Saúde mental de estudantes preocupa município mineiro

 

 

 

Saúde mental de estudantes preocupa município mineiro

Para ajudar professores e estudantes a enfrentar a ansiedade, as incertezas, o medo e a falta de motivação causados pela pandemia da Covid-19, a rede municipal de Educação de Além Paraíba, no interior de Minas Gerais, disponibiliza psicólogas para o acompanhamento da saúde emocional da comunidade escolar.

A psicóloga Luciana de Vito, que atende os estudantes pelo projeto, conta que utiliza ferramentas como o WhatsApp para atender os estudantes. "Os atendimentos são feitos por chamadas de vídeo no aplicativo, semanalmente, com duração aproximada de 40 minutos. Além da escuta e das orientações às crianças, adolescentes e responsáveis, também são utilizadas técnicas lúdicas, com desenhos, brinquedos, massinha de modelar e músicas", destaca.

Ela ressalta que o atendimento se tornou fundamental, já que boa parte dos alunos apresentou mudanças de comportamento, relatou medo de ficar sem os pais ou responsáveis, ansiedade e até insônia. Fatores que se somavam à saudade da escola e do contato com os colegas e professores. O mesmo cenário foi visto em escolas de todo o Brasil. Para Josimeire de Lima Sobreira, assessora do Sistema de Ensino Aprende Brasil, que atende o município de Além Paraíba e mais de 200 outros municípios de várias regiões do país, a escola precisa se envolver na busca por uma solução. “Quando existe um acompanhamento emocional desde a Educação Infantil, a probabilidade de detectar e tratar os problemas de saúde emocional é muito maior. Ansiedade, estresse, depressão e agressividade são sintomas que muitas vezes são detectados pelos professores e precisam ser investigados pela escola”, aponta.

O acompanhamento emocional tem gerado resultados em Além Paraíba. "Um garoto de oito anos, com queixa inicial de choro fácil, medo e ansiedade está em atendimento há cinco meses. Hoje é super participativo. Ele apresentou muita melhora, relatada por ele mesmo e por sua mãe. Um outro estudante, de 5 anos, perdeu a mãe para a Covid e está sob os cuidados de um tio paterno e sua esposa. Ele esteve bem deprimido e, atualmente, quatro meses depois do início do acompanhamento, segue em luto, mas bem melhor, já adaptado à nova família e realidade", exemplifica a psicóloga.

Da mesma forma que os alunos, professores também recebem o suporte emocional para enfrentar a situação atípica. "Percebi muito neles uma necessidade de ter que dar conta de algo que nem eles conhecem muito bem. A rotina mudou para todo mundo nessa pandemia… para a família, para escola, para os profissionais. As cobranças aumentaram imensamente e a necessidade de se reinventar foi primordial", diz Monica Aparecida Ribeiro Lara, psicóloga responsável por atender os professores do município.

"Mais até do que outros profissionais, os professores tiveram que lidar, além dos seus medos pessoais, com situações de grande estresse, como as novas formas de dar aula, a abordagem com as crianças com dificuldade de aprendizagem, as famílias que não estavam conseguindo se organizar. Tudo isso é muito desgastante", explica. A psicóloga então passou a frear a ansiedade dos docentes. "É impossível que a gente dê conta de tudo, principalmente em uma situação tão nova e tão assustadora para todo mundo. O que se faz necessário é que nós nos reinventemos e façamos o nosso trabalho da melhor forma possível", finaliza.

 

 

 

Add a comment

Com força do aplicativo em meio à pandemia, atendimentos na Central 156 crescem 37% em 2020

 

 

 

 

Com força do aplicativo em meio à pandemia, atendimentos na Central 156 crescem 37% em 2020

Mais de 4,9 milhões de registros foram realizados no período; app Curitiba 156 já concentra 74% dos contatos

Mais de 13,5 mil contatos todos os dias. Essa foi a média de atendimentos diários da Central 156 de Curitiba em 2020. Com um crescimento de 37% em comparação com 2019, o serviço se adaptou ao novo contexto com investimento em pessoal e tecnologia para manter a referência que a Central já tem para o cidadão. Durante o ano, mais de 4,9 milhões de demandas chegaram até a equipe do 156 e foram direcionadas ou atendidas.

Ao longo de 2020, o serviço, operacionalizado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), também enfrentou desafios e seguiu as tendências tecnológicas trazidas pela pandemia. Tanto é que os registros via aplicativo deram um salto, chegando a mais de 3,6 milhões de atendimentos – um aumento de 45% se comparado com 2019. O app Curitiba 156, disponível para Android e iOS, representou praticamente 74% da participação dos canais de atendimento. Para se ter uma ideia da importância do aplicativo atualmente, em 2018, quando o app ainda não estava disponível, foram 1,4 milhão de atendimentos no total ao longo do ano.

