Masterchef Willian Peters passa a integrar a cozinha do Obst., em Curitiba

Masterchef Willian Peters passa a integrar a cozinha do Obst., em Curitiba

Finalista da terceira temporada do reality MasterChef Profissionais incorpora seu estilo ousado e inventivo à proposta criativa do Obst., restaurante do premiado chef paranaense Lênin Palhano

Criatividade e inquietude são as características mais marcantes do trabalho do premiado chef paranaense Lênin Palhano e seu restaurante Obst., inaugurado há três meses na região central de Curitiba. Estes mesmos atributos servem para definir o mais novo cozinheiro da equipe do Obst., o gaúcho Willian Peters.

Quem acompanhou a terceira temporada do reality culinário MasterChef Profissionais (2018), da qual ele foi finalista, teve a oportunidade de conhecer um pouco da personalidade e do estilo de cozinhar de Will, como costuma ser chamado. Sem medo de ousar, ele conquistou a torcida dos telespectadores com pratos inventivos e lúdicos, qualidades que ele agora incorpora às experimentações e pesquisas de Lênin e de seu braço direito, Julia Schwabe, 28 anos, chef de cozinha do Obst.

Em busca de um time eclético e com visões de mundo diferentes, Lênin Palhano está sempre atento a talentos que possam agregar à proposta de liberdade e experimentação gastronômica de seu restaurante. No Obst., não há menu fixo e os pratos variam a cada dia, conforme a disponibilidade dos melhores ingredientes. O despojamento se repete no serviço e no ambiente, que possui uma cozinha aberta com balcão para refeições e um bar de coquetéis comandado pelo mixologista José Augusto Swaiger, único finalista paranaense no concurso nacional Bacardí Legacy, em 2018.

Por intermédio do chef André Pionteke, também ex-participante do MasterChef, e que comanda o restaurante Kitsune, em Curitiba, Lênin conheceu Will e, já ciente de seu perfil profissional compatível com suas ideias, convidou o gaúcho para integrar a cozinha do Obst., chamado ao qual Will atendeu assim que provou a comida do Obst. “Conversei com o Lênin, vim para Curitiba, conheci a proposta do Obst. e o que eu comi é melhor do que 90%, ou mais, dos restaurantes que eu tenho frequentado em São Paulo. O Lênin criou uma ideia incrível aqui, que se encaixa muito bem com a minha ideia de cozinha”, explica Will.

Há uma semana trabalhando no Obst., Will vem se adaptando bem ao processo de criatividade coletiva que dá origem aos exclusivos menus diários servidos no restaurante. "Vem sendo muito fácil trabalhar com ele na cozinha, uma pessoa extrovertida e que com certeza vai se integrar ao time muito rápido. A entrada do Willian no time Obst. vem só para acrescentar cada vez mais experiência e diversidade ao grupo", conta a chef Julia Schwabe.

Trajetória

Além da inventividade e do amor pela profissão, Will tem em comum com Lênin Palhano uma trajetória profissional iniciada quando ainda era muito jovem, aos 17 anos. De uma opção emergencial de renda, pois havia acabado de se tornar pai, a cozinha se tornou um caminho definitivo. Após cursar Gastronomia no Rio Grande Sul, em 2009 ele partiu para a Espanha, onde estudou Cozinha Criativa e Executiva no CETT, centro universitário de Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Universidade de Barcelona. Nesse mesmo período, passou pela cozinha de diversos restaurantes, entre eles o renomado Diverxo, do chef Dabiz Muñoz, premiado com sua terceira estrela Michelin enquanto Will integrava a cozinha.

De volta ao Brasil, Will Peters escolheu São Paulo como morada, onde passou a atuar ao lado da chef Helena Rizzo, em seu restaurante Maní. Após ganhar visibilidade e reconhecimento por sua participação no MasterChef, Will também conquistou a amizade do chef francês Erick Jacquin, jurado do programa e proprietário do restaurante Président, no qual Will atuou como chef de cozinha até abril do ano passado.

O Obst. funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados, das 14h às 23h, na Alameda Prudente de Moraes (nº 983), no Centro de Curitiba. Para mais informações, acesse o site oficial do empreendimento: obstlugar.com.br.

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Shopping Curitiba presenteia clientes com kit da Moncloa no Dia das Mães

Shopping Curitiba presenteia clientes com kit da Moncloa no Dia das Mães

A cada R$ 350 em compras ganhe um kit com dois blends de chás e um infusor de metal

O Shopping Curitiba preparou uma campanha especial para o Dia das Mães, que promete aquecer, perfumar e fazer parte da memória afetiva de todas as famílias, com chás da Moncloa Tea Boutique. Os clientes ganharão um kit com um infusor de metal e dois blends especiais (15g): um para começar a manhã com sabor e disposição e o outro para um fim de dia relaxante.

O Strawberry Champagne, sabor baunilha e malva, é feito com chá verde, chá branco, jasmim, morango e rosa mosqueta com pimenta-rosa, que garantem uma textura aveludada à bebida. Já o blend Dream One, sabor menta e levemente picante, é preparado com um misto de amora, camomila, rosa mosqueta e melissa com sálvia.

“Desenvolvemos uma campanha ideal para o momento que estamos vivendo. Os chás têm o poder de transformar o nosso dia, construir bons momentos e até trazer para perto de nós quem está longe. Queremos fortalecer esse sentimento e nada melhor do que os kits da Moncloa”, detalha Pamella Ikehara, gerente de Marketing do Shopping Curitiba.

Para garantir o presente, basta o cliente realizar compras a partir de R$ 350 nas lojas e quiosques participantes da campanha, entre os dias 29/04 a 11/05. A retirada do brinde acontece mediante apresentação da nota fiscal e será feita no balcão de trocas da promoção, localizado na praça central do shopping. O presente é limitado a um kit por CPF. A ação acontece enquanto durar o estoque.

Para aqueles que não podem ou preferem não se deslocar até o shopping, é possível comprar o presente do Dia das Mães pelos canais online das lojas e receber em casa por delivery ou retirar no drive thru do shopping. O cliente pode consultar no hub www.curitibacombina.com.br os contatos de todas as operações.

Dia das Mães brMalls do Bem

Durante a temporada do Dia das Mães, o Shopping Curitiba também realiza a ação solidária brMalls do Bem. A iniciativa vai arrecadar cestas básicas para a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), que presta assistência gratuita para mais de 230 pessoas de diferentes idades, que possuem algum tipo de deficiência.

Quem doar ao menos 1 kg de alimento ganhará uma foto polaroide revelada pela Revelex. O cliente pode doar de 29/04 a 11/05 no balcão de trocas e retirar o Vale Polaroide no mesmo local. De 12/05 a 31/05, a doação e retirada serão feitas no SAC do shopping. A ação é válida para as 500 primeiras doações.

As doações de cestas básicas podem ser feitas também pelo site do Instituto Devolver (www.institutodevolver.org.br), ou pelo QR Code disponível no balcão da promoção. O Instituto Devolver certifica as entidades dos entornos dos shoppings da brMalls, sendo também responsável pela prestação de contas e operação logística das entregas.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

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O que eu queria ter aprendido na escola?

O que eu queria ter aprendido na escola?

*Candice Almeida

Já virou lugar-comum dizer que a pandemia obrigou as escolas a se reinventarem. Ocorre que lugar-comum – frase ou dito banal, sem originalidade – não significa necessariamente erro. De fato, é possível aproveitar a crise como oportunidade e fazer do limão uma limonada; só para completar o rol de chavões.

A suspensão das aulas presenciais não só oportunizou uma amostra aos pais do que é ensinado na escola – e de como seria uma vida em homeschooling –, mas também fez com que eu, professora, pensasse na minha história escolar e no que realmente importa na educação.

Ou, para ser menos pretensiosa, aquilo que eu verdadeiramente gostaria de ter aprendido na escola. Para além da leitura dos clássicos (que, sim, é essencial para a formação), para além da história do Brasil e dos nomes dos afluentes, tantas outras coisas teriam facilitado minha vida se caso eu tivesse aprendido na fase escolar.

Pois então, se eu tivesse "a caneta na mão", alteraria o currículo escolar. Na minha escola, todo mundo aprenderia que Diadoriam era mulher guerreira demais para muito homem; que coração esmagado desamassa; que Machado de Assis é mesmo um gênio, mas poderia ter sido mais crítico ao racismo; que soneto de Fidelidade pode ser cantado no ritmo do hino nacional; que a juventude é poderosa; que mascar chiclete ajuda a resolver equação do 2o grau; que eu não estava gorda; que os elogios têm de ser lembrados, mas as ofensas não; que é uma delícia cantar bem alto; que livro e terapia deveriam ser itens da cesta básica de todo brasileiro; que compartilhar conselhos é uma forma de generosidade; que geometria não euclidiana é mesmo desnecessária para a vida; que Euclides da Cunha teve uma vida pessoal tão ou mais interessante que suas obras; que não importa se Capitu traiu ou não traiu Bentinho; que Madalena era de esquerda e Paulo Honório, de direita; que Hannah Arendt é um ótimo repertório para meu texto; que responsabilidade é o primeiro passo da alteridade; que Macabéa é a total representação do povo brasileiro; que Vilela era sim feminicida; que o medo não educa; que bater é diferente de amar; que a letra de Anos Dourados veio bem depois da melodia; que educar é ouvir e estimular as pessoas a serem quem elas são; que futebol explica muito sobre o brasileiro; que máscaras evitam não só vírus, mas também o bafo matinal.

Estudei em colégio de freiras que não aceitava meninos. Naquela época, muitos dos temas eram tabus. Só como professora pude entender os meandros do conhecimento, a ponte entre língua e história. E hoje percebo que, assim como os poetas e artistas, professores trazemos ao dia a dia nossa face. Nosso pacto sempre foi com o aprendizado, e as medidas sanitárias estão no pacote. Nada menos carismático para um professor do que fazer da câmera seu palco. No entanto, nós, pessoas que vivem de fazer espetáculo hodiernamente para crianças e adolescentes, entendemos que ficar em casa seria celebrar a vida e respeitar a ciência.

Queria ter aprendido na escola que desprezar o conhecimento é quebrar a empresa. No caso, agora, um país.


*Candice Almeida, professora de Redação do Colégio Positivo e assessora pedagógica de Redação no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo


**Artigos de opinião assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do Colégio Positivo

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Impulsione seu e-commerce: dicas para usar vídeos em seu negócio e gerenciar as redes sociais

Impulsione seu e-commerce: dicas para usar vídeos em seu negócio e gerenciar as redes sociais

O aplicativo InVideo oferece ferramentas para criar e editar conteúdos de forma gratuita e a plataforma mLabs auxilia no gerenciamento das mídias sociais

Em 2020, com o início da pandemia e o isolamento social, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 73,88%, segundo o índice MCC-ENET*. Apenas no primeiro semestre, o setor aumentou em 47%, maior alta dos últimos 20 anos, como aponta pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen. Além de grandes empresas que já dominavam a venda virtual, pequenos e médios negócios também passaram a fazer parte das lojas online que movimentam o mercado brasileiro.

E, assim como as empresas mudaram o perfil de comportamento durante a pandemia e passaram a investir mais tempo e dinheiro nas redes sociais, os consumidores também aderiram a esse movimento. Plataformas online de compra e venda e aplicativos de delivery viralizaram nessa ocasião. O fato é que as marcas precisam estar onde os seus clientes e potenciais consumidores estão, e as redes sociais fazem parte deste contexto.

Diante de um crescimento acelerado e competitivo, é inevitável que o empreendedor tenha que se dedicar às ações de marketing do seu negócio, como um bom layout para anúncios e vídeos atrativos para suas redes sociais. O InVideo, aplicativo gratuito de edição de vídeos, oferece uma série de tutoriais que ajudam seus usuários a criar conteúdos criativos, impactantes e de forma gratuita, sem marca d’água.
Veja abaixo algumas opções oferecidas pelo programa:

Anúncios

Por meio do tutorial para anúncios, é possível dar um novo toque à sua marca, impulsionando-a por meio de anúncios em vídeo. O criador versátil de anúncios InVideo oferece controle total para criar anúncios de alta qualidade com aparência profissional para qualquer plataforma. Com a ferramenta, o InVideo ajuda o empreendedor a promover seu negócio, aumentando o conhecimento da marca de forma dinâmica.

Instagram

Com milhares de modelos disponíveis, o editor de vídeos para Instagram funciona de maneira intuitiva para que o usuário possa surpreender seus clientes com vídeos criativos combinando cores, textos e imagens de qualidade.

Promoções

Escolhendo o modelo mais adequado para o seu negócio entre temas como comidas, roupas e carros, é possível criar vídeos para impulsionar promoções realizadas pelo seu e-commerce com os templates InVideo customizados para este tipo de ação.

Os vídeos fazem parte deste contexto de mudanças para os negócios no digital e eles acabam potencializando muitas das ações das marcas e dos empreendedores. Mas investir nas redes pode trazer exatamente quais benefícios para o interessado? Pois bem, de acordo com a mLabs, maior plataforma de gerenciamento de mídias sociais do Brasil, ações de marketing digital ajudam no aumento da visibilidade da marca e/ou do empreendedor, constrói relacionamentos, trabalha o posicionamento, melhora o engajamento, constrói uma base de clientes fiéis e gera tráfego para outros canais.

Para o profissional ou empresa que está começando seu negócio online ou se encontra no processo de transição para tal mercado, a aplicação de postagens pode parecer mais difícil do que o normal. E por isso, a mLabs surge para ajudar pequenos negócios, profissionais e agências a se posicionarem nas redes sociais. Apenas no primeiro bimestre de 2021, a empresa atingiu a marca de 210 mil clientes, sendo a maioria deles pequenos negócios. Esse resultado é consequência também do preço acessível e fácil usabilidade da plataforma e representa ainda o uso de mídias sociais como uma alternativa para empresas, grandes e pequenas, manterem seus negócios em um momento em que cada vez mais o online deve se fazer presente.

Para colher bons resultados de todo trabalho árduo realizado nas redes sociais, é preciso ter dedicação e principalmente, paciência. Agora, com a ajuda de boas ferramentas como a gestão desses dados de forma correta com o auxílio da mLabs, o negócio online nas redes sociais tende a dar mais certo do que os da concorrência. Traçando estratégias pontuais e utilizando recursos a seu favor, os resultados irão aparecer, sendo eles para suprirem as necessidades de social commerce ou mesmo de uma postagem individual de qualquer pessoa.

Sobre InVideo

A InVideo acredita que o futuro da criação de vídeo está no navegador, em todos os dispositivos, de forma colaborativa e fácil. Eles estão repensando a criação de vídeos e tornando a produção de conteúdo o mais simples possível. A empresa emprega atualmente mais de 100 pessoas em todo o mundo. InVideo é parte do movimento sem código/sem habilidade e permite que amadores e profissionais criem conteúdo de vídeo de alta qualidade em minutos. A InVideo tem cerca de 800 mil usuários até o momento em mais de 150 países que criaram vídeos em mais de 75 idiomas.

Sobre a mLabs

Investida da Stone Co., é uma plataforma SaaS tudo-em-um para gerenciar o marketing em redes sociais e os relacionamentos de mídia social. Ela é a maior do Brasil no segmento em que atua. Com a mLabs é possível economizar tempo, gerenciar todas as suas redes sociais com recomendações inteligentes baseadas em seu histórico, e ainda pode realizar vendas por elas. A plataforma também permite agendar postagens, responder a comentários e mensagens diretas na caixa de entrada, acompanhar o feed de conteúdo, analisar métricas de conteúdo e concorrência, aprovar conteúdo com clientes (caso seja uma agência), impulsionar posts com campanhas e gerar relatórios interativos.

*dados desenvolvidos pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie

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Pesquisa mostra que imunização pode ser acelerada com reforço na infraestrutura de postos de vacinação no Brasil

Pesquisa mostra que imunização pode ser acelerada com reforço na infraestrutura de postos de vacinação no Brasil

Levantamento foi realizado em 5.569 cidades; Municípios demandam itens como geladeira com medição de temperatura, caixas térmicas e acesso à internet, entre outros

O Movimento Unidos Pela Vacina e Instituto Locomotiva juntaram forças para realizar a maior pesquisa já feita com secretários de Saúde dos municípios brasileiros. O objetivo foi mapear os desafios que as cidades enfrentam para vacinar a população contra a Covid-19. Realizado no início de abril, o levantamento quantitativo entrevistou os gestores de saúde de 99,99% dos 5.570 municípios do país.

O SUS é um dos maiores e mais potentes sistemas públicos de saúde pública no mundo e isso se reflete nos números da pesquisa: todos os municípios que responderam à pesquisa possuem sala de vacinação. O que os secretários entrevistados apontam é a necessidade de reforço e melhoria dessa estrutura, para enfrentar os desafios específicos de uma pandemia que impacta o Brasil e o mundo. Do total de municípios pesquisados, 40% não têm geladeira com medição de temperatura e alarme em boas condições, equipamento fundamental para armazenar o imunizante e mitigar o risco de perda de doses. Em 35% a sala de vacinação precisa de adequações. Em 19% dos postos não há internet para o registro de imunização; 12% deles não possuem computador. E 15% apontam a necessidade de equipar as salas com itens como pia com água, sabonete e papel toalha, caixa coletora de perfurocortantes, entre outras melhorias.

“Fomos ouvir quem está na ponta do processo, em contato direto com a população. A pesquisa oferece uma radiografia da estrutura nacional envolvida na vacinação, dos seus pontos fortes e das suas novas necessidades”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. “É informação primordial para o poder público e para dar mais tração a iniciativas como a do Unidos pela Vacina”, complementa Meirelles.

“A Covid-19 produziu um cenário de extrema complexidade, convidando toda a sociedade para uma atuação cooperativa e solidária. Temos um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. Mas as características únicas dessa pandemia exigem um aprimoramento urgente na estrutura disponível atualmente no país. E é nesse reforço, seja de equipamentos, itens ou serviços, que colocamos o foco do Movimento Unidos pela Vacina de maneira que o país seja capaz de vacinar rapidamente a população à medida em que as doses cheguem”, afirma Maria Fernanda Teixeira, CEO da Ferena, conselheira de empresas no Brasil e nos Estados Unidos e integrante da coordenação nacional do Movimento Unidos Pela Vacina.

Sistema de vacinação

A falta de imunizante é apontada por 47% dos secretários municipais como o principal desafio para a acelerar o ritmo da vacinação. A boa notícia é que praticamente todas as cidades (99%) previram a vacinação em domicílio e 67% organizaram postos volantes ou sistema do tipo drive-thru. Já a imunização aos fins de semana precisa melhorar: 48% contam com unidades abertas sábados e domingos. O Unidos Pela Vacina está em contato com os municípios e busca parceiros para ampliar a cobertura.

Campanhas de incentivo

Quanto às medidas de prevenção à doença, 98% dos municípios tornaram o uso de máscara obrigatório, 97% realizam campanhas educativas sobre o distanciamento social e outras formas de se evitar o contágio e 86% adotam restrições para o horário de funcionamento de estabelecimentos e de serviços não essenciais. Ainda assim, 54% dos municípios apontam a necessidade de campanhas de incentivo para adesão às medidas adotadas, uma vez que, nessas cidades, metade ou menos da população está seguindo as recomendações. “Informação confiável, clara e precisa é fundamental para o combate à Covid-19. Mesmo com a vacina, é imprescindível manter as atitudes preventivas”, diz Renato Meirelles.

Para 44% dos respondentes, a inciativa privada e a sociedade civil podem atuar na comunicação com a população, levando informação confiável sobre a vacina e o processo de vacinação. “Conectar cidades e estados a empresas, instituições e mesmo pessoas físicas que podem contribuir para acelerar essas necessidades apontadas pela pesquisa é um dos caminhos para alcançarmos o que todos desejamos, que é vencer a corrida pela vida e pela recuperação da economia do país. Já estamos agilizando essas conexões e soluções, fornecendo de transporte de vacinas e caixas térmicas a aventais e seringas”, complementa Maria Fernanda Teixeira.

Sobre o Movimento Unidos Pela Vacina

Criado a partir da iniciativa de Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, o Movimento Unidos Pela Vacina é apartidário e nasceu com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros contra Covid-19 até setembro de 2021. Com esse propósito, mais de 3.000 pessoas entre atletas, artistas, cientistas, empresários, executivose representantes de comunidades, entidades setoriais e instituições da sociedade civil uniram-se à executiva e suas 85 mil voluntárias, potencializando suas forças e vozes em benefício da imunização da população. Com uma agenda de ações, estamos atuando para mobilizar governos, empresários e sociedade civil para retirar entraves e fazer com que a vacinação chegue o mais rápido possível para todos os cantos do Brasil. Mais informações no site: www.unidospelavacina.org.br

Sobre o Instituto Locomotiva

Fundado em 2016, o Instituto Locomotiva nasceu para transformar dados em estratégias e ações para que empresas, instituições públicas e organizações do terceiro setor dialoguem com uma população cada vez mais informada e exigente. O instituto desenvolve pesquisas e estudos com variadas metodologias, colocando-se ao lado dos cidadãos e consumidores como porta-voz de suas demandas.

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