Comida di Buteco 2021 terá foco no delivery e movimento “Salve os butecos”

Comida di Buteco 2021 terá foco no delivery e movimento “Salve os butecos”

Concurso terá a temática “raízes” e público poderá receber o petisco em casa pela primeira vez na história

Após 4 adiamentos em função da pandemia, o concurso mais amado do Brasil está de volta: de 30 de julho a 22 de agosto acontece o Comida di Buteco. Sua 21ª edição terá foco no delivery, fato inédito na história do concurso. Serão 21 bares participantes em Curitiba que funcionam de acordo com as regras determinadas pelos governos municipais.

“Nossa missão de transformar vidas através da cozinha de raiz se faz mais necessária do que nunca. Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados ‘butecos’ já era o nosso propósito, com pandemia se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo”, comenta Filipe Pereira, organizador do Comida di Buteco.  Pereira ainda comenta que 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas neste último ano.

Assim como seria no ano passado, o tema do concurso será “raízes”. Ou seja, esse é um ingrediente obrigatório no prato, seja no preparo do petisco, no molho e até como elemento decorativo. O público que quiser provar o prato participante, nesta edição, poderá pedir através do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. Os telefones dos butecos participantes serão divulgados no site do Comida di Buteco ou então podem ser encontrados no 99Food. Além disso, o consumidor que se sentir seguro pode participar presencialmente.

“Temos orientado os butecos participantes a cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento e estamos continuamente checando e reforçando esse cumprimento”, afirma Pereira. Uma prova disso é a parceria do concurso com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br  localizando o buteco que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, aquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas. 

Como funciona o concurso 

A competição inicia no dia 30 de julho e vai até 22 de agosto. Durante estes 24 dias apenas quem for ao buteco poderá votar para eleger o melhor de Curitiba. Isso porque, além do sabor do prato, é avaliado também o atendimento, higiene e temperatura da bebida. O peso da nota do petisco é o maior, com 70%, e as demais categorias tem o peso de 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e um grupo de jurados especialistas, críticos e butequeiros de plantão tem os outros 50%.   

Após ser coroado o melhor buteco da cidade, o eleito participará da segunda etapa do concurso que há 5 anos elege o melhor do Brasil. Nessa fase, há uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, que vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um da sua cidade e dois de outras cidades) e por fim elege-se em julho o Melhor Buteco do Brasil. 

História do Comida di Buteco  

O Comida di Buteco foi criado nos anos 2000, em Belo Horizonte (MG), com a ideia de instigar a criatividade dos butecos. Desde então, os bares são analisados pelo petiscos, ambiente, higiene e atendimento, e o lema é até hoje transformar a vida dessas pessoas por meio da cozinha raiz. Com o reconhecimento do concurso, o projeto foi se expandindo para outras cidades, e há cinco anos o Comida di Buteco elege também o melhor buteco do Brasil.   

Atualmente são 21 circuitos em mais de 40 cidades que comemoram o mês da botecagem. Do estado de Minas Gerais (berço do concurso): Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas, Vale do Aço – Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano. De São Paulo: São Paulo capital, Campinas, Jaguariúna, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto. Do Rio de Janeiro: Rio Capital, Baixada Fluminense e Niterói. Do Nordeste do Brasil: Salvador (BA), Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes (PE), Fortaleza (CE). Da região Norte: Belém e Ananindeua (PA), Manaus (AM), Da região sul: Florianópolis (SC), Porto Alegre e Canoas (RS) e Curitiba (PR). E da região Centro-Oeste: Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga (DF), Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO). 

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores. 

Empresas patrocinadoras em Curitiba 

Apresentadores: Farinha de trigo Isabela e Piraquê

Patrocínio: Coca-Cola e 99food

Banco oficial: Santander e GetNet

Apoio: Abrasel, Chandon, Coletiva Mìdia, Curitiba Convention Bureau, Dickies/Santanense, Clube Gazeta do Povo, Germer, Heinz, Curta Curitiba, McCain, Rserva 51, Paraná Turismo, Perdigão, SEHA.

Promoção: RPC TV

Movimento Salve os Butecos

E para quem deseja ajudar os butecos de outras maneiras foi ainda criado o movimento Salve os Butecos, cujo objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa de forma que esses bares possam se reerguer. Todos podem participar através de doações: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. Elas podem ser em espécie, produtos (no caso de empresas que atendem diretamente os butecos) e espaços na mídia para divulgar a campanha. 

A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso em todo o Brasil. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br.  A conta para doações é: 

Banco Santander 033 

Agência: 1595 

Conta número: 130023050 

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA 

CNPJ: 06.204.569/0001-55 

Novas iniciativas

No período em que o concurso não foi realizado, o Comida di Buteco criou algumas formas alternativas de estar próximo do seu público, fãs do Comida di Buteco e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade. Confira algumas iniciativas:

Linha Festas Comida di Buteco

Através de uma parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em produtos para decoração de festas, foram desenvolvidos vários itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa, etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e também no site reginafestas.com.br.

Piraquê Comida di Buteco

Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lançou em edição especial os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.

Receitas Campeãs Comida di Buteco – Sympla Play

A Sympla Play, braço da plataforma Sympla que comercializa cursos e conteúdos digitais, convidou o Comida di Buteco para desenvolver uma “temporada” de vídeos de receitas do concurso. Esta primeira leva traz receitas premiadas de BH e o produto é composto dos vídeos de 10 receitas, a história de cada um destes butecos, vídeo institucional do Comida di Buteco, um card com a receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto poderá ser adquirido na plataforma sympla.com.br a partir de 19 de Agosto.

Camisetas Comida di Buteco Chico Rei

O Comida di Buteco estará presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento Salve os Butecos. A linha estará disponível na loja chicorei.com a partir de 1 de agosto e será mais uma maneira de mostrar nossa paixão pelos butecos.

Serviço:

Comida di Buteco Curitiba 

De 30/07 a 22/08

Add a comment

Inverno: dicas para aquecer a casa e os corações

Inverno: dicas para aquecer a casa e os corações

Lareiras, torneiras e duchas com aquecimento e uso de madeira nos ambientes internos trazem mais aconchego para as estações mais frias do ano

Com a chegada de dias mais frios, nada como aproveitar o acolhimento do lar. Nessa época do ano, a decoração muda automaticamente, afinal, são constantes as cobertas e mantinhas pela casa. Mas algumas peças-chave podem fazer toda a diferença para enfrentar o inverno com mais aconchego, como o uso de lareiras, torneiras e duchas que aquecem a água e o uso da madeira em tons escuros em ambientes estratégicos das residências.

Lareiras

Além de charmosa, a lareira garante temperaturas mais altas e conforto ao ambiente. O modelo mais presente no imaginário coletivo é aquele à lenha, de alvenaria. Hoje, com as possibilidades tecnológicas, as lareiras passaram a ter diversos visuais e deixaram de ser uma exclusividade das regiões mais frias. A luz das suas chamas cria um clima interessante, íntimo e aconchegante.

Atualmente, uma das opções mais buscadas para a lareira são os porcelanatos, já que a resistência do material traz mais durabilidade e a infinidade de opções, mais possibilidade para criar. O projeto da arquiteta Camila Martinez Lima Tarnowsk, é um exemplo de como utilizar a lareira de forma contemporânea e prática, sem deixar a essência histórica de aquecer o ambiente e criar um clima de bem-estar e muito refinamento.

O living foi projetado para uma família moderna, que preza pela praticidade e pela qualidade dos materiais, com aplicação do porcelanato Dumo Opala da Portinari revestindo toda a lareira.

