Telecine fecha parceria inédita com Chico Rei e lança coleção inspirada no cinema nacional

Telecine fecha parceria inédita com Chico Rei e lança coleção inspirada no cinema nacional

Primeira collab entre as marcas terá estampas baseadas em filmes dos cineastas pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Parte da renda será revertida para auxiliar profissionais que atuam no mercado audiovisual

No mês em que se comemora o Dia do Cinema Brasileiro, a Chico Rei, e-commerce nacional líder no segmento de camisetas criativas e personalizadas, e o hub de cinema Telecine, anunciam coleção exclusiva inspirada em grandes títulos nacionais que vão ganhar camisetas, canecas, posters e capinhas de celular. Ao todo serão cinco estampas que trazem a essência de três produções brasileiras do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho: O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau, filme em parceria com o diretor Juliano Dornelles. A collab ainda vai destinar parte das vendas para a ONG Plano Sequência, que ajuda profissionais da área em situações de vulnerabilidade.

“Brasilidade é uma das categorias de estampas mais trabalhadas na Chico Rei, temos um orgulho danado da nossa terra e de fazer arte a partir de obras que a gente admira. Somos fãs da filmografia do Kleber Mendonça Filho e através da collab com o Telecine, a gente lança sucessos do cinema nacional na galeria da Chico”, comenta Bruno Imbrizi, CEO da Chico Rei.

“Vamos celebrar a nossa paixão pelo Cinema Brasileiro com uma ação inédita na história do Telecine. A collab com a Chico Rei reforça o nosso conceito de que “o filme é só o começo”, com a experiência indo muito além do play. Para comemorar a data escolhemos homenagear um dos maiores diretores do cinema nacional, Kleber Mendonça Filho, cuja obra faz parte do acervo Telecine e agora estará estampada em uma coleção exclusiva”, conta Cristina Cadore, diretora de marketing e produto do Telecine. Para enaltecer a parceria, o Telecine Cult exibirá o especial Kleber Mendonça Filho na quinta-feira, 24, além de disponibilizar no streaming uma cinelist com todos os títulos do diretor.

Além de enaltecer e prestigiar a produção de filmes brasileiros, a coleção terá parte de sua renda revertida para o Plano Sequência, uma ONG fundada por artistas que visa ajudar o mercado audiovisual durante a pandemia causada pela covid-19, arrecadando fundos para diversos profissionais que possuem seu sustento dependente de seu trabalho na área e que estejam em situação de vulnerabilidade.

Estampas

Os três grandes títulos de sucesso que inspiram esta coleção e homenageiam o cinema brasileiro foram escritos e dirigidos por Kleber Mendonça Filho. Em Bacurau, Kleber divide a parceria com o diretor Juliano Dornelles. O longa foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Sobre a coleção:

Bacurau: O drama ganhou duas estampas. A primeira com a frase “Bacurau - Se For Vá na Paz” e a segunda traz uma ilustração do personagem Lunga, interpretado por Silvero Pereira, com sua fala “Estamos sob efeito de um poderoso psicotrópico e você vai morrer”.

Aquarius: A atriz protagonista da história, Sônia Braga, se tornou uma das ilustrações baseadas neste filme. E a segunda estampa traz uma das falas de Clara, personagem principal, “Mostra que Tu é Intenso”.

O Som ao Redor: A capa do filme inspirou a estampa que faz referência ao título, junto com uma das falas de Clodoaldo, interpretado por Irandhir Santos, “Isso Aqui é a Área da Gente”.

Toda a coleção da Chico Rei é feita artesanalmente com fibra 100% natural de algodão sustentável, refinada e penteada, além de ser vegana atestada pelo selo PETA, que garante que os produtos da linha de vestuário da Chico Rei não empregam qualquer tipo de exploração animal em seus processos de produção, seja nos componentes ou nas práticas.

Toda a coleção estará disponível no site da marca a partir do dia 21 de junho com preços entre R$39,90 a R$69,90.

