Cortina do Abraço aproxima profissionais da saúde e alivia rotina hospitalar

Cortina do Abraço aproxima profissionais da saúde e alivia rotina hospitalar

Estruturas foram espalhadas em alas de hospitais para que colaboradores pudessem se abraçar e se reencontrar em meio ao distanciamento exigido pela Covid-19

A gente nunca sentiu tanta falta de um abraço. Essa é uma realidade que a pandemia impôs com a necessidade do isolamento social. Imagina então para os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente no atendimento aos pacientes Covid-19, que precisam manter o distanciamento da família, amigos e até dos colegas de trabalho.

A coordenadora de enfermagem das unidades de internação do Hospital Marcelino Champagnat, Vanessa Ramos, conta que, com a pandemia e a rotina mais puxada de trabalho, deixou de ter o contato diário com vários colegas. Ela, que iniciou sua jornada como técnica de enfermagem no Hospital Universitário Cajuru em 2001, tem a técnica Córdola Hinz como inspiração profissional. “Conheci a Córdola na UTI do hospital. Ela é uma pessoa que ajuda todo mundo, brigava muito pelos pacientes, por todos os cuidados que eles precisavam. Tem um amor muito grande pelo que faz e é um exemplo. Encontrei com ela esses dias no vestiário e quase não me contive. É muito difícil não poder dar um abraço apertado em quem a gente gosta e admira”, conta Vanessa.

Em comemoração à Semana da Enfermagem, a Vanessa e a Córdola poderão finalmente dar aquele abraço apertado que há tempos está guardado. Nos dias 12, 13 e 14 de maio, cortinas de abraços itinerantes serão colocadas em alas dos hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru, em Curitiba (PR). A ideia é que profissionais da saúde possam finalmente se abraçar. A estrutura é fabricada com cortina de PVC transparente com adaptação dos braços dos dois lados, material que impede a propagação do vírus e são rigorosamente higienizadas após cada uso.

Rostos da linha de frente

Como forma de homenagear profissionais da enfermagem, fotos dos profissionais também serão projetadas na fachada do Hospital Marcelino Champagnat, junto com mensagens e os nomes de todos os hospitais de Curitiba. “Os profissionais da área da Saúde merecem nosso reconhecimento. Eles demonstram, por meio do testemunho diário, a mais profunda essência técnica, de amor e sabedoria”, frisa June Cruz, diretor executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul, organizadora da homenagem juntamente com o Grupo Marista.

As projeções serão realizadas dos dias 12 a 16 de maio, das 19h às 21h.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

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Três curtas-metragens de Curitiba são selecionados para festival internacional de animação

Três curtas-metragens de Curitiba são selecionados para festival internacional de animação

Produções de estudantes do curso de Design de Animação do UniCuritiba se destacaram entre mais de 4 mil trabalhos de diversos países e serão exibidos no ANIM!ARTE 2021

O que a investigação de um assassinato, uma égua em um planeta desconhecido e dois personagens em busca de liberdade têm em comum? Para o curso de Design de Animação do UniCuritiba – instituição de ensino superior que faz parte da Ânima, uma das principais organizações educacionais do país –, tudo!

É que os curtas-metragens “Um Dia Frio”, “Agária” e “Efúgio” foram selecionados, entre mais de 4 mil trabalhos, para o ANIM!ARTE 2021 – 16th International Student Animation Festival of Brazil.

Criado em 2001, o festival promove o intercâmbio de experiências culturais entre estudantes e é referência na mostra de produções audiovisuais, exibindo filmes de animação de mais de 90 países. “Esta é a primeira vez que o UniCuritiba tem trabalhos selecionados no festival, o que nos enche de orgulho”, diz a coordenadora do curso de Design de Animação, Ana Claudia Stangarlin Fróes.

Talentos reconhecidos

O ANIM!ARTE ocorrerá de 24 de maio a 13 de julho, em edição online. Além da mostra de filmes, a programação inclui oficinas, cursos, workshops, master classes e fóruns. O evento é o único da América Latina a integrar a Youth Cinema Network (YCN), a mais importante rede internacional de festivais de cinema juvenil. Nos últimos anos realizou itinerâncias por países como Dinamarca, Rússia, Espanha, Estados Unidos, Moçambique e País de Gales.

De acordo com a professora Marcia Maria Alves, o curso de Design de Animação tem uma ampla produção de curtas-metragens e web séries animadas. “As aprovações no ANIM!ARTE reafirmam a qualidade dos filmes produzidos e representam uma grande conquista para os estudantes e para o UniCuritiba”, comenta.

Elaborados na disciplina de Projeto Integrador, os trabalhos foram orientados pelas professoras Marcia Alves (“Efúgio” e “Agária”) e Jani Mendonça (“Um Dia Frio”), co-orientados e supervisionados pela professora Lucina Reitenbach Viana, idealizadora do projeto pedagógico do curso e da disciplina de projeto integrador. “Essa matéria integra todas as outras em um projeto inter relacionado em que os estudantes fazem um trabalho autoral e artístico, desde a concepção até a produção e divulgação”, explica Marcia.

A professora Lucina, que supervisiona todas as produções do curso desde a primeira turma, comenta sobre o retorno internacional dos trabalhos. “É muito gratificante perceber a maturidade dos alunos e a qualidade dos filmes realizados, evidenciados pelas diversas premiações internacionais alcançadas nessa jornada, resultados sólidos que afirmam a eficácia da metodologia de ensino por projetos e do aprendizado prático baseado em problemas.”

Roteiros

“Efúgio”, dos estudantes Rilary Wallace e Jorge Bueno, narra a história de dois personagens em busca de liberdade, sejam quais forem as consequências. Ambos superam abusos físicos e psicológicos para seguir seus sonhos em épocas e lugares diferentes. “Receber a notícia da seleção no ANIM!ARTE foi uma ótima surpresa, uma felicidade imensa e mostra que o esforço de toda a equipe valeu a pena”, diz Rilary.

Antes de se classificar para o 16th International Student Animation Festival of Brazil, “Efúgio” foi selecionado para outros dois festivais: First-Time Filmmaker 2021 - Lift-Off Global Network e Filmóptico - International Art Visual and Film Festival. Quem quiser pode assistir a animação em https://www.youtube.com/watch?v=PstWcvymiLY

Dirigido por Yasmin Sawtchuk de França, “Agária” conta a jornada de Cacao, uma égua que caiu em um planeta desconhecido e, ao explorar o novo ambiente, encontra unicórnios assustados que se afugentam em uma pequena vila. No local há uma gosma verde que provoca destruição e assusta os moradores. Ao enfrentar e derrotar a geleca, Cacao é premiada pelo rei, se tornando assim um unicórnio.

“Este é o primeiro evento no qual a animação será exibida, mas estamos aguardando o resultado de outros festivais e estou extremamente feliz”, conta Yasmin. Para conferir a história de Cacao, acesse https://www.youtube.com/watch?v=qH_8uCk1ahs

Filme noir de suspense policial, “Um Dia Frio” já foi exibido em festivais de cinema no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Croácia e Rússia. Vencedor do 5º Santos Film Fest - Festival Internacional de Cinema de Santos na categoria Melhor Curta-Metragem/Voto Popular, a produção chega agora ao ANIM!ARTE.

Quem assina a direção, roteiro e produção é o estudante Victor Percy, que trabalhou com outros colegas na realização do filme. “Experiências como essa são importantes porque mostram o potencial do trabalho realizado dentro do curso e demonstram o empenho e a dedicação de toda a equipe”, comemora. “Um Dia Frio” ainda não está disponível no Youtube. No momento, segue apenas em exibição nos festivais.

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Startup curitibana de ensino a distância lança curso de Libras online e gratuito

Startup curitibana de ensino a distância lança curso de Libras online e gratuito

Com o objetivo de incentivar a inclusão democratizando o acesso a conteúdo de qualidade sobre o assunto, a Kultivi acaba de incluir em sua plataforma um curso completo de Linguagem Brasileira de Sinais

O último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), no início de 2020, mostrou que o Brasil possui mais 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. Destas, 2,7 milhões não ouvem nada, o que representa cerca de 5% de toda a população brasileira, e um dos maiores desafios de quem tem um quadro de perda parcial ou total de audição no contexto social é a dificuldade de comunicação.

A barreira na conversação impede a autonomia dos surdos para realizar as mais banais atividades do dia a dia, como ser atendido em um estabelecimento comercial ou pedir uma informação, e para grande parte dessa comunidade a forma mais eficaz de se expressar e interagir é a Linguagem Brasileira de Sinais. Atenta a esses dados e com a intenção de estimular a acessibilidade e inclusão social desta parcela da população, a Kultivi, uma das principais plataformas de ensino online do país, acaba de lançar um curso completo de Libras.

Voltado a surdos e ouvintes, o curso conta com um conteúdo exclusivo desenvolvido pela Kultivi em parceria com especialistas na linguagem. Completamente online e gratuito, a atividade é uma forma de tornar o acesso a capacitação em Libras mais efetivo e descomplicado. “Promover o acesso de toda e qualquer pessoa interessada na capacitação em Libras foi o que nos motivou a incluir o ensino desta linguagem em nossa plataforma. É um recurso de comunicação que amplia a independência e igualdade de acesso a informação entre surdos e ouvintes, e deveria sempre receber a mesma importância que o ensino de línguas estrangeiras”, afirma Cláudio Matos, CEO da Kultivi.

Ministrado pela professora Isabela Jordão, surda oralizada e especialista em ensino de Libras e inglês, o curso conta com 60 aulas disponíveis em vídeo que são postadas no site da Kultivi ás terças e quintas e abordam todas as particularidades da linguagem nacional de sinais, incluindo, definição, alfabeto, vocabulário específico para cada situação, sinais gramaticais e verbos, expressões faciais e diferenças de região para região além de nomenclaturas adequadas para se referir a comunidade surda e dicas de convivência com pessoas surdas. “Tomamos o cuidado de convidar uma profissional com vivência na comunidade surda para elaborar o curso. Desta forma é possível abranger com ainda mais profundidade as reais prioridades de aprendizagem em Libras”, explica o CEO da Kultivi. O conteúdo também inclui certificado de conclusão e material de acompanhamento no formato de e-book. “Acrescentar o conhecimento em Libras ao currículo é tão vantajoso para o estudante, que ganha novas possibilidades profissionais, reforça o raciocínio lógico e ágil , quanto para toda a sociedade que aos poucos se torna mais inclusiva”, completa Cláudio Matos.

Mais informações no site www.kultivi.com.br.

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Nando Reis e Zeca Baleiro apoiam campanha solidária para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social

Nando Reis e Zeca Baleiro apoiam campanha solidária para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social

Ação do Instituto Futebol de Rua conta com apoio de ídolos da música, para chegar a mais famílias

A segunda fase da campanha solidária Virando o Jogo, lançada pelo Instituto Futebol de Rua no mês de abril deste ano, segue reunindo estrelas do futebol e da música para arrecadar doações.

Além de contar com ídolos do futebol, como o ex-jogador Raí, a nova etapa da ação também conta com a ajuda de estrelas da música, que estão divulgando a iniciativa para seus fãs nas redes sociais. Os primeiros a ajudar na causa e no alcance da campanha foram Nando Reis e Zeca Baleiro.

No ano passado, o Instituto Futebol de Rua distribuiu mais de 14 toneladas de alimentos, sopas, lanches, além de gás de cozinha, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e outros itens essenciais para famílias impactadas pela pandemia. Porém, com o agravamento da situação no Brasil, a necessidade de auxílio nas comunidades em situação de vulnerabilidade social aumentou e a ONG decidiu retomar a arrecadação.

Para o fundador do Futebol de Rua, Alceu Natal Neto, a iniciativa faz parte dos valores da instituição. "Há 14 anos, nascemos para ajudar as crianças a construírem um futuro melhor. É um trabalho gratificante e foi mais gratificante ainda vermos o apoio que recebemos no ano passado. A ideia dessa nova etapa é aumentar o número de pessoas beneficiadas. Todas as doações são bem-vindas, desde alimentos e produtos, até o suporte de empresas que podem ajudar com quantias em dinheiro", ressalta.

Quem quiser ajudar nessa causa, pode realizar as doações com data e horário marcados na sede do Instituto, em Curitiba. Além disso, a instituição também recebe contribuições financeiras para a compra de donativos, além de oferecer a possibilidade de parcerias com empresas e indústrias.

Confira os vídeos dos apoiadores da campanha nas redes sociais:

Instagram @institutofutebolderua

Facebook www.facebook.com/futebolderua.org/

Serviço:

Campanha Solidária - Instituto Futebol de Rua

Doações: alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza.

Data: de acordo com agendamento ou atraves do link https://ebanxbeep.com/instituto-futebol-de-rua/virando-o-jogo-2-tempo

Local: Sede do Instituto - Rua Antônio Moreira Lopes, 190 - Cajuru, Curitiba - PR.

Conta bancária: Instituto Futebol de Rua

CNPJ: 08.607.847/0001-40

Banco do Brasil

Agência: 1518-0

Conta Corrente: 28234-0

Sobre o Instituto Futebol de Rua

Criado em 2006, o Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o esporte, a educação e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Presente em 19 estados, 34 cidades e com mais de dois mil e quinhentos beneficiários, o Instituto conta com metodologia exclusiva que alia aulas de formação humana ao futebol de rua.

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Dicas práticas ensinam crianças a lidar com dinheiro

Dicas práticas ensinam crianças a lidar com dinheiro

Especialista da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP mostra aos pais como usar situações cotidianas para reforçar a educação financeira na infância

Endividamento, descontrole financeiro, uso indevido do cartão de crédito. Estes e outros erros cometidos na vida adulta podem ser reflexo da falta de educação financeira na infância. Levantamento realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) indica que mais de 60% dos alunos brasileiros não conseguem aplicar a matemática em situações simples do dia a dia. Isso inclui tarefas cotidianas, como administrar a mesada, mensurar o dinheiro necessário para uma compra e até mesmo pensar em uma reserva para necessidades futuras.

“Grande parte dos adultos não aprendeu a ter uma relação saudável com o dinheiro”, concorda o gerente da agência Sicredi Iguaçu PR/SC/SP em Campinas (SP), Carlos Liberato. De acordo com o especialista, muitas pessoas não se atentam para a importância de ter um planejamento de gastos, abrir uma conta em banco ou entender as vantagens e riscos de cada tipo de investimento, entre outras situações do dia a dia.

De acordo com Liberato, a educação financeira na infância é necessária, mas não precisa e não deve ser uma lição complicada. “Muito pelo contrário, precisa ser divertida e agregar conhecimentos, tanto para a criança quanto para os pais”, afirma.

Algumas escolas têm como disciplina extracurricular a educação financeira. Caso contrário, Carlos Liberato elenca algumas orientações que podem ser aplicadas pelos pais em vários momentos de convivência com as crianças. Confira as dicas:

1. De onde vem o dinheiro?

“É muito importante mostrar às crianças de que forma a família conquista o seu sustento. O primeiro passo nesse ensinamento é dar a noção de que o dinheiro é fruto de trabalho e dedicação e que essa atividade gera renda para a família. Explique aos filhos que você realiza tarefas e tem uma jornada diária a ser cumprida para, em troca, receber o salário”, destaca o especialista.

2. Mesada: útil ou não?

Dar mesada é uma forma de ensinar as crianças sobre como lidar com dinheiro de maneira “independente”. Desde cedo, é possível orientar os pequenos sobre a diferença entre o “desejo” e a “necessidade” de fazer uma compra. “A mesada também é um meio de educar sobre a importância da poupança. Com mais dinheiro guardado no cofrinho, eles aprenderão que é possível adquirir um brinquedo, uma roupa, um jogo ou alguma outra coisa de maior valor”, ressalta.

3. Façam compras juntos

“O momento de realizar compras, mesmo que de maneira online, pode se transformar em uma aula prática de economia. É importante que elas tenham noção do limite de dinheiro disponível para gastar naquela compra. Assim, poderão ajudar no planejamento do que é realmente necessário adquirir, descartando o que é supérfluo”, diz.

4. Sem desperdício

O dia a dia das crianças em casa também pode ser uma verdadeira aula de economia. “Sair de um ambiente da casa e desligar as luzes, tomar banhos rápidos, não desperdiçar comida, colocando no prato apenas o que vai comer, são medidas muito simples, mas que podem resultar em sobra de dinheiro para a família no final do mês, além de despertar a consciência para um consumo mais consciente”, explica.

5. Fale sobre dinheiro

Sempre que o assunto for oportuno, é importante conversar com as crianças sobre dinheiro. Como conquistar, como gastar e de que forma poupar os recursos são lições diárias que vêm acompanhadas de nomes e termos, como “banco”, “cartões”, “investimentos”, “poupança”, entre outros.

“Existem diversas formas de falar e ensinar sobre finanças e dinheiro na infância. O Sicredi, por exemplo, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, produziu uma série de seis revistas em quadrinhos e desenhos animados nos quais a Turma da Mônica fala sobre orçamento familiar, controle da mesada, entre outros assuntos que contribuem para a educação financeira das crianças. As dicas são passadas de maneira lúdica e divertida e os vídeos estão disponíveis no canal do Sicredi no YouTube”, finaliza.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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