A importância da vacina contra o rotavírus para os bebês

 

 

 

A importância da vacina contra o rotavírus para os bebês

Eles são os mais vulneráveis a esse agente e, com a imunização, ficam protegidos em seus primeiros meses de vida

São tantas vacinas no Calendário Nacional de Vacinação brasileiro – precisamente 18 oferecidas às crianças e adolescentes – que muitas podem passar batido, ou não fica claro para qual doença protegem. E tem uma que é essencial para bebês com poucos meses de vida, a vacina contra o rotavírus. Disponibilizada na rede privada e na rede pública, segundo o pediatra e infectologia Victor Horácio de Souza Costa Junior, médico cooperado da Unimed Curitiba, tal vacina tem diferença de dosagem de um para outro. “Na rede privada são 3 doses realizadas com 2, 4 e 6 meses da criança. Na rede pública são feitas com 2 e 4 meses. Essas vacinas tem um perfil de intervalo que pode ser: a primeira dose de um mês e 15 dias a 3 meses e 15 dias, e a segunda dose de 3 meses e 15 dias até 7 meses e 29 dias”, explica.

A vacina contra o rotavírus foi incluída no calendário básico do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde em 2006, e é obrigatória. Para o especialista, quando comparada às outras, essa vacina é considerada recente e “é inevitável afirmar que, após a sua aquisição, o número de casos diminuiu muito”, ressalta com base na sua experiência de atendimento.

O rotavírus

É um vírus que causa uma infecção bastante relevante em algumas crianças, levando até mesmo à hospitalização. De acordo com Costa Junior, “a doença causa diarreia, desidratação, e pode ser fatal – muitas vezes – em criança de baixa idade, com 1 ou 2 meses de vida. Felizmente, a vacina reduziu, e muito, as taxas de infecção e internação por esse vírus. Então a orientação é ficar atento aos sintomas. A criança que faz infecção por esse vírus pode ter quadro de vômito, pode ter febre, ou não, e tem uma febre mais intensa quando há desidratação associada. Esse agente etiológico também faz diarreia de quadro agudo, com duração de aproximadamente 14 dias, sendo que em algumas crianças ela pode se estender a até um mês, em virtude da intolerância à lactose temporária que esse tipo de infecção intestinal pode causar em algumas crianças”. O médico também lembra que, para os pacientes com suspeita, é possível pedir uma pesquisa de rotavírus nas fezes, um exame laboratorial específico para confirmar o diagnóstico clínico. Isso porque a transmissão ocorre pela eliminação viral nas fezes.

Conselho de especialista

Especificamente com relação aos cuidados, o pediatra orienta os pais que, após a realização da vacina, eles devem ter muito cuidado com a higienização das mãos, no ato de trocar a fralda do bebê, uma vez que pode haver a eliminação desse vírus nas fezes da criança. E sobre a vacinação, ele afirma que “é uma vacina de vírus vivo, que também não deve ser feita em paciente sabidamente imunossuprimido, ou que tenha qualquer alteração intestinal grave. Mas, felizmente, esses casos são bem raros”.

Aplicação e exame

Essa vacina está no PNI, mas muitos pais optam pela sua aplicação na rede particular, e nesse momento de sobrecarga no sistema de saúde é importante manter a carteira de vacinação em dia para evitar hospitalizações e correr risco desnecessários em um momento de pandemia. Mauro Scharf, diretor médico da Unimed Laboratório, indica aos pais e mães aproveitarem as demais vacinas existentes, inclusive essa contra o rotavírus, para garantir a segurança das crianças, especialmente aquelas de baixa idade. “Na Unimed Laboratório disponibilizamos tanto a vacina contra o rotavírus, em 3 doses, como o exame laboratorial específico para pesquisar a existência do vírus nas fezes do paciente. Bastante procurada, essa vacina é fundamental na imunização dos pequenos e pode ser tomada em qualquer horário”, recomenda.

