Retomada da economia: dicas para os estabelecimentos conquistarem e fidelizarem – novamente – os clientes

Retomada da economia: dicas para os estabelecimentos conquistarem e fidelizarem – novamente – os clientes

Portas abertas, comerciantes e empresas voltando ao funcionamento normal. As empresas precisam se preparar para enfrentar a nova realidade mundial. Dados divulgados pela Agência Brasil mostram que a confiança do comerciante brasileiro subiu pela segunda vez consecutiva em julho, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Mas não é só confiança que sobrevivem os negócios. Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, os empresários precisam estar atentos em como receber novamente seus clientes e conquistar a confiança, para que voltem a frequentar seus estabelecimentos.

Não há dúvidas que a pandemia da COVID-19 alterou a forma de consumo das pessoas. Nos meses mais críticos, com protocolos mais restritivos, as compras online tiveram um boom: o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior, de acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo. “A volta do funcionamento é uma nova oportunidade de conquistar clientes e fidelizá-los. Não tem mais como fazer o mesmo, o consumidor mudou”, afirma Burlamaqui.

A pesquisa da CNC aponta ainda que houve também uma percepção positiva da situação econômica do país, com 35,8% do total de entrevistados afirmando que a economia melhorou, contra 24,8% no mês anterior. Com a melhora da economia, o que se espera é aumento de vendas e fluxo de clientes nas lojas. O especialista indica seguir as normas de higiene e sanitização e ter protocolos de segurança, para preservar a saúde dos colaboradores e clientes. “Mostre isso para o seu cliente! Tenha à disposição álcool em gel, faça limpeza constante da empresa e aferição de temperatura: precisa ficar claro que o seu negócio se preocupa com a atual situação global”, alerta. Burlamaqui indica ainda investir em bons equipamentos de segurança para a equipe, como máscaras triplas, além de sinalização de distanciamento social nas filas.

Na retomada, o foco deve estar também no atendimento. Não adianta abrir as portas e o consumidor ficar muito tempo na espera por um colaborador ou não conseguir as informações necessárias para a sua compra. “Uma equipe bem treinada é capaz de oferecer um atendimento ágil, fazendo com que o cliente prefira visitar a sua empresa no lugar de outra, ou de um negócio online, e saia satisfeito com sua compra”, lembra. Mesmo que a empresa tenha feito alguns desligamentos durante a pandemia, agora é a hora de ter uma equipe capaz de suprir a demanda do negócio.

Sobre Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia

Consultoria empresarial em marketing e estratégia de negócios, a Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia atua nas áreas de Marketing, Estratégia de Negócios, Gestão de Marcas e Gestão Comercial, por meio de uma metodologia única, que visa escalar o faturamento dos clientes e posicionar cada um deles como referência no mercado em que atuam. Consultoria de Marketing mais recomendada no Sul do Brasil (de acordo com o Google Places), já gerou mais de R$ 500.000.000,00 em faturamento para clientes de todos os portes. A empresa conta com sedes em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Alegre.

www.marketingestrategia.com.br

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Nova onda de apps: a vez dos marketplaces segmentados para atender o setor de Transportes  

Nova onda de apps: a vez dos marketplaces segmentados para atender o setor de Transportes

Pesadosweb atua na compra e venda de caminhões, tratores e carretas novos e usados, atendendo a um nicho do mercado que busca encontrar tudo em um só lugar de forma ágil e rápida

Se existe um segmento de mercado que cresceu mesmo com a pandemia foi o de transporte, já que o volume de entregas cresceu em todos os segmentos, de alimentos a vestuário. De acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), as vendas de caminhões usados aumentaram 68,5% nos cinco primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Já o setor de tratores e máquinas agrícolas teve incremento de 22% nas vendas em 22,6% de janeiro a maio deste ano em comparação com o mesmo período de 2020.

Foi pensando nesse segmento que surgiu o app Pesadosweb, especializado no setor de compra e venda de caminhões, carretas e tratores agrícolas, tanto usados quanto novos. Um dos sócios da empresa, Paulo Schmidt, que atuou por mais de dez anos no segmento de vendas de carretas, já percebia a escassez desse tipo de elo que aproximasse vendedores e compradores nesse nicho. “O cliente faz tudo pelo app, como inserir dados, fotos, valores e informações”.

Loja sem muros e aberta 24 horas

Segundo ele, a vantagem da Pesadosweb é que se trata de uma loja sem muros, onde o comprador e o vendedor podem estar em qualquer lugar para efetuar uma negociação. “A rentabilização vem da assinatura recorrente para o cliente subir até 50 anúncios por mês”, aponta ele.

Murilo de Carvalho Manica é um dos clientes do Pesadosweb. Ele tem uma revenda de caminhões seminovos e tinha dificuldade de vender os veículos porque anunciava geralmente em sites que vendem de tudo, mas não eram especializados. “Nós não tínhamos um app específico para comércio desse tipo de negócio e facilita muito na hora de vender, porque é bem direcionado para o nosso público, especialmente considerando que em média um caminhão custa R$ 550 mil”, afirma. O empresário está tão animado com a novidade para o segmento que vai abrir uma revenda de caminhões novos e pretende continuar no app.

Especialista aponta diversas fases do setor da TI

O setor de desenvolvimento de software vivenciou nessa pandemia uma série de ondas impulsionadas pelas necessidades do mercado e dos consumidores.

A primeira delas foi o surgimento de projetos para atender à necessidade de profissionais de saúde a realizarem suas consultas online, como médicos e psicólogos. A outra onda veio com o fechamento das escolas e a necessidade de apps voltados ao ensino a distância (EAD), assim como o desenvolvimento de apps voltados para streaming e lives.

Agora, surge uma nova onda para os desenvolvedores de apps, que é o surgimento de marketplaces focados em determinado nicho de mercado. Quem afirma é o especialista Filipe Gevaerd, sócio-fundador da Gebit, fábrica de software e aplicativos customizados que já colocou no mercado mais de 150 aplicativos e cresceu, em 2020, 77% no seu faturamento em comparação com o ano anterior - acima da média estimada para o setor.

Marketplaces cresceram 52% em 2020

Isso acontece porque, se a pandemia obrigou comércio e serviços a comercializar no ambiente online, o caminho natural para se inserir nesse cenário foram os marketplaces convencionais, que oferece ao lojista exposição do seu produto com pagamento de porcentagem sobre o faturamento.

Em 2020, essa modalidade de e-commerce cresceu 52% em relação ao ano anterior, resultando em R$ 73,2 bilhões para a categoria, segundo levantamento da Ebit. Isso significou 148,6 milhões de pedidos, um incremento de 38% com relação a 2019.

No entanto, como o desembolso do faturamento para o empresário estar na loja virtual muitas vezes é elevado, chegando a taxas de 30% sobre cada venda, o empresário se vê muitas vezes excluído do mercado online. “É nesse sentido que o investimento em marketplaces segmentados tem sido a alternativa para que o empresário esteja no mundo online”, observa Gevaerd.

O cofundador da Gebit afirma que o consumidor quer facilidade e rapidez para encontrar o produto ou serviço que está buscando e não ficar rodando horas nas buscas. Nesse aspecto, os apps setorizados podem ser vistos como um shopping center virtual que cada vez mais estão segmentados, atraindo um determinado público consumidor. “Essa categoria de ecommerce traz como vantagem o fato de nunca fechar, podendo ser acessado 24 horas de qualquer lugar e, com alguns cliques, fazer o pedido”, conclui.

Sobre a Gebit

A Gebit é uma fábrica de software e aplicativos customizados, fundada em 2014 em Curitiba (PR) com filial em São Paulo. É comandada pelos sócios Filipe Ferrarini Gevaerd e João Paulo Zerek Hespanha, que juntos possuem mais de 25 anos de experiência no mercado. Com equipe multidisciplinar, a empresa atua nas mais diversas áreas econômicas, atendendo desde pessoas físicas a multinacionais no desenvolvimento de sistemas utilizando as mais satisfatórias e conhecidas ferramentas e tecnologias em infraestrutura, plataforma, bancos de dados e framework disponíveis no mercado.

 

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Capacitação on-line em franquias é tema de evento virtual da ABF Rio

Capacitação on-line em franquias é tema de evento virtual da ABF Rio

Numa operação de redes de franquia, para se manter um padrão de qualidade e atingir níveis de excelência, é preciso capacitar as equipes, além dos franqueados e seus colaboradores. Com a pandemia, muitas redes se adaptaram e passaram a fazer o processo de capacitação e treinamento on-line.

Para tratar sobre esses e outros assuntos relacionados a capacitação, a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) promove no próximo dia 19 de agosto, às 10h, o Café com Franquia Virtual com o tema: "Os dilemas da capacitação on-line" ministrado pelo coordenador acadêmico do IAG PUC Rio, Jorge Duro, pelo gerente executivo de Operações da empresa CodeBuddy, Marcio Chrisostimo, e mediado pelo diretor de Capacitação da ABF Rio, Romualdo Ayres.

Desde o início da pandemia, a ABF Rio apoia ações para que as redes e seus franqueados possam criar formas para o suporte e o gerenciamento dos negócios, e isso passa também pela capacitação.

O evento será transmitido por meio da ferramenta Zoom e exibido aos interessados via canal do YouTube ABF Rio. Para a diretora de cursos e eventos da entidade, Maria Beatriz Schwartz, o tema é transformador, relevante e essencial para essa nova forma de empreender, e cada vez mais tecnológico, mas não renunciando à forma planejada e segura. "O tema é muito importante, pois a base da franquia é o padrão. Com a pandemia, as redes precisam se adequar para poder capacitar on-line seus colaboradores e parceiros, para performar melhor os negócios e gerenciar de uma forma mais segura nesses novos tempos", destaca a executiva.

Para mais informações, entre em contato com a Associação pelo telefone (21) 97138-9946 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviço:

Café com Franquia Virtual ABF Rio - "Os dilemas da capacitação on-line"

Data: 19 de agosto de 2021

Horário: 10h

Local: YouTube ABF Rio - https://bit.ly/3u5DfxE

Sobre a ABF Rio

A Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) é uma entidade juridicamente independente e com diretoria própria, ligada à ABF Nacional por filosofia e por seus estatutos, participando ativamente de suas atividades de planejamento e discussão em âmbito nacional. Além dos serviços prestados aos seus associados, a ABF Rio tem a missão de representar, defender, promover e fomentar o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A associação reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. A Seccional Rio dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas e divulgação dos resultados do setor. Mais informações: https://www.abfrj.com.br

Redes sociais

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Instagram: abf.seccional.rio

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Quatro motivos para tomar sorvete mesmo no inverno

Quatro motivos para tomar sorvete mesmo no inverno

Alimento completo, o sorvete é fonte de energia para o corpo quando possui mais indulgência e pode ser consumido em qualquer estação do ano

Provavelmente você deve ter crescido com a crença de que consumir sorvete no inverno faz mal para saúde, né? Mas na verdade, isso é um mito e esse alimento pode até ajudar a aumentar nosso sistema imunológico, ou seja, você não precisa se livrar dela mesmo quando as temperaturas estiverem mais baixas. Em países europeus com dias frios mais rigorosos, como a Suíça, o consumo de sorvete por chegar a 15 litros por ano, enquanto no Brasil é de apenas 5 litros em média – com maior consumo no verão.

Patricia Loyola, nutricionista da Sorvetes Rochinha, explica que, no inverno, a tendência é a escolha de produtos mais indulgentes, por conta das temperaturas mais baixas. Isso porque existe a necessidade do organismo em manter o corpo mais aquecido. “Naturalmente precisamos de mais energia e, por isso, preferimos sorvetes mais calóricos. O sorvete é um alimento que pode e deve ser consumido durante qualquer estação do ano como parte da nossa dieta, por ser fonte de várias vitaminas e minerais, além de proteína de alto valor biológico”, ressalta.

Confira alguns motivos para não deixar de tomar sorvete mesmo nos dias mais gelados.

1 - O Sorvete não te deixa doente

É um fato que no inverno costumamos ficar mais resfriados ou gripados, mas isso não tem nada a ver com o sorvete. Os principais responsáveis por isso são os vírus e impurezas do ar. No frio costumamos ficar em lugares mais fechados, o que facilita o contágio de doenças entre pessoas. Portanto fique tranquilo e escolha seu sabor favorito para degustar sempre que quiser.

2 - Pode ser uma ótima combinação para sobremesas quentes

Uma boa pedida é combinar o sorvete com um pedaço de bolo, brownie e com o delicioso petit gateau. É possível complementar e abusar das caldas mais quentes que costumam deixar a sobremesa mais gostosa. O contraste do quente com o gelado pode te deixar com água na boca.

3 - Demora mais para derreter

Agora no inverno você pode aproveitar seu sorvete por muito mais tempo. Com as temperaturas mais baixas, ele derreterá lentamente, ou seja, você tem mais tempo para curtir cada sabor na boca.

4 - Sorvete é nutritivo

Os sorvetes feitos com produtos com mais saudabilidade também são nutritivos. Normalmente, no inverno optamos por sabores feitos à base de leite, quando consumidos de acordo com a dieta de cada um, é um alimento completo do proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais.

Uma boa escolha são os produtos à base de leite e que levam em sua receita o Cacau. A Sorvetes Rochinha, marca tradicional do litoral norte paulista – lançou três sabores de Cacau Bean To Bar em parceria com Instituto Auá. Os lançamentos exaltam o Cacau nacional produzido em dois estados: Bahia e Pará, nos sabores de Chocolate 70% da Bahia com nibs de cacau e Chocolate 71% do Pará e Chocolate 71% com Carimbó – sorvete de castanha do Pará com doce de Cupuaçu. Os produtos de massa estão disponíveis nas 23 lojas da marca em São Paulo – capital, litoral e interior – Paraná, Santa Cataria e Angra dos Reis (RJ). O cacau é o principal ingrediente do chocolate, obtido por meio de fermentação de suas sementes, que posteriormente são torradas e se transformam em barra. “É uma fruta riquíssima em polifenóis, que são potentes antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, ou seja, têm uma função protetora às células devido a neutralização dos radicais livres, com capacidade de baixar a pressão arterial, aumentar o HDL e diminuir o LDL, por exemplo. Lembrando sempre que a alimentação deve ser balanceada”, explica a nutricionista Patrícia Loiola, da Sorvetes Rochinha.

Os sabores seguem a tendência Bean To Bar, ou seja, da colheita do fruto à transformação da amêndoa em chocolate. O processo é conduzido de maneira sustentável. A amêndoa do cacau tem manejo feito de maneira natural (colhidos com as mãos) e passam pelas etapas de colheita, quebra, transporte, fermentação, secagem natural e armazenamento até se tornar a barra na agroindústria. Os chocolates escolhidos pela Sorvetes Rochinha são de dois microempreendedores parceiros do Instituto AUÁ: o Bahia Cacau – da Cooperativa de Ibicaraí – e Amazônia/Pará, dos Cacau River. “A Sorvetes Rochinha busca reforçar sustentabilidade como base da marca, valorizando a biodiversidade brasileira e fomentando o ecomercado – de quem planta e vende até a indústria, gerando emprego e renda para microprodutores”, explica Lupercio Moraes, CEO da marca.

Sobre a Sorvetes Rochinha

A Sorvetes Rochinha iniciou suas atividades em 1981 no litoral norte de São Paulo e hoje é tradicional em todo o estado, além do Paraná e Santa Catarina. O sucesso da empresa se deve, principalmente, à utilização de frutas frescas e receitas exclusivas, mantidas desde a fundação. A marca também é referência na produção de sorvetes com Zero Adição de Açúcares. A fábrica em São José dos Campos possui seis mil m² e segue rígidos padrões de qualidade.

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Fiz bariátrica e engordei na pandemia. E agora?

Fiz bariátrica e engordei na pandemia. E agora?

Médico especializado em cirurgia bariátrica orienta pacientes com reganho de peso e dá dicas na internet

As estatísticas comprovam: duas entre dez pessoas que fazem cirurgia bariátrica podem voltar a ganhar peso. Nesse período de pandemia, essa proporção pode ser ainda maior. O alerta é do médico Saturnino Neto, cirurgião especialista em bariátrica, que em suas redes sociais vem debatendo o tema com especialistas e pacientes. Entre os fatores que contribuem para o reganho de peso estão a ansiedade, o medo e a frustração desencadeados pelo isolamento social. Comportamentos que podem atrapalhar a manutenção exigida pelo procedimento.

Disciplina, atividade física e até uso de medicamentos são algumas das indicações do médico e da equipe multidisciplinar que o acompanha. O objetivo é que a ansiedade e a frustração não atrapalhem o processo de emagrecimento proporcionado pela cirurgia. “É muito frustrante para quem fez e para nós, cirurgiões. A retomada do peso gera falhas no tratamento e, muitas vezes, gera impacto na qualidade de vida com o retorno das comorbidades associadas à obesidade”, observa o médico.

Sempre priorizando a saúde do paciente, o médico explica como funciona todo o processo bariátrico, as técnicas e a diferenciação entre reganho por falha da cirurgia. “O impacto da bariátrica na saúde do paciente é muito importante”, lembra. Diabetes e pressão alta, entre outras comorbidades, são comuns entre os obesos. Estudos comprovam que a cirurgia controla essas doenças.

Não existe uma única causa para um bariátrico voltar a ganhar peso. Mas se desse para evitar, o que fazer? “Toda dieta tem perda de gordura e de massa muscular. Então, se o paciente não fizer atividade física, a sarcopenia (perda da massa muscular após a cirurgia) vai ser muito grande e irá impactar três, cinco anos depois, com reganho de peso. O que deixa o nosso metabolismo acelerado o suficiente para queimar gordura é uma massa muscular adequada. O impacto de uma bariátrica na vida de um paciente é muito importante. Tem que haver mudança no estilo de vida e na alimentação”, responde.

Exercícios físicos, como a musculação, aliados a uma dieta adequada, são receita de sucesso. “A cirurgia não é a cura, é uma ferramenta. E quem não souber usar, pode se machucar”, lembra.

Medicamentos ajudam no controle

Michelle Polesel, médica endocrinologista da equipe multidisciplinar de Saturnino Neto, explica que as possibilidades de tratamento medicamentoso são as mesmas para quem é ou não bariátrico. De acordo com ela, das três drogas aprovadas pela Anvisa para auxiliar no tratamento, duas delas - o Orlistat e a Sibutramina - são indicadas em caso de reganho de peso e como toda medicação devem ser usadas apenas a critério do médico.

“De forma geral, ambas têm apresentado boas respostas”, avalia, mas a resposta em um paciente bariátrico pode ser melhor. Os dois medicamentos agem na regulação da fome e da saciedade. Os médicos lembram, no entanto, que não existe “uma solução mágica”. Existe uma série de fatores e cuidados, como lembra o médico Ribeiro Neto.

Escolha de alimentos colabora

A nutricionista Ariadne Modesto Machado, também da equipe do médico, propõe uma melhor escolha dos alimentos, e um acompanhamento rigoroso durante toda a vida do paciente. “Nos primeiros seis meses é fundamental a suplementação vitamínica, como a da B12, que evita a queda de cabelos, muito comum nos bariátricos”, lembra.

Saturnino Neto reforça o papel fundamental da atividade física. Ele mesmo é um ex-obeso. E descobriu na bicicleta um novo estilo de vida, capaz de garantir peso baixo e muita saúde. Entre consultas e cirurgias bariátricas, o médico se movimenta de bike pela cidade e diz que a chave para manter o peso é apostar no ganho de massa muscular.

O médico observa que os esforços para a perda de peso devem iniciar antes da cirurgia. “Com isso, no pós-operatório o paciente irá se beneficiar ainda mais”, justifica. A nutricionista, concorda. De acordo com ela, o acompanhamento nutricional pré-operatório já educa o paciente. “Ele vai saber que terá uma rotina de alimentação e fazer uma escolha melhor desses alimentos. A suplementação também é necessária, principalmente nos primeiros seis meses”, pondera Ariadne.

A escolha dos alimentos é outro ponto crucial. Muitos pacientes têm dúvidas em relação à ingestão de carne, por exemplo. Ariadne lembra que a proteína, se mal processada, pode ficar dura. Ela sugere que o paciente suplemente com outros alimentos ricos em proteína, como as ervilhas. E lembra que a mastigação é importante para a deglutição. “Além de beber muita água”, finaliza.

O que leva ao reganho

• Ociosidade

• Estresse

• Sono desregulado

• Bebidas alcoólicas

• Hábito de beliscar

• Comer à noite

• Uso de medicamentos com efeito metabólico

• Falta de vitaminas (como a B12, entre outras)

• Falta de acompanhamento multidisciplinar

• Baixa atividade física

• Baixa porcentagem de massa muscular/alta taxa de gordura corporal

• Beber pouca água

Como evitar

• Exercitar-se. O melhor exercício para perda e manutenção de peso são os exercícios de força ou de resistência, entre eles musculação, crossfit, funcional e pilates.

• O músculo, além de gastar energia mesmo em repouso, é um órgão endócrino, que produz hormônios que ajudam na regulação da fome e da saciedade.

• O treino ideal para quem fez a bariátrica é do tipo hit: rápidos, que intercalam força e velocidade, para manter os batimentos cardíacos acelerados.

• Resistir e tratar a compulsão alimentar

Como funciona a equipe multidisciplinar

• A equipe multidisciplinar do paciente que faz a bariátrica é muito importante. É ela quem avalia e acompanha todo o processo. É composta por cirurgião, nutricionista, psicólogo, educador físico e, de acordo com a necessidade, ainda entram o endócrino, o cardiologista, o psiquiatra e outros.

• Uma das principais funções dessa equipe é avaliar a perda e manutenção do peso, mas não é só isso. Ela também vai ficar de olho nas vitaminas, no comportamento alimentar e nas dificuldades do dia a dia, auxiliando o paciente. A equipe tem uma função importante no acompanhamento e comprometimento para o sucesso do procedimento.
Diferenças entre os procedimentos

• Bypass Gástrico é a cirurgia que combina a restrição de um estômago pequeno a uma desabsorção pela mudança da anatomia do intestino.

• Sleeve é o codinome dado à Gastroplastia Sleeve.

• Apesar dos nomes complicados, os ganhos em saúde são enormes. Também conhecida como Cirurgia de Redução de Estômago, a bariátrica oferece a oportunidade da perda entre 30% a 40% do peso original. Pode ser realizada por laparoscopia ou por cirurgia robótica.

Quem é o médico Saturnino Neto

Graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Teresópolis, RJ), com residência em Cirurgia Geral no Hospital São José do Avaí (RJ), hospital referência nacional em Laparoscopia Avançada, entre outras graduações, o médico Saturnino Neto também é presidente no Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil). Foi bolsista do Hospital Universitário Nacional de Seul (Coréia do Sul), em tratamento de câncer gástrico. Especialista em cirurgias bariátricas, também é especializado em cirurgias usando a robótica. Conheça mais no site www.saturninoneto.com.br e nas redes sociais: @saturninoneto e https://www.facebook.com/saturninonetodr.

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