Cresce o número de acidentes envolvendo motociclistas

 

 

 

Cresce o número de acidentes envolvendo motociclistas

Levantamento mostra que mais de 180 mil pessoas serão indenizadas por acidentes com motocicletas ocorridos em 2020

O ano de 2020 registrou, novamente, um crescimento no número de acidentes envolvendo motociclistas. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8 a cada 10 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no Brasil no ano passado são homens e 90% dos acidentes envolveram motociclistas.

Além disso, 70% das vítimas são jovens entre 18 e 34 anos, sendo que a metade delas, tanto de óbitos quanto de lesões permanentes, têm entre 25 e 44 anos. Em resumo, os que mais têm probabilidades de morrer em um acidente de trânsito no Brasil são os homens jovens, condutores de motocicletas. Os estados que mais concentram óbitos são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.

No Distrito Federal, a Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação mantém levantamento sobre o atendimento às vítimas de trânsito em suas unidades. Segundo a entidade, os acidentes de trânsito foram responsáveis por 47,7% do total de internações por Causas Externas na Rede SARAH, sendo que os condutores de motocicletas representam 57,1% das pessoas atendidas. Na caracterização dos pacientes, entre os analisados, em sua maioria, estão os jovens e adultos jovens, homens (74,8%), solteiros (65,5%) e residentes em área urbana (75,4%). O predomínio do sexo masculino entre as vítimas de acidentes de trânsito é um traço característico: na faixa etária de 20 a 29 anos observou-se a proporção de quatro homens para cada mulher.

A maior parte dos entrevistados pelo SARAH (73%) atribuiu o acidente sofrido a comportamentos e atitudes humanas, isto é, responsabilizou-se majoritariamente o condutor do veículo em que se encontrava o paciente, ou a si mesmo (quando o paciente era condutor ou pedestre), ou ainda o condutor de outro veículo envolvido no acidente. Apenas 17,6% das respostas indicaram algum aspecto da via como causa do acidente, e um número ainda menor (5%) citou problemas de deficiência mecânica do veículo (como estouro de pneus, perda de freios etc.).

O crescimento no número de acidentes envolvendo motociclistas é confirmado pelo estudo da Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT em 2020. Conforme o boletim estatístico da entidade, mais de 180 mil pessoas serão indenizadas por acidentes com motocicletas ocorridos no ano passado (79% do total). Na média por 100 mil habitantes, das 14 mortes registradas por ano, sete são causadas por esse veículo.

O diretor e especialista em trânsito da Perkons, Luiz Gustavo Campos, lembra que o Código de Trânsito Brasileiro prevê que veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e que, todos juntos, devem zelar pela segurança dos pedestres. Porém, sem a conscientização do papel de cada um, a lei é inócua. “Estatisticamente vemos um número bastante expressivo de acidentes envolvendo motocicletas, que podem ser reduzidos, assim como praticamente 100% dos sinistros, com conscientização e comportamento seguro. O essencial, sempre, é que cada cidadão se compreenda como protagonista nas ruas e estradas, e vise o bem maior de todos, que é proteger a vida”, explica.

 

 

 

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Cadê o emprego que estava aqui?

 

 

 

Cadê o emprego que estava aqui?

*Maria Rassy Manfron

A igualdade de gênero tem passado longe nos impactos secundários da crise socioeconômica causada pela pandemia do COVID-19. As mulheres sofrem com um triplo impacto: o abandono de atividades remuneradas, a redução da renda e a sobrecarga pela responsabilidade sobre os familiares.

Segundo dados do IBGE, 8,5 milhões de mulheres deixaram a força de trabalho no terceiro trimestre de 2020. E não é apenas porque estão desempregadas: é um movimento rumo à inatividade. Isso quer dizer que elas estão abandonando o mercado de trabalho para assumirem funções domésticas não remuneradas – a mulher “do lar”.

A questão principal não é o poder de escolha da mulher em optar entre trabalhar ou ficar em casa, mas sim o fato da mulher que, apesar de sua vulnerabilidade econômica, tem que abandonar seu emprego ou a sua atividade econômica informal para suprir as necessidades de seus dependentes sejam eles filhos, que estão sem aulas presenciais, irmãos ou pais. E isso é um aspecto estrutural e cultural em nosso país.

Enquanto o homem é o provedor econômico da casa, é a mulher que cuida da alimentação, dos cuidados com a saúde, da higiene e da manutenção do lar, somados à sua atividade profissional. Em tempos de pandemia, é a mulher que deve renunciar ao seu ganha pão diário e assumir integralmente a responsabilidade pelos cuidados com a família. O homem fica em casa, usualmente, quando está doente. E esse quadro pode ser agravado se a mulher for mãe solteira. Não há opção. Não há políticas públicas. Não há incentivo. Não há cuidado para quem tanto cuida.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, implementada pela Organização das Nações Unidas, contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas em um plano de ação para promover a sustentabilidade e a erradicação da pobreza. A questão da igualdade de gênero é contemplada no ODS 5 e transversalizada em outros 12 ODS. Em apoio à Agenda 2030, a ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países.

