Economista prevê recuperação no segundo semestre

Economista prevê recuperação no segundo semestre

O cenário atual da vacinação contra a Covid-19 no país desenha uma provável recuperação da economia no segundo semestre de 2021. Com mais de 100 milhões de doses do imunizante aplicadas em todo o Brasil, os sinais de retomada começam a aparecer: taxas de juros estabilizadas, dólar em queda, bolsa de valores batendo recordes históricos, e construção civil a todo o vapor.

De acordo com o economista José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo, a expectativa é de que a retomada das atividades econômicas aconteça em um ritmo mais acelerado a partir do mês de agosto. “As projeções de crescimento dependem dos resultados da campanha de imunização”, frisa. “Quanto mais brasileiros receberem as duas doses da vacina, maior será a redução da taxa de infecção, de doentes nas UTIs e do número de óbitos”, salienta.

Pio Martins lembra que, curiosamente, o produto interno bruto, que é soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, cresceu 1,2% nos primeiros três meses deste ano, puxado pelo desempenho do agronegócio e do aumento das demandas internacionais. “O resultado foi maior que no primeiro trimestre do ano passado, quando o país ainda engatinhava em relação a adotar as medidas mais restritivas para reduzir os níveis de contágio da doença, por exemplo”, pontua.

Para 2021, os bancos e organismos financeiros estimam que a economia atinja o patamar de 3,5% de crescimento, em relação ao ano anterior, quando encolheu 4,1%. O reitor da Universidade Positivo está otimista com a possibilidade de a economia brasileira voltar aos trilhos, mas frisa que o cenário positivo depende de um ritmo mais intenso da vacinação. “Com as atividades econômicas ganhando mais robustez, impulsionam a arrecadação de impostos e tributos e melhoram os níveis de emprego em todo país”, destaca.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

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Projetos educacionais do Paraná recebem investimentos

Projetos educacionais do Paraná recebem investimentos

Mais de R$ 100 mil foram doados pelo Sistema de Transmissão Gralha Azul a projetos de educação ambiental, música e escolares

O estímulo à educação está entre os objetivos de desenvolvimento sustentável do Sistema de Transmissão Gralha Azul (STGA), da ENGIE Brasil Energia. Com esta finalidade, em 2021, o STGA já realizou a doação de mais de R$ 100 mil voltados a projetos educacionais.

Para o Diretor de Implantação do STGA, Paulo Muller, essas ações sociais refletem o propósito do projeto que, além de ajudar as comunidades que intercepta, também busca transformar as pessoas em multiplicadores de conhecimento. "A educação é uma das ferramentas fundamentais para a disseminação do conhecimento. Investimos em projetos que possuam o objetivo de transformar o mundo e que estimulem a educação em diversos setores. São, principalmente, ações que contribuem com a educação de crianças e adolescentes, potenciais multiplicadores de aprendizados para um mundo mais consciente", defende.

Entre as iniciativas, o Sistema de Transmissão Gralha Azul possibilitou a compra de equipamentos musicais para crianças carentes da Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) do município de Palmeira (PR). A organização, que atua no município há mais de 50 anos, atende diariamente 280 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. A doação de R$ 50 mil do STGA à instituição fará parte do trabalho de formação da Orquestra Tom Jobim, que tem como principal objetivo o ensino da música para crianças e adolescentes por meio de instrumentos como violino, violoncelo, trompete, trompa, saxofone e trombone.

Para o coordenador da AMAS, Aroldo Heimbecker, a formação de uma Orquestra Filarmônica foi, durante muitos anos, apenas um sonho bem distante, mas com a doação do STGA será dado um novo impulso ao projeto. “Possibilitará a aquisição de novos instrumentos, equipamentos e também a contratação de mais professores. Melhor que isso, 40 novos alunos serão beneficiados, sendo inseridos de imediato nesse fantástico mundo da música”, relata. Para ele, está é uma oportunidade para que as crianças e adolescentes participem de um projeto transformador. “Queremos registrar nossa imensa alegria e gratidão por nos ajudar a tornar o mundo melhor e mais justo para todas as pessoas”.

Além da parceria com AMAS, o Sistema de Transmissão Gralha Azul, também investiu este ano em outro projeto voltado a meninos e meninas que se encontram em situações de vulnerabilidade social realizado pela organização não-governamental Exploradores Feras do Sul, do município de Arapongas (PR). A instituição, que oferece gratuitamente atividades como aulas de musicalização e esportes, tem como um dos seus principais objetivos a educação ambiental. Entre as atividades da ONG está a realização de um acampamento socioambiental para as crianças e adolescentes vivenciarem, através de atividades coordenadas, a reconexão com a natureza. O ST Gralha Azul realizou a compra de diversos equipamentos necessários para o acampamento, como cordas, capacetes, cintos de segurança, totalizando cerca de R$ 22 mil. De acordo com o fundador da instituição, Ronivaldo Nascimento, neste evento serão ministradas propostas recreativas, mas com foco em educação ambiental, conhecimento da natureza e biodiversidade local. "Esse apoio do Gralha Azul demonstra todo um cuidado e vontade de fazer a diferença, que nos motiva cada vez mais ir além ", relata Nascimento.

Em Ponta Grossa, o Sistema de Transmissão Gralha Azul também realizou um investimento social no Projeto Antares, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), através da compra de materiais de expediente, notebooks e kit escolares, no valor de R$ 32 mil. Na instituição, diversos alunos de 14 a 17 anos, de escolas públicas e privadas, são atendidos no contraturno escolar. As aulas possuem foco nas disciplinas de Português, Exatas (Física, Química e Matemática), conhecimento básico de Lógica de Programação, Noções de Contabilidade, Noções de Administração, Noções de Direito, Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativismo Jovem, Política e Cidadania.

Outras ações educacionais

Dentro do estímulo à educação, o STGA realiza, além dos investimentos sociais voluntários, o Programa de Sensibilização Ambiental (PSS) que consiste em uma série de ações educativas abordando temas importantes que estão presentes no cotidiano das comunidades. São realizadas atividades de conversas, vídeo aulas, conteúdo online e materiais informativos sobre o licenciamento ambiental, energia elétrica, resíduos sólidos, água, sustentabilidade e políticas públicas. A iniciativa é voltada para escolas, comunidades e instituições nos municípios interceptados pelo Sistema de Transmissão Gralha Azul. Além disso, dentro do PSS, já foram realizados cursos de Agricultura Orgânica, doação de livros e estímulo à cultura, voltado a atender as Comunidades Quilombolas São Roque e Rio do Meio em Ivaí, Paiol em Guarapuava e Sutil e Santa Cruz, em Ponta Grossa.

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Mercado imobiliário aquecido

Mercado imobiliário aquecido

GT Building lança empreendimento com VGV de R$ 200 milhões

Lançado em junho de 2021, o Casa Milano, mais novo empreendimento superluxo da incorporadora GT Building, abriu as vendas com um VGV de R$ 200 milhões. Esse valor comprova o aquecimento do mercado imobiliário curitibano e a expectativa positiva para as vendas em 2021.

Segundo dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), Curitiba registrou um aumento de 63% no VGV vendido para apartamentos superluxo em Curitiba. Em 2019 o VGV de apartamentos vendidos foi de R$ 505 milhões, com 146 unidades vendidas, e em 2020 o valor foi para R$ 827 milhões, com 194 unidades vendidas.

O VGV médio para empreendimentos superluxo em 2020 foi de R$ 121 milhões, para 5 empreendimentos lançados no último ano. O Casa Milano já representa quase o dobro da média anual de todos os empreendimentos superluxo lançados em 2020.

VGV e o mercado imobiliário

O VGV é um valor calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento a ser lançado. Ou seja, a expectativa é que as unidades vendidas do Casa Milano somem um valor de R$ 200 milhões.

Segundo o Portal VGV, além de ajudar a indicar se o empreendimento é ou não viável do ponto de vista comercial, o indicador auxilia na definição do orçamento da obra, das verbas administrativas da incorporadora, no desempenho da empresa no mercado, dentre outros.

“A expectativa de um VGV de R$ 200 milhões é uma comprovação da solidez da GT Building, uma incorporadora que faz parte de uma holding empresarial, a GT Company, composta por negócios diferenciados como universidade, indústria de próteses ortopédicas, entre outros”, afirma Alysson Sanches, diretor de operações da GT Company e GT Building.

Imóveis Superluxo

O aquecimento no mercado para imóveis superluxo e a expectativa positiva para crescimento de vendas do segmento em 2021 garante que estes imóveis são uma aposta certeira para investidores que buscam valorizar seu dinheiro.

O aumento de vendas comprova crescimento na demanda e essa alta afeta diretamente o valor oferecido para unidades superluxo. Além disso, para se enquadrar nessa categoria os empreendimentos devem oferecer outras facilidades para os moradores e investidores.

Sustentabilidade, Áreas de Lazer, Tecnologia, Exclusividade e Localização são itens fundamentais para um empreendimento superluxo. Por isso, o Casa Milano é um exemplo perfeito da categoria.

Para se enquadrar como um edifício sustentável e receber o selo da Green Building Council (GBC Brasil), que classifica empreendimentos com práticas de sustentabilidade, a GT Building irá adotar medidas desde a fundação do prédio. Alguns exemplos são a redução de resíduos enviados para aterros sanitários, a conservação de energia e de água e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Para incentivar práticas sustentáveis e por estar atenta à tendência de carros elétricos, no Casa Milano, cada apartamento possui um ponto de energia para recarga desse modelo de automóvel.

No térreo, entre outras áreas comuns, o edifício terá área de recreação que conta com piscina descoberta, brinquedoteca, espaço fitness, salão de festas, quadra desportiva e piscina coberta com correnteza. Esse modelo, criado pela Pooltec, simula correntes naturais, permitindo nadar a favor e contra, e criando possibilidades para treinamentos e exercícios, além da natural diversão.

O rooftop é responsável por oportunizar uma vista incomparável tanto da cidade quanto do Parque Barigui, um dos principais atrativos de Curitiba. Nesse espaço também haverá terraços panorâmicos, pub, sala de pocker e espaço gourmet.

Internamente, o empreendimento também terá diversos diferenciais inteligentes, automatizados e modernos, como: comando por voz nos apartamentos; elevador privativo; espaços acessados com biometria; automação de iluminação e persianas; ambientes controlados por aplicativo e comando de voz; sensores de detecção de gases; atenuação acústica entre pisos, vidros duplos, entre outros. Além disso, o Casa Milano conta com revestimentos Versace Ceramics que trazem ainda mais sofisticação ao empreendimento com seus elementos únicos e design exclusivo.

O Casa Milano ficará na Rua Martim Afonso, nº2.888, próximo a muitas facilidades, como supermercados, shoppings, academias, escolas, parque, restaurantes, hospitais, farmácias, etc. A previsão de entrega do empreendimento é para o 1º semestre de 2025.

Mais informações

Decorado Casa Milano: Sede da GT Buiding (Av. Nossa Senhora Aparecida, 48 – Seminário)

Para saber mais, acesse: www.casamilano.com.br ou entre em contato com a GT Building pelo telefone (41 3411-1262), WhatsApp ou e-mail disponíveis no site da incorporadora.

Sobre a GT Building

A GT Building atua no mercado imobiliário curitibano e é uma das principais incorporadoras da cidade e de todo o Paraná. Partindo de um conceito inovador, aliado à tecnologia, modernidade, qualidade e confiança, a empresa projeta empreendimentos de diversas tipologias nos bairros mais desejados da cidade e para atender aos mais diferentes públicos. Atualmente, possui em seu portfólio 15 edifícios em diferentes fases, como o Casa Milano, o Bosco Centrale, o Denmark, o All Batel e o Maison Alto da Glória, e formula planos de expansão para 2021. Para saber mais, acesse: www.gtbuilding.com.br.