As peças são inspiradas na grandiosidade e imponência do Duomo de Milão. As particularidades dos mármores nobres são reinterpretadas neste porcelanato com alto brilho. As linhas desenham formas que correm em veios irregulares conforme a peculiaridade de cada pedra e interagem com as cores e transparências na superfície.

Madeira

Algumas tendências nunca saem de moda e, além de deixar a casa mais bonita, trazem a sensação de conforto e acolhimento. Esse ano, o inverno promete deixar de lado os tons pálidos e claros para dar lugar à madeira mais escura, que voltou com toda a força para deixar os lares ainda mais acolhedores – essa tendência vale, principalmente, para os interiores, como quartos e salas.

Esse ano, o Durafloor ampliou o seu portfólio com o lançamento de novas linhas e padrões de pisos laminados, aliados ao melhor custo-benefício, facilidade de instalação e limpeza, qualidade e durabilidade. Entre elas, destacam-se as linhas que evidenciam o charme da madeira escura que, quando combinada com objetos de tons terrosos e texturas arrojadas criam uma atmosfera neutra, sem perder de vista aquela sensação agradável de conforto.

Uma das novidades vem da nova linha Mood. Com réguas de 248X1340mm e resistência AC4, ela chega para despertar sensações e apresenta o padrão Nogueira Caiena, que ressalta a naturalidade da madeira avermelhada. Com nuances de cores nas catedrais, o padrão desperta a elegância dos estilos dark historical e new retrô – estilos que remetem a elementos de nostalgia, criando uma atmosfera de aconchego e segurança.

Outra linha de pisos laminados Durafloor que amplia o seu portfólio é a Nature. Inspirada na força e poder da natureza, ela ganhou novos padrões que também trazem a textura com entalhes e aparência de madeira natural. Um deles é o Cumaru Raiz, que possui tonalidade mel queimado e poros marcados. Seu desenho orgânico e natural marca a tendência cluttercore, que propõe uma “desordem estética”, permitindo que as pessoas se rodeiem de tudo aquilo que as fazem felizes.

Aquecimento da água

Escolher a temperatura da água ajuda a tornar nossas rotinas mais práticas e confortáveis. Em qualquer uma das estações, a opção por um banho em temperatura ambiente ou mais aquecido nos ajuda a relaxar e recarregar as energias. Da mesma forma, essa comodidade pode ser estendida para a bancada do lavatório, tornando nossa higiene diária mais agradável e, na cozinha, ajudando no preparo e limpeza dos alimentos.

É o caso dos monocomandos Deca You, que oferecem inúmeras opções de acordo com cada estilo, sendo possível escolher o tipo de bica e de acionamento em diferentes combinações prontas ou adquirir cada item separadamente. Tudo isso traduzido em peças modernas, robustas e com design clean, que se adequam a diferentes projetos. Além disso, os monocomandos trazem maior facilidade e conforto. Um único comando controla, com precisão, a vazão da água e a mistura de temperatura quente ou fria.

Seja nas versões Reta, Curva ou Click, a diversidade de cores – Cromado, Black Matte, Red Gold, Inox e Corten - também ajuda a criar a cozinha ideal. Com o acionamento - joystick, flat ou wave - separado da bica, é possível colocar as peças em diferentes partes da bancada.

Outro exemplo dessa funcionalidade é o monocomando LK da Deca, inspirado em elementos da natureza. O resultado é um design que contempla a sutileza de linhas orgânicas e o minimalismo das linhas retas, trazendo sofisticação ao ambiente. Seu acionamento feito por sistema joystick (alavanca), na parte superior da bica, oferece conforto e praticidade na hora do uso, pois com ele é possível realizar o controle de vazão e temperatura direcionando o comando, por exemplo, com o antebraço, sem necessidade uso direto das mãos. Além disso, o produto está disponível nas versões bica alta e baixa e nos acabamentos Cromado, Red Gold e Black Matte.

Para a cozinha, a torneira eletrônica Puravitta da Hydra oferece aquecimento até 20 °C acima da temperatura ambiente, tornando o preparo de alimentos mais ágil e simplificando também a higienização, com maior facilidade na remoção de gordura.

O modelo compacto necessita de apenas um ponto de energia, garantindo uma bancada prática e com mais espaço para o uso. Muito funcional, possibilita ajustes de temperatura em funcionamento, com iluminação LED nas cores verde (fria) e vermelho (quente) indicando a alteração a medida em que a água é aquecida. Disponível nas cores branca, preta e prata, em sintonia com as principais tendências de decoração.

Para um banho aconchegante, a ducha digital Safira Bivolt (Hydra) possui design arrojado e recursos tecnológicos que tornam o uso prático e funcional desde a sua instalação. Por ser bivolt, anula a necessidade de saber qual é a voltagem da residência na hora da compra.

Com um conceito futurista, traz iluminação LED em volta de seu espalhador e visor que permite checar e selecionar a temperatura exata da água. Com mais opções de temperatura, é possível economizar energia, utilizando somente a capacidade da potência necessária para o aquecimento da água. Outro atributo presente na ducha Safira é que o visor digital também mostra a quantidade acumulada de litros de água utilizados durante o banho, em tempo real.

Desenvolvida com um espalhador especialmente projetado para promover um banho confortável, proporciona intensidade e a quantidade ideais de água para evitar desperdícios. Disponível nas cores branco e preto.

Add a comment

Hospital incentiva colaboradores com sobrepeso a adotar dieta equilibrada

Hospital incentiva colaboradores com sobrepeso a adotar dieta equilibrada

• Neste ano, Desafio de Emagrecimento envolveu 67 funcionários do INC, que juntos perderam 150 quilos ao longo de dois meses

Ao identificar que uma parte significativa dos colaboradores apresentava sobrepeso ou estava obesa, 41% e 20%, respectivamente, o Hospital INC decidiu buscar formas de cuidar da sua equipe, incentivando-a adotar uma dieta mais equilibrada e, consequentemente, ganhar saúde e mais qualidade de vida. Além de informação, era preciso criar mecanismos que motivassem as pessoas a se alimentarem melhor e a perder peso. E assim, em 2017, a instituição lançou o Desafio de Emagrecimento para envolver os funcionários que precisam de uma ‘forcinha’ para perder os quilos extras.

De lá para cá já, foram realizadas quatro edições do Desafio, com a participação de 152 funcionários – dos cerca de 500 colaboradores do hospital – na sua maioria, selecionados conforme dados de peso, altura e comorbidades. Se somar o total de peso perdido em todas as edições, chega a quase 500 quilos. O programa do Desafio dura cerca de dois meses, e conta com a coordenação da equipe de Nutrição Clínica, Gastronomia e Hospitalidade do INC, que realizam palestras de encorajamento para os participantes, repassam orientações para conquistar mudanças alimentar, dicas para manter a hidratação e não repetir a refeição, e também para evitar comidas gordurosas, frituras e alimentos adoçados.

Para ter uma melhor aderência dos colaboradores, o Desafio apresenta algumas regras que podem ser motivo de desclassificação, caso não sejam cumpridas: seguir à risca as orientações nutricionais, realizar a pesagem mensal, além de ser obrigatório perder peso. Neste ano, 67 colaboradores, com idade entre 18 e 67 anos, participaram do Desafio de Emagrecimento. “Com a pandemia, observamos um aumento de peso associado à ansiedade em muitos funcionários. Cerca de 32% dos nossos funcionários apresentaram obesidade em 2021. Por isso, decidimos fazer um Desafio esse ano que pudesse atender todos os inscritos (sobrepeso e obeso). O resultado foi excelente, muitos conseguiram perder peso”, informa a nutricionista clínica do INC, Michele Cury.

