O poder do Ácido Hialurônico na harmonização facial

O poder do Ácido Hialurônico na harmonização facial

Seguindo a ideia do famoso ditado “a primeira impressão é a que fica” aliado ainda com a frase de Tom Peters, que diz: “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”, que devemos sempre pensar em nossa aparência. E erra quem pensa que isso é supérfluo, afinal ninguém gosta de passar a ideia de desleixo ou causar uma impressão ruim.

E é justamente isso que a Dra. Patrícia Giacomelli (CRO PR 30042), cirurgiã dentista especializada em harmonização facial com mais de 15 anos de experiência defende: “Não estamos mais buscando a beleza como algo supérfluo, mas a melhor aparência sempre e causar essa boa impressão. Engana-se quem busca um padrão de beleza - devemos sempre lembrar que o ideal de um procedimento é ser único e buscar o que fica bom para aquela pessoa. Cada raça, cada pessoa traz sua beleza, ela é única e é apenas isso que buscamos evidenciar em cada procedimento”, explica.

Poucos sabem, mas o ácido hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo corpo que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. É encontrado no organismo, mas com o passar do tempo sua produção diminui, precisando ser reposto em formato de tratamento. Essa substância é a responsável por preencher os espaços entre as células e é bastante utilizada para redução de rugas e linhas de expressão. Além disso, é uma molécula capaz de reter alta quantidade de água, mantendo a pele hidratada, firme e lisa.

Importante dizer que é a partir dos 25 anos que ocorre a diminuição natural produzida pelo organismo e aí que podemos indicar os procedimentos “profiláticos”, ou seja, o cuidado em manter a pele sempre com aspecto natural. Após o início dessa perda natural, há a possibilidade de repor topicamente, por meio de dermocosméticos ou com preenchimento. Para quem optar pelo preenchimento facial, que é um procedimento não invasivo utilizado para dar volume à face, amenizar rugas ou corrigir o contorno de regiões específicas do rosto, bochechas, queixo e lábios com ácido hialurônico, deve buscar um profissional capacitado e de sua confiança para assim colher os melhores resultados.

O procedimento é indicado para harmonizar e amenizar os traços faciais, deixando assim o paciente com aspecto mais jovem, com uma pele mais macia e viçosa. “Não podemos pensar no tratamento como uma fórmula mágica da juventude, talvez seja por isso que algumas pessoas apresentam resultados tão negativos após o procedimento. O ideial é seguir cada contorno e evidenciar o que já é bonito por natureza, afinal tudo que é em excesso não é bonito”, comenta a profissional.

Importante pensar ainda no preenchimento facial como um procedimento estético de embelezamento e reestruturação da pele envelhecida e não como uma fonte inesgotável da juventude. “Afinal, não podemos esquecer que cada idade tem sua beleza e isso nem o procedimento invasivo consegue “apagar”, nossa beleza também está em nossas marcas do tempo e a ideia de buscar procedimentos estéticos é sempre pensando em melhorar o que já é bonito, dentro do limite da beleza e da idade”, diz. O envelhecimento é algo natural e certo, o que podemos e devemos buscar no ácido hialurônico é atenuar e preencher rugas, olheiras e sulcos – o bigode chinês é um dos mais conhecidos - além de melhorar o contorno facial e aumentar o volume dos lábios. Hábitos que se respeitados e com o profissional capacitado trarão ótimos resultados e uma pele sempre saudável e lógico o aspecto mais jovem e a beleza que todos buscam.

O ideial é uma reconsulta a cada 6 meses após a aplicação e reavaliar cada área, uma vez que o procedimento com o ácido hialurônico dura em média oito meses. Ainda assim, segundo a especialista, pode não haver necessidade de nova aplicação antes dos oito meses. “Devemos pensar que pode sobrar resíduo do ácido hialurônico ou do colágeno cuja produção é estimulada pelo ácido. Nada melhor do que um profissional de sua confiança fazer essa avaliação e juntos encontrarem o melhor tratamento”, explica.
Preenchedores injetáveis, feitos de substâncias como ácido hialurônico e colágeno, famosos por dar volume aos lábios ou preencher as tão temidas rugas, estão aumentando em popularidade em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o número desses procedimentos passou de 1,8 milhão em 2010 para 2,6 milhões em 2016, de acordo com dados da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.

No Brasil não é diferente. Segundo o Censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos, incluindo o preenchimento, aumentou 390%. E esses números crescem ano a ano. “Um dos fatores que sempre destaco é o conhecimento da biomecânica e do tônus muscular da face que um Ortodontista detém, e isso é um fator muito importante na hora de evitar dor nos procedimentos não invasivos e não cirúrgicos”, conta Patrícia.

Não existe uma regra, mas a partir dos 25 anos qualquer pessoa pode buscar como preventivo algum procedimento facial. “Homens e mulheres podem fazer qualquer procedimento, desde que respeitem as características específicas em cada rosto. É isso que irá garantir um bom resultado, não adianta buscar referências que talvez não combinem com a harmonia daquela pessoa. Devemos pensar sempre como uma busca por melhorar o que já temos de bonito e não uma mudança radical”, finaliza a profissional.

Lembramos que em tempos de restrições e pandemia, que os consultórios são espaços completamente estéreis e por isso altamente seguros para esse tipo de procedimento.

Sobre a profissional

Gaúcha, Patrícia Giacomelli começou sua carreira em 2006 quando se formou cirurgiã dentista, pela Faculdade de Odontologia ULBRA. Em 2013, inicia o primeiro curso de Harmonização Facial e desde então nunca mais parou. Apaixonada pela profissão, a profissional nunca para de estudar e sempre busca aperfeiçoamento e conhecimento sobre as mais diversas técnicas que envolvem o tema.

Serviço:

Dra. Patrícia Giacomelli Harmonização Facial

Endereço: Rua Mário Tourinho, 1805 sala 705 - Edifício Lake Side Corporate (em frente ao terminal campina do Siqueira, próximo ao Park Shopping Barigui)

Facebook e Instagram: @drapatriciagiacomelli

https://www.drapatriciagiacomelli.com/

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Escarpa Devoniana é tema de exposição

Escarpa Devoniana é tema de exposição

A artista visual Maria Baptista apresenta nesta terça-feira (18/5), no Museu da Fotografia do Solar do Barão, a exposição “Cartografia Mítica da Escarpa Devoniana”, com mapas, objetos, fotografias e vídeos que compõem uma proposta “work in progress”, iniciada em 2020.

Os trabalhos foram produzidos durante a passagem da artista por cidades como Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa e Tibagi, que integram a Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, região de rica biodiversidade marcada pelo encontro dos biomas da Mata Atlântica com o Cerrado. Também fazem parte da exposição trabalhos anteriores, de 2018 e 2019, produzidos durante imersões nesse mesmo contexto geográfico.

Outro jeito de conhecer os resultados desta jornada é visitar o site www.cartografiamitica.wordpress.com, que reúne fragmentos da pesquisa, referências utilizadas para criação dos trabalhos e outras citações.

“O projeto surgiu da vontade de juntar questões da cartografia, como a feitura de mapas, a identificação de elementos no espaço, com uma investigação a respeito das histórias e mitos que permeiam esse território”, explica a artista que registrou cada passo da pesquisa também em seu instagram.

O Solar do Barão está aberto, mas por conta das restrições provocadas pela pandemia, é bom estar atento aos dias de funcionamento e aos protocolos de segurança. Também é possível agendar visita guiada diretamente com a artista, pelo instagram (@gutabap).

O Projeto é realizado com apoio do Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba

Serviço:

Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Solar do Barão)

Horário de visitação das 12h às 18h. Respeitando o protocolo de saúde com uso obrigatório de máscara, álcool gel e distanciamento. Com no máximo 4 pessoas em sala

Informações: 3321-3240

Agendamento de visitas guiadas pelo instagram: @gutabap

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Descobriu que tem HPV? Saiba o que fazer

Descobriu que tem HPV? Saiba o que fazer

* por Rodrigo Ferrarese

A primeira coisa a ser feita ao descobrir que tem HPV é ficar tranquila. Veja aqui por que não se desesperar e o que fazer após o diagnóstico

O HPV é a sigla para papiloma vírus humano (em inglês, Human PapillomaVirus) e trata-se de um vírus super comum. Calcula-se que aproximadamente de 80% a 90% da população mundial tenha o vírus ou já tenha tido contato com ele.

Quando as pacientes descobrem que têm HPV, no entanto, costumam ficar desesperadas e muito assustadas. Alguns fatores explicam essa reação. O primeiro é que as informações sobre o HPV não são muito difundidas. Mesmo com tantos casos e sendo tão comum, trata-se ainda de um diagnóstico um tanto quanto desconhecido. O segundo motivo é que muita gente ainda faz confusão entre HPV e HIV (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana). Assim, ao descobrirem que têm HPV as pacientes se desesperam fazendo essa associação – mas um vírus não tem nada a ver com o outro.

O HPV é um vírus transmitido via relação sexual. “Ah, Doutor, mas só via sexual mesmo?”. Sim, quando falamos em região genital o contágio é via sexual.

