Diferença das vacinas para COVID-19: entenda como cada vacina reage no organismo

Diferença das vacinas para COVID-19: entenda como cada vacina reage no organismo

As vacinas para COVID-19 que estão sendo utilizadas no Brasil têm diferentes composições e fórmulas. A enfermeira especialista em vacinação da Clínica Vacinne, Renata Quadros, explica que muitas outras vacinas do Calendário de Vacinação também são feitas do mesmo modo. “Toda e qualquer vacina aplicada pode trazer possíveis efeitos colaterais, como dor e inchaço no local da aplicação, e até uma febre baixa são comuns em diferentes tipos de imunizações”, lembra.

Confira como funcionam os imunizantes para o novo coronavírus e a quais elas se assemelham em sua composição:

> Coronavac: contém o vírus morto – inativado – da COVID-19. É a forma mais comum de produzir vacinas. O vírus inativado, ao entrar em contato com o organismo, gera uma resposta imunológica. Ela é aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias.
Vacinas que são fabricadas do mesmo modo: Influenza (gripe), Hepatite A, Meningocócica B, Meningocócica ACWY, Pneumocócica 13.

> AstraZeneca: composta de um vírus vivo, mas não é o coronavírus. É o adenovírus não-replicante, presente em chipanzés. Mesmo sendo o vírus vivo, ele é inofensivo, pois não tem o poder de se multiplicar. O organismo, ao receber esse vírus, projeta carga máxima contra ele para criar a resposta imunológica, por isso essa vacina tem alto índice de reações adversas, como febre, calafrios e dores no corpo. Aplicada em duas doses, com intervalo de três meses.
Vacinas que são fabricadas de forma semelhante: Tríplice Viral, Varicela, Febre Amarela - – porém não é utilizado outro vetor viral e sim o vetor viral da própria doença

> Janssen: também utiliza o adenovírus, com material genético da proteína S do Sars-Cov-2. Esse material é colocado dentro do adenovírus, que funciona como transportador. O corpo inicia o processo de defesa contra ele e produz anticorpos contra o invasor. Aplicada em dose única.
Vacinas que são fabricadas de forma semelhante: Tríplice Viral, Varicela, Febre Amarela – porém não é utilizado outro vetor viral e sim o vetor viral da própria doença

> Pfizer: ela não utiliza o vírus em si em sua composição, mas uma molécula, chamada RNA. A molécula leva para as células do corpo informações genéticas do vírus e ensina essas células a criar uma defesa contra o vírus, chamada de RNA mensageiro.
Vacinas que são fabricadas de forma semelhante: Hepatite B - é utilizado uma molécula de superfície, mas não o RNA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), após a vacina da COVID-19, as pessoas também podem apresentar quadros de fadiga e calafrios: os sintomas podem aparecer no momento da aplicação ou entre 24 e 48 horas, e cessam em poucos dias. “Na maioria dos casos, as reações são leves, com duração de, no máximo, 48 horas, e não colocam em risco a saúde”, afirma Renata, lembrando que não há nenhuma relação entre reações pós-vacinas e diferentes fabricantes das imunizações. A indicação é observar os sintomas pós-vacina e procurar por atendimento médico caso os sintomas persistam por mais de dois dias ou se intensifiquem, independentemente da duração.

Sobre a Clínica Vacinne

Com foco no diagnóstico, prevenção e controle de doenças, a Clínica Vacinne conta com uma gama completa de vacinas exigidas pelo Calendário Nacional de Vacinação, em um amplo e moderno espaço, possibilitando que todo o processo, desde a chegada, documentação e aplicação da vacina, aconteça da forma mais rápida possível, diminuindo o tempo de permanência na clínica e possíveis tensões. Anexo, um posto de coleta LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, realiza mais de dois mil tipos de exames e traz a segurança e excelência dos serviços prestados há 30 anos. A Clínica Vacinne fica no Ahú, na Av. Anita Garibaldi, 2075.

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Campanha de adoção de pets acontece neste sábado em shopping de Curitiba

Campanha de adoção de pets acontece neste sábado em shopping de Curitiba

Alto da XV Mall promove terceira edição do evento; aproximadamente 20 cães e gatos foram adotados em feiras anteriores

O próximo sábado (24) marca a 3ª edição da campanha de adoção de pets que tem sido promovida mensalmente pelo Alto da XV Mall. Desde o primeiro evento, cerca de 20 cães e gatos foram acolhidos e hoje frequentam um novo lar.

Assim como nas outras edições, todos os animais colocados para adoção foram resgatados e atendidos pelo projeto Ecos Pelo Bem, uma parceria entre Eco Angels, EcoCão e Guia do Bem Animal. De acordo com Patrícia Sprada, parceira das instituições, o espaço no Alto da XV Mall tem sido de grande importância para a visibilidade das ONGs e, consequentemente, para a adoção de cães e gatos resgatados.

“Diariamente, centenas de pessoas passam pelo shopping e, durante as campanhas que promovemos, percebemos que tem sido um diferencial. Isso porque muitas das vezes as pessoas param para brincar ou olhar os pets, se apaixonam e acabam adotando. Então é realmente muito valioso que a campanha aconteça com frequência”, ressalta Patrícia.

A coordenadora de marketing do Alto da XV Mall, Rafaela da Rocha, também celebra a parceria e reforça que o shopping sempre gosta de estar envolvido com ações beneficentes. “É muito gratificante fazer parte de atitudes tão nobres e é por isso que abrimos nossas portas para projetos sociais que beneficiem pessoas, animais e outras causas da sociedade. Queremos que essas parcerias continuem por muito tempo”, completa a profissional.

A feira de adoção acontece no dia 24 de julho a partir de 13h.

Serviço:

Campanha de adoção de pets Alto da XV Mall

Data: 24 de julho (sábado)

Horário: A partir de 13h

Local: Rua Camões, 601 – Alto da XV

Horário de funcionamento do shopping (bandeira amarela): segunda a sábado das 10h às 20h; domingo 12h às 20h (praça de alimentação) e 14h às 20h (lojas)

Sobre o Alto da XV Mall

Administrado pela Argo Desenvolvimento & Gestão e lançado em outubro de 2020, o Alto da XV Mall é um shopping com variado mix de lojas que têm a premissa de oferecer bom custo-benefício e praticidade aos clientes. Com apenas um piso, o empreendimento conta com quase 200 espaços para lojistas e praça de alimentação e um estacionamento com mais de 100 vagas. O endereço é Rua Camões, 601, Alto da XV – Curitiba/PR. Para saber mais, acesse: https://www.altodaxvmall.com.br/.

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Série de lives apresenta oportunidades de bolsas de estudos na Holanda para brasileiros

Série de lives apresenta oportunidades de bolsas de estudos na Holanda para brasileiros

Evento on-line vai contar com participação de universidades holandesas

Dominar um novo idioma, conhecer uma cultura diferente e aprender diversas competências são só alguns dos benefícios de fazer um intercâmbio. Com o objetivo de mostrar essas vantagens e apresentar o estudo internacional aos jovens, o evento Orange Studies Week realiza uma série de apresentações on-line com universidades da Holanda. O projeto é organizado pela agência governamental Nuffic Neso Brazil.

Com o processo de vacinação em andamento, alguns países europeus estão voltando a acolher estudantes estrangeiros. Para a coordenadora do Global Integration da ACBH, Marina van der Vinne, essa então é uma oportunidade dos jovens brasileiros conhecerem formas de estudo na Holanda e também planejarem uma futura inscrição no programa de bolsas. “Espero que muitos jovens possam participar do evento e serem instigados a realizar essa experiência do intercâmbio. Além de aprender um novo idioma, o estudante pode ter integração com a cultura holandesa e também a possibilidade de estudar em instituições renomadas da Holanda”, diz.

Com mais de 2.100 cursos ministrados em inglês em diferentes áreas de conhecimento, as universidades holandesas estão entre as instituições com melhor desempenho educacional do mundo. Os três dias do Orange Studies Week serão divididos em especialidades de estudo. No dia 19 de julho serão abordadas oportunidades de estudar engenharia, economia e ciências exatas no país. Já no dia seguinte, ciências da saúde e indústria criativa. Por fim, na última apresentação, o foco serão estudantes que têm interesse nas áreas de ciências humanas e sociais. As lives ficarão disponíveis no canal do Youtube da Nuffic Neso Brazil, que já conta com diversos vídeos sobre o tema.

O evento on-line será realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho, das 12h às 14h, no YouTube.

