seu trabalho artístico. E nada mais especial do que eternizá-los em obras de artes!”

Como é o caso da peças Madame Recamier e a modelo dos móveis Mikuska. Lucélia explica que os móveis representados e pintados nos quadros são os próprios móveis feitos pela Móveis Mikuska. “E para aguçar a curiosidade estamos levando uma obra que será especialmente inaugurada nessa exposição, uma obra nunca vista.” Para Pedro Mikuska a poesia também é uma arte e por meio dela ele mescla palavras para transcrever aquilo que sua respectiva pintura expressa:

“Está senhora descansa em meus braços não tão fortes.
Sempre agradeço a Deus por eu ter a grande sorte
de casar com essa princesa
que veio do interior,
sou feliz e sou contente porque tenho um grande amor.’

Por ocasião da exposição “As histórias do Pedro”, o vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana e sua esposa Maria José Piana, visitaram a sede da Ordem Rosacruz, e foram recepcionados pelo Grande Mestre da Ordem Rosacruz, AMORC, frater Hélio de Moraes e Marques. Darci Piana elogiou a exposição e homenageou o amigo e artista plástico Pedro Mikuska.

https://www.amorc.org.br/vice-governador-do-parana-darci-piana-visitou-sede-da-ordem-rosacruz-em-curitiba/

Serviço:

Exposição: As histórias do Pedro

Data: de 09 de agosto a 30 de setembro de 2021

Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)

Endereço: Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - 82515-260 - Curitiba, Paraná

Entrada: Franca

Horário: de terça a sexta-feira das 13h30 às 17h

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