O ar-condicionado dos shoppings centers: cuidados, eficiência e bem-estar

O ar-condicionado dos shoppings centers: cuidados, eficiência e bem-estar

Por Ivan Romão, em coautoria com o Eng. Arnaldo Lopes Parra*


Vacinados, de máscara, portando álcool em gel, mantendo os protocolos de distanciamento social – enfim, tomando os cuidados possíveis –, estamos voltando a frequentar diversos ambientes fechados, entre eles os shoppings centers. E se as pessoas devem tomar as medidas certas para evitar o contágio do coronavírus (cuja pandemia, lembremos, ainda não terminou), os estabelecimentos devem ser firmes em relação aos cuidados necessários para que as atividades comerciais se mantenham seguras. Uma preocupação, no caso dos shoppings, deve ser os sistemas de ar-condicionado, já que a forma mais frequente de contaminação do SARS-COV-2 é justamente pelo ar. Nesse sentido, a importância demandada para a manutenção dos sistemas de condicionamento e ventilação foi ampliada.

Antes mesmo da pandemia, evidentemente, os centros de compra Brasil afora já cuidavam da qualidade do ar de seus ambientes, protegendo seus clientes de outros problemas sanitários e garantindo a circulação saudável das pessoas, seja qual for o tamanho do estabelecimento de que estamos falando. O dia a dia dos shoppings, com todo aquele vai e vem de pessoas e mercadorias, inclui operações que podem passar invisíveis aos olhos da maioria, mas que são essenciais para a segurança do prédio inteiro – e do ar que se respira lá dentro. Nos bastidores, os facilities managers (FM, profissionais treinados para o trabalho de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado) estão munidos de softwares de automação, controle e operação que controlam temperatura e umidade dos ambientes internos, por exemplo. Os FM também são responsáveis por observar diretamente o estado de conservação das centrais, de filtros, bandejas de condensação, serpentinas, ventiladores e salas de máquinas.

Com o controle em dia de tudo que envolve os equipamentos, os shoppings acabam ganhando também em eficiência energética, pois a automação pode ativar ou desativar equipamentos, com ajustes de horários, ocupação, interação com as grandezas climáticas externas (aumentando ou diminuindo a inserção de ar externo), para ficar apenas em alguns exemplos. Nos casos apontados, controle significa economia, o que é importante não só para o shopping como para os lojistas. Tal controle também é importante para a cultura da sustentabilidade, pois o uso racional dos sistemas de climatização demanda menor consumo de energia e, portanto, de água.

O desenvolvimento de novas tecnologias de climatização colabora com esse uso sustentável de recursos: alguns equipamentos já apresentam de fábrica várias opções que objetivam a economia energética, como compressores com variação de frequência, monitoração e controle de CO2 e ar externo, automação e operação sob demanda de público. Além da eficiência energética, o controle e a precisão desses índices vai melhorar a Qualidade do Ar de Interiores (QAI).

Então, a boa QAI passou a ser de extrema importância em tempos de coronavírus, pois com ela tem-se uma atmosfera interna que minimiza a propagação de vários tipos de poluentes, entre eles as cargas virais. Tendo como meta executar uma manutenção de alto nível e em periodicidade responsável das centrais de ar-condicionado dos shoppings, os clientes vão respirar mais tranquilos ao fazerem suas compras, assim como os lojistas – e a sociedade como um todo.

*Ivan Romão, é gerente da Febrava, a principal feira da cadeia AVAC-R; Arnaldo Lopes Parra, é especialista em PMOC e diretor de institucionais da ABRAVA. Acesse: www.febrava.com.br

Sobre a Febrava

A Febrava é a principal feira da cadeia AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração), tratamento da água, ferramentas e EPIs, da América Latina, e terceira mais relevante do mundo. O evento acontece a cada dois anos e traz as principais novidades e tendências do setor. Além do evento físico, a feira disponibiliza soluções digitais para que técnicos, instaladores, varejistas, distribuidores, engenheiros, projetistas e demais profissionais desse setor, mantenham-se atualizados o ano inteiro. A Febrava é realizada pela RX, principal organizadora e promotora de eventos do mundo.

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Genomma Lab. apresenta Liris, colírio semelhante à lágrima natural que alivia os sintomas do ressecamento dos olhos

Genomma Lab. apresenta Liris, colírio semelhante à lágrima natural que alivia os sintomas do ressecamento dos olhos

Uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar a saúde dos olhos

O isolamento social mudou a rotina de muita gente que tem passado mais horas por dia em frente às telas eletrônicas, visto a necessidade de continuar a estudar, trabalhar e se entreter. Essa exposição excessiva pode ter consequências à saúde dos olhos e causar alguns sintomas, como a secura ocular, cansaço visual, vermelhidão nos olhos, ardência, coceira, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos e embaçamento na visão.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia ressalta que o uso constante dos aparelhos eletrônicos libera uma substância chamada dopamina o que gera vícios. Dados da entidade ainda confirmam que 90% dos usuários de tecnologia que permanecem por mais de três horas seguidas/diárias na frente das telas apresentam algum sintoma que pode prejudicar a saúde ocular, pois para manter a atenção nos computadores, celulares e Tvs, as pessoas piscam menos e, consequentemente, lubrificam em menor vezes os olhos, desencadeando um desequilíbrio na produção de lágrima.

Passar um longo período na frente das telas pode provocar problemas oculares mais graves como miopia, estrabismo e outros distúrbios oculares.1 No entanto, o ressecamento é o sintoma inicial menos grave e o mais comum.

A farmacêutica Genomma Lab apresenta Liris, colírio da divisão de OTC da empresa, que tem uma composição similar às das lágrimas naturais, e tripla ação: lubrifica, hidrata e protege os olhos. O medicamento, isento de prescrição médica, é composto por carmelose sódica, e indicado para o alívio dos sintomas do ressecamento, melhorando a irritação, ardor e secura dos olhos. O produto também é recomendado como lubrificante durante o uso de lentes de contato para aliviar o ressecamento e desconforto.

Liris está à venda nas principais redes de drogarias do Brasil em embalagem de 10 ml. Preço sugerido: R$ 24,99.

Sobre Genomma Lab.

A Genomma Lab Internacional é uma multinacional de capital aberto, com operação na bolsa de valores do México e que está presente em 18 países com o propósito de empoderar as pessoas a terem excelente saúde e bem-estar. No Brasil há mais de 10 anos, a companhia detém 16 marcas nos segmentos de Personal Care (cuidados pessoais) com as marcas: Cicatricure, Asepxia, Tio Nacho e Teatrical e OTC (medicamentos isentos de prescrição) com as marcas: Proctan, La Kesia, Lomecan e Liris.

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Paulo Coelho celebra 74 anos com lançamento de audiobook e ebook no Skeelo

Paulo Coelho celebra 74 anos com lançamento de audiobook e ebook no Skeelo

'O Alquimista', uma das obras brasileiras mais traduzidas no mundo, ganha narração da atriz Beth Goulart

O escritor Paulo Coelho celebra hoje, 24 de agosto, 74 anos com o lançamento do audiobook de uma das suas principais obras, ‘O Alquimista’. Originalmente publicado em 1988, a obra agora ganha a delicada narração da atriz Beth Goulart. A história conta a vida de um jovem que se chama Santiago. Ele é um pastor que percorre os vales da Andaluzia e numa noite ele sonha com um tesouro localizado próximo as pirâmides do Egito. A saga é surpreendente e fica ainda mais emocionante com a narração da atriz.

Além de ser o escritor brasileiro mais vendido no mundo, Paulo Coelho coleciona um dado importante que reconhece o sucesso de suas obras, inclusive deste audiobook. 'O Alquimista' é o livro brasileiro mais traduzido no mundo. Aliás, Paulo Coelho é um dos autores brasileiros mais traduzidos da história. E tem mais, essa é a obra que inspirou o ator americano Will Smith e ele promete levar a história para a tela dos cinemas.
A celebração não para por aí! Além da novidade do audiobook, a plataforma Skeelo traz a versão ebook de outro livro bem conhecido do escritor, ‘Veronika decide morrer’. É mais uma história admirável que os mais de 6 milhões de usuários do aplicativo vão receber em seus dispositivos.

Vale lembrar que o aplicativo Skeelo Audiobooks está disponível para as plataformas iOS e Android, além de permitir completa interação com os sistemas Apple Watch, CarPlay e Android Auto. Além disso, também é possível ler as obras baixando o aplicativo Skeelo Ebook.