É urgente a necessidade de refletirmos como reintegrar a mulher à força de trabalho e como podemos provocar transformações sociais para uma sociedade em que homens e mulheres além de compartilhar os mesmos direitos, dividem também as mesmas responsabilidades.

*Maria Rassy Manfron é Advogada da Área da Família e Mestranda no Programa Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios

 

 

 

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Sistema de Comunicação WalkMeet permite interação com distanciamento

 

 

 

Sistema de Comunicação WalkMeet permite interação com distanciamento

Solução é ideal para reuniões e visitas no chão de fábrica

Os novos protocolos de prevenção da COVID-19, como o distanciamento e o uso de máscaras, tornaram mais difíceis a interação e a comunicação em ambientes ruidosos, como o chão de fábrica. Para solucionar essa questão, a empresa paranaense Riole acaba de lançar o WalkMeet, uma solução bidirecional, que transmite e recebe áudio simultaneamente. O alcance médio é de 40 metros, com número ilimitado de participantes.

Segundo Cristiane Moro, diretora da Riole, o WalkMeet é projetado para atender os protocolos de segurança e para auxiliar o retorno das atividades nas empresas. “Com ele é possível realizar com tranquilidade treinamentos e integração de novos colaboradores em chão de fábrica, reuniões de troca de turno, inspeções, além de receber clientes e fornecedores”, afirma.

De fácil operação e higienização, com o sistema todos os participantes utilizam headsets e podem se comunicar com o simples apertar de um botão mesmo em ambientes com barulho, podendo interagir e fazer perguntas para o guia ou gestores.

Sobre a Riole - A Riole, empresa paranaense fundada em 1982, começou sua história artesanalmente, quando seu fundador, o engenheiro Eloir Antonio Moro, fazia equipamentos eletrônicos sob encomenda. Seu espírito inovador criou tecnologias que hoje são reconhecidas mundialmente e vão desde sistemas de tradução simultânea, até um kit cinema que permite que deficientes visuais e auditivos possam se divertir em uma sessão de cinema, recebendo todas as informações para o entendimento do filme.

Especializada em soluções inteligentes de áudio e vídeo, a empresa atua no mercado nacional e internacional, tanto na área pública como privada, e exporta para países do mundo inteiro.

https://www.walkmeet.com.br/

Riole Eletrônica

Rua Luiz Andreta, 209 – Atuba

Colombo (PR)

www.riole.com.br

https://www.facebook.com/RioleOficial/

https://www.instagram.com/riole_eletronica/

 

 

 

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Assessor de compras, locker e drive-thru: shopping oferece plataformas gratuitas para compra online

 

 

 

Assessor de compras, locker e drive-thru: shopping oferece plataformas gratuitas para compra online

Serviços inéditos em Maringá auxiliam o consumidor que não pode ou prefere não sair de casa

O Catuaí Shopping Maringá amplia o seu canal de atendimento ao consumidor com o lançamento do Catuaí Online. A iniciativa oferece serviços gratuitos e inéditos em Maringá para auxiliar os clientes em sua jornada de compras realizadas do conforto de casa.

A grande novidade é o Locker, um sistema de retirada das compras em armários com senhas, sem contato físico e com a possibilidade de buscar os produtos adquiridos no mesmo dia da compra.

O cliente realiza a compra online diretamente com o Assessor de Compras exclusivo do Catuaí, e tem a opção de retirar seu produto no Locker, sem cobranças adicionais. O novo serviço de entrega fica localizado no estacionamento, ao lado da hamburgueria Johnny Rockets, e atende no mesmo horários de funcionamento do shopping: 10h às 20h (segunda a sábado) e 14h às 20h (domingo).

“Estamos acompanhando atentamente as mudanças de comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais adeptos aos serviços online. Então, oferecemos essa comodidade, o Locker, para otimizar a experiência dos clientes”, comenta a gerente de marketing, Vânia Almeida.

Outras plataformas do Catuaí Online

Entre os shoppings da cidade, o Assessor de Compras é um serviço exclusivo do Catuaí Maringá. Trata-se de um atendimento personalizado e realizado por meio do WhatsApp, no número (44) 99970-3626.

Basta o cliente enviar uma mensagem informando qual produto deseja, e o assessor vai ajudar a encontrá-lo no mix de lojas. Finalizada a escolha, é enviado um link com o valor para que o pagamento seja efetuado.

A retirada dos produtos pode ser realizada no mesmo dia, sem taxas adicionais tanto no Locker quanto no drive-thru. A forma de coleta dos produtos deve ser previamente combinado com o assessor de compras.

Se o cliente preferir, pode receber as compras em casa via delivery. Para isso, precisa verificar se a loja escolhida oferece esse tipo de serviço de entrega.

Medidas de proteção à Covid-19

Nesta semana, o Catuaí reforça a comunicação interna com as informações sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19.

O protocolo de segurança vem sendo seguido de forma efetiva desde a reabertura dos shopping centers na cidade, em maio de 2020. No entanto, devido ao aumento de casos confirmados em Maringá, a administração fomenta a renovação da divulgação interna, contendo orientações precisas de como se comportar no interior do shopping.

“A segurança dos clientes, lojistas e colaboradores é a nossa prioridade, por isso, optamos por fortalecer e intensificar a estratégia de comunicação interna a fim da conscientização de todos”, declara a superintendente do Catuaí Maringá, Fernanda Almeida.

Foram instaladas novas placas e adesivos nos corredores, sanitários e mesas da praça de alimentação orientando o uso constante da máscara, higienização das mãos, respeito à sinalização da distância segura, entre outras medidas.

O Catuaí também preparou um novo comunicado interno para os lojistas e um vídeo informativo simulando o trajeto do cliente no shopping, desde a entrada em um dos acessos até a saída. O material apresenta conteúdos relacionados à prevenção, como a localização dos dispositivos de álcool gel nos corredores e como se portar estando no interior das lojas e na praça de alimentação.

O vídeo está sendo exibido nos canais digitais do shopping e pode ser conferido na conta do Instagram (instagram.com/catuaishoppingmaringa).

O Catuaí Maringá oferece diversos totens de álcool gel nas dependências do empreendimento e, nas entradas de acesso, o shopping é equipado com câmeras com sensor infravermelho que detectam pessoas com alta temperatura corporal. Caso a câmera acuse possibilidade de febre, a equipe de segurança é orientada a não permitir a entrada da pessoa. Tapete higienizador, automação das cancelas para evitar o contato manual e limpeza diária com água ozonizada também fazem parte do protocolo de proteção.

Horários de funcionamento do Catuaí Shopping Maringá

Segunda a sábado

Lojas e Praça de alimentação: 10h às 20h

Domingo e feriados

Lojas e Praça de alimentação: 14h às 20h

Catuaí Shopping Maringá

Av. Colombo, 9161

Tel. (44) 3123-5000

www.catuaimaringa.com.br

www.facebook.com/catuaimaringa

 

 

 

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Mercado de games cresce 12% e desponta como possibilidade de investimento no Brasil

 

 

 

Mercado de games cresce 12% e desponta como possibilidade de investimento no Brasil

Receita mundial chegou a 126,6 bilhões de dólares; números promissores foram reflexos da pandemia, aponta especialista

Em 2020, o mercado de games eletrônicos obteve crescimento de 12% de faturamento em relação ao ano anterior, atingindo receita de 126,6 bilhões de dólares. Os números completos são apresentados no novo relatório da SuperData, departamento de análise e pesquisa da Nielsen Games, uma das gigantes da indústria do entretenimento.

O documento aponta que o lockdown, ocasionado pela pandemia da covid-19, foi um dos fatores que impulsionou o consumo de games. Em janeiro e fevereiro, foi registrado aumento de apenas 6%, porém o crescimento significativo de 14% teve início a partir de março, quando a quarentena começou a ser praticada de forma efetiva em todo o mundo.

“Por ser um segmento pensado para as pessoas ficarem dentro de casa, os jogos acabaram sendo um caminho usado por muitos como meio de distração, posicionando o mercado de games como um dos poucos que teve impacto positivo dentro de uma pandemia de escala mundial”, opina Thiago Alves, head of partnerships da equipe de jogos Red Canids.

Quanto ao Brasil, Thiago é categórico em afirmar que o mercado de games no país está longe de seu potencial máximo e necessita de aprimoramentos. Os dados revelam que esta é uma área muito promissora para as empresas fazerem investimentos no setor, aliando as potencialidades oferecidas pelos games com o tipo de serviço/produto que oferecem.

Para se ter uma ideia, recentemente conglomerados da tecnologia como o Google, Amazon e Apple lançaram novas plataformas e aplicaram bilhões no mercado gamer, de olho na mudança estrutural do que o consumidor procura para passar o tempo, uma vez que os jogos são acessíveis e apresentam bom custo benefício.

“Tanto um profissional que quer trabalhar neste segmento quanto uma empresa que deseja conhecer e entender este universo, o momento para investir é agora, porque vai abranger um mercado cheio de oportunidades e um público que consome muito e está cada dia mais integrado”, sugere Alves.

Além de ser patrocinadora do time de eSports Red Canids, o Centro Universitário Internacional Uninter oferece dois cursos para os futuros profissionais que desejam ingressar neste mercado do entretenimento: graduação em Design de Games e especialização em Games e Gamificação na Educação.

“Acho fundamental os jogos serem usados como pilar da educação. Há muitos desenvolvedores criando aplicativos e jogos de caráter educativo, porque hoje as crianças e jovens são capazes de adquirir conhecimento além do modelo tradicional, e a instituição de ensino que está apta para inserir atividades de games, certamente terá um atrativo a mais que trará grande retorno”, defende.

 

 

 

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