Programa desenvolvido pelo Sicredi reforça potencial de impacto positivo do cooperativismo de crédito

Programa desenvolvido pelo Sicredi reforça potencial de impacto positivo do cooperativismo de crédito

Engajada na promoção da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, instituição financeira cooperativa realiza jornada de formação nas cooperativas com atuação no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro

Nos últimos anos, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Pacto Global, tem atuado para engajar empresas e organizações visando o fortalecimento de estratégias e ações para a promoção da Agenda 2030. As ações planejam um futuro mais positivo para o planeta e instituições a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com mais de 1,1 mil membros, a Rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior do mundo e inclui organizações como o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil que, ao longo de sua história, desenvolve iniciativas de impacto positivo conectadas ao propósito do modelo de negócio, integrando também o Pacto Global desde 2020. E para ampliar ainda mais os esforços na área, o Sicredi lançou nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o “Programa ODS 2030”, voltado para a formação de mais de 300 integrantes dos Comitês de Sustentabilidade das cooperativas que atuam nos três estados.

O projeto é desenvolvido com o Grupo Anga&Din4mo, holding de serviços de implementação de cultura humanizada, capitalismo consciente e inclusão social, e conta com a consultoria em cultura organizacional da Tribo Global. Além de alavancar o desempenho do Sicredi junto ao Pacto Global, o programa busca ampliar reflexões e ações sobre a sustentabilidade alinhadas ao empreendedorismo e ao modelo de negócio.

Segundo o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, o cooperativismo de crédito já possui em seu modelo secular propósitos ligados à sustentabilidade e desenvolvimento, tanto dos associados como das comunidades, o que representa uma alternativa ao Sistema Financeiro Nacional (SFN). “Entender os princípios, estar disposto a estudar os objetivos, aceitar e encarar as metas integrantes do Pacto Global é desafiador e nobre, pois transcende o presente e nos remete a olhar o futuro com muita esperança, uma vez que todos podemos ser artífices de um mundo melhor. Isso é cidadania e cooperação. Esse é o cooperativismo que idealizamos, praticamos e acreditamos: com pessoas ajudando pessoas”, destaca.

Formação

O programa de formação foi elaborado a partir de quatro temas fundamentais que se relacionam ao negócio e estão interligados aos ODS: Consciência e Humanização; Atuação Diversa e Inclusiva; Tecnologia e Inovação Social e Justiça Financeira. Logo no lançamento, os participantes puderam acompanhar a palestra do diretor executivo do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira, que destacou a importância do propósito para empresas e instituições. O evento on-line contou ainda com a participação do co-fundador da Din4mo e uma das principais lideranças em investimentos de impacto no Brasil, Marco Gorini. Na abertura, os convidados integrantes da cooperativas foram encorajados a refletir sobre o papel de cada um, mesmo com diferentes hierarquias, dentro do negócio voltado para o impacto positivo. Incorporado ao programa de formação, os participantes também tiveram a oportunidade de assistir à palestra do COO Anga&Din4mo, Pedro Nascimento, com o tema "Gestão do Futuro” e a fala do EO da Tribo Global, Stephanie Crispino, sobre “Liderança e Cultura Consciente”.

Além de palestras e encontros on-line, o programa de formação também disponibilizou um kit de estudos para as principais lideranças dos Comitês de Sustentabilidade com livros sobre capitalismo consciente e sustentabilidade nos negócios. “As iniciativas desenvolvidas são para manter nossas lideranças e colaboradores engajados na causa cooperativista, por isso buscamos realizar ações de formação e parcerias que ajudem a fomentar ainda mais nosso propósito de garantir uma sociedade mais próspera”, finaliza Dasenbrock.

Sobre Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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Conectar tradição e inovação na Educação é a receita para novos resultados

Conectar tradição e inovação na Educação é a receita para novos resultados

Ivo Erthal*

Discutir a conexão entre tradição e inovação é um imperativo no ambiente escolar. As transformações acontecem com a soma dos elementos consolidados por meio da História com outros que chegam para atender a novas demandas. Todos os espaços sociais são confrontados com essa questão. A escola, como espaço de formação humana por excelência, está nesse contexto.