A analista de Qualidade Jéssica Poczenek, 26, participou do desafio em busca de bem-estar e harmonia com o corpo. “Foi desafiador. A mudança tem que partir de si mesma, e começa ao aceitar que você está precisando de ajuda”, conta a colaboradora que melhorou a alimentação, passou a comer mais frutas e verduras, e perdeu 4,7 quilos em 60 dias. “As maiores dificuldades foram com a própria alimentação, no período da noite. Criar o hábito de comer bem e na a quantidade correta, com os familiares não colaborando com meu novo hábito, não é muito fácil. Mas valeu a pena, já percebo a mudança no meu corpo e na minha saúde, além de disposição para a prática de exercícios”, relata Jéssica que tem a meta de perder mais quatro quilos.

A auxiliar de higiene, Judite Castilho, 54 anos, participou pela segunda vez do Desafio. Neste ano, com o objetivo bem claro do que queria, não só perder peso, mas também conquistar qualidade de vida e saúde, ela conseguiu fazer mudanças importantes na alimentação e inseriu atividades físicas na rotina. “Estou fazendo caminhadas e convenci o meu marido a ir junto. Reduzi as porções de comida, incluí mais frutas e verduras, e retirei completamente frituras, farináceos e doces. Sou outra pessoa. Tenho mais disposição para o trabalho e para a vida, melhorou até as dores que eu sentia em função da fibromialgia”, conta Judite que perdeu 8 quilos em 60 dias.

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui o centro neurocirúrgico mais tecnológico do Brasil, é pioneiro na América Latina em obter tecnologias como GammaKnife – cirurgia cerebral sem corte – e o primeiro a utilizar a ressonância magnética intraoperatória no país. Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina em neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de oncologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cirurgia digestiva, ortopedia, dentre outras.

Add a comment

Raulino Cozinha Autoral promove jantar com degustação de vinhos às cegas

Raulino Cozinha Autoral promove jantar com degustação de vinhos às cegas

Em seu primeiro evento, o restaurante recém-inaugurado na cidade de Curitiba vai oferecer uma harmonização surpresa com vinhos franceses e chilenos

No próximo dia 21 de julho, a partir das 20h, o restaurante Raulino Cozinha Autoral, recém-inaugurado na cidade de Curitiba (PR), vai promover a primeira edição do jantar harmonizado “França x Chile: Vinhos Degustados às Cegas’’. O evento, que pretende difundir duas importantes escolas da vinicultura mundial, trará importantes rótulos, entre eles o Las Veletas, distribuído pela Rootstock Vinhos.

Serão quatro pratos surpresa, incluindo a sobremesa, que terão acompanhamento de rótulos franceses e chilenos das seguintes uvas: Sauvignon Blanc; Grenache (blend); Cabernet Franc; e Cabernet Sauvignon (blend). Para o chef, empresário e sócio da casa, André Raulino, o jantar será um marco tanto para o restaurante, quanto para os clientes. ‘‘Tomando todos os cuidados necessários, preparamos esse evento com todo carinho para o público’’, diz ele. ‘‘Esse é o primeiro de muitos que queremos realizar para nossos clientes terem experiências únicas e inesquecíveis’’, afirma o chef.

De acordo com o sommelier e sócio da Rootstock Vinhos, Paul Tudgay, a ideia é mostrar a os degustadores, por meio dos vinhos, as diferenças entre o Novo e o Velho Mundo – Chile e França, respectivamente. ‘‘A degustação é para ver quais caraterísticas existem entre esses dois estilos de vinho’’, destaca Tudgay. ‘‘Vai ser muito interessante! Degustações às cegas são sempre surpreendentes’’, completa o sommelier.

Sobre o Raulino Cozinha Autoral

Esse é o primeiro evento no restaurante desde sua inauguração, há menos de um mês. O Raulino Cozinha Autoral tem capacidade para 52 lugares, já demarcados com o distanciamento necessário, e cumpre os protocolos de segurança para evitar a transmissão da Covid-19. O restaurante, localizado no bairro Cabral, em Curitiba (PR), traz a gastronomia contemporânea com foco em alimentos frescos e preparos artesanais que enaltecem as características dos insumos.

O restaurante, além de ser uma novidade na capital paranaense, traz o inovador Menu Confiance (pratos exclusivamente elaborados pelo chef no momento do pedido do cliente), que será servido na noite do Jantar Harmonizado; e uma carta de vinhos selecionados pelos sommeliers Luan Félix e Kayton Kaliberda, com mais de 200 rótulos, sendo 60 deles exclusivos de Curitiba e de regiões consideradas exóticas como Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Kosovo, Líbano, Macedônia, Romênia, entre outros.

Para participar jantar harmonizado “França x Chile: Vinhos Degustados às Cegas’, os interessados precisam fazer uma reserva antecipada por meio do telefone (41) 92004-7748 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O jantar harmonizado completo, com todos os pratos e vinhos, terá o custo de R$ 350,00 (mais taxas de serviço). As vagas são limitadas. O Raulino Cozinha Autoral funciona na Rua Recife (nº 220), no bairro Cabral, em Curitiba, de terça a sexta-feira, das 18h30 às 23h; aos sábados, das 11h às 15h e das 18h às 23h, e aos domingos, das 11h às 15h30. Mais informações no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@raulinorestaurante).

Add a comment

Japan House São Paulo apresenta lounge esportivo para celebrar a cultura japonesa por meio dos esportes

Japan House São Paulo apresenta lounge esportivo para celebrar a cultura japonesa por meio dos esportes

Por intermédio de atividades presenciais e online, o 'Lounge Esportivo: Tokyo 2020' destacará a cultura nipônica sob a perspectiva esportiva

A Japan House São Paulo apresenta de 20 de julho a 12 de setembro, em sua sede na Avenida Paulista, o ‘Lounge Esportivo: Tokyo 2020’. Com uma série de atividades e conteúdo acerca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que tem início em 23 de julho na cidade de Tóquio, no Japão, o lounge traz elementos surpreendentes, novidades esportivas e informações sobre a organização das competições, incluindo as novas modalidades. Por meio desta ativação, a instituição pretende trazer aos fãs do esporte a forte conexão Brasil-Japão, bem como se transformar em um ponto de encontro, aqui no Brasil, de todas as partes envolvidas com o maior evento esportivo do mundo.

Instalado no térreo da instituição, os visitantes do Lounge serão recebidos pelas mascotes Olímpico e Paralímpico. A Miraitowa, representante dos atletas Olímpicos, traz no nome a junção das palavras japonesas Mirai e Towa, que significam futuro e eternidade. Já a Someity, representa os atletas Paralímpicos e é o resultado da fusão abreviada das palavras japonesas e inglesas, Someiyoshino alusão à uma popular variedade de cerejeira do Japão e aos que possuem um incrível poder mental e força física, e so mighty, de ‘tão poderosa’, para representar os atletas paralímpicos, que superam obstáculos e redefinem os limites do que é possível.

Outro destaque apresentado é o pioneirismo japonês nos jogos de Tóquio de 1964, no desenvolvimento de símbolos e adoção do design como ferramenta de comunicação. Para apresentar esta inovação, o Lounge terá um espaço dedicado a eles que conta com vídeo sobre os mais de 50 símbolos que representam cada esporte, expostos de forma lúdica para que o público possa interagir e conhecer cada um deles.

“Estamos muito animados com a programação especial que preparamos para promover a cultura, arquitetura e design sob a perspectiva esportiva, além de outros assuntos importantes na sociedade, como a valorização da diversidade, inclusão e sustentabilidade.” comenta Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, que também se uniu ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para a realização de atividades que promovam a participação brasileira nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo 2020. A parceria conta com a imersão na cultura japonesa para atletas e staff, por meio de vídeos, palestras e artigos para que eles recebam uma aclimatação cultural antes dos Jogos.

O “Lounge Esportivo: Tokyo 2020” destaca ainda as principais novidades do evento, como as tão aguardadas estreias do surfe e do skate, além dos esportes indicados pelo país anfitrião, como o karatê, arte marcial que surgiu no século XV em Okinawa, que fará parte dos Jogos exclusivamente nesta edição, além do retorno do beisebol e softbol, por conta da imensa popularidade do esporte no Japão. Essas modalidades contarão com um espaço dedicado, com projeções mapeadas e monitores de TV apresentando os principais movimentos, manobras e golpes, além de conteúdos e informações relevantes para que os visitantes possam conhecer suas histórias, regras e curiosidades. Há também uma área destinada aos esportes paralímpicos, com a exposição de alguns equipamentos utilizados pelos atletas para a prática de modalidades como goalball e bocha, exclusivas dos Jogos Paralímpicos, além do rugby, basquete e tênis, disputados em cadeira de rodas.

E para completar, a instituição promoverá o projeto “Criadores”, que explora uma riqueza de possibilidades trazendo rico conteúdo em tornos de temas como tecnologia, criatividade, arquitetura, ciência, esportes, entre outros, vindos diretamente do Japão, com especialistas destas áreas como Kengo Kuma, arquiteto japonês responsável pelo projeto arquitetônico da Japan House São Paulo e também pelo Estádio Olímpico Nacional de Tokyo 2020; Kota Iguchi, motion designer japonês e um dos responsáveis por criar os movimentos animados dos pictogramas; Naoki Sato, compositor japonês que criou a música da cerimônia de premiação especialmente para o evento; além de professores, pesquisadores, atletas da área da ciência, entre outros. O projeto poderá ser visto na Sala de Seminários (2o andar) e pelas redes sociais da instituição.

Informações relacionadas ao “Lounge Esportivo: Tokyo 2020”

- A sede da Japan House São Paulo foi projetada pelo consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, profissional que também elaborou a criação do Estádio Olímpico Nacional de Tokyo 2020;

- Os Jogos Tokyo 2020 terão a participação de mulheres nas 33 modalidades, e alcançou feito inédito na história do evento: 49% dos atletas olímpicos são mulheres, enquanto 40,5% dos atletas paraolímpicos são do gênero feminino. Será a edição mais equilibrada de todos os tempos na questão de gênero;

- A Japan House São Paulo serviu de cenário para a realização do ensaio dos uniformes do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e para a live de divulgação das roupas que foram desenvolvidas pela própria equipe de design do CPB, tendo a acessibilidade como princípio., levando em conta as deficiências de cada atleta que irá representar o Brasil na briga por medalhas no Japão;

- Todas as medalhas dos jogos serão produzidas com materiais recicláveis extraídos de aparelhos eletrônicos usados — como notebooks, câmeras digitais e videogames. Os itens foram doados pela população e reunidos pelas organizações regionais. As reginais a criação é do designer japonês Junichi Kawanishi;

- O Karatê, que está entre as novas modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio, é uma arte marcial que surgiu no Japão no início do século 20, mais precisamente na ilha de Okinawa (sul do país). A palavra japonesa que significa “mãos vazias”, que mais do que derrotar o oponente, valoriza a busca pelo equilíbrio corporal e espiritual – daí a grande importância do kata, rotina de golpes coreografados que rola à parte das disputas corpo a corpo;

- O YouTube da Japan House São Paulo reúne diversos conteúdos sobre essas e outras curiosidades, e receberá novos materiais ao longo de toda a competição.

Lounge Esportivo: Tokyo 2020

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52

20 de julho a 12 de setembro

Térreo

Entrada gratuita

Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

O “Lounge Esportivo: Tokyo 2020” conta com recursos de acessibilidade.

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Domingo, das 11h às 16h

Entrada gratuita

※Devido ao coronavírus, estamos funcionando com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais

Site: https://www.japanhousesp.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp

Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp

YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp

Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos