A paixão por motocicletas na visão de mulheres e homens

A paixão por motocicletas na visão de mulheres e homens

Em comemoração ao dia do motociclista, celebrado no último 27 de julho, conversamos com quem gosta da vida sobre duas rodas

A frota nacional de motos quase dobrou nos últimos 10 anos, de acordo com informações do boletim Dados do Setor, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Em 2009 ela totalizava 14.695.247 unidades, passando para 28.179.083 em 2019, um crescimento de 91,8%.

Os números reforçam não só a paixão nacional pelas motocicletas, mas também seu uso como importante instrumento de trabalho e lazer em que ela se transformou após 136 anos da invenção do primeiro modelo com motor movido à gasolina. Ainda em comemoração ao dia do motociclista, celebrado no último 27 de julho, vamos contar duas histórias de quem gosta da vida sobre duas rodas.

Para as mulheres, sinônimo de solidariedade

Heloise Monteiro tirou a sua primeira habilitação em 2009, mas conta que tinha medo de conduzir nas ruas. Em 2015 começou dando voltas na quadra, perto de sua casa, até se sentir segura para encarar o trânsito de verdade. Iniciou com um modelo virago 250cc e hoje pilota uma dragstar 650cc. “Eu uso para o lazer. Com a pandemia, os passeios e viagens diminuíram bastante, então sempre que tenho uma folga do trabalho pego a moto e ando pela cidade mesmo, muitas vezes sem destino certo. Só o fato de estar em cima dela já vale a pena”, conta. Para ela, ser motociclista é muito diferente do que ser motorista. “Nós gostamos uns dos outros, nos cumprimentamos quando paramos nos semáforos, nos ajudamos quando estamos em apuros, nos tratamos como irmãos mesmo sem nos conhecermos. Quando estou com minha moto, tenho a sensação de que tudo na vida é possível”, diz.

Para Heloise, pilotar é sinônimo de coletividade, amizade e parceria. “Faço parte da Confraria Filhas do Vento e da Liberdade, um grupo só de mulheres, espalhadas pelo Brasil todo, fundado e liderado pela curitibana Telma Crummenauer. Dentro deste grupo não há discriminação, seja por modelo de moto, idade ou tempo de habilitação. Um dos nossos lemas é "Seja uma mulher que levanta outras mulheres"; estamos sempre unidas, nos ajudando e envolvidas em projetos sociais”, relata.

A motociclista revela que a segurança está sempre em primeiro lugar. “Antes de sair verifico se as funções básicas da moto estão ok: setas, embreagem, freios, pneus. Além disso, visto equipamentos de segurança como bota de cano alto, jaqueta de cordura, luvas e capacete, é claro. No trânsito, me mantenho atenta ao que acontece ao redor e me faço ser vista pelos demais veículos. Como tenho uma moto grande, piloto como se estivesse em um carro, ocupando uma faixa de rolamento e respeitando as regras de boa convivência no trânsito. Porém, ainda sinto dificuldade em ganhar respeito dos motoristas dos demais veículos principalmente quando percebem que sou mulher em uma moto considerada forte e pesada”, comenta.

Para celebrar o dia do motociclista – e todos os outros dias -, ela dá alguns conselhos. “Compre equipamentos básicos de segurança (eles vão te proteger, e muito!), respeite as leis de trânsito, faça curso de pilotagem defensiva e, por fim, seja feliz com sua moto!”, completa.

Para os homens, o exemplo nos heróis da infância

Régis Eidi Nishimoto, atualmente tem uma moto Dual Sport, que pode ser utilizada na estrada e fora dela e também uma moto de trilha, que usa exclusivamente para o off-road. Ele conta que sempre foi fascinado pelas duas rodas. “Com 20 anos tinha juntado um dinheiro do estágio, cheguei para meu pai e disse: ‘vou comprar uma moto!’. Recebi como resposta: ‘somente quando o senhor não estiver morando nesta casa’. Aí acabei comprando um carro. Em 2006, logo após ter saído de casa para casar, comprei minha primeira moto”, lembra. Em geral, ele pilota para esporte e lazer. “Como tenho filhos pequenos e preciso levar e buscar na escola, acabo usando mais o carro durante a semana, mas não deixo de ir trabalhar de moto quando tenho vontade”, diz.

Sua paixão pelas motos é um grande sonho desde criança. “Lembro como ficava fascinado ao ver a motos nas estradas quando era pequeno. Os heróis pilotam motos. A sensação de pilotagem é muito prazerosa. Já fiz expedições para o mesmo lugar de carro e de moto e te digo: são viagens completamente diferentes. De moto, você sente os elementos (frio, chuva, calor, cheiros), além, é claro, de fazer parte da paisagem!”, completa.

Em termos de segurança ele relata sempre pilotar de capacete, luvas e jaqueta com protetor de coluna, ombros e cotovelos integrados. Em viagens e passeios também usa calçado especial e calça com protetores de quadril e joelhos. “Na trilha, além de protetores específicos para a prática do esporte, também coloco protetor cervical. Além disso, evito pilotar quando não estou bem física ou emocionalmente”, conta.

O diretor da Perkons, empresa especializada em mobilidade e segurança no trânsito, dá algumas dicas para quem conduz. “Pilote sempre equipado e com cautela. Tenha sempre uma postura de iniciante, por mais habilidade e experiência que possa ter. Andar de moto é uma das melhores coisas que se pode fazer nessa vida, mas é preciso estar ciente dos riscos. Aproveite!”.

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Dasa e Hospital do Rim validam uso de biópsia líquida na rotina para identificar risco de rejeição de rim transplantado

Dasa e Hospital do Rim validam uso de biópsia líquida na rotina para identificar risco de rejeição de rim transplantado

Pesquisa com 150 pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) analisa quantidade de DNA do doador no plasma do receptor (dd-cfDNA) para diagnosticar precocemente possível rejeição do órgão transplantado. Identificação precoce da rejeição possibilita adotar medidas para evitar perda do rim e necessidade de retransplante

A Doença Renal Crônica (DRC) é progressiva e reduz a capacidade do rim de remover os resíduos e o excesso de água do organismo. Pelo fato de não apresentar sintomas de forma precoce, o diagnóstico da DRC, na maior parte das vezes, ocorre já em um momento tardio e leva o paciente para a hemodiálise ou, em casos mais graves, para a necessidade do transplante.

A estimativa é que 10% dos pacientes desenvolvam algum grau de rejeição do órgão transplantado em até 15 dias após a cirurgia. Com o objetivo de diagnosticar precocemente a rejeição ao rim recebido, a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, e o Hospital do Rim e Hipertensão (HRim), conveniado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), se unem em protocolo que acompanha 150 pacientes com DRC para validar uso da biópsia líquida na rotina clínica de avaliação de risco de rejeição ao transplante renal.

Para acelerar a detecção precoce da rejeição, que pode direcionar o tratamento, a pesquisa é uma avaliação de mundo real do AlloSeq, exame que indica a presença do DNA livre de células derivadas dos doadores (dd-cfDNA) no órgão transplantando. A análise é feita no sangue do receptor para indicar a presença de DNA do doador no órgão transplantado. Quando há uma concentração de DNA do doador maior que a esperada é um indicativo que esteja havendo lesão do órgão doado.

Ao identificar precocemente a rejeição, é possível orientar melhor o tratamento, indicando a necessidade de aumento de imunossupressão com o propósito de diminuir e até reverter a rejeição e perda do órgão. “Nós já sabemos que a técnica de biópsia líquida, na investigação de rejeição à transplante renal, de fato funciona. Estudos robustos confirmam sua eficácia e a técnica está em uso em centros de transplante renal dos Estados Unidos como padrão-ouro. Com esse protocolo, queremos validar a nossa capacidade de fazer o teste, dentro do prazo, com qualidade e confiança de dados, quando adotado em nossa rotina. É uma avaliação de mundo real deste teste em amostra da população brasileira”, destaca o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Dasa, José Eduardo Levi.

Detecção, monitoramento e tratamento

O estudo em realização pela Dasa e Hospital do Rim visa apresentar uma abordagem inovadora, que melhora a detecção, monitoramento e tratamento da lesão do enxerto (órgão transplantado), com foco em reduzir as taxas de rejeição e adotar as mais eficazes medidas terapêuticas necessárias no transplante renal. “Este novo teste, que oferecemos com exclusividade no Brasil, faz parte da nossa estratégia de individualização do cuidado através da medicina de precisão e terá um impacto positivo no SUS, pois 9 entre 10 transplantes renais ocorrem no sistema público de saúde”, afirma o diretor médico da Dasa, Gustavo Campana.

O teste é recurso inovador quando comparado com o modelo tradicional disponível hoje, que consiste em fazer dosagem de sódio e creatinina no sangue do receptor. “O exame atual é pouco efetivo. Ele detecta pelo órgão a liberação de enzima que é marcadora de atividade renal. Quando a creatinina sérica está aumentada no sangue, significa que o rim não está funcionando direito. Só que esse nível de alteração é dado tardiamente em comparação com o dd-cfDNA”, ressalta Levi.

A creatinina plasmática é um biomarcador insensível, inespecífico e que não detecta de forma precoce a lesão do enxerto. Por sua vez, o dd-cfDNA mostrou ser um biomarcador útil para o monitoramento abrangente de lesão de aloenxerto (de um doador humano para outro, mas geneticamente diferente), que supera as limitações das abordagens tradicionais. Determinações seriadas de dd-cfDNA podem sugerir ou descartar rejeição aguda e crônica, bem como outras lesões do enxerto, precocemente, evitando biópsias desnecessárias. “O exame é o único não invasivo que consegue avaliar as condições do rim de pacientes que passaram pelo transplante, com maior acurácia, proporcionando um melhor desfecho clínico”, explica Campana.

José Eduardo Levi acrescenta que o dd-cfDNA funciona como um biomarcador com potencial de permitir uma vigilância próxima e econômica de receptores de transplante para diminuir o retransplante e a perda prematura do rim transplantado.

O especialista conclui que o fato de o médico ou equipe de saúde informar ao paciente que ele está tendo um episódio de rejeição, não significa que seu novo rim não está funcionando ou que será completamente rejeitado. Alterar a quantidade do medicamento imunossupressor geralmente pode tratar esse problema. Por conta disso, é importante fazer o uso correto do medicamento imunossupressor, na quantidade e dosagem prescrita.

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do país e, atualmente, cuida da jornada de mais de 20 milhões de pessoas por ano. Criada para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, a Dasa está presente em todas as etapas de cuidado. Acredita na gestão da saúde – e não apenas da doença – e atua sob a ótica da navegação preventiva, preditiva e personalizada.

Firme na abordagem high tech + high touch, a Dasa acredita na jornada de saúde que integra medicina diagnóstica, hospitais de alta complexidade, genômica, oncologia, coordenação de cuidados, atenção primária e secundária, telemedicina e pronto atendimento. Além disso, propõe uma navegação sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, incluindo também soluções integradas de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas, e o cuidado de seus mais de 40 mil colaboradores.

Somos 250 mil médicos parceiros, 16 hospitais referências, e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil. Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: www.dasa.com.br

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American Lager da Bier Hoff é presente do Shopping Estação para o Dia dos Pais

American Lager da Bier Hoff é presente do Shopping Estação para o Dia dos Pais

O chopp paranaense agrada a todos os paladares pelo seu aroma e sabor

Em uma parceria inédita, o Shopping Estação e a Bier Hoff se juntaram para presentear os pais e os clientes. A cada R$200 em compras, os consumidores ganham um growler de um litro de chopp American Lager da cervejaria mais antiga do Paraná. O rótulo é um dos mais requisitados da marca que já tem 17 anos de tradição.

O estilo American Lager, também conhecido como Pilsen, foi desenvolvido para atender os mais exigentes paladares, para os cervejeiros que apreciam aroma, sabor e qualidade, pois ele mantém o equilíbrio entre o adocicado do malte e o amargo do lúpulo. A Bier Hoff tem em seu portfólio 14 rótulos de linha e mais 11 sazonais e figura na lista das cervejarias mais premiadas do Brasil.

Para a comemoração do Dia dos Pais, sugere-se a harmonização com peixes, frutos do mar, queijos apimentados, entre outros pratos.

A promoção vai até o dia 8 de agosto ou enquanto durarem os estoques, sendo permitida a retirada de até dois growlers por CPF. Os clientes podem fazer a troca das notas fiscais e conferir o regulamento completo no balcão localizado no piso 1, perto da Praça de Eventos.

Compras pelo WhatsApp

A consultora de compras, Cléo, auxilia por Whatsapp, a pesquisar produtos e encontrar os melhores preços. É um serviço gratuito e que proporciona o máximo de conforto e segurança. É muito simples, basta enviar uma mensagem para o (41) 9 98896-3105 ou acessar http://bit.ly/cleo_shopping_estacao

Protocolo de segurança

Para a segurança dos consumidores, colaboradores e parceiros, o Shopping Estação segue um rigoroso protocolo de segurança, como a aferição da temperatura nas entradas, uso de tapete higienizador de calçados, acionamento automático da cancela do estacionamento, totens de álcool gel em pontos estratégicos, sinalização de mesas desativadas e disponibilização de pias na praça de alimentação, faixas que delimitam o distanciamento correto e reforço na limpeza diária.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

www.shoppingestacao.com.br

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Casa LIDE é palco de talk sobre seguros

Casa LIDE é palco de talk sobre seguros

Rede Lojacorr participa de ação sobre tendências e informação para a sociedade sobre o mercado da proteção

O programa de entrevistas LIDE Talks, conduzido pela jornalista e presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, e pela também jornalista e Head do LIDE Mulher, Mira Graçano, há dois meses, deu início às gravações de conteúdo em vídeo em um cenário único, a Casa LIDE. Nesse dia 03 de agosto, Diogo Arndt Silva, sócio fundador e presidente (CEO) da Rede Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros independentes do País, foi um dos líderes que deixou sua contribuição, filiado ao LIDE Paraná desde 2016.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado segurador, Diogo Arndt Silva, que é economista de formação, traçou um panorama consistente sobre o cenário atual e as oportunidades que o futuro reserva. Segundo ele, o mercado de seguros foi impactado pela pandemia, mas já mostra um cenário de recuperação. No 1º trimestre houve um crescimento de 15,5% frente a 2020 e a Rede Lojacorr teve alta de cerca de 30%. O gestor explica ainda que há desafios como inflação, reformas tributária e administrativa, que podem fazer o mercado crescer de forma sustentável.

“Houve aumento da conscientização das pessoas em relação à prevenção e a importância do seguro nesse momento. Mais de R$ 1 bi foram devolvidos à população devido a perdas por conta da Covid-19”, diz o gestor, que acrescenta que um ponto significativo foram as seguradoras abrirem mão da cláusula de exclusão de pandemias nas apólices logo no início da pandemia, sendo uma ação sensível para toda a sociedade. Esse envolvimento global das seguradoras teve um impacto positivo para a sociedade e para a economia, já que o mercado segurador representa 4% o PIB e ainda tem muito o que desenvolver. Na Lojacorr, estamos investindo bastante em serviços e produtos, além de um transformação digital para melhor atender todo o ecossistema da operação e do mercado, e proporcionar para toda a comunidade uma rede de soluções capaz de fazer todos crescerem, se desenvolverem e se protegerem mais e melhor”, diz.

Os primeiros programas LIDE Talks contaram com a participação de empresas que além de integrarem o LIDE Paraná, patrocinam a entidade e integram o Comitê Gestor, além de proporcionarem a multiplicação da informação sobre o mercado, a economia e a sociedade. Em formato dinâmico, cada edição apresenta um pouco da visão de executivos e empreendedores que integram o time de filiados da entidade, com o objetivo de conferir visibilidade a trajetórias vitoriosas da cena empresarial paranaense.

Em ritmo intenso de gravação, o programa já acumula 15 entrevistas que vão deixar registradas verdadeiras aulas sobre negócios, carreiras, a importância de um ecossistema empresarial maduro com entidades como o LIDE Paraná, bem como o entendimento de cada entrevistado para a retomada econômica.

Segundo a presidente, a ideia é aproveitar as visitas agendadas dos filiados à emblemática Casa LIDE para mais essa entrega de valor. “Vamos realizar duas gravações por mês, sempre às quintas-feiras, para construir gradativamente esse arquivo de reflexões com os tomadores de decisões das empresas e negócios que respondem pela engrenagem da economia do nosso Estado”, explica Heloisa.

Sobre a Rede Lojacorr: A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. Por meio do seu modelo de negócios disruptivo, realiza a intermediação entre corretoras de seguros e as seguradoras, disponibilizando suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer as melhores soluções em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente em 24 Estados e no Distrito Federal, por meio de 56 Unidades de Negócios (45 físicas e 11 remotas), as 400 mil apólices ativas, foram comercializadas por 4.500 profissionais de seguros, que atuam em mais de 3900 municípios, atendendo segurados em todos os Estados da Federação e Distrito Federal. Tendo como sede administrativa, Curitiba (PR) e sede comercial em São Paulo (SP), a Rede Lojacorr conta também com 230 colaboradores. A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work, acelerada pela Endeavor e Net Promoter Score (NPS) com 77 pontos no 2º semestre de 2020.

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Shopping Curitiba lança serviço de Assistente de Compras, com experiência única na cidade  

Shopping Curitiba lança serviço de Assistente de Compras, com experiência única na cidade

A assistente auxiliará o cliente da escolha do produto até o pagamento e entrega; serviço e delivery são gratuitos neste primeiro mês

Atento às mudanças de comportamento do consumidor, o Shopping Curitiba lançou nesta segunda-feira (2/8) o serviço de Assistente de Compras por whatsapp. A solução foi desenvolvida para auxiliar o cliente em sua jornada de compra do início ao fim, desde a procura pelo produto, o pagamento, até a entrega, um formato inédito entre os shoppings da cidade. Todo o processo é conduzido pela Assistente.

O atendimento é totalmente individualizado e humanizado, por meio do whatsapp (41) 9274-1015. O cliente informa qual produto precisa e a Assistente de Compras irá pessoalmente até as lojas, enviará fotos e poderá até fazer chamadas de vídeo, até que ele fique totalmente satisfeito com a sua escolha.

Finalizada essa etapa, a Assistente envia um link com o valor total da compra para o cliente realizar o pagamento. Ele poderá dividir em até 12 vezes, pelo PagSeguro, ou à vista por Pix. A entrega ocorre no mesmo dia da compra, no Drive Thru do shopping Curitiba ou por Delivery. No caso de delivery, para compras realizadas até às 17h, a entrega acontece no mesmo dia. Essa etapa final também é acompanhada pela Assistente de Compras. O serviço está disponível das 11h às 19h, de segunda à sábado.

“O consumidor está cada vez mais conectado às soluções digitais, mas busca também o atendimento humanizado do ambiente offline. Com a Assistente de Compras, unimos esses dois diferenciais e fomos além. O cliente pode confiar que 100% da sua jornada de compra ocorrerá conosco, de forma simples e segura”, explica Luciano Abe, superintendente do Shopping Curitiba.

Serviço e entrega gratuitos

Neste primeiro mês de lançamento, de 2 de agosto a 31 de agosto, a Assessora de Compras e o Delivery do Shopping Curitiba serão totalmente gratuitos. “É uma ótima oportunidade para quem está procurando o presente do Dia dos Pais, sem precisar sair de casa. Estamos confiantes de que o consumidor, ao utilizar o serviço pela primeira vez, passará a utilizar essa facilidade sempre” destaca Pamella Ikehara, gerente de Marketing do Shopping Curitiba.

Assistente de Compras Shopping Curitiba

Whatsapp: (41) 9274-1015

Atendimento: de segunda à sábado, das 11h às 19h

www.shoppingcuritiba.com.br

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