Startup curitibana faz sucesso realizando curadoria de produtos para veganos

 

 

 

Startup curitibana faz sucesso realizando curadoria de produtos para veganos

Nas plataformas Verdê Cosméticos e Verdê Kids é possível adquirir produtos que respeitem os valores do veganismo, além de aspectos naturais e de sustentabilidade

Estima-se que de 5% a 7% dos brasileiros – entre 10,5 a 15 milhões de pessoas, aproximadamente – sejam veganos. Com uma filosofia que visa excluir, na medida do possível e praticável, toda forma de exploração de animais, muitas dessas pessoas encontravam dificuldades para adquirir cosméticos que atendessem a esse objetivo. Foi com esse propósito que empreendedores de Curitiba (PR) resolveram lançar, em novembro de 2019, uma nova opção para o segmento: a Verdê Cosméticos (www.verdecosmeticos.com.br), e-commerce que realiza curadoria de produtos para pessoas que buscam itens mais naturais, sustentáveis e que respeitem os animais, como maquiagens, itens de cuidados para a pele, cabelo, higiene pessoal, entre outros.

Já em agosto do ano passado, a startup deu mais um passo e criou também outro e-commerce, a Verdê Kids (www.verdekids.com.br), destinada aos pais e crianças, com um viés mais sustentável: caso de fraldas ecológicas e brinquedos veganos. “Nós somos veganos, mas queremos atrair todas as pessoas que tenham interesse em proteger os animais, com atitudes e compras que beneficiem sua saúde ou o planeta, olhando para isso sem preconceitos. Queremos nos tornar referência para essas pessoas, podendo fazer suas compras em um lugar só”, explica Mariana Alves, uma das sócias-fundadoras dos e-commerces.

Os dois negócios surgiram de uma necessidade de Mariana e de seu sócio, Johny Dallasuanna. Ambos adotaram a filosofia vegana e estavam cansados de ler rótulos, tentando descobrir quais produtos seguiam efetivamente as diretrizes. “Por não poder confiar muito no que se vê nas prateleiras, entendemos que seria interessante ter uma loja para comprar com confiança”, explica Mariana. De acordo com Dallasuanna, a curadoria elimina produtos que sejam ligados a grandes marcas, que tenham se envolvido com exploração animal – ainda que o produto em si possa ser considerado vegano. “Nós somos bem minuciosos, como um filtro para quem compra. Nós entendemos quais marcas se encaixam em nosso perfil. Se o produto não tem nada de origem animal, mas a empresa patrocina rodeios ou desfiles de moda com peles, ele não vai entrar em nossa loja”, explica.

Pequenos negócios e sustentabilidade

Além da curadoria vegana, a Verdê Cosméticos e a Verdê Kids lidam com empresas de menor porte: o propósito é fortalecer os pequenos negócios. “A maior parte dos nossos fornecedores é pequeno. Se não encontramos algo de nosso interesse, procuramos importar”, conta Mayara Marenda Narita, que atua na área de prospecção de fornecedores. “Embora tenhamos relação com os pequenos, queremos produtos confiáveis, que tenham passado por todos os testes técnicos necessários, mas que sejam os mais naturais e sustentáveis possíveis”, explica Mayara. O segmento infantil é um dos que geram mais lixo no planeta, com o consumo de fraldas e outros produtos descartáveis. Além disso, roupas são perdidas e brinquedos geram atratividade por pouco tempo entre as crianças.

Na avaliação de Mariana e Dallasuanna, os dois negócios acabaram se complementando, especialmente no quesito sustentabilidade e busca por fornecedores locais e pequenos, algo que se tornou ainda mais visado na pandemia. “O momento que estamos vivendo deu um clique para muitas pessoas, que começaram a procurar e pesquisar produtos veganos”, ressalta Mariana.

O mercado vegano no Brasil

Estima-se que o mercado vegano cresça 40% ao ano no Brasil. Nos últimos oito anos, as pesquisas pelo veganismo em mecanismos de busca de internet cresceram 915% no Brasil, de acordo com o levantamento digital realizado pela BHB Foods Suplementos e Decode. “Quando empresas de grande porte passam a lançar linhas de produtos veganos, é um indicativo de crescimento deste mercado. Mesmo empresas no ramo de alimentação, que trabalham com carne, estão lançando carnes vegetais”, analisa Mariana.

Dallasuanna diz que hoje é mais simples de encontrar produtos voltados a esse público. “Até mesmo mercados contam com gôndolas de produtos, identificando e facilitando para esse consumidor. Isso serve de termômetro”, avalia. Como o Brasil segue tendências mundiais, é provável que o cenário dos Estados Unidos, que viu o veganismo crescer 600% nos últimos três anos, seja replicado no país. Até 2025, o consumo de produtos veganos deve ultrapassar US$ 3,15 bilhões nos EUA.

 

 

 

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Câncer na adolescência requer tratamento diferenciado

 

 

 

Câncer na adolescência requer tratamento diferenciado

Quando ocorre em adolescentes, o câncer gera um complicado panorama, que envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais que acompanham esta etapa da vida

Muito se fala no câncer quando ocorre em adultos ou em crianças. Mas quando detectado em um adolescente, o tratamento exige uma série de cuidados específicos, necessitando de um atendimento oncológico diferente de quando ocorre em outras fases da vida.

O diagnóstico de câncer na adolescência é uma situação muito difícil, conforme explica o Dr. Lisandro Lima Ribeiro, hematologista e oncologista do Pilar Hospital, que atua em Transplante de Medula Óssea (serviço em que o hospital é credenciado desde 2015) e que tem experiência em tratamento hemato-oncológico de adolescentes.

“O câncer é o crescimento desordenado de determinado tipo celular. Na criança geralmente se origina de células muito jovens, as embrionárias. Já no do adulto, de células já adultas. O crescimento do câncer na criança acaba sendo mais rápido em comparação ao câncer do adulto. Por este motivo devemos investir em campanhas de diagnóstico precoce no câncer infantil e em campanhas de prevenção no câncer do adulto. Já o câncer do adolescente fica em uma fase de transição”, comenta o médico.

Os tipos mais comuns de cânceres no adolescente são os sarcomas (que podem acometer tecido ósseo ou tecido mole), as leucemias agudas, os linfomas e os tumores do Sistema Nervoso Central.

Além de questões biológicas, o câncer em adolescentes implica em aspectos de outras ordens, em especial o psicológico. “A Adolescência é uma fase de transição entre infância e idade adulta. Um período de grandes mudanças e questionamentos. O diagnóstico de um câncer pode ser devastador nesta etapa da vida. O tratamento exige protocolos específicos para cada tipo de câncer nesta fase, mas é fundamental o acompanhamento psicológico para que o jovem tenha o suporte emocional para não desistir ou abandonar o tratamento”, explica Dr. Lisandro.

Aspectos sociais também têm um forte peso. Dr. Lisandro lembra que a adolescência é uma fase de questionamentos sobre a sexualidade, a inclusão na sociedade, a família, a educação e até mesmo sobre a escolha profissional. “A rebeldia não é infrequente neste período da vida. Além disso, os cuidados com o corpo são frequentes, com busca de atividades físicas. Os efeitos colaterais do tratamento oncológico podem ser traumáticos como a queda do cabelo, perda de massa muscular ou mesmo amputação de um membro pelo tratamento. Por esta razão é de grande importância o tratamento com uma equipe preparada para auxiliar nestes desafios”

Segundo Dr. Lisandro, Curitiba ainda não dispõe de um serviço direcionado exclusivamente para o adolescente, mas este panorama deve mudar em breve. “A proposta do Pilar Hospital é desenvolver uma unidade exclusiva do adolescente, com profissionais capacitados e especializados para o tratamento do câncer para esta faixa etária”. Atualmente, o Pilar Hospital conta com toda uma estrutura para o tratamento de alta complexidade, que compreende desde procedimentos cirúrgicos até os tratamentos imunoterápicos, quimioterápicos, radioterápicos, além de contar com uma equipe gabaritada de profissionais em seu setor de oncologia.

 

 

 

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Vinho descomplicado: Vino! lança vinho rosé em lata

 

 

 

Vinho descomplicado: Vino! lança vinho rosé em lata

Aproveitar um bom vinho em qualquer lugar ou ocasião ficou mais descomplicado. As lojas Vino! lançam seu primeiro rótulo em lata de alumínio. O Vino! Sparkling Wine Rosé já está disponível nas lojas do grupo em Curitiba. Devido às restrições da Bandeira Vermelha, as unidades Vino! de Curitiba seguem atendendo somente com delivery. Pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp: (41) 9 8499-6022, com entrega grátis em Curitiba.

O produto é fruto de uma nova parceria, dessa vez com a vinícola Giaretta, da Serra Gaúcha. O Vino! já desenvolve com a Quinta Don Bonifácio a linha de vinhos CURADORIA, com branco, rosé e espumantes.

O rosé em lata é apresentado em embalagens de alumínio de 269 ml. As castas escolhidas para sua produção são a trebiano, moscato e merlot. De cor rosada clara, possui aromas que remetem a frutas vermelhas e flores, com refrescância muito particular, destacada por sua pérlage delicada. Na boca é elegante e harmonioso, com agradável acidez e final agradavelmente seco. Possui 10,5% de graduação alcoólica. Custa R$ 16 a lata. Para marcar o lançamento, há duas promoções: pague 5 e leve 6 ou caixa com 12 unidades a R$ 144 (cada uma sai a R$ 12).

O processo de criação da novidade contou com participação do especialista em vinhos Raphael Zanette, fundador do Grupo Vino!, em parceria com a equipe da Giaretta. “O conceito deste rosé em lata é descomplicar o vinho e oferecer um produto que pode ser aproveitado em todos os momentos: no parque, piscina, praia ou onde você quiser”, conta Zanette. “Esta ideia de aproveitar o vinho de forma mais descontraída faz parte da história do Vino! Acreditamos que para você aproveitar esta bebida não é necessário sempre ter aquele ritual de se sentar ao redor de uma mesa e usar taças de cristal”.

Segundo ele, o novo rosé é mais concentrado, e isto permite até que se consuma colocando algumas pedras de gelo no copo, se for o caso, sem prejudicar o sabor. As latinhas também trazem uma conexão com a preservação do meio ambiente. O alumínio é infinitamente reciclável e atualmente está entre os materiais mais reciclados do mundo.

Lojas Vino!

No momento, por conta da Bandeira vermelha, atendendo somente com o delivery de vinhos: pedidos pelo WhatsApp (41 - 98499-6022) ou pelo link www.goomer.app/vino-bar-loja-de-vinhos

 

 

 

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Juiz dá asas à solidariedade

 

 

 

Juiz dá asas à solidariedade

Marlos Melek doa horas de voo para transportar pessoas e equipamentos durante pandemia

Piloto de avião há mais de 20 anos, o juiz Marlos Melek acaba de doar 50 horas de voo em seu avião particular para a campanha “O Amor Contagia”. De acordo com Melek, a logística é fundamental para o combate à pandemia. “Vai ser uma honra pilotar esse avião, dando asas à solidariedade. É uma satisfação ajudar essa campanha tão essencial e exemplar”, ressalta. O piloto diz que, dentro dessas horas doadas, o projeto poderá atender muitas demandas, como o transporte urgente de pessoas e equipamentos, incluindo vacinas, tanto dentro quanto fora do Paraná.

O juiz integra a Rede de Solidariedade, grupo formado por diversos empresários e autoridades paranaenses, que foi criado por conta da campanha, mas que já atuou em outras frentes, desde a criação, no ano passado, e pretende dar prosseguimento às ações de solidariedade. A campanha “O Amor Contagia” surgiu da união de esforços de importantes instituições do estado para atender a população mais vulnerável do Paraná durante a pandemia. Desde o início, já arrecadou mais de R$ 6 milhões em dinheiro e R$ 3 milhões em materiais. O Grupo Servopa é o mais novo apoiador a se juntar à causa, com a doação de R$ 65 mil.

Agora, a Servopa se junta ao grupo de outras sete instituições que colaboraram com as doações na última semana: Ademilar, Boticário, Ebanx, Electrolux, Instituto Positivo, Renault e W/Investments. Juntamente com os recursos da campanha destinados à Saúde, as doações somam 3,76 milhões só em 2021. A expectativa das instituições é que mais organizações integrem o grupo. Com o cenário crítico no Paraná, os recursos vão ajudar na compra de 21 respiradores para hospitais, além de outros equipamentos necessários. A campanha O Amor Contagia pretende arrecadar doações para auxiliar 50 hospitais filantrópicos no estado.

O Amor Contagia

A maior campanha de arrecadação vigente no Estado do Paraná nasceu da união das promotorias de Justiça do Ministério Público do Paraná e Ministério Público do Trabalho que firmaram uma parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Funpar (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná) e já conta com o apoio de mais de 40 empresas e empresários paranaenses. Para saber mais detalhes sobre a campanha acesse www.funpar.ufpr.br/oamorcontagia/

Como doar

Empresas, pessoas físicas e organizações podem fazer suas contribuições via depósito bancário. As doações são feitas de forma direta e não podem ser abatidas do cálculo do Imposto de Renda. Aqueles que quiserem contribuir, podem fazer depósito ou transferência para a seguinte conta:

FUNPAR – CNPJ 78.350.188.0001-95

Banco ITAÚ – 341

Agência: 4012

Conta Corrente: 43150-0

Os recursos dos fundos são administrados por um comitê gestor que fiscaliza a destinação das doações. A prestação de contas para a sociedade é feita em tempo real e com fácil acesso pelo site da Funpar. Para saber mais detalhes sobre a campanha acesse http://www.funpar.ufpr.br/oamorcontagia/.

 

 

 

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Confira quatro dicas para economizar água em casa

 

 

 

Confira quatro dicas para economizar água em casa

Redutor de vazão, dispositivo ecoeficiente e troca de mecanismo de descarga são algumas das alternativas que garantem redução de até 80% do consumo

Reduzir o consumo de água é importante para equilibrar as finanças domésticas, sobretudo neste momento em que grande parte das famílias está permanecendo mais tempo no lar. Além disso, é uma atitude cidadã e de respeito ao meio ambiente. Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, dá quatro dicas práticas que podem ser adotadas em casa:

Um banho consciente. Facilmente encontrada no mercado, as duchas com redutor ou restritor de vazão economizam até 80% de água. O dispositivo também pode ser adquirido para instalação em duchas diversas.

Economia ao alcance das mãos. A higiene das mãos é fundamental para a saúde das pessoas, por isso, as torneiras de fechamento automático são alternativas muito recomendadas. “Podemos encontrar no mercado opções que oferecem de 50% a 70% de redução no consumo, e tecnologias diferenciadas, como o sensor eletrônico, que permite a abertura e fechamento do fluxo de água sem contato das mãos com a torneira”, explica o especialista.

Transformando a torneira. É possível tornar qualquer torneira comum em ecoeficiente. Basta instalar o dispositivo economizador. Suguino reforça que “a instalação é fácil e pode ser feita em todos os modelos de torneiras e misturadores de mesa disponíveis no mercado, permitindo 50% de redução no consumo de água, com a possibilidade de até 70%, de acordo com a regulagem e a pressão da água no local da instalação”.

Descarga coerente. O mecanismo de caixa acoplada da bacia, presente em milhares de lares brasileiros, pode ser facilmente substituído pelo modelo de duplo acionamento. A versão simples ou single libera em torno de 6 litros de água por descarga. Porém, o modelo duo flow conta com dois tipos de acionamento, de 3 e 6 litros, garantindo economia de até 50% no consumo a cada descarga.

 

 

 

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