Inteligência artificial

O aplicativo Curitiba 156, com o uso de inteligência artificial, agiliza os registros, sugerindo temas a partir de imagens feitas pelos cidadãos via smartphones, como por exemplo no caso de quedas de árvores em vias públicas, sinalização e iluminação.

O envio de imagens nos protocolos também permite, entre outras ações, que sejam feitas análises prévias das denúncias para a prevenção e o controle da pandemia. Pelo app, no assunto “Coronavírus (Covid-19)”, o cidadão tem à disposição uma lista de itens que vão desde aglomerações em locais públicos e particulares e também o funcionamento de estabelecimentos em desacordo com decretos sanitários vigentes. O usuário pode marcar o endereço do local da denúncia e enviar até duas fotos da situação. A área também permite que os registros sejam feitos de maneira sigilosa.

Telefone

Os contatos via telefone também tiveram crescimento e mantém um público que prefere ser atendido dessa forma. São mais de 3 mil ligações todos os dias. Para o gerente de Serviços do ICI, Ozires de Oliveira, esse aumento na procura do serviço em todos os canais representa a importância da Central para os cidadãos e para a Prefeitura de Curitiba. “A credibilidade e a referência do 156 fizeram a diferença para a população neste ano desafiador”, explica.

Evoluções na plataforma de telefonia e no sistema de atendimento ao cidadão foram realizadas, durante o ano, para melhorar ainda mais o serviço. Por conta da pandemia, o dimensionamento também precisou ser reorganizado e vários colaboradores passaram a fazer os atendimentos em home office.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

 

 

 

Add a comment

Hospedaria reinaugura em Guaratuba após reforma

 

 

 

Hospedaria reinaugura em Guaratuba após reforma

Pé na areia, vista para o mar e tendo a exuberância da Mata Atlântica como pano de fundo. É neste cenário que a hospedaria Passaúna Guest House reabriu as portas, na Praia de Caieiras, em Guaratuba. Após passar por uma reforma, reinaugurou em janeiro de 2021 com novos ambientes e ampliação no número de suítes – agora são seis, com uma capacidade total de 20 pessoas, número que representa 50% da lotação original, conforme as medidas preventivas para a Covid-19.

A piscina, localizada na parte da frente do imóvel, continua sendo um dos destaques. A casa ganhou, contudo, um novo mirante e nova ambientação da área comum, com direito a sala de estar aconchegante e mesa de sinuca.

A pousada faz parte do grupo do Passaúna Paddle Club, clube de esportes náuticos de Curitiba que é pioneiro no Paraná na difusão da canoa havaiana, modalidade de embarcação a remo originária das ilhas da Polinésia, no Oceano Pacífico – entre elas, o Havaí. Por conta disso, a pousada também conta com canoas deste tipo, mas os passeios e atividades estão temporariamente suspensos devido às restrições para a prática de esportes coletivos durante a pandemia.

Com uma atmosfera de hospedaria, a Guest House fica na beira da Praia de Caieiras. O cliente gasta poucos minutos para chegar até o mar caminhando. Todas as suítes e quartos contam com ar-condicionado, frigobar e televisão. O café da manhã caseiro faz parte das diárias, que variam entre R$ 100 e R$ 140 por pessoa (suíte). Há ainda a possibilidade de locar a casa toda para uma só família ou grupo.

Praia de Caieiras

Caieiras é um oásis de tranquilidade mesmo durante a temporada de verão. Com ares de vilarejo, fica entre o mar e a exuberância da Mata Atlântica que cerca a entrada da Baía de Guaratuba. O cenário convida tanto ao relax despreocupado, como opções de lazer como trilhas e mergulhos no mar.

Passaúna Guest House Hospedaria

Rua Projetada A, número 12 - Guaratuba, Paraná

Reservas: (41) 99134-3044

Instagram: @passaunaguesthouse

 

 

 

Add a comment

Conheça Lucas Penteado, o participante do camarote do BBB 21

 

 

 

Conheça Lucas Penteado, o participante do camarote do BBB 21

Na última segunda-feira (25), o Big Brother Brasil voltou com tudo para a programação da TV Globo e quem garantiu uma das vagas do grupo camarote foi o ator Lucas Penteado.

Com apenas 24 anos, o jovem nasceu em São Paulo e já tem uma vasta experiência no meio artístico, sendo ator, cantor, poeta e slammer. Ativista social, Lucas está à frente de diversos movimentos em busca de políticas públicas eficazes e em defesa das minorias.Como presidente do grêmio estudantil em 2015, Lucas foi um dos líderes da ocupação da Escola Estadual Caetano de Campos, localizada na praça Roosevelt, região central de SP.

Já na carreira artística, o jovem conseguiu projeção nacional ao participar da novela “Malhação: Viva a Diferença”, onde fez par romântico com a atriz Heslaine Vieira e foi um dos protagonistas do documentário "Espero Tua (Re)Volta", disponivel no globoplay e vencedor de divesos prêmios internacionais, incluindo duas categorias no Festival de Berlim.

Crescido no samba, Lucas é tataraneto do fundador da escola paulistana, Vai-Vai e já foi passista mirim, desfilou em carro alegório e hoje integra a bateria da escola. No mundo do Slam e das rimas é conhecido por suas letras que expõem a desigualdade social do Brasil, o racismo e o acesso à educação e já contabiliza 182 vitórias.

 

 

 

Add a comment

Digital – além do simples marketing

 

 

 

Digital – além do simples marketing

*CR.Andrade

A evolução tecnológica foi impulsionada pela pandemia, isso é inegável, mas o que vemos é ainda um amadorismo numa das mais importantes áreas do varejo: o marketing digital.

São empresas tidas como gigantes do varejo que ainda são traídas por bases obsoletas de negócios, que num mundo ágil como o de hoje não cabem mais.

A falta de entendimento do que é uma campanha digital, o que isso traz de benefícios para seu negócio e como identificar potenciais nichos foi o que levou muitas empresas ao declínio em 2020. Não podemos culpar somente a pandemia ou o cenário econômico que é desanimador há alguns anos, mas como alguns sobrevivem e a maioria não?

A resposta mais óbvia é: evoluir com aquilo que está evoluindo!

Completei, este ano, mais de uma década em consultoria na área de negócios digitais, para ser mais exato, 14 anos. A CLIKSS Brasil é uma das mais experientes agências do mercado e, mesmo assim, concorremos com sobrinhos, amigos e conhecidos que prometem entender tudo de Marketing Digital, mas falham ao entregar.

Pois sigo uma das frases que escutei de uma de minhas mentoras, Renata Rose Reggiani, que diz que "vendas é encantamento, sucesso é entrega".

O Marketing Digital é algo complexo e tedioso para aprender quando uma pessoa não aprecia o sistema e não entende os seus resultados. Vai muito além de postar uma foto de um produto em redes sociais, fazer um vídeo caseiro ou um website sem suporte adequado para vendas.

Comunicar em 2021 é muito mais difícil do que era nos anos dourados da televisão ou do rádio, anunciar na internet, hoje, requer conhecimento de ferramentas programadas pelos mais inteligentes programadores da história, são complicadas e tendem a levar a despesas desnecessárias quem não as conhece por completo.

Fala-se muito em Apps, mas sem uma estratégia correta de comunicação, são apenas bloatware (aplicativos que somente preenchem a memória do telefone sem muita utilidade para o usuário), e nisso um gestor de negócios digitais pode ajudar.

Não estou dizendo que é possível acertar de vez em quando, sim, a Inteligência Artificial embutida em muitas ferramentas está ali justamente para isso, promover a análise rápida de dados que o usuário, por si só, não conseguiria.

O Digital é muito mais do que o Marketing, hoje é um fundamento básico de negócios, que sem ele, sua empresa, infelizmente, irá fechar.

São apps, websites, redes e marketplaces que precisam ter unidade e alcance, a constância necessária para se fazer presente na vida dos consumidores só é atingida com investimento. Aqueles que somente veem isso como despesa ou algo passageiro (e são muitos) em breve estarão fora do mercado.

A evolução tecnológica e do Marketing Digital persiste, com o content selling, focused consumer bias, entre outras coisas que logo serão apresentadas por agências sem experiência e que levarão muitos negócios à bancarrota.

Predizer o que irá acontecer é arrogância e especulativo, mas com certeza investir pesado em soluções digitais para vender mais é uma necessidade de todo empresário.

Cr.Andrade é CEO da CLIKSS BRASIL e trabalha com consultoria de marketing digital. Desde 2005 no mercado, acumula na bagagem ótimas experiências em diversos segmentos. Como empreendedor, CR.Andrade é focado em resultados reais e para isso conta com um time de alta performance para trazer as soluções práticas e efetivas em vez de um milhão de relatórios

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos