A essencialidade dos caixas eletrônicos na pandemia

A essencialidade dos caixas eletrônicos na pandemia

Dinheiro ainda é o "rei" dos meios de pagamento e os ATMs foram fundamentais para manter a economia americana funcionando durante a pandemia

Diferentemente do que ocorre no Brasil, em que os caixas eletrônicos são operados basicamente pelos bancos e uma única operadora privada, nos Estados Unidos o mercado de ATMs é bastante competitivo e tem até empresas como a Brinks, transportadora de valores, entre os principais players.

Com a chegada da pandemia aos Estados Unidos, nos primeiros 60 dias alguns estados decretaram lockdown total, com abertura permitida apenas para negócios essenciais, como postos de gasolina, supermercados e farmácias. Como o dinheiro ainda é o principal meio de pagamento, embora os meios eletrônicos tenham crescido substancialmente nos últimos anos, os ATMs também passaram a ser considerados negócio essencial durante a pandemia.

Francisco Moura Junior, Chief Marketing Officer, Chief Commercial Officer e um dos fundadores da ATM Club, empresa especializada no gerenciamento de caixas eletrônicos nos Estados Unidos, informa que os ATMs mantidos em locais que ficaram fechados foram recolhidos e posteriormente realocados para outros estabelecimentos considerados essenciais. “Embora, durante o lockdown, as máquinas dos nossos investidores que estavam em locais com funcionamento restrito tivessem deixado de faturar, por outro lado eles não tiveram de arcar com outras despesas, já que a nossa rede não tem custo fixo mensal para quem investe”, frisa.

O executivo informa que somente em 2020 circularam mais de US$ 3 trilhões nos Estados Unidos em volume de transações. “O americano costuma usar uma frase para justificar o uso do dinheiro em espécie: ‘cash is the king’, porque saques de valores até US$ 100 são feitos principalmente nos caixas eletrônicos”, ressalta Francisco.

Ele aponta como fator preponderante para essa movimentação de dinheiro em espécie a ajuda financeira que o governo americano concedeu aos cidadãos durante a pandemia, fazendo com que os saques em ATM se tornassem a quarta opção mais utilizada para movimentar dinheiro. “Durante o ano de 2020 houve um impacto no mercado de caixas eletrônicos, mas foi pequeno em relação ao que imaginávamos frente outros negócios. Apenas 15% de nossas máquinas ficaram paradas”, relata Francisco.

Segundo o CMO da ATM Club, com a quebra de uma série de negócios por causa da pandemia e o alto endividamento da população, muitas pessoas acumularam dívidas no cartão de crédito, muitas contas bancárias foram fechadas e cresceu o uso dos chamados gift cards ou cartões de presente, cartões pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard que podem ser creditados com um valor que a pessoa pode usar. “Esse mercado de pré-pago acabou fomentando o volume de transações porque para ter acesso ao dinheiro, o portador precisa ir ao ATM para sacar. Isso aumentou o volume de transações principalmente dos cidadãos não bancarizados”, atesta Francisco.

O executivo ressalta que os Estados Unidos é um país essencialmente de classe média, com uma grande quantidade de imigrantes não regularizados, o que faz com que muitos deles não tenham sequer conta em banco e tenham que pagar suas despesas basicamente com dinheiro vivo.

Ele ainda aponta um hábito das pessoas que vão muito às casas de jogos de azar, “como aquelas maquininhas caça-níquel e para jogar é preciso dinheiro e geralmente dentro do local há um ATM onde a pessoa pode sacar para poder apostar”.

Segundo Francisco, no começo da pandemia havia um receio de que o vírus se transmitia nas superfícies, fazendo com que a ATM Club instalasse em suas nossas máquinas — com anuência dos investidores — uma proteção no teclado para evitar o contágio por meio do contato. Pouco tempo depois, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos emitiu um artigo informando que o vírus não se transmitia pela superfície, mas somente de pessoa para pessoa, fazendo com que o mercado em geral e especialmente o de ATM ficasse menos incomodado.

Como funciona a ATM Club

Presente em cidades como Orlando, Miami, Nova Iorque, Nova Jersey e São Francisco, a ATM Club tem uma rede hoje de aproximadamente 700 pontos de atendimento e o investidor pode formar uma rede própria de acordo com o aporte inicial. Francisco Moura Junior recomenda um investimento inicial de US$ 100 mil, o que equivale a dez caixas eletrônicos. “O valor do investimento mínimo é de US$ 10 mil, sendo US$ 7,5 mil do ATM, licenças, frete, sistemas, marketing e locação por cinco anos e US$ 2,5 mil de capital de trabalho que é o dinheiro que circula, ou seja, está na máquina ou na conta e é aportado uma única vez”, explica o empresário.

Segundo Francisco, o investimento numa rede de dez ATMs atinge um retorno líquido de 8% no primeiro ano. “No segundo ano, a estimativa é de retorno de 10% e a partir do terceiro ano, o ROI é de 1% ao mês”, pontua.

Ele ainda ressalta que o negócio passa segurança ao investidor porque não existem aportes mensais para cobrir eventuais riscos ou prejuízos que venham a ocorrer, pois o giro é feito por meio das transações feitas nos caixas.

Nos Estados Unidos, quando uma pessoa retira dinheiro em um caixa eletrônico, paga uma taxa média de US$ 2,99 por saque. 30% dessa taxa é transferida para o local onde o caixa eletrônico está instalado, US$ 0,60 são relativos ao capital de giro para distribuição eletrônica de dinheiro são utilizados para serviços de manutenção e administração e o valor restante é para o próprio investidor. Dessa forma, o proprietário do caixa eletrônico receberá diariamente US$ 1,39 por transação.

Outras informações sobre o ATM Club podem ser obtidas no site http://atmclub.cash.

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Colégio ESIC Internacional amplia atuação em 2022 com o Ensino Fundamental I

Colégio ESIC Internacional amplia atuação em 2022 com o Ensino Fundamental I

Com turmas de 1º ao 5º ano, a instituição passa a atender todo o ensino fundamental e médio

A ESIC Internacional, com origem na Europa, atua com sede em Curitiba desde 2001, certificando internacionalmente os alunos com cursos de graduação e pós-graduação (masters e MBAs), e iniciou as atividades do Colégio Internacional para ensino médio em 2016, com o 1º e 2º ano. Em 2017, implementou o 3º ano. Em 2018, iniciou atendimento para alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e agora, em 2022, passa a atender todo o ensino fundamental, com turmas de 1º ao 5º ano. “A implementação do fundamental completo chega para atender a necessidade da nossa comunidade e entorno, trazendo o diferencial de uma educação internacional da ESIC Europa voltada para a formação de cidadãos e profissionais aptos para atuar a nível global. Acreditamos que o preparo para a vida profissional deve ser feito desde cedo, com ferramentas facilitadoras tanto para a entrada e permanência no mercado de trabalho, quanto para os que irão empreender”, afirma o diretor geral da ESIC Internacional, Ari Erthal. O ensino fundamental e médio soma mais de 580 alunos e o investimento total para sua implementação foi de R$12 milhões.

Todo o ensino fundamental conta com seis aulas diárias, das 7h30 às 12h40. As aulas podem ser realizadas de forma híbrida – presencial ou 100% online, ao vivo e em tempo real - resultado de uma parceria firmada com o Google for Education, em 2018. O Colégio ESIC Internacional está em uma área de 19 mil m², com mais de 4 mil m² de área verde, e conta com toda infraestrutura de padrão internacional: salas de aulas climatizadas com recursos tecnológicos, ambientes amplos, biblioteca com acervo de mais de oito mil exemplares, laboratórios de química, física e informática, espaço poliesportivo, área de recreação, playground, contato com a natureza, horta, estacionamento amplo e gratuito e localização com segurança. Os alunos ainda têm à disposição uma cantina moderna e alimentação saudável.

O Colégio ESIC Internacional está em fase de transição para o ensino bilíngue. O Projeto Aluno Bilíngue atende inicialmente as turmas do Ensino Fundamental I e II, com quatro aulas de inglês semanais. Ao final do quinto e nono ano, os alunos realizam uma prova para a Certificação Internacional da Stanford Evolution, proposta da FTD Educação que transforma alunos em cidadãos bilíngues para o mundo. Todo o material didático utilizado para o ensino é o premium da FTD Educação.

No contraturno, a escola oferece atividades extracurriculares, como voleibol, futebol, dança, teatro, inglês e a “Super Cérebro”, atividade que desenvolve aptidões e raciocínio lógico para aperfeiçoar o pensamento e capacidade mental.

Todos os estudantes são inseridos no Projeto OPEE, Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, focado no desafio da convivência, autoconhecimento e inteligência emocional, educação financeira, escolha profissional, métodos de estudo, mercado de trabalho e valores. Esse projeto norteará o Novo Ensino Médio. A partir de 2022, os alunos do primeiro ano do ensino médio terão 1800 horas fixas e outras 1200 horas que serão escolhidas seguindo as aptidões e desejos de cada aluno por uma determinada área de atuação no futuro.

O Colégio Internacional ESIC possui o selo “Escola Legal”, do Sindicato das Escolas Particulares de Curitiba (SINEPE-PR) e também foi selecionada pelo PEE - Projeto de Eficiência Energética - da COPEL, na modalidade contratual Termo de Cooperação, para a construção da própria Usina de Energia Solar. “A ESIC é uma instituição filantrópica, em que todo o valor pago pelos pais é revertido na educação dos próprios filhos”, lembra Erthal.

Proposta Educacional

O Colégio ESIC Internacional adota o método pedagógico que busca alcançar resultados e acompanhar a evolução da educação no Brasil e no mundo, tendo como referência os parâmetros curriculares orientados pelo Ministério da Educação (MEC), baseado em conceitos de instituições de referência, com parceiros oriundos do Colégio Militar de Curitiba, com processos pedagógicos e disciplinar reconhecidos aliados aos conceitos dehonianos. “O Colégio Internacional ESIC investe na tríade do ensino, com equilíbrio entre professor, conhecimento e aluno”, explica o coordenador de ensino básico do Colégio ESIC Internacional, André Ávila. Toda a grade curricular está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Serviço:

Colégio ESIC Internacional

Matrículas: agosto de 2021

Início das aulas: fevereiro de 2022

Informações: 0800 41 3742 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre a ESIC Internacional

A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración).

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SBACV lança site oficial da campanha Agosto Azul e Vermelho para informar a população sobre o cuidado preventivo da saúde vascular

SBACV lança site oficial da campanha Agosto Azul e Vermelho para informar a população sobre o cuidado preventivo da saúde vascular

No portal podem ser encontrados todos os conteúdos da campanha, dicas e informações importantes sobre as principais doenças vasculares

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) acaba de lançar o site oficial da Campanha Agosto Azul e Vermelho (www.agostoazulvermelho.com.br). O portal tem por objetivo concentrar toda as informações da ação em um só lugar. Nele, é possível encontrar dicas sobre como identificar e cuidar de doenças vasculares, mitos e verdades sobre elas, a relação da trombose com a Covid-19, o momento certo de procurar um médico vascular e acesso para os conteúdos postados nas redes sociais da SBACV.

O site é apresentado nas cores da campanha, que foram escolhidas por representarem, em livros médicos, as veias do corpo humano em azul, e as artérias em vermelho. O gesto oficial da campanha é a letra V (Vascular e Valorize a Vida) com os dedos pintados nas cores mencionadas. Esta iniciativa também conta com a colaboração voluntária de várias personalidades, que divulgarão informações em suas redes sociais, a fim de engajar a população para a realização de consultas e exames de rotina, bem como hábitos de vida saudáveis.

Durante o mês de agosto, haverá divulgação semanal dos conteúdos, por meio de posts e vídeos nas redes sociais: Facebook; Instagram; YouTube; e LinkedIn, e nos principais portais do país, e lives que abordarão temas como Colesterol, Nutrição, Insuficiência Venosa, Trombose, entre outras ações que estão previstas para que a população seja orientada a prevenir e cuidar da sua saúde vascular.

A SBACV

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades.

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil.

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Amakha Paris dá dicas para cuidar da pele e dos cabelos no inverno

Amakha Paris dá dicas para cuidar da pele e dos cabelos no inverno

O período de baixas temperaturas e clima seco chegou, e a marca selecionou dicas e sugestões de produtos para melhorar a rotina de beleza na estação

O inverno acabou de chegar e, com ele, o tempo seco e as baixas temperaturas, que favorecem a perda da umidade natural e o ressecamento da pele e dos cabelos. Confira abaixo as sugestões da Amakha Paris, marca jovem e inovadora do segmento de beleza e cuidados pessoais, para deixar a pele preparada para enfrentar as baixas temperaturas do inverno.

1 – Foco na hidratação

Hidratação é a palavra-chave nos cuidados com a pele, principalmente no inverno. Nesta época do ano, é normal a umidade do ar sofrer uma queda, por isso é importante ingerir muita água, e também manter a hidratação da pele do corpo e do rosto.

Com 14 fragrâncias no catálogo, as loções hidratantes da Amakha Paris, além de perfumadas, contêm em suas formulações dois importantes aliados: óleo de rosa-mosqueta e extrato de óleo de girassol. Esses dois componentes, combinados, trazem o que há de melhor para os cuidados com a pele. Enquanto o óleo de rosa-mosqueta se apresenta como um excelente regenerador dos tecidos, pois hidrata, conserva a textura e previne o envelhecimento precoce da pele, o extrato de óleo de girassol funciona como antioxidante e calmante. O resultado é uma pele saudável, jovem, hidratada, perfumada e suave ao toque.

2 – Fique atento à temperatura da água

No frio, muita gente acaba aumentando a temperatura do chuveiro. Porém, apesar de aconchegante, esse hábito pode prejudicar e ressecar tanto a pele quanto os cabelos. A água, em temperaturas muito altas, deixa os cabelos mais ásperos, pois sensibiliza os fios. Eles ficam com as cutículas dilatadas e perdem movimento, leveza e brilho. Algumas vezes, os danos são perceptíveis logo na primeira lavada. Dessa forma, opte por uma temperatura que seja mais amena para o banho.

E, para manter a saúde dos fios, temos uma dica importante. O Mel Capilar da Amakha Paris é um item indispensável ao dia a dia, principalmente no inverno. Os três elementos principais (geleia real, mel e colágeno) dão brilho aos fios e têm alto poder de reconstrução e reposição de colágeno. Juntos, mantém a umidade e a elasticidade dos fios.

Após a nutrição com o mel capilar, é recomendado o uso da superconcentrada Máscara Líquida Magic Repair da Amakha Paris, elaborada com óleos de coco, avelã e macadâmia. Somente sete gotas desse blend de óleos, misturadas com água morna, promovem nutrição profunda, desembaraço, selamento de cutículas e ação antifrizz. Entregam aos fios sedosidade, maciez e brilho intenso.

3 – Use o filtro solar

Embora o sol possa parecer mais fraco durante os meses frios, ainda é muito importante manter o uso do filtro solar diariamente, pois, independentemente da estação, e até em dias mais nublados, a radiação solar pode agredir a pele.

O protetor solar My Sun foi desenvolvido para ser usado o ano todo. Além de proteger das agressões causadas pela exposição à luz solar direta, também é eficaz contra as luzes internas, inclusive as das telas de computador e de celular. Sua textura é leve, se espalha facilmente e não deixa a pele oleosa, além de ter uma fragrância suave. O protetor My Sun pode ser usado tanto no rosto quanto em todo o corpo. Sua composição, enriquecida com vitamina E, é hipoalergênica, livre de óleos e de ácido para-aminobenzoico (paba). O protetor possui três fatores de proteção solar (15, 30 e 50), protege contra raios UVA e UVB e pode ser usado em crianças, a partir de seis meses de idade.

4 – Tenha uma alimentação balanceada

Durante o inverno, é normal sentir mais vontade de comer doces e alimentos mais pesados e ricos em gordura. Isso acontece porque o corpo pede mais calorias para se manter em funcionamento e aquecido. Mas, para ter uma pele bonita e saudável, é indispensável seguir uma dieta balanceada, que incorpore os nutrientes considerados fundamentais.

Os polivitamínicos Healthy Man e Healthy Woman foram desenvolvidos para complementar a ingestão diária de nutrientes recomendada por especialistas. Além de proporcionar mais energia e disposição para o dia a dia, os polivitamínicos da Amakha Paris auxiliam no fortalecimento imunológico e favorecem a absorção dos nutrientes, para a saúde do organismo como um todo, trazendo benefícios para pele e cabelos.

É importante lembrar que temos de nos cuidar em todas as épocas do ano, e não somente em períodos específicos. Cada estação exige cuidados e atenções diferentes. No entanto, é no inverno que a pele está mais suscetível às agressões do clima. Por esse motivo, é importante optar por produtos de qualidade comprovada, que se adaptem às necessidades e também às rotinas de beleza de cada um.

Sobre a Amakha Paris

Fundada em 2017, a Amakha Paris se destaca no mercado de vendas diretas, com um modelo de negócio que garante qualidade de vida para os mais de 1,5 milhão de consultores e fortalece o empreendedorismo social por meio de oportunidades oferecidas pela companhia. A Amakha Paris possui mais de 280 colaboradores diretos e um portfólio que ultrapassa 500 produtos, entre cosméticos, perfumaria e nutracêuticos para o público feminino e masculino.

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Hospital IPO recebe certificado IQVIA para pesquisas acadêmicas internacionais  

Hospital IPO recebe certificado IQVIA para pesquisas acadêmicas internacionais

A certificação, viabilizada pela EMS, habilita o Hospital IPO a realizar pesquisas clínicas internacionais

Com a complexidade e desafios do mundo moderno, a ciência fica cada vez mais em evidência. Investir e viabilizar pesquisas pode trazer avanços e melhorias significativas para o dia a dia e a solução de problemas complexos da sociedade. Foi assim que nasceu a vontade do Hospital IPO em se tornar um centro de pesquisas internacionais.

Focado em seu objetivo, o hospital recebeu o certificado IQVIA, líder global no uso de informação, tecnologia, análises avançadas e expertise humana, que torna o Hospital IPO um importante centro de pesquisas no Sul do Brasil nas áreas de otorrinolaringologia, oftalmologia e diversas outras especialidades que serão implantadas com o tempo. A certificação, entregue nesta quarta-feira (14) em um evento no próprio hospital, foi viabilizada pela EMS, indústria multinacional brasileira de produtos farmacêuticos, que possui uma parceria de duas décadas com o IPO.

“Essa certificação, tão importante para o mundo acadêmico, tem uma representatividade muito grande para o Hospital IPO, pois consolida cada vez mais o avanço e liderança da instituição rumo à pesquisa e inovação científica”, afirma Dr. João Luiz Garcia de Faria, diretor do Hospital IPO e da BF Medical Facilities, empresa detentora do Eco Medical Center.

A certificação, além de reforçar a importância da instituição para o país, também abre caminhos na jornada acadêmica com fins positivos à sociedade. “O mundo passou por uma grande mudança, que trouxe inovação e criatividade. Com a pandemia, a velocidade de pesquisas acadêmicas também aumentou. Por isso, queremos criar um ambiente seguro e tecnológico, que estimule a pesquisa. Queremos mostrar o que foi descoberto na academia e passar à sociedade, fazendo bom uso de pesquisas”, diz o Dr. Evaldo Macedo, presidente do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital IPO (NEP).

O Membro do Conselho Científico da EMS, da Brace Pharma e da Bionovis, Fábio Barros, também destaca o papel histórico da empresa como um apoiador do setor médico brasileiro e a importância da parceria com o Hospital IPO. “Gostaria de agradecer a oportunidade de estarmos juntos por tantos anos. A pesquisa, sendo algo tão essencial, é o que une essas duas instituições na busca de novas oportunidades”, conta.

Para receber a certificação IQVIA, uma equipe médica do Hospital IPO interessada em pesquisa, composta por Caroline Rimoli, Cassio Wassano, Evaldo Macedo, Flavio Massao Mizoguchi e Henrique Furlan Pauna, fez um treinamento. “Me sinto lisonjeado de fazer parte desse grupo. O treinamento foi muito interessante, abordou assuntos que são diferentes da rotina do consultório, mas que são importantes para pesquisa clínica”, finaliza Dr. Cassio.

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