Serviço:

Unimed Laboratório

Vacina conta o Rotavírus

Serviço de vacinação disponível na Megaunidade (Avenida Iguaçu, 1815 - Água Verde)

Mais informações: (41) 3021-5252 / 98801-6607 (WhatsApp)

 

 

 

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Portinari e Érica Salguero apresentam projeto inovador em container

 

 

 

Portinari e Érica Salguero apresentam projeto inovador em container

Com a paleta de tom Essential Black, ambiente utiliza jogos de iluminação e integração de ambientes fora do óbvio

A arquiteta paulistana Érica Salguero e a Portinari, uma das principais marcas de revestimentos do Brasil, apresentam o projeto Refúgio Urbano, um quarto integrado com banheiro que explora a paleta de tom Essential Black, construído no ambiente reduzido e sustentável de um container. A proposta traz modernidade, com linhas retas e ares minimalistas, sem deixar de lado o aconchego e acolhimento que se espera ao chegar em casa.

Para o projeto, a arquiteta utilizou o porcelanato Monte Etna, inspirado nas pedras vulcânicas da Itália. Seu nome remete a um dos maiores vulcões do mundo, situado na parte oriental da Sicília. Em tons de preto e jogos de iluminação, o design criado no container sai do óbvio, sem deixar de lado o conforto. “Muitas pessoas têm preconceito com a utilização do preto, especialmente no quarto. Há um medo de deixar o ambiente carregado, mas sabendo se valer da luz, ganhamos um espaço inovador, com atmosfera elegante e acolhedora”, afirma Érica.

Os lançamentos Portinari 2021 trazem como tema principal o “ressignificar o morar”, levando em conta todo o cenário mundial de isolamento social, a reconexão com o lar e a importância de explorar novas perspectivas dentro do espaço residencial. Dentro deste contexto, a arquiteta integrou o quarto com o banheiro, uma tendência que segue a redução dos espaços nas metrópoles e a necessidade de fazer o melhor uso possível de cada local. “Neste ano, estamos ressignificando nosso olhar. Estamos nos voltando para uma vida mais equilibrada, sem muitos excessos, uma maior valorização dos nossos vínculos e da nossa relação com a natureza. Este movimento reflete diretamente nos projetos do escritório”, acrescenta a arquiteta.

Exposição

O projeto assinado por Érica faz parte de uma mostra de seis ambientes assinados por especificadoras de diferentes regiões do Brasil. Inspirados na sensibilidade dos tons, os trabalhos foram criados com os lançamentos da Portinari 2021 e com as paletas de cores do Color Connection, uma escala cromática que facilita a harmonização dos produtos. A mostra segue na fábrica da Portinari, em Criciúma, Santa Catarina, e poderá ser visitada pelo público após a fase emergencial contra a Covid-19.

Color Connection

A Portinari lançou a escala cromática Color Connection com intenção de facilitar a harmonização de produtos, agora de forma mais completa. O conceito engloba não apenas os revestimentos da marca, mas também as louças e metais Deca, laminados e vinílicos Durafloor, ampliando o potencial de uso conjunto dos produtos. No Color Connection, os veios marrons de um mármore se conectam na textura de uma madeira e cuba com o mesmo tom. O cinza quente de um cimento encontra a mesma temperatura nas nuances acinzentadas de uma pedra e reflexo de um metal. A harmonia entre produtos torna-se algo quase natural.

Dentro de cada grupo de cores é explorada a suave harmonia do tom sobre tom em formato de mood boards, que são muito usados por especificadores para desenvolver projetos que reflitam a personalidade dos clientes.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 - ISE. www.ceramicaportinari.com.br

 

 

 

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Rede Lojacorr alavanca jornada de automação e se torna case da IBM

 

 

 

Rede Lojacorr alavanca jornada de automação e se torna case da IBM

Time de Tecnologia otimiza processos com softwares da IBM implementando soluções de pagamentos mais ágeis e assertivos

A área de Tecnologia da Rede Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros independentes do País, deu um passo a mais na automação dos processos que vem melhorando a eficiência das entregas da empresa. A Lojacorr conta com a solução da IBM® Robotic Process Automation (RPA), para desenvolver internamente e criar os próprios bots.

Os resultados da construção desse processo geraram muitos benefícios e a Lojacorr se tornou um case da IBM, reconhecido em divulgação pela própria fabricante de hardware e software, que pode ser conferido no link https://www.ibm.com/case-studies/rede-lojacorr. A IBM (International Business Machines Corporation) oferece serviços de infraestrutura, hospedagem e consultoria que vão desde computadores de grande porte até a nanotecnologia, na área de tecnologia da informação (TI).

O case Lojacorr IBM criou robustez e sustentabilidade ao sistema de automação da rede, que deve ser ampliado progressivamente. De acordo com Sandro Ribeiro, diretor de Tecnologia (CIO) da Rede Lojacorr, o reconhecimento da IBM em relação à implementação dos processos, bem como as conquistas que a Lojacorr obteve por meio dessa automação é a validação de que a área está efetiva em relação às demandas. “É gratificante observar esse reconhecimento da evolução no quesito de automação mediante o apoio que estamos obtendo da IBM, para agregar ainda mais valor para a Lojacorr, Seguradoras e Corretoras, com o intuito de aperfeiçoar e fortalecer nossos processos junto a rede em todo o País”, declara o gestor.

O programa de automação vem sendo desenvolvido em várias frentes da empresa. Dessa forma, foi possível ainda mais colocar as pessoas em primeiro lugar na jornada da automação, reduzindo erros, oferecendo acesso mais rápido às informações, dando maior confiabilidade nos dados, gerando eficiência operacional e liberando o capital humano para fins de mais valor agregado. Por meio do suporte e atendimento da IBM, a equipe de Tecnologia da Lojacorr passou a criar bots e permitiu que o time automatizasse também processos manuais repetitivos que dependiam de terceiros para resolução.

Sandro Ribeiro

O diretor acrescenta que esse passo vem colaborando muito para alcançar o objetivo de agregar valor de ponta a ponta para gerar lucro para as seguradoras que trabalham com a Lojacorr e para os corretores, além de gerar valor e minimizar divergências. “Queremos ajudar os brasileiros a estarem mais protegidos, por meio de uma rede qualificada de corretores e seguradoras, oferecendo os produtos de seguros certos para pessoas em diferentes momentos da vida,” afirma o CIO.

A automação na Lojacorr deverá fazer parte de todas as áreas da empresa num futuro próximo, pois gera velocidade, confiabilidade, eficiência, entre outros benefícios. “O RPA e os demais softwares da IBM foram disruptivos para o time de Tecnologia, assim como poderão fazer o mesmo com outras demandas da empresa e das equipes, que com a parceria da IBM em treinamentos, estrutura e apoio poderão expandir os ganhos e benefícios para os envolvidos”, cita.

Sobre a Rede Lojacorr

A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. Por meio do seu modelo de negócios disruptivo, realiza a intermediação entre corretoras de seguros e as seguradoras, disponibilizando suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer as melhores soluções em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente em 22 Estados e no Distrito Federal, por meio de 55 Unidades de Negócios (45 físicas e 10 remotas), as 400 mil apólices ativas, foram comercializadas por 4.500 profissionais de seguros, que atuam em mais de 3800 municípios, atendendo segurados em todos os Estados da Federação e Distrito Federal. Tendo como sede administrativa, Curitiba (PR) e sede comercial em São Paulo (SP), a Rede Lojacorr conta também com 220 colaboradores. A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work, acelerada pela Endeavor e Net Promoter Score (NPS) com 77 pontos no 2º semestre de 2020.

 

 

 

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Berggren lança cerveja que leva em sua composição polpa natural de amora

 

 

 

Berggren lança cerveja que leva em sua composição polpa natural de amora

A cerveja é uma Catharina Sour, primeiro estilo de cerveja brasileiro que foi aceito pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), organização de certificação mundial para juízes de cerveja e bebidas fermentadas

Rica em vitamina C e vitamina A, e com propriedades antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante, além de minerais e ferro, a amora é uma fruta tropical encontrada na Ásia, África e América. Utilizada em diversas receitas que vão desde sorvetes de frutas vermelhas até bolo, ela também pode ser uma ótima opção para quem quer se refrescar no calor com uma cerveja bem gelada que a leva em sua composição. Pensando nisso, a Berggren acaba de lançar a Sour Amora, uma cerveja que leva em sua receita uma carga generosa da polpa natural da fruta.

A Berggren Sour Amora possui uma cor roxa intensa e é levemente turva, uma característica do estilo, além do corpo leve, acidez lática presente e espuma branca. É uma bebida leve, saborosa, aromática e ideal para os dias quentes. O preço sugerido da garrafa de 355ml é de R$15. O copo mais indicado para apreciar uma Catharina Sour é o flute, que também é utilizado para espumantes. A acidez presente nas cervejas Sour é capaz de limpar o paladar, então elas harmonizam com peixes, comidas mais gordurosas e frutos do mar.

A cerveja é uma Catharina Sour, primeiro estilo de cerveja brasileiro que foi aceito pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), organização de certificação mundial para juízes de cerveja e bebidas fermentadas. Como o próprio nome já diz, o estilo foi criado por cervejarias de Santa Catarina em 2016, após um workshop com cervejarias locais. Porém, o estilo só foi reconhecido pelo BJCP em 2018.

Sobre a Berggren

A Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009, quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e deu retomada definitiva ao projeto.

Produzindo cervejas de estilo clássico, e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.

 

 

 

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Dos hospitais para o grande público on-line

 

 

 

Dos hospitais para o grande público on-line

O projeto Especialistas da Alegria realiza, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o espetáculo “UPA – Unidade de Palhaças em Apuros”. O ao vivo aconteceu no dia 9 de abril, às 20h. O programa está disponível no https://youtube.com/c/EspecialistasdaAlegria.

Com narração do ator Leandro Oliveira, as atrizes Edna Miranda e Patrícia Pluschkat dão vida às palhaças Doutora Woodi e Doutora Catavento, duas especialistas, besteirólogas, que precisam realizar uma cirurgia. Até aí tudo bem, mas, cadê o paciente? E o que é que ele tem? A confusão é atração para toda a família e conta também com tradução simultânea em libras.

O espetáculo é uma realização do Projeto Especialistas da Alegria, da N Produções Culturais & Eventos, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Sobre o Projeto Especialistas da Alegria

Voluntários há 8 anos no Hospital Erasto Gaertner , os Especialistas da Alegria atuam desenvolvendo a arte da palhaçaria no ambiente hospitalar e, principalmente, levando um pouco de cor e sabor para a vida dos pacientes, e familiares, que se encontram em tratamento contra o câncer. Os voluntários atuavam presencialmente no hospital durante quatro dias da semana: terça-feira à tarde, quarta e quinta-feira à noite e aos sábados de manhã. Atualmente, desde o início da pandemia, os horários são mantidos, mas com visitas virtuais em tempo real a pacientes, colaboradores e familiares. Vídeos personalizados também são enviados para esse público, em datas especiais.

"Readaptar nosso trabalho para o on-line foi um desafio grande, mas trouxe também muita alegria, pois nosso objetivo é proporcionar momentos de leveza diante deste cenário intenso que vivemos, e conectar as pessoas com o seu lado saudável, promovendo a saúde através da graça e do riso”, relata Flávia Bertoldi, coordenadora de produção dos Especialistas da Alegria.

Serviço:

Espetáculo UPA – Unidade de Palhaças em Apuros

Canal do YouTube dos Especialistas da Alegria: https://youtube.com/c/EspecialistasdaAlegria

 

 

 

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