Conectar o tradicional e o inovador significa reconhecer todos os elementos já construídos a serviço da Educação, tais como as contribuições filosóficas, históricas e matemáticas dos antigos Gregos, a legislação romana, a difusão de ideias impressas em livros a partir da Invenção de Gutemberg, a arte rupestre, assim como a renascentista, e ainda os elementos desenvolvidos pela Ciência ao longo dos séculos. No momento atual, como elementos inovadores podemos citar a chegada da Internet, do universo de softwares que estão à nossa disposição e o entendimento que a formação do indivíduo se dá pelo desenvolvimento de suas competências e habilidades.

A escola não é um espaço desconectado do mundo. E, por ser dinâmica, a Educação também se caracteriza pela égide da inovação. O processo educacional não é estático, se atualiza de acordo com as necessidades da sociedade e do mundo. A união entre o inovador e o tradicional não representa em nenhum momento a aniquilação de um dos elementos, mas a soma para que possamos obter melhores resultados. Como exemplo, podemos citar a facilidade de acesso às informações por meio da tecnologia a serviço da Educação.

Para que não haja confusão entre conceitos, lembramos que o que eliminamos da Educação são as ideias e ações consideradas arcaicas. Aquelas que foram superadas e não têm mais serventia para a vivência atual. Não podemos confundir o arcaico com o tradicional. Por exemplo: ler livros é uma prática tradicional, algumas ideias que constam em alguns deles é que podem ser consideradas arcaicas. Mantemos a prática da leitura por ser essencial à formação humana, mas substituímos ou atualizamos essas ideias à medida que a Ciência avança. Portanto, um livro, que é um elemento tradicional, pode conter nele novas propostas de aprendizagem que não imitem aquelas que se tornaram arcaicas.
Da mesma maneira, a tecnologia, incorporada como elemento inovador, chega para dar vivacidade ao antigo e ao tradicional, e não os eliminar. O smartphone pode ser usado para ler artigos, pesquisar imagens, realizar uma avaliação ou atividade on-line, interagir em debates com os colegas. O celular é ativado de acordo com as intencionalidades pedagógicas. Pode ser usado como forma de distração? Sim. E, nesse caso, não será preciso eliminá-lo, mas orientar o aluno em formação para o uso ético.

Em “outra época” formávamos alunos que estivessem preparados para o mundo por meio do acúmulo de informação. Essa perspectiva se modificou e hoje, além da informação e do conhecimento, é preciso entender como aplicar esse conhecimento para ajudar a resolver os problemas que a atualidade nos impõe. E, acima de tudo, formar alunos para que desenvolvam e dominem suas competências. A união entre tradição e inovação promove o desenvolvimento para esse novo entendimento do mundo em que definir um propósito de vida alinhado à compreensão da realidade garante ao aluno o desenvolvimento das seguintes competências: ter boa comunicação, ter iniciativa (empreender), saber cuidar de si e dos outros (Educação Socioemocional) e saber conviver plenamente (família e círculos sociais). O conhecimento construído como base ao longo da história, unido aos elementos inovadores – tecnologia e metodologias – irão colaborar na formação de um cidadão autônomo, que ajudará a apresentar soluções para os problemas humanos. Inovar significa encontrar novas soluções para os novos problemas.

Podemos concluir, portanto, que a conexão entre a tradição e a inovação resulta em uma Educação de qualidade ampliada, pois ambos interagem, promovendo maior brilho e influência sobre a ação humana.

*Ivo Erthal é coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional

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Chef André Raulino inaugura novo restaurante em Curitiba

Chef André Raulino inaugura novo restaurante em Curitiba

Raulino Cozinha Autoral promete uma experiência sensorial completa, com Menu Confiance e marca própria de vinhos, cervejas e cafés

O chef e empresário paranaense André Raulino anunciou há dois meses o seu novo empreendimento junto a seu sócio Rogério Marcondes. Batizado de Raulino Cozinha Autoral, o novo espaço abre suas portas oficialmente nesta quinta-feira, dia 10 de junho, iniciando as celebrações do Dia dos Namorados.

Com capacidade para 52 lugares, o novo restaurante foi implantado em uma acolhedora casa com varanda e deck no bairro Cabral. Após dois meses de concepção e reforma total do espaço, o Raulino Cozinha Autoral chega para oferecer uma experiência sensorial completa de gastronomia contemporânea, com ênfase em alimentos frescos e preparos artesanais que enaltecem as características dos insumos.

Para a inauguração, o chef André Raulino elaborou um cardápio especial para o Dia dos Namorados, que será servido exclusivamente em três jantares, nos dias 10, 11 e 12 de junho, mediante reserva. São duas opções de menu, com valores de R$ 249 e R$ 189; o mais completo, em seis tempos, com os seguintes pratos: Berinjela no Missô, Raviolone de Ostra, Pancetta de Porco Moura, Risotto de Abóbora, Cowboy Steak no Sous Vide e, de sobremesa, Entremets.

Conceito
Como grande diferencial de sua nova empreitada, Raulino aposta no seu já consagrado Menu Confiance, formato em que o chef pode expôr todo o seu talento enquanto instiga as expectativas dos clientes com um cardápio surpresa, elaborado de forma exclusiva no ato do pedido. "Desenvolvemos e aprimoramos uma experiência extra sensorial totalmente única, onde cada mesa desfruta às cegas de pratos criados no momento do pedido, sem uma pré-concepção, por uma cozinha em plena sinergia", explica. Para o chef, além de gerar um certo "frio na barriga", a experiência do menu surpresa estreita sua relação com os clientes e revela a alma da cozinha praticada no restaurante. "Em mais de 250 execuções, teve 100% de aprovação", garante Raulino.

Após dois anos no comando do restaurante Pescara Cucina Italiana – do qual também era sócio, André Raulino agora realiza o sonho de ter um espaço próprio que traduz exatamente a maneira como ele enxerga a gastronomia e a hospitalidade em geral. "No Raulino Cozinha Autoral, a gastronomia vem do salão e não o inverso. Sendo assim, buscamos oferecer um atendimento sublime e experiencial, assim como pratos criativos, sempre em simbiose com a cultura local", conta o chef.

No Raulino Cozinha Autoral, André dá continuidade às suas experiências com nuances e sabores inusitados, baseado em muita técnica e respeito máximo aos ingredientes. Trabalhando há dez anos com os mesmos fornecedores – muitos deles de orgânicos, de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, e da Serra da Graciosa e Morretes, no litoral do estado – o chef intensifica ainda mais sua relação com os alimentos frescos no novo restaurante, que possui uma horta própria. Cultivada pelos próprios cozinheiros, com todas as propostas orgânicas e adubo produzido no local, a horta conta com variados legumes, como mini berinjela, abobrinha Brasil, pimentões e tomate. As flores comestíveis e brotos usados na decoração dos pratos também são oriundos da horta do restaurante, que pode ser visitada pelos clientes.

A preparação artesanal dos ingredientes é outra forte característica da gastronomia do novo espaço, que possui uma parrilla argentina com brasa de madeira Bracatinga e um forno a lenha, onde a comida é preparada em cocção lenta, o que potencializa o sabor e proporciona um defumado mais delicado aos alimentos. Os clientes poderão assistir a esses processos, pois do salão é possível observar toda a preparação e execução de cada prato na cozinha, através de uma vitrine.

Vinhos, coquetéis e produtos próprios

A experiência do Raulino Cozinha Autoral é mais que completa. O restaurante possui uma carta de vinhos premium selecionada pelos sommeliers Luan Félix e Kayton Kaliberda, e outra de rótulos pouco comuns, de países exóticos, e preços acessíveis. Para os clientes que preferem coquetéis, a casa conta com um cardápio de drinks autorais criados pela mixologista Luana Beatriz.

O restaurante possui ainda uma marca própria de produtos, desenvolvidos junto a produtores locais. Um deles é o vinho Château Raulino, Merlot, Safra 2018, idealizado em parceria com a Vinícola Franco Italiano, de Fernando Rausis, em Colombo. Já a cervejaria curitibana Hump Beer idealizou três cervejas não pasteurizadas em lata exclusivamente para o Raulino Cozinha Autoral, dos tipos India Pale Ale, American Pale Ale e American Lager. Completando a linha de produtos exclusivos que poderão ser adquiridos pelos clientes, está um delicioso café maturado em barril de Amburana, com a curadoria de Marcelo Franck, da curitibana Franck's Ultra Coffee.

O Raulino Cozinha Autoral funciona na Rua Recife (nº 220), no bairro Cabral, em Curitiba, de terça a sexta-feira, das 18h30 às 23h; aos sábados, das 11h às 15h e das 18h às 23h, e aos domingos, das 11h às 15h30. Reservas pelo WhatsApp (41) 99658-9900 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações, acesse o perfil oficial do empreendimento no Instagram (@raulinorestaurante).