Sobre a Chico Rei

A Chico Rei é a maior plataforma online no segmento de camisetas criativas e personalizadas do Brasil, são mais de três mil ilustrações aplicadas em produtos criativos. Desde 2019, todos os seus produtos têm parte da renda revertida em impacto social através do selo Camisetas Mudam o Mundo. No primeiro ano do projeto, o foco foi melhorar as condições da Escola Municipal Santos Dumont, com 800 alunos, vizinha de bairro da empresa, em Juiz de Fora. A grande novidade de 2020 foi a célula de produção, na Penitenciária masculina Professor Ariosvaldo Campos Pires, em uma aposta de ressocialização pelo trabalho.

Conheça o Telecine

Telecine é um hub de cinema. Joint venture da Globo e dos maiores estúdios de Hollywood, reúne mais de 2.000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados por uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. Pela internet, a plataforma de streaming é a única dedicada exclusivamente ao cinema. Lançamentos exclusivos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, filmes nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo da área. Líder de audiência na TV paga no Brasil, reúne, em seis canais lineares segmentados por gênero, as produções que o público quer ver. Pela internet ou na TV, Telecine proporciona seu momento cinema quando e onde você quiser. Acesse telecine.com.br

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Bienal On-line promove studio visit com artista argentina Inés Raiteri

Bienal On-line promove studio visit com artista argentina Inés Raiteri

Evento acontece virtualmente com inscrições limitadas e gratuitas; legenda simultânea e suporte da equipe facilita o acesso para todos os participantes

No dia 29 de junho, A Bienal de Curitiba irá promover mais um evento virtual e totalmente gratuito através da programação da Bienal On-line. Na data, acontecerá um studio visit com a artista argentina Inés Raiteri. A proposta do studio visit é que o público tenha uma troca de experiências descontraída com a artista, que falará sobre sua trajetória na arte contemporânea e apresentará seu ateliê de trabalho e obras em processo de produção, levantando questões relativas ao processo de criação artística.

O studio visit com Inés Raiteri será realizado através da plataforma Google Meet em espanhol, com legenda simultânea para o português. Os participantes poderão interagir e fazer perguntas ao longo do encontro, com suporte de tradução da equipe da Bienal, se necessário. As vagas são gratuitas, porém limitadas, e as inscrições podem ser feitas através do formulário https://forms.gle/Hc3w7MWaU4qdZvVw5 até o dia 25 de junho.

Sobre a artista

Inés Raiteri nasceu em 1963, na cidade de Mar del Plata, Argentina, e hoje vive e trabalha em Buenos Aires. Sua obra se conecta com as relações do corpo e espaço com a paisagem urbana, onde, para ela, há texto, traço, cor e padrões lineares. A artista cria principalmente grandes tramas têxteis ou pinturas com paletas de cores fortes e combinadas. Aprendeu a bordar com suas avós, uma tradição que passou de geração em geração, e faz desde criança, mesclando e inventando pontos.

Participou do Programa de Oficinas do Centro Cultural de Artes Visuais Rojas, foi bolsista de Aperfeiçoamento de Tocha Selecionada em Artes Visuais (1999 – 2002) e é bacharel em Ciências em Educação pela Universidade de Quilmes. Dentre suas mostras individuais, destacam-se as intervenções nas salas do Centro Cultural Recoleta (2019). Suas obras fazem parte de coleções nacionais e internacionais. Participou como consultora pedagógica em diferentes instituições culturais como CCK, MAMBA, Fundación Vergel e Projeto Escola “Liliana Maresca” em Villa Fiorito.

Sobre a Bienal On-line

A Bienal On-line, uma ação de extensão da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Paraná, tem como objetivo levar ao maior número possível de pessoas conteúdos de qualidade sobre artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, expandindo o formato presencial do evento diretamente para os celulares, computadores e casas da população. A proposta principal é seguir fomentando a cultura, formando públicos plurais e proporcionar experiências estéticas adaptadas ao nosso atual contexto. A cada mês, até dezembro de 2021, um tema diferente guiará as ações. No mês de junho, a programação tem foco na produção de artistas estrangeiros e destacados no cenário internacional da arte contemporânea.

O Studio visit com a artista argentina Inés Raiteri acontece no dia 29 de junho às 19h, via Google Meet. As inscrições limitadas podem ser feitas até dia 25/06 em https://forms.gle/Hc3w7MWaU4qdZvVw5.

Os eventos da Bienal On-Line acontecem no Instagram, pelo perfil @bienaldecuritiba. Mais informações: www.bienaldecuritiba.com.br. A Bienal On-Line tem patrocínio de EMS, Eletrobras Furnas, Copel, Kinea e Neodent, com apoio de Grupo SC, Copel, Havan e Bergerson, e incentivo do Governo do Estado do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e do PROFICE – Paraná Incentivo à Cultura. A realização é da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Brasil.

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Cabelos em tons naturais com mechas são o mood do momento

Cabelos em tons naturais com mechas são o mood do momento

Com menos manutenção e muita praticidade, a opção se tornou uma preferência entre as brasileiras durante o período de isolamento social

Praticidade no cuidado dos cabelos é a palavra de ordem durante o período de isolamento social. E a mudança na rotina levou muitas mulheres a assumirem a cor natural de suas madeixas. Para o educador master da Davines, Raphael Koike, além de mais prático para o dia a dia, os fios naturais necessitam de menos manutenção.

“Tenho observado nos salões a opção por cabelos com cores naturais, combinados com mechas estilo balayage. O efeito mais claro no comprimento e pontas de um a dois tons possibilita um retoque a longo prazo e garante fios mais saudáveis, que são cuidados com facilidade em casa. Esse tipo de técnica é bem democrática e pode ser utilizada em quase todos os tipos de cabelos. Ela traz uma luminosidade para o rosto e encaixa perfeitamente em vários cortes”, destaca Koike.

Para as castanhas, a preferência tem sido por mechas em tons de marrons quentes, frios ou acobreados. Já para as loiras, o tom bege ou dourado pode ser conquistado sem grandes processos de descoloração. Ambos são extremamente elegantes e garantem um brilho extra à cor natural.

Uma harmonização perfeita com essa técnica é sua combinação com produtos de formulações ricas em ingredientes naturais. Além da coloração Mask with Vibrachrom, com extrato de proteína de quinoa que minimiza os danos oxidativos e garante cabelos mais saudáveis, a Davines conta com uma linha exclusiva para cuidar de cabelos coloridos em casa, a Minu, da Essential Haircare. Enriquecida com extrato de flor de alcaparra, produzido pelo movimento Slow Food, ela limpa suavemente, protege a cor e mantém o brilho dos fios.

Serviço:

Davines Brasil

A Mask with Vibrachrom da Davines é uma coloração permanente de uso profissional e disponível em salões de beleza de todo Brasil.

Linha Minu valores sugeridos para Região da Grande São Paulo:

Minu Shampoo 250ml R$ 156,80

Minu Conditioner 250ml R$ 180,80

Minu Hair Mask 250ml R$ 267,20

Minu Hair Serum150ml R$ 220,80

davines.com.br

SAC 41 2111 8101

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@davinesbrasil #davinesbrasil #belezasustentavel #davines

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Sobre a Davines

davines.com.br  Beleza e sustentabilidade é o conceito que inspira todos os projetos da Davines, desde a formulação dos produtos e design até a ética e a responsabilidade da empresa e educação nos salões de beleza por todo o mundo. Surgiu no início da década de 1980, como um laboratório da família Bollati em Parma, na Itália. Na primeira década, realizou pesquisas e produziu tratamentos de alta qualidade direcionados a cabelo e pele para as marcas de cosméticos mais famosas no mundo. Em 1993, o grupo lança a Davines com produtos de beleza exclusivos para salões e direcionados para terapias. Em 2004, começa sua expansão, chegando ao Brasil em 2012. Em 2016, é uma das 40 primeiras empresas da Itália a conquistar o selo B-Corp. A certificação é concedida a marcas que buscam ser melhores para o mundo, fornecendo soluções para questões ambientais e sociais. No Brasil, os produtos Davines são distribuídos com exclusividade pela curitibana Hera Cosméticos e podem ser encontrados em salões de beleza de todo país.

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Instituto Êxito de Empreendedorismo leva educação empreendedora à população de Ipojuca, em Pernambuco  

Instituto Êxito de Empreendedorismo leva educação empreendedora à população de Ipojuca, em Pernambuco

Convênio firmado com o Centro Municipal de Educação Profissional beneficiará os mais de 90 mil ipojucanos com ações de capacitação e qualificação profissional

O Instituto Êxito de Empreendedorismo firmou parceria com o Centro Municipal de Educação Profissional – CEMEP na Prefeitura Municipal do Ipojuca, em Pernambuco. O convênio tem como objetivo estimular a educação empreendedora e contribuir ainda mais na formação profissional da população da cidade, que conta mais de 90 mil habitantes. A capacitação será através da plataforma de cursos online do Instituto, que possui mais de 600 conteúdos. 

Os cursos disponíveis são em áreas como empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, carreira, marketing, negócios, comércio, entre outras. “O futuro do Brasil está nas mãos dos novos empreendedores e a única maneira de transformarmos a nossa realidade é dando oportunidades por meio da educação empreendedora”, afirma o presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz. “Por isso, estamos muito felizes com essa parceria da Prefeitura do município do Ipojuca. É um momento muito importante, vamos auxiliar no desenvolvimento de 90 mil vidas, transformando o futuro da nossa geração”, finaliza. 

De acordo com o Secretário de Educação do Município do Ipojuca, Francisco Amorim, a parceria beneficiará toda a população da cidade. “O convênio proporcionará o desenvolvimento, organização e articulação de ações de capacitação para todos os jovens e adultos ipojucanos. Além da inserção no mundo do trabalho, através dos cursos oferecidos pelo Instituto”, pontua. “O nosso objetivo é favorecer e beneficiar o acesso ao conhecimento de forma gratuita e responsável, contribuindo com o crescimento pessoal, acadêmico e profissional de toda a população de Ipojuca”, completa. 

Para acessar os mais de 600 conteúdos, incluindo os cursos gratuitos e as palestras da plataforma virtual, basta navegar no site da Instituição (exito.app.toolzz.com.br/IPOJUCA), inserir o código IPOJUCA, realizar o cadastro e, a partir daí, navegar em todo o conteúdo disponível. 

Os usuários também terão acesso às mentorias online, realizadas pelo aplicativo Toolzz Mentor, por grandes nomes do empreendedorismo e sócios do Instituto, como: José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Janguiê Diniz, fundador do grupo Ser Educacional; Guilherme Benchimol, fundador da XP Inc.; Antônio Carbonari Netto, fundador do grupo Anhanguera Educacional; Carol Paiffer, presidente da Atom; João Appolinário, fundador e CEO da Polishop; Ricardo Bellino, empreendedor serial; Geraldo Rufino, presidente da JR Diesel; Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech; João Kepler, fundador e presidente do Fundo de Investimentos Bossanova; Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, entre outros. 

Sobre o Instituto Êxito

O Instituto Êxito de Empreendedorismo é o resultado de um sonho que envolve empreendedores visionários dos mais variados segmentos do Brasil. Hoje, já conta mais com mais de 500 sócios que compactuam de um mesmo propósito: fazer do empreendedorismo a turbina para impulsionar vidas e histórias.

O Êxito tem a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em ações que mudem e melhorem a realidade e a comunidade na qual vive. Por isso, nasceu com o objetivo de estimular o dom empreendedor dos jovens, especialmente os de escolas públicas, onde há muitos talentos escondidos e boas ideias a serem impulsionadas.

Nomeado como uma instituição sem fins lucrativos, seu principal plano de ação está em oferecer uma plataforma de cursos online e gratuitos, além de realizar diversas ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo.

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“Socorro! alguém me dê um coração”   

“Socorro! alguém me dê um coração”  

“Socorro! alguém me dê um coração”

Poema de Alice Ruiz é inspiração para a nova coleção da marca H-AL

socorro (ô) sm. 1. Ajuda ou assistência a alguém que se encontra em perigo, necessidade, etc. Interj. 2. Para pedir auxílio

Os artistas têxteis, performers e estilistas Alexandre Linhares e Thifany F. (H-AL) lançam a coleção “Socorro!”, inspirada na obra da poeta curitibana Alice Ruiz. Mergulhando nas delicadezas possíveis do tempo presente, os artistas fazem do poema uma obra-manifesto cuja trama é transcriada através do bordado. A cada peça da nova coleção – atemporal -, um verso do poema é bordado e ressignificado para os dias de hoje. As peças estão disponíveis, a partir do dia 23/06, no site da H-AL e na nova loja da marca, no Centro – Curitiba, com atendimento pré-agendado.

Nesta primeira parceria com Alice Ruiz, a marca elege uma das letras mais viscerais da poeta, composta em 1986, gravada e musicada por Arnaldo Antunes e lançada por Cássia Eller, Gal Costa, entre outros importantes nomes da MPB. Entre as vozes paranaenses, a canção ficou conhecida na interpretação da cantora Rogéria Holtz, uma das principais intérpretes da poeta. A paixão de Alice Ruiz pela linguagem se repete na coleção têxtil da qual se destacam duas peças. De um lado, um colete conceitual com traços de alfaiataria. De outro, uma jaqueta corta-vento no tecido Vitra, cuja textura se assemelha ao papel. As duas peças de sobreposição, ambas com o bordado “Socorro!”, podem ser compreendidas ainda como uma forma de abraço. A poesia aquece.

Em seu lote, a coleção “Socorro!” se desmembra em peças costuradas em tecido branco com sutil transparência sob bordado preto e vice-versa, cores que remetem às páginas de livros e à tinta impressa. Além das peças, Alexandre Linhares e Thifany F. abrem o ateliê para criação de itens personalizados para cada cliente, ou seja, é possível escolher o corte e o verso preferido do poema para que os artistas criem uma peça sob medida. “Nesta coleção, trazemos a leveza do território da poesia mais próxima ao corpo. O poema é tatuado na pele. Este olhar poético é a nossa ferramenta de enfrentamento para este momento sensível no qual estamos vivendo” explicam Alexandre e Thifany.

SOCORRO! (Alice Ruiz)

Socorro! eu não estou sentindo nada
nem medo, nem calor, nem fogo
não vai dar mais pra chorar
nem pra rir

Socorro! alguma alma, mesmo que penada
me empreste suas penas
já não sinto amor nem dor
já não sinto nada

Socorro! alguém me dê um coração
que esse já não bate nem apanha
por favor, uma emoção pequena
qualquer coisa que se sinta
tem tantos sentimentos
deve ter algum que sirva

Socorro! alguma rua que me dê sentido
em qualquer cruzamento,
acostamento, encruzilhada,
Socorro! eu já não sinto nada

O trabalho da marca, lido inicialmente no campo da moda, se transfigura num intenso emaranhado de relações que integra o campo expandido da arte têxtil. Ao longo de 14 anos de atividade, os artistas desenvolveram uma linguagem traduzida em "peças de arte vestíveis", transpondo poéticas em tecidos. Balizada nos parâmetros de Eco e Slow design, a H-AL é especializada em costura feita à mão, bordado, figurinos cênicos e reutilização de matéria-prima da indústria, especialmente resíduos de tule de vestidos de noiva, que caracteriza uma das peças mais delicadas da coleção.

Com os trabalhos configurados como manifestos, desfiles como performances e catálogos tratados como livros, Alexandre Linhares e Thifany F. passaram a assinar também figurinos de teatro, cinema e espetáculos de música fazendo parte da história das artes em Curitiba. Cada coleção, tratada com a intensidade de uma obra de arte, faz dos artistas importantes personagens na arte têxtil da cidade. Com 4 peças pronta-entrega e uma infinita possibilidade de combinações à moda do cliente, “Socorro” é uma intervenção poética urbana num diálogo direto entre a moda, as artes cênicas, a literatura e a música, um dos traços essenciais da marca H-AL.

Além da coleção “Socorro!”, a H-AL comercializa peças da coleção “Casulo”, inspirada no nascimento do primeiro filho do casal. A H-AL fechou por um período as portas da loja física localizada na região central de Curitiba em maio de 2020 e investiu nas vendas on-line. Agora, reabre as portas em novo endereço, dando continuidade ao trabalho de colocar a moda como experiência do sensível, na contramão da produção serializada imposta pela indústria.

Serviço:

H-AL – Alexandre Linhares e Thifany F.

Coleção “Socorro”

Venda on-line e atendimento presencial (com hora marcada) na loja (Rua São Francisco, 179)

www.h-al.com

(41) 98826-2375

Informações para a imprensa: Dani Brito / (41) 9 99519083

Fotos: Cris Scutti fotografa Alice Ruiz

SOBRE ALEXANDRE LINHARES

Alexandre Linhares Neto, conhecido como Alexandre Linhares (Curitiba, 23 de julho de 1983) é estilista, eco-designer, performer, video-maker, figurinista, produtor e professor. É considerado "a grata revelação da moda de nosso tempo" pela jornalista Adélia Maria Lopes e "um dos mais importantes artistas visuais de Curitiba" pela galerista e marchand Zilda Fraletti. Seu trabalho é visto como uma referência no pensar moda e um exemplo de trabalho genuinamente autoral.

A carreira na moda começou em 2002 quando foi premiado na categoria Estilo Brasil na Francal Top de Estilismo, em São Paulo. Criou, com Lino Jr., a marca NUvem em 2002, residente no Mercado Mundo Mix e na loja Versus Brasil. Atuou como diretor criativo da empresa até 2003 quando passou a experimentar outras superfícies planas e rígidas como matéria-prima de outdoors e placas. Apresenta em 2005 "Merda, amor, morte" no Lola Café, com vinil adesivo, jornal e fotos suas nu, em curadoria de Magno Montreal e no ano seguinte "Mil Vezes Maldita" no Nick Havana, uma experimentação em assemblage com curadoria de Fernanda Ochetski.
Em 2007, conclui o curso de Design de Produto na UFPR e especializa-se em Eco-Design em 2015 pela Escola Design ao Vivo.

SOBRE THIFANY F.

Thifany Noelle Faria, conhecida como Thifany F. (Paranaguá, 12 de fevereiro de 1987) é uma administradora, gestora, estilista, performer, figurinista e maquiadora. É facilitadora de meditação e estudos budistas tibetanos e tem como tema de sua pesquisa a filosofia tradicional, contemporânea e a contemplação, com foco na infância, ancestralidade e saberes femininos. Tem a poesia e a fotografia como suportes e síntese do seu pensamento.

Abriu sua primeira empresa em 2003 e recebeu o título de slow-designer em 2016. Estudou e desenvolveu maquiagem e visagismo a partir de 2009, quando abriu estúdio e ateliê de fomento e discussão da elaboração técnica com outros profissionais de beleza e autoestima. Desde 2010, passou a ser assistente de criação e estilo da marca Heroína.

A partir de 2016, Alexandre e Thifany passam a assinar juntos as coleções da Heroína e transacionam o nome Heroína para H-AL, em 2017. O primeiro trabalho oficialmente assinado pelo casal foi a coleção "o Rei está Nu", de 2016, apresentado no Moda Documenta, a convite da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Desde então, outras 11 coleções já foram lançadas.

SOBRE ALICE RUIZ por Carô Murgel

Poeta e haikaista, Alice Ruiz nasceu em Curitiba (PR), em 22 de janeiro de 1946. Começou a escrever contos com 9 anos de idade, e versos aos 16. Aos 26 anos publicou pela primeira vez seus poemas em revistas e jornais culturais. Lançou seu primeiro livro aos 34 anos. Alice publicou mais de vinte livros, entre poesia, traduções e prosa. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes, um de seus principais parceiros.

Antes da publicação de seu primeiro livro, Navalhanaliga, em dezembro de 1980, já havia escrito textos feministas, no início dos anos 1970 e editado algumas revistas, além de textos publicitários e roteiros de histórias em quadrinhos. Alguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou Pelos Pêlos pela Brasiliense. Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro Vice Versos e o Jabuti de Poesia, de 2009, pelo livro Dois em Um.

Tem poemas traduzidos e publicados em antologias nos Estados Unidos, Bélgica, México, Argentina, Espanha e Irlanda, tendo sido também convidada como palestrante na Bienal de Lenguas da América no México e na Europalia Brasil em Bruxelas.

Em 1968, Alice Ruiz se casou com o poeta Paulo Leminski (1944-1989), com quem teve três filhos.

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