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Durante a pandemia, aumenta o número de brasileiros em consultórios odontológicos com dentes quebrados ou fraturados

Durante a pandemia, aumenta o número de brasileiros em consultórios odontológicos com dentes quebrados ou fraturados

O número segue crescendo e de 2020 para 2021 quase dobrou

A pandemia segue causando diversas alterações na vida das pessoas e uma delas vem sendo sentida nos consultórios odontológicos. Segundo dados da maior rede de clínicas odontológicas do mundo, OdontoCompany, o número de pacientes que procuram atendimento com o dente quebrado, fraturado ou com desgaste acima da média teve um aumento significativo. "Hoje constatamos que mais do que no ano passado este número vem crescendo sensivelmente”, relata o Dr Paulo Zahr, presidente da franqueadora.

Em 2020, a rede apresentou um alto índice de busca de pessoas à procura de tratamento para dentes quebrados ou fraturados sem motivo óbvios, ou seja, sem nenhum tipo de acidente. Segundo dados internos, no ano passado, foram registrados de seis a 10 casos por clínica, o que resultou somando todas as unidades da rede, em torno de cinco mil dentes por mês. Hoje este número praticamente dobrou e está por volta de 15 atendimentos desse tipo de caso. “Isso indica tensão na hora que o paciente trava as arcadas ou bruxismo, que é o movimento involuntário de ranger os dentes enquanto o paciente dorme ou em um momento de tensão”, explica Zahr.

Sobre a OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 1.000 unidades espalhadas em todos os estados brasileiros, exceto Acre. Há 30 anos no mercado e 10 no franchising, a rede recebeu no final de 2019 significante investimento da L Catterton, a maior gestora americana de private equity voltada para negócios de consumo do mundo e também integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia. Mais informações: https://odontocompany.com/.

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Gold Lips é o novo dermocosmético da marca Ana Paula Ferro

Gold Lips é o novo dermocosmético da marca Ana Paula Ferro

A marca Ana Paula Ferro Nutri e Dermocosméticos acaba de lançar o Gold Lips, um gloss labial de alto brilho, com hidratação profunda, que proporciona efeito glow e aumento de volume nos lábios

“O Gold Lips é a grande aposta da nossa marca. Ele tem uma cor linda, ajuda a manter os lábios hidratados e a sua composição com ácido hialurônico possibilita o aumento do volume labial. Ele vai ser o grande aliado de mulheres e homens”, afirma Ana Paula Freitas Ferro, CEO e fundadora da Emporium da Beleza.

A linha Ana Paula Ferro possui produtos para emagrecimento, saúde e bem-estar, dermocosméticos, nutricosméticos e fitness. Ela foi desenvolvida para a cliente da Emporium da Beleza complementar o seu tratamento no conforto do seu lar. Todos os produtos são elaborados e testados pela fundadora da rede, a rainha da estética avançada no Brasil.

“Utilizamos tudo o que há de melhor e mais moderno no mercado, realizamos muitas pesquisas e eu faço questão de testar todos os produtos antes de colocar à venda. Prezo muito pela qualidade da minha marca”, explica e empresária.

O Gold Lips já está à venda, no valor promocional de R$ 49,90, nas unidades da Emporium da Beleza em todo Brasil ou pelo site: https://www.anapaulaferro.com.br/gold-lips

Sobre a Emporium da Beleza

A Emporium da Beleza (https://emporiumdabeleza.com.br) é uma rede de franquia focada em saúde, beleza e bem-estar, criada em 2005 por Ana Paula de Freitas Ferro. Atualmente com 60 unidades espalhadas pelo País, sendo 10 próprias e 50 franqueadas, a empresa prioriza o bom atendimento e os melhores resultados aos seus clientes, por meio de uma estética avançada atrelada ao uso da tecnologia.

O grupo Emporium da Beleza promove a democratização da estética avançada no Brasil. Em 16 anos, já realizou mais de 3 milhões de atendimentos e destaca-se por ser 6 em 1: facial, corporal, depilação a laser, emagrecimento, nutri & dermocosméticos e e-commerce.

A Emporium da Beleza também possui protocolos exclusivos como Lipo 10 para perda de até 10 quilos em 10 semanas, Lipo turbo sem cortes, que possibilita emagrecimento rápido para quem quer perder até 10 kg em apenas 30 dias, Empup Prime para rejuvenescimento facial, DermaGlow para hidratação, Bodydream para combate à flacidez, Ultramax para lifting facial entre outros.

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