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Com DJ Alok, Lu, do Magalu, é a primeira influenciadora virtual a participar de clipe internacional

Com DJ Alok, Lu, do Magalu, é a primeira influenciadora virtual a participar de clipe internacional

Brasileiro lança My Head (Can't Get You Out) nesta sexta-feira, 11, nas plataformas digitais

Nesta sexta-feira, acontece um encontro inusitado: a maior influenciadora virtual do Brasil, a Lu, do Magalu, e o DJ Alok - o artista brasileiro mais ouvido globalment e- se juntam no videoclipe de lançamento de My Head (Can’t Get You Out), novo trabalho do DJ. O vídeo traz pela primeira vez a influenciadora em um projeto musical internacional contracenando com o brasileiro, também em uma versão 3D com seus icônicos óculos redondos e espelhados e dirigindo um carrão.

“A participação inédita da Lu em um clipe musical faz parte da estratégia de pioneirismos protagonizados pela nossa influenciadora virtual. Além de ser o início de uma parceria com toda a plataforma Alok, um dos artistas brasileiros mais notórios, abre espaço para explorarmos um novo conceito de ativação de marca e product placement, usando a Lu. Tanto a personagem quanto os produtos que ela usa ao longo do vídeo foram pensados estrategicamente para manter a narrativa contextual dando visibilidade para os mesmos”, afirma Pedro Alvim, gerente de Marca e Redes Sociais do Magalu.

“A presença da Lu no clipe de My Head representa a união de dois mundos em uma parceria inédita da minha carreira com propósitos dentro dos novos negócios, mas que vão muito além disso, gerando impacto também no âmbito social. Essa parceria começa com um pé direito e pronta para render muitas outras grandes histórias”, afirma Alok.

No clipe, que já está nas plataformas digitais do DJ Alok, Lu usa um smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra 5G¹ e um vestido criado especialmente para a ocasião. O modelo - disponível para pré-venda no superapp do Magalu a partir desta sexta-feira - é curto, de micro paetê marinho, sem manga, com decote frontal canoa e outro decote nas costas. No caso do smartphone, a compra de um aparelho no Magalu permite o resgate² de um Samsung Galaxy Watch3.

“A possibilidade de ativação de produtos usando a Lu em projetos como esse vai criar um universo de novas oportunidades em relação à exposição de sortimento de marcas e produtos dos parceiros que vendem pelo ecossistema Magalu. Tanto o smartphone quanto o vestido usados por ela estarão disponíveis no nosso superapp. E a Lu está particularmente deslumbrante na sua estreia em um clipe musical”, conclui o gerente.

Confira o clipe aqui: https://youtu.be/fTq8Vt_ZFeE

Atualmente, Lu conta com mais de 24 milhões de fãs nas redes sociais. Somente no TikTok, por exemplo, soma mais 2,8 milhões de seguidores, mais de 23 milhões de curtidas em seus vídeos e está entre as 10 marcas brasileiras mais seguidas na plataforma. Enquanto isso, Alok é considerado o quinto melhor DJ do mundo pela revista inglesa DJ Mag. Em janeiro de 2021, o músico tornou-se o brasileiro mais ouvido na plataforma de streaming Spotify. Hoje, mantendo a liderança, ele já ultrapassa a marca dos 19 milhões de reproduções mensais e, mundialmente, está entre os maiores artistas globais de todos os gêneros no Spotify.

Sobre o Magalu

O Magalu é o maior ecossistema para comprar e vender no Brasil, uma plataforma digital, com pontos físicos e calor humano. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.300 lojas em 21 estados do país, o Magalu conta com mais cinco marcas online: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos e Estante Virtual - além de milhares de sellers em seu marketplace e um superaplicativo com 33 milhões de usuários ativos. Atualmente, o Magalu emprega mais de 47 mil funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.

¹ Habilitado para a tecnologia 5G. Consulte a disponibilidade da sua operadora para mais detalhes. A velocidade real pode variar, dependendo do país, da operadora e do ambiente do usuário.

² Imagens meramente ilustrativas. Promoção válida de 28/05/2021 a 11/07/2021. Na compra de um Galaxy S21 Ultra 5G, você ganha um Galaxy Watch3. Na compra do Galaxy S21+ 5G, você ganha o Galaxy Watch Active2 e, na compra do Galaxy S21 5G, você ganha o Galaxy Buds Pro. Estoque ilimitado de brindes. As cores dos brindes poderão variar conforme a disponibilidade. Para participar da ação, é imprescindível o cadastro no site Samsung Para Você dentro do período de 31/05/2021 a 28/07/2021. Consulte mais informações no site www.samsungparavoce.com.br.

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Lacta lança bombons recheados em formato de coração para o Dia dos Namorados 2021

Lacta lança bombons recheados em formato de coração para o Dia dos Namorados 2021

São diversos sabores inéditos como caramelo salgado e 60% cacau com recheio de geleia de morango

A data mais romântica do ano está se aproximando e como uma marca que reforça e incentiva os laços e as relações de afeto, a Lacta, pertencente à Mondelēz Brasil, não poderia ficar de fora. Além dos produtos disponíveis no portfólio de presenteáveis, a marca preparou um lançamento para a data, com sabores inéditos e formato de coração para transmitir ainda mais carinho na hora de presentear.

A novidade é o Lacta Coração, uma caixa com design moderno que traz 16 unidades (212,5g) de bombons em formato de coração em cinco sabores irresistíveis: ao leite, branco com amendoim, avelã, caramelo salgado e chocolate 60% cacau com geleia de morango. Todos eles são embalados individualmente com mensagens de carinho, como: “Obrigado”, “Meu tudo”, entre outras.

“O Dia dos Namorados tem tudo para ser uma data ainda mais romântica e inesquecível com os chocolates Lacta. Nessa data os consumidores buscam por presentes que sejam verdadeiras declarações de amor, algo mais especial. Muitas vezes é difícil encontrar as palavras que representem o sentimentos e emoções, com o Lacta Coração, nós encontramos uma forma de expressar todo esse carinho em forma de chocolate”, comenta Renata Vieira, diretora de marketing de chocolates da Mondelez Brasil.

Seguindo o propósito de Lacta de promover a criação de laços, todo o projeto de desenvolvimento de Lacta Coração foi feito em parceria com os consumidores, com o objetivo de chegar ao melhor produto, em termos de sabores e formatos, e ampliar a linha de presenteáveis da marca. A novidade pode ser encontrada pelo preço sugerido de R$35 e entra para linha regular do portfólio.

E não para por aí! O portfólio de presenteáveis da marca já conta com produtos que atendem a diversos momentos. Afinal, todo dia é dia de demonstrar carinho e presentear alguém especial de formas simples... e chocolate é uma forma carinhosa de demonstrar isso. Abaixo o que você vai encontrar:

Diamante Negro – O chocolate em formato de diamante, versão presenteável do icônico Diamante Negro fazendo jus ao seu nome, pode ser encontrado em uma embalagem moderna que dá um tom ainda mais especial para a ocasião de presentear quem a gente ama. São 12 miniaturas pelo preço sugerido de R$18.

Trufas – Já consideradas um dos sucessos de Lacta, as trufas recheadas presenteáveis trazem embalagem sofisticada, de papel rígido. Estão disponíveis em duas linhas: Intense 60% cacau e ao leite, com diversos sabores como: Oreo, caramelo, duo e ao leite. O preço sugerido vai de R$15 a R$35, com nove, doze ou dezoito unidades.

Já disponíveis nas principais redes de supermercados e lojas parceiras, todos os produtos continuarão fazendo parte do portfólio fixo da Lacta ao longo do ano. “Chocolate é um ato de afeto e queremos que nossos consumidores encontrem nossos produtos com qualidade, sabor e carinho em todas as ocasiões”, completa Renata.

Sobre a Mondelēz Brasil

A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) é líder global em snacks e está presente em 150 países. Com receita líquida de aproximadamente US$ 27 bilhões em 2020, a Mondelēz International tem em seu portfólio marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Clight, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras. A Mondelēz Brasil é o quarto maior mercado da companhia do mundo e está presente em mais de 600 mil pontos de venda em todo o território nacional. No Brasil, a operação da Mondelēz conta com oito mil colaboradores e 2 parques industriais, um em Vitória do Santo Antão (PE) e outro em Curitiba (PR), que abriga a maior fábrica de chocolates da companhia no mundo e exporta para 11 países. Visite www.mondelezinternational.com/br/ e siga nosso perfil no Facebook www.facebook.com/mondelezinternational/.

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