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Nuu Nikkei é reconhecido pelo segundo ano no Tripadvisor Travelers’ Choice Award

Nuu Nikkei é reconhecido pelo segundo ano no Tripadvisor Travelers’ Choice Award

O restaurante Nuu Nikkei, de Curitiba (PR), foi reconhecido como um dos vencedores do prêmio Travellers’ Choice de 2021. Essa conquista celebra empresas que oferecem experiências fantásticas de forma consistente para clientes em todo o mundo, tendo recebido ótimas avaliações de viajantes no Tripadvisor nos últimos 12 meses. Por mais desafiador que tenha sido o ano passado, e prestes a completar 5 anos, o Nuu Nikkei se destacou por continuar agradando o público, formado tanto por turistas como moradores de Curitiba e região.

“Ficamos honrados em receber pelo segundo ano seguido o prêmio que é conquistado por apenas 10% dos restaurantes do mundo. Sem dúvida, nossa casa proporciona momentos especiais com a cozinha Nikkei, levando para os clientes a fusão das culinárias japonesa e peruana”, conta Luiz Araujo, sócio do restaurante juntamente com Lucas Freitas.

“Parabéns a todos os vencedores do 2021 Travellers’ Choice Awards”, disse Kanika Soni, Diretora Comercial da Tripadvisor. “Sei que o ano passado foi extremamente desafiador para as empresas de turismo/gastronomia. O que me impressionou é como elas se adaptaram a esses desafios, implementando novas medidas de limpeza, adicionando diretrizes de distanciamento social e utilizando a tecnologia para priorizar a segurança. Os prêmios Travellers’ Choice Awards destacam os lugares que são consistentemente excelentes - proporcionando experiências de qualidade repetidas vezes, mesmo enquanto navegam pelas mudanças nas expectativas dos clientes e novas formas de trabalhar. Com base em um ano inteiro de avaliações de clientes, este prêmio demonstra o excelente serviço e experiência fornecido aos hóspedes em meio a uma pandemia. ”

O responsável pela cozinha é o chef Carlos Alata, trazendo sabores que mesclam molhos e pimentas com aromas e técnicas orientais. Entre os destaques, para a entrada, Guioza do Sul - recheadas com camarões ao wok, shitake e cebola caramelizada. Acompanha molho chupe (molho à base de pimenta panka peruana) e as “instagramáveis” Vieiras à Parmesana, um clássico do restaurante - Vieiras perfumadas em saquê e pisco, manteiga cítrica e gratinadas com queijo parmesão. Para prato principal, o Sakana Nuu - Arroz cremoso com pasta de pimenta amarela peruana, shitake e queijo parmesão. Acompanha grelhado a escolha, perfumado em manteiga cítrica.

Importante dizer ainda que o Nuu Nikkei pratica os protocolos sanitários exigidos devido à pandemia. O uso de máscara é obrigatório para espera e trânsito pelo restaurante. Vale ressaltar ainda toda a responsabilidade do empreendimento junto a seus colaboradores e clientes, em respeito aos que escolhem o Nuu para criarem experiências e momentos especiais.

Sobre o Nuu

Nuu significa, em japonês, juntar ou junção. “É exatamente isto que o restaurante faz com a gastronomia, unimos dois mundos distantes, mas que vivem em perfeita harmonia”, explica Lucas.

A culinária Nikkei é uma cozinha de fusão, moderna, sofisticada, com infinitas possibilidades. “A cozinha Nikkei pela qual nos apaixonamos tem mistérios, sabores e encantos que surpreendem não só a nós, mas a todos que a conhecem. Uma gastronomia feita por peruanos, mas com influências de outros mundos que, a cada dia se renova”, descreve Luiz Henrique.

Instagram: @nuunikkei

Serviço:

Rua Fernando Simas, 333

Batel Soho

(41) 3538-6956

Terça a domingo: 18h às 23h

Sábado e domingo também das 12h às 15h

Valet no local

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Experiência de negócios sociais pode ser aliada de empresas em busca de práticas ESG

Experiência de negócios sociais pode ser aliada de empresas em busca de práticas ESG

Nova ética econômica requer empreendedores capazes de expandir o impacto social de suas atividades de forma perene e sustentável

Negócios que aliam lucro ao propósito de gerar soluções para problemas da sociedade - conhecidos como negócios sociais - são potenciais aliados de empresas que buscam imersão em práticas ESG (Environment, Social, Governance). É o que avalia o advogado, investidor social e cofundador do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, James Marins, que também é autor do livro "A Era do Impacto".

ESG é o termo em inglês utilizado para abordar práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança no universo corporativo. Nos últimos anos, as cifras vêm aumentando entre investidores que buscam os chamados investimentos responsáveis como fator principal para recursos, uma tendência que se torna cada vez mais irreversível. Se a sigla ainda é novidade para muitas pessoas, as práticas responsáveis não são. Há muitos anos os negócios de impacto buscam debater o ESG a longo prazo, não associando atitudes como o baixo impacto ao meio ambiente como algo apenas para “apagar incêndio”, mas sim criar algo que mude a forma de fazermos negócio. Os pilares do impacto são inclusão, diversidade e ecologia.

“É preciso pensar na importância do impacto no desenvolvimento e até na originação dos seus negócios. Como isso pode implicar na capacidade de ser saudável, sob diversos aspectos, inclusive na capacidade de ser melhor recebido no momento de buscar captação de recursos”, explica Marins.

É sobre essa nova ética econômica da busca pelo resultado social e socioambiental positivo que James Marins discorre em seu livro "A Era do Impacto". A obra tenta trazer à consciência um momento que requer um movimento acelerado em busca de inovação e, consequentemente, de evolução, o que é intitulado de Movimento Transformador Massivo. Em resumo, um movimento “que transforma a liberdade, a economia e a inovação, todas de maneira convergente para a construção de um mundo melhor”, explica Marins.

Ecossistema de empreendedorismo social

Criado em 2013, o Instituto Legado é justamente a prática da obra de Marins. A organização possui programas de aceleração para negócios e startups de impacto de todo o país. Nesses programas inteiramente gratuitos, os selecionados por edital aprendem mais sobre técnicas de gestão voltada para o setor social, teoria da mudança, engajamento de rede e comunicação de causas.

Além disso, o Instituto - que já ultrapassa a marca de 300 iniciativas de impacto aceleradas - criou dois cursos que se propõem a compartilhar formas de aplicar o ESG nos negócios: A pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais e o MBA em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social. Os cursos, desenhados pelo Instituto Legado e oferecidos por instituições de ensino superior, ofertam disciplinas que passam por captação de recursos e finanças sociais, planejamento estratégico, estruturação jurídica, inovação, negócios de impacto e mentoria, tudo sempre voltado para iniciativas sociais e ambientais.

Tanto nos projetos quanto nos cursos, o Instituto Legado oferece a empreendedores sociais e outras pessoas interessadas no tema, ferramentas e habilidades úteis para empresas que estão começando a caminhar em práticas ESG e precisam de uma rede de parceiros e consultores que auxiliem nesse processo a partir da suas experiências. “Precisamos de líderes e empreendedores sociais que se tornem capazes de expandir o impacto social de suas atividades de forma perene e sustentável”, avalia Marins.

Um movimento irreversível

“Risco climático é risco de investimento.” A frase é de Larry Fink, CEO e presidente do Conselho da BlackRock, maior gestora de recursos do planeta com uma carteira de clientes que ultrapassa os 7 trilhões de dólares. Em outras palavras, Fink explica em sua última carta anual dirigida aos CEOs das empresas investidas da gestora, que se um gestor de uma empresa não consegue perceber o impacto das questões sociais, ambientais e de governança no seu negócio, este gestor está colocando o dinheiro do investidor em risco. Não à toa, o líder do setor na gestão de recursos votou pela remoção de mais de 4.500 CEOs de duas mil empresas pesquisadas por ele por falta de demonstrações de cunho social, ambiental e de governança.

“O que Larry Fink trouxe nessa sua última carta é algo que já vem sendo alertado desde 2018. Se ele, que não é do empreendedorismo social, está alertando que é preciso redefinir a capacidade da empresa de receber investimentos, isso vale para todo mundo. O que ele está percebendo é justamente um movimento que se torna cada vez mais irreversível”, afirma Marins. Contrariando a cultura de que o meio ambiente está a serviço da economia, a nova geração de empreendedores mostra que é necessária e urgente uma economia consciente. E é o empreendedorismo social que surge principalmente como um caminho para a transformação do mundo.

Sobre o Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para a transformação do mundo. Acredita no Movimento Transformador Massivo e no poder exponencial da inovação entendendo que pessoas empoderadas têm poder de mudança e que o trabalho em conjunto produz mais e melhores resultados. Oferece educação formal, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação com atuação socioambiental. Tem o propósito de impulsionar o Movimento Transformador Massivo, apoiar e criar condições de trabalho em rede para que o impacto socioambiental do mundo cresça. Saiba mais em www.institutolegado.org.

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