E não adianta só usar preservativo. Escuto de muitas pacientes: “mas usei camisinha, como isso pode ter acontecido?”. Pois é importante lembrar que a camisinha encapa apenas o pênis. Caso o parceiro tenha alguma lesão no pênis aí sim o preservativo impedirá a transmissão. O problema é que a lesão pode estar na virilha ou na bolsa escrotal. A mulher, por sua vez, pode ter a lesão na vulva, uma área que também fica desprotegida durante a relação, mesmo com a camisinha.

Vale ressaltar, também, que a transmissão não é feita apenas quando o parceiro ou a parceira tem verruga. Ela pode ocorrer mesmo quando a pessoa é assintomática, sendo muitas vezes um contágio silencioso.

A diferença entre ter o vírus e ter uma lesão causada pelo HPV

Outro ponto importante que deve ser explicado: existe uma diferença entre ter o vírus do HPV e ter uma doença causada pelo vírus do HPV.

O HPV é um vírus que, como disse, a pessoa pode ter e nem saber, ou seja, é algo com que podemos conviver sem grandes consequências. Em um menor número de pessoas, no entanto, o HPV pode causar alguma lesão. Essas lesões podem ser de alto risco ou de baixo risco.

As lesões de baixo risco são as verrugas. É claro que elas são feias e esquisitas e podem aparecer em qualquer parte da região genital, mas elas não são malignas. A longo prazo, por volta de 8 a 10 anos, pode ser que tenhamos uma malignização das verrugas, mas isso é algo difícil de acontecer.

As lesões de alto grau, por sua vez, são as lesões encontradas no colo do útero. São aquelas que as pacientes não enxergam e que, se não tratadas, a longo prazo podem virar câncer de colo do útero. E quando falo em longo prazo é isso que quero dizer: você não passa a ter câncer da noite para o dia.

Por que você não deve se desesperar

Assim, se em algum momento você descobrir que tem HPV não se desespere. O mais importante a ser feito é o quê você já deve fazer desde sempre: um acompanhamento cuidadoso com o seu ginecologista, que indicará e explicará tudo que você deve fazer para ficar bem.

E se você não tem HPV, lembre-se de manter em dia exames como o papanicolau e suas consultas ginecológicas. Além disso, pergunte ao seu médico sobre a vacina contra o HPV e se ela é recomendada para você.

Sobre Dr. Rodrigo Ferrarese

O especialista é formado pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Fez residência médica em São Paulo, em ginecologia e obstetrícia no Hospital do Servidor Público Estadual. Atua em cirurgias ginecológicas, cirurgias vaginais, uroginecologia, videocirurgias; (cistos, endometriose), histeroscopias; ( pólipos, miomas), doenças do trato genital inferior (HPV), estética genital (laser, radiofrequência, peeling, ninfoplastia), uroginecologia (bexiga caída, prolapso genital, incontinência urinaria) e hormonal (implantes hormonais, chip de beleza, menstruação, pílulas, Diu...). Mais informações podem ser obtidas pelo perfil @dr.rodrigoferrarese ou pelo site https://drrodrigoferrarese.com.br/

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Webinar Femipa 2021: encontro vai discutir o impacto da pandemia no setor de Saúde filantrópico e os planos de retomada  

Webinar Femipa 2021: encontro vai discutir o impacto da pandemia no setor de Saúde filantrópico e os planos de retomada

Beto Preto, secretário de Estado da Saúde, será o primeiro convidado do encontro, falando sobre a organização da Sesa para o enfrentamento da COVID-19 desde o início da pandemia

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, será um dos palestrantes do Webinar Femipa 2021, que vai acontecer a partir de amanhã até o dia 20 de maio, de forma virtual. As transmissões diárias serão das 16h às 18h, pelo Facebook da Federação. As inscrições são gratuitas e os interessados deverão preencher a ficha disponível aqui. No evento, os participantes poderão enviar perguntas aos palestrantes por meio do chat da página ou para o WhatsApp da Femipa - (41) 9773-0077.

O tema do painel do qual o secretário vai fazer parte, no dia 18 de maio, será “O impacto da Pandemia no sistema de saúde para o enfrentamento da COVID-19 e as lições para o futuro”. Na ocasião, Beto Preto vai trazer um panorama da organização da Sesa para o enfrentamento da COVID-19 desde o início da pandemia, destacando a participação dos hospitais filantrópicos e reforçando como está a execução e o gerenciamento das ações. Além do secretário, o painel terá também a participação de Flaviano Feu Ventorim, presidente da Femipa, que vai apresentar como os hospitais filantrópicos se mobilizaram, mesmo com todas as dificuldade, para atender pacientes acometidos pela doença.

Na quarta-feira, 19 de maio, será discutida “A reorganização dos hospitais para a retomada dos atendimentos eletivos SUS e convênios”, com as participações de Vinícius Filipak, diretor de Gestão em Saúde da SESA, Paulo Roberto Fernandes Faria, diretor-presidente da Unimed Paraná, e José Pereira, vice-presidente da Femipa. Os palestrantes vão detalhar o plano de retomada do atendimento eletivo represado por meses diante da paralisação e destinação de leitos para o tratamento de pacientes com COVID-19, além do impacto financeiro para os hospitais e quais são as dificuldades esperadas para retomar o atendimento, como a falta de recursos, de insumos e a continuidade da pandemia.

Para fechar o Webinar Femipa 2021, no dia 20 de maio o assunto principal será “Migração gradual de margens (transposição de tabelas: diárias e taxas, materiais e medicamentos)”, com Eduardo Regonha, CEO da XHL Consultoria, e Sabrina Yumi Matumoto, gerente comercial do Hospital Marcelino Champagnat, que, na ocasião, irá representar Álvaro Quintas, diretor-geral de Saúde do Grupo Marista. O objetivo do painel é apresentar as principais medidas e modelos para uma negociação equilibrada e de parceria entre hospitais e operadoras, visando à melhoria dos processos de pagamento.

Serviço:

Webinar Femipa 2021

Data: 18, 19 e 20 de maio de 2021

Horário: 16h às 18h

Inscrições: gratuitas – baixe aqui a ficha de inscrição

Transmissão: www.facebook.com/FemipaPR

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Frank d’ Ferran inaugura quinta unidade no Jockey Plaza Shopping

Frank d’ Ferran inaugura quinta unidade no Jockey Plaza Shopping

Além dos serviços tradicionais, o salão é especialista em mega hair e oferecerá tratamentos terapêuticos, faciais, estéticos e corporais

No dia 18 de maio, o salão de beleza curitibano Frank d’ Ferran inaugura sua quinta unidade física no Jockey Plaza Shopping. Além dos serviços tradicionais, como corte, coloração e penteados, a unidade traz também sua expertise em mega hair, com um ponto para compra de cabelos, e também em prótese micropele capilar, para homens e mulheres. Para noivos e formandos, o salão oferece um pacote especial para o dia deles. Todos os serviços contam com estética avançada com equipamentos de última geração.

Na área estética, serão oferecidos tratamentos de estética avançada na parte facial e corporal, para celulite, flacidez, microvasos, rejuvenescimento, além de aplicação de toxina botulínica, limpeza de pele, ultrassom microfocado, depilação a laser, entre outros, que serão oferecidos com a incorporação de uma franquia da Emporium da Beleza no local. A marca pretende levar a franquia da Emporium da Beleza para as outras quatro unidades do salão.

Frank d’ Ferran leva para o Jockey seus mais de 32 anos de experiência no mercado da beleza. “Conseguimos colocar em um só espaço todas as facilidades para que homens e mulheres possam cuidar de si, com atendimento personalizado e exclusivo para cada cliente”, explica. “O momento de estar no salão precisa ser prazeroso, por isso nosso foco é na qualidade dos serviços prestados e na comodidade de cada um”, completa. A nova unidade traz também uma linha completa de produtos veganos e tintas orgânicas, e especialistas em cabelos afro.

A nova unidade inaugura com 35 colaboradores, e pretende aumentar o quadro para mais de 200 profissionais já no primeiro ano de funcionamento. O salão funciona no mesmo horário do shopping. O Jockey fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor fixo de R$12, por todo o período de compras dentro da mesma diária.

Sobre o Jockey Plaza Shopping

Inaugurado em junho de 2019, o Jockey Plaza Shopping possui mais de 200 mil m² de área construída, com 400 operações, sendo 28 opções na praça de alimentação, além de um boulevard gastronômico com vista panorâmica para a pista de corridas do Jockey Club do Paraná. O empreendimento conta ainda com oito salas de cinema Cinépolis e espaços para jogos e lazer, que tornam o local ainda mais completo. Com um vasto mix de lojas e serviços, é um shopping que se propõe a atender de forma democrática todos os seus perfis de público. O projeto arquitetônico prioriza espaços amplos, iluminação natural e muita área verde, e busca ressignificar o lazer, remetendo o local a uma extensão de um espaço externo. O Jockey Plaza Shopping é um empreendimento do Grupo Tacla Shopping, Casteval, Paysage e GRCA.

www.jockeyplaza.com.br

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