Serviço:

Série de lives sobre oportunidades de estudo e bolsas na Holanda

Programação:

• 19 de julho - Engenharia, Economia e Ciências Exatas;

• 20 de julho - Ciências da Saúde e Indústria Criativa;

• 21 de julho - Ciências Humanas e Sociais;

Horário: 12h às 14h

Link: https://nufficnesobrazil.typeform.com/to/qTtpJHEm

Sobre a ACBH

A Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) é uma organização formada por holandeses e descendentes de holandeses no Brasil, oriundos de diversas colônias. Visa preservar o patrimônio histórico artístico e cultural holandês e brasileiro para a posteridade. Também quer incentivar, desenvolver e divulgar as várias formas de expressão cultural. Mais informações: https://www.acbh.com.br/

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Confiança, nuvem, criptoativos e operações sem intermediários: seminário da consultoria Capco traça futuro dos pagamentos

Confiança, nuvem, criptoativos e operações sem intermediários: seminário da consultoria Capco traça futuro dos pagamentos

Novos caminhos, como open banking, já começam a dar resultados, disse diretor da Capco no Brasil

A pandemia deu ainda mais impulso à transformação digital do mercado de pagamentos em todo o mundo. Por isso, manter a confiança dos clientes, a segurança e robustez de sistemas de TI, integrar diferentes perfis de criptoativos a e monetizar as trocas comerciais entre consumidores sem intermediários, que crescem cada vez mais, são desafios prementes e que já alteraram o panorama do setor.

É o que mostrou o Seminário digital Capco Money, que reuniu especialistas do Canadá, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. A necessidade de inovar com foco no cliente, desenvolver novas estratégias e produtos, contar com os parceiros e infraestrutura tecnológica adequados e acompanhar de perto os avanços e regulamentações das criptomoedas foram outras conclusões importantes do evento, que foi promovido pela Capco, consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros.

"A geração de valor do mercado financeiro está mudando muito rápido. O que era antes o ativo principal, agora é considerado commodity, sendo que novos concorrentes lançam opções com custos muito competitivos. Logo, fica claro que os players do setor precisam buscar alternativas de geração de caixa. A troca de informações possibilitada pelo open banking, o acesso de capacidades de terceiros por parte das instituições financeiras, o novo mundo dos criptoativos e a prestação de serviços no mercado P2P são oportunidades que despontam com força", afirma Luciano Sobral, diretor executivo da Capco no Brasil.

Debbie Gamble, CIO (Chief Innovation Officer) da canadense Interac, abriu a discussão com o tema "Se dados são o novo petróleo, confiança é a nova moeda". A executiva demonstrou como a transformação, às vezes, ocorre de forma mais rápida do que o esperado. Um exemplo é o caso das vacinas contra a COVID-19 ou a disseminação de caixas eletrônicos e serviços agregados no Canadá. Mas, completou, não basta abraçar a inovação. É necessário encontrar valor real para as empresas e seus clientes.

"Temos que focar na troca de valores verdadeiros, relações mais longas e profundas com os clientes, o que por sua vez leva a confiança, que é o ingrediente principal", ressaltou Debbie. Para ela, não se deve inovar por inovar, mas sim criar um processo de aprimoramento constante que vise tornar as inovações autênticas, inclusivas e relevantes. Isso traria mais prosperidade a todos. Outro aspecto importante é a co-criação com os clientes. "Eles decidem compartilhar seus dados confiando que eles serão usados para o bem. Uma transação básica de trocar dados ricos por uma experiencia melhor", disse.

Já Nick Middleton, Diretor da Form3 do Reino Unido, enfocou o movimento da tecnologia de pagamentos da infraestrutura de sistemas legados para a nativa de nuvem. "As pessoas só se preocupam com meios de pagamento quando eles não funcionam", provocou Middleton, para explicar que manter esses sistemas seguros e atualizados é um grande esforço. Isso envolve fatores como manutenção regular, upgrades periódicos, gastos de tempo e pessoas, gestão de riscos e questões de reputação.

Logo, é muito difícil se fazer uma alteração, porque "falhar não é uma opção em pagamentos". Quando as instituições financeiras acessam um provedor nativo de nuvem, há uma base para programas personalizados, novos serviços e funcionalidades, com a aplicação de metodologias ágeis, menor necessidade de capital e maior segurança. Outras vantagens são o suporte integral, resiliência dos sistemas, pagamento por transação e maior facilidade de upgrades e gestão orçamentária. "Com isso, as empresas podem gastar mais tempo nas mudanças que atingem os clientes", salientou Middleton.

Philipp Sandner, head do Centro de Blockchain da Faculdade de Frankfurt, fez um panorama das principais criptomoedas atuais e das moedas digitais de banco central (CBDCs), com enfoque nos pagamentos B2B. Para ele, haverá uma massiva migração para pagamentos criptografados, atualmente mais concentrados no varejo, com a chegada do euro e dólar digitais e uma maior regulamentação por parte dos bancos centrais.

Nessa área, ele considera três aspectos principais: a tecnologia base de registro, o registro da capitalização em si (ou seja, dos valores e ativos transacionados), e o que foi chamado de "dinheiro programável" ou bens geridos por tokens. Sandner falou das redes públicas de blockchain, como a do Bitcoin e da Ethereum, que possuem, respectivamente, 10 mil e 16 mil nós.

"É pura tecnologia, é livre, não tem regulamentação", ressaltou. E deu um exemplo de uma rede fechada formado por 50 bancos da Ásia. O head de blockchain lembrou ainda do impacto que o euro digital terá na economia, principalmente nas áreas industrial, de mercado de capitais, remessas internacionais de valores, automação e criptoativos.

O enorme potencial do mercado de pagamento P2P (entre consumidores) foi o foco de Daniela Hawkins, Gerente Sênior e Líder de serviços bancários e pagamentos da Capco EUA. Este mercado deve passar de US﹩ 570 milhões em 2020 para mais de US﹩ 1,262 bilhão em 2024. "Os bancos devem se preocupar com empresas como a PayPal e como sua atuação afeta as redes sociais. Os aplicativos de pagamento também foram inovadores e cresceram muito", disse a executiva. Com isso, cresceram também as fraudes e o cuidado que se deve ter neste mercado. "As novas gerações fazem mais transações P2P e os bancos precisam se inserir neste cenário", reforçou.

Para Sobral, diretor executivo da Capco Brasil, "em que pese que a transformação na área de pagamentos seja ampla, esses novos caminhos (open banking, criptoativos, P2P, serviços em nuvem) já começam a trazer resultados, como mostram os projetos em que estamos envolvidos. Por isso, é fundamental que as instituições financeiras inovem nestas áreas para melhorar efetivamente a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, mantendo a segurança de todo o processo".

Para conferir o evento na íntegra, acesse: Capco Webinar: Capco Money 2021 ou https://youtu.be/DpP-TsUQNiY

*A gravação do evento está disponível em inglês.

Sobre a Capco

A Capco é uma consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Nossos profissionais aliam pensamento inovador e conhecimento incomparável no setor para oferecer aos nossos clientes expertise em consultoria, integração de pacotes e tecnologias complexas, entrega de transformação e gestão de serviços, para o avanço de suas organizações. Com nossa abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos clientes a inovar, aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias, reduzir custos e aprimorar métodos de controle. Somos especializados particularmente em serviços bancários, mercados de capitais, gestão de patrimônio e investimentos, finanças, seguros, risco e compliance. Nos EUA, também temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos clientes de escritórios nos principais centros financeiros das Américas, Europa e Ásia-Pacífico. Para saber mais, visite nosso site website https://www.capco.com ou siga-nos no Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram e Xing.

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ISAE está com inscrições abertas para o Mestrado em Governança e Sustentabilidade

ISAE está com inscrições abertas para o Mestrado em Governança e Sustentabilidade

Referência nacional, o Programa proporciona uma formação altamente capacitada em prover soluções de governança a partir da perspectiva da sustentabilidade

Há mais de 25 anos, o ISAE Escola de Negócios é referência em todo o país na produção e pesquisa na área da sustentabilidade, que na instituição curitibana conta com o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade. Nos últimos quatro anos, foram publicados mais de 57 artigos e 16 livros sobre a temática. Além de artigos e livros, os alunos do ISAE produziram 78 relatórios técnicos com ênfase em solução de problemas apresentados por dezenas de empresas.

“Isso traduz muito do que acreditamos, que é a aplicabilidade da academia, e como o conhecimento contribui para o sucesso e desenvolvimento empresarial”, comenta Norman de Paula Arruda Filho, presidente do ISAE Escola de Negócios. O Programa de Mestrado do ISAE proporciona uma formação altamente capacitada em prover soluções de governança, tendo como interface a perspectiva da sustentabilidade, para atuação em organizações e projetos em âmbito público e privado.

Devido ao cenário atual da pandemia, o programa ainda será ministrado à distância. “Ter o contato com pessoas em tempo real e desenvolver atividades em grupos randômicos também é uma experiência incrível de aprendizado. O online abre as portas do mundo e transforma a aula em uma grande fonte de experiências”, afirma o gerente de negócios do ISAE, Daniel Sant’Anna.

As inscrições para o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade vão até o próximo domingo, dia 25 de julho, e podem ser feitos pelo site https://isaebrasil.com.br/